Convertendo um fogão a gás para usar gás engarrafado: como reorganizar os bicos para funcionar com combustível liquefeito
Você realmente quer ver um fogão a gás na cozinha, mas não há gás principal perto de casa? Isso não é um problema: converter um fogão a gás para usar gás engarrafado é bem possível e você mesmo pode fazer isso sem problemas.
Contaremos detalhadamente sobre as características de funcionamento dos fogões a gás conectados a cilindros de gás liquefeito. Vejamos os tipos de injetores e os motivos pelos quais eles precisam ser substituídos. Depois de se familiarizar com o material, você poderá escolher os bicos adequados e realizar facilmente os trabalhos de conversão do fogão a gás.
O conteúdo do artigo:
Como determinar se um fogão a gás está funcionando corretamente
Ao acender o queimador, não deve haver sons estranhos na forma de estalos. A chama deve queimar uniformemente, suas línguas devem ser branco-azuladas, não é à toa que o gás também é chamado de “combustível azul”.
Se durante a combustão da mistura ar-gás forem observadas impurezas amareladas e as chamas adquirirem uma tonalidade vermelha, isso indica claramente que os jatos não estão funcionando corretamente.
Ao converter o fogão de gás canalizado para gás de botija, todas as desvantagens anteriores manifestam-se de forma muito característica. E mais, devido à pressão inadequada, a fuligem será liberada.Portanto, é difícil perceber imediatamente a olho nu, mas se manifestará na forma de manchas pretas na louça após 1-2 dias de uso.
Evitar todos esses problemas é muito fácil. É necessário escolher os bicos adequados para um fogão a gás quando as condições de funcionamento mudam e a conversão para gás de botija. Deve-se levar em consideração que devido à diferença na pressão do combustível que entra, o diâmetro dos furos nos injetores (bicos) também será diferente.
O que é um jato (bocal)
Quase tudo fogões a gás equipados de forma a poderem funcionar tanto com gás natural como com propano (a partir de uma botija substituível). Deve-se levar em consideração que na mudança para gás liquefeito é necessário não só substituir os bicos, mas também instalar um redutor, que é responsável por equalizar a pressão do combustível que entra.
Um bico (bocal) é um parafuso com um furo na cabeça para fornecer gás ao queimador. Após entrar no queimador, o gás é misturado ao ar e a mistura gás-ar é acesa.
Dependendo do combustível utilizado, os bicos são de dois tipos: para fornecer combustível azul da tubulação principal e para fornecer gás de um reservatório ou cilindro de gás.
Os jatos (bicos) para gás natural em comparação com os jatos para combustível liquefeito são caracterizados por:
- Corpo do parafuso encurtado;
- Menos tópicos;
- Aumento do diâmetro do furo.
Se o recuperador não estiver a funcionar correctamente, o melhor é substituir não apenas um jacto, mas sim todo o conjunto de uma só vez, e na passagem para gás de botija geralmente é uma necessidade.
Por que e por que é necessário trocar o jato?
Os jatos para diferentes tipos de gás variam significativamente, portanto, ao mudar o tipo de mistura gás-ar, é simplesmente necessária a substituição dos bicos. Se você prestar atenção ao diâmetro do furo, fica óbvio que eles não são iguais. Neste caso, o diâmetro do furo depende não só do tipo de gás utilizado, mas também do tamanho do próprio queimador.
Cada um dos queimadores do fogão a gás difere em potência e tamanho, portanto, para uma operação estável, é equipado com um bico separado.
Quanto mais potente for o queimador, maior será o volume de gás necessário para funcionar, portanto o diâmetro do bico deverá ser maior.
Escolhendo um bico para gás engarrafado
Como já mencionado, o bico de propano tem corpo encurtado e diâmetro de saída menor. Não é recomendado tentar reduzir o furo sozinho, pois até frações de milímetros são importantes aqui. A olho nu só se consegue melhorar o funcionamento da estufa, mas não atingir o seu funcionamento ideal.
É importante compreender que simplesmente não existem jatos padrão. Eles são projetados para cada modelo específico. Os fogões de cozinha modernos são equipados com um conjunto de jatos projetados para funcionar com propano. Alguns modelos são produzidos especificamente para gás engarrafado.
Se você não tiver esse conjunto, a questão de comprá-los será resolvida de maneira muito simples. É muito fácil encontrar o produto necessário para modelos populares em qualquer loja especializada que venda equipamentos a gás. Como último recurso, você sempre pode encomendá-los visitando o site oficial do fabricante.
O procedimento para realizar trabalhos de substituição de jatos
Antes de converter um fogão a gás para gás de botija, deve-se estudar as instruções fornecidas pelo fabricante com o equipamento. O manual incluído descreve detalhadamente como trocar e quais injetores serão necessários para a substituição.
Deve-se levar em conta que em todas as etapas do trabalho em rearranjo de jatos deve ser feito com muito cuidado. O uso da força aqui não é de todo aceitável, uma vez que movimentos desnecessários e descuidados podem levar à quebra, seguida de uma grande reforma do equipamento.
A chave para uma substituição bem-sucedida é a conformidade com os padrões de segurança e a disponibilidade de um conjunto simples de ferramentas:
- O número necessário de bicos, dependendo do desenho do queimador;
- Um conjunto de chaves de boca ou de boca;
- Várias chaves de fenda Phillips de tamanho adequado;
- Mangueira flexível para conectar o cilindro
O trabalho começa com o fechamento da válvula de abastecimento de gás e a preparação da superfície para armazenamento das peças e suportes retirados. A seguir, deve-se levantar a grelha metálica, retirar as divisórias dos queimadores e retirar os queimadores dos encaixes.
Removendo a placa de aquecimento
Para ter acesso aos jatos, é necessário retirar a tampa da mesa do queimador, que geralmente é fixada com parafusos. O número de parafusos de montagem pode variar entre os modelos.
Em qualquer caso, basta retirar os parafusos, após o que a tampa pode ser facilmente removida. Na maioria dos modelos modernos, os bicos são aparafusados diretamente no corpo, neste caso não é necessária a desmontagem da mesa. Consideremos uma opção mais complexa, onde é impossível chegar aos injetores sem retirar a tampa.
Estrutura interna de um fogão a gás
Os corpos dos queimadores são fixados em travessas, que são tiras de metal. O desenho de todos os queimadores é o mesmo, a única diferença é o comprimento da tubulação de alumínio por onde o combustível é fornecido.
A saída do tubo é chamada de bico, por onde o gás entra no bico, depois entra na perna do queimador, mistura-se com o ar e entra no divisor.
Este último deve ser inspecionado cuidadosamente durante a operação - a dissecção irregular da chama indica que o divisor está entupido, por isso queimador de gás não queima bem. Ele precisa ser apagado ou limpo.
Métodos para substituir jatos
A maneira mais fácil de substituí-lo é simplesmente desparafusar o jato com uma chave inglesa e instalar um novo em seu lugar. Mas esse método nem sempre é adequado, pois muitas vezes as pontas grudam no bico e a força excessiva pode causar danos.
O melhor é primeiro soltar as pontas de cada um dos jatos. Para fazer isso, você precisa encontrar uma trava, que é uma placa com fenda. Se você apertar suavemente a trava com os dedos, poderá removê-la facilmente do encaixe, após o que, simplesmente pressionando o tubo, o bico com a ponta desce do anel de fixação.
Ao tentar remover um bico que está preso na ponta, você pode simplesmente quebrar a própria ponta. Se o bico não sair sem força, a ponta liberada deve ser fixada em uma morsa ou tentar usar uma chave ajustável.
Se você retirar a ponta, o O-ring permanecerá dentro. Ao instalar um novo jato, ele deve ser recolocado no tubo. Não é necessária lubrificação do anel, nem vedação da rosca do bico. Depois de instalar o bico no lugar, resta montar a mesa do queimador, caso ela tenha sido desmontada.
Substituindo bicos no forno
Ao resolver o problema de como converter corretamente um fogão a gás em gás de botija, não se esqueça do forno, pois com mudanças na pressão e na composição do combustível ele também pode não funcionar corretamente. Normalmente, o bico está localizado em um alojamento especial atrás da parede do forno, no lado esquerdo. Um queimador curvo em arco é conectado a um bico.
Para ter acesso ao queimador é necessário retirar o chão.Um buraco especialmente cortado é fornecido para isso; basta puxá-lo em sua direção e o chão sairá. Depois disso, é necessário desparafusar os parafusos que prendem o queimador, retirá-lo e ter acesso ao orifício de onde sai o gás. É aqui que o bico está localizado.
Durante a operação, o bico pode ficar muito preso ao corpo do bico. Neste caso, você não deve tentar desparafusá-lo com força excessiva. Pois se a linha se romper, todo o corpo precisará ser substituído. É melhor, como no caso dos queimadores, retirar o bico junto com o bico.
Para desparafusar facilmente o bico do bico para substituí-lo, você pode tratá-lo com meios especiais. Resta aparafusar o novo bico no bico e realizar o trabalho de montagem na ordem inversa.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Comparação do funcionamento de um fogão a gás antes da substituição dos bicos na mudança para gás de botija e depois. Execução de trabalhos de substituição de injetores:
Substituindo bicos em um fogão a gás:
Bicos ou jatos são um componente importante de qualquer fogão a gás. Somente o cumprimento estrito do diâmetro do orifício de saída pode garantir um funcionamento estável e de alta qualidade do equipamento.
Não é nada difícil comprar e substituir injetores com as próprias mãos. O principal é levar em consideração que todo trabalho deve ser realizado com cuidado, sem esforços desnecessários. Cada um dos jatos tem sua marcação, se você olhar de perto é impossível confundi-los, tanto na hora da compra quanto na hora da troca.
Por favor, deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo. Compartilhe informações úteis que serão úteis para os visitantes do site. É possível que o seu conselho forneça uma ajuda eficaz.
Está tudo escrito corretamente, mas você não falou nada sobre o VMR (parafuso de baixo fluxo), e o fabricante, em especial o Hephaestus, recomenda trocá-lo também. Isto está escrito na documentação técnica do modelo PGE 3110-04.