Substituição de bicos em fogão a gás: finalidade, estrutura e instruções detalhadas para substituição de bicos

É difícil para um proprietário econômico se desfazer de coisas que já servem há muito tempo e se tornam familiares, não é? Se você comprou um fogão a gás novo e o antigo ainda funciona, então, você concorda, é mais racional levá-lo para a dacha, onde servirá por muitos mais anos.

Para mudar para o gás engarrafado, basta substituir os bicos do fogão a gás. Se você tiver as habilidades necessárias para fazer reparos, isso não será nada difícil de fazer sozinho, então você pode economizar tanto na compra quanto no custo de chamar um técnico. Por que a substituição é necessária e como isso é feito, consideraremos detalhadamente em nosso artigo. Forneceremos instruções passo a passo, fornecendo fotos visuais e vídeos úteis. 

Finalidade e design dos jatos

Dos três sistemas existentes em um fogão a gás, o sistema a gás, composto por válvulas de corte, tubulações, queimadores e queimadores, é o básico. Escrevemos detalhadamente sobre a estrutura do fogão neste material.

Independentemente do modelo do fogão, a composição dos seus componentes é a mesma, e juntos servem para transportar o gás fornecido ao fogão, misturá-lo com o ar (para saturação de oxigênio) e dosá-lo nos orifícios do divisor. No caminho do gás, a válvula de corte e o bico do queimador, também chamados de bico ou bocal, são responsáveis ​​pela dosagem e pressão do gás.

Princípio de funcionamento e design do bico

O gás fornecido ao queimador do fogão a gás (dispositivo onde se forma a mistura gás-ar) pode ser de diversos tipos - natural (metano) ou liquefeito (balão – propano).

Para um funcionamento eficiente e estável de um fogão a gás, a mistura do gás e o abastecimento ao divisor do queimador devem ser feitos de maneira uniforme, a uma determinada velocidade. Para isso, o desenho do queimador de gás possui uma parte importante - um bico.

Como a chama queima
Para evitar a libertação de produtos de combustão prejudiciais ao homem durante o funcionamento do queimador e para evitar que a loiça fumegue, são instalados bicos correspondentes ao tipo de gás nos queimadores dos fogões a gás. À esquerda - a chama quando o bico corresponde ao tipo de gás utilizado, à esquerda - o bico não corresponde ao tipo de gás utilizado

Vamos dar uma olhada mais de perto no que são os jatos em um fogão a gás doméstico. Esta é uma parte do queimador projetada para garantir que o gás entre no queimador com a pressão adequada e no volume necessário. Para tanto, é feito um furo de passagem calibrado no bocal, que determina os parâmetros do jato de gás que atendem às condições especificadas pelo fabricante.

Estas condições correlacionam-se com a potência óptima do fogão a gás, determinada pela combustão mais completa do gás consumido, indicada pelo fabricante entre as características técnicas do equipamento.

Diâmetro e rosca dos injetores

Os injetores são em forma de parafuso, equipados com rosca externa e cabeça hexagonal. O furo passante (bico), localizado no centro da peça, possui diâmetro calculado de acordo com o tipo de gás, sua pressão, bem como a forma de alimentação da mistura gás-ar e a potência do queimador.

Para o gás engarrafado, o diâmetro do bico (com o mesmo desenho e potência do queimador) é necessário um pouco menor, para o gás natural – um pouco maior.

Se instalar jatos para gás natural num fogão ligado a gás de botija, a pressão do gás que entra no queimador será maior, será captado menos ar (e oxigénio), as chamas serão ruidosas e longas, terão uma cor laranja e fumaça. Nesse caso, a situação só pode ser alterada com a substituição dos jatos por peças com diâmetro de bico menor.

Conjunto de jatos
Dependendo da potência dos queimadores, bicos com diâmetros diferentes são utilizados para fogões a gás. Diâmetro máximo para jatos de forno e queimador grande

Na maioria dos modelos, a ranhura hexagonal dos diferentes jatos tem o mesmo tamanho padrão, portanto, para desparafusar a peça de reposição das diferentes placas, é necessária uma chave de 7 mm.

Os diâmetros dos furos, o passo da rosca e o comprimento da peça são diferentes nos jatos (para combustível natural - o comprimento é menor, para combustível liquefeito - mais longo). As dimensões do diâmetro do canal estão estampadas na cabeça da peça (em centésimos de mm, muito menos frequentemente a marcação é em mm).

Tabela de diâmetro do jato
Tabela com diâmetros médios recomendados de bicos utilizados na maioria das modificações de fogões a gás para diferentes tipos de gás utilizados

Os jatos são peças substituíveis. Quando os fogões são vendidos, geralmente são equipados com bicos projetados para gás natural. Os componentes de muitos modelos modernos de fogões a gás também incluem bicos projetados para transformá-los em gás engarrafado. Caso contrário, um conjunto de jatos pode ser adquirido separadamente lá, em lojas especializadas ou pela Internet.

Os bicos são feitos de latão. É termicamente estável, durável e resistente à corrosão.Durante a operação, eles aquecem ligeiramente. Nos fogões antigos, os bicos verticais eram de latão e a base onde eram aparafusados ​​​​de liga de alumínio. Portanto, ao substituir ou limpar o bico, deve-se ter cuidado para não danificar as roscas.

Em caso de perda dos documentos do aparelho, determinar a rosca do bico dos fogões a gás na compra de peças de reposição pode causar algumas dificuldades. Porém, determinar o passo da rosca dos bicos da maioria das placas não é difícil, pois existem apenas dois valores - 0,75 e 1,0 mm.

Até 2009, os jatos para placas eram produzidos com passo de rosca de 1 mm. A maioria dos novos fogões produzidos desde 2009 possui bicos com rosca de 0,75 mm. Para determinar o tamanho, basta aplicar na rosca uma régua com divisões milimétricas bem visíveis.

Determinando o passo da rosca dos jatos
Aplicando uma régua na rosca, vemos se seu passo coincide com as marcas milimétricas da régua, ou se a distância entre as voltas é menor

Ao converter o fogão para gás de botija, não apenas os bicos são substituídos. Substitua e redutor de gás.

Mau funcionamento popular do injetor

Normalmente, os jatos duram muito tempo. Sua substituição é necessária quando mudando para outro tipo de gás ou no caso defeito de fábrica. Mais frequentemente, há necessidade de limpá-los fuligem e entupimento.

Os seguintes sintomas estão associados a injetores entupidos:

  • o fogão está fumegando, em vez de uma chama azul uniforme, línguas vermelho-amarelas aparecem acima da divisória;
  • um dos queimadores não acende;
  • o queimador não queima bem e às vezes apaga;
  • quando o botão (alça) que liga o dispositivo de ignição é liberado, a chama do forno se apaga ou não acende - isso acontece quando, devido ao fornecimento insuficiente de gás, o calor gerado não é suficiente para aquecer o sensor de temperatura, e o fornecimento de combustível é desligado automaticamente pelo sistema de controle de gás.

A substituição de um bico separado é necessária se o gás queimar tão intensamente no queimador que as chamas saiam do divisor. Isso acontece em caso de defeito de fabricação. Se for observado quadro semelhante em todos os queimadores, vale a pena conferir a caixa de câmbio.

Você precisará de algumas ferramentas para trabalhos relacionados a injetores: um conjunto de chaves de boca e de soquete, uma chave de fenda Phillips, uma agulha fina (é melhor fixá-la na ponta de um lápis), arame ou linha de pesca. Uma solução de sabão ou outro produto líquido usado para lavar a louça também é útil para a limpeza. Abrasivos não devem ser usados!

Na maioria das vezes você precisa de chaves:

  • para jatos antigos — 8 mm (para gás liquefeito — 7 mm);
  • para nozes queimadoras — 14mm;
  • para bocal de tubo de forno - 17mm.

Entretanto, como os projetos das lajes são diferentes, outras chaves podem ser necessárias. Portanto, é mais racional estocar um conjunto completo deles.

Recomendações para limpeza do jato

Na maioria das vezes, os injetores não precisam ser removidos para limpeza. Basta retirar os queimadores. Em alguns modelos, também será necessário remover a tampa da placa e outras peças.

Primeiro, tente limpar o orifício do bico sem desmontá-lo.

O jato é visível quando o queimador é removido
Em muitos modelos de unidades a gás, chegar ao bocal da placa é bastante simples. Para fazer isso, basta remover o queimador

O orifício do bico é estreito, use linha de pesca, fio de cobre ou agulha para limpá-lo.Você só precisa girar a agulha em torno de seu eixo com os dedos. Após o aprofundamento da agulha, antes de removê-la, ligue o suprimento de gás e remova a agulha. Um jato de gás sopra a poeira para fora do buraco. Alguns segundos serão suficientes para a purga.

Se a limpeza não for possível no local, o bocal deverá ser removido, limpo e enxaguado. Reinstale após a secagem.

Instruções para substituição dos jatos do fogão e do forno

A seguir, consideraremos instruções detalhadas sobre a substituição dos bicos do fogão e do forno.

Instrução nº 1 - substituição dos bicos da placa

Leia mais sobre o que fazer e como substituir os bicos de um fogão a gás. Como os designs dos fogões a gás variam, vejamos algumas das opções mais típicas. Nos projetos de novas modificações, o acesso aos bicos é mais fácil (basta retirar os queimadores). Outros modelos comuns são de interesse.

Em termos de design do queimador, alguns modelos de fogões Hefesto e Darina são semelhantes. Para substituir os bicos da parte de cozimento do fogão Hefesto, uma série de etapas são realizadas sequencialmente.

Passo 1. Retire a grelha do fogão e retire todos os queimadores.

Liberando a trava ao remover a tampa
Para chegar ao sistema de distribuição de gás do fogão Darin, insira os batentes em ambos os lados entre o painel superior e o corpo e pressione-os com os dedos

Passo 2. Após desapertar os parafusos de fixação, remova (levante) o painel superior. “Darina” possui travas que se soltam com batentes especiais do conjunto do fogão.

etapa 3. Para soltar o queimador, utilize uma chave de fenda Phillips para desapertar os dois parafusos que fixam a sua estrutura.

Abraçadeiras para tubo de gás
A braçadeira do tubo de gás na torneira de gás é um suporte de placa que é removido para desconectar o tubo ao substituir o bico

Passo 4. Usando uma chave de fenda, remova o retentor (placa curva) da lateral da torneira, liberando o tubo que fornece gás ao queimador. Leve o tubo para o lado.

Etapa 5. Retire a segunda extremidade do tubo do assento removendo a placa de fixação com os dedos ou usando um alicate (em Hefesto) / chaves de fenda (em Darin).

Localização dos injetores Darina
Remoção da placa de fixação do fogão a gás Hefesto (linha superior), localização dos bicos distantes (canto inferior esquerdo). Os números indicam: 1 - travessia; 2 — assento; 3 - bico; 4 - anel de vedação; 5 — placa de fixação; 6 - tubo de gás de alumínio

Etapa 6. No fogão Hefesto, a extremidade do tubo de gás é conectada ao bico através de um cone de transição (um anel de vedação é instalado no tubo sob o cone). Coloque uma chave (14) na almofada hexagonal do cone para segurá-lo e não danificar o tubo ao desrosqueá-lo; use uma segunda chave (8) para desparafusar o bico.

Etapa 7. Depois de desparafusar o bico antigo, substitua-o por um novo, lubrificando as roscas com lubrificante de grafite. O anel de vedação também é substituído, o que é conveniente para fazer com um fósforo. Use uma chave 7 para apertar.

Sequência de remoção do jato
Os jatos são facilmente detectados nas extremidades dos tubos condutores de gás. Use uma chave de fenda para retirar os fixadores dos colchetes. Depois de retirar a placa de fixação, o tubo com o bico é movido para o lado e o bico é substituído
Anel de vedação do jato
Anel de vedação da junta do injetor. É melhor instalar um novo anel do kit de reparo no novo jato, cobrindo-o com lubrificante adequado

Etapa 8. Remonte todo o conjunto na ordem inversa.

Uma operação semelhante é realizada para os restantes queimadores da mesa de cozedura.

Aproveitando que a parte superior do móvel está aberta, ele é limpo de detritos e sujeira.Além de substituir os bicos, os parafusos das placas também podem ser substituídos para regular o baixo fluxo de gás (ou chama baixa). Regulam o fornecimento reduzido de gás, suficiente para garantir que a chama do queimador não se apague com um fornecimento mínimo de gás.

Parafuso de ajuste de chama baixa
Os parafusos de ajuste de chama baixa são instalados na válvula de fornecimento de gás. Você pode acessá-los removendo o painel frontal (a localização do painel está à direita na foto). Para ajustar, use uma chave de fenda com slot adequado

Após a substituição dos jatos, verifique o seu funcionamento; se necessário, ajuste o processo de combustão da pequena chama com parafusos.

Depois de substituir os bicos, ajustar a chama baixa e a alimentação de ar, bem como limpar o interior do fogão, monte novamente o fogão na ordem inversa.

Instrução nº 2 - substituição dos jatos do forno

Nos designs dos diferentes modelos de fogões, o número de queimadores e sua localização variam. Portanto, os fornos podem ter um queimador (inferior) ou dois (superior para grelhar e inferior). Nos fornos modernos, os queimadores são frequentemente orientados ao longo do fogão (longitudinalmente) e os jatos são montados na parede posterior. Nos fogões mais antigos, o abastecimento de gás fica à esquerda (orientação lateral), e os jatos também ficam no lado esquerdo do forno.

Para chegar ao bocal dos queimadores superiores, retire a porta, desaperte e retire a grelha que cobre o queimador e desaperte o parafuso que fixa o queimador à moldura. Puxando o queimador em sua direção, ele é retirado com cuidado do forno, após o que o bico fica visível. Em alguns modelos, a ponta deve ser retirada para retirar o queimador. termopares.

Removendo o queimador do forno
Em um fogão a gás Indesit, o gás é fornecido ao queimador do forno pelo painel traseiro. O jato também está instalado lá
Localização do jato do forno
A localização do bocal do queimador é revelada após removê-lo. O jato muitas vezes “gruda”, por isso deve ser girado com especial cuidado para não quebrar a estrutura do sistema de gás

O bico é desparafusado com uma chave de caixa. Após instalar a nova peça, remonte o equipamento do forno na ordem inversa. Se o bico não puder ser desparafusado desta posição sem aplicar muita força, acesse-o pela parte traseira da placa.

Em alguns modelos o acesso aos queimadores inferiores é feito a partir da gaveta técnica inferior. Noutros - desde a câmara do forno, como no fogão MORA, cuja substituição do bocal é dada a título ilustrativo.

Localização do queimador do forno Mora
O acesso ao queimador inferior longitudinal do fogão MORA é possível a partir da câmara do forno. Para desmontar, remova a grade inferior
Desconectando o termopar do forno MORA
Um queimador desenroscado não pode ser removido pela ponta do termopar fixada no mesmo suporte. Para desconectá-lo você precisa desparafusar a porca

O queimador é instalado em posição longitudinal. Fixado à placa por meio de uma tira curva de ferro com dois parafusos. Um termopar está conectado à mesma tira.

O queimador só pode ser removido após desconectar a ponta do termopar. Ele é removido junto com a tira de ferro.

Removendo o queimador do forno MORA
Após desapertar a porca, o termopar é afastado. Ao puxar o queimador desconectado em sua direção, você o remove da câmara do forno e tem acesso direto ao bico

A sequência de substituição do jato quando o queimador estiver posicionado lateralmente pode ser mais difícil.

Vejamos as instruções de substituição passo a passo abaixo:

Passo 1. Abra totalmente a porta inferior da gaveta do fogão, permitindo abrir totalmente a porta do forno.

Passo 2. Abra totalmente a porta do forno.Para retirar o queimador, retire o fundo da câmara do forno puxando-o na sua direcção através da ranhura.

etapa 3. Desaparafuse os dois parafusos que prendem o queimador. Removemos o queimador.

Passo 4. Agora podemos ver um bico à esquerda na parede. É bom que não esteja preso e você não precise usar muita força para desparafusá-lo. Nesse caso, remova o jato e substitua-o nesta fase.

Etapas de substituição de um bico com queimador em posição lateral
Depois de libertar o queimador da “fixação” ao fundo da câmara, este é retirado do fogão. No canto inferior esquerdo há acesso à tomada do jato

Etapa 5. Se o jato estiver preso, deixe-o. Desmontamos a parede esquerda da laje. Para fazer isso, você precisará desapertar os parafusos de fixação.

Etapa 6. Retirada a parede, expomos a linha de gás que vai até o queimador. Bem no fundo do tubo de gás há uma porca 17, que pode ser desparafusada com uma chave inglesa sem muita dificuldade.

Etapa 7. Afastamos o tubo de gás com a porca para o lado e desconectamos o corpo do porta-bico do fogão.

Etapa 8. Lubrifique o bico preso com WD-40 ou outro produto adequado, espere até fazer efeito e desparafuse o bico.

Removendo o painel lateral do fogão a gás
Ao retirar a parede lateral do fogão, você tem acesso ao corpo do bico do queimador do forno, que é fixado na moldura com dois parafusos
Etapas de substituição de um bico com queimador do forno na posição lateral
O corpo do bico é fixado à estrutura dos fogões a gás com dois parafusos. A outra extremidade da caixa é conectada por uma porca de capa ao tubo de gás

Etapa 9. Instalamos um novo jato no corpo e montamos todas as peças removidas anteriormente, não esquecendo de instalar um novo anel de vedação.

Dicas úteis para substituir injetores

Para verificar o bom funcionamento da estufa e a ausência de fugas de gás, recomenda-se ligar técnicos de serviço de gás. A limpeza geral do fogão é melhor feita semanalmente. Limpar a mesa após cada refeição.

O uso de força excessiva pode danificar o tubo ou bico de gás, o que pode resultar em reparos mais sérios no fogão ou falha do bico. Portanto, onde houver áreas especiais para chaves, ao desparafusar e apertar o bico, use duas chaves - uma para segurar o tubo e a segunda para girar o bico.

É correto verificar o formato e a cor da chama do queimador de um forno equipado com termostato quando o forno está frio. Caso contrário, um termostato intervém no processo, reduzindo o fornecimento de gás quando a temperatura atinge um determinado limite. Este é o seu propósito.

Nos equipamentos antigos, a velocidade de fornecimento de ar ao queimador é ajustada adicionalmente.

Nas unidades novas, os bicos são aparafusados ​​​​sem enrolar a rosca. Em estruturas de gás antigas, as últimas 3-4 etapas do fio são vedadas com materiais fibrosos.

Diagrama do queimador do injetor
Os bicos dos fogões a gás de diferentes modelos podem estar localizados de forma diferente. Portanto, antes de começar a trabalhar, você precisa ler as instruções do seu dispositivo.

Se forem instaladas vedações nas conexões, é melhor substituir os anéis de borracha antigos por novos.

Nos fóruns há dicas sobre como alterar a seção transversal do orifício de passagem do bico calafetando ou colocando um fio no orifício. Esses são métodos bastante rudimentares que não são recomendados. Nenhum desses métodos pode ajustar com precisão o fornecimento de gás. Também não será possível fazer um furo estreito com uma broca fina. A melhor solução seria comprar um novo jato com furo do diâmetro necessário.

Precauções de segurança ao substituir um injetor

Garantir que a substituição possa ser realizada com segurança é um requisito crítico ao realizar atividades relacionadas ao gás.

Portanto, não negligencie uma série de regras:

  • Antes de substituir os jatos, desligue o fogão do gás e da eletricidade.
  • Certifique-se de que os queimadores estejam frios.
  • Antes de iniciar o trabalho, abra as janelas e desligue os dispositivos elétricos que possam causar faíscas.
  • Você não pode modificar de forma independente as partes da laje ou substituí-las por outras não originais, de tamanho inadequado ou feitas por você mesmo.
  • Depois de instalar as peças, certifique-se de verificar todas as conexões de gás quanto a possíveis vazamentos. Para isso, lave os compostos por todos os lados (com pincel ou esponja) e, ligando o gás, observe se formam bolhas. Se for detectado um vazamento, a conexão será apertada ou desmontada e remontada.

Você não pode usar bicos projetados para queimadores a gás de fogões de design completamente diferente ou outros dispositivos a gás.

Você não deve substituir os bicos de um fogão a gás se não tiver certeza de suas capacidades. 

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os artesãos caseiros sempre preferiram fazer tudo sozinhos. No vídeo você pode ver como os elementos de fixação foram encontrados experimentalmente e o bocal foi substituído no forno MORA:

As nuances da limpeza do bico estão no vídeo a seguir:

Conversão do fogão Lada em combustível engarrafado:

Substituir uma peça aparentemente pequena, mas necessária ao bom funcionamento do recuperador, não é difícil para quem está habituado a trabalhar com as mãos. Conhecimento de como trocar corretamente os jatos em um fogão a gás antigo, um conjunto mínimo de ferramentas e peças sobressalentes, cumprimento cuidadoso das regras de substituição - isso será suficiente para um negócio de sucesso.

Você está familiarizado com o processo de substituição de jatos em primeira mão? Conte-nos sobre sua experiência, compartilhe dicas úteis com outros usuários, participe de discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica