Como preparar uma solução para reboco de paredes com as próprias mãos: dicas e truques
Se você preparar adequadamente uma solução para reboco de paredes, ela formará na superfície uma camada durável que pode suportar cargas mecânicas, umidade excessiva no ambiente e mudanças de temperatura externas.
O conteúdo do artigo:
Composição e características
Antes de preparar argamassa de cimento para reboco de paredes, você deve entender a receita da mistura. É composto por três componentes - cimento, areia e água, sendo também aglutinante, carga e solvente, respectivamente.
Para que a qualidade do material de nivelamento atenda às normas, deve-se atentar para o seguinte:
- Para o reboco de paredes, são utilizados graus de cimento de M300 a M600. Quanto maior a marca, mais caro é o material. Mas cada uma das opções é utilizada levando em consideração a finalidade do gesso. Por exemplo, o cimento M300 é usado se for necessário nivelar paredes em ambientes secos. M600 – para ambientes úmidos.
- Qualquer tipo de areia pode ser utilizado como enchimento, por exemplo areia de rio ou de pedreira. O principal é que o material esteja o mais limpo possível, ou seja, com o mínimo de inclusões de argila. A argila reduz o desempenho da argamassa de gesso. É utilizada areia da fração 20-40 mm. Antes de adicionar à mistura, deve-se peneirar para retirar detritos e grânulos grandes.
- Existe apenas um requisito para a água - ela deve estar livre de inclusões sólidas.
A argamassa de cimento-areia para reboco de paredes é dividida em três tipos de acordo com as características de qualidade:
- Simples.É utilizado quando é necessário rebocar paredes em locais de serviço onde não são necessários acabamentos de alta qualidade.
- Melhorado - em complexos residenciais, de escritórios ou industriais.
- Alta qualidade. É um acabamento final, pronto, por exemplo, para pintura. Esta composição é adequada para revestir paredes de casas, hotéis, museus e outros edifícios semelhantes.
Hoje, cada vez com mais frequência, requisitos adicionais são impostos à argamassa de gesso. Referem-se principalmente às características técnicas e operacionais da mistura. Por exemplo, maior resistência à umidade, endurecimento rápido, resistência a microorganismos nocivos (mofo, fungo), maior plasticidade para facilidade de trabalho.
Portanto, diferentes materiais são adicionados à solução na fase de mistura:
- Alabastro, também conhecido como gesso de construção. Sua finalidade é tornar a solução de presa rápida, ou seja, reduzir o tempo de endurecimento da massa. É utilizado para nivelamento de taludes, durante a instalação de fiação elétrica e para vedação de grandes defeitos em superfícies de paredes. Normalmente o alabastro é adicionado a uma solução de cimento e areia. Quantidade – 25% do volume ou massa total da mistura cimento-areia.
- O gesso é o mesmo alabastro, só que em fração menor, daí sua alta qualidade. Além disso - não seca na velocidade da luz, o que torna a solução mais plástica. Essa mistura é utilizada para acabamento de cantos, tetos e locais de difícil acesso. É adicionado a uma solução de cimento e areia na forma de polpa aquosa.
- Lima. Com a adição deste material de construção, o gesso de cimento adquire um grande número de propriedades positivas - bactericida, resistência, resistência à umidade e outras. Esta mistura não irá rachar na parede. A cal não é adicionada na sua forma pura.Leite de limão é adicionado à solução - misturado com água na proporção de 1:2.
- Cola PVA. Em primeiro lugar, acrescenta-se muito pouco - 5% do valor total. Em segundo lugar, com a sua adição, o gesso adquire qualidades adicionais - baixa fissuração, elevadas propriedades adesivas, maior resistência da camada aplicada.
- Sabonete líquido. Este material tem apenas uma finalidade - tornar plástica a solução de gesso. É adicionado na quantidade de 3% do volume total da mistura.
Proporções para gesso cimento-areia
Existe uma receita clássica em que a proporção de cimento e areia é de 1:3. Ou seja, uma parte de fichário, três partes de enchimento. Nesse caso, obtém-se uma determinada marca de argamassa de gesso, mas depende especificamente da marca do cimento:
- se o ligante for grau M300, então o grau da solução será M100;
- se for M500, a mistura será M200.
Ou seja, quanto maior o teor do ligante, maior o teor do gesso.
Mas você pode obter a argamassa M100 com cimento M500. Para isso, muda a receita, ou seja, a proporção dos componentes adicionados. É 1:5, ou seja, uma parte de cimento, cinco partes de areia. Desta forma, é selecionada a marca de mistura desejada.
Parece que mudando a receita você consegue reduzir o custo do produto final. Mas para adicionar mais areia barata, você precisa comprar uma marca cara de cimento. Portanto, é impossível economizar dinheiro com isso.
Não é difícil misturar você mesmo a solução para reboco de paredes. O principal é preparar a quantidade que será consumida em uma hora.Ultrapassar esse tempo leva ao endurecimento da massa, que não pode mais ser utilizada.
Procedimento para preparação do gesso:
- Cimento e areia são despejados no recipiente, misturados com espátula ou pá;
- despeje água, amasse com uma batedeira;
- O material resultante é verificado quanto à prontidão - a consistência deve ser cremosa. Uma espátula é passada em sua superfície, deixando um sulco.
Como preparar uma solução para reboco de paredes pode ser visto no vídeo.
Componentes adicionais para gesso
Muitas vezes, outros materiais de construção são adicionados à argamassa de gesso, com a ajuda dos quais as características da superfície e a decoratividade da camada externa são melhoradas. Por exemplo, eles adicionam:
- Areia grossa de quartzo. O gesso torna-se à prova de umidade. Resiste bem aos efeitos negativos de ácidos e álcalis. Caracteriza-se pela elevada permeabilidade ao vapor, ou seja, permite a passagem do ar, o que é importante para criar um microclima ideal no interior dos quartos.
- Barita de fração fina. A parede torna-se uma proteção contra a penetração da radiação. Esse é o tipo de gesso que utilizo para decorar as paredes das salas de raio X.
- Migalhas de espuma de poliestireno. Este tipo de gesso forma uma camada de isolamento térmico na parede.
- Lascas de metal. A parede torna-se resistente a impactos e ao mesmo tempo bonita.
- Lascas de mármore. Torna a parede forte, mas acrescenta outras qualidades úteis à composição do gesso - resistência à umidade e capacidade de resistir bem às mudanças de temperatura. Quando aplicada em paredes externas, tal solução não tem medo de cargas naturais. A aparência estética também é uma característica do gesso mármore.
- Mica esmagada.A camada de gesso protege o edifício da radiação ultravioleta.
- Acrílicas, resinas (epóxi, poliuretano). O gesso adquire elevadas qualidades de impermeabilização.
- Vidro líquido, farinha de pedra, quartzito. Torne a solução protegida contra ácido. Esses gessos são utilizados no acabamento de paredes de edifícios da indústria química.
Preparando paredes antes de aplicar gesso
Preparar as paredes leva muito tempo. Isso deve ser feito com cuidado e estrita conformidade com as seguintes recomendações:
- Todo o acabamento antigo é removido. Para tanto, são utilizados métodos bem conhecidos que utilizam ferramentas de construção. Por exemplo, a tinta é limpa com espátulas. Se algumas áreas não puderem ser removidas, use uma esmerilhadeira com uma escova de metal montada em sua haste.
- Os materiais metálicos que se projetam da parede (reforços, peças embutidas) são cortados rente com uma esmerilhadeira, as pontas restantes são tratadas com compostos anticorrosivos.
- Toda a superfície da parede está livre de poeira. Um aspirador de pó de construção é frequentemente usado.
- É aplicado um primer que aumenta as propriedades adesivas da parede.
O primer é um material importante no processo de preparação de paredes para reboco. É apresentado em três tipos no mercado:
- Penetração profunda, também é polímero. Penetra nas camadas superiores das paredes, onde polimeriza, fortalecendo o material. Utilizado para tratar paredes de materiais soltos que delaminaram se as superfícies foram revestidas com reboco de cal.
- Primer adesivo. Esta é uma composição à qual é adicionada areia de quartzo. Aumenta a adesão da parede a outros materiais.
- Acrílico, também é universal. Pode ser usado para tratar qualquer superfície, exceto madeira e metal. Este primer combate bem fungos e mofo.
A próxima etapa da preparação é a instalação das balizas na parede.Para tanto, são utilizados perfis prontos de alumínio ou aço galvanizado. Para paredes de madeira, são utilizadas ripas comuns.
O processo de instalação de beacons é simples:
- Verifique se há irregularidades nas paredes usando um fio de prumo.
- Instale um perfil estritamente vertical próximo ao canto entre duas paredes adjacentes. A fixação é feita com gesso.
- Monte o segundo perfil no canto oposto da mesma forma.
- Duas linhas de pesca são puxadas entre os perfis: uma 20 cm abaixo do teto, a segunda 20 cm acima do chão.
- Os faróis intermediários são instalados ao longo de linhas esticadas entre dois perfis. A distância entre eles é menor que o comprimento da regra. Esta ferramenta deve repousar com suas extremidades em dois faróis adjacentes.
Número de camadas
O reboco das paredes é realizado em três etapas, cada uma das quais utiliza uma solução de determinada consistência. E cada mistura tem seu próprio nome - spray, primer e cobertura.
Respingo
Esta é uma solução cremosa, um tanto líquida.
Seu propósito:
- formar uma camada com altas características adesivas na parede;
- cobrir grandes defeitos de parede, como costuras entre tijolos, rachaduras largas, lascas, ranhuras.
Prepare uma solução com bastante água. Aplicar com espessura de 2 a 5 mm. O processo é realizado com esforço. Ou seja, a mistura é levada para uma espátula e lançada com força sobre a superfície a ser processada. Os movimentos devem ser bruscos para que a velocidade de lançamento crie pressão sobre os defeitos, que seriam totalmente preenchidos com o material.
Preparação
Esta é a camada mais espessa - até 5 cm.O gesso em si é uma solução densa e com baixo teor de água. Era dele alinhado com faróis. Ou seja, preenchem o espaço entre os perfis com a mistura e puxam de baixo para cima, fazendo movimentos ondulatórios de um lado para o outro.
Se a diferença no plano da parede for grande, o solo é aplicado em várias camadas. Mas o nivelamento da superfície geralmente só é realizado depois que todo o espaço tiver sido preenchido com material.
Os faróis são removidos após a secagem do solo. As ranhuras que permanecem no lugar são preenchidas com argamassa de gesso.
Cobertura
Esta camada pode ser atribuída à formação final da parede rebocada. Após a aplicação, a superfície fica o mais uniforme e lisa possível. Portanto, a mistura fica quase líquida.
Aplicar a solução com espátula e utilizá-la para nivelar a superfície em movimentos circulares, distribuindo o material de maneira uniforme. É importante preparar a mistura corretamente aqui. Espessura de aplicação – não superior a 2 mm.
Cada camada anterior deve ser bem seca antes de aplicar a próxima. A mistura aplicada deve adquirir uma certa resistência para suportar o peso da próxima camada aplicada.
Quanto tempo leva para secar o gesso cimento-areia?
Para que a qualidade do gesso seja elevada é necessário atender aos requisitos do SNiP. Um deles diz que é necessário trabalhar com misturas de gesso a uma temperatura de 18-20°C e umidade não superior a 70%. Estas são condições ideais.
As regras também incluem padrões de secagem para camadas aplicadas com espessura de 2 mm. Eles são determinados pelos materiais utilizados para construir o edifício.
Vista da parede | Tempo de secagem do reboco de cimento, horas. |
Tijolo, concreto | 24 |
Concreto aerado, concreto de argila expandida (seco) | 6 |
Concreto aerado, concreto de argila expandida (úmido) | 24-48 |
Placa de gesso | 9 |
De madeira | 9 |
Como o gesso é feito à base de cimento, ele só ganha resistência original após 28 dias. O processo de secagem pode ser acelerado se todo o trabalho for realizado no verão. Não utilize secagem artificial com pistolas de ar quente, desumidificadores ou outros dispositivos. Isso levará a rachaduras na camada aplicada.
A qualidade do gesso aplicado nas paredes será sempre elevada se respeitar rigorosamente todas as regras descritas acima para a preparação da argamassa, instalação de balizas, preparação das paredes e aplicação do próprio gesso.
Se você gostou do artigo ou se há algo que não lhe agrada, deixe-nos saber nos comentários. Salve informações úteis em favoritos e repasse nas redes sociais.
Mistura de argamassa sobre gesso no vídeo.
Artigo relacionado: Gesso decorativo para concreto.
Fontes:
- https://kvartirnyj-remont.com/shtukaturka-iz-cementa-i-peska.html
- https://dekorshtukaturka.ru/oshtukaturivanie/rastvor-dlya-shtukaturki
- https://m-strana.ru/articles/kak-prigotovit-rastvor-dlya-shtukaturki-sten-iz-tsementa-i-peska
Você não pode fazer tudo certo com gesso grosso. Não mais que 5 cm e com o seu peso pode descolar da parede. Se a diferença for grande, é melhor usar drywall.
Em qualquer caso, irá descascar se a parede não estiver preparada corretamente. Eles costumavam regar e muitas pessoas ainda fazem isso hoje. Século passado. O primer é o que irá protegê-lo da delaminação.