Como fazer a drenagem da fundação de uma casa com as próprias mãos: instruções passo a passo para o arranjo
As águas subterrâneas têm um impacto negativo nas estruturas subterrâneas.Acima de tudo, “pega” nas fundações e porões. Os primeiros sofrem erosão gradativamente e perdem a resistência necessária, os segundos permanecem inundados e impróprios para uso.
Para que a propriedade rural não sofra, basta construir uma drenagem. Mas primeiro você deve se familiarizar com os princípios de seu design. Certo?
Os proprietários DIY e zelosos que desejam fazer uma drenagem eficaz dos alicerces de suas casas com as próprias mãos encontrarão muitas informações realmente úteis em nosso site. Com a nossa ajuda, instalar um sistema de drenagem subterrânea de água se tornará uma tarefa simples e fácil de implementar.
O artigo descreve detalhadamente os tipos de sistemas de drenagem projetados para proteger a fundação. As regras para seu projeto são fornecidas e os requisitos dos regulamentos são levados em consideração. Fotografias e vídeos são usados como recursos visuais.
O conteúdo do artigo:
A necessidade de um sistema de drenagem
Odor desagradável e umidade no porão, mofo e bolor nas paredes - tais problemas podem ser encontrados por proprietários de casas localizadas em áreas com alto fluxo de água subterrânea. Mas estes não são os problemas mais graves que ameaçam uma estrutura desprotegida.
A água que penetra periodicamente nos andares inferiores do edifício arrasta gradativamente a estrutura de suporte, além de exercer pressão hidrostática no piso e nas paredes da casa.
É especialmente importante proteger os edifícios construídos em solos argilosos, uma vez que retêm humidade e, no inverno, sofrem levantamentos, o que pode levar à destruição total da fundação e, em última análise, de toda a estrutura.
A drenagem adequada do local ajuda a resolver vários problemas importantes de uma só vez:
- proteger porões casas contra inundações, formação de mofo e danos aos materiais de construção;
- proteger a fundação da umidade e prolongar sua vida útil;
- drenar o solo ao redor da casa e eliminar a estagnação da água;
- evitar a supersaturação do solo com umidade após fortes chuvas e estagnação da água na superfície.
Porém, nem sempre é necessário instalar um sistema de drenagem de água em todas as áreas. Antes de planejar e fazer a drenagem da fundação, é necessário levar em consideração uma série de fatores: localização do local, composição e qualidade do solo, nível do lençol freático, terreno, características climáticas da região.
A instalação de rede de drenagem é obrigatória nos seguintes casos:
- A cave da casa está localizada abaixo do nível do lençol freático durante o período de cheia ou sobe menos de 0,5 metros acima dele.
- O edifício é construído em solo argiloso: franco-arenoso, argiloso, mesmo quando a água subterrânea flui significativamente abaixo da casa.
- O local está localizado em uma planície ou em uma encosta.
Em áreas localizadas em solos arenosos, brita e brita, em colinas ou com baixo fluxo de água subterrânea, não é necessária a instalação de um sistema de drenagem completo. Você pode se limitar a organizar um dreno pluvial para drenar a água da chuva do prédio.
Mas isto só é possível nas áreas onde o tipo de solo e o nível das águas subterrâneas são conhecidos com precisão. Se estiver prevista a construção de uma casa numa nova zona, os levantamentos geotécnicos passam a ser obrigatórios.
Eles são necessários para escolher com competência o tipo de fundação de uma casa. Ao mesmo tempo, os estudos de solos em futuras construções permitem resolver a questão da necessidade de obras de drenagem.
Tipos de drenagem do local
Existem vários tipos de drenagem que podem ser feitas no local. Dependendo da profundidade do lençol freático, a drenagem é dividida em superficial e profunda.
Uma característica do sistema de superfície é que seus elementos estão localizados em uma profundidade rasa, o que acaba limitando sua funcionalidade.
A profundidade padrão da drenagem aberta é de cerca de meio metro. É utilizado em áreas com estagnação característica de enchentes.Caso seja necessária a instalação do sistema em maior profundidade, são colocadas bandejas de concreto no fundo das valas abertas e a largura das valas aumenta significativamente, o que é extremamente indesejável para pequenos lotes suburbanos.
Características de uma rede de drenagem aberta
Este é o sistema de drenagem mais simples e menos dispendioso, que se realiza sob a forma de uma rede de valas abertas destinadas a recolher e escoar o excesso de água da zona ajardinada.
É frequentemente usado para organizar drenagem de jardim. A drenagem aberta também remove a chuva e a água do degelo da edificação, bem como o excesso de líquido formado durante a lavagem ou rega.
Porém, este tipo de drenagem não pode ser chamado de sistema completo, pois não será capaz de proteger a estrutura da penetração das águas subterrâneas na parte da estrutura enterrada no solo. Se a água subterrânea correr suficientemente alto numa área, essa drenagem só poderá ser usada como um sistema adicional de drenagem de líquidos.
Água pluvial como suplemento eficaz
Para coletar e retirar do local a água que estagna com as precipitações, é instalado um sistema pluvial. É construída caso haja necessidade de descarregar a drenagem, que não consegue atender integralmente a drenagem do território. A linha de tempestade está equipada com tomadas de água pontuais ou lineares.
Um coletor de água pontual ou local é projetado para drenar líquidos de certas áreas. É instalado em locais onde a água flui periodicamente: sob ralos, em frente às portas de entrada, sob torneiras, etc.
Sob ela é cavada uma fossa, onde é instalada uma entrada de água da chuva, que por sua vez é conectada às tubulações da rede de esgoto do local. O topo da estrutura é coberto por uma grade decorativa.
A tomada linear de água foi projetada para drenar o líquido da casa e da superfície do solo em todo o local. Está conectado a uma rede de canais localizados de acordo com o esquema de instalação desenvolvido.
Normalmente a rede é instalada em todo o perímetro da edificação, no ponto mais baixo é instalado um recipiente de areia para coleta de resíduos. O sistema está conectado a uma rede subterrânea de esgoto pluvial, por meio da qual a água é descarregada em poços de drenagem.
Para fazer a drenagem linear, é cavada uma vala ao redor da fundação e, em seu fundo, é colocada uma base de concreto, onde são instaladas bandejas especiais de plástico ou concreto para receber água.
A rede pode ser deixada aberta, mas um sistema de saída fechado, sobre o qual é montada uma grade protetora decorativa, é mais popular.
Regras para o projeto de um sistema fechado
Se a fundação da casa for instalada em solo argiloso, o problema da drenagem de líquidos só pode ser resolvido com a instalação de um sistema de drenagem profundo completo.
As baixas propriedades de filtração dos franco-arenosos com margas evitam a livre infiltração de água nas camadas subjacentes, razão pela qual a rega é sentida mesmo ao nível de desenvolvimento do solo - 0,2-0,4 m da superfície diurna.
A situação é semelhante em áreas com níveis elevados de águas subterrâneas. Aí é precisamente o que impede que as inundações e a precipitação atmosférica penetrem nas camadas subjacentes. Em áreas com níveis freáticos elevados, geralmente localizadas em terras baixas, mesmo uma fundação enterrada em solo arenoso requer a instalação de um sistema de drenagem protetor.
Fechado, ou seja a drenagem subterrânea para proteção da base de uma edificação pode ser feita em duas versões: parede ou anel. Em ambos os casos, o esgoto de drenagem é uma rede fechada de tubos perfurados colocados no subsolo, através dos quais o líquido é descarregado em um coletor ou filtração bem.
A diferença está na localização do gasoduto em relação à casa:
- drenagem de parede realizado nas proximidades do edifício;
- método de anel - a vala é cavada a uma distância de pelo menos 1,5 m e não mais de 3 m da fundação da casa.
Em áreas com alto nível de água subterrânea e em rochas argilosas, desenvolvem-se drenagem de fundação de parede. Recomenda-se também fazê-lo quando o edifício tiver cave.
O anel é mais frequentemente instalado em solos com boa permeabilidade (areia, seixos, brita, cascalho) e nos casos em que a casa não possui piso inferior.
Recomenda-se realizar a obra na fase inicial de construção, esta opção é mais preferível e cómoda. Porém, se não foram colocados tubos de drenagem durante a construção do edifício, a drenagem anelar da casa pode ser feita mesmo quando a casa já estiver construída.
Quanto à opção de parede, não é aconselhável realizá-la junto a uma estrutura acabada, pois a interferência na estrutura de fundação pode afetar negativamente a sua resistência e durabilidade.
A eficácia da rede de drenagem depende de dois parâmetros principais: profundidade de instalação e ângulo de inclinação da tubulação. A profundidade da drenagem depende da profundidade da fundação da casa.
A regra principal aqui é que o gasoduto deve passar meio metro mais fundo que a base da fundação. Para um bom escoamento da água é necessário garantir um certo inclinação do gasoduto na direção da casa.
Em áreas com declive natural, a tubulação é colocada de acordo com o canal que a água fez. Para áreas planas, você mesmo terá que fazer o declive, dando um certo relevo ao fundo da vala. A água escoará bem se a tubulação tiver uma inclinação de 1-3 cm por metro linear.
Caso não seja possível criar a inclinação necessária, instale bomba de água.
Equipamento de drenagem subterrânea
Para a instalação do sistema de drenagem são utilizados tubos especiais - ralos de PVC ou polietileno. Eles diferem de outros tipos de tubos pela presença de pequenos orifícios localizados na superfície e à mesma distância uns dos outros. Os furos são usados para permitir que a água subterrânea penetre na tubulação.
Os poços são elementos importantes da rede de drenagem. Normalmente, vários tipos de poços são instalados no sistema. Em todos os trechos de conversão da rodovia, bem como nos cruzamentos tanques de inspeção são instalados.
Poços rotativos são necessários para inspeção periódica do sistema e, se necessário, realização de trabalhos de limpeza. Os poços são recipientes de plástico com diâmetro de 315 ou 400 mm. Você mesmo pode fazê-los usando tubos de plástico com o diâmetro necessário.
Nas áreas onde, pelo terreno ou por motivos técnicos, é impossível escoar a água para reservatórios naturais, são instalados poços de captação de água.
Eles são projetados para coletar líquidos, que posteriormente podem ser utilizados para regar o local ou outras necessidades domésticas. Para evitar que a água que entra volte para os tubos, uma válvula de retenção é instalada.
Em solos com alta capacidade de absorção, são instalados poços de filtração. Nessas estruturas, em vez de fundo, é fornecido um aterro de drenagem especial, por onde o líquido, após passar pela limpeza preliminar, vai para o solo.
O diâmetro desse poço é de um metro e meio a dois metros. O projeto pode atender sistemas de drenagem em que o volume de líquido que entra não exceda 1,5 m2 por dia.
Um breve curso fotográfico sobre construção de drenagem
Consideremos o processo de instalação de um sistema de drenagem projetado para drenar as águas subterrâneas da fundação de uma casa recém-construída. Até ao nível da fundação do edifício, a secção geológica é representada por argila e uma camada solo-vegetativa no topo, cuja espessura não ultrapassa os 20 cm.
A argila tem baixas propriedades de filtração e passa mal e extremamente lentamente pela água. Durante o período de cheia, a área fica inundada e, durante o congelamento e descongelamento do solo, diminui de forma irregular.
Para eliminar as águas subterrâneas, optou-se pela construção de um sistema de drenagem com sua descarga em poço coletor com fundo absorvente.
Passemos agora à construção de um poço com fundo absorvente, graças ao qual a água captada pelos ralos será aproveitada nas camadas subjacentes com boas qualidades de filtração:
Agora podemos admitir com segurança que o sistema está realmente instalado, falta apenas realizar os acabamentos e arrumação do local:
Trabalho de instalação do sistema
Ao organizar uma rede de drenagem de parede, antes de fazer a drenagem da fundação propriamente dita, é necessário impermeabilizá-la adequadamente. Para fazer isso, você precisa primeiro revestir as paredes da casa com duas camadas de mástique betuminoso. Neste caso, a primeira camada é reforçada com malha de pintura.
Este trabalho permite fortalecer a base e evitar a sua destruição.
Uma vala é cavada em todo o perímetro de toda a casa, meio metro mais profunda que a base da fundação. Nas áreas de viragem é necessário prever locais para instalação de poços de drenagem. Ao instalar um sistema de parede, uma vala é cavada perto da própria casa ou a uma distância não superior a meio metro da casa.
Se a opção de anel for escolhida, 1,5-3 m são recuados do edifício. O fundo é cuidadosamente compactado, depois a areia é despejada bem no fundo com uma camada de 5 cm e também bem compactada. Usando areia no fundo da vala, crie a inclinação necessária. Primeiro, os geotêxteis cairão sobre a almofada de areia - suas bordas devem sobressair aproximadamente 50 cm de cada lado.
O geotêxtil servirá como filtro que protege o sistema do assoreamento. Em seguida, é despejada pedra britada com 10 cm de altura e, em seguida, tubos de drenagem estão sendo colocados, que também são cobertos com brita na parte superior.
A estrutura resultante é recoberta com ambas as bordas do geotêxtil sobrepostas de forma que o tubo fique totalmente envolvido no tecido. Poços de inspeção são instalados em pontos de viragem de tubulações.
As curvas para inserção dos tubos são feitas a uma distância de pelo menos 20 cm do fundo. Esse recuo é necessário para que os detritos que entram nos ralos junto com a água se acomodem no fundo do poço e não entrem no coletor.Quando o sistema é inspecionado, os detritos podem ser removidos com um jato de água.
Depois que os tubos são conectados aos poços rotativos, a vala é finalmente preenchida com solo escavado. No topo da drenagem da parede, após compactação, fazer uma área cega do prédio.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Este vídeo descreve em detalhes como drenar adequadamente um site:
O vídeo explica como drenar a fundação de uma casa acabada:
Para evitar que umidade e mofo se instalem na casa e transformem a vida de seus moradores em um completo pesadelo, é necessário drenar prontamente a fundação. Recomenda-se a realização desta obra durante a fase de construção da estrutura. É melhor contratar um especialista para fazer os cálculos, e você mesmo pode fazer a drenagem.
Tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre como organizar a drenagem da fundação da sua casa? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência na organização de sistemas de drenagem. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
Para o nosso local, a drenagem aberta não era nada adequada, sim, é fácil de implementar, mas tínhamos que limpá-la constantemente, e a aparência do local se deteriora, além de você tropeçar e cair constantemente. Foi muito difícil manter um ângulo de inclinação de 1/100, então na prática ainda é melhor usar 2 cm por 1 metro linear, mas não quis instalar bomba, foi excluído ruído adicional.
Diga-me, por favor, a drenagem em anel também é relevante para uma fundação de laje monolítica não enterrada? Se assumirmos que a fundação não está enterrada, a profundidade dos drenos da base da fundação é de 0,5 m, o que é superior à profundidade de congelamento.Isso é aceitável? Ou a profundidade do congelamento não é levada em consideração na drenagem?