Instalação de sistema de drenagem: principais etapas da autoinstalação de ralos
Uma das etapas finais da construção de uma casa ou outra estrutura é a instalação de um sistema de drenagem.
Uma estrutura pré-fabricada feita de elementos plásticos ou metálicos protege o edifício da precipitação e prolonga a vida útil da fundação, paredes e telhado. O conhecimento das regras de projeto e instalação de calhas ajudará você mesmo a instalar o sistema e nós lhe diremos como fazê-lo.
O conteúdo do artigo:
Características de projeto de sistemas de drenagem
O projeto das estruturas de drenagem permaneceu praticamente inalterado ao longo dos anos - os principais componentes ainda permanecem calhas e risers na forma de tubos localizados verticalmente.
Porém, surgiram muitos elementos que simplificam a instalação das peças nas superfícies do telhado, fachada e entre si.
A produção de produtos é em grande escala e hoje você pode adquirir elementos prontos para qualquer sistema, mesmo os mais complexos, desde que a capacidade material permita.
Após os cálculos necessários, é adquirida a quantidade necessária de peças, que são dobradas de acordo com o princípio do projetista e montadas de acordo com as instruções.
Para uma dacha - uma pequena casa com telhado de duas águas - você mesmo pode construir a estrutura usando chapas de aço galvanizado.
Mas para uma casa grande com fachada e telhado lindamente desenhados, é melhor comprar um kit de fábrica pronto, que será uma decoração adicional do edifício.
Tipos de drenos com base no material de fabricação
Antes de comprar e instalar calhas, é preciso decidir o material de fabricação, pois disso também depende o método de instalação. Todos os sistemas podem ser divididos em dois grandes grupos: plástico e metal.
Conjuntos de elementos de polímero
Os produtos poliméricos são produzidos à base de vinil com adição de plastificantes, estabilizadores e outros componentes que aumentam a resistência e resistência ao desgaste dos elementos. Os sistemas plásticos duram de 10 a 25 anos.
Devido ao grande número de vantagens, as construtoras e os proprietários estão cada vez mais inclinados a instalar estruturas plásticas, que:
- muito mais leves que os metálicos, portanto são recomendados para instalação em prédios e casas antigas, onde é melhor não carregar o sistema de caibros e a fachada;
- não perdem suas propriedades de desempenho em temperaturas de -50 °C a +75 °C;
- não são destruídos pela corrosão, ao contrário dos análogos metálicos;
- resistente a substâncias agressivas que possam estar no ar ou na água;
- fácil de instalar - não requer habilidades adicionais, adequado para automontagem;
- em design variado, você pode escolher um sistema que combine com a cor do telhado ou fachada;
- têm um custo moderado, inferior ao dos produtos metálicos.
No entanto, os sistemas plásticos têm os seus pontos fracos.Por exemplo, eles são mais flexíveis que os de metal, por isso os braquetes e braçadeiras instalados em intervalos curtos.
Quando exposto ao frio ou ao calor, o plástico se contrai/expande, por isso os compensadores e as vedações de borracha são elementos obrigatórios para a montagem.
A cor, especialmente de produtos baratos, pode mudar com o tempo - desbotar, desbotar. E outra desvantagem é a baixa resistência a cargas e todos os tipos de danos mecânicos. É necessário garantir que a neve e o gelo não se acumulem nas calhas e limpá-las a tempo.
Sistemas de drenagem metálica
Os sistemas metálicos são considerados mais duráveis, sólidos e duráveis. Isso se explica pelas características técnicas do material, que dura várias vezes mais que o melhor plástico.
Existem várias opções no mercado - desde o econômico aço galvanizado até o caro cobre.
Vejamos as soluções mais populares:
Além dos materiais listados, ligas de zinco com titânio e alumínio com zinco são utilizadas na fabricação de sistemas de drenagem.
A primeira opção é cara e resistente ao desgaste, mas tem medo do contato com cobre e ferro. O segundo é mais econômico e também possui boa refletividade, resistência ao calor e uma bela tonalidade prateada.
As vantagens dos produtos metálicos estão relacionadas à resistência e durabilidade - nesses indicadores eles estão muito à frente de seus análogos poliméricos. No entanto, também existem desvantagens: peso pesado, condutividade térmica, ruído. Se o revestimento protetor estiver danificado, a peça de aço começará a enferrujar.
Na hora de escolher um material, é preciso levar em consideração tanto o lado estético quanto as características técnicas. Também é necessário focar na vida útil da cobertura - é muito mais conveniente realizar reparos complexos.
Características comparativas de calhas de plástico e metal podem ser encontradas em este material.
Instruções passo a passo para instalar calhas
O trabalho de preparação e instalação pode ser dividido em três grandes etapas:
- projeto – elaboração de diagrama, seleção de componentes, cálculos;
- montagem da parte de captação de água do sistema – principalmente elementos horizontais;
- instalação de risers, direcionando a precipitação para dreno de tempestade.
A montagem e instalação são feitas de cima para baixo, ou seja, os primeiros elementos são instalados na cobertura e sob a cobertura, depois na fachada em direção à fundação e zona cega. Todas as ações devem ser realizadas levando em consideração as características do sistema e o material de que são feitos os elementos individuais.
Como amostra de instalação, tomaremos um sistema de drenagem de plástico - o mais adequado para trabalhos independentes.
Etapa #1 – projeto e cálculos
As nuances do projeto dependem diretamente do tipo, formato e tamanho da cobertura, portanto você deve começar medindo as superfícies da cobertura.
O comprimento das calhas é selecionado em relação ao comprimento das encostas, largura e localização - com base na sua área.
Para que a precipitação seja totalmente removida, os seguintes pontos devem ser esclarecidos:
- Número de calhas de drenagem. O telhado de duas águas possui dois deles e o telhado de quatro águas, conectados em um contorno contínuo para um sistema de drenagem mais eficiente. Se houver mais declives, haverá uma calha embaixo de cada um.
- Número de risers. Tradicionalmente, os canos de esgoto estão localizados nos cantos da obra - podem ser 2,3 ou 4. Mas se o comprimento da calha for superior a 12 m, um funil de compensação adicional com um tubo é instalado no centro.
- Tipo de suporte. Normalmente são utilizados dois tipos: os longos são montados no revestimento, antes mesmo do assentamento da cobertura final, e os curtos são fixados no painel frontal - podem ser instalados a qualquer momento, inclusive após a conclusão da construção.
- Inclinação de elementos horizontais. Para uma drenagem desimpedida, as calhas são colocadas com uma inclinação de 2 a 4 mm por metro linear, ajustando os suportes - de acordo com as recomendações do fabricante. Um funil de drenagem é instalado na parte inferior.
A localização dos risers determina em grande parte se o sistema pode lidar com a drenagem do líquido do telhado. Tradicionalmente são instalados nos cantos, mas outras opções também são possíveis - com colocação no centro, em nichos.
Não se deve esquecer o lado estético e a facilidade de uso - os canos de esgoto não devem se projetar muito para a frente da fachada, nem entrar em caminhos de pedestres ou áreas adjacentes.
Os cálculos são feitos individualmente, não existem ofertas universais.
No entanto, existem regras que ajudam contar o número de elementos para construir o sistema:
- o comprimento das calhas será calculado com base no comprimento das cornijas, acrescentando 2,5 mm para dilatação linear a cada 12 m;
- os elementos de conexão para calhas são selecionados com base no comprimento padrão de um elemento - se você comprar calhas de 4 metros para uma cornija de 12 metros, precisará de 2 conectores;
- o número de funis é determinado da seguinte forma: um por calha até 12 m, para os mais longos - outro funil ou compensador;
- o número de suportes depende do comprimento total das calhas, tendo em conta que a instalação é efectuada em intervalos de 0,5-0,6 m; não se esqueça dos adicionais - para funis;
- o comprimento dos canos de esgoto é determinado pela altura das paredes menos a distância das calhas aos beirais e da saída ao solo;
- o número de suportes também é ditado pela altura do edifício: dois são montados próximos à saída e ao funil, os demais - em intervalos de 1,2-1,5 deles.
Algumas dimensões mais importantes que devem ser levadas em consideração são a largura das calhas e o diâmetro dos tubos de queda.
Existe uma forma universal de calcular o diâmetro dos tubos: para cada metro quadrado de cobertura há 1,5 cm² de seção transversal do tubo.
Se a área do talude não ultrapassar 80 m², normalmente não são feitos cálculos, mas tomam-se como base risers com diâmetro de 100 mm.
Etapa 2 - instalação de elementos de captação de água
Para instalar os suportes em forma de gancho que normalmente suportam calhas, você pode remover a fileira mais externa de telhas ou outra cobertura para expor o revestimento.
Se esta opção não for possível, em vez de suportes longos, fixe ganchos curtos na parte frontal do acabamento da cornija.
A localização ideal das calhas deve evitar o transbordamento do escoamento atmosférico pela borda, bem como o acúmulo de neve.
Os suportes são montados na seguinte ordem:
- montagem preliminar e seleção do comprimento/local de instalação;
- determinação do ângulo de inclinação em direção ao funil de drenagem;
- flexão de suportes;
- instalação de suportes extremos;
- instalação de outros elementos ao longo de um cordão pré-tensionado.
Após a instalação dos suportes é necessário preparar e instalar o funil.
Para isso, colocamos no lugar certo contra a calha, contornamos o contorno, depois retiramos e fazemos um furo com uma broca com coroa adequada. Limpamos as bordas e conectamos o funil ao buraco.
A instalação da calha começa com um elemento com funil já fixado. Então o próximo se junta a ele e assim sucessivamente até o ponto mais alto. Os elementos da calha são unidos por meio de conectores.
A instalação de suportes curtos é feita de forma diferente.
Se os suportes estiverem instalados corretamente, a instalação das entradas de água não leva muito tempo. Como resultado, a calha deve ser colocada com uma ligeira saliência além da cornija, em ângulo em direção ao funil.
Etapa #3 - instalação de canos de esgoto
A montagem do riser começa na parte superior - a transição do funil para o tubo vertical. Se a cornija se projetar menos de 0,25 m, o elemento de transição será montado a partir de um par de cotovelos.
Partindo do funil e da articulação dos joelhos, continuamos a montagem descendo.Entre dois elementos verticais adjacentes conectados por um acoplamento, deve haver uma folga de pelo menos 20 mm de largura para compensar a expansão linear.
Para evitar a abrasão do tubo de drenagem e dos suportes, as braçadeiras dos sistemas modernos são equipadas com uma vedação de borracha densa no interior.
Não apertamos completamente os parafusos para deixar a possibilidade de desmontagem ou substituição.
Para evitar bloqueios no tubo de drenagem, um filtro de malha é instalado no funil. Se não for fornecido pelo fabricante, você mesmo pode fazer com fio de alumínio ou cobre.
O principal é que a malha retém galhos, folhas e outros detritos que caem no ralo junto com a água da chuva.
Dicas para instalação de calhas:
De tempos em tempos, calhas, funis e canos devem ser limpos, e assim o sistema de drenagem não ficará entupido, deformado pelo excesso de peso e, com isso, durará muito mais tempo.
Além disso, durante a estação fria, os proprietários enfrentam o problema da formação de gelo no sistema de drenagem. Para evitar isso, os especialistas recomendam organizar aquecimento de calhas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções detalhadas do fabricante:
Dicas úteis de instalação:
Versão amadora:
Instalar uma estrutura de calha é uma tarefa simples para quem já participou da construção de uma casa. Porém, ainda é necessário um conjunto de conhecimentos iniciais. Diz respeito principalmente a cálculos e seleção de componentes adequados.
Se você não está confiante em suas habilidades, recomendamos entrar em contato com especialistas que, em um curto espaço de tempo, farão um projeto e orçamento para instalação de sistema de drenagem.
Ao revisar as informações, você encontrou alguma deficiência ou tem recomendações para instalação de sistema de drenagem? Deixe comentários e compartilhe sua experiência no bloco de comunicação localizado abaixo do artigo.
Ao escolher um sistema de drenagem para mim, prestei atenção a todas as nuances encontradas por amigos que o instalaram anteriormente. Portanto, com base na experiência, é melhor usar um sistema feito de componentes plásticos em vez de metálicos. O sistema é montado com estrondo, não há problemas de encaixe (que você encontra na instalação de calhas metálicas), leve (embora, objetivamente, as metálicas também pesem um pouco). Pois bem, e o principal: basta arranjar uma inclinação suficiente para a drenagem - caso contrário, numa leve geada, a água congela em camada fina, não tendo tempo de chegar ao funil de entrada de água.
Instalação muito conveniente. Também é muito adequado que os materiais utilizados nos produtos tenham altas propriedades anticorrosivas. Obrigado pela informação.