Qual calha é melhor - plástico ou metal? Revisão comparativa
O sistema de drenagem é parte integrante da cobertura de qualquer edifício. De acordo com o seu design, pode ser interno ou externo.Estruturalmente, inclui tubos, calhas, funis, curvas, cotovelos e outros componentes.
Diferentes materiais são usados para fazer esses elementos. É difícil escolher o tipo adequado de sistema de drenagem entre o sortimento oferecido, mas você não quer pagar a mais? Vamos descobrir juntos qual ralo é melhor - plástico ou metal, para o qual compararemos cuidadosamente, no âmbito deste artigo, todas as características dos sistemas oferecidos no mercado.
Também daremos recomendações aos potenciais compradores sobre a escolha do sistema de drenagem ideal, fornecendo ao material dicas em vídeo e ilustrações fotográficas.
O conteúdo do artigo:
O que é melhor: plástico versus metal?
Por definição, é impossível livrar-se da chuva e do degelo. Os edifícios residenciais e não residenciais devem ser de alguma forma protegidos da sua influência, caso contrário as paredes, o telhado e as fundações não durarão muito.
Se não houver sistema de drenagem no telhado, não só a decoração exterior, mas também as suas estruturas de suporte começarão a ruir rapidamente. É melhor gastar dinheiro e faça um dreno eficazem vez de ter que reformar todo o edifício.
Todos os elementos de drenagem podem ser divididos em dois grupos com base no material de que são feitos:
- metal;
- plástico.
O primeiro grupo inclui produtos feitos de aço, cobre, zinco e alumínio, e o segundo - de PVC, polipropileno e polietileno. E cada um desses materiais tem suas vantagens.
Em suma, o aço galvanizado ou revestido com polímero, ao contrário do plástico, não muda sua geometria ao sol e não explode devido ao congelamento do gelo em seu interior. Os elementos de calha de cobre e zinco duram mais, mas também são os mais caros. Calhas de plástico estão disponíveis em uma variedade de cores e são baratas.
Porém, a escolha do material para o sistema de drenagem da cobertura depende muito da configuração da cobertura, da quantidade de precipitação e da temperatura média anual da região onde a edificação é construída.
Antes de ir à loja comprar um ralo, é preciso estudar todas as nuances das opções oferecidas. Em alguns casos, você pode conviver com plástico barato, enquanto em outros é melhor usar algo feito de metal.
Características de sistemas metálicos
Anteriormente, as calhas eram feitas de zinco e cobre. No entanto, o primeiro metal revelou-se muito suscetível à corrosão e de curta duração, e o segundo era muito caro. Se o zinco for usado agora, ele estará apenas na forma de uma liga com titânio. Mais frequentemente, é usado simplesmente para galvanizar aço.
São calhas e tubos de aço galvanizado que são oferecidos principalmente pelos vendedores quando um comprador pede para ver um ralo de metal.
Material #1: Galvanizado
Os produtos siderúrgicos são a opção mais acessível para ralos metálicos. Eles são feitos de aço laminado a frio, revestido com uma camada de zinco.
Esses sistemas orientais são caracterizados por uma longa vida útil (se o revestimento de zinco não estiver danificado), resistência aos raios UV e às mudanças de temperatura. Eles podem suportar facilmente grandes volumes de neve sem quebrar no inverno.
Para dar à estrutura de drenagem um aspecto mais apresentável e aumentar sua vida útil, a galvanização é revestida com polímeros:
- pural (PUR);
- plastisol (PVC, PVC);
- poliéster (PE ou MPE).
O revestimento Pural é resistente a danos mecânicos e à radiação ultravioleta e pertence ao segmento de preço médio. Uma calha de aço durará de 30 a 35 anos sem substituição.
Plastisol (cloreto de polivinila) se diferencia pela ampla gama de cores e baixo custo. No entanto, sob a influência dos raios UV, amolece e fica deformado. Sua vida útil é de até meio século, mas não nas regiões do sul com alta insolação.
O poliéster comum (PE) é barato, pode suportar facilmente a exposição à radiação ultravioleta, mas é facilmente arranhado até mesmo pelo gelo. Este revestimento durará de 10 a 15 anos. Então a proteção desaparecerá e a umidade começará a destruir a base de aço. Possui um análogo mais durável com adição de Teflon - MPE. Porém, ao contrário do PE, esta opção de cor está limitada a tons de cinza.
Se o telhado for de telha metálica, então os elementos do sistema oriental são melhor escolhidos a partir de um material semelhante com uma estrutura multicamadas idêntica. Dessa forma, eles terão uma vida útil comum antes do reparo; a substituição do telhado e das calhas poderá ser feita posteriormente, em conjunto e ao mesmo tempo.
Material #2: Alumínio e zinco (galvaluum)
Galvalume é um aço revestido com uma liga de alumínio e zinco (Al+Zn) com adição de silício. Este material é muitas vezes superior à galvanização convencional em termos de resistência ao calor, resistência do revestimento e resistência à corrosão. Não tem medo da chuva ácida e da radiação ultravioleta.
E para que apareça um arranhão é preciso se esforçar. A neve e o gelo são incapazes de prejudicá-lo.
O zinco tem um potencial eletroquímico maior em comparação ao ferro. Como resultado, ele gradualmente “dissolve-se”, nivelando os óxidos que estão apenas começando a se formar no aço. A corrosão simplesmente não consegue atingir o metal base através dessa camada protetora.
Material #3: Titânio-zinco
Esta liga também possui alta resistência e resistência à corrosão. É composto por titânio, cobre e zinco. O primeiro metal é responsável por reduzir a suscetibilidade à corrosão, o segundo pela ductilidade e o terceiro serve de base.
Essas calhas metálicas podem ser instaladas em telhados de qualquer formato e dobram-se facilmente sem quebrar.
O titânio-zinco não tem medo de água, é uma liga ideal para a construção de calhas. Seu principal problema é a suscetibilidade à eletrocorrosão. Quando entra em contato com cobre ou ferro, inevitavelmente começa a deteriorar-se. E praticamente nada pode ser feito a respeito. Resta apenas excluir tal contato. Se o telhado for coberto com chapas de cobre, é melhor retirar a calha de outro metal.
Material #4: Alumínio
Comparadas ao aço, as calhas de alumínio são mais leves e menos suscetíveis à corrosão. A leveza do metal permite engrossar as paredes de tubos e calhas. Ao mesmo tempo, tal sistema de drenagem não carrega excessivamente os fixadores, mas é capaz de suportar cargas significativas de neve, gelo e água.
O alumínio tolera facilmente geada, sol e choques mecânicos. É durável, mas barulhento e relativamente caro. Se a casa tiver um isolamento acústico ruim, cada gota de chuva que cair nesse sistema de drenagem será perfeitamente audível no interior.
Os fabricantes costumam revestir calhas de alumínio com tinta polimérica.Isto aumenta a proteção anticorrosiva e permite pintar o produto numa cor do catálogo RAL. Para o telhado da casa, você pode escolher elementos de alumínio do sistema de drenagem em tom prata nobre ou em qualquer outra cor. Nesse aspecto, o alumínio supera muitos concorrentes metálicos.
Material #5: Cobre
A calha de cobre é uma fusão de luxo e estética no exterior de uma casa particular. Custará uma quantia considerável, mas com instalação adequada durará tanto quanto o próprio edifício. O cobre é resistente ao desgaste, durável e não se deforma com o calor ou o frio. Arranhões e pátina natural conferem-lhe apenas elegância. E é completamente indiferente à radiação ultravioleta.
Um sistema de drenagem metálica em cobre reflete o gosto requintado do proprietário da casa, bem como a sua viabilidade financeira. Esse dreno custa muito dinheiro. Não é à toa que todos os produtos feitos com esse metal são classificados como classe elite. Mas o sistema de drenagem de cobre no telhado certamente durará mais de cem anos.
Você decidiu comprar calhas metálicas para o telhado da sua casa? Neste caso, recomendamos que você instruções detalhadas para sua instalação com suas próprias mãos.
Especificidades das estruturas plásticas
Os produtos plásticos modernos são resistentes a danos e umidade, não descolorem por muito tempo ao sol e são extremamente fáceis de instalar no telhado. Os sistemas de drenagem de plástico são mais baratos que os de metal. Mas em termos de resistência ao desgaste e vida útil de 10 a 15 anos, os primeiros são muito inferiores aos segundos.
Nas lojas você encontra calhas de plástico feitas de:
- cloreto de polivinila (PVC);
- polipropileno;
- polietileno.
A opção mais popular é o PVC. Pode tolerar facilmente temperaturas do ar que variam de -15...+60 °C. Nas regiões do sul, este é um concorrente totalmente digno deste ou daquele metal. Mas para os telhados dos edifícios do Norte é melhor não usar drenagem de policloreto de vinila. Os outros dois polímeros tornam-se quebradiços quando congelados e quebram devido à influência externa mínima.
As condições climáticas russas não brilham com moderação e temperaturas altas. A baixa resistência ao gelo para calhas de plástico é uma grande desvantagem. De acordo com as avaliações, mesmo os canos de esgoto de PVC na zona intermediária costumam ser quebrados por dentro pelo gelo no inverno. Nesse sentido, o plástico não consegue acompanhar o metal.
As calhas de plástico geralmente quebram sob o peso da neve e do gelo na primavera. E no calor do verão eles cedem devido ao fato do PVC amolecer e “flutuar”.
Para evitar estes problemas, é necessário instalar fixadores com pequenos incrementos e colocar cabo de aquecimento. São custos adicionais, mas no caso de ralo de plástico não há outro caminho.
No entanto, os sistemas de drenagem plástica têm muitos aspectos positivos:
- Boa absorção de ruído.
- Fácil de instalar.
- Possibilidade de instalação com qualquer tipo de cobertura.
- Excelentes propriedades anticorrosivas do material.
- Baixo custo - 2 a 3 vezes mais barato que um concorrente de metal galvanizado.
- Superfície lisa que não retém folhas ou outros detritos.
- Ampla gama de cores.
Em todas as suas características, um ralo de plástico é ligeiramente inferior a um de metal. Mas se você precisar de um design barato para Montagem faça você mesmo, então tubos, calhas e funis de PVC são os mais adequados. Mas devemos lembrar que se um elemento plástico do sistema de drenagem quebrar, ele deverá ser totalmente substituído, sendo impossível repará-lo.
Como você deve escolher calhas?
A escolha entre plástico e metal é determinada por muitos fatores. O sistema de drenagem não é algo independente. Deve corresponder ao material do telhado e ao formato do telhado.
Ao escolher um sistema de drenagem, você precisa se concentrar em:
- área de inclinação do telhado;
- oportunidades financeiras;
- condições climáticas (quantidade de chuva e neve, temperatura do ar ao longo do ano);
- projeto de fachada de edifício;
- material de cobertura colocado.
Se houver possibilidade de formação de gelo, o melhor é optar por um ralo metálico. Isto também se aplica a situações com chuvas fortes e geadas severas. Neste caso, o plástico deve ser imediatamente descartado.
Se a casa for revestida com telhas metálicas ou chapas onduladas, a melhor opção seria um ralo metálico de aço galvanizado com revestimento de polímero para combinar com a cor do material da cobertura.
E para um telhado feito de telhas flexíveis ou outras coberturas macias, uma opção de plástico é mais adequada. Também vale a pena levar uma estrutura plástica sob a ardósia.
Muito na escolha de um dreno depende de suas capacidades financeiras. Primeiro você precisa calcular o número necessário de elementos padrão para a montagem de calhas. Discutimos como fazer isso corretamente em próximo artigo.
Se, por falta de recursos, foram escolhidos materiais baratos para cobrir o telhado, então não faz sentido gastar dinheiro com drenagem de cobre. Isso é impraticável e parecerá ridículo.
Nessa situação, é melhor instalar tubos e calhas de plástico e, no próximo ano, investir integralmente em um novo telhado e calhas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os materiais de vídeo abaixo certamente ajudarão você a entender a questão de como selecionar corretamente os elementos de um sistema de drenagem de água no telhado. Existem muitas nuances neste tópico, é melhor eliminar os erros com antecedência.
Comparação de calhas de metal e plástico:
Um exemplo de sistemas de drenagem - a escolha entre construção plástica e metálica:
Um exemplo de fabricação de calhas caseiras no vídeo a seguir:
Sem sistema de drenagem, uma casa está fadada à destruição. Fluxos descontrolados de água do telhado arruinarão a fachada e depois destruirão a fundação.
Ao escolher um ralo de metal ou plástico, você deve observar cuidadosamente de que plástico ou metal ele é feito. Em ambos os grupos existem muitas opções com características diferentes. Em alguns casos, a galvanização ou o alumínio serão ideais, enquanto em outros será melhor adquirir o PVC.
Você tem experiência prática na seleção e instalação de um sistema de drenagem e deseja compartilhá-la com outros usuários? Talvez você não concorde com as informações teóricas fornecidas no artigo? Ou você tem uma opinião diferente sobre esse assunto? Descreva sua opinião sobre este assunto - deixe seus comentários em nosso artigo, adicione uma foto do seu ralo.
Queriam poupar dinheiro, por isso instalaram um ralo de plástico à volta da casa da aldeia. Depois de um inverno com temperatura de -25 graus, já estava rachado e na primavera estava vazando. Começou a desaparecer ao sol. Tive que jogá-lo fora e convertê-lo em metal com revestimento de polímero. Mais caro, mas menos problemas. Mesmo que dobre, você pode endireitá-lo. E se você tiver dinheiro, então instale o alumínio, fica muito legal.
O telhado da casa que compramos era equipado com calhas de plástico, mas não prestei muita atenção nisso quando a compramos. No segundo ano eles racharam; nossos invernos são frios. No final encomendei uns de alumínio. Não tem medo de geadas, suporta todas as cargas e não houve problemas durante a instalação. É verdade que está escrito que dá para ouvir o barulho da chuva, mas não houve esse problema com os de plástico.Claro, os de cobre são os mais bonitos e parecem ricos, mas foi uma pena gastar tanto dinheiro.