Inclinação da tubulação de drenagem: cálculos, normas e características de instalação de drenagem em talude

Uma drenagem impecavelmente projetada e bem calculada irá coletar e drenar as águas subterrâneas do local.Protegerá a fundação da destruição prematura e garantirá o crescimento normal das plantas cultivadas. Para garantir o escoamento espontâneo da água captada pelo sistema, é necessário garantir a inclinação da tubulação de drenagem. E seu aparelho exige informações precisas, certo?

Você aprenderá tudo sobre o ângulo em que os tubos de drenagem são colocados e como organizar adequadamente um sistema de drenagem em nosso artigo. Seguindo as recomendações técnicas que fornecemos, você poderá projetar e calcular com precisão sua rede de drenagem. A base para os dados fornecidos são os regulamentos de construção.

Para auxiliar os artesãos independentes, a tecnologia de construção de um sistema de drenagem de água é descrita detalhadamente e as especificidades do cálculo e instalação de seus componentes são minuciosamente analisadas. Fotos e vídeos são anexados para percepção visual das informações.

Características de design de drenagem

Existem três tipos de sistemas de drenagem, cada um com características de design próprias: horizontal, vertical, combinado.

Os elementos de trabalho da drenagem horizontal podem ser:

  • drenos tubulares;
  • drenos de galeria;
  • bandejas e trincheiras.

Um sistema de tubos de drenagem em combinação com um revestimento filtrante (multicamadas) é um dreno tubular.

O revestimento do filtro multicamadas, neste caso, é feito para evitar que sujeiras lavadas entrem no sistema. Segundo as normas, o circuito de drenagem está sempre equipado poços de inspeção.

Sistemas de drenagem de canteiros de obras
Para organizar o sistema de drenagem de um canteiro de obras (canteiro), podem ser utilizados diferentes esquemas. A escolha específica depende das condições geológicas da área, da intensidade da precipitação e de outros fatores

Ao contrário dos drenos tubulares, os drenos de galeria são feitos de tubos de seção transversal maior. Existem buracos nas paredes das tubulações para coleta de resíduos.

O processo de instalação de drenos de galeria também envolve o preenchimento com filtração adicional com geotêxteis.

Dreno tubular em seção
Dreno tubular em seção. É com base neste princípio que os drenos tubulares e de galeria são instalados nos projetos de construção de moradias modernas. O cumprimento das normas e a precisão dos cálculos garantem alta eficiência dos sistemas de drenagem

Um sistema de drenagem com bandejas e valas é geralmente feito em condições onde o nível do lençol freático pode atingir 1,3-1,5 m. Em solos estáveis, as valas são feitas com declives; em solos instáveis, as valas são reforçadas com estruturas de concreto armado.

Um sistema de drenagem vertical consiste em um conjunto de poços (poços) conectados por um coletor. O esgoto é retirado pela linha coletora por meio de uma estação elevatória. Além disso, a drenagem de águas residuais na drenagem vertical pode ser realizada por meio de descarga nas camadas inferiores do solo.

O sistema de drenagem combinado combina esquemas horizontais e verticais.É caracterizado por especialistas como um esquema de drenagem complexo e geralmente é instalado em áreas onde é necessária uma drenagem de solo altamente eficiente.

Esquemas de superfície e profundos

Com base nos parâmetros calculados de profundidade de drenagem, os esquemas de drenagem superficial e profundo são diferenciados. O objetivo do esquema de superfície é coletar e drenar os produtos da precipitação atmosférica, bem como as águas subterrâneas próximas.

O objetivo do esquema profundo é baixar o nível do lençol freático, coletá-lo e drená-lo além dos limites do local onde está localizado o canteiro de obras.

Drenagem superficial
Um exemplo de sistema de drenagem superficial. A drenagem superficial é generalizada na construção de moradias privadas. Um sistema de coleta e descarga de produtos de precipitação atmosférica é necessário para todos os casos de construção de edifícios residenciais

O esquema de entradas de água para sistemas de esgoto pluvial suporta projeto pontual ou linear. No primeiro caso, as águas residuais são retiradas de fontes locais (ralos, fossas nas calçadas, coletas de entrada).

O esquema linear garante a drenagem da água em toda a instalação. Via de regra, uma solução combinada com a implementação de ambos os esquemas é utilizada em canteiros de obras residenciais.

A drenagem profunda é necessária em quase todos os casos de construção de moradias privadas e paisagismo de terrenos comerciais. Esta é uma proteção eficaz dos elementos das estruturas dos edifícios que estão localizados abaixo do nível zero (fundações, porões, sistemas radiculares das plantas).

É permitida a exclusão da construção de drenagem profunda em cotas onde o nível do lençol freático não ultrapasse 1,5 m, onde se observe uma drenagem eficaz do solo.

Drenagem profunda
Fragmento do esquema de colocação de drenos profundos. Normalmente, esses esquemas prevêem a colocação de poços de drenagem - pelo menos um para cada 30 metros da linha principal. Em trechos retos são permitidos intervalos de instalação de 50 metros

Projetar um esquema de drenagem profunda requer cálculos de alta precisão. Mesmo um pequeno erro nos cálculos pode causar baixa eficiência do sistema.

A prática de instalar tais esquemas muitas vezes indica um erro comum - cálculo impreciso da profundidade dos drenos. O resultado é um escoamento irregular de água do território da instalação ou, pior ainda, inundação de terrenos férteis e porões.

Existem outros artigos em nosso site onde examinamos detalhadamente a construção de diversas opções de drenagem. Recomendamos que você se familiarize com eles:

Cálculos e normas para construção de drenagem

Os valores calculados que serão necessários para a construção de um sistema de drenagem são normalmente:

  • tamanho do diâmetro do gasoduto;
  • nível de colocação do gasoduto;
  • valores de inclinação do tubo;
  • densidade do filtro geotêxtil.

E mais detalhes sobre cada ponto.

Valor nº 1 - diâmetro de projeto de tubulações

O diâmetro necessário das tubulações é calculado com ênfase nos parâmetros de projeto de intensidade de drenagem.

Para a construção de moradias privadas, geralmente são ideais tubos com diâmetro de 100 mm. Sua capacidade padrão é de cerca de 7 l/s, o que é totalmente consistente com os padrões de projeto na maioria dos casos.

Enquanto isso, aumentar o diâmetro do dreno permite cobrir uma área de trabalho maior e aumentar a eficiência do sistema.

Valor nº 2 – profundidade do sistema

O nível de colocação das tubulações de drenagem, de acordo com as normas existentes, é determinado levando em consideração dois critérios:

  1. Nível de congelamento do solo.
  2. Profundidade da fundação.

O grau de congelamento do solo está diretamente relacionado às propriedades climáticas da região. Portanto, para cada território individual este parâmetro pode ser diferente.

Mas em qualquer caso, o cálculo da profundidade de colocação dos tubos de drenagem é realizado a partir do ponto final de congelamento do solo com a adição de pelo menos 300-500 mm de profundidade adicional a este valor.

Congelamento do solo
Um dos parâmetros importantes do projeto de drenagem profunda é a determinação do grau de congelamento do solo na área onde o objeto está localizado. Com base nos dados calculados de congelamento do solo, calcule a profundidade da drenagem

O mesmo algoritmo é usado para calcular a drenagem da fundação, mas a partir do ponto final da fundação.

Valor #3 - inclinação dos tubos de drenagem

Os padrões SNiP indicam claramente em que inclinação os tubos do sistema de drenagem devem ser instalados. De acordo com essas normas, os valores mínimos da inclinação do dreno devem ser levados em consideração levando em consideração a vazão mínima permitida de águas residuais.

Ao mesmo tempo, é estipulado adicionalmente que para tubos com diâmetro de 150 mm, a inclinação mínima permitida deve ser de pelo menos 8 mm por metro de comprimento, e para tubos com diâmetro de 200 mm - pelo menos 7 mm por metro de comprimento. Em determinados trechos da rede, é permitido reduzir esses parâmetros para 7 mm e 5 mm, respectivamente.

A inclinação máxima permitida dos tubos de drenagem por metro de comprimento é de 150 mm. Uma inclinação superior a este valor é permitida apenas em ramais de instalações hidráulicas com comprimento de ramal de até 1,5 m.

Em seções de drenagem não projetadas onde são utilizados tubos com diâmetro de 40-50 mm, é aceitável uma inclinação de até 30 mm por metro de comprimento. E para tubos com diâmetro de 85-100 mm e nas mesmas condições, o nível de inclinação não pode ser superior a 20 mm por metro de comprimento.

Inclinação do tubo de drenagem
A inclinação das tubulações que compõem o sistema de drenagem também é um dos principais parâmetros de projeto. O cumprimento dos padrões de declive é uma garantia de criação de um sistema de drenagem que funcionará de forma produtiva - coletar e drenar a água do local

Se forem utilizadas bandejas como elementos de drenagem, o nível do declive é medido atentando-se ao caudal de águas residuais que garante o efeito de autopurificação do líquido. O enchimento aceitável das bandejas não é superior a 80% com uma largura de bandeja de pelo menos 20 mm.

A largura das bandejas é calculada com base nos resultados dos cálculos hidráulicos e depende das características de projeto dos elementos. Porém, se a altura da bandeja for superior a 50 mm, a largura não pode ser inferior a 70 mm.

Valor #4 - densidade geotêxtil necessária

Quando o projeto do sistema de drenagem envolve a utilização de tubos corrugados perfurados como drenagem, recomenda-se a utilização de um invólucro de filtro geotêxtil (geotêxtil) junto com o revestimento de tais tubos.

O tecido geotêxtil atua como elemento filtrante e evita o entupimento da tubulação com pequenas partículas de solo. Para obter o máximo efeito de filtração, é necessário calcular a densidade do filtro geotêxtil. O valor calculado ideal para sistemas de drenagem doméstica é considerado uma densidade de 100-150 g/m2.

Características de instalação de drenagem em declive

Os sistemas de drenagem proporcionam drenagem devido à inclinação dos drenos. Parece que se o local estiver localizado em um declive, a água deve ser drenada do local naturalmente e simplesmente não há necessidade de instalação de sistema de drenagem.

No entanto, nestes casos a situação é completamente diferente e a drenagem de um local com declive torna-se tão importante como para locais com declive inferior a 8%.

Drenagem para uma casa em declive
A construção de edifícios residenciais privados em encostas íngremes é uma prática comum. A água não permanece nas encostas, mas este facto não pode ser considerado motivo para a recusa de construção de sistema de drenagem

É claro que a drenagem de áreas em encostas tem características próprias. Freqüentemente, o solo em encostas íngremes apresenta uma estrutura heterogênea. Diferentes níveis de água subterrânea podem ser observados em diferentes horizontes.

Portanto, muitas vezes é necessário utilizar tipos combinados de drenagem para garantir o grau de drenagem necessário de todo o território do local.

Já na construção de sistemas de drenagem em taludes com cota superior a 8%, as normas permitem a ausência de poços de fiscalização de drenagem.

Esquema e ordem do sistema

A organização da drenagem em uma área com declive superior a 8% começa com levantamentos geológicos. Com base nos resultados da pesquisa, são determinados os aquíferos e os níveis das águas subterrâneas. Com base nas informações recebidas, está sendo desenvolvido um projeto de drenagem do local na encosta e executadas obras.

Em última análise, o problema de eliminar a possibilidade de erosão do solo por drenagem natural caótica devido à inclinação da encosta deve ser resolvido.

Em uma versão simples, isso é feito aproximadamente assim:

  1. O primeiro dreno superficial horizontal é criado na elevação superior do local.
  2. Um segundo dreno superficial horizontal é criado na cota inferior do local.
  3. Ambos os drenos são conectados por valas perpendiculares.
  4. A partir do dreno horizontal do nível inferior, é feito um ramal para drenagem bem.

Se a paisagem do local tiver uma forma escalonada e complexa e o projeto da instalação prevê a construção de muros de contenção, escadas, plataformas de transição, para cada um dos elementos do projeto é necessário construir sistemas de drenagem pontuais que se transformem em um sistema de sistemas de drenagem linear.

Grandes áreas localizadas em encostas, via de regra, não são equipadas com drenos superficiais únicos, mas com sistemas completos de captação e drenagem de água do tipo espinha de peixe.

Um dreno ramificado é instalado no horizonte superior e é combinado com um circuito coletor de drenagem que circunda o canteiro de obras. Do circuito, as águas residuais são transportadas para um local de recolha fora do local ou para galeria de águas pluviais.

Drenagem de local com declive
Diagrama do arranjo de drenagem para uma instalação construída em um declive. Normalmente, os drenos combinados são construídos em encostas, uma vez que a área na encosta é tradicionalmente caracterizada por terreno complexo

Esta solução de design é chamada de drenagem em anel. Graças à construção de um contorno de proteção localizado em todo o perímetro da instalação, é possível controlar o nível do lençol freático. Por sua vez, a “espinha de peixe” garante a captação da água da superfície do local e a sua drenagem eficaz.

A instalação dos drenos anulares é realizada a alguma distância do canteiro de obras. Este fator possibilita a construção de um sistema de drenagem em anel diretamente na fase de operação das estruturas de utilidades.

Deve-se notar que a eficácia do rebaixamento do nível das águas subterrâneas na parte interna do contorno depende diretamente dos seguintes parâmetros:

  • nível de profundidade do tubo;
  • nível de profundidade das galerias;
  • nível de profundidade do poço (se houver).

A eficácia da proteção também é influenciada pelas dimensões do circuito.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Algumas dicas práticas sobre a instalação de tubos de drenagem irão ajudá-lo a lidar de forma independente com a instalação de drenagem em uma área suburbana.

Proteger áreas (territórios) da supersaturação de umidade é uma tarefa urgente que precisa ser resolvida em quase todos os casos de construção. Os desenvolvimentos existentes de sistemas de drenagem permitem resolver tais problemas.

O ponto principal é calcular e escolher a opção de dispositivo de drenagem que seja ideal para cada caso específico.

Você está planejando fazer a drenagem do local sozinho, mas encontrou dificuldades na fase de projeto? Tire suas dúvidas no bloco de comentários - tentaremos ajudá-lo.

Ou você construiu com sucesso um sistema de drenagem e deseja compartilhar sua experiência com outros proprietários particulares? Escreva suas recomendações, adicione fotos em nosso artigo - muitos usuários acharão sua experiência útil.

Comentários dos visitantes
  1. Andrei

    Boa tarde. Gostaria que as informações fossem complementadas com uma descrição mais detalhada das tubulações utilizadas para drenagem. A escolha agora é enorme: plástico, cimento-amianto, cerâmica... E é muito difícil para o cidadão comum escolher, principalmente porque cada fabricante anuncia seus próprios produtos. Portanto, é aconselhável familiarizar-se com pelo menos uma breve descrição do material e recomendações para seu uso.

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Bom dia, Andrey.

      O cimento-amianto e a cerâmica têm características quase idênticas. Raramente usado por vários motivos:

      1. Dificuldade de instalação. Devido ao grande peso, o descarregamento no local é problemático. O material é bastante frágil. Requer preparação cuidadosa da base e preenchimento.
      2. A vida útil é de 20 a 30 anos.
      3. O custo do próprio material, principalmente da cerâmica, é significativamente mais caro que seus análogos.

      Os tubos de PVC, se a tecnologia do sistema de drenagem for seguida, não apresentam desvantagens. Ocupam posições de liderança em vendas pelos seguintes motivos:

      1. Fácil de instalar. Ao contrário das duas opções anteriores, são flexíveis e leves. Eles vêm em bobinas de 40 a 50 metros, o que facilita a entrega e a colocação em valas.
      2. Diferentes pontos fortes. Os de camada dupla são naturalmente mais resistentes que os de camada única. A classe de rigidez é indicada pelas letras SN; quanto maior o número, mais rígido é o tubo. O valor máximo é SN16.
      3. O plástico não está sujeito a decomposição e destruição. Vida útil de pelo menos 50 anos.
      4. Baixo custo de tubos.

      Em relação à aplicação:

      — as de duas camadas são utilizadas em caso de grande profundidade;
      — o diâmetro do tubo é a área de absorção. Quanto maior o alagamento da área, maior será o diâmetro necessário.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica