Instalação de sistema split de teto: instruções sobre como instalar um ar condicionado no teto e configurá-lo
Os condicionadores de ar modernos facilitam a solução do problema de proporcionar conforto em climas quentes.No entanto, o design padrão da parede nem sempre se adapta ao interior. Em tais situações, é necessária uma solução não padronizada - por exemplo, instalar um sistema de teto dividido ou instalar um modelo de parede e teto. Mas quais são as características desse equipamento, como instalá-lo corretamente e o que será necessário para isso?
É exatamente sobre isso que falaremos em nosso material - veremos como os sistemas de ar condicionado de teto diferem dos de parede e quais tipos existem. Também veremos as regras básicas de instalação e forneceremos instruções passo a passo para a instalação de equipamentos de controle climático no teto.
O conteúdo do artigo:
Tipos de sistemas de divisão de teto
Dependendo da potência do aparelho, todos os modelos são divididos em domésticos, industriais e semiindustriais.
Segmento doméstico os condicionadores de ar são representados por sistemas mono e multissistemas, cuja potência não excede 5 kW. Esse equipamento de controle climático é recomendado para uso em escritórios e apartamentos. Ao planejar a instalação de um sistema de divisão de teto doméstico, o usuário recebe um dispositivo fácil de usar e com preço acessível.
Equipamentos climáticos relacionados a classe semi-industrial, inclui aparelhos de ar condicionado cuja potência exceda 5 kW.Esta categoria também inclui sistemas equipados com diversas unidades internas conectadas a um compressor externo comum.
Este equipamento será a solução ideal para uma pequena loja, uma casa privada ou uma casa de veraneio, se houver salas de trabalho adjacentes, ou um grande apartamento. A potência relativamente alta da unidade interna permite proporcionar um ambiente confortável em uma sala espaçosa ou em várias salas sem perda de produtividade.
Grupo industrial inclui várias modificações de sistemas de ar condicionado canalizados com potência superior a 30 kW. Equipamentos de controle climático com características semelhantes são efetivamente utilizados em centros comerciais e de entretenimento, armazéns e instalações industriais que possuem requisitos rígidos de temperatura e pureza do ar.
Na escolha de um sistema industrial, primeiro leva-se em consideração seu desempenho e só depois a atratividade do design externo.
Além da potência, a classificação dos sistemas de teto pode estar relacionada a uma série de características:
- tipo de compressor;
- opção de sistema de controle;
- nível de filtragem do ar;
- características da localização da unidade interna.
Cada tipo de equipamento difere em funcionalidade e escolha o melhor sistema de divisão de teto, uma série de critérios devem ser levados em consideração.
A seguir, conheceremos as características dos tipos mais populares de condicionadores de ar - cassete, duto e piso-teto.
Tipo #1 - condicionadores de ar de teto tipo cassete
Os sistemas desta categoria serão a solução ideal para salas espaçosas de geometria regular. Esse equipamento é utilizado quando o uso de modelos montados na parede é ineficaz. Os sistemas de cassetes, como muitos outros aparelhos de ar condicionado, são estruturalmente compostos por dois blocos: externo e interno.
O interior pode estar localizado em qualquer lugar da sala. Os dutos de ar que conectam os blocos são frequentemente colocados no espaço subteto do teto suspenso.
O formato da unidade interna facilita a instalação em vez de um painel decorativo de teto suspenso.
Devido ao facto dos blocos internos dos sistemas de cassetes estarem integrados nas células do tecto falso Armstrong, o equipamento de climatização é praticamente invisível e não prejudica o interior.
As vantagens adicionais dos aparelhos de ar condicionado tipo cassete incluem:
- A distribuição uniforme do ar resfriado é alcançada devido ao fato de que o fluxo do cassete vem em quatro direções.
- Sem correntes de ar, como acontece quando se utiliza um sistema split montado na parede.
- Instalação do painel frontal do equipamento ao mesmo nível do revestimento decorativo do teto.
- Colocação oculta de comunicações.
A única desvantagem dos sistemas de cassetes é a redução da altura devido à instalação de um tecto falso.Portanto, tais equipamentos são utilizados em shopping centers e outros edifícios onde o pé-direito é igual ou superior a 3 metros.
Mais detalhes sobre os prós e contras sistemas de divisão de cassete Falamos sobre isso em nosso outro artigo. Siga o link e conheça mais detalhadamente as características deste equipamento.
Tipo #2 – sistemas de divisão de dutos
Este tipo de equipamento de controle climático é semelhante aos aparelhos de ar condicionado tipo cassete. Como vantagem adicional, vale destacar a possibilidade mistura de ar fresco, retirado da rua. Na verdade, esse equipamento lida facilmente com as funções de ventilação de insuflação e exaustão.
Para evitar que a temperatura ambiente caia abaixo do nível desejado durante a estação fria, muitos modelos são equipados com equipamentos para aquecimento do ar.
Esses projetos são relevantes para salas com grandes áreas. O número de canais de ar pode ser ajustado de acordo com as necessidades do usuário. Tal como nos sistemas de cassetes, as unidades interiores sistemas de canais localizado no espaço do teto.
Os dutos de ar são instalados no teto. A sua saída é fechada por uma grelha decorativa. Este é o único elemento que será perceptível na sala. O ventilador e o trocador de calor do evaporador estão localizados no interior da estrutura, totalmente escondidos de olhares indiscretos.
As vantagens dos sistemas de dutos incluem:
- um número mínimo de elementos visíveis que podem estragar o interior;
- a capacidade de manter a temperatura necessária em uma ou mais salas;
- fornecimento constante de ar fresco.
A desvantagem do ar condicionado dutado é a necessidade de elaboração de um projeto competente, possibilidade de utilização do sistema em ambientes com pé direito alto.
Tipo #3 – dispositivos piso-teto
Esses sistemas têm uma ampla gama de aplicações. Podem ser instalados no teto e, se necessário, utilizados no chão. A unidade interna dos aparelhos de ar condicionado piso-teto é muito fina, por isso não deixa o espaço confuso. A estrutura pode operar nas posições vertical e horizontal.
Os modelos de piso e teto se distinguem pela ampla funcionalidade. Eles são capazes de resfriar, aquecer, purificar fluxos de ar e dispositivos individuais ajudam a eliminar o excesso de umidade.
A unidade interna lembra visualmente um radiador moderno. Está equipado com persianas que direcionam o ar soprado para cima ou ao longo do teto.
Sistemas equipados com bomba de calor ou equipados com aquecedores podem aquecer o ar. Dispositivos que possuem filtros em seu design podem limpar correntes de convecção.
Regras para instalação de condicionadores de ar de teto
Você mesmo pode instalar e configurar qualquer ar condicionado de teto se seguir as regras básicas:
- Durante o processo de instalação, é importante manter a limpeza; nenhuma poeira ou detritos deve entrar nos componentes e na tubulação.
- Todas as conexões devem estar firmes. O menor furo no sistema de ar condicionado pode causar funcionamento incorreto do equipamento de climatização.
- Recomenda-se colocar a unidade externa um pouco mais baixa que a interna.
- É bom que a unidade externa fique na sombra a maior parte do dia. Caso contrário, os custos de energia para o funcionamento do ar condicionado serão muito mais elevados.
- Ao instalar o ar condicionado, procure deixar o tubo de drenagem o mais reto possível e evite curvas desnecessárias.
Antes de iniciar o trabalho, é importante considerar os locais de montagem das unidades internas e externas e as características de instalação das comunicações.
Instalação de sistema piso-teto
Vejamos a instalação usando o exemplo de um modelo piso-teto - é possível instalá-lo você mesmo. Mas para instalar um sistema de divisão de dutos e cassetes, você precisará da ajuda de especialistas, além de ferramentas profissionais.
Etapa #1 - preparação para instalação
Na fase preparatória, é importante pensar na ordem em que a instalação será realizada e levar em consideração as diversas nuances do funcionamento dos equipamentos de climatização.
Todos os fixadores devem ter resistência suficiente. Isto é especialmente importante para a unidade externa, cujo peso pode aumentar significativamente como resultado de formação de gelo e contaminação.
Para conectar equipamentos de controle climático, é recomendável alocar uma linha de alimentação separada. A seção transversal do fio que fornece eletricidade deve corresponder à potência do dispositivo com margem.
Etapa 2 - escolha de um local para o ar condicionado
A presença de dois ou mais blocos em um sistema de divisão de teto exige a escolha de um local para cada um. Ao instalar equipamentos de controle climático em um edifício de vários andares, será necessária uma licença.
Artigo 246 do Código Civil confirma que um edifício de vários andares é propriedade comum que pode ser alienada por todos os proprietários. Portanto, a instalação de uma unidade externa sem aprovação é considerada uma violação.
Há boas razões para isto:
- o aparelho zumbe, perturbando a paz dos vizinhos;
- a condensação pode prejudicar a atratividade externa da fachada e atingir as varandas e janelas abaixo;
- uma unidade externa pode bloquear a visão e prejudicar a vista da janela;
- Durante a sua instalação e operação, existe o risco de fissuras nas estruturas de suporte e curto-circuito na fiação.
Resolução nº 170 proíbe a instalação de unidade externa sem a autorização da sociedade gestora e o consentimento dos vizinhos. Se o ar condicionado estiver instalado numa casa particular ou num edifício privado, você poderá iniciar a instalação imediatamente após adquirir o equipamento de ar condicionado.
Ao escolher um local para uma unidade externa, é importante considerar as capacidades das estruturas de suporte. O dispositivo pode ser instalado próximo a uma janela, em uma parede, na varanda ou no sótão.
Ao instalar a unidade interna, é importante determinar a direção aproximada do fluxo de ar. O ar resfriado deve ser distribuído uniformemente por toda a sala e não deve ser direcionado para a área de descanso ou local de trabalho.
Etapa #3 - instalação de unidades internas e externas
A instalação de um sistema split piso-teto começa com a fixação da unidade interna.
Neste caso, é observada a seguinte ordem de serviço:
- As medições são tiradas do bloco.
- No teto existe uma moldura de montagem em aço, a conformidade com a horizontal e a vertical é verificada por meio de um nível.
- Os pontos onde serão colocados os fixadores estão marcados.
- Com um martelo perfurador, são feitos furos nos quais as buchas são fixadas.
- O painel de montagem é fixado no teto e o módulo interno é fixado nele.
Durante o processo de trabalho, é importante verificar a conformidade dos planos com o nível. Se houver distorções, a condensação poderá acumular-se no recipiente.
A unidade externa é montada na rua. Seu peso é de cerca de 20 kg ou mais. Para dar conta da tarefa, pelo menos dois instaladores estão envolvidos no trabalho em altura.
O procedimento de instalação do módulo externo é semelhante ao de instalação do módulo interno:
- Marcando a parede externa.
- Criando furos, instalando chumbadores.
- Fixação de suportes nas âncoras que irão segurar o dispositivo.
- Verificar a qualidade da instalação da moldura pendurando nela a unidade externa.
Quando o módulo externo precisar ser instalado no terceiro andar ou superior, você deve recorrer aos escaladores.
Etapa 4 - instalação de comunicações de ar condicionado
As unidades externa e interna são conectadas por um sistema de comunicação, que inclui tubos de cobre para movimentação do refrigerante e fios elétricos. Além disso, é instalado um sistema de drenagem para remover a condensação. É importante selecionar corretamente todos os elementos, organizá-los e fixá-los com segurança.
Como o ar condicionado de teto tem alto consumo de energia, uma linha separada é alocada para ele e um disjuntor é instalado. A seção transversal do cabo é selecionada com base nas recomendações do fabricante especificadas nas instruções do dispositivo.
Para criar o pipeline, são realizadas as seguintes atividades:
- fatiado cortador de Tubos tubo de cobre com o comprimento necessário;
- a peça acabada é dobrada sem dobras com raio máximo de 10 cm, para o qual você pode usar dobrador de tubos;
- o pipeline está montado;
- isolamento térmico de espuma de poliuretano é colocado no tubo;
- o percurso é traçado em ranhura e fixado com buchas;
- A integridade e estanqueidade da tubulação montada são verificadas.
Para passar o percurso através de paredes e tetos, devem ser instalados tampões nas extremidades dos tubos.
O canal de drenagem é formado por um pedaço de tubo plástico reforçado. Ele se conecta ao esgoto, mas esse não é o método mais popular. Mais frequentemente canal de drenagem levado para fora.
Etapa 5 – verificação da funcionalidade do sistema
Antes de ligar o ar condicionado, o ar e a umidade residuais são removidos do sistema. O procedimento é chamado de aspiração. Para isso, use uma bomba de vácuo ou carregue o refrigerante com um leve excesso. Freon é liberado do módulo externo e o ar sai do sistema com ele.
O teste de desempenho do ar condicionado é realizado na seguinte ordem:
- a máquina liga, a energia é fornecida;
- o sistema entra automaticamente no modo de teste;
- A operação do ar condicionado é verificada quanto ao resfriamento e aquecimento.
Se o sistema não falhar, o ar resfriado se espalha uniformemente por toda a sala, você pode selar os buracos, limpar a sala e desfrutar do tão esperado frescor.
Configurando um ar condicionado de teto
A principal tarefa de um ar condicionado é manter o ambiente fresco. Como funções adicionais podem ser oferecidas aquecimento, limpeza, secagem ao ar, ventilação.
Configurar o ar condicionado de teto para frio realizado usando o painel de controle. Na maioria das vezes, é indicado por um ícone de floco de neve ou pela marca "legal".
Usando o controle remoto, você pode alterar facilmente a temperatura na qual o ar será resfriado e a direção de seu movimento. É melhor instalar as persianas de forma que o fluxo de frio se mova ao longo do teto e não seja direcionado para as pessoas na sala.
Ao definir as configurações, observe que o usuário pode definir parâmetros individuais para o funcionamento do equipamento de climatização ou escolher o modo automático.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para instalar você mesmo um ar condicionado de teto, você deve ter equipamento profissional e habilidades específicas. Os vídeos apresentados a seguir irão ajudá-lo a escolher a melhor opção de equipamento de climatização e contarão detalhadamente o processo de instalação.
O vídeo falará sobre as vantagens de um ar condicionado cassete:
Instruções passo a passo para instalar o sistema de teto:
A instalação do sistema de forro e sua configuração exigem o cumprimento dos códigos de construção, conhecimentos e habilidades específicas.Se houver erros durante a instalação, dificuldades durante a operação não poderão ser evitadas. Portanto, para instalar um ar condicionado, na maioria das vezes recorrem a especialistas de uma empresa que presta esses serviços. Especialmente se o equipamento de controle climático precisar ser instalado no terceiro andar e acima.
Você tem experiência na instalação de ar condicionado de teto e gostaria de contar a outros usuários sobre as principais nuances? Compartilhe suas dicas nos comentários. Se você ainda está pensando e não sabe se deve instalá-lo sozinho ou se ainda tem dúvidas sobre sua instalação, pergunte aos nossos especialistas e demais visitantes do nosso site - o bloco de comentários está localizado abaixo.
Também precisamos encontrar um local para o sistema split, de forma que não interfira nas luzes do teto.