Como instalar o ar condicionado em uma loggia e varanda envidraçada: instruções e recomendações valiosas
Um moderno sistema split em um apartamento ajudará a criar condições de vida mais confortáveis: regular a temperatura ideal, fornecer umidade confortável e limpar o ar. Porém, durante a instalação de um sistema de ar condicionado, você poderá encontrar algumas dificuldades. Diremos como instalar corretamente um ar condicionado em uma loggia.
O artigo que propomos descreve em detalhes as especificidades do projeto de um sistema de controle climático doméstico. São apresentadas as características da instalação de unidades que proporcionam resfriamento ou aquecimento da massa de ar do ambiente. Para ajudar os artesãos domésticos independentes, são listados erros comuns cometidos durante o trabalho de instalação.
O conteúdo do artigo:
- O que é um sistema dividido?
- Razões para instalar um ar condicionado em uma varanda
- Características de localização na varanda/loggia
- Instruções de instalação para unidades de ar condicionado
- Especificações da drenagem de condensado
- Erros na instalação de ar condicionado em varanda
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O que é um sistema dividido?
O ar condicionado consiste em 2 blocos separados. Uma unidade é instalada dentro de casa. O outro é instalado no exterior - geralmente na fachada da casa de acordo com a regulamentação. Os módulos são conectados entre si por tubos e fios de cobre freon.
O resfriamento/aquecimento do ar da sala é realizado movimentando o refrigerante através dos tubos. O refrigerante absorve ou libera calor quando passa da fase gasosa para a líquida e vice-versa.
De acordo com as recomendações dos fabricantes, a unidade interna deve ser montada em uma parede sob o teto, pois ali se acumula o ar mais quente. Além disso, há mais uma condição - a unidade interna deve ser montada próxima à parede externa da sala para minimizar a distância até o módulo externo.
A unidade externa é instalada na fachada de acordo com as normas SNiP 2.04.05-91. Porém, em alguns casos não é possível instalar o módulo na fachada.
Razões para instalar um ar condicionado em uma varanda
Infelizmente, às vezes há situações em que o módulo externo não pode ser instalado na fachada:
- o aparelho de ar condicionado atrapalha a aparência do edifício;
- o edifício está classificado como monumento histórico;
- por motivos técnicos, é impossível instalar bloco externo nas paredes externas do edifício;
- Não há permissão para instalar ar condicionado na parede de um prédio de apartamentos.
Nos casos acima, se a unidade de ar condicionado interior for instalada numa divisão com varanda, então a unidade externa está montada na varanda ou loggia. E não importa - aberto ou envidraçado.
Instalar uma unidade externa de ar condicionado em uma varanda ou varanda tem uma série de vantagens:
- o processo de instalação é mais barato: não são necessários trabalhos em altura;
- o corpo do bloco está protegido de fatores climáticos negativos: vento, neve, chuva;
- a distância entre os módulos do ar condicionado é reduzida;
- simplifica a manutenção, limpeza e reparo.
No entanto, também existem desvantagens nesta opção de instalação. Vamos dar uma olhada neles.
Características de localização na varanda/loggia
Tudo fica claro com a instalação de um ar condicionado em uma varanda aberta e sem vidros. Esta é a única opção 100% aceitável e sem quaisquer desvantagens.
Em uma varanda ou varanda aberta, o ar condicionado tem acesso constante ao ar fresco e pode funcionar com potência máxima sem superaquecimento. Durante a instalação, apenas um requisito deve ser observado - o comprimento mínimo da linha.
Outra questão é se a varanda ou loggia é envidraçada. Via de regra, esta opção vai contra todas as exigências dos fabricantes. O processo de climatização requer livre acesso de ar, o que é difícil na presença de estrutura envidraçada.
Neste caso, o proprietário deverá providenciar exaustão forçada e entrada adicional de ar fresco, caso contrário o equipamento desligará constantemente por superaquecimento. Isso significa que pelo menos 3 caixilhos da janela da loggia devem estar abertos durante o funcionamento do equipamento, e a própria unidade deve ser colocada em frente a um caixilho aberto.
Além disso, a volumosa caixa do módulo pode ocupar muito espaço e produzir ruído. O som da unidade operacional será refletido nas paredes da varanda e será sentido um pouco mais alto em comparação com a instalação na rua. A intensidade do ruído depende do sistema split.
A solução ideal para todos os problemas que surgem é desmontar os vidros para o verão. No final da temporada, o vidro é devolvido ao seu lugar.Via de regra, este não é um procedimento que consome muitos recursos, mesmo que sejam instaladas janelas de PVC na varanda.
Outro método de instalação conveniente é no parapeito da varanda. Neste caso, o equipamento é colocado em suportes. E é aconselhável colocá-lo do lado onde menos incidem os raios solares. Legalmente, esta não é a fachada de um edifício.
Neste caso, não há problemas com a livre circulação do ar. Porém, como quando instalado em uma fachada, o bloco pode ser arrancado por um bloco de gelo que cai do telhado. Portanto, recomenda-se adicionalmente instalação da viseira acima do dispositivo.
Ressalta-se desde já que os SNiPs possuem uma restrição que proíbe pendurar objetos com peso superior a 30 kg nas grades. Se esse valor for ultrapassado, você terá que pagar multa, mesmo que solde suportes na parte externa ou instale suportes adicionais.
Se houver apenas uma loggia, mas vários quartos precisarem ser resfriados, em vez de vários condicionadores de ar domésticos Recomenda-se adquirir um sistema multi-split ao qual você pode conectar várias unidades internas.
Instruções de instalação para unidades de ar condicionado
Vejamos as melhores maneiras de instalar sistemas divididos. Notemos desde já que a opção mais comum de instalação de um posto externo - na parede - é a menos infeliz em termos de eficiência.
Em primeiro lugar, com este método de disposição, o ar na loggia e, consequentemente, na sala ficará muito quente. Quando a temperatura máxima atingir 45 graus, o ar condicionado simplesmente desligará automaticamente.
Em segundo lugar, as janelas com esta disposição de módulos devem estar constantemente abertas. Em tempo calmo, este método de resfriamento também será ineficaz. A única opção para aumentar a eficiência do sistema split é retirar o vidro para o verão. Portanto, não consideraremos esta opção para instalação da unidade externa.
Instalação de uma unidade externa dentro de uma loggia
Se a varanda não for apenas envidraçada, mas também isolada, e forrada com ripa na parte superior, é mais fácil instalar o bloco externo no chão. A melhor opção é usar um canto espaço equipado. Como um split convencional retira o ar da parte traseira e lateral e o exala para frente, é necessário garantir a separação dos fluxos de ar para que o ar quente de exaustão não se misture com o ar de admissão.
Quando instalado em canto, o ar é exaurido pela parede frontal da varanda e pela extremidade há uma cerca. Para garantir um melhor isolamento acústico, a caixa deve ser fechada em caixa lacrada com porta para manutenção.
Isso alcança as seguintes vantagens de design:
- base forte e confiável;
- livre circulação de ar;
- devido à ausência de parede, o equipamento não superaquece;
- ruído mínimo.
Claro que a caixa ocupa parte da área útil, mas sua superfície superior também pode ser aproveitada.
Vejamos como fechar corretamente os aparelhos de ar condicionado nas varandas:
- Está sendo preparado um local para colocar a unidade remota externa.
- Um grande buraco é feito na parede para uma circulação de ar desimpedida.
- Para acomodar o corpo, são soldados 2 suportes em forma de U nos cantos. Os suportes podem ser fixados em âncoras. Os suportes são necessários para absorção de choques durante a vibração e circulação de ar adicional. Além disso, a condensação fluirá para baixo.
- O módulo externo é instalado em suportes.
- É instalada uma caixa selada feita de materiais isolantes de ruído com uma parede suspensa para manutenção.
- Canais para rodovias são perfurados na caixa e na parede adjacente à sala.
- Tubos Freon e cabos conectando os módulos externos e internos são instalados.
- As comunicações são fechadas com canal a cabo.
- A linha de drenagem está conectada.
- O sistema está sendo testado.
Depois de operar o sistema split por 2 a 3 dias, você pode avaliar a necessidade de melhorias no isolamento acústico.
Uma opção mais simples para instalar uma unidade externa é sem caixa. Este método justifica-se em casas novas, onde quartos semelhantes de vizinhos podem estar localizados à direita e à esquerda da varanda. Neste caso, o módulo é instalado exatamente da mesma forma no piso da loggia/varanda voltado para a grade da varanda.
O painel decorativo com isolamento é cortado no tamanho do ar condicionado - a junta é selada após a instalação. Nenhuma caixa está instalada. A exaustão do ar quente vai para a rua e a cerca vem da loggia.
As portas devem estar abertas durante a operação do dispositivo.Com este método de instalação, o isolamento acústico não é fornecido, portanto, você precisa adquirir imediatamente um modelo inversor de ar condicionado com baixo nível de ruído.
Se o piso da varanda for estrategicamente importante, o móvel pode ser instalado em consoles fixados no teto. Esta é uma opção mais complexa tecnicamente, que também envolve trabalhar com vidro, mas vai liberar espaço abaixo.
Instalação de unidade externa em parapeito
Uma opção popular para instalação de ar condicionado é nas grades da varanda. É claro que, de acordo com os regulamentos de construção, existe um limite de carga. Você não pode pendurar mais de 30 kg no corrimão e a unidade externa pode pesar até 60 kg ou mais.
No entanto, como se costuma dizer, a severidade das exigências do Código da Habitação é compensada pela opcionalidade da sua implementação. De qualquer forma, se o módulo for grande e pesado, mas foi tomada a decisão de instalá-lo na grade da loggia, é necessário se preparar mentalmente para uma situação em que será necessário pagar uma multa.
A unidade externa deve ser pendurada no lado onde o módulo interno está instalado. Isso é necessário para reduzir o comprimento da rota do freon. Dependendo da idade e do grau de desgaste da casa, e com ela da varanda ou loggia, a cerca deverá ser reforçada.
Se o parapeito for de concreto armado ou tijolo, ele é fixado em âncoras com diâmetro de 10 mm e comprimento de 6 a 8 cm. Se a cerca for feita de hastes ou chapas em uma moldura, os consoles são fixados para o quadro.
Uma boa opção é soldar os consoles na moldura. Outra opção de instalação de consoles é por meio de aparafusamento. Na parte interna da cerca é montada uma placa de aço sobre a qual será distribuída a carga.
Instalação da unidade interna
Em alguns casos, torna-se necessário mover a unidade interna para a loggia. Os motivos podem ser vários: não cabe no design de interiores, não há espaço livre, os pais têm medo de resfriar os filhos. Às vezes, os proprietários de apartamentos usam uma grande loggia como outro cômodo - um escritório, uma área de relaxamento ou parte da cozinha.
Se for necessário resfriar a sala a partir da loggia, o módulo deve ser instalado em frente à porta da sala, a uma altura de 1,7-2 m. A porta da sala, claro, deve estar aberta. Se o sistema split for instalado no final da loggia, o fluxo de ar circulará apenas nele, passando pela porta. Esta é uma excelente opção se você precisar resfriar a loggia, mas não a sala adjacente.
Para este método de montagem você terá que levar em consideração, além da área da sala, a área da loggia, então muito provavelmente você terá que comprar um ar condicionado de maior potência. Além disso, você terá que anexar uma estrutura de metal ou cabides.
Como instalar um sistema dividido em uma loggia com este arranjo:
- As suspensões são dobradas em um perfil ou canto de metal.
- Os cabides são fixados ao teto de concreto com âncoras.
- O módulo é colocado de forma que as persianas fiquem voltadas para a porta.
- É fornecida uma fonte de alimentação: uma tomada é instalada ou um cabo é colocado na sala.
- Conecte os cabos que conduzem à unidade externa.
- A linha de drenagem está conectada.
- O equipamento está sendo testado.
É sem dúvida muito mais cómodo e eficiente instalar a unidade interior numa divisão com varanda. No entanto, se surgir algum problema, é permitido deslocar a unidade interior para a varanda. Neste caso, é instalado no chão em caixa.
Especificações da drenagem de condensado
A condensação do ar condicionado não deve ser descarregada incontrolavelmente na rua. Gotas podem pingar na cabeça dos transeuntes ou cair nas vazantes dos vizinhos e perturbá-los com suas batidas. Além disso, a condensação pode fazer com que as superfícies fiquem molhadas e apareçam mofo. Em alguns casos, isso pode até causar a destruição dos azulejos da fachada.
Portanto, a rota de drenagem de condensado deve ser estabelecida:
- para o cano de esgoto mais próximo;
- no esgoto;
- em um recipiente na varanda que requer esvaziamento regular.
O método de descarregar líquido através de um cano de esgoto tem suas desvantagens. Além das dificuldades de instalação, o dreno pode ficar entupido e a água retornará para o módulo. Portanto, a melhor opção é drenar o esgoto para o esgoto. O projeto da rota de drenagem geralmente é feito durante a reforma.
Existem 2 requisitos principais para a rota:
- a inclinação ao longo de toda a extensão das seções horizontais do percurso não é inferior a 3 graus;
- ângulo de rotação - 45 graus.
Os tubos de drenagem são colocados tanto no exterior ao longo da base do piso como no interior da parede ao longo das ranhuras com a sua posterior vedação com argamassas de reparação.
Para evitar que odores desagradáveis da rede de esgoto penetrem no ambiente, é feita uma vedação de água em forma de sifão de esgoto na junção das tubulações da rede de esgoto e das tubulações da rede de esgoto. A opção mais fácil é dobrar o tubo corrugado da rota de drenagem no formato da letra “S”.
Se o comprimento do sistema de drenagem for longo ou for difícil fornecer a inclinação necessária, pode-se instalar uma bomba de drenagem. As bombas para aparelhos de ar condicionado domésticos são vendidas separadamente e são fáceis de instalar. A capacidade da bomba não deve ser inferior à quantidade de condensado produzido pelo ar condicionado. O parâmetro está indicado na documentação técnica.
Erros na instalação de ar condicionado em varanda
O maior erro cometido pelos instaladores de ar condicionado é violar as normas estipuladas pelas autoridades municipais ou pelo Código Penal. Se a casa estiver inscrita no registo de monumentos históricos ou arquitetónicos ou algum vizinho decidir que o ruído ou vibração proveniente ar condicionado, e o proprietário do apartamento não tiver preenchido os documentos de licenciamento, você poderá receber multa.
O segundo erro comum é operar o ar condicionado em uma varanda envidraçada com as janelas constantemente fechadas, o que mais cedo ou mais tarde levará ao superaquecimento do equipamento. Um local escolhido incorretamente para instalação da unidade interna reduzirá a eficiência do sistema.
Também é necessário estar atento à instalação e fixação dos suportes. O ar condicionado funciona com vibração e para reduzi-la é necessário instalar almofadas amortecedoras. Além disso, os fixadores e dispositivos de suporte devem ser verificados periodicamente, pois a vibração pode causar o afrouxamento das porcas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Assista a um vídeo sobre a instalação de um ar condicionado com unidade externa no parapeito de uma loggia:
É claro que instalar um aparelho de ar condicionado externo ou interno dentro de uma varanda costuma ser uma medida necessária. Uma empresa de gestão ou um promotor de um novo edifício pode recomendar a instalação de um sistema dividido na loggia, a fim de preservar a aparência integral da fachada do edifício ou a casa pode pertencer a um património histórico.
Neste caso, o proprietário do apartamento enfrenta uma série de problemas - a necessidade de separar os fluxos de ar e garantir o resfriamento da unidade. Tudo isto, claro, são dificuldades superáveis, mas se possível, é preferível instalar a unidade exterior na fachada perto da varanda para facilitar a manutenção.
Conte-nos como você instalou o ar condicionado em sua varanda ou loggia. Compartilhe as nuances do processo e as sutilezas tecnológicas que você conhece. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.