Onde drenar a água do ar condicionado: padrões e opções de drenagem para sistema split
Uma eterna dor de cabeça para instaladores e projetistas: onde drenar a água do ar condicionado.Ninguém fica satisfeito com a instalação de uma caixa de drenagem em toda a parede, os vizinhos de baixo reclamam o tempo todo da água pingando da mangueira de drenagem. Concordo, esta questão merece encontrar uma solução mais digna.
Você aprenderá tudo sobre a formação, coleta e descarga do condensado que acompanha o funcionamento de um sistema split doméstico no artigo que apresentamos. Diremos a você a melhor forma de descartá-lo com o mínimo de inconveniente para você e outras pessoas. Vejamos as recomendações para instalar uma mangueira de drenagem e como removê-la.
O conteúdo do artigo:
- Causas de condensação e formas de descarga
- Avaliação de impacto na saúde
- Opções de drenagem de condensado
- Tubos de drenagem para drenagem de condensado
- Válvula de retenção para sistema de controle climático
- Como escolher um sifão?
- Instalação de sistema de drenagem
- Manutenção do circuito de drenagem
- Verificando o dreno quando não há condensação
- Padrões de drenagem de água
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Causas de condensação e formas de descarga
O ar quente da sala entra no radiador de refrigeração do trocador de calor. Lá, ao esfriar, ele “desiste” de toda a umidade que contém. O princípio da condensação pode ser demonstrado com um exemplo simples. Se você retirar algum item da geladeira, ele ficará imediatamente coberto com gotas de água. Isso é condensação.
A quantidade de condensação depende da umidade. Quanto mais úmido for o ar, mais condensação será produzida. Observe que as bactérias se multiplicam muito mais rapidamente no ar seco, o que pode causar doenças respiratórias. Quando o ar condicionado estiver funcionando, você deve ventilar o ambiente com mais frequência.
Por que você precisa de drenagem de condensado de um ar condicionado:
- Como o condensado é predominantemente água e o ar condicionado é um dispositivo eletromecânico complexo, sua proximidade pode levar a uma situação de curto-circuito e quebra prematura do equipamento.
- Em apenas um dia, um ar condicionado pode produzir 20 litros de líquido condensado. E uma tonelada inteira pode ser facilmente coletada no centro de escritórios. Este é um sério risco de inundação do porão.
- Em água estagnada, mofo, bactérias e outros patógenos se desenvolvem rapidamente.
Os argumentos apresentados são suficientes para entender a importância de organizar adequadamente o sistema de drenagem para escoar a água do ar condicionado.
Avaliação de impacto na saúde
O perigo de condensação não reside apenas na possível inundação ou avaria do próprio ar condicionado. A principal ameaça são os danos à saúde. Existem vários fatores que contribuem para o crescimento confortável das bactérias: calor, sujeira e água. Quais não são as condições ideais para o desenvolvimento de diversas doenças?
Os fungos do mofo preto podem causar muitas doenças graves, incluindo câncer. As bactérias geralmente causam pneumonia. A taxa de mortalidade por doença do legionário é muito elevada.
Um cheiro nojento é o menor de todos os males. O aparecimento de um odor desagradável sinaliza claramente ao proprietário sistema climáticoque uma grande limpeza de drenagem é necessária.
Opções de drenagem de condensado
Existem diversas opções de drenagem de aparelhos de ar condicionado, excluindo sistema dividido atual para a sala que está processando.
Método #1: Drenar para a rua
Um furo é feito em uma janela ou parede por onde a mangueira passa. De um lado, o tubo é conectado a um tubo do banho localizado sob o evaporador e, do outro, fica pendurado livremente na rua.
A drenagem para a rua tem suas desvantagens:
- Uma mangueira pendurada na parede pode piorar a apresentação exterior do edifício, o que é especialmente importante para residências particulares.
- A água escorrerá constantemente da mangueira e, se entrar na maré baixa dos vizinhos abaixo, pode causar um escândalo.
Porém, devido à simplicidade do trabalho, este método é o mais comum.
Método #2: Descarte no ralo
Conectar um tubo de drenagem a uma rede de esgoto será uma excelente opção para muitos ambientes. Um problema tradicional é a falta de esgoto em uma sala climatizada.
Solução para o problema:
- Em uma sala com ar condicionado, os tubos de drenagem são instalados com inclinação.
- Instalação de tubos de drenagem com inclinação mínima até a área de esgoto mais próxima.
O instalador que estabelece a rota do ar condicionado deve ter experiência na execução desse tipo de trabalho.
Caso não seja possível fornecer a inclinação necessária ao longo de toda a extensão da tubulação, é utilizada uma bomba de drenagem especial. Com sua ajuda, o condensado pode ser elevado até a altura necessária para posterior drenagem por gravidade.
Tubos de drenagem para drenagem de condensado
O condensado é removido do ar condicionado através de tubos de drenagem. Os tubos utilizados para organizar a remoção do condensado de um ar condicionado podem ser feitos de cloreto de polivinila ou polietileno. Os produtos feitos com esses materiais são altamente duráveis e resistentes à água.
Os fabricantes de aparelhos de ar condicionado completam seus produtos com dois tipos de tubos - corrugados e lisos. Estes últimos são encontrados apenas em modelos econômicos de ar condicionado e não podem ser instalados sem acessórios especiais.
Você pode usar tubos lisos para organizar uma tubulação de drenagem, mas somente se o ar condicionado estiver localizado próximo ao esgoto. Se o ponto de ligação ao esgoto estiver distante, a instalação será muito complicada devido ao uso de acessórios.
Devido à alta flexibilidade dos tubos corrugados, não são necessários acessórios ao instalar uma tubulação de drenagem. Tubulação de drenagem feita de corrugação de polímero para drenagem de condensado das unidades externas e internas podem ser dobradas em qualquer ângulo. O processo de instalação de tal pipeline não exigirá muito esforço e tempo.
Válvula de retenção para sistema de controle climático
Quando conectado a um sistema de esgoto, a água é descarregada do ar condicionado através de uma mangueira de drenagem.A instalação de uma válvula de retenção no ar condicionado evitará a entrada de odores estranhos no apartamento. Isso permitirá a passagem do líquido e evitará que os odores penetrem na direção oposta.
Um sifão convencional equipado com selo d'água tem uma configuração em forma de U. A água permanece no cotovelo, evitando que os gases do esgoto escapem. Assim, durante a operação de instalações hidráulicas, a água do selo d'água é constantemente substituída, para que seu nível não se altere.
Como a água condensada flui de forma irregular durante a operação do ar condicionado, o selo d'água pode secar e os gases penetrarão livremente na sala.
A saída para a situação é instalar uma válvula de retenção para drenagem do sistema split. Os drenos de esgoto e o ar serão bloqueados sem evitar a condensação. O mecanismo de travamento é uma membrana de mola ou uma bola ABS.
Quando a água entrar na unidade, a bola subirá, abrindo o acesso ao esgoto. Depois que o líquido sair, ele descerá com o próprio peso, bloqueando o buraco.
Como escolher um sifão?
Os sifões projetados para drenar o condensado apresentam diferenças de projeto.
Na escolha, os seguintes critérios devem ser levados em consideração:
- Avalie o espaço disponível para instalação do dispositivo. As dimensões do modelo selecionado podem simplesmente não caber no espaço disponível.
- Diâmetro do tubo de saída. As dimensões da entrada do sifão e da mangueira de drenagem devem ser iguais.
- A estanqueidade da conexão é garantida graças às vedações de borracha. Ao instalar o sifão sob luz solar direta, eles rapidamente se tornarão inutilizáveis. Em alguns casos, você terá que realizar uma instalação oculta.
A quantidade de condensado deve corresponder ao rendimento da unidade. Todas as informações necessárias estão indicadas nas características do dispositivo. Se o ar condicionado produzir uma grande quantidade de condensação, você precisará de um sifão de alta capacidade.
Na escolha de um sifão embutido, leva-se em consideração a profundidade do nicho para sua instalação.
Instalação de sistema de drenagem
Primeiro você terá que traçar um diagrama de layout para cada elemento do sistema de drenagem.
Inclui:
- braçadeiras e fixadores;
- tubo de drenagem;
- vedações e adaptadores;
- sifão (se não for possível dobrar o tubo de drenagem);
- cano de esgoto.
É necessário organizar antecipadamente uma ligeira inclinação da tubulação de esgoto conectada ao próprio esgoto. A instalação de um sifão criará um selo d'água que impede o acesso de gases do esgoto.
Como o ar condicionado só funciona em climas quentes, uma possível solução seria instalar uma válvula de retenção entre o equipamento e o esgoto. Entrará em vigor em qualquer época do ano. Mesmo que a água no selo d'água seque, não haverá odores estranhos.
Há momentos em que é impossível organizar um sistema gravitacional. A solução é usar recipientes especiais onde se acumula condensado. À medida que ocorre o acúmulo, o recipiente é liberado espontaneamente ou é esvaziado por meio de uma bomba.
Para operar a bomba de drenagem, você precisará de uma conexão elétrica. Neste caso, você pode dispensar a instalação de uma válvula de retenção.A tubulação do ar condicionado entra no contêiner sem conexão direta com o esgoto.
Ao instalar a drenagem do ar condicionado com saída para o esgoto, deve-se organizar um trecho horizontal do sistema e conectá-lo à tubulação que sai do banho receptor. Se as distâncias forem muito grandes, será necessário fazer furos nas paredes para a tubulação.
Um grande número de voltas pode causar bloqueios. Um pipeline curto é mais fácil de manter e limpar.
Manutenção do circuito de drenagem
Após a instalação do sistema de drenagem de condensado, é necessário cuidar do seu estado funcional. Existem muitos problemas de funcionamento que surgem durante a operação e requerem atenção imediata.
Problema. Na maioria das vezes, o orifício através do qual a umidade é descarregada no tubo de drenagem fica entupido. O motivo é o acúmulo de poeira e sujeira no buraco. Os detritos se acumulam e obstruem o tubo. A banheira se enche de líquido e começa a escorrer pelas paredes até o chão.
Solução. Para evitar consequências desagradáveis, você deve limpar e enxaguar regularmente o tubo. Para a lavagem, são adequados detergentes que contenham cloro, uma vez que cumprem a tarefa da forma mais eficaz possível.
Problema. Se o regulador de pressão funcionar mal, poderá aparecer acúmulo de gelo no evaporador. A razão para isso é uma diminuição na temperatura externa e, como resultado, na temperatura do freon.
Solução. Para evitar mau funcionamento, você deve realizar regularmente inspeções técnicas nas rotas de drenagem de condensado do sistema split.
Problema. Se o ar condicionado for ligado para aquecimento no inverno, o tubo de remoção de umidade congelará rapidamente, o que causará quebra.
Solução. Quando a temperatura externa estiver abaixo de zero, o sistema split deve ser desligado. Você pode comprar um kit de baixa temperatura projetado para aquecer o compressor e o tubo de drenagem. Neste caso, o ar condicionado poderá funcionar mesmo a uma temperatura de -25 graus.
Problema. O excesso ou a falta de refrigerante pode causar congelamento dos tubos e do evaporador. O gelo derreterá e pingará no chão.
Solução. Lembre-se de monitorar o nível do refrigerante. Entre em contato com o centro de serviço para reabastecer em tempo hábil.
Problema. Se a bomba quebrar, o sistema de drenagem falha.
Solução. É melhor adquirir equipamentos de fornecedores oficiais e instalá-los com responsabilidade.
Problema. Um ângulo de inclinação incorreto do tubo de drenagem causará estagnação da água. No futuro, irá pingar no chão.
Solução. Siga as recomendações para criar um declive na fase de instalação.
Verificando o dreno quando não há condensação
Se a condensação não drenar do tubo de drenagem e não houver desejo de esperar que a água saia da unidade interna, você mesmo poderá diagnosticar o sistema de drenagem.
O trabalho para encontrar o problema é realizado na seguinte ordem:
- O ar condicionado está desconectado da fonte de alimentação, o plugue é retirado da tomada.
- Remova o painel superior do ar condicionado. Ele é preso por travas. Remova com um leve movimento ascendente.
- Abra a caixa da unidade interna. Ele é preso com travas ou parafusos.
- Depois de retirar a tampa, você tem acesso à bandeja sob o radiador - é aqui que a condensação se acumula.
- Despeje um copo d'água em um recipiente para coletar a condensação e veja se ela sai pelo outro lado do canal de drenagem. Se a água ainda não aparecer, significa que a linha de drenagem está entupida.
A mangueira de drenagem pode estar esmagada ou posicionada incorretamente. Como resultado, o líquido não pode subir para sair livremente.
Isso facilita a verificação da drenagem por gravidade. Se uma bomba for instalada para bombear a água para fora da bandeja, este método de verificação da rota de drenagem não funcionará.
Padrões de drenagem de água
Existem normas para drenagem de água do ar condicionado SanPiN que proíbem a drenagem de condensado para a rua. Recomenda-se descarregar o condensado diretamente na rede de esgoto. Dessa forma, você pode evitar consequências indesejadas da umidade que se deposita no evaporador do ar condicionado.
A frequência de manutenção da drenagem do ar condicionado depende da correta instalação do sistema de drenagem de condensado. Use tubos mais caros que não alterem a forma interna quando dobrados. Dessa forma, você pode construir um sistema confiável com movimento desimpedido de condensado até a saída.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo a seguir apresentará os recursos do sistema de drenagem de água condensada durante a operação do ar condicionado:
Ao instalar equipamentos de climatização, é necessário levar em consideração as características do sistema de drenagem do ar condicionado. Se os tubos do sistema split foram colocados corretamente e foi instalado um selo d'água, o funcionamento da unidade não causará transtornos a ninguém. É melhor decidir onde descartar o condensado na fase de traçado do percurso e localização dos blocos.
Gostaria de falar sobre sua própria experiência na organização de drenagem para equipamentos de climatização? Você tem informações sobre uma solução interessante e prática para um problema? Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, compartilhe suas impressões e fotos sobre o tema do artigo.
“A água pinga constantemente da mangueira e, se entrar na maré baixa dos vizinhos abaixo, pode causar um escândalo.”
Do ponto de vista da engenharia, esta é uma lacuna dos engenheiros projetistas do próprio equipamento, que poderiam adotar algumas das técnicas de seus colegas que projetam refrigeradores domésticos que não possuem ligação à rede de esgoto (!), mas possuem bandeja do evaporador no compressor. A unidade externa possui o mesmo compressor muito quente e um trocador de calor um pouco mais frio, além de um ventilador que intensifica a evaporação dos líquidos. Se os projetistas tivessem adicionado um par de bandejas do evaporador no compressor e na parte quente do trocador de calor, bem como bicos ranhurados para o ventilador soprar a superfície do líquido neles, então os tubos de condensado provavelmente não seriam necessários de forma alguma. Enquanto esperamos que esta ideia lhes venha à cabeça...
Amigo, você tem o 9º ano? Você não fez física regular? De onde você acha que vem o condensado? em um caso fechado, como será removido?
Artigo útil! Gostaria de obter uma resposta à pergunta: o que fazer se a condensação fluir dos vizinhos dos andares superiores para a unidade externa do andar inferior? Embora nosso complexo residencial proíba a drenagem de condensação para a rua.
Valentina, acho que deveríamos presumir que está chovendo lá fora.
“Existem normas para drenagem de água do ar condicionado SanPiN que proíbem a drenagem de condensação para a rua.”
Gostaria que esses padrões fossem especificados. Mas isso não foi feito. Por que? Porque eles não existem.
Em Moscou, existe uma proibição de drenagem nas ruas, mas esta é uma lei local. Na mesma região de Moscou, região de Kaluga, não existem tais leis.
Não é fornecido nenhum documento normativo específico indicando pontos. Isto não é engineering-pt.techinfus.com, mas apenas especulação.