Ventilação em banheiro rural com fossa: instruções passo a passo e recomendações para arranjo
Muitos moradores da cidade adoram viajar para suas dachas pela oportunidade de fazer uma pausa na agitação da cidade grande e tomar um pouco de ar fresco. A menos, é claro, que seja estragado pela ventilação de má qualidade em um banheiro rural com fossa, mas nada pode ser feito a respeito, essas são as desvantagens de umas férias no campo.
Ou ainda é possível prescindir do âmbar fétido que se instalou na latrina?
Diremos detalhadamente como organizar adequadamente a troca de ar e desfrutar de férias ao ar livre sem nuances tão pequenas, mas ainda assim desagradáveis.
O conteúdo do artigo:
A necessidade de ventilação
Um banheiro rural ou rural é geralmente a construção mais simples, geralmente de madeira ou tijolo. O local de coleta de esgoto é uma fossa com ou sem contêiner instalado.
À medida que os dejetos humanos se acumulam, surge um cheiro terrível - resultado da decomposição da matéria orgânica com a participação de bactérias.
Além disso, nesse banheiro há moscas gordas que rastejam pelo esgoto e espalham infecções e parasitas.
Felizmente, o desenho da fossa, que é a forma como as latrinas exteriores são mais frequentemente construídas, permite que as fezes acumuladas sejam prontamente removidas através de uma abertura no edifício e, além disso, é possível instalar realmente uma ventilação funcional no edifício.
Teoricamente, já pode ser incluído banheiro construído, mas ainda assim, é melhor providenciá-lo na fase de design do armário.
Diremos quais tipos de ventilação existem para latrinas rurais e você poderá escolher a opção mais adequada para você.
Ventilação natural do banheiro
Quando dizem “natural”, na maioria dos casos significam a instalação de uma simples estrutura de alimentação e exaustão. Mas, na verdade, é mais relevante falar sobre as características de design da própria estrutura.
Com esse tipo de ventilação, se é que se pode chamar assim, os odores são eliminados naturalmente, graças à circulação de ar padrão na cabine. Para isso, a estrutura é muitas vezes construída com vãos - na parte inferior entre o piso e as paredes e na parte superior - entre as paredes e o telhado.
E claro, não podemos esquecer da janela, que, no entanto, deve estar presente em qualquer esquema de ventilação. A janela não é envidraçada em nenhuma circunstância, com exceção das estruturas onde existem 2 a 3 delas e apenas uma das existentes fica aberta, coberta com uma folha de contraplacado no inverno e com uma rede mosquiteira no verão .Serve como fonte natural de ar fresco e iluminação.
Nas aldeias, esses banheiros são encontrados com bastante frequência e, muito provavelmente, é por isso que as latrinas nessas áreas têm uma má reputação de “cheirar”.
Por que essa ventilação não é eficaz, embora, é claro, tenha vantagens na forma de total ausência de custos?
As condições de ventilação favoráveis não são constantes e a remoção de odores é ineficaz. Em tempo estagnado, a troca de ar é completamente reduzida aos valores mínimos.
Reservatório independente no banheiro
Algumas latrinas parecem caseiras. Neles banheiro instalado, não há absolutamente nenhum odor natural no interior. À primeira vista - perfeito. Mas por outro lado, este design é muito complexo.
Este é um banheiro independente com um banheiro localizado distante dela. fossa. Do lado positivo, você não precisa lutar contra o mau cheiro e as moscas, tudo é limpo e confortável.
Das desvantagens:
- toda a estrutura ocupa muito espaço no local;
- a cova ainda terá cheiro;
- abastecimento de água necessário para descarga;
- enchimento mais rápido, apenas por causa da descarga;
- é necessário construir um duto por onde passará a massa fecal enviada para a fossa.
Devido ao grande número de desvantagens e ao alto custo de organizar tal banheiro, não consideraremos esta opção, mas passaremos para outras mais racionais.
Também recomendamos a leitura de nossos outros artigos, onde examinamos detalhadamente os designs mais populares de banheiros rurais:
Fornecimento natural e ventilação de exaustão
Este método é um dos mais populares. Isso se deve aos custos mínimos, tanto trabalhistas durante a instalação quanto financeiros durante o processo de fabricação e operação.
A mesma casa, uma fossa embaixo, uma janela para ventilação natural. No entanto, vários elementos são adicionados ao design de uma só vez.
A ventilação ocorre segundo um duplo princípio. A fossa e a própria cabine são ventiladas. O princípio é alimentação e exaustão.
A desvantagem do projeto é que a ventilação é menos eficaz do que com um sistema forçado, que veremos um pouco mais tarde.
Prós:
- custos mínimos tanto durante a construção como durante a operação;
- não há necessidade de cuidados complexos;
- arranjo simples que não requer habilidades.
Além disso, este tipo de ventilação pode ser facilmente instalado mesmo com um vaso sanitário padrão já em uso.
O que preparar para ventilação natural?
Em primeiro lugar, é necessário limpar o estande para que seja conveniente realizar os trabalhos de instalação.
Prepare as seguintes ferramentas:
- furadeira para estruturas de madeira, furadeira de impacto para paredes de tijolo;
- coroas;
- fita métrica, nível;
- cortador de tubos para tubos de plástico ou serra;
- fita isolante, alicate;
- pá de baioneta.
Em princípio, todo morador de verão tem esse conjunto, mas se estiver faltando alguma coisa, pergunte a um vizinho ou alugue as mesmas ferramentas elétricas em uma loja de ferragens que presta esses serviços.
Além disso, você deve adquirir antecipadamente os consumíveis necessários. Eles são vendidos em quase todas as lojas de ferragens. Também podem ser encomendados online, mas, em princípio, não deverá haver problemas com a sua compra.
Materiais requeridos:
- Tamanho do tubo de PVC 110 mm, comprimento determinado individualmente.
- Tubo de PVC com diâmetro de 110 mm.
- Elemento de canto em tubo de PVC para fossas que não se projetam além do estande.
- Elementos de fixação - pinças com buchas, parafusos para madeira ou concreto para disposição de grades de ventilação.
- Grelhas de ventilação - 4 peças.
- Defletor.
- Carcaça protetora de aço com diâmetro interno de 110 mm. Ajudará a proteger os tubos da deformação durante o encolhimento natural das paredes.
Se você tiver tudo pronto, é hora de iniciar a instalação.
Instalação de ventilação exaustora natural
Primeiramente providenciaremos a ventilação da cabine. Um duto de exaustão deve ser construído. A altura ideal para sua instalação é de 15 cm do teto. Em geral, deve estar o mais próximo possível, mas não mais próximo do que os 150 mm declarados.
O segundo canal é o canal de abastecimento. É colocado na parede oposta - para atingir a distância máxima entre o exaustor e a entrada, o mais próximo possível do chão, mas mantendo uma distância mínima dos mesmos 15 cm.
Os furos para ambos os canais são feitos com broca ou perfurador, além de coroas. É melhor pré-marcar a localização dos furos e seu tamanho na ausência de coroas.
Tubos de plástico são inseridos nos furos perfurados, cortados rente às paredes e suas bordas são lixadas para que não fiquem pontiagudas. Se os furos forem muito grandes, você pode espumar os tubos com espuma de poliuretano ou selá-los com selante.
As extremidades dos tubos de ambos os lados - da cabine e da rua - são cobertas por grelhas de ventilação preparadas. Isso é necessário para que detritos não entrem neles, mosquitos não entrem e não sifem muito.
Assim, fornecemos exaustão no vaso sanitário em tubos de ar canalizados dentro do box do vaso sanitário. Depois disso, você pode começar a organizar a fossa.
O tubo de fossa é instalado de forma que uma das extremidades fique o mais próximo possível da área do recipiente de resíduos, mas localizada na sua zona “seca”. Calcule o comprimento de forma que a parte superior do tubo se projete pelo menos 7 cm acima do telhado, o que criará uma tiragem com potência suficiente para que o metano possa ser removido da fossa sem problemas.
Para fazer um buraco, é necessário cavar um buraco com uma pá, no qual será necessário colocar um tubo de ventilação com o comprimento calculado. Se o poço estiver localizado diretamente sob o estande, utilize um elemento de canto e conecte-o à seção vertical.
Fixe o tubo na parede externa do estande com braçadeiras para evitar que ele tombe ou caia.
Coloque um defletor na cabeça, o melhor é levar um modelo com função de cata-vento, pois aumenta a velocidade do fluxo de ar. A principal função do defletor é evitar a entrada de detritos e precipitações na estrutura.
Desta forma, você terá uma troca de ar eficaz de forma rápida e econômica.
Ventilação forçada de um banheiro campestre
A combinação bem-sucedida de tiragem natural e meios auxiliares torna a ventilação forçada líder na qualidade de extração de âmbar sanitário. Além disso, não é tão difícil equipá-lo. O único aspecto negativo é que requer energia, mas é melhor falar sobre isso com mais detalhes.
Além do método de alimentação e exaustão da circulação natural mencionado acima, o projeto inclui fã exausto. Claro, funciona com eletricidade e isso significa que você terá que passar um cabo até o banheiro (se não tiver um como elemento para organizar a iluminação artificial).
Estes são custos de energia, porém, muito insignificantes. O ventilador também é barato, mas você terá que gastar dinheiro em um cabo de alta qualidade e seu isolamento.
Materiais e ferramentas para trabalho
A lista de materiais para ventilação forçada é quase igual à versão anterior. A única exceção é o ventilador e os fios.
Você precisa se preparar:
- Tamanho do tubo de PVC 110 mm, comprimento determinado individualmente.
- Tubo de PVC com diâmetro de 110 mm.
- Elemento de canto em tubo de PVC para fossas que não se projetam além do estande.
- Elementos de fixação - pinças com buchas, parafusos para madeira ou concreto para disposição de grades de ventilação.
- Grelhas de ventilação - 5 peças.
- Defletor.
- Fã.
- Invólucro protetor para tubo, com diâmetro interno de 110 mm para proteção contra retração.
- Fiação elétrica, interruptor.
Observe que nem sempre é aconselhável comprar o ventilador mais barato. Consulte na loja qual dispositivo é adequado para uso quase em condições externas.
E se você planeja instalá-lo em uma moldura de janela, mas não tem mais janelas no banheiro, é melhor cuidar da iluminação artificial ou de janelas adicionais.
Além disso, para funcionar você precisará do mesmo conjunto de ferramentas da versão anterior.
Instalação de ventilação forçada
O esquema de instalação também é semelhante, inicialmente os orifícios de ventilação são dispostos de forma semelhante à opção anterior e a seguir inicia-se a instalação do ventilador.
A fiação elétrica geralmente vem do sótão da casa. Lembre-se da segurança - o isolamento deve ser de alta qualidade.
O ventilador geralmente é instalado em uma janela, na hora de escolher um dispositivo eles se orientam pelas dimensões da moldura. Após a instalação, é necessário conectá-lo ao switch e colocar uma grade de ventilação sobre ele.
Outras opções de controle de odor
Vimos tudo sobre como instalar um exaustor em um banheiro rural e como fazê-lo corretamente. Ventilação de alta qualidade é a chave para um uso confortável do armário. Não se esqueça de limpar regularmente as grelhas de ventilação com água morna e sabão e verificar a tiragem. E então você não terá mais que sofrer com o âmbar do banheiro.
Mas existem outras maneiras de destruir ou mascarar odores desagradáveis. Não recomendamos abandonar a instalação de sistemas especializados, mas como meios auxiliares podemos oferecer-lhe várias opções.
E, aliás, a maioria deles também ajuda a reduzir a quantidade de esgoto.
Opção 1 - produtos químicos
A primeira opção são os produtos químicos. Eles agem muito rapidamente e podem ser usados em qualquer época do ano.
Existem drogas:
- nitrato;
- amônio;
- pó descolorante.
Os nitratos são os mais seguros em termos ambientais.Eles contêm surfactantes, ajudam a eliminar odores e até têm algum efeito de limpeza.
As preparações de amônio também são eficazes, mas lembre-se de que se você derramar soluções de sabão em uma fossa, elas não poderão ser usadas.
E, por fim, a água sanitária, uma substância extremamente tóxica, mas de compra barata.
Todos esses produtos combatem odores desagradáveis e podem ser excelentes auxiliares no seu sistema de ventilação. Porém, lembre-se de ter cuidado e seguir as instruções de uso.
Opção 2 - bioativadores para banheiro
Os residentes de verão estão usando cada vez mais bioativadores - produtos concentrados contendo cepas bacterianas. Eles “funcionam” em temperaturas de 0 graus e acima.
As bactérias estão ativamente envolvidas no descarte de esgoto, o que também ajuda a eliminar odores.
O medicamento é comercializado na forma de comprimidos, líquidos ou pó.
As desvantagens de uso incluem:
- Inviável em temperaturas abaixo de zero.
- Morte de bactérias em contato com um ambiente químico.
- Cálculo preciso da quantidade do medicamento, pois se faltar a bactéria morrerá ou simplesmente não aguentará o volume de esgoto.
- Resultados lentos - cerca de uma semana desde o início do uso.
Assim como acontece com os produtos químicos, ao usar um bioativador é muito importante seguir rigorosamente as instruções da embalagem.
Opção 3 - enchimentos de turfa
Os enchimentos de turfa contêm turfa com alto teor de calcário e são usados principalmente para banheiros secos, mas também podem ser usados para fossas.
Eles absorvem ativamente a umidade, afetam negativamente a formação de insetos, processam resíduos de forma rápida e eficiente e, além disso, combatem odores desagradáveis.
Além da turfa, também são utilizados os seguintes produtos:
- Serragem e cinzas - 1 xícara é suficiente após cada ida ao banheiro.
- Grama recém cortada.
- As pontas dos tomates e as urtigas absorvem ativamente a amônia, o que causa um odor desagradável.
A propósito, se você não usar detergentes e outros produtos químicos, as fossas poderão ser usadas para criar composto.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Arranjo de ventilação simples em um banheiro rural:
Então, vimos como fazer um exaustor de alta qualidade em um banheiro externo e garantimos que nem tudo seja tão complicado quanto parece à primeira vista. Quase qualquer proprietário pode cuidar de sua instalação. Basta escolher a opção que mais lhe convém e iniciar a instalação.
E depois disso, seu armário certamente não deixará uma impressão desagradável em seus donos.
Você mesmo instalou ventilação no banheiro do seu país? Que dificuldades você teve que enfrentar? Compartilhe sua experiência nos comentários e tire dúvidas sobre o tema.