Desenho de um banheiro rural: esquemas de construção populares para um projeto independente
Você está hesitante em construir um banheiro completo em sua dacha, mas decidiu limitar-se às comodidades no quintal? Concordo, seria ótimo se este edifício fosse conveniente de usar e tivesse uma aparência decente, e não apenas não chovesse na sua cabeça durante a sua visita? Mas no caminho para concretizar o seu plano você precisa de um desenho, mas não sabe como executá-lo corretamente?
Mostraremos como fazer um banheiro confortável a partir de um banheiro rural comum. Para isso, vale a pena construir não “a olho”, mas sim de acordo com um projeto pré-desenvolvido. No artigo selecionamos as soluções mais simples, fornecendo-lhes diagramas e desenhos detalhados. Também analisamos os tipos populares de armários para dachas, suas características e tipos de materiais usados na construção.
Na verdade, você não precisa fazer o desenho de um banheiro rural, você pode usar as soluções prontas fornecidas em nosso artigo. Decida as principais características do banheiro, como os materiais utilizados e a presença de fossa, e depois escolha o modelo de banheiro de sua preferência. Para ajudar o designer novato, fornecemos um vídeo detalhado sobre como criar um desenho.
O conteúdo do artigo:
Características de construção de desenho
Um banheiro rural não é um projeto tão simples como muitos construtores novatos tendem a pensar. Há uma série de recursos que são importantes a serem considerados ao desenvolver um projeto e desenhar desenhos.
Regras de instalação de banheiro:
- Dimensões. Considere o tamanho do interior do banheiro. A área mínima permitida é de 1 x 1 m, se você economizar e diminuir o tamanho do estande, será inconveniente de usar. Além disso, atenção especial deve ser dada à escolha banheiro rural.
- Altura. Há também uma limitação de altura. Não é aconselhável construir uma sanita com menos de 2 m de altura. Você logo se cansará de entrar curvado.
- Inclinação do telhado. Ao instalar um telhado inclinado, a parede traseira é projetada ligeiramente mais baixa que a frontal. Isso é feito para formar a inclinação do telhado e drenar a água da chuva para trás do edifício.
- Iluminação. Se você não planeja instalar iluminação elétrica, certifique-se de que a luz do dia entre no seu banheiro mesmo quando a porta estiver fechada. Se você não quiser se preocupar com janelas, faça pelo menos um pequeno furo na parte superior da porta.
- Ventilação. O banheiro rural é um prédio mal ventilado. Para corrigir isso, um tubo de ventilação é colocado ao longo da parede posterior.
- Sombra. Para evitar que o banheiro do seu país fique abafado no verão, coloque-o em um local com sombra.
- Coloque no local. Outra dica para a escolha de um canteiro de obras: evite a proximidade de fossa séptica ou fossa com fontes de captação de água, poços e furos. Isso é feito por razões sanitárias e higiênicas.
Se você levar em conta todas essas recomendações, será muito mais fácil projetar você mesmo um banheiro rural.
Selecionando o tipo de projeto apropriado
Para fazer um desenho, você precisa decidir o tipo de banheiro. Pode ser um banheiro com ou sem fossa. Além disso, a fossa pode ser usada em benefício da família e nela pode ser produzido composto.
Um edifício com um contentor selado em vez de uma fossa seria apropriado numa área onde as águas subterrâneas estão localizadas demasiado perto da superfície da terra.
Nº 1 - banheiro campestre clássico com fossa
O design mais comum e familiar de um banheiro simples para residência de verão é um modelo com fossa. O princípio deste projeto é simples: todos os resíduos caem em um buraco profundo, localizado diretamente sob a cabine do vaso sanitário.
Se a fossa estiver cheia, chamam um coletor de esgoto que bombeia todo o esgoto e o banheiro pode continuar a ser usado.
Como o chuveiro em uma casa de campo é tão necessário quanto o banheiro, alguns tentam combinar esses dois projetos em um.
Se você construir uma ducha de verão em uma parte do terreno e um banheiro em outra, terá que fazer muito trabalho de escavação, pois em ambos os casos é necessária uma fossa de drenagem.
Ao combinar comodidades, você pode reduzir significativamente os custos de mão de obra para trabalhos de escavação e a quantidade de materiais necessários.
Nº 2 - armário de pó ou banheiro sem fossa
Uma maneira simples de fazer o desenho de um banheiro para uma casa de verão é projetá-lo de acordo com o princípio do armário de pó.
Este tipo de vaso sanitário não necessita de fossa; todos os resíduos vão para um tanque diretamente abaixo do assento do vaso sanitário. Pode ser um tanque ou balde de plástico ou metal.
Como o principal problema desses vasos sanitários é o odor desagradável, o esgoto é borrifado (pulverizado) com substâncias adsorventes, que protegem o banheiro do aparecimento de um “âmbar” específico.
Cinza de madeira, turfa, serragem e areia são usadas como adsorventes. Em geral, um armário de pó com turfa é uma variação caseira de armários secos industriais prontos que usam a mesma turfa como enchimento.
Nº 3 - banheiro com fossa de compostagem
Outra opção ideal para uma casa de verão é um banheiro para produção de compostagem. Como você sabe, o composto é um excelente fertilizante orgânico para as plantas.
O fertilizante natural nunca será supérfluo e uma tecnologia especial permite que seja produzido em ritmo acelerado a partir de quase nada.
O banheiro está equipado com fossa de compostagem.É melhor que haja dois deles, para que você possa usar cada um deles enquanto o composto amadurece.
As covas são projetadas de forma que o fertilizante acabado possa ser facilmente removido. Esta funcionalidade adicional irá agradar àqueles que se preocupam com o meio ambiente.
Sutilezas na escolha de materiais de construção
Uma vez tomada a decisão sobre o tipo de estrutura do banheiro, é preciso selecionar o material que será utilizado na construção. A escolha do material de construção é importante ainda na fase de desenvolvimento do desenho.
Mais frequentemente usado:
- árvore;
- tijolo;
- metal.
São materiais familiares aos veranistas, com os quais quase todos sabem manusear.
Opção nº 1 – um banheiro de madeira simples e confiável
Quando se trata de construção de casas de campo, a primeira coisa que vem à mente são todos os tipos de construções em madeira.
Tábuas e vigas feitas de madeira de coníferas barata, mas bastante resistente e durável, são fáceis de obter e o trabalho não requer equipamentos complexos. Em casos extremos, você pode trabalhar madeira mesmo sem o uso de ferramentas elétricas.
Se você deseja fazer um banheiro não apenas prático e funcional, mas também um elemento decorativo completo em sua dacha, experimente construí-lo a partir de uma casa de toras. Vai demorar muito mais, mas o resultado vale a pena.
Um banheiro rural não é o ambiente mais favorável. A madeira pode apodrecer e desabar se não for tratada com meios especiais. A impregnação com anti-séptico é condição obrigatória na construção de uma latrina de madeira.
A construção de um banheiro usando tecnologia de moldura inclui uma série de etapas tradicionais:
Opção #2 – construção permanente feita de tijolos
As vantagens dos edifícios de tijolos sobre os de madeira são conhecidas por todos desde o conto de fadas dos três porquinhos.
Além da resistência, o banheiro de alvenaria tem baixa condutividade térmica, o que é importante se você for ao campo na estação fria. Um banheiro rural de tijolos parece uma casa com telhado único ou de duas águas. As janelas podem ser projetadas.
O projeto de tal banheiro inclui não apenas um desenho da parte aérea do banheiro, mas também da fundação. Neste caso, não será possível prescindir de fundação, pois o peso próprio da construção de alvenaria é bastante grande.
Sem suporte, o solo logo ficará compactado e cederá, o que causará rachaduras nas paredes do vaso sanitário.
Opção #3 – banheiro de metal
O metal é um material com alto coeficiente de condutividade térmica.Um armário feito de chapas de metal será insuportavelmente quente no verão e muito frio no inverno.
Sem a utilização de materiais isolantes de calor, uma sanita de ferro numa casa de campo só pode ser um projecto temporário - até à construção da sanita principal.
É difícil conseguir estanqueidade nas juntas de um material tão fino e flexível. Haverá fendas nos cantos por onde o vento soprará pela casa, o que também não agrega conforto.
Se você aplicar tecnologias modernas e usar painéis sanduíche como materiais de parede, poderá obter um banheiro totalmente confortável. Espuma de poliestireno ou lã mineral é usada como isolamento.
Também recomendamos que você estude nosso material sobre como construir banheiro no país com suas próprias mãos.
Desenhos e diagramas prontos de um banheiro de madeira
Depois de decidir o material para a parte aérea do banheiro, você precisa desenvolver desenhos para saber quanto material será necessário. É importante detalhar cada elemento para não perder nada de importante. Para não reinventar a roda, você encontra um desenho pronto.
Os modelos de casas sanitárias mais utilizados são:
- cabana;
- mansão;
- Casa de passarinho.
O esquema de construção de um banheiro de madeira em uma casa de campo é escolhido com base em considerações práticas.
Nº 1 - diagrama “cabana” com dimensões e descrição
Uma cabana sanitária rural é um projeto compacto e econômico. Todos os elementos estruturais possuem forma geométrica simples, o que agiliza o processo construtivo e simplifica a construção do desenho.
Comece com a parede frontal e traseira do banheiro. Eles fazem uma moldura em forma de triângulo com várias nervuras de reforço em altura. O comprimento da viga transversal é de 150 cm, a largura dos postes verticais é de 15 cm, o degrau entre os postes intermediários é de 30-40 cm.
A altura dos postes de canto é de 177 cm, os postes intermediários são de 287 cm Os elementos inclinados neste desenho são selecionados com 312 cm de comprimento.
O desenho da parede frontal difere porque os postes verticais estão localizados a uma distância maior uns dos outros. Isto se deve à necessidade de instalação de porta de entrada.
A distância entre os postes dependerá do desenho da porta. Normalmente é adequada uma abertura de 70 cm de largura.No topo da abertura é instalado um teto com altura de 2 m 15 cm.
As restantes dimensões geométricas da própria moldura coincidem com as dimensões do desenho da parede posterior.
As paredes são ligadas por vigas longitudinais, cada uma com 122 cm de comprimento. No meio é colocada outra viga transversal de 150 cm de comprimento.O desenho da estrutura de suporte principal está pronto.
Comece a construir o pedestal. Sua altura é escolhida de acordo com a vontade do veranista. O tamanho médio, adequado na maioria dos casos, é de 50 cm.
Instale 2 postes verticais de meio metro ao nível dos postes verticais intermediários da parede traseira.Os elementos verticais são conectados por travessas. Seu tamanho também é de 50 cm.
Esses tamanhos são adequados para um banheiro de tamanho médio. De referir que a altura útil do interior é de 2,15 m, neste caso a altura total do edifício será de 3,5 m.
Isto se deve ao fato de que as inclinações do telhado se conectam em um ângulo muito acentuado. O teto é costurado a 2,15 m de altura, para que o banheiro fique mais aquecido e confortável. Leia mais sobre o processo de construção de tal banheiro Avançar.
Nº 2 - desenho de uma “casinha de passarinho” com mesa de corte
Uma forma arquitetônica mais complexa é uma casa de passarinho rural. Esta opção é mais comum. Os desenhos mostram que as paredes laterais têm formato de trapézios retangulares e as partes traseira e frontal são retangulares.
Para evitar que a madeira fique úmida e se deteriore com o contato constante com o solo, recomenda-se deixar o vaso sanitário levemente elevado.
São instaladas corrediças especiais para a base, com cerca de 12-15 cm de altura.O desenho mostra que a parede posterior é mais curta que a frontal. A altura da latrina é de 2,08 m na parte traseira e 2,78 m na frente.
Assim, com um comprimento de construção de 1,72 m, a inclinação do telhado será de cerca de 22 graus. A largura da “casinha de passarinho” construída conforme este desenho será de 1,45 m.
Solução de design com isolamento:
Cada parede é projetada e fabricada separadamente e, em seguida, são conectadas entre si para formar um modelo espacial do banheiro. Cada uma das paredes é retratada detalhadamente em folhas separadas do desenho.
Uma nuance muito importante é o plano de corte das tábuas. Esta adição simplifica muito a construção.
Atenção especial aos tamanhos dos elementos individuais:
Parede oposta sem janela:
Além das paredes, é preciso cuidar também do teto. Neste caso, apenas um teto é usado - na parte inferior do vaso sanitário. O desenho mostra a moldura deste elemento e uma mesa para corte de tábuas.
Além disso, existe um plano para cortar uma folha OSB padrão que pode ser usada para cobrir o piso.
É necessário considerar o isolamento:
Desenho do sistema de viga:
Uma tabela de materiais ajuda você a criar uma estimativa.
A tabela de materiais mostra que o banheiro campestre de acordo com o projeto terá acabamento com revestimento externo. A cobertura fica a critério do cliente. Ardósia ou chapas onduladas, bem como feltro ou telhas são frequentemente usados.
Projetando um banheiro de tijolos com desenhos
A base de um banheiro de tijolos pode ser um meio-fio de concreto armado enterrado no solo ou blocos de concreto localizados nos cantos da estrutura.
Uma pequena cabana padrão com uma área de parede de 8 metros quadrados exigirá cerca de 300 tijolos para ser construída. O cálculo é aproximado e muito exagerado, mas para uma compreensão geral do processo esta informação é suficiente.
Para tal volume de alvenaria, são necessários cerca de 60 kg de cimento para preparar a argamassa. As dimensões de um banheiro rural de tijolos podem ser obtidas no desenho de um banheiro de casa de passarinho.
Se as paredes de madeira forem feitas separadamente, a casinha de tijolos será disposta em fileiras ao longo de todo o perímetro.
A argamassa de cimento leva tempo para ganhar resistência. Se colocar todas as fiadas de alvenaria de uma só vez, as inferiores suportarão uma grande carga, sob a influência da qual a argamassa não endurecida será simplesmente espremida para fora de todas as costuras.
Para evitar que isso aconteça, o assentamento é realizado em várias etapas. Idealmente – 4-5 linhas por dia. A construção vai atrasar, mas o resultado será muito melhor.
O telhado pode ser inclinado, como no caso de uma casa de passarinho-latrina de madeira, ou em empena. Dependendo disso, o layout da malha da viga muda. O vaso sanitário é revestido com a mesma ardósia, papelão ondulado ou outro material de cobertura.
Além dos tipos de armários listados, nosso site traz um artigo sobre como projetar e construir banheiro com chuveiro. Isto é especialmente verdadeiro se o território da casa de verão não for muito grande.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como fazer um projeto de banheiro campestre de madeira no SketchUp:
Desenvolver projeto e desenhos para um banheiro campestre não é uma tarefa fácil, apesar do tamanho modesto do prédio.
Siga as instruções acima e construir um banheiro rural de qualquer complexidade parecerá mais fácil do que um nabo cozido no vapor. O principal é abordar o trabalho com responsabilidade e uma dose de entusiasmo saudável.
Se você já construiu um armário sozinho em sua casa de verão, compartilhe sua experiência com nossos leitores. Você pode anexar fotos de desenhos, cálculos e construções acabadas aos seus comentários. Também no bloco de comentários você pode tirar dúvidas sobre o tema do artigo que lhe interessa.
Aconselho você a não economizar na construção de uma instalação tão importante. Inicialmente, parece que será utilizado apenas no verão. Na verdade, vai ser útil no inverno como, por exemplo, no nosso país, porque passamos a ir à dacha com frequência durante todo o ano. É por isso que construí um banheiro de tijolos: nele não faz tanto frio quanto em uma estrutura de madeira.Temos uma fossa e é bastante profunda (porque será problemático subir e bombear).
Aconselho que decida o local antes da construção, o banheiro deve ficar distante de um poço ou poço de água. Além disso, é preciso pensar no desenho da fossa e como esvaziá-la. Pois bem, planeje de acordo com seu gosto e carteira. Construí um banheiro de madeira em forma de cabana em uma casa de campo, tendo previamente cavado um buraco impressionante.
Eu me pergunto se esse autor teórico, que forneceu os desenhos de corte, ele mesmo construiu pelo menos uma estrutura? Há uma tábua de 5 cm de espessura por toda parte! Resta recomendar o material - carvalho. E então, idealmente, a implementação do conselho não é para salvar... O que, uma polegada comum, que se usa em todo lugar, não chega para isso?! Deveria haver racionalidade em tudo, mas na medida em que aqui... Bem, sim, agora você pode inventar muitas bobagens - é mais forte, é ainda mais quente, é ainda mais confiável que não vai desmoronar .
Não há banheiros nas aldeias e nunca houve. Onde você viu um “M” e um “F” de duas seções? ) Na aldeia há um banheiro)