Cesspool de um barril: uma master class passo a passo sobre arranjo
Morar em casa particular exige a presença de rede de esgoto autônoma.Consiste em fiação interna, tubulação externa e tanque de armazenamento (ou VOC). Para os residentes de aldeamentos turísticos ou casas de residência temporária (sazonal), a fossa continua a ser relevante como a melhor forma de recolher e reciclar parcialmente os resíduos.
Diremos aos artesãos domésticos independentes como construir uma fossa a partir de um barril. Esta é uma opção extremamente simples que requer um mínimo de recursos na construção. Levando em consideração nossas recomendações, você pode facilmente instalar um sistema de esgoto autônomo com fossa.
O conteúdo do artigo:
Qual a diferença entre uma fossa e uma fossa séptica?
Anteriormente, a palavra “fossa séptica” era desconhecida e o papel de único local possível para coleta de resíduos era desempenhado por uma fossa.
Estruturalmente, todas as fossas eram semelhantes, a diferença dizia respeito à presença ou ausência de algum recipiente. Freqüentemente, um buraco comum era cavado no chão e uma casa de passarinho de madeira era construída acima dele. Esses banheiros externos ainda podem ser encontrados em antigos aldeamentos turísticos.
Uma cova sem recipiente lacrado é uma ameaça ambiental para uma horta. Se os proprietários de casas estiverem interessados em solo e água limpos, eles devem colocar um reservatório na fossa.
Anteriormente era feito de tábuas ou tijolos, agora de anéis de concreto ou concreto monolítico. Também são frequentemente utilizados barris de metal ou plástico, especialmente concebidos para sistemas de esgoto.
Mesmo um grande tanque selado feito de plástico modificado é apenas um tanque de armazenamento que se enche rapidamente e requer bombeamento regular. É por esta razão que as fossas não são absolutamente adequadas para casas familiares.
Para tornar o sistema de esgoto mais eficiente, em vez de uma fossa, é instalada uma fossa séptica, que não só coleta o esgoto, mas o purifica parcialmente. O bombeamento de sedimentos sólidos de uma fossa séptica é feito com muito menos frequência do que de uma fossa.
O método mais avançado de coleta e processamento de resíduos de esgoto é a instalação estações de tratamento biológico. Graças ao design especial e ao princípio de funcionamento, o bloco, composto por várias seções, purifica o líquido em até 98%.
Após uma filtragem tão completa, a água vai para um reservatório, para o solo ou para um poço de armazenamento para necessidades domésticas.
Benefícios de limpar um barril
Se, por razões financeiras ou outras, não for possível instalar uma fossa séptica (uma estação de tratamento mais eficiente), será necessário instalar uma fossa.
Você deve abandonar imediatamente a opção que não envolve a instalação de um contêiner. O esgoto que não passou pelo processo de decomposição e entra imediatamente no solo e nas águas subterrâneas contém microorganismos perigosos. Com o tempo, eles podem poluir o solo fértil, a água dos poços e as plantas cultivadas no jardim.
Portanto, antes de instalar uma fossa, é necessário decidir o tipo de tanque, ou seja, escolher uma das seguintes opções:
- tijolo bem;
- anel de concreto bem;
- poço de pneu de borracha;
- tanque de concreto monolítico;
- recipiente de plástico ou barril de metal.
O mais barato, mas menos confiável, é considerado um bem feito com pneus de carros velhos. Requer impermeabilização de alta qualidade e não é adequado para drenos de esgoto em massa. Uma estrutura de tijolo exige muito trabalho e também requer uma vedação cuidadosa.
As câmaras feitas de concreto monolítico são duráveis e fáceis de manter, mas requerem conhecimento de tecnologia de vazamento e execução habilidosa. Os anéis de concreto são populares, mas sua instalação requer equipamentos de construção e mão de obra adicional.
Uma fossa cilíndrica é fácil de instalar, fácil de manter e tem uma longa vida útil. Tanques de esgoto modernos feitos de plástico com nervuras de reforço e gargalo para manutenção são especialmente bons.
Para necessidades temporárias, um recipiente de metal tratado adicionalmente com um agente anticorrosivo também é adequado, mas não durará mais do que 4-5 anos.
Escolhendo um barril para um dispositivo de depósito
Para que uma fossa funcione por muito tempo, não necessite de reparos e tenha a máxima funcionalidade, na hora de construí-la é necessário levar em consideração dois fatores: material de fabricação e volume. Vamos dar uma olhada em cada um deles.
Tipos de contêineres por material
Os reservatórios são selecionados com base em dois requisitos principais do material: resistência e estanqueidade. Barris de metal e plástico correspondem a essas qualidades. Vamos considerar suas vantagens e desvantagens.
Ambos os tipos são perfeitos para qualquer tipo de solo. São recipientes selados sem fundo de filtro, por isso não faz diferença o que está embaixo do barril - areia de alto rendimento ou argila impermeável.
O tipo de solo será importante se você decidir construir uma estrutura mais complexa de 2 ou 3 barris, sendo que o último funcionará como poço de absorção.
Para um reservatório selado, também não importa onde os aquíferos estão localizados. A correta adesão à tecnologia de instalação de fossa garante segurança para lençóis freáticos elevados.Só existe uma maneira de os resíduos entrarem no tanque de armazenamento - no tanque do caminhão de esgoto.
Assim, barris de metal e plástico são unidos pela sua estanqueidade. Quando se trata de durabilidade, os produtos plásticos ganham. Os tipos modernos de plástico destinados a tanques de esgoto podem durar até 50 anos, resistir facilmente aos efeitos dos produtos químicos domésticos e não sofrer corrosão.
A única desvantagem do plástico é o congelamento em temperaturas muito baixas se o tanque estiver próximo à superfície. O problema é resolvido com isolamento adicional.
Desvantagens dos barris de metal:
- peso pesado, causando dificuldades de transporte e instalação;
- incapacidade de resistir à corrosão que pode quebrar o selo;
- a necessidade de processamento adicional em ambos os lados;
- alto custo de novos produtos.
Podemos concluir que a melhor opção em termos de relação preço/qualidade é um recipiente de plástico especialmente fabricado para redes de esgotos.
Cálculo do volume da fossa
O tamanho do barril depende do volume de esgoto, e sua quantidade, por sua vez, do número de pessoas que moram na casa e da disponibilidade de pontos de consumo de água. Se um casal vier periodicamente à dacha e não usar máquina de lavar ou banheiro, a quantidade de desperdício será muito menor do que para uma família de 4 a 5 pessoas que mora constantemente na casa.
A maneira mais fácil de calcular o volume de um recipiente é usar a seguinte fórmula:
Suponha que haja 3 pessoas morando em uma casa, cada uma produzindo 100 litros (em média) de esgoto diariamente. Pelo acordo, os aspiradores vêm uma vez por mês (30 dias). Obtemos 3 x 100 x 30 = 9.000 litros. Portanto, será necessário um tanque bastante grande com volume de 9 m³.
Se você decidir usar recipientes pequenos, precisará de vários deles, mas para facilitar o bombeamento e a instalação, é melhor comprar um tanque grande.
Elaboração de um projeto e escolha de um esquema
Para se proteger de erros em instalação de fossa para uma dacha ou uma pequena casa de campo, é melhor traçar uma pequena planta e traçar um diagrama indicando as dimensões do barril, fossa, valas, canos.
A lista de materiais e ferramentas necessários deve incluir:
- barril de plástico (Eurocubo, tanque);
- tubos e acessórios para montagem de comunicações;
- ferramentas para escavação de solo (pá com balde, guincho, carrinho de mão);
- aterro para arrumação do fundo da cava (seixos, cascalho, brita, areia).
Para determinar o comprimento da tubulação, é necessário medir a distância do prédio (balneário, garagem, casa de hóspedes) até o local pretendido de instalação do barril.
As dimensões da cava devem corresponder ao tamanho do tanque, mas não se esqueça de deixar 0,3 m de cada lado para aterro. Pode ser necessário nivelar o fundo do furo e reforçá-lo com concretagem ou laje de concreto pré-preparada.
Existem várias opções para construir uma fossa a partir de recipientes (ou barris) usados. O mais simples é instalar um único tanque a uma distância de 5 a 7 m da casa (não é recomendado mais próximo devido às normas sanitárias). Se houver vários barris, eles são conectados por um tubo de transbordamento e é cavada uma fossa de formato oblongo.
Um grande número de juntas de tubos e seções de junções de dutos com barris aumenta o risco de o esgoto atingir o solo, por isso é necessário considerar uma forma eficaz de vedar as juntas.
Instruções de instalação passo a passo
A compra de um recipiente de plástico lacrado de fábrica, equipado com escotilha e dispositivos de conexão, permite pular uma etapa bastante trabalhosa - a impermeabilização da estrutura.
Isso significa que o processo de instalação será muito mais rápido e não serão necessários recursos adicionais para a compra de mástique betuminoso ou outro agente selante.
O ciclo de trabalho para a construção de uma fossa a partir de um barril de metal usado inclui uma série de etapas padrão:
Ao construir uma fossa séptica a partir de um barril com fundo e paredes selados, não fará sentido construir um filtro de solo. As etapas nesses casos são reduzidas: basta instalar um grande recipiente lacrado na fossa e os aspiradores são acionados periodicamente.
Construção de fossos e trincheiras
A escavação do solo e a disposição de um buraco com o formato desejado é a etapa mais difícil e demorada. Se o solo for argiloso terá que despender muito esforço, se for arenoso as paredes podem desabar, que deverão ser fixadas temporariamente com uma espécie de cofragem. A terra levantada não precisa ser transportada para longe da cava, pois parte dela será necessária no aterro.
Para cavar um buraco grande, é melhor contratar uma equipe de trabalhadores com uma miniescavadeira. O uso de equipamentos volumosos é uma ameaça aos gramados e plantações dos campos.
Quando instalado sobre subsidências soltas e rochas elevadas, o fundo da cava é reforçado para dar maior estabilidade à estrutura. Você pode usar uma laje de concreto como base ou fazer uma mesa de cimento com uma espessa camada de drenagem.
Se não for necessária betonilha, o fundo é coberto com uma camada de brita (cascalho, tijolo quebrado, seixos) e por cima - a mesma camada de areia grossa. Um requisito importante para a estrutura de fundação é a compactação e o nivelamento.
Se forem observadas inundações na área de construção de esgotos privados ou, de acordo com organizações de perfuração, as águas subterrâneas estiverem próximas da superfície, um barril ou grupo de recipientes de plástico deve ser ancorado. Aqueles. a estrutura deve ser fixada com cabo polimérico às alças metálicas embutidas na laje de concreto para que em caso de possível rega o recipiente não “flutue”.
Junto com a cava, também são preparadas valas para linhas de esgoto. Quanto mais curtos forem, mais funcional será o sistema. Os tubos não correm ao longo da superfície, mas são colocados a uma profundidade de pelo menos meio metro para que não congelem quando a temperatura cai abaixo de zero. Conseqüentemente, a profundidade das trincheiras deve ser de 20 a 30 cm abaixo do nível de congelamento do solo.
Instalando um barril em um poço
Se a fossa estiver preparada corretamente, a instalação do tanque não levará muito tempo. O recipiente de plástico é cuidadosamente levantado e transferido para o fundo da cova de forma que fique exatamente no centro.
O cano deve ser girado de forma que o tubo de entrada para conexão do tubo fique oposto a ele e coincida em altura com a extremidade do tubo.
Se houver vários barris, eles são colocados em ordem sequencial e conectados a seções de tubos, selando cuidadosamente as juntas. Mesmo ao usar conexões de tamanho adequado, deve-se usar um selante de alta qualidade e tratar as junções dos tubos com o recipiente.
Conexão e preenchimento
Junto com a instalação do barril, são colocados tubos.O esgoto se moverá por gravidade, sem o uso de dispositivos técnicos, por isso é importante garantir uma inclinação suficiente - aproximadamente 1,5-2 cm por metro de tubo.
Para conectar as comunicações ao barril, os modernos tanques de esgoto são equipados com um tubo especial. Se estiver faltando, você mesmo precisará fazer um furo de acordo com o diâmetro do tubo de alimentação.
Quando todas as conexões forem feitas, você poderá iniciar o preenchimento. Para estabilizar o tanque dentro da cava, adiciona-se cimento seco ao solo. Após a presa, forma um forte anel protetor, que serve como barreira protetora contra movimentos do solo.
O aterro é feito em camadas, despejando 0,2-0,3 m de mistura areia-cimento e compactando cada camada. Não há necessidade de compactar firmemente o solo acima da tubulação de esgoto.
Se as comunicações forem longas e possuírem ramais/ligações, é preferível fazer poços técnicos nos cruzamentos e curvas das tubulações. Em caso de bloqueios, eles o ajudarão a encontrar rapidamente a causa.
O toque final é decorar o pescoço com uma escotilha. A maneira mais fácil é criar um pequeno canteiro de flores. Porém, não se esqueça do bombeamento regular dos resíduos acumulados por caminhões de esgoto, ou seja, da construção de uma estrada de acesso conveniente.
Nuances de construir um poço sem fundo
Uma fossa com fundo de filtro é um tipo de fossa convencional. No entanto, é utilizado exclusivamente para coleta e processamento de resíduos cinzentos - água contaminada durante a limpeza, procedimentos de higiene e cozimento. Não pode ser considerado acumulativo, pois parte do esgoto vai para o solo.
Um leito de cascalho e areia é usado como filtro. Poder de filtro em um poço com fundo de filtro deve ter no mínimo 1 M. O aterro é feito de forma que na base haja uma camada de areia de 30 a 40 cm de espessura, o que é suficiente para limpar os resíduos cinzentos da matéria fina em suspensão.
Acima estão camadas de cascalho ou brita: primeiro a fração fina, depois a grossa. Eles retêm grandes contaminantes e clarificam a água. Desta forma, é realizada a purificação em várias etapas das águas residuais, que são descartadas no solo, onde são posteriormente processadas em condições naturais.
Para evitar que o fluido do esgoto se misture com as águas subterrâneas, uma fossa sem fundo é instalada apenas onde o nível é suficientemente baixo.
Para criar uma fossa sem fundo em solos franco-arenosos, caracterizados por propriedades de filtração extremamente baixas, a parte inferior das paredes dos barris de plástico é perfurada. Isso aumenta a área de absorção para acelerar o processo de reciclagem. É verdade que os sedimentos sólidos obstruirão gradualmente os buracos, de modo que os barris com buracos terão que ser limpos com a mesma freqüência que os simples tanques de armazenamento.
Um ponto de coleta e tratamento parcial de lixo caseiro requer manutenção regular usando agentes biologicamente ativos, que são descritos no artigo que recomendamos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Dicas para quem tem interesse em arrumar bem uma fossa.
Vídeo nº 1. Preparação teórica para construção de fossa:
Vídeo nº 2.Equipamento para barris de plástico:
Vídeo nº 3. Instalação e isolamento do tanque geral:
A instalação de um modelo de fábrica pronto está ao alcance do proprietário de uma casa de veraneio ou de campo, mesmo que ele nunca tenha trabalhado em instalações de esgoto antes. Porém, antes de iniciar os trabalhos, recomendamos que você estude as normas para instalação de fossa e conte com o apoio de um profissional com formação em engenharia.
Escreva sobre como você construiu uma fossa em sua casa de verão. Conte-nos sobre as nuances da operação de um ponto independente de tratamento de esgoto. Deixe comentários e fotos sobre o tema no bloco localizado abaixo do texto do artigo.
Moro em uma casa particular construída literalmente a menos de meio quilômetro de uma área residencial com prédios altos. Mas não tínhamos esgoto, apenas água fria. Nossa fossa é quase a mesma. Um certo recipiente largo de profundidade média está enterrado no solo. Não gostei dessa opção de drenagem: muitas vezes tenho que chamar caminhões de esgoto para recolher as águas residuais, embora apenas as águas residuais da pia da cozinha sejam despejadas na fossa. Encontrei uma solução: ao lado da fossa passa uma vala de drenagem normal, fiz um furo no topo do recipiente e coloquei o cano na vala. Outra desvantagem é que temos geadas severas, -30 não é tão incomum, e as águas residuais às vezes congelam mesmo com um bom isolamento.
Quando a água foi fornecida à casa dos meus pais na aldeia, cavaram uma fossa para drenagem e colocaram um barril de plástico. Mas não calcularam o volume do barril, levaram menos do que foi usado. Por causa disso, eles vêm bombear 2 vezes por mês.Estou pensando, vale a pena trocar o barril por um volume maior ou é melhor instalar uma fossa séptica? Ou não se preocupe e faça como antes: é só deixar o buraco e tapar com uma escotilha?
Boa tarde, Alexandre. Uma fossa séptica, é claro, será a solução ideal. Com o aumento do volume, a fossa também exigirá a chamada de caminhões de esgoto com a única diferença - não duas vezes por mês, mas uma vez por mês.
Uma fossa sem fundo possui uma série de nuances que devem ser levadas em consideração:
1. Distância da fundação da casa.
2. Disponibilidade de águas subterrâneas.
3. Indicador de absorção de água do solo, caso contrário será necessário chamar periodicamente uma bombeadora.
Você mesmo envenenará o espaço útil ao seu redor, que não pode deixar de usar. Sem falar no possível vazamento de águas residuais para um poço ou furo. A distância mínima que deve ser de pelo menos 30 metros.
Ao contrário dessas duas opções, uma fossa séptica de limpeza profunda permitirá que as águas residuais tratadas sejam descarregadas diretamente na vala. Inicialmente exigirá grandes investimentos, mas no futuro tudo valerá a pena.