O que é melhor, placa de indução ou elétrica: vantagens e desvantagens das placas + dicas para escolher
Tecnologias inovadoras no segmento de eletrodomésticos estão substituindo rapidamente as soluções clássicas.Um exemplo notável disso são os fogões. Elegantes, compactos e práticos, eles estão substituindo os fogões convencionais que muitos conhecem. Você concorda?
Hoje em dia, as cozinhas modernas apresentam cada vez mais características ergonómicas dispositivos. Vamos descobrir juntos o que é melhor - uma placa de indução ou eléctrica, considerar os seus princípios de funcionamento, vantagens e desvantagens e decidir qual o dispositivo que é melhor dar preferência numa determinada situação.
O conteúdo do artigo:
Princípio de funcionamento da placa
Apesar da aparência quase idêntica dos fogões elétricos e de indução com superfície vitrocerâmica, a tecnologia de seu funcionamento apresenta diferenças fundamentais.
O fogão elétrico transforma a energia fornecida pelo resistor em energia térmica. Isso pode ser explicado em palavras simples como esta: primeiro aquece-se a superfície do fogão, só depois o calor é transferido para a louça. Tanto os modelos simples quanto os modernos operam com base neste princípio. dispositivosequipado com uma função de aquecimento rápido (Hi-luz).
A tecnologia de aquecimento de um fogão por indução é completamente diferente. Os geradores de alta frequência estão localizados sob a superfície dos queimadores. Eles transmitem correntes de indução parasitas para as antenas, que atuam como condutores.A principal diferença é que "indução» permanece frio, aquecendo as panelas e tachos colocados sobre ele.
Cada tecnologia de aquecimento tem suas próprias vantagens e desvantagens. Abaixo estão os principais recursos e características distintivas das superfícies elétricas e de indução.
Prós e contras de um painel elétrico
Hoje, o fogão elétrico é instalado nas cozinhas dos usuários com mais frequência do que seus concorrentes.
Isto se deve a diversas vantagens:
- Preço acessível.
- Possibilidade de utilização de utensílios de qualquer material.
- Ausência absoluta de ruído durante a operação.
- Pode ter vitrocerâmica, revestimento de metal ou esmalte. A superfície é fácil de manter. Qualquer detergente é adequado para limpeza. Mas você não pode usar pós abrasivos.
- A capacidade térmica dos queimadores permite manter o prato acabado aquecido por muito tempo.
- Eficiência energética modelos modernos.
- Alta precisão da temperatura definida.
- Existe uma grande variedade de modelos no mercado em diferentes faixas de preço.
Entre as desvantagens, os usuários destacam a limitação do peso máximo dos pratos, aquecimento desigual dos queimadores: no centro a temperatura pode chegar a 550 graus, enquanto a parte externa não ultrapassa 180. A exceção são os queimadores halógenos, que mantêm um igual temperatura.
Além disso, modelos desatualizados apresentam um consumo de energia bastante elevado e o resfriamento prolongado dos queimadores pode causar queimaduras se usados sem cuidado.
Vantagens e desvantagens da tecnologia de indução
O desenvolvimento da tecnologia permitiu reduzir os custos de produção”indução", reduzindo assim seu custo e preço de mercado. Os fabricantes estão constantemente ampliando a gama de modelos e suas funcionalidades, aumentando a demanda do consumidor.
Alto desempenho, compacidade, eficiência energética – dispositivos o tipo de indução corresponde a esses parâmetros.
Vantagens de tais eletrodomésticos:
- Consumo mínimo de energia. É usado apenas para criar um campo eletromagnético gerado no condutor fechado da bobina.
- A capacidade de variar a temperatura com uma precisão de 1 grau.
- O princípio de funcionamento permite atingir a máxima eficiência, reduzindo significativamente a duração do processo de cozimento.
- O processo de aquecimento inicia-se apenas quando o tacho é colocado na placa e termina simultaneamente com a sua retirada. Isto garante segurança de uso e elimina a possibilidade de queimaduras.
- As configurações integradas permitem determinar automaticamente o diâmetro da panela e a área de aquecimento desejada.
- Grande seleção de programas e funções adicionais.
- Se alimentos e líquidos entrarem em contato com a superfície do painel, eles não queimarão devido à baixa temperatura.
- A limpeza e manutenção são as mesmas das versões elétricas. A regra principal é não usar produtos de limpeza a seco e em pó.
Como qualquer tecnologia, as placas de indução apresentam uma série de desvantagens. Assim, os mais significativos deles são o alto custo dos painéis de indução, bem como a necessidade de aquisição de panelas especiais com propriedades ferromagnéticas.
Uma opção alternativa é adquirir um disco adaptador especial que atua como um adaptador entre o dispositivo e o fundo do prato.
Além disso, a serpentina de resfriamento e os ventiladores podem emitir ruídos sutis durante o funcionamento do aparelho.
Recomendações para escolha de equipamentos
A maioria dos modelos existentes no mercado requerem colocação integrada e ligação independente à rede eléctrica doméstica. Mesmo em uma cozinha pequena, uma pequena área de corte permitirá que você escolha dispositivoequipado com uma espaçosa superfície de trabalho.
Durante a instalação é importante manter uma distância de pelo menos 50 cm frigorífico. Depois de entender as características técnicas de cada tipo, você poderá fazer a escolha certa.
Características do painel elétrico
Como elemento de aquecimento em eletro-os painéis utilizam panquecas de ferro fundido escondidas dentro da estrutura, ou rápidas e altasluz e queimadores de halogênio localizados em superfícies esmaltadas ou de aço.
São os elementos de aquecimento halógenos que garantem o máximo desempenho do dispositivo. A combinação ideal são queimadores de halogênio e uma espiral rápida. Isso garantirá alta velocidade de aquecimento e redução do consumo de energia.
A superfície do quadro elétrico é feita de diversos materiais: metal, esmalte, vitrocerâmica. As duas primeiras opções são mais econômicas e resistentes a impactos. Eles podem suportar fortes tensões mecânicas.
A vantagem da cerâmica de vidro é o seu apelo visual. Esta superfície pode ser feita em branco, preto e cinza ou bege.
Características do painel de indução
A placa de indução consiste em vitrocerâmica superfície, bobina de indução, isolamento, unidade de controle e conversor de frequência.
O material da superfície é confiável e durável quando usado corretamente. Mas é importante lembrar que os cermets não são capazes de resistir a choques ou esforços mecânicos excessivos.
Existe a opinião de que os painéis de indução têm um impacto negativo na saúde humana, mas isso é apenas ficção.
Isto foi confirmado por vários estudos:
- A radiação eletromagnética emitida está no espectro seguro.
- A uma distância de 30 cm ou mais de dispositivo o campo é completamente dissipado.
- A indutância é limitada pela localidade de propagação.
- A maior parte da energia é absorvida pelos pratos colocados no painel.
Mas ainda há uma característica importante: pessoas com marca-passo devem evitar o uso de aparelhos do tipo indução.
Preço dispositivos como um importante critério de seleção
Antes de comprar eletrodomésticos, é necessário comparar não apenas os níveis de preços dos diferentes modelos, mas também calcular os custos operacionais. Os cooktops de indução são muito mais novos e modernos. Isso afeta seu custo - supera as opções elétricas com parâmetros semelhantes.
Mas eficiência energética «indução» muito maior, o que pode reduzir significativamente o consumo de energia. O outro lado da questão é a disponibilidade de pratos.A compra de novos utensílios de cozinha especiais representa uma despesa adicional na compra de uma placa de indução.
Além disso, sugerimos a leitura de nosso outro artigo, onde contamos o que é melhor - fogão a gás ou elétrico.
Eficiência de aquecimento e velocidade de cozimento
O desempenho, juntamente com o custo, é um dos principais critérios que influenciam a escolha dos eletrodomésticos. Princípio de funcionamento "indução» proporciona alta eficiência.
Por exemplo, 1 litro de água em tal painel atingirá 100 graus em 5 minutos, enquanto este indicador estiver ligado eletro-superfície será igual a 10 minutos. Assim, a velocidade de cozimento dos pratos na versão de indução será muitas vezes mais rápida.
Conforto no uso de dispositivos
Dispositivos O tipo elétrico não aumenta e diminui a temperatura tão rapidamente. Para reduzir o calor dos alimentos que estão sendo cozidos, você precisará gastar mais tempo esperando que o queimador esfrie.
A este respeito, a superfície de indução é muito mais conveniente. Tem uma maior taxa de aumento e queda de temperatura.
Em questões de cuidado, os painéis elétricos e de indução são idênticos em muitos aspectos. Se compararmos vitrocerâmica superfícies - cada uma delas deve ser limpa com detergentes à base de gel ou creme. Não use esponjas duras ou pós. Recomenda-se limpar os painéis com pano macio e úmido.
A principal diferença é que antes de limpar a versão elétrica é preciso esperar até que ela esfrie completamente.Caso contrário, devido a mudanças bruscas de temperatura, a superfície poderá ser danificada. Zona de trabalho "indução» permanece frio durante a cozedura, pelo que pode começar a limpá-lo imediatamente após a utilização.
Os modelos modernos de placas estão equipados com as seguintes funções: desligamento automático; controle de toque; Proteção contra o superaquecimento; bloqueio de controle e proteção para crianças.
Podem ainda possuir sensor de reconhecimento da área e tipo de panela e indicador de calor residual.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Qual fogão escolher: indução ou elétrico, comparação de suas principais características:
Pesadas todas as vantagens e desvantagens dos aparelhos, podemos chegar à conclusão que se não há objetivo de maximizar a economia de custos na compra dos equipamentos, é recomendável optar pela opção de indução. O custo de tais modelos é maior, mas alta eficiência e eficiência energética permitirá que você recupere rapidamente suas despesas.
Vale ressaltar que comprar panelas especiais não é problema hoje. A maioria dos fabricantes adapta os seus produtos para utilização em qualquer placa.
Se comprar um painel de indução parece muito caro, você pode prestar atenção aos modelos modernos de superfícies elétricas. Muitos deles são tão bons quanto a indução. Mas neste caso é preciso levar em conta que o custo da energia elétrica consumida será maior.
Qual fogão você prefere? Compartilhe sua opinião nos comentários ao material, conte-nos porque escolheu esta opção. Você também pode complementar nosso artigo falando sobre as nuances do uso da tecnologia que não mencionamos.