O que é melhor - fogão a gás ou elétrico? Comparação de equipamentos a gás e elétricos
É impossível responder de forma inequívoca se o fogão a gás ou elétrico é melhor - os modelos possuem características próprias e específicas.Cada parâmetro deve ser considerado separadamente, levando em consideração as necessidades e desejos de um determinado comprador.
Para facilitar a compreensão de todas as nuances da escolha do equipamento certo para você, sugerimos que você leia nossa análise - aqui examinamos detalhadamente as características dos fogões a gás e elétricos. Também os comparamos de acordo com os principais critérios importantes para um potencial comprador. Selecionamos materiais fotográficos visuais e vídeos temáticos.
O conteúdo do artigo:
- Critérios para comparação de equipamentos
- Critério nº 1 - design e tamanho
- Critério #2 – instalação de equipamentos
- Critério #3 – métodos de ignição
- Critério #4 – indicadores de potência
- Critério nº 5 – facilidade de uso
- Critério #6 – manutenção de equipamentos
- Critério #7 – facilidade de manutenção dos dispositivos
- Critério #8 – vida útil
- Critério #9 – segurança de uso
- Critério nº 10 – disponibilidade de opções adicionais
- Critério #11 – diferença de custo
- Os melhores fabricantes de equipamentos domésticos
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Critérios para comparação de equipamentos
Para uma comparação detalhada de fogões elétricos e a gás, tomamos os seguintes parâmetros:
- design e tamanho;
- regras de instalação;
- método de ignição;
- poder;
- fácil de usar;
- recursos de serviço;
- manutenibilidade;
- prazo de uso;
- segurança;
- opções adicionais;
- preço.
Informações objetivas irão ajudá-lo a decidir qual fogão vale a pena comprar para uma casa, apartamento na cidade, chalé ou pequeno estúdio.
A seguir falaremos mais detalhadamente sobre cada parâmetro, destacando as características dos fogões a gás e elétricos.
Critério nº 1 - design e tamanho
Os fogões elétricos e a gás são compostos por um bloco com queimadores e um forno. Na maioria das vezes são brancos, cromados ou marrons. Mas pagando um pouco mais, você encontra unidades em cores vivas, com estampas, desenhos e estampas.
Quanto às dimensões, o padrão altura unidades é 85 cm. Média profundidade varia na faixa de 50-60 cm. Mínimo largura não ultrapassa 50 cm, e o máximo chega a 1 m (dependendo do número de queimadores). Para apartamentos de pequeno porte, são produzidos dispositivos compactos com profundidade de 35 a 43,4 cm, que se adaptam facilmente à decoração e não “consomem” o espaço útil do ambiente.
Encontrar eletrodomésticos do tipo e tamanho desejados não é difícil, tanto entre equipamentos a gás quanto elétricos.
Critério #2 – instalação de equipamentos
A colocação de fogão a gás só é permitida onde exista abastecimento de gás centralizado. A autoconexão é proibida, só é possível instalação do fogão. O dispositivo é sempre encomendado por funcionários da empresa de gás que possuem as qualificações e permissões necessárias.
Se precisar colocar eletrodomésticos em um determinado local, você precisará coordenar movendo a laje com trabalhadores do gás.
Mas o fogão elétrico da cozinha pode ficar em qualquer lugar. Você não precisa obter permissões adicionais para instalar.
É necessária uma tomada especial para conexão. Nas instalações residenciais de edifícios antigos não existem tais elementos de comunicação. Se os proprietários quiserem utilizar equipamentos elétricos potentes, terão que convidar um especialista e pagar do próprio bolso a instalação de uma linha separada de fios elétricos para instalação de tomada.
Para que o fogão elétrico funcione corretamente, é necessário inspecionar a fiação e avaliar seu estado antes de adquiri-lo.
Se as comunicações nas instalações residenciais forem muito antigas, podem surgir os seguintes problemas durante a operação:
- eliminar engarrafamentos;
- queima de fiação;
- fogo.
Recomendamos verificar previamente a qualidade da fiação e só então decidir qual fogão comprar.
Critério #3 – métodos de ignição
Nos modelos clássicos de equipamentos a gás, é necessário acender os queimadores manualmente. É muito simples, mas nem sempre conveniente. Os fósforos tendem a acabar no momento mais inconveniente e muitas vezes esquecemos de comprá-los na hora certa.
Para evitar complicações desnecessárias, é aconselhável adquirir um isqueiro especial, porém, ele precisará ser recarregado constantemente ou as baterias trocadas regularmente.
Os fogões a gás mais avançados possuem um botão de ignição elétrica. Esses modelos são um pouco mais caros, mas os custos se pagam rapidamente. Não há mais necessidade de pensar em fósforos e isqueiros.Mas para usar ignição elétrica, será necessário instalar uma tomada próxima ao fogão a gás para conectar-se à rede central de alimentação.
Para todos os fogões elétricos, o mecanismo de ignição está inicialmente embutido no corpo. Para iniciar o processo de cozimento, basta pressionar um botão ou tocar na imagem correspondente no painel táctil. É confortável, fácil e absolutamente seguro.
Critério #4 – indicadores de potência
A potência dos fogões a gás é calculada em quilowatts. A potência média de um queimador é de 1,5 a 3 kW. O consumo de combustível depende da intensidade de uso. Normalmente, as unidades domésticas são equipadas com dois queimadores fortes e dois queimadores fracos. Em alguns modelos, em vez de um queimador de alta potência, é instalada uma versão econômica de 1 kW.
Os queimadores padrão e potentes não exercem nenhuma carga adicional perceptível na linha centralizada de fornecimento de gás. Mesmo as redes instaladas há cerca de cinquenta anos são adequadas para trabalhar com fogões modernos de última geração.
Se a casa não tiver rede de gás, o fogão pode ser conecte ao cilindro. É verdade que nesta versão você não deve contar com uma operação de longo prazo - o cilindro terá que ser reabastecido periodicamente.
A potência dos aparelhos elétricos é distribuída da seguinte forma:
- dois queimadores - 2.000-3.000 W;
- quatro queimadores - a partir de 5.000 W;
- com quatro queimadores de indução – a partir de 10400 W.
Um fogão elétrico padrão de quatro bocas consome de 1 kW/h a 8 kW/h.O indicador exato depende do número de queimadores utilizados simultaneamente. Este ponto deve ser levado em consideração, certifique-se de verificar o estado da sua fiação e providencie uma linha separada para conectar o fogão elétrico caso pretenda adquiri-lo.
Ao usar constantemente equipamentos em modo intensivo, você deve monitorar cuidadosamente o estado da rede elétrica na sala e não ligar um grande número de aparelhos elétricos de alta potência ao mesmo tempo. Caso contrário, os plugues serão desconectados regularmente e você terá que correr até o painel para retornar a chave seletora do RCD à posição de trabalho.
Critério nº 5 – facilidade de uso
Os fogões a gás usam fogo aberto. Graças à sua alta temperatura, o cozimento leva um tempo mínimo. Para ajustar a intensidade da chama nos queimadores, existem interruptores giratórios ergonômicos no painel de controle. Com a ajuda deles, não é difícil definir o nível de aquecimento ideal.
A estufa consome um mínimo de recursos energéticos, mesmo que funcione em modo ativo. O preço do combustível azul é significativamente inferior ao custo da electricidade e pagar pela utilização do gás para cozinhar não onera o orçamento familiar mais modesto. A eficiência do equipamento é de cerca de 60-70%.
A eficiência de um fogão elétrico não ultrapassa 30%. Devido ao alto custo dos recursos energéticos, as contas de serviços públicos aumentam significativamente. Nas habitações não ligadas à rede de gás, a electricidade está sujeita a uma tarifa especial e mais vantajosa.Mas se o modelo funcionar em instalações residenciais gaseificadas, você terá que pagar integralmente.
Para aqueles que raramente cozinham, as contas de serviços públicos não aumentarão significativamente. Se os proprietários usarem constantemente o fogão e ligarem regularmente o forno, o pagamento será perceptível.
Além disso, levará algum tempo para se acostumar com o equipamento elétrico. Os queimadores aqui demoram muito para aquecer e demoram muito para esfriar. É muito difícil definir claramente o nível de aquecimento. O cozimento demora mais porque é preciso esperar que o queimador atinja a temperatura desejada.
Desvantagem significativa - dependência do fornecimento de eletricidade — quando as luzes são apagadas, o aparelho para de funcionar e só liga quando o fornecimento de energia elétrica for restabelecido.
O fogão a gás sempre funciona, pois o fornecimento de combustível azul não afetado por fenômenos naturais e desastres climáticos. Mesmo sob forte geada ou forte furacão que corta as comunicações elétricas, você pode cozinhar qualquer tipo de comida, ferver uma chaleira ou fazer café em aparelhos a gás. Embora seja importante que os proprietários de fogões a gás de botija não esqueçam em tempo hábil reabastecer cilindros.
Critério #6 – manutenção de equipamentos
O corpo e a placa do fogão a gás devem ser lavados regularmente com produtos especiais e bem enxugados com pano macio ou microfibra para que não fiquem pingos ou pingos.
De resíduos de alimentos e produtos de combustão, queimadores, bicos e Recomenda-se limpar as grelhas Uma vez a cada 7 a 10 dias.Isso garantirá a eficiência da unidade e prolongará sua vida útil.
Um fogão elétrico requer cuidados diários cuidadosos. Para lavagem e limpeza, recomenda-se o uso de produtos químicos domésticos especiais. Você precisa escolhê-los dependendo do material da placa. O custo desses medicamentos é alto, mas são eficazes e lidam bem com a poluição.
Não se deve abusar de preparações abrasivas e agressivamente alcalinas. Eles podem causar a formação de círculos, manchas e arranhões.
Critério #7 – facilidade de manutenção dos dispositivos
EM avarias no fogão a gás acontecem extremamente raramente. Como dizem os reparadores, simplesmente não há nada para quebrar ali. Às vezes, o aperto das mangueiras de conexão é quebrado, a válvula não fecha completamente ou os injetores ficam entupidos com graxa, produtos de combustão e fuligem.
É necessário desmontar o aparelho e levá-lo a um centro de serviço apenas nos casos mais extremos. Um técnico da empresa de gás corrige pequenas falhas graves no local dentro de 1 a 2 horas.
Um fogão elétrico é uma unidade mais complexa e quebra com muito mais frequência. O equipamento pode ser danificado por operação inadequada, curto-circuito ou queima do elemento de aquecimento (queimador elétrico), ou picos de tensão na rede.
Não faz sentido fazer reparos sozinho. É melhor chamar um especialista e confiar nele para restaurar o funcionamento normal do produto. Mas ajudará a lidar com o problema das quedas de tensão estabilizador.
Critério #8 – vida útil
Seguro vida útil do fogão a gás não excede 20 anos. Os fabricantes recomendam a atualização do equipamento a cada 10-14 anos, mesmo que esteja em boas condições de funcionamento. Se sinais de desgaste se tornarem visíveis em algum elemento, você deve parar de usá-lo e adquirir uma nova unidade o mais rápido possível.
A vida útil dos fogões elétricos é de 15 a 16,5 anos. Para que o equipamento funcione totalmente durante o tempo necessário, é necessário seguir rigorosamente as regras de operação e manter o dispositivo em bom estado de conservação.
Critério #9 – segurança de uso
O fogo aberto em um fogão a gás é perigoso por padrão. A chama, se utilizada incorretamente, provoca incêndio nos objetos circundantes, nos elementos interiores e nas roupas dos proprietários. O sistema pode vazar, muitas vezes resultando em explosão, incêndio ou envenenamento por monóxido de carbono. É por isso que é tão importante seguir regras de segurança contra incêndio ao usar um fogão a gás.
Um fogão elétrico não apresenta esses problemas. Não há fogo aberto nele e fisicamente não pode ocorrer vazamento de energia. Você só precisa conectar o dispositivo corretamente a uma tomada em funcionamento uma vez e não haverá mais problemas com isso.
Para garantir uma operação longa e confiável, atenção especial deve ser dada ao cabo de conexão.É aconselhável colocá-lo de forma que não interfira ou grude nos móveis da cozinha. Isso garante sua integridade durante todo o período operacional.
Critério nº 10 – disponibilidade de opções adicionais
Os fogões a gás modernos estão equipados com funções adicionais para aumentar a segurança operacional e simplificar o processo de cozimento.
Os dispositivos possuem:
- ignição elétrica – botão no painel de controle para acendimento dos queimadores; nos modelos premium é combinado com botões que regulam o fornecimento de recursos energéticos;
- sistema de controle de gás – desligamento automático do fornecimento de combustível quando a chama se apaga ou há vazamento de gás, geralmente combinado com um botão de autoignição;
- bloqueador de ativação não autorizado — esta opção pode estar presente em modelos avançados;
- cronômetro – unidade mecânica ou elétrica com sinal sonoro.
Funções adicionais tornam a utilização do recuperador o mais confortável possível. Por exemplo, usando um temporizador você pode definir o intervalo de tempo necessário para cozinhar. Quando o prato estiver pronto, o equipamento avisará o proprietário sobre a necessidade de desligá-lo.
A funcionalidade dos fogões elétricos é ainda mais ampla. Além das opções clássicas, possuem:
- exaustão de vapor;
- sistema de proteção contra fervura de água;
- indicação térmica;
- sensor de reconhecimento de utensílios metálicos;
- modo de cozimento acelerado;
- bloqueando o acendimento do forno;
- outros recursos úteis.
Nos modelos orçamentais, apenas algumas das funções acima são implementadas. O conjunto completo está disponível em unidades Luxury mais caras.
Critério #11 – diferença de custo
O preço dos fogões a gás é 10-20% inferior ao dos elétricos. Este parâmetro é relevante na comparação de equipamentos da mesma classe.
Se você tem um orçamento limitado, vale a pena adquirir uma unidade que funcione com combustível azul. Para um modelo com capacidades semelhantes, alimentado pela rede elétrica, você terá que pagar mais.
Se o custo não for um problema importante, faz sentido comprar um fogão elétrico moderno. O pagamento a maior é compensado por um alto nível de segurança, aparência elegante e funcionalidade avançada.
Os melhores fabricantes de equipamentos domésticos
Os fogões de cozinha são produzidos por marcas nacionais e estrangeiras de eletrodomésticos. Mas, como em qualquer segmento de mercado, existem favoritos. Seus produtos são vendidos com muito mais frequência, duram muito e não têm medo de cargas intensas. O modelo vem com garantia da empresa e conta com atendimento qualificado.
Os 5 principais fabricantes de fogões a gás de sucesso
Empresa bielorrussa GEFEST oferece modelos simples e confiáveis a preços razoáveis. Você não encontrará nenhuma função específica nas unidades, mas elas possuem todas as opções úteis para o dia a dia.
O corpo das placas de aço inoxidável é feito em estilo tradicional. A gama de cores não é rica, mas os exemplares brancos, marrons e cromados escuros não são difíceis de encontrar. Os dispositivos ficam bem em interiores clássicos. Para cozinhas em estilo loft, alta tecnologia e minimalismo não são adequados.
Marca turca Beko produz lajes em diversas configurações.O usuário pode escolher o número de opções sem pagar a mais por funcionalidades não utilizadas.
Os dispositivos Beko distinguem-se pela sua aparência estética. Equipado com controle de gás e ignição elétrica segura. Graças ao design moderno, adaptam-se harmoniosamente a qualquer ambiente. A linha de produtos inclui unidades orçamentárias e modelos de classe média.
Empresa Gorenje da Eslovênia produz equipamentos confiáveis e de alta eficiência. Entre os fogões você encontra não só produtos clássicos, mas também eletrodomésticos estilo retrô, modelos coloridos (marfim, antracite) e equipamentos de alta tecnologia. A garantia da empresa e serviços adicionais são fornecidos por 1 ano.
Pratos Bosch vende significativamente melhor do que muitas outras marcas. Os compradores preferem pagar um pouco mais pela verdadeira qualidade alemã. A superfície externa do corpo do instrumento é tratada com “esmalte inteligente”. Isto facilita a manutenção do recuperador e permite mantê-lo sempre em bom estado.
Merecidamente o líder no segmento premium ZIGMUND E SHTAIN. Os produtos deste fabricante combinam aparência luxuosa, grande número de opções e confiabilidade.
Os dispositivos oferecem a capacidade de definir um temporizador para cada queimador separadamente. As informações sobre o funcionamento do equipamento são fornecidas no display de cristal líquido.O controlo do gás aplica-se não só à placa, mas também ao forno. As placas são montadas na Alemanha e atendem aos padrões internacionais de qualidade.
TOP 5 melhores fabricantes de fogões elétricos
Os fogões elétricos de uma fábrica bielorrussa são populares no segmento econômico Darina. Eles se diferenciam dos produtos concorrentes pela aparência elegante, montagem de alta qualidade, presença de opções úteis e ausência de sinos e assobios desnecessários, que aumentam significativamente o custo do produto.
Empresa russa Flama oferece cerca de 20 variedades de fogões elétricos de 2, 3 e 4 queimadores. Os aparelhos são vendidos pelo melhor preço e executam funções básicas. Independentemente da classe, possuem compartimento de utilidades e iluminação no forno. As versões avançadas possuem termostato embutido, fritadeira, grelha e uma gaveta espaçosa.
No mercado de equipamentos elétricos domésticos, a empresa polaca demonstra resultados de sucesso Hansa. No sortimento você encontra equipamentos simples e baratos, aparelhos intermediários e luxuosos com ampla funcionalidade.
Opções interessantes de modelos elétricos a um preço razoável são vendidas pela marca bielorrussa GEFEST. A linha de produtos inclui eletrodomésticos brancos clássicos, produtos com revestimento vitrocerâmico e móveis com estampa no corpo. A lista de opções úteis inclui aquecimento rápido dos queimadores, iluminação do forno e temporizador.
Luxuosos fogões com superfícies vitrocerâmicas são produzidos por uma empresa nacional Kaiser. Os modelos têm uma aparência impressionante e consomem energia de forma económica (classe de consumo “Super A+”).O painel de controle possui um display e um temporizador com relógio. O modelo possui dispositivo de programação Touch Control integrado, o que facilita o processo de operação.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Recomendações gerais para a escolha de fogões a gás e elétricos:
Como limpar um fogão elétrico sem gastar dinheiro em equipamentos especiais caros - truques interessantes:
Como remover depósitos de carbono e gordura dos queimadores de fogões a gás:
Não é fácil dizer com absoluta certeza qual fogão é melhor e mais econômico - a gás ou elétrico. Tudo depende das condições futuras de utilização e das cargas operacionais esperadas. Qual modelo preferir, você terá que decidir por si mesmo. Será muito mais fácil fazer isso se você tiver em mãos informações detalhadas sobre os prós e contras e as características do uso de utensílios de cozinha.
Você está escolhendo entre fogão elétrico e a gás e ainda tem dúvidas? Pergunte aos nossos especialistas e outros visitantes do site - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Se você deseja complementar o material acima com recomendações valiosas ou compartilhar sua própria experiência na escolha do fogão ideal, escreva seus comentários e participe da discussão.