Como fazer um leque com as próprias mãos: as melhores opções caseiras
Ao longo do longo inverno, esperamos dias agradáveis de verão e, com o início do calor, por algum motivo começamos a sonhar com o frescor.Quão deliciosamente uma leve brisa criada por um pequeno ventilador caseiro ajudará a restaurar as forças e a aliviar o cansaço. Além disso, fazer isso é incrivelmente divertido, certo?
Convidamos você a se familiarizar com as instruções passo a passo para montar dispositivos simples e eficazes a partir de matérias-primas literalmente residuais. O artigo apresentado a sua atenção descreve detalhadamente como fazer um leque com as próprias mãos e o que um artesão doméstico precisará para isso.
À sua disposição está uma descrição detalhada da fabricação de opções, cujos efeitos foram testados na prática. Você mesmo pode fabricar esses dispositivos, sem ter nenhuma experiência. Para uma compreensão completa das informações, estão incluídas fotos passo a passo e instruções em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Um simples produto caseiro de CDs
O ventilador mais simples pode ser feito a partir de discos de CD. Pode ser usado, por exemplo, para impacto local em um usuário que passa muito tempo no computador.
Vamos preparar a matéria-prima para finalizar a obra:
- Discos CD – 2 peças;
- motor de baixa potência;
- rolha para garrafa de vinho;
- cabo com plugue USB;
- um tubo ou retângulo feito de papelão grosso;
- ferro de solda;
- vela ou isqueiro, cola quente;
- lápis, régua, papel quadrado.
Para nossos propósitos, você pode usar um motor de um brinquedo antigo, por exemplo, de um carrinho de brinquedo.Um rolo de papel higiênico levemente decorado com papel de acabamento decorativo pode ser usado como tubo de papelão.
O processo de montagem do miniventilador é bastante simples.
Vamos pegar um dos CDs e usar um marcador para dividir sua superfície em oito seções iguais. A maneira mais fácil de fazer isso é usar uma folha de papel xadrez.
Desenhe uma cruz a partir de uma linha horizontal e vertical. Dividimos cada um dos quatro ângulos retos resultantes pela metade. Usando células, isso não é difícil de fazer.
Colocamos um disco em nosso desenho de forma que as linhas que se cruzam fiquem bem no centro de seu buraco. Aplicando alternadamente uma régua nas linhas que divergem do centro, fazemos marcações no disco. Desta forma as seções serão iguais.
Para dividir o disco em lâminas, siga as linhas de marcação com um ferro de solda desde a parte transparente até a borda.
Você também pode usar uma tesoura para cortar, mas existe o perigo de a peça quebrar durante o processo. Se não tiver ferro de soldar, é necessário usar uma faca pré-aquecida no fogão. Ao trabalhar com um ferro de soldar, formam-se depósitos de plástico ao longo das bordas do corte, que podem ser facilmente removidos com uma faca.
Aquecemos a superfície do disco sobre a chama de uma vela acesa para que as lâminas possam ser ligeiramente expandidas. Se você não tiver uma vela, um isqueiro ou um ferro de solda servirão.
A parte central do disco deve ser aquecida e todas as lâminas devem ser giradas na mesma direção. Uma rolha de vinho é colocada no orifício do disco. Para consertar melhor, é necessário pré-tratar as bordas do furo com cola quente.
O cabo USB deve estar conectado ao motor. Se não adivinharmos o sentido de rotação da hélice, podemos trocar as rédeas, ou seja, mudar a polaridade.
O motor precisa ser colado em um tubo de papelão, e o próprio tubo em um segundo CD, que servirá de base para o suporte.
Agora a hélice precisa ser “plantada” na haste do futuro ventilador. Tentaremos garantir que ele seja instalado estritamente no centro. Você pode fixá-lo nesta posição usando cola quente.
Após a conclusão de todo o trabalho, o ventilador está pronto para uso.
Como fazer um projeto semelhante, mas um pouco mais complexo, incluindo um regulador no circuito, veja o vídeo postado no final deste artigo.
Você acha essas instruções caseiras complicadas? Então você pode estar interessado em informações sobre tipos de fãs e as regras para sua seleção para aquisição de um aparelho pronto oferecido por fabricantes de eletrodomésticos.
Ventilador baseado em garrafa de plástico
O que nossos artesãos não fazem com garrafas plásticas! Chegou a hora de dizer que eles também são bons torcedores. Pode não ventilar todo o ambiente, mas com certeza ajudará quem precisa trabalhar no computador.
Oferecemos duas opções para criar esse modelo de ventilador.
Opção nº 1 – modelo de plástico rígido
Para concluir o trabalho precisaremos de:
- garrafa plástica com capacidade para 1,5 litros;
- um motor de um brinquedo antigo;
- pequeno interruptor;
- Bateria Duracell;
- marcador;
- tesoura;
- vela;
- martelo e prego;
- Isopor;
- pistola de cola quente.
Então, pegamos uma garrafa plástica comum de 1,5 litro com rolha. Ao nível da linha da etiqueta, corte a sua parte superior. Isso é exatamente o que precisamos para fazer a hélice. Dividimos a superfície da peça plástica em seis partes.
Tentamos marcá-lo para obter setores iguais: disso depende a qualidade de funcionamento do futuro dispositivo.
Cortamos a peça de trabalho ao longo das marcações quase até o pescoço. Dobramos as pás da futura hélice e cortamos cada segundo delas. Ficamos com um blank com três lâminas equidistantes umas das outras. As bordas de cada lâmina devem ser arredondadas. Fazemos isso com cuidado.
Agora precisaremos de uma pequena vela. Vamos acender. Aquecemos cada lâmina na base para girá-la na direção que precisamos. Todas as lâminas devem ser giradas na mesma direção. Remova a tampa da peça de trabalho e faça um furo bem no centro usando um prego e um martelo.
Colocamos o plugue na haste de um pequeno motor. Esses motores podem permanecer em brinquedos infantis antigos. Via de regra, obtê-los não é difícil. Fixe a rolha com cola.
Agora você precisa fazer uma base sobre a qual o motor ficará apoiado. Para isso, pegamos, por exemplo, um pedaço de espuma de poliestireno. Anexamos nele um retângulo, que também pode ser recortado em embalagens de espuma.
Nosso motor, ao qual está fixada a hélice, será fixado na superfície superior deste retângulo. Para isso, é necessário fazer um recesso na espuma que corresponda aos parâmetros do motor.
O adesivo hot melt é usado para fixar os elementos do produto. Se não estiver disponível, outros adesivos podem ser usados. É importante que a fixação em si seja o mais confiável possível.
Um pequeno interruptor e uma fonte de alimentação, cujo papel é desempenhado por uma bateria Duracell retangular, são fixados a um suporte de espuma. Montamos a corrente mais simples, tentando fazer tudo com o máximo cuidado possível.
Basta aparafusar a hélice no plugue fixado no motor. Nosso ventilador está totalmente pronto para operação.
O suporte de espuma provavelmente pesa muito pouco para dar ao dispositivo a estabilidade necessária. Afinal, com uma envergadura suficiente de lâminas, pode ser bastante poderoso. Portanto, é aconselhável deixar a base do modelo mais pesada.
Opção nº 2 – produto de polímero macio
Vamos preparar com antecedência tudo o que precisaremos durante a obra:
- duas garrafas de limonada SevenUp;
- motor elétrico 12 V CC;
- sete canudos grossos para bebidas;
- conector para fonte de alimentação;
- a própria fonte de alimentação;
- trocar;
- tesoura e canivete;
- marcador;
- pistola de cola quente;
- Super cola;
- laços de plástico;
- cortadores de fio;
- ferro de solda;
- fita isolante;
- Disco CD.
Portanto, existe outra opção para construir um ventilador caseiro a partir de uma garrafa plástica. Vamos pegar uma garrafa de menor capacidade, por exemplo, limonada SevenUp.
O algoritmo de corte das pás da futura hélice é o mesmo da versão anterior. O plástico desta garrafa é muito mais macio, por isso você pode dar a inclinação desejada às futuras lâminas sem precisar aquecê-las.
Um furo no centro da rolha deve ser feito com um furador ou prego aquecido no fogo para esse fim. O motor elétrico de 12 V DC, em cujo eixo será fixada a hélice, pode ser retirado de brinquedos antigos ou de um secador de cabelo desnecessário em casa.
A tampa é fixada ao eixo com adesivo hot melt. Imediatamente aparafusamos a hélice leve na tampa.
O mais interessante é a construção do estande. Acontece que não é apenas estável, mas também atraente. Para criá-lo, você precisará de sete canudos grossos. É necessário colá-los com supercola. Acontece que é uma posição bastante forte e atraente.
Para a base, pegue a parte superior de uma garrafa plástica maior que aquela com que fizemos a hélice. Empurramos o suporte de tubos no gargalo da peça de trabalho, aproximadamente até o meio de seu comprimento. Fixamos o suporte nesta posição com supercola aplicada no pescoço da peça.
Agora você pode instalar o motor no rack, fixando-o com cola quente. O fato de o suporte em si ser feito de tubos ocos ajuda a esconder bem os fios. Simplesmente os passamos pelo tubo central. Dessa forma os fios vão parar dentro da base do aparelho.
Para fortalecer ainda mais a estrutura, deve-se utilizar amarras plásticas, que são coladas com cola quente no suporte nas laterais do motor para que a trava da amarra fique apertada sobre o próprio motor, garantindo sua imobilidade. O excesso da ponta do fixador é removido com um alicate.
Na superfície plástica da garrafa, que serve de base à estrutura, são feitos furos para o conector e interruptor da fonte de alimentação. É melhor fazer isso com um canivete.
Conectamos o conector da fonte de alimentação e do switch. Os fios devem ser soldados e isolados. O interruptor e o conector são fixados no plástico com cola quente.
Para tornar a base mais pesada e estável, construiremos um fundo para ela a partir de um CD.
Para fazer isso, lubrifique as bordas da peça plástica com cola quente e pressione o disco contra ela.
Agora conectamos a energia através do conector. Para isso, pode-se utilizar uma fonte de alimentação para fitas de LED, que é vendida em lojas de eletrodomésticos. Bem, este produto caseiro está pronto para uso.
Para ter certeza de que entendeu corretamente a sequência do trabalho realizado, assista ao vídeo ao final deste artigo.
Modernização de um ventilador existente
Garrafas de plástico serão úteis ao atualizar um ventilador comprado em uma loja. As ferramentas disponíveis quase gratuitas ajudarão a aumentar significativamente o desempenho do dispositivo.
Vejamos como e por que método você pode criar uma agradável brisa marítima em seu apartamento:
Fabricamos peças projetadas para melhorar o fluxo de ar. Eles fornecerão resfriamento acelerado do espaço ao redor.
Agora você precisa criar a base para corrigi-los:
Após preparar o dispositivo projetado para melhorar o desempenho do ventilador, procedemos à montagem e comissionamento:
Produto elegante sem lâminas
Estamos acostumados com o fato de que a parte principal do ventilador é a hélice. Esta parte da estrutura gira, criando o fluxo de ar necessário.
Mas também existem modelos sem lâmina. Eles estão na moda, principalmente devido à sua segurança para os familiares mais jovens e animais de estimação. Além disso, estes produtos têm um aspecto elegante: cabem em qualquer interior e decoram-no.
Como a maioria das outras coisas que servem a uma pessoa, um ventilador sem pás também pode ser feito com as próprias mãos.
O princípio de seu funcionamento é simples: na base do aparelho existe uma pequena turbina, que permite criar fluxos de ar que passam pelas aberturas laterais.
Para trabalhar, precisaremos de:
- refrigerador de computador;
- unidade de fonte de alimentação e conector;
- pequeno interruptor;
- pistola de cola quente;
- papelão ou papel grosso;
- tesoura, lápis, régua, compasso e paquímetro.
Em princípio, precisamos de um paquímetro apenas para não cometer erros nas dimensões do produto. Se não estiver disponível, você pode usar uma régua comum, fita métrica ou fita métrica.
Vamos ao trabalho.
Primeiro vamos fazer o corpo - a base do produto. Para fazer isso, recorte quatro pedaços retangulares de papelão. Para determinar os parâmetros da base, meça a largura do cooler. O tamanho resultante corresponderá à largura dos retângulos.
Para maior comodidade, operaremos com tamanhos específicos. A largura do nosso cooler é de 120 mm. Isto significa que a largura do retângulo também é de 120 mm.
Um pequeno interruptor e um conector de alimentação serão integrados ao corpo do nosso produto. Para que eles permaneçam firmes o suficiente no futuro, você precisa fazer medições deles.
Os furos na carcaça devem corresponder aos valores obtidos. É preciso fazer furos até que os retângulos passem a fazer parte do corpo: recortá-los em objetos planos é sempre mais fácil.
Precisamos de uma fonte de alimentação de doze volts e um cooler correspondente que consuma apenas 0,25A. Tendo em conta o facto de termos uma unidade 2A, podemos assumir que estamos bastante bem preparados para o futuro funcionamento do futuro dispositivo.
Agora pegamos folhas de papelão das quais teremos que recortar os elementos da parte principal do leque. Primeiro, vamos desenhar dois círculos.O raio de cada um deles é de 15 cm, recorte os dois círculos.
Em um deles, vamos chamá-lo de A, desenharemos um círculo interno com raio de 11 cm. No segundo, que chamaremos de B, o raio do círculo interno será de 12 cm. Recorte com cuidado os círculos internos . Recebemos os anéis A e B.
Os anéis resultantes serão fixados ao corpo do produto. Para que possam aderir melhor à superfície do corpo, aplicaremos um dos blanks retangulares em cada um dos anéis e cortaremos um segmento cujo lado plano corresponde à largura do retângulo.
A parte principal de um ventilador sem pás tem formato cilíndrico. Para fazer isso, precisaremos de tiras de papelão com os seguintes parâmetros: a primeira - 12x74cm, a segunda - 12x82cm, a terceira -15x86cm. Durante o processo de montagem ficará claro o que fazer com cada uma dessas três tiras.
Antes de montar o corpo, faça um entalhe na parte inferior de cada retângulo. Desta forma, não só fazemos pernas para o futuro ventilador, mas também criamos canais para a entrada de ar.
Montaremos o corpo com cola quente. O cooler deve ficar localizado aproximadamente na parte central do gabinete, circundado por quatro retângulos que formam as paredes da estrutura. Lubrifique o refrigerador em todo o perímetro com cola e cerque-o com paredes.
Não se esqueça que os entalhes nas paredes que acabamos de cortar devem ficar na parte inferior da caixa.
Os fios do cooler podem ser enfiados em um canto da estrutura, fixando-os nesta posição com cola.
Nesta fase, é melhor montar e conectar. Como estamos usando um switch, precisamos dividir um dos fios e formar um circuito.
Os fios devem ser conectados ao conector de alimentação (vermelho - positivo, preto - negativo). Se errarmos a polaridade, só precisamos trocar os fios. Com cola quente, fixamos o conector e trocamos nos locais destinados a eles.
Conectamos a energia e verificamos se a turbina está funcionando. Se tudo estiver em ordem, continuamos montando nosso modelo bladeless.
Pegamos o anel A, que ficará localizado na frente do aparelho, e a primeira tira (12x74cm). Fechamos a tira em um círculo e colamos na circunferência interna do anel A. O resultado é algo como um chapéu cilíndrico sem topo, mas com aba. O mesmo deve ser feito com o anel B e a segunda tira (12x82cm).
Colamos o primeiro “cilindro” na parte frontal do corpo no local onde cortamos o segmento. Também colamos o segundo “cilindro” na parte traseira do corpo com uma superfície cortada. Neste caso, o “cilindro” menor vai parar dentro do maior.
A estabilidade da estrutura pode ser conferida por meio de cinco divisórias de resistência, fixadas entre os anéis com a mesma cola. Eles precisam ser cortados em papelão. O comprimento das divisórias deve ser ligeiramente inferior a 12 cm.
Agora a superfície lateral da estrutura principal deve ser coberta com a terceira tira de papelão restante (15x86cm).
Em princípio, o ventilador está pronto. Resta apenas dar-lhe um brilho externo. Para isso, retire o excesso de cola e cubra as superfícies externas com tinta ou papel decorativo.
Você também pode encontrar informações sobre controladores de velocidade do ventilador, estabelecido em nosso outro artigo.
Para que você veja como entendeu e fez tudo corretamente, assista ao vídeo sobre como criar você mesmo um ventilador sem pás, que colocamos no final deste artigo.
Se você estiver interessado em montar dispositivos interessantes e úteis, talvez esteja interessado nas informações sobre como fazer um ar condicionado em casa, discutidas em nosso outro artigo.
E na estação fria você pode montar o aquecedor ou aquecedor de ventilador caseirousando um mínimo de materiais.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O leque de CD que você verá neste vídeo é diferente daquele que pode ser feito seguindo as instruções que sugerimos. Possui base diferenciada e possui regulador:
O ventilador de plástico verde ao qual o vídeo é dedicado não apenas funciona bem, mas também tem uma ótima aparência.
Ele se tornará uma verdadeira decoração de mesa para o seu local de trabalho:
A peculiaridade do ventilador sem pás, que você pode montar facilmente seguindo as instruções e o vídeo, é que o fluxo de ar aparece do nada. O modelo atrai pela originalidade.
Passe um pouco de tempo decorando-o e você verá como ele se encaixará perfeitamente no seu interior:
Apresentamos os melhores modelos de ventiladores caseiros. E são os melhores porque a sua construção não requer mecanismos especiais, ferramentas complexas, materiais caros ou habilidades especiais. Eles podem ser criados por absolutamente qualquer artesão doméstico, até mesmo um iniciante.
Esperamos que o sucesso que você definitivamente alcançará ao se tornar um fã desperte o seu gosto pela criatividade independente.
Você usa um ventilador caseiro feito de sucata? Ou você seguiu uma das instruções fornecidas em nosso artigo ao montar o dispositivo? Talvez você tenha melhorado o equipamento que tem em sua casa? Conte-nos sobre sua experiência - deixe seus comentários.
Colorido, passo a passo, acessível. Se você olhar para casa, todo mundo tem os materiais, dentro do orçamento. Mas surge a questão da segurança. Se fizermos algo errado, digamos que conectamos um ventilador feito de CDs a uma unidade de computador, não danificaremos a unidade do sistema? A segunda opção não é tão atrativa, mas por causa das baterias é mais aceitável para mim, há menos chances de estragar alguma coisa.
Como esse ventilador pode danificar o computador? Ele fornece energia apenas por meio de um cabo USB. Se você estiver com tanto medo, poderá conectá-lo via carregamento USB do seu telefone.
Nossa, que ideia linda de um mini ventilador feito de CD. Que método simples, não foram necessários gastos especiais de dinheiro ou esforço, tudo foi encontrado em minha casa. Fiz tudo conforme descrito, em vez de ferro de solda usei uma faca aquecida e deu certo. O ventilador funciona muito bem, não faz barulho e não superaquece.Agora, no verão, vou colocá-lo ao meu lado o tempo todo enquanto estou sentado em frente ao computador.