Como fazer um ar condicionado doméstico com suas próprias mãos: diagramas e instruções populares
O calor, mesmo que já fosse esperado há muito tempo, ainda nos atinge de repente.As chuvas, claro, são enfadonhas, mas o calor escaldante também esgota e reduz a capacidade de trabalho. É bom ter um sistema dividido, mas poucas pessoas pensam nisso no inverno ou na primavera chuvosa. E no verão, sua compra e instalação se transformam em um rombo no orçamento familiar.
Alguns artesãos decidem fazer um ar condicionado doméstico com as próprias mãos, utilizando meios improvisados e materiais baratos. A ideia de montar um produto caseiro econômico é bastante atrativa, mas antes de começar a implementá-lo é preciso avaliar a eficácia de tal unidade e estudar a tecnologia de sua fabricação, não concorda?
Convidamos você a se familiarizar com as diferentes opções para a construção de um ar condicionado doméstico. Entre as tecnologias propostas, você certamente escolherá a solução adequada e poderá montar você mesmo o dispositivo de refrigeração. Guias passo a passo e instruções fotográficas irão ajudá-lo a implementar seus planos.
O conteúdo do artigo:
Ar condicionado de fábrica: tipos e desvantagens
Antes de tentar fazer você mesmo um ar condicionado, seria bom entender o que é esse aparelho, como funciona e que efeito pode ser esperado de seu funcionamento.
Um ar condicionado é um dispositivo tecnicamente complexo que originalmente era usado apenas para resfriar ambientes no verão.Com o tempo, os modelos de ar condicionado melhoraram e tornaram-se mais complexos.
Moderno dispositivos de controle climático são capazes não apenas de controlar o clima interno, mas até de umedecer e purificar o ar nele contido.
Os dispositivos atualmente disponíveis comercialmente podem ser divididos em dois tipos: evaporativos e de compressão.
Se os modelos evaporativos só conseguem resfriar o ar e influenciar sua umidade, os modelos de compressão podem reduzir e aumentar a temperatura do ambiente.
Dispositivo de compressão e seu design
A compressão é o tipo mais comum de ar condicionado, mais utilizado na vida cotidiana.Seu design é composto por componentes normalmente incluídos em qualquer equipamento de refrigeração: compressor, condensador (radiador), evaporador, termostato e ventiladores.
Cada um dos elementos do complexo executa uma tarefa específica:
- compressor garante o movimento do refrigerante (por exemplo, freon) ao longo do circuito do dispositivo;
- radiador usado para resfriamento e condensação de freon;
- evaporador – o local onde o líquido se transforma em vapor quando a pressão do freon diminui;
- termostato necessário para controlar o fluxo de refrigerante que passa pelo evaporador: isso garante que a temperatura definida seja mantida;
- fãs ajudam a ativar o processo de troca de calor e direcionar um fluxo de ar resfriado para a sala.
Trabalho esquemático ar condicionado de compressão pode ser representado da seguinte forma.
O refrigerante em estado gasoso (t +10-20°C; pressão 3-5 atmosferas) flui do evaporador para o compressor. Lá o gás é comprimido e aquecido (t +75-90°C; pressão 15-25 atmosferas). Em seguida, ele entra no capacitor.
Aqui ele passa ao estado líquido porque é resfriado com a ajuda de um fluxo de ar externo, que é conduzido através de um trocador de calor.
Quando o refrigerante sai do condensador e se move para o dispositivo termostático, ele está em alta pressão e a uma temperatura 12-20°C superior à do ambiente circundante.
Normalmente, o dispositivo de controle de temperatura é um tubo espiral fino feito de cobre. Neste caso, a seção transversal do dispositivo para passagem de freon é ajustada.De acordo com a lei de Bernoulli, onde a velocidade de movimento do refrigerante é maior, a pressão é menor. A queda de pressão garante diminuição do ponto de ebulição do líquido e evaporação ativa da substância.
No evaporador, onde o freon entra, ele novamente se torna um gás devido à expansão ativa e à remoção de calor do ar na sala refrigerada. O aparelho é utilizado justamente para esta etapa, que é a principal. O gás então entra novamente no compressor. O ciclo se completa, apenas para se repetir continuamente.
Dispositivo evaporativo: princípio do dispositivo
Uma característica marcante do dispositivo evaporativo é que ele não utiliza gases, cujo uso afeta negativamente o meio ambiente. O funcionamento do dispositivo não se baseia na mudança do estado agregado dos refrigerantes, mas na evaporação da água comum.
O corpo do dispositivo com bandeja é feito de materiais resistentes à umidade que não reagem a mudanças bruscas de temperatura. Ele contém todos os componentes do dispositivo.
A base do projeto é uma bomba d'água, que é usada para saturar o filtro de resfriamento com umidade. A bomba está equipada com um tanque de enchimento com válvulas através das quais é fornecida água.
A água fria para o filtro vem de um recipiente para o qual é bombeada de uma panela. Para aumentar o efeito de resfriamento, você pode colocar gelo na bandeja.
Filtros de resfriamento são utilizados para aumentar a área de evaporação da água, o que ajuda a aumentar a eficiência do aparelho. Celulose ou polímeros especiais são utilizados como material para sua fabricação.
A estrutura em favo de mel de tais filtros garante o máximo resfriamento possível do ar que passa por eles.
Um ventilador ajuda a ativar o movimento das massas de ar e forçá-las através do ar e depois do filtro de resfriamento.
Este dispositivo funciona assim:
- o ventilador puxa o ar quente de fora para dentro do gabinete;
- os fluxos de ar passam por filtros, onde são limpos e saturados com água do recipiente;
- a evaporação da água esfria e umidifica o ar que entra na sala.
Quanto mais seco o ar externo, mais ativo é o processo de evaporação da água e melhor funciona o aparelho.
Prós e contras dos condicionadores de ar de fábrica
Em muitas regiões do nosso país, as pessoas não conseguem sobreviver ao calor do verão sem ar condicionado. Esses dispositivos são necessários e úteis. É improvável que alguém discuta esta afirmação. Mas junto com suas vantagens, eles também apresentam uma série de desvantagens que você precisa conhecer para prever e reduzir seu impacto negativo.
Então, vamos começar com os prós:
- criar um microclima de temperatura confortável em casa;
- filtração de massas de ar;
- o uso de umidificadores e ionizadores em diversos modelos modernos.
Esses benefícios são óbvios. São eles que nos fazem tomar uma decisão positiva na compra deste aparelho.
Mas também existem desvantagens":
- o aparelho em si não será barato e você também terá que pagar pela sua instalação e manutenção;
- o consumo de eletricidade e, consequentemente, as contas aumentarão;
- a poeira extraída do ar se acumula nos filtros, o que promove a proliferação de microrganismos, por exemplo, a bactéria Legionella - causa de doenças pulmonares graves;
- um ar condicionado sem umidificador ajuda a reduzir a umidade interna, o que afeta negativamente as mucosas da nasofaringe e dos olhos e promove o envelhecimento da pele;
- o fluxo de ar resfriado pode causar resfriados;
- O ruído produzido pelo aparelho pode irritar as pessoas.
Se o aparelho for mal conservado, pode transmitir odores desagradáveis que encherão toda a sua casa. Informações detalhadas sobre os recursos de manutenção de um sistema dividido são fornecidas em Este artigo.
Portanto, faz sentido tentar fazer seu próprio aparelho que tenha as vantagens dos condicionadores de ar de fábrica e seja desprovido de pelo menos algumas de suas desvantagens.
O que você pode fazer com suas próprias mãos?
Observe que não nos esforçamos para superar os produtos de fábrica. É improvável que consigamos atingir o mesmo poder de refrigeração.
Nosso objetivo é construir um aparelho que não consuma muita energia, seja barato e, em caso de ineficácia, possa ser jogado em uma caixa e no lixo sem arrependimentos. Mas imagine como esse produto caseiro vai te agradar se você fizer sucesso!
A maioria dos dispositivos caseiros, como mostra a experiência, consiste em duas partes principais:
- um bloco que permite reduzir a temperatura ambiente;
- um elemento que ajuda a espalhar o efeito de resfriamento por todo o ambiente.
Então, vamos descobrir como fazer um ar condicionado eficaz em casa com o que temos em mãos.
Gelo combinado com um ventilador
A única coisa mais simples que este dispositivo pode ser um lençol úmido usado para cobrir a abertura de uma janela. Aliás, também uma forma de resfriar e umidificar o ar que entra no ambiente.
Para construí-lo, você precisará de garrafas plásticas ou outros recipientes cheios de gelo. Recipientes planos com refrigeradores especiais para bolsas térmicas - acumuladores de frio - têm se mostrado bem.
Podem ser aparafusados à grelha do ventilador com arame ou colocados num cesto preso às barras da grelha. Quanto mais gelo, melhor funciona o dispositivo de resfriamento.
A eficiência desta estrutura, composta por gelo em um recipiente e um ventilador, também pode ser aumentada montando-a de forma especial.
Nós vamos precisar:
- garrafa plástica de água de cinco litros com tampa;
- ventilador de computador - diâmetro 120 mm;
- quatro parafusos auto-roscantes e uma chave de fenda;
- gelo pré-congelado.
Dois furos são feitos na garrafa, um em frente ao outro. Um será redondo: nele é inserido um ventilador para puxar o ar para dentro do tanque. O ventilador deve ser firmemente fixado com parafusos auto-roscantes na superfície da garrafa.
O segundo furo é retangular. Neste caso, apenas as paredes inferior e lateral do retângulo são cortadas. A válvula resultante é dobrada para cima. O gelo é colocado dentro da garrafa através de um orifício retangular, o ventilador é ligado e pronto. Você pode aproveitar o frescor.
Quando não houver mais necessidade de operar o aparelho, você pode fechar sua janela com uma válvula para reter o frio restante.
Sugerimos que você se familiarize com um dispositivo de design semelhante, porém mais complexo e “duradouro” no bloco de instruções em vídeo localizado no final do artigo.
Ventilador e tubos de cobre
Se vamos fazer um cooler compacto a partir de um ventilador com grade protetora e tubos de cobre por onde a água se moverá, devemos nos concentrar imediatamente no tema água.
Deve estar funcionando ou a água deve ser colocada em um balde que passará a fazer parte do aparelho. Se a casa tiver hidrômetro, então a segunda opção com recirculação de mídia é preferível.
Uma das opções para um conjunto de gelo de sucesso com ventilador e bobina de cobre será apresentada na seguinte seleção de fotos:
Este útil produto caseiro irá resfriar o ar da sala em 5-7º em meia hora de trabalho produtivo.
Para trabalhar precisamos:
- ventilador com grade protetora frontal;
- tubo de cobre com seção transversal de 6,35 mm e comprimento de 5 a 10 m;
- arame fino ou braçadeiras plásticas flexíveis;
- mangueira flexível em plástico transparente com diâmetro interno de 6 mm;
- bomba submersível para aquário (capacidade 600-1000 litros por hora);
- balde ou caixa térmica (esta última é preferível);
- braçadeiras metálicas;
- acumuladores de frio.
Recipientes planos cheios de líquido ultracongelante são acumuladores de frio, que são utilizados em bolsas térmicas, caixas térmicas de automóveis e outros produtos de finalidade semelhante para manter a temperatura desejada.
Eles podem conter soluções de sal de água, gel ou silicone como enchimento.
Para o nosso produto caseiro, uma bateria de silicone é mais adequada. Se o tanque onde está colocado estiver bem isolado termicamente, poderá manter a temperatura de 0 ... + 2 ° C durante uma semana. Você pode usar um balde como caixa térmica, mas não com seção redonda, mas retangular.
Para melhorar o isolamento, este (com tampa!) é coberto por fora e por dentro com uma camada de espuma de poliestireno com 3-4 cm de espessura.
Se tudo que você precisa estiver preparado, começamos a trabalhar.
Remova a grade protetora frontal do ventilador e prenda o tubo de cobre usando braçadeiras de plástico. Quanto mais voltas forem fixadas, mais eficiente será o aparelho, mas é preciso ter moderação em tudo: o fluxo de ar do ventilador deve se mover livremente entre as voltas do tubo.
As extremidades do tubo de cobre permanecem livres. Mas é melhor cortar as pontas dos grampos de plástico para deixar o produto mais esteticamente agradável. A grade é instalada no ventilador e as pontas dos tubos de cobre são direcionadas para o local da caixa d'água.
Mangueiras plásticas transparentes são colocadas nas extremidades de cobre e fixadas com braçadeiras de metal.
Haverá duas mangueiras de plástico. Eles devem chegar facilmente ao reservatório de resfriamento. A extremidade de uma das mangueiras está conectada ao bico da bomba. A segunda mangueira (longa) está localizada no tanque. O recipiente está cheio de água fria e gelo.
Você também pode colocar baterias de armazenamento refrigerado lá. É melhor fazer furos para mangueiras e fios para que a tampa feche bem a caixa térmica.
Após ligar a bomba e o ventilador, a água deve começar a se mover livremente pela mangueira até o ventilador, depois pelo tubo de cobre, liberando o frio distribuído pelo ventilador, e novamente pela mangueira até a termobox. Se for esse o caso, o sistema está funcionando corretamente.
Breve guia fotográfico para fazer
Em essência, as opções apresentadas para dispositivos de controle climático são ventiladores modernizados. Ainda não será possível torná-los altamente eficientes e fornecer-lhes uma série de funções úteis relacionadas. No entanto, eles realmente ajudarão a lidar com o calor sufocante em caso de emergência.
Para quem deseja construir um dispositivo de controle climático a partir de resíduos, também oferecemos este interessante modelo:
Para montar este aparelho, você precisará de um ventilador axial com grade removível, um tubo de cobre, braçadeiras plásticas, uma minibomba submersível e uma geladeira portátil - uma caixa com isolamento térmico feita de espuma plástica.
Concluída a montagem, testamos o produto caseiro mergulhando a bomba em um refrigerador de espuma com água e gelo. Para ter certeza de que o sistema está funcionando, mediremos a temperatura ambiente antes de iniciar o trabalho e meia hora depois. O modelo pode ser melhorado incluindo no diagrama de trabalho controlador de velocidade do ventilador.
Truques com caixa de papelão
A base deste projeto é o mesmo ventilador de mesa e gelo. Mas o aparelho acabou se revelando bastante interessante, por isso resolvemos mostrá-lo para vocês. A melhor parte é que todos os componentes valiosos deste dispositivo podem ser facilmente devolvidos à sua posição original sem perder a sua funcionalidade.
Nós vamos precisar:
- uma caixa de papelão ondulado grande o suficiente para acomodar uma panela grande;
- a própria panela;
- ventilador de mesa com grade protetora;
- fita larga;
- agulha cigana e linha crua;
- tesoura, faca de papelaria;
- régua ou fita métrica e marcador;
- gelo.
Precisamos fazer uma caixa sem fundo com o papelão ondulado da caixa de acordo com o tamanho da nossa panela. A panela deve caber bem nesta caixa, ou seja, combinar em comprimento e largura, mas a altura da caixa deve ultrapassar a panela em 15-20 cm.
Para isso, recortamos a caixa com uma faca de papelaria e cortamos o fundo e a tampa. Rolamos a caixa de acordo com as marcações, colando suas bordas e bordas com fita adesiva em 2 a 3 camadas.
Não deve haver buracos nas paredes da caixa. Recortamos uma tampa quadrada de caixa dos restos de papelão ondulado. É melhor fazer duas camadas.
No seu centro marcamos um círculo, cujo diâmetro deve ser 2-2,5 cm maior que o vão do impulsor do ventilador, para que suas pás se encaixem livremente no orifício redondo recortado e não toquem nas bordas durante a rotação. Fixamos a tampa em seu lugar com fita adesiva.
Ao nível da borda superior da panela colocada na caixa, recorte um retângulo de 3,5-4 cm de altura em sua parede.O comprimento desta “canhoneira” pode variar, mas não deve atingir 4 cm de cada uma das bordas laterais da caixa para que a estrutura mantenha a rigidez.
O ar resfriado fluirá deste recorte. E para controlar o fluxo, você precisa construir persianas para ele.
Para isso, recortamos duas tiras de papelão ondulado, cujo comprimento é 4-5 mm menor que o recorte e a largura é 5 mm maior. Conectamos essas tiras à distância usando uma agulha cigana e fios ásperos. Fazemos furos na faixa superior a uma distância de 7 a 8 mm da borda e na inferior - 12 a 15 mm.
Colocamos as persianas na abertura e fixamos cada tira em três pontos. Não apertamos os fios, mas os prendemos com nós.
Experimente mover as persianas com o dedo. A estrutura deve mover-se livremente e não desmoronar durante o movimento. Agora você pode começar a montar o dispositivo. Coloque um tapete ou pano velho em várias camadas sob a panela para que o aparelho funcione de forma mais silenciosa. A estabilidade da panela não deve ser afetada.
Coloque a panela e cubra-a com a grade de proteção frontal do ventilador com o lado côncavo voltado para cima. Coloque pedaços de gelo pré-preparado na grelha. É melhor prepará-lo em copos de plástico, pois os pedaços grandes derretem mais lentamente que os pequenos. Cobrimos a estrutura com uma caixa.
Insira o ventilador no orifício da tampa superior com as pás voltadas para baixo. Você pode ligá-lo e verificar a qualidade do trabalho.
O gelo derretido vira água, que deve ser despejada da panela a tempo para não vazar e encharcar a caixa.Caso contrário, o ventilador poderá cair na água, causando um curto-circuito.
Você pode dar uma boa olhada em todo o processo de construção deste ar condicionado assistindo ao vídeo que colocamos em um bloco especial no final deste artigo.
Garrafas plásticas e chapas de compensado
Este maravilhoso design não requer eletricidade nem mesmo água congelada. A única coisa necessária para que funcione é um rascunho.
O princípio de funcionamento do dispositivo é mais fácil de explicar com um exemplo. Abra bem a boca e expire profundamente na mão. A pele ficará quente. Agora você precisa esticar os lábios com um tubo e soprar novamente com a mesma força da primeira vez.
Desta vez, o jato de ar esfria sua pele. Se o ar passa por um canal estreito, quando se expande instantaneamente, ele esfria.
Vamos preparar uma folha de papelão, mas melhor que compensado. Deve corresponder ao tamanho da abertura da janela que queremos fechar com esta estrutura. Também estocaremos garrafas plásticas. De cada um deles precisaremos apenas do terço superior com rolha. Vamos cortar isso.
Aliás, os plugues precisam ser retirados, mas não jogados fora. Eles serão úteis para fixar garrafas na superfície da folha.
Precisaremos de tantas garrafas que cubram toda a superfície da folha, mas não se toquem. Para medir os furos para eles, você pode usar um lápis comprido, que marca o centro do corte no pescoço.
Para fazer um furo para uma garrafa padrão, você precisa de uma coroa com diâmetro de 18 mm. Usando uma furadeira, faça todos os furos um por um.
As tampas recortadas das garrafas sem rolhas são inseridas nos orifícios e fixadas com rolhas próprias, cujas tampas foram cortadas. Isto produz anéis com roscas internas que seguram perfeitamente os segmentos da garrafa.
Resta instalar o ar condicionado pronto na abertura da janela com os funis voltados para fora. Especialistas garantem que a temperatura ambiente cairá cinco graus.
Adicionando um ventilador ao circuito
Uma das desvantagens óbvias do dispositivo anterior é que ele priva os usuários da luz natural do ambiente. Além disso, as correntes de ar podem ser um problema na sua área. Então use essa ideia.
Para implementá-lo, prepare:
- ventilador doméstico sustentável;
- seis garrafas plásticas;
- uma folha de plástico fino ou papelão grosso - o que você encontrar;
- braçadeiras de plástico;
- faca de papelaria;
- cola quente de silicone.
O princípio de funcionamento deste cooler é o mesmo do modelo anterior. Só que você não precisa instalá-lo na abertura de uma janela e pode funcionar em qualquer ambiente: é portátil.
As instruções fotográficas a seguir apresentarão o processo de fabricação em detalhes:
Todas as ações relacionadas ao corte da base e ao recorte de círculos para fixação de blanks de garrafas devem ser realizadas com extremo cuidado e precisão. Se você cortar mais do que o necessário, a peça de trabalho não “assentará” firmemente no encaixe. É verdade que ainda existe uma oportunidade de corrigir o erro - você pode corrigir o defeito colando-o com fita adesiva. Avançar:
Agora falta montar e prender o aparelho caseiro, que deve concentrar os fluxos de ar e potencializar sua movimentação:
Cortamos a parte superior das garrafas, focando na linha do rótulo, para obter segmentos idênticos. A seguir faremos a base. Para isso, desenhe em uma folha de plástico ou papelão um círculo que corresponda ao diâmetro do ventilador. Usando uma faca, corte um círculo.
No círculo resultante, colocamos uniformemente os segmentos da garrafa com os sinos voltados para baixo. Traçamos os círculos dos sinos e os recortamos com cuidado. O resultado é um painel de montagem.
Aplicamos os encaixes das garrafas nos furos e fixamos nesta posição com fita adesiva para que não mudem de posição durante o processo de colagem. Colamos as garrafas no painel de montagem, aplicando cola nas duas faces.
Resta fazer furos no painel de montagem entre as garrafas para fixar as braçadeiras plásticas com as quais o painel será fixado à grade do ventilador. Apertamos os fechos cortando suas pontas, caso contrário interferirão na rotação das lâminas.
Se você não tem tempo para experimentos e a questão do resfriamento da sala está se tornando cada vez mais urgente, você pode comprar um modelo prático e barato de sistema split.
Preparamos um bloco de artigos que vão ajudar na escolha de um ar condicionado doméstico:
- Como escolher um sistema split para um apartamento ou casa: as melhores marcas + recomendações para compradores
- Sistemas móveis divididos: dez melhores opções para equipamentos portáteis de controle climático
- Sistema split para 2 salas: como o equipamento é projetado e funciona + nuances na escolha desse equipamento
- Inversor ou sistema split convencional, o que é melhor? Vantagens e desvantagens + dicas para escolher
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Este vídeo mostra a maneira mais rápida e econômica de fazer um ar condicionado a partir de uma garrafa plástica de cinco litros.
Uma sequência visual que reproduz o processo de criação de um dispositivo de refrigeração a partir de uma panela e uma caixa de papelão o ajudará a esclarecer todas as nuances caso algo ainda não esteja claro.
Este artigo apresenta os designs mais simples e populares que qualquer um pode construir, mas para aqueles que gostam de usar suas habilidades de artesão, também temos algo.
Um ar condicionado é um dispositivo tecnicamente complexo, sem o qual a vida de verão dos moradores das cidades modernas é difícil e triste. Mas este dispositivo caro requer manutenção e custos de energia.
Convidamos você a construir um dos dispositivos mais populares acima com suas próprias mãos e usá-lo. Talvez o modelo de fábrica não lhe pareça tão atraente quanto este produto caseiro barato.
Você tem experiência em fazer um ar condicionado doméstico? Por favor, conte aos leitores sobre o seu método de montagem do dispositivo de resfriamento. Comente a postagem, participe de discussões e adicione fotos de seus produtos caseiros. O bloco de feedback está localizado abaixo.
Estamos com um tempo insuportavelmente quente há algumas semanas. No trabalho tem ar condicionado, só assim conseguimos escapar. Mas o problema é que literalmente depois de algumas horas na sala fica impossível respirar, sua cabeça parece de ferro fundido. Começamos a abrir, ventilar e ligar novamente. As opções de aparelhos de ar condicionado caseiros nos agradaram pela simplicidade e preço acessível. Eu até queria tentar fazer isso sozinho. Gostei principalmente da opção com cooler, gelo e garrafa plástica.Tudo que é engenhoso é simples!
Francamente, tenho visto muita coisa na minha vida. Tenho lido ainda mais bobagens na Internet ultimamente. Mas esse post me atingiu no coração. Claro, agora tenho um ar condicionado. E, claro, não me arrependo, embora precisemos disso dois meses por ano. Mas como nunca pensei numa ideia tão simples e elegante antes??! Fico especialmente surpreso quando olho para o meu próprio ventilador, igual ao da foto, e ao lado dele o freezer. No verão, apenas por interesse de pesquisa, testarei o design para ver qual o volume do ambiente, quanto tempo duram as garrafas e qual será o real efeito de resfriamento.
Bem, por que imediatamente “absurdo”. É claro que um sistema tão caseiro não pode ser comparado a um ar condicionado de fábrica real, mas funciona muito bem. Quando eu era estudante, fiz um aparelho semelhante ao material acima - um ventilador e garrafas de gelo. E ajudou muito no calor de quase quarenta graus, só dá tempo de trocar as garrafas. Aliás, para um efeito melhor, foi feito um invólucro de papelão e fita adesiva em volta do ventilador. Caso contrário, o ventilador sugaria não só o frio da garrafa de gelo, mas também o ar quente, e parte do efeito seria perdido. Também vale a pena colocar antecipadamente um recipiente para drenar a condensação da garrafa.
Responderei imediatamente ao autor da pergunta e ao comentarista. Vou começar com o último. Então, entendo que a bobagem do autor não é essa ideia de um ar condicionado caseiro, mas sim as diversas implementações que foram oferecidas na internet!
Em relação ao seu ar condicionado “de estudante”, essas soluções simples em forma de garrafas com gelo perto do ventilador são as soluções mais populares. Só que por alguma razão muitas pessoas os colocam na frente do ventilador, e não na parte de trás, por onde o ar é aspirado.
Agora, ao autor da pergunta. As ideias do artigo são realmente muito boas, além de tudo estar descrito detalhadamente e com fotos. Claro, quando há ar condicionado no apartamento, esses produtos caseiros causam risos. O que mais gostei foi da ideia de uma serpentina de cobre e água fria num balde. Quanto a mim, esta é a melhor opção em termos de implementação e posterior utilização. Mas é melhor comprar um ar condicionado com desconto no inverno e instalá-lo na primavera.
1) O mais interessante não é dito no artigo? onde posso conseguir um tubo fino de cobre e papelão grosso??? Não me importo com os designs mostrados no artigo (é tudo uma porcaria), mas o problema de conseguir esse material realmente merece atenção!
2) A única opção adequada para um “ar condicionado” caseiro é um “refrigerador de água com torre de resfriamento”: um sistema fechado de circulação de água composto por dois radiadores, ambos com ventiladores, sendo o primeiro radiador localizado dentro da sala, e o segundo está do lado de fora - o radiador externo precisa ser borrifado periodicamente com água.
Você não precisa me agradecer.
P.S. os radiadores são comprados em lojas de peças de automóveis - existem pequenos que custam menos de 1.000 rublos. Os fãs neles estão no mesmo lugar. Conectando tubos - em qualquer loja de ferragens. Qualquer bomba: até para aquário, até para carro (por exemplo, aquela que abastece lavadoras de vidros).Para quem não entende, aqui está a essência: a) a “hidropisia” sente a transferência de calor de um radiador para outro; b) ao despejar água no radiador externo, resfriamos-o abaixo da temperatura do ar externo, porque isso é física: quando o líquido evapora, a superfície esfria.