Como pendurar papel de parede corretamente nos cantos: instruções passo a passo, características do trabalho
À primeira vista, não há nada de especial em colar treliças nas paredes.Em teoria, o processo pode ser dominado por qualquer pessoa cuidadosa. Na verdade, colar muitas vezes causa dificuldades mesmo para quem os colou mais de uma ou duas vezes.
Os problemas surgem na fase em que é necessário colocar papel de parede nos cantos. Neste caso, apenas paciência e precisão não são suficientes. Você precisa saber exatamente como colar o painel na área do canto.
O conteúdo do artigo:
Dificuldades e recursos
Não há ninharias na colagem - é preciso levar em consideração a qualidade da tela, seu peso, largura e a capacidade do material de esticar sobre uma superfície de parede não totalmente plana. Mas são as paredes que causam mais problemas.
Colar papel de parede nos cantos não é mais difícil do que nas paredes, mas é preciso levar em consideração:
- Qualidade das paredes. Pode ser necessário instalar um perfil perfurado de plástico (ou alumínio) no canto externo para formar uma linha ideal entre as 2 paredes.
- O número de tiras de papel de parede e a largura real da parede de canto a canto. É necessário calcular o número de rolos para que a borda do último painel não fique diretamente no canto. No mínimo, a tela deve ir até a segunda parede, ou deve ficar pelo menos 20 cm da borda até a linha de encaixe.Nesta situação, não será possível colar as bordas de ponta a ponta, e uma pequena sobreposição ficará feia.
- Como ajustar um padrão em um canto.É mais fácil pendurar papel de parede se não houver padrões ornamentados. Caso contrário, você precisará selecionar um par de painéis para cada canto de acordo com o padrão.
Geralmente colocar papel de parede Não é difícil se você selecionar pares para colar nos cantos com antecedência, escolher o ponto de partida e a direção corretos para colocar novas tiras.
Normalmente os painéis começam a ser colados desde a janela até às portas de entrada. Acredita-se que neste caso a sobreposição das bordas ficará invisível devido ao fato do fluxo de luz ser direcionado na direção da linha do adesivo. Na verdade, não é só a luz do dia que deve ser tida em conta, mas também a iluminação interior. No mínimo, a fonte mais poderosa é um lustre ou iluminação de parede.
Além disso, é necessário levar em consideração a direção da iluminação nos cantos e a borda de qual dos 2 painéis deve ser colada no canto externo por cima. Isso determina se o final do papel de parede ficará visível ou não.
Se você planeja colar treliças no teto, então marcações em forma de linhas paralelas devem ser aplicadas com um lápis na superfície preparada. Sem orientações, será difícil pendurar o papel de parede de forma que fique paralelo à abertura da janela.
Mas o pior é que as treliças do teto colocadas de maneira irregular se encaixam de maneira diferente na linha do canto entre a parede e o teto. Portanto, você terá que aplicar papel de parede do teto à parede e cobrir o defeito colando ainda mais com bordas decorativas ou instalar rodapés no teto.
Recursos de trabalhar com desenhos
Se as paredes forem revestidas com placas de gesso cartonado ou qualquer outro material de revestimento com superfície perfeitamente plana, as tiras de papel de parede podem ser coladas diretamente com uma sobreposição ao longo da linha do canto ou com uma ligeira sobreposição na parede seguinte. Será suficiente colar com sobreposição de até 20 mm.
Mas esta situação não acontece com frequência.Normalmente as paredes são mal niveladas com gesso, por isso a linha dos cantos fica irregular. Você não precisa selecionar o padrão no primeiro canto da abertura da janela, mas sim colar um painel inteiro nele. A largura da inclinação da janela até o primeiro canto geralmente não ultrapassa 30-35 cm, portanto, você pode colar a tela inteira se o estoque de papel de parede permitir.
A parte da parede próxima à janela geralmente é considerada cega. Devido ao facto da luz do dia que entra pela janela cegar os olhos, é sempre colocada uma cornija com cortinas por cima da abertura da janela. Portanto, a seleção do padrão neste canto é transferida para a etapa final, quando todas as áreas mais importantes dos cantos estão coladas.
Muitas vezes, ao selecionar um desenho, um dos painéis deve ser cortado longitudinalmente, e a partir desses restos você pode colar um canto cego (geralmente o certo, se você olhar pela janela).
Recursos de combinação
O processo de aplicação do papel de parede está avançando rapidamente. Assim que a zona do canto se aproximar, você precisará combinar, caso contrário será difícil combinar o padrão.
Pare de trabalhar a aproximadamente 20-25 cm do canto. O próximo pedaço de papel de parede a ser pendurado (depois outro) deverá ser selecionado de forma que corresponda ao padrão daqueles previamente colados na parede.
Um novo pedaço de papel de parede (transitório) pode ser medido e depois cortado em comprimento para que fique menor em largura, e a borda do painel “passe” através da linha do canto até a parede adjacente em não mais que 5 cm. próximo pedaço de papel de parede diretamente do canto. Este é o padrão mais comum para colagem de papel de parede tanto em cantos internos quanto externos. Torna possível simplesmente selecionar um padrão em painéis adjacentes.
O segundo método de colagem pressupõe que a peça de papel de parede de transição não seja cortada no comprimento, mas colada em toda a largura. Neste caso, uma borda de até 20 cm de largura pode se estender até a parede adjacente.A borda fica irregular, então a próxima tira de papel de parede deve ser selecionada de acordo com o padrão, aparada e colada de ponta a ponta. Este método é utilizado principalmente em cantos internos com paredes curvas.
Específico maneira de colocar papel de parede é selecionado de acordo com a regra de superfície cega. O pedaço de pano mais escurecido é cortado. Recomenda-se colar a parte frontal e bem iluminada das paredes em faixas inteiras com seleção cuidadosa do padrão.
Preparando a superfície
Quanto melhor for a qualidade da superfície da parede, mais fácil será pendurar o papel de parede. O mesmo vale para o teto. O melhor é colar o papel de parede na parte do teto, enrolar e colar as bordas dos painéis que são colocados na linha dos cantos da parede. Só depois disso ficará claro a que altura as paredes podem começar a ser coladas.
No teto, a transição no canto é feita no máximo 3-4 cm, se estiver em bom estado. Se a casa for antiga, talvez seja melhor evitar colocar papel de parede nos cantos, cobrindo a linha com uma borda larga.
Refinamento de superfícies de cantos externos e inclinações
A preparação começa com a remoção do revestimento antigo e a aplicação de lascas ou danos ao gesso da parede. As rachaduras podem ser levemente batidas para garantir que o gesso esteja firmemente no lugar. Se não houver descamação da camada de gesso, os defeitos são esfregados com massa líquida de acabamento.
Lascas grandes são primeiro cobertas com massa de acabamento. É necessário colocar uma pequena camada apenas para fortalecer o material da parede. A maior parte das lascas é preenchida com massa inicial. Neste caso, é necessário nivelar a superfície reparada com uma espátula para que fique no mesmo plano da parede. Depois que a massa secar, remova o resíduo com uma talocha manual e uma lixa.
Muitas vezes o estado do canto externo é ruim, há muitas lascas e parte do gesso pode até se perder. Colar papel de parede significa que depois de um tempo aparecerão buracos no painel. Portanto, uma sobreposição de perfil de reparo é colada na massa no canto. Este é um perfil macio feito de alumínio perfurado ou fita de poliestireno.
Após 10-13 horas, as superfícies das paredes adjacentes à linha reparada são betumadas, niveladas e, um dia depois, esfregadas com talocha manual ou esmeril de pintura. O resultado é uma superfície relativamente plana e lisa que absorve bem a cola.
Preparando cantos internos
Primeiro você precisa limpar as superfícies adjacentes do canto de resíduos de cola e papel de parede antigo. Em metade dos casos, principalmente em apartamentos antigos, a linha do canto interno é irregular.
O meio pode ser plano, mas as seções adjacentes ao teto e ao chão sempre apresentam um arco. Trata-se de um defeito específico do reboco com mistura pura de cimento e areia.
Nivele a superfície das paredes no canto
Se tudo estiver muito torto e irregular, uma pequena camada de gesso na parte inferior das paredes pode ser removida com um ralador sobre o qual é colada uma lixa de grão grosso. Você precisa esfregar em várias passagens, nivelando gradativamente a linha do canto. Para controle, você pode usar um fio de prumo e uma régua de gesso de 1,2 a 1,5 m de comprimento.
Você não pode nivelar as paredes com nenhuma outra ferramenta. Uma espátula ou mesmo um raspador de madeira deixa marcas profundas e remove o material de maneira irregular. Se você colar papel de parede, “protuberâncias” e “ondas” na superfície das paredes ficarão imediatamente visíveis.
Após o nivelamento, a parede deverá ser rebocada com uma mistura de gesso de acabamento.Depois de um dia, você pode percorrer novamente a linha vertical do canto usando um bloco retangular de madeira sobre o qual é colada uma tela de lixa de gesso. Qualquer papel de parede pode ser colado nessa superfície, até mesmo papel de parede não tecido. Devido à alta porosidade da massa, a camada adesiva irá aderir melhor do que no resto do plano da parede.
Se não for possível aplicar massa de gesso na parede do canto, você pode colar tiras de papel de jornal usando o método antigo.
Colando o canto externo
Na maioria dos casos, uma das paredes adjacentes ao canto é mais bem iluminada e à vista. O segundo sempre permanece nas sombras ou está localizado de forma que menos atenção seja dada a ele. Neste caso, o processo de colagem do painel começa na parede “frontal”, contorna a esquina e coloca a borda do papel de parede na superfície adjacente.
Em casos raros, as paredes do canto externo podem ser quase iguais, por exemplo, ao passar do corredor para o corredor do apartamento. Neste caso, você precisa pendurar papel de parede a partir de uma sala com mais “status”.
Como colocar papel de parede em um canto externo com uma parede irregular
Esta é a situação mais comum. O processo de colagem começa com a medição das áreas onde ficará a tela. Acontece que a linha do canto foi alinhada, mas o plano de uma das paredes ainda difere da vertical. Portanto, o canto externo, apesar de parecer visualmente reto e estritamente vertical, na verdade está inclinado de 5 a 7Ó para a vertical.
Se você simplesmente colar papel de parede de uma parede a outra, uma borda da tela (inicial) ficará alinhada com a linha do pedaço de papel de parede previamente colado e ficará uniforme. Depois de colar na parede, a borda oposta do papel de parede ficará inclinada.
Como colocar papel de parede corretamente em um canto saliente:
- Usando uma fita métrica, meça a distância da borda do pedaço de papel de parede previamente colado em 3 pontos - as partes superior, intermediária e inferior até a próxima linha de assentamento da treliça. Com base nos resultados, selecionamos o valor médio. Esta será a largura do blank para colagem.
- Corte um pedaço de papel de parede com a largura e altura necessárias.
- Para retirar o pó, limpe as paredes com uma esponja levemente úmida.
- Aplique cola com rolo na parede e no verso da peça. Antes de colar, faça uma pequena pausa para que a massa adesiva seja absorvida.
- Levamos o painel até a parede, aplicamos a borda na borda da peça previamente colada e pressionamos levemente contra a superfície em toda a sua altura. Nivelamos a borda no topo e então você precisa colar a tela na parede no canto e além.
Mesmo se você colocar papel de parede no canto saliente com o máximo de cuidado possível, nivelá-lo e alisá-lo, a borda oposta da peça recém-colada ainda estará ligeiramente inclinada.
Para corrigir a situação, você precisa encontrar o meio na borda, aproximadamente metade de sua altura. Em seguida, usando uma régua longa e um nível, desenhe uma linha vertical através da ponta (de preferência com um simples lápis).
Ao longo desta linha você precisará colar a próxima tira de papel de parede. Parte dele se sobreporá, parte terá que ficar sob a borda do painel de canto. Após a colagem, é necessário usar uma régua de encanador de um metro de comprimento (aço) e uma faca de papel de parede para fazer um corte ao longo da linha de marcação do teto ao chão. Em seguida, endireite e alise as bordas.
Como resultado, conseguimos colocar papel de parede no canto externo problemático e ao mesmo tempo eliminar a inclinação resultante.
Colando o canto interno
A linha interna angular, mesmo após cuidadosa preparação das paredes para o papel de parede, revela-se nítida ou larga.Ou seja, no primeiro caso, o canto parece ter sido cortado com faca, no segundo, passaram adicionalmente ao longo da linha de encaixe com um pincel fino.
Como colocar papel de parede em um canto interno afiado
O processo de colagem é mais simples do que no caso de um canto externo. Uma linha nítida geralmente é obtida após o revestimento das paredes com gesso cartonado ou grandes reparos com materiais de gesso modernos usando perfis de canto. Portanto, a linha fica suave.
Primeiro você precisa aplicar uma camada de cola na parede. Para a zona de canto isso deve ser feito; o resto da área não precisa de primer. A cola de papel de parede moderna penetra perfeitamente até mesmo no concreto.
Em seguida, revestimos o painel e o colocamos na parede de modo que a borda frontal passe pela linha do canto até a superfície adjacente em pelo menos 10-15 mm. Você pode fazer mais, mas tudo o que foi movido para a parede adjacente ainda será cortado, por isso é melhor fazer isso mais cedo. É necessário passar por cima do material colado com as costas de um ferro plástico para acomodá-lo mais profundamente.
Se você precisar colar papel de parede de papel relativamente fino e macio, basta cortar um novo painel, cobri-lo com cola e colocá-lo na parede para que a borda direita se encaixe perfeitamente e fique na linha. Resta alisar a tela e espremer o restante da cola. Esta técnica de colagem é estabelecida pelas instruções antigas e pelo SNiP.
Mas para multicamadas modernas papel de parede com suporte de não tecido ou vinil este método não é usado. Se colar com sobreposição, devido à grande espessura do material, as costuras ficarão bem visíveis e a sobreposição ficará saliente sob a linha de junta.
Portanto, para treliças densas de não tecido, a ordem de colagem é diferente:
- Colamos a tela com uma transição no canto, o tamanho da dobra é de 10-15 mm.
- Com uma espátula de plástico e uma faca, corte a curva, deixando no máximo 2 mm.
- Na parede adjacente colamos a tela de forma que a borda esquerda do papel de parede se encaixe perfeitamente no canto. Também precisa ser aparado, mas com espátula de metal.
Como resultado, a linha de união coincide com o canto. Nenhuma costura ou junta será visível visualmente. Antes de colar, é aconselhável soprar o pó da interface entre as 2 paredes e cobrir bem com cola com um pincel fino. Após 5-10 minutos. Remova o excesso de cola com uma esponja. Após a secagem, a cola atrairá o material da treliça e a linha do canto permanecerá nítida.
Papel de parede com linha de canto larga
A presença de um filete ao longo da linha onde duas superfícies se encontram indica que as paredes da sala foram rebocadas com métodos antigos ou que o edifício apresenta problemas de fissuras e assentamentos.
A superfície da parede na qual você planeja colar as treliças pode ser bastante lisa e plana. Ou seja, a presença de gesso antigo não significa necessariamente que a base esteja torta. Mas a junta ao longo de todo o comprimento do canto interno poderia ter sido reparada várias vezes. Portanto, a linha nas áreas problemáticas será sempre ampla.
A tecnologia de colagem é aproximadamente a mesma de uma linha de junta nítida. A única diferença é que após colocar a segunda tela na parede adjacente, é necessário puxar levemente a tela em direção à linha do canto. Depois que a cola secar, o material do papel de parede aderirá firmemente à superfície do filete.
Não é difícil pendurar papel de parede nos cantos com as próprias mãos, basta escolher o padrão certo e preparar a base, massajar as fissuras e buracos, se necessário, aplicar primer nas paredes. Você pode até praticar em um pequeno pedaço de papel de parede antigo para ter certeza de que o método escolhido está correto.
Conte-nos sobre sua experiência com papel de parede - qual é a maneira mais rápida e fácil de pendurar papel de parede, na sua opinião? Salve o artigo em seus favoritos para que esteja à mão caso precise relê-lo novamente.
Acontece lindamente, mas a seleção do design é simplesmente um desastre. Como escolher corretamente para não cortar o rolo inteiro, o papel de parede é caro.
Cole com papel de parede como sempre com sobreposição nos cantos. O SNiP não foi inventado por tolos. A necessidade de sobreposição surgiu devido ao fato de que durante o encolhimento o material esticou um pouco, expondo a junta. Se houver sobreposição, isso não será garantido. Tecido não tecido e vinil podem ser colados nas paredes da cozinha ou, no máximo, no banheiro. O resto é papel, a menos que você se preocupe com saúde.