Qual estabilizador de tensão escolher para uma casa particular: conselhos de profissionais e uma análise das melhores marcas
Para descobrir qual estabilizador de tensão escolher para uma casa particular, você precisa estudar cuidadosamente esses dispositivos e entender como eles diferem entre si. Somente conhecendo as especificidades da obra, as vantagens e desvantagens, você poderá ir até uma loja especializada e fazer a compra. Você concorda?
Não é recomendado adquirir produtos no mercado. As unidades requerem certas condições de armazenamento e podem não funcionar corretamente se ocorrerem irregularidades neste processo. Você aprenderá tudo sobre a escolha competente de dispositivos para estabilização de tensão e modelos populares no mercado em nosso artigo.
O conteúdo do artigo:
Principais tipos de equipamentos
No mercado de dispositivos elétricos e de potência, os estabilizadores são apresentados em diversas modificações.
Esses dispositivos são divididos em:
- retransmissão;
- inversor;
- eletrodinâmico;
- eletrônico;
- híbrido.
Cada dispositivo tem suas especificidades e apresenta o mais alto nível de eficiência em determinadas condições.
Tipo #1 – versão de relé dos módulos
Os dispositivos de relé domésticos operam com base em relés de potência que comutam os enrolamentos do autotransformador.Eles têm uma ampla faixa de regulação e nivelam rapidamente os surtos de tensão de entrada.
Os modelos são equipados com um eficaz sistema de proteção que protege os componentes internos de possíveis curtos-circuitos e sobretensões durante a operação. Vendido a preço acessível em todas as lojas de ferragens ou supermercados especializados de qualquer região.
Entre as desvantagens das unidades estão a falta de reserva de marcha, baixa precisão de estabilização e ruído de fundo em forma de cliques durante o fechamento/abertura dos contatos. As desvantagens mais importantes são a curta vida útil e a garantia não superior a 6 a 12 meses.
Tipo #2 – dispositivos inversores progressivos
O estabilizador inversor é um dos mais recentes desenvolvimentos inovadores no mercado de equipamentos elétricos e de potência. Funciona com base no princípio da modulação por largura de pulso. Suporta uma faixa mais ampla de tensões de entrada em comparação com unidades eletrônicas e de servoacionamento tradicionais.
Possui um sistema de segurança abrangente que protege contra todos os principais problemas de rede. Reage instantaneamente a sobrecargas críticas que podem danificar o equipamento.
O aparelho não tem medo de mudanças de temperatura e umidade e funciona corretamente em uma ampla faixa de temperatura.Devido ao seu alto custo, ainda não é amplamente utilizado, apesar de ser considerado um dos dispositivos mais eficazes.
Tipo #3 – tecnologia eletrodinâmica
O correto funcionamento dos produtos eletrodinâmicos (servo-drive) é garantido por um motor elétrico. É controlado por uma placa eletrônica especial com microprocessador.
Unidades deste projeto regulam continuamente a tensão da rede e fornecem erros mínimos durante a estabilização.
Os módulos de servoacionamento possuem um contato móvel integrado. Se partículas de poeira, fragmentos de sujeira ou outros elementos estranhos caírem sobre ele, existe um alto risco de faísca ou combustão espontânea. Isto limita seriamente o âmbito de utilização dos dispositivos e não permite categoricamente a sua instalação em salas com equipamentos a gás.
As desvantagens dos módulos eletrodinâmicos são seu peso impressionante e grandes dimensões, baixo desempenho durante flutuações de rede, necessidade de manutenção profissional regular e curto período de operação.
Tipo #4 – tipo eletrônico de dispositivos
Dispositivos eletrônicos (“semistor” ou “tiristor”) são tecnologia de precisão e altamente eficiente. Eles não contêm elementos mecânicos envolvidos na regulação automática de tensão. A operação dos semicondutores que controlam o autotransformador é controlada por um microprocessador interno.
As principais vantagens das unidades eletrônicas incluem uma resposta rápida e clara a picos de energia, erros mínimos de estabilização e alta eficiência operacional.
Os fabricantes equipam os dispositivos com um sistema de proteção multinível que protege todos os nós operacionais contra acidentes e problemas comuns de rede. As caixas dos estabilizadores eletrônicos são de tamanho compacto e são montadas tanto em paredes estruturais quanto em divisórias internas leves.
As desvantagens dos modelos incluem alto custo inicial, reparos caros em caso de quebra e sensibilidade a sobrecargas repentinas da rede.
Tipo #5 – dispositivos híbridos
O estabilizador híbrido é outra inovação moderna que apareceu pela primeira vez no mercado em 2012. Ele difere do módulo de relé tradicional por conversores de relé adicionais incorporados no projeto.
Durante a operação, eles criam um fundo sonoro perceptível e são vendidos por um preço alto.
Os melhores fabricantes de estabilizadores
A lista das melhores empresas fornecedoras Protetores contra surtos O mercado consumidor russo inclui fabricantes nacionais e europeus de equipamentos elétricos. Os produtos dessas marcas são mais amplamente distribuídos e vendidos muito melhor do que os mesmos produtos de outras marcas.
Empresa Resanta, Letônia
O fabricante letão é há muito conhecido no mundo. Está presente no mercado desde 1993 e atua na Rússia há mais de 10 anos. Oferece aos clientes equipamentos de estabilização confiáveis e de alta qualidade.
A marca produz estabilizadores de tensão monofásicos e trifásicos, diferindo entre si em tipo, potência e configuração. O custo dos produtos é razoável, principalmente considerando sua alta qualidade, longa vida útil e resistência à operação em redes elétricas domésticas.
Todos os produtos que saem das instalações de produção da fábrica de Riga são certificados e cumprem integralmente os requisitos internacionais para tais produtos.
A empresa participa regularmente em exposições especializadas e nelas recebe prestigiados prémios. Segundo dados do centro de pesquisa Mega Research coletados em 2014-2017, a marca é líder no mercado russo de estabilizadores de tensão.
Entre as principais vantagens dos estabilizadores Resanta:
- alto nível de eficiência - até 97%;
- ampla gama de características de potência;
- invólucro externo durável.
Cada dispositivo adquirido de um representante oficial é coberto por uma garantia da empresa.
Grupo de Empresas Shtil, Rússia
A fabricante de estabilizadores “Shtil” atua no mercado de equipamentos elétricos desde 1994. Possui grandes instalações de produção em Moscou. Possui certificado de conformidade com o moderno sistema de gestão - GOST ISO 9001-2011.
A empresa desenvolve e monta de forma independente estabilizadores para diversas finalidades, adequados para tipos específicos de cargas. Oferece aos clientes não apenas dispositivos inversores clássicos, mas também progressivos monofásicos e trifásicos com ficha Euro e possibilidade de montagem em mesa ou parede.
As unidades são fornecidas com uma garantia que inclui o seguinte:
- diagnosticar questões problemáticas e identificar as causas que provocam sua ocorrência;
- reparos locais/globais, substituição de componentes/elementos com falha;
- manutenção preventiva.
Todos os dispositivos restaurados passam por testes de desempenho obrigatórios e só depois são devolvidos aos seus proprietários.
Marca ORTEA S.P.A. Itália
ORTEA S.P.A. é um dos veteranos do mercado internacional de equipamentos elétricos. Há mais de meio século que este gigante europeu concebe, fabrica e vende estabilizadores de tensão de alta qualidade, duráveis e fiáveis através de uma rede de concessionários.
Existem mais de 700 organizações parceiras e centros de serviços do fabricante italiano na Federação Russa e nos países da CEI.
As principais vantagens dos produtos italianos incluem:
- design específico patenteado da unidade de ajuste com garantia vitalícia da empresa;
- alto nível de precisão de estabilização - flutuações não superiores a ± 0,5%;
- resistência das unidades de potência internas a sobrecargas intensas;
- sistema avançado de proteção inteligente da Schneider Electric e ABB;
- proteção contra raios integrada;
- resposta instantânea a mudanças na rede;
- ajuste suave dos parâmetros de tensão;
- resistência ao frio;
- dois métodos de conexão com capacidade de ajustar a faixa de tensão de entrada;
- Display progressivo Lovato Electric com indicação clara.
Na produção de dispositivos são utilizados apenas os melhores componentes de empresas europeias. A montagem é limpa e impecável.
Empresa Norma M, Rússia
A planta Norma M é uma das mais antigas desenvolvedoras nacionais de equipamentos elétricos. Cria soluções tecnológicas progressivas na área de unidades de potência e melhora constantemente a qualidade de seus produtos.
As invenções mais relevantes e significativas dos especialistas da empresa incluem:
- relé exclusivo com função antifaísca;
- possibilidade de retenção de 100% de energia;
- comutação contínua progressiva.
O equipamento acabado funciona corretamente em redes monofásicas e trifásicas, não tem medo de cargas intensas e dura no mínimo 10-15 anos.
Todos os dispositivos são fornecidos com garantia da empresa e recebem serviço qualificado em centros de serviço certificados.
As principais vantagens das unidades N “Norma M” são:
- suporte de nível de potência em toda a faixa;
- tamanho compacto do corpo;
- desligamento completo dos transformadores em modo bypass, permitindo economizar uma quantidade impressionante de recursos energéticos;
- Possibilidade de colocação no chão e na parede;
- resistência ao gelo e correto funcionamento ao ar livre em baixas temperaturas;
- sem distorção.
Todas essas posições e um preço atrativo tornam os produtos da Norma M muito populares.
ETC "Energia", Rússia
A empresa Energia é uma jovem participante no mercado de energia doméstica e equipamentos elétricos. Formada em 2000, atuava como distribuidora exclusiva da Sassin Corporation.
A produção de produtos próprios teve início em 2005. A estreia acabou sendo um sucesso e os produtos imediatamente ocuparam o seu devido lugar, deslocando marcas mais famosas nas prateleiras das lojas.
Nas fábricas da empresa, as nuances tecnológicas de fabricação dos estabilizadores são rigorosamente observadas. Os dispositivos que saem da linha de montagem atendem aos requisitos modernos de qualidade e segurança do produto em todos os aspectos.
As principais vantagens do ETC "Energia" são:
- uma vasta gama de produtos para diversos fins com características de baixa/média/alta potência;
- qualidade de construção impecável;
- confiabilidade e durabilidade operacional;
- disponibilidade de instrumentos para trabalhar em condições climáticas difíceis e agressivas;
- Possibilidade de colocação na parede ou no chão.
O quadro positivo é complementado pelo preço ideal das unidades e pela garantia de longo prazo do fabricante.
Recomendações atuais para compradores
Escolhido corretamente Regulador de voltagem garante o correto funcionamento de todos os aparelhos elétricos da casa e protege os eletrodomésticos contra queimaduras e falhas devido a picos de energia ou curtos-circuitos.
Se os picos de energia na rede ocorrem muito raramente e em intervalos pequenos, e a casa não possui dispositivos e sistemas que exijam qualidade e estabilidade no fornecimento de energia elétrica, não há necessidade de gastar dinheiro extra e pagar por um inversor ou módulo eletrônico.
Um estabilizador de relé confiável e barato fará um excelente trabalho de equalização de tensão. Se você precisa proteger computadores e outros equipamentos sensíveis contra sobretensões, deve dar preferência aos módulos eletrônicos. Essas unidades protegerão os dispositivos da combustão e prolongarão sua vida útil.
Você precisa comprar um dispositivo inversor somente se houver diferenças constantes e significativas na rede. Noutros casos, tais custos financeiros não são aconselháveis. Com regras de seleção estabilizador de tensão para geladeira, e para caldeira a gás leia os artigos que recomendamos.
Parâmetros de potência e fase
Os parâmetros de potência devem ser tratados com atenção especial. Não se pode levar o aparelho de ponta a ponta, senão ele sempre se desgastará e não tolerará a conexão de novos consumidores de energia.É preferível adquirir um módulo com alguma reserva, prolongando assim o seu funcionamento normal.
A potência dos estabilizadores para uma rede elétrica monofásica varia de 0,1 a 135 kVA, para uma rede trifásica - de 2 a 6.000 kVA. Para uma casa pequena com um mínimo de eletrodomésticos, os aparelhos de 500-1500 V são adequados. Em chalés espaçosos, são instaladas unidades monofásicas de 2.000 V ou trifásicas de 2-3 kVA.
Se os sistemas de irrigação e outros consumidores de grandes quantidades de recursos energéticos estiverem conectados à rede, serão necessários estabilizadores fortes e duráveis, com uma boa reserva de energia. Isso garantirá o funcionamento correto de todas as unidades e protegerá as comunicações contra superaquecimento.
Todos os estabilizadores de tensão são divididos em monofásicos e trifásicos. Em casas antigas localizadas na cidade, na maioria das vezes existem redes elétricas monofásicas com tensão de corrente de 220 V.
Eles exigem um estabilizador monofásico de qualquer tipo. O modelo é selecionado de acordo com as necessidades individuais e a quantidade de eletrodomésticos disponíveis na sala.
Casas de campo, propriedades e dachas são geralmente conectadas a uma rede trifásica de 380 V. Para tais condições, uma unidade durável trifásica é ideal. Distribui uniformemente a carga atual e protege eficazmente os elementos de comunicação contra sobretensão.
Quão importante é a precisão da estabilização?
A precisão da estabilização é a quantidade de desvio do valor de saída da tensão da rede em relação ao valor fixo.Quanto menor for esse percentual, melhor.
Na linha de aparelhos orçamentários, o erro entre os valores varia de 5% a 8%. Esta é considerada a norma para redes domésticas domésticas, às quais não estão conectados dispositivos técnicos caprichosos que exigem muito da qualidade do fornecimento de energia.
Para equipamentos sensíveis e sistemas complexos, geralmente são usados dispositivos onde o nível de desvio não excede 1-2%.
Local de compra e marca
Você não deve comprar um produto sem nome de um vendedor duvidoso no mercado. É muito mais sensato dirigir-se a uma loja especializada ou supermercado, onde é apresentada uma vasta gama de produtos e as regras de armazenamento de equipamentos elétricos são rigorosamente seguidas.
Um aparelho de marca custará um pouco mais caro, mas esse gasto será totalmente justificado pela operação confiável e duradoura. Além disso, o representante oficial do fabricante certamente emitirá um cartão de garantia para manutenção e reparo em centro de serviço certificado.
Somente depois de estudar todas as dicas e entender exatamente como escolher o tipo adequado de estabilizador de tensão para uma casa particular você poderá adquirir corretamente o equipamento necessário.
Sugerimos que os artesãos domésticos independentes se familiarizem com as instruções para a montagem de um poderoso estabilizador de tensão. EM próximo artigo você encontrará uma descrição detalhada do processo e recomendações valiosas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Como escolher o estabilizador certo para sua casa e evitar erros comuns:
Vídeo nº 2. Dicas para calcular a potência de um dispositivo estabilizador para um edifício residencial:
Vídeo nº 3. Recomendações para conectar o estabilizador à rede elétrica com as próprias mãos:
Durante o processo de seleção, é aconselhável não esquecer de consultar os certificados de qualidade e verificar se o cartão de garantia está preenchido corretamente pelo gerente consultor ou vendedor. Isso permitirá utilizar, se necessário, uma garantia da marca na central de atendimento.
Conte-nos como você escolheu um estabilizador para seu equipamento elétrico doméstico. Compartilhe pontos de referência que você conhece e que ajudarão os visitantes do site. Deixe seus comentários no bloco abaixo, tire dúvidas sobre pontos polêmicos e pouco claros - tentaremos responder a todos.
Parece-me que os problemas com quedas de tensão na rede elétrica são exatamente os mesmos - tanto para uma casa particular quanto para um apartamento na cidade. Especialmente em pequenas cidades e aldeias, onde a população por vezes se aquece com electricidade. Dispositivos compactos e fáceis de usar seriam indispensáveis em qualquer lugar. Fiquei surpreso com a menção da “Resanta” letã. Eles estão realmente produzindo mais alguma coisa lá?
Arthur, é improvável que alguém em um apartamento na cidade use soldagem ou ligue um motor elétrico potente em algum equipamento potente. E nas áreas rurais isso é praticado regularmente.
Boa tarde, Artur. Ao longo dos 15 anos de existência, as vendas da RESANTA aumentaram dez vezes.A marca adquiriu um site em russo que permite que pessoas físicas façam pedidos de equipamentos. Entre as novidades está o estabilizador de tensão ASN-600/1-I da linha de inversores.
Quero comprar um estabilizador de tensão para minha dacha; meu orçamento não permite uma opção legal e cara no momento. Encontrei uma oferta que me agradou perfeitamente no Avito, mas o estabilizador de lá foi usado, o que foi um pouco preocupante. Diga-me, que armadilhas esse estabilizador pode ter? Sou praticamente um novato nesta área.
O ponto polêmico é comprar equipamentos usados como esse. Eu pelo menos perguntaria por que eles estão vendendo e com que frequência ocorreram picos de energia. O principal é que o aparelho mantenha o nível de desvio exigido e, em princípio, funcione. Caso contrário, o próprio dispositivo deverá durar muito tempo.
Boa tarde, Vasily. Você precisa descobrir quanto tempo resta para o estabilizador “viver” antes que a garantia seja emitida. Se esse limite ultrapassar, não vale a pena comprar. Lembre-se de que a maioria dos produtos chineses desta linha tem garantia de um ano. Procure estabilizadores TEPLOCOM ou SKAT de um fabricante russo - a garantia é de 3 a 5 anos.
Aliás, neste site existe um artigo “Poderoso estabilizador de tensão DIY" Leia, avalie suas habilidades - talvez você consiga.
Eu estava planejando comprar um estabilizador para minha dacha. Infelizmente, não tenho conhecimento de engenharia elétrica, por isso não conheço muitos parâmetros, principalmente a seção transversal e o material do cabo de entrada.
Mas aqui está o que eu sei: a tensão na rede varia de 190 a 260 volts, e meus consumidores incluem uma geladeira Atlant, 4 aquecedores de dois quilowatts (uma casa sem fogão), uma bomba submersível de poço, 2 caldeiras de dois quilowatts, uma chaleira, um forno de micro-ondas, um fogão elétrico, uma TV, um laptop e assim por diante, pequenas coisas. Ao mesmo tempo, podem ser ligados: 2 a 3 aquecedores, um fogão elétrico, uma chaleira, um laptop, 1 a 2 caldeiras, iluminação da casa e a bomba do poço é ligada periodicamente. Estou inclinado para um estabilizador eletrônico.
E talvez você possa me dizer qual marca, qual potência e qual modelo é adequado para mim? Agradecemos antecipadamente pela sua resposta.
Boa tarde, Igor.
Aconselho você a convidar um “eletricista country” e pensar em modernizar o circuito de alimentação - a ideia principal é a seguinte:
1. É aconselhável separar as instalações elétricas que não sejam ameaçadas por quedas de tensão (chaleira, fogão elétrico, caldeira) em grupos separados. Isso reduzirá o custo do estabilizador. Afinal, por exemplo, um “Calm” de 5 quilowatts (faixa de regulação de tensão 90~310 volts) custa 35.000 rublos;
2. É aconselhável conectar uma TV, laptop, eletrônicos (talvez iluminação) sob o estabilizador.
Em nosso site há um artigo “Classificação de estabilizadores de tensão para casa" Você pode selecionar o dispositivo apropriado a partir daí. E depois de ler o artigo “Cálculo da seção transversal do cabo por potência e corrente", você entenderá como escolher um estabilizador de energia.
Claro, a maneira mais fácil é somar a potência dos eletrodomésticos - você obtém cerca de 25 quilowatts - e digitar “estabilizador de tensão do inversor” no Yandex e selecionar o apropriado. Um eletricista pode integrá-lo facilmente ao circuito de alimentação da dacha.
Na minha opinião, não existem melhores estabilizadores de tensão eletromecânicos. Capacidades especialmente altas. Mais de 45 kVA, por exemplo. Em particular, como Orteamoscow Orions e Sirius. Os últimos são absolutamente a bomba!