Vida útil de um fogão a gás em um apartamento: vida útil padrão e real
Qualquer dispositivo tem sua própria vida útil, mas a duração do uso dos equipamentos utilizados para fornecer “combustível azul” é especialmente regulamentada a esse respeito. Para quem ainda não encontrou isso, a vida útil de um fogão a gás em um apartamento não é infinita.
Os trabalhadores do gás podem recomendar fortemente o descarte de um fogão que tenha sido usado por mais de um ano e pareça ainda estar funcionando? É possível adiar o momento da despedida dela e quais leis/regulamentos geralmente regulam isso?
Iremos ajudá-lo a compreender estas e algumas outras questões que surgem entre os proprietários destes equipamentos a gás que se deparam com a necessidade de substituir imediatamente o fogão antigo, mesmo que na sua opinião ainda esteja como novo.
O conteúdo do artigo:
Padrões e regulamentos atuais
Na Federação Russa opera Decreto Governamental nº 720 16 de junho de 1997, conforme alterada em 2001, segundo a qual o fabricante é obrigado a determinar a vida útil dos bens duráveis fabricados e vendidos.
Ao mesmo tempo, outro parâmetro de tempo é frequentemente indicado no produto - “vida útil da garantia”. Porém, precisamos exatamente do período operacional, já que o segundo significa apenas a possibilidade de serviço gratuito de reparo, troca ou devolução de mercadoria por defeito de fabricação.
O PP nº 720 também se aplica aos fogões a gás, pois são produtos que, após uso prolongado, podem prejudicar seu proprietário ou o meio ambiente. E se, ao adquirir um fogão, você não encontrou este parágrafo na documentação do mesmo, o melhor é evitar tal compra.
Normalmente, ao definir o prazo de validade, os fabricantes confiam não apenas nas características de qualidade das peças do dispositivo, mas também nas regulamentações vigentes do país onde o produto é vendido.
Nos tempos soviéticos, a vida útil de um fogão a gás, de acordo com o padrão estadual atual, era de apenas 4 anos. Então foi introduzido GOST R 50696-94, segundo o qual aumentou para 14 anos. Ele foi substituído por GOST R 50696-96, cujo status também já foi cancelado.
Hoje, a vida útil de um fogão a gás não é padronizada. De acordo com Decreto Governamental nº 410, na parte 8, cláusula 80 (c), uma condição para a suspensão do fornecimento de gás poderá ser o término do prazo de validade dos equipamentos internos/do apartamento, conforme prazos estabelecidos pelo fabricante. Na maioria das vezes é de 10 a 15 anos.
Mas é cedo para entrar em pânico, pois também há referência ao facto de isso ser possível na ausência de autorização do serviço de gás para prolongar o período de funcionamento.
Responsabilidade pela adequação da laje
De acordo com Decreto Governamental nº 549, e Despacho do Ministério do Desenvolvimento Regional nº 239, o consumidor é responsável pelos equipamentos de gás das casas e apartamentos. Ou seja, inclui reparos, bom funcionamento, bem como cumprimento do controle dos termos de uso dos dispositivos.
Caso o consumidor descumpra as regras, ele enfrenta o corte do fornecimento de gás e multa, que está prevista no artigo 9.23 Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa.
Por violação das regras de utilização segura de equipamentos intra-domésticos/apartamentos, a multa é prevista nos seguintes valores:
- 1.000-2.000 rublos ao primeiro aviso;
- 2.000-5.000 rublos - para secundário;
- 10.000-30.000 rublos - Em caso de emergência.
E, claro, também a responsabilidade criminal multa de até 300.000 rublos são fornecidos no caso de uma situação de emergência causar danos à propriedade de outra pessoa ou uma ameaça à vida e à saúde de outras pessoas.
As lajes não devem durar para sempre, mesmo com uso cuidadoso. Com o tempo eles se desgastam. Em particular, ocorre com maior frequência a queima do forno ou a falha das torneiras do gás, cujo tempo de funcionamento é de aproximadamente 11 mil ciclos. O desgaste desses equipamentos pode causar vazamentos de gás potencialmente fatais.
Vários fatores reduzem a vida útil real de um fogão a gás:
- tratamento analfabeto e rude;
- uso frequente;
- esquecimento dos proprietários.
Manuseie o fogão com cuidado. Este é um dispositivo doméstico que fornece uma mistura explosiva. Recomenda-se inspecionar regularmente, durante o cozimento, o aparelho para detectar quaisquer desvios na qualidade do funcionamento.
É necessário mudar na hora certa queimadores para semelhantes, se necessário substituir mangueira de gás, feche completamente o forno, evite entupimento injetores de gás. E claro, passe na hora certa Manutenção.
Um especialista em serviços de gás verifica escrupulosamente o equipamento quanto a possíveis avarias e funcionamento incorreto, o que no futuro permitirá reparações atempadas ou mesmo salvar a vida dos consumidores em caso de avarias graves no funcionamento dos aparelhos.
Inspeção de fogão a gás
Muitas pessoas têm uma atitude negativa em relação à visita dos trabalhadores do gás para uma inspecção de rotina e não têm pressa em deixá-los entrar na sua casa ou apartamento; procuram cláusulas nas leis que regulam a frequência de tais inspecções.
Na verdade, é pouco provável que especialistas de organizações oficiais gostem de tais visitas.
De acordo com a lista do VKGO, aprovada pelo Decreto Governamental nº 410, é obrigatório o trabalho do funcionário da indústria do gás durante a manutenção:
- inspeção de equipamentos e componentes;
- verificar conexões, válvulas, injetores, etc. quanto a estanqueidade/ausência de vazamentos;
- limpeza de queimadores;
- lubrificação de válvulas;
- monitorar o desempenho do fogão e do dispositivo que corta o fornecimento de gás;
- verificação dos sistemas de fumaça e ventilação;
- inspeção de mangueiras;
- instruções ao consumidor.
Durante a inspeção, podem surgir problemas com o fogão a gás que exijam reparo ou substituição. E, mesmo que o seu dispositivo ainda não tenha expirado, não há necessidade de tentar salvá-lo se a conclusão for decepcionante.
E se o prazo de validade expirar, chame um especialista antes que expire para prorrogá-lo se o equipamento estiver funcionando. Caso contrário, ele poderá ser desligado e você poderá até ser multado.
Mas acontece que os proprietários duvidam da legitimidade dos requisitos substituição de equipamento. Neste caso, lembre-se de obter um relatório de inspeção escrito do fogão a gás de um especialista.
De referir que se o proprietário do apartamento ignorar uma chamada dos trabalhadores do gás ou um aviso para substituição do fogão, o fornecimento de gás não será imediatamente suspenso, a menos que haja uma ameaça real de emergência. Devem ser enviadas no mínimo 2 notificações com pausa de 20 dias, sendo que a suspensão do transporte de gás propriamente dito é realizada 20 dias após o segundo aviso.
Substituindo o fogão por um novo
Portanto, se o seu fogão expirar, conforme indicado no passaporte do aparelho. Você tem 2 maneiras:
- Substitua o dispositivo.
- Chame um diagnosticador do serviço de gás para uma inspeção técnica.
Independentemente da decisão do especialista, a primeira opção virá mais cedo ou mais tarde, por isso iremos lhe dizer o que fazer em tal situação.
Primeiro você deve preparar um novo dispositivo que esteja em conformidade com o GOST atual, bem como todos os componentes necessários para ele. Aqui devemos fazer uma reserva que ao solicitar um serviço em Gorgaz, você pode pedir a especialistas que realizem o serviço “chave na mão”, ou seja, para que eles próprios adquiram um aparelho que atenda a todas as normas.Claro, a menos que você queira escolher um design específico.
Vale ressaltar também que em muitas regiões a compra de um aparelho pode ser feita às custas do Estado, caso seja substituído, se necessário. Por exemplo, este tipo de benefício é especialmente popular entre famílias numerosas e o pedido deve ser apresentado ao serviço local de segurança social.
Seja como for, o próximo passo é submeter a candidatura. Em algumas cidades isto pode ser feito remotamente através da Internet, mas infelizmente não em todas. Você também pode ligar para os trabalhadores do gás por telefone, especificando o tipo de serviço desejado à operadora. Estes pontos de aplicação deverão ser esclarecidos com o fornecedor. É melhor fazer isso comparecendo pessoalmente ao escritório da Gorgaz e por escrito.
Deverá ter consigo os documentos de titularidade do imóvel, a autorização de todos os condóminos para a substituição do recuperador, uma procuração caso o próprio consumidor não possa comparecer ao escritório GRO, documentos de identificação, passaporte do recuperador antigo e, se existe um novo, um pedido de substituição (se houver), mas no caso em que o assinante reivindica uma substituição preferencial, é necessário um relatório de defeito), relatório de inspeção para dutos de casa e ventilação (na presença de).
Ao enviar uma inscrição, observe que se você deseja um serviço pronto para uso, você redige um pedido de substituição do equipamento e, se você mesmo adquiriu o dispositivo e os componentes, para instalação. Mas isso não é crítico, o GRO lhe contará tudo.
Combine a data e a hora da sua visita aos trabalhadores do gás para que os possa conhecer e não se esqueça de lhes fornecer o seu número de telefone para que possam ligar-lhe com antecedência e esclarecer o período da visita.
Após desconectar o equipamento antigo e instalar uma nova laje, certifique-se de levar o certificado de conclusão da obra e aprovação do dispositivo para funcionamento. E além. um recibo se você pagou pela instalação no local, e não após o recebimento do recibo.
Além disso, após a substituição do recuperador por um novo, surge a questão: onde colocar o equipamento desgastado? Você pode obter a resposta para isso em este material.
Posso fazer a substituição sozinho?
Suponhamos que você não tenha tempo para esperar pelos trabalhadores do gás ou não queira pagar pela instalação. Muitos proprietários de apartamentos cometem um erro - mude o dispositivo você mesmo.
Por Arte. 7.19 Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa, neste caso, você será multado por conexão não autorizada à rede de gás, nem mais nem menos - 10-15 mil rublos.
Além disso, o PP nº 410 estabelece que tal substituição só pode ser realizada por empresa licenciada para a realização desses trabalhos, por especialistas com autorização, e que a ligação não autorizada ameaça ser desligada da rede de abastecimento de gás.
E por que arriscar, esse trabalho é barato e com base no seu resultado você receberá autorização oficial para operar o equipamento.
O que o futuro reserva para os fogões a gás?
Agora você ainda pode fazer um exame do aparelho e aumentar a vida útil do fogão. No entanto, devido à crescente incidência de explosões de gases domésticos, em primeiro lugar, há uma transição generalizada para equipamentos com um maior grau de protecção e, em segundo lugar, o controlo de segurança está a ser reforçado.
Assim, o Ministério da Construção elaborou um documento, após aprovação do qual não será mais possível utilizar diagnósticos e a vida útil padrão de um fogão a gás em um apartamento será limitada. Ou seja, o período de serviço do passaporte expirou - o aparelho deve ser descartado.
Além disso, os especialistas querem alterar a lei relativa às notificações aos consumidores sobre a suspensão do fornecimento de “combustível azul”. As exigências dos trabalhadores do gás para substituir o dispositivo terão de ser atendidas imediatamente. Avisos preliminares, 40 dias, etc. não serão mais fornecidos.
É difícil dizer se estas alterações serão aceites total ou parcialmente. Mas agora as estatísticas sobre acidentes devido a aparelhos a gás defeituosos aumentam gradualmente todos os anos.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo sobre como funciona a substituição gratuita do fogão a gás:
Assim, por quantos anos você pode usar um fogão a gás com segurança é um fator que depende do prazo de validade do passaporte técnico e do relatório de inspeção do aparelho pelos trabalhadores do gás no vencimento.Mas, se possível, no final da sua vida útil é melhor substituir o dispositivo por um novo, em vez de prolongar a sua vida útil.
Você já teve que substituir seu fogão a gás por um novo? Por que motivos isso aconteceu? Compartilhe sua experiência, tire dúvidas sobre o tema do artigo e participe da discussão no bloco abaixo.
Você escreve que o fogão deve ser trocado, se possível. E se não houver essa possibilidade, o que fazer?
A mãe tem dois fogões a gás. Um fica na varanda, o outro fica no prirub (casa particular). Ele costuma usar o fogão a gás na varanda para assar tortas e cozinhar alguma coisa, mas raramente usa o outro fogão. O que agora? Devo trocar este fogão depois de 15 anos? Para o aterro? Nunca usei o forno - só cozinhei alguma coisa.
Temos um fogão embutido. Tudo funciona muito bem. Mas a vida útil expirou e já eram 15 anos. Eles começaram a procurar um substituto, mas não conseguiram encontrar um que se ajustasse ao tamanho do corte na bancada. E..TADAM! Quase todas as placas têm uma vida útil de 5 anos, no máximo encontramos -7 anos, mas numa faixa de preço fora do nosso alcance. Acontece que meu marido e eu, aposentados, de acordo com as novas regras, teremos que trocar não só o fogão, mas também a bancada a cada CINCO anos... Onde conseguimos esses recursos financeiros?
Mas o que fazer se a vida útil da placa não estiver indicada no passaporte? Não encontrei nada parecido no manual do proprietário. Tenho Bosch integrado.
Fogão Bala "Bashkiria". Ela trabalhou por mais de 35 anos e foi levada para a aldeia para cozinhar ração para porcos. Totalmente funcional. O design está desatualizado. Nada foi feito além de lubrificar as válvulas durante a manutenção. Não há nada para quebrar lá.Se alguma coisa queimar, o forno, você não vai passar. ISSO - todos os anos. Se a manutenção não revela nenhuma violação, por que trocar a laje? Todas as decisões relativas à vida útil são tomadas por uma questão de dinheiro - venda de placas, substituição, etc. Não há sequer um indício de preocupação com o consumidor aqui. E casos de incêndios, explosões - isso não foi verificado pelos serviços de gás, manutenção não foi feita, desleixo do consumidor (embriaguez, adormecimento, etc.), fornecimento de alta pressão pela organização fornecedora (como aconteceu em Moscou), ataques terroristas. O fogão, com manutenção oportuna, pode ser usado por 50 anos ou mais. Eles construíram um negócio do zero. O vizinho de baixo desistiu do fogão a gás e trocou por um elétrico quando os gasistas exigiram a troca do fogão ou a extensão de sua vida útil (um exame para ampliação custa meio fogão).
E se desligarem meu gás e eu levar botijões de gás para o fogão, é melhor e mais seguro?
Todas essas manutenções e fiscalizações de lajes foram inventadas apenas para cobrar taxas adicionais da população. Não há sentido neles. Verificar o estado apenas no momento da chegada dos trabalhadores do gás, e o que aconteceu antes e o que acontecerá depois da chegada deles é um grande mistério
Os trabalhadores do gás, juntamente com os meios de comunicação social, estão a agravar a situação utilizando aparelhos a gás. Os trabalhadores do gás preocupam-se com o lucro. Os acidentes provocados pelo homem são muito raros em edifícios residenciais. O principal fator nas explosões de gás é o fator humano. Idosos com demência, bêbados (álcool e drogas), doentes mentais, bebidas alcoólicas, a arrogância de alguns que acreditam ter os conhecimentos e habilidades necessários para conectar cilindros, etc.A televisão nunca noticiou a causa de uma explosão de gás, pelo menos eu não ouvi, embora tente ficar de olho. Nesse sentido, é mais fácil para os trabalhadores do gás agravar a situação. E aqueles que assinam leis e regulamentos não entendem absolutamente nada sobre isso; o que eles cometeram é o que eles cometeram. Os eletricistas também tentaram seguir esse caminho... Em Voronezh, uma geladeira com radiador tocou em um radiador de aquecimento e algo pegou fogo ali. Eles mostraram uma casa moderna e alta. No entanto, esqueceram que agora os tubos de aquecimento são de plástico e nada pode acender. Além disso, o radiador da geladeira não pode ser energizado; é muito difícil de construir, a menos que a geladeira tenha 90 anos e os ratos tenham comido todo o isolamento. Estamos caminhando para melhorar a vida do “eleitorado”. O dinheiro é muito difícil, por isso as autoridades estão a tentar ajudar-nos para que não tenhamos uma hérnia.
Decreto do governo sobre eles. a manutenção de equipamentos de gás é 100% corrupta, eles ganham dinheiro do nada. Ao fazer os consumidores de gás parecerem idiotas, eles simplesmente ganham dinheiro. Tomemos, por exemplo, com 20 milhões de consumidores que você pode coletar
(agora o preço é de cerca de 3.000 rublos por ano para uma coisa.) 60 trilhões de rublos. Você não pode resistir a esse tipo de dinheiro. A questão é: quem impulsionou tal resolução, supostamente cuidando de nossa segurança. Por esse tipo de dinheiro, uma dúzia de casas poderiam ser explodidas para implementar a ideia.
Os fogões a gás modernos são de qualidade muito pior do que os fogões produzidos na época soviética, no entanto, ninguém exige que a sua qualidade seja melhorada! E a vida útil das lajes está cada vez mais curta. Assim, somos obrigados a investir o máximo possível, reabastecendo a carteira de alguém.
Vocês ainda têm alguma coisa em mente além de economizar na segurança de vocês mesmos e de seus vizinhos? Veja quantas casas foram explodidas! Então você se comporta da mesma forma com as inspeções anuais, você tenta mandar um homem do gás. Se você não quer viver de acordo com a lei, viva na floresta.
Vyacheslav, o “período de sobrevivência” estimado após a aposentadoria é de 20 anos. Depois disso, você é pessoalmente obrigado por lei a descartá-lo. Ou você vai morar “na floresta”?
A vida útil de um fogão a gás é a mesma de um hidrômetro; se os fogões não forem tão duráveis, então deveriam custar muito menos para que com uma renda mínima de subsistência se possa comprar um a cada cinco anos. Eles vendem algum lixo para as pessoas.
Outro método desconhecido até mesmo por O. Bender para tirar dinheiro da população.
Se, ao verificar um fogão a gás, não forem encontrados vazamentos e a lubrificação não for realizada (há vários anos consecutivos eles andam e cheiram e não fazem mais nada, apenas dão ordens para trocar o fogão a gás), então por que trocar o equipamento se ele está funcionando corretamente. O que precisa ser feito, como acontece com os medidores elétricos, é atribuir os fogões a gás à propriedade da organização de gás e deixá-los atendê-los e trocá-los quando necessário. Ao mudar para um prédio de apartamentos, já estava instalado um fogão a gás (no período soviético, como é agora, não sei), que tipo de documentos podem ser discutidos sobre isso. E o prazo de validade das lajes realmente não está estabelecido, não há nada para quebrar aí. Tudo funciona, não há vazamentos de gás, mas nenhuma alteração. Corrupção à escala estatal; não são apresentadas ou publicadas estatísticas sobre as causas das explosões de gás. O estado, representado por ministérios e organizações, são golpistas legalizados. Concordo que tudo isso está tirando dinheiro da população.
Agradecimentos ao autor pelas informações completas sobre a questão da substituição do fogão a gás! Todas as reclamações nos comentários sobre a retirada injusta de dinheiro do povo devem ser dirigidas aos funcionários, e eles devem responder.
Os fogões soviéticos funcionam bem há mais de 50 anos. Se as mãos de alguém explodem, então as mãos estão no lugar errado, o que a laje tem a ver com isso? E a exigência de substituição das lajes apenas de acordo com sua vida útil é um caos!!! A corrupção é galopante a nível legislativo!!!
Nos países civilizados, em caso de vazamento de gás (o fogo se apaga, a mangueira quebra, etc.), uma válvula de segurança automática é acionada (tudo custa um centavo) e desliga o fornecimento de gás NO PADRÃO no apartamento (somente neste apartamento, para não incomodar outras pessoas). É isso aí - não há explosões em casas. E as nossas autoridades sabem disso muito bem.