Substituição de fogão a gás em apartamento: multas, leis e sutilezas legais na substituição de equipamentos
Uma das questões mais difíceis da prática legislativa para o cidadão é a substituição do fogão a gás num apartamento de sua propriedade ou aluguel. À primeira vista não há dificuldade em retirar um aparelho e instalar outro, quase qualquer pessoa pode fazer isso, nem precisa ser especialista ou prestador de serviço de gás.
Mas e a base documental? Essas mudanças precisam ser legalizadas e como fazer isso? E se você contornar a papelada, não seria mais barato pagar a multa?
Tentaremos responder a todas essas perguntas, informaremos sobre as leis, normas e regras existentes para a substituição deste importante dispositivo.
O conteúdo do artigo:
Razões para substituir o fogão
Existem muitos motivos pelos quais você precisará ou deseja trocar seu equipamento de fornecimento de gás.
O mais comum entre eles:
- adquirir um modelo mais moderno;
- substituição do fogão a gás por elétrico;
- desejo de mudar as cores ou mudar o design do ambiente;
- aparência ruim, desgaste;
- realizar grandes reformas na casa;
- quebra do dispositivo;
- data de validade.
Além disso, a substituição do fogão a gás é estabelecida na esfera legislativa, conforme PP nº 410, que estabelece que os aparelhos a gás devem ser substituídos quando falharem, a menos que a troca dos bicos não seja mais necessária, quando o aparelho não atender às normas de segurança, a pedido habitual do cliente e, novamente, no final de sua vida útil .
Para tal, deverá contactar a empresa prestadora de serviços de gás com a qual tem contrato. contrato de manutenção. É assim que o seu deve ser contrato de manutenção.
Se tudo estiver claro nos primeiros pontos, então o que significa “data de validade”?
De acordo com GOST R 50696-94, a vida útil de um fogão a gás não pode ser superior a 14 anos. Mas este documento foi cancelado há muito tempo, assim como o GOST R 50696-96 que o substituiu, em que a vida útil máxima do dispositivo era de 20 anos, se os trabalhadores do gás aprovassem seu desempenho ao final do tempo de operação designado pelo fabricante.
Ora, isso na verdade não está regulamentado, embora a atual PP nº 410 estabeleça que o fornecimento de gás pode ser desligado quando expirar o prazo de validade do equipamento estabelecido pelo fabricante. Antes que esse período expire, basta solicitar uma inspeção técnica e se os trabalhadores do gás lhe emitirem um certificado de validade do aparelho, você prolongará sua vida útil até que se desgaste. O desgaste é considerado violação da estanqueidade das torneiras projetadas para 11.000 ciclos, queima do forno e outros defeitos que não podem ser reparados.
O que é necessário para trocar o fogão?
Então, você está prestes a trocar o fogão. O que você precisa para se preparar para isso:
- O próprio recuperador, caso não disponha do estatuto preferencial necessário para uma substituição gratuita. O dispositivo deve estar em conformidade GOST33998, tenha um sistema de controle de gás.
- Equipamentos para instalação, ferramentas, consumíveis e materiais necessários.
- Equipamentos - tudo para vedação, mangueiras flexíveis e assim por diante.
- Documentos para remodelação caso a cozinha seja transferida para outro local.
- Documentos que comprovem a autoridade do proprietário ou inquilino do apartamento.
- Identificação.
- Consentimento de todos os proprietários de apartamentos.
- Todos os documentos sobre fornecimento de gás.
- Passaporte técnico do apartamento.
Novamente, se a localização do dispositivo permanecer a mesma e apenas o próprio dispositivo for substituído por um semelhante, não há necessidade de legalizar a conversão.
Os requisitos para um novo fogão são padrão. Deve ter todos os certificados necessários e atender aos requisitos do GOST.
Recomenda-se também verificar se haverá livre acesso ao mesmo e ao gasoduto em caso de remodelação, se a chaminé está em bom estado de funcionamento, A ventilação está funcionando? como necessário.
A substituição precisa ser legalizada?
De acordo com Arte. 7.19 Código de Ofensas Administrativas da Federação Russa Por conectar de forma independente a linha principal, você pode ser multado por conexão não autorizada e descontrolada de um fogão a gás no valor de 10 a 15 mil rublos. E se, em caso de conexão incorreta, ocorrer uma explosão ou incêndio, você enfrentará responsabilidade criminal e multa de até 300 mil rublos.
Se você olhar o PP nº 410, ele também afirma que a substituição dos equipamentos que utilizam gás deve ser realizada por entidade especializada com licença e contrato. Pode ser um serviço de gás ou uma empresa privada com as aprovações apropriadas.
No mesmo documento em Parte 8, parágrafo 77 existe uma subcláusula que estabelece que um fator para desligar o fornecimento de gás sem avisar o cliente pode ser a sua ligação não autorizada à linha principal, como opção ameaças de explosão.
Além disso, em PP nº 549 É indicado que ao substituir um equipamento por um novo que atenda aos requisitos técnicos, é imprescindível notificar o fornecedor sobre a alteração na composição geral dos dispositivos.
Existe também a tentação de mudar você mesmo o aparelho, tendo previamente combinado com um amigo do serviço de gás o preenchimento da documentação necessária. Claro que a opção é bem mais barata, mas é melhor confiar o trabalho com equipamentos tão perigosos a profissionais que conectarão as mangueiras de maneira confiável e farão a primeira inicialização do aparelho, observando todas as suas deficiências, se houver.
Benefícios para substituir um fogão
O fogão a gás não é propriedade comum de um prédio de apartamentos e, portanto, novamente, de acordo com o PP nº 410, sua substituição é feita por conta do proprietário do imóvel.
No entanto, existem exceções. O MFC ou a sociedade gestora dir-lhe-á como substituir gratuitamente um fogão a gás por um novo com os benefícios exigidos.
Isso é possível se a laje, sujeita a condição ou prazo de validade, estiver listada no balanço estadual:
- Você, o proprietário do apartamento, é um herói da Federação Russa ou da URSS, um herói do trabalho socialista, um titular da Ordem da Glória, um participante da Segunda Guerra Mundial, ou tem subsídios especiais de habitação e serviços comunitários Serviços.
- O dispositivo precisa ser substituído quando a fila de um apartamento for atingida.
- Os moradores moram em apartamento não privatizado e o contrato inclui cláusula de substituição gratuita de equipamentos que utilizam gás, se necessário.
Além disso, famílias numerosas e de baixa renda têm direito a tais privilégios, mas não em todas as regiões. Se você tiver algum, verifique com as autoridades municipais locais ou estude os regulamentos de cada região.
Para a substituição gratuita é necessário o chamado “certificado de defeito”, ou seja, a conclusão dos serviços especializados que fiscalizam os equipamentos que utilizam gás e emitem a conclusão de que o aparelho antigo está com defeito. A base para a sua preparação é uma inspeção anual ou uma inspeção extraordinária mediante convocação de especialistas.
O ato é redigido em 2 a 3 vias. Você deve transferir um para o DEZ ou cooperativa habitacional, um para o consumidor e outro fica com os especialistas do GRO.
Além disso, é muito importante preparar todos os documentos - bilhete de identidade, documento de título das prestações, certificado de defeito do fogão antigo, certificado de registo e documentos do projecto do apartamento.
Procedimento de substituição
Então, você está planejando trocar o fogão e também é dono do apartamento.
Para substituir você deve:
- entrar em contato com o chefe do departamento de distribuição de gás com solicitação de substituição do equipamento. Receberá um orçamento detalhado de consumíveis, materiais necessários, instalação do aparelho e do próprio recuperador. Se você comprar tudo isso sozinho, deverá redigir um pedido de instalação do equipamento;
- notificar a sociedade gestora ou outra entidade gestora da sua casa;
- pagar a estimativa recebida;
- aguarde os trabalhadores do gás e receba um documento confirmando o comissionamento do fogão.
Se o apartamento não for privatizado, deverá primeiro apresentar um pedido de substituição do aparelho a gás à entidade gestora do edifício onde reside.
Se um apartamento estiver em remodelação, a sociedade gestora deverá ser avisada e todas as aprovações necessárias deverão ser efectuadas, inclusive na GorGaz, antes de instalar o recuperador noutra divisão.
Como o equipamento é alterado?
Para deixar claro em termos gerais, apresentamos as etapas técnicas substituindo um dispositivo por outro.
O procedimento não é complicado:
- A válvula interrompe o fluxo de gás e desliga a fonte de alimentação do dispositivo antigo.
- A placa está desconectada.
- Produzido substituindo a mangueira (se necessário) seguido de verificação de vazamentos e da qualidade da conexão roscada.
- A nova laje está instalada e nivelada.
- A mangueira está conectada.
- O equipamento está sendo verificado e colocado em funcionamento pela primeira vez.
Em seguida, o especialista emite um certificado de acesso ao dispositivo para operação e você assina o certificado de aceitação do trabalho.
Substituir um fogão a gás por um elétrico
Depois de uma série de explosões, e por outros motivos, muitos proprietários de apartamentos decidiram trocar o fogão a gás por um elétrico, então aonde ir neste caso e o que é necessário para isso, consideraremos agora em detalhes.
Então, antes de tudo, você precisa entrar em contato com o Código Penal.Isso é necessário para determinar se os parâmetros técnicos da rede elétrica MKD são capazes de suportar cargas correspondentes.
Infelizmente, em prédios de apartamentos gaseificados, via de regra, o limite de recursos elétricos é limitado. Se tudo for possível, selecione um modelo de fogão e forneça as suas características ao Código Penal para que possa obter uma conclusão sobre a conformidade da potência fornecida e consumida com as normas MKD num cálculo aproximado.
Dado que os parâmetros especificados no passaporte técnico do apartamento mudam, a electrificação da zona da cozinha é uma reconstrução e está sujeita a aprovação obrigatória.
Com a documentação do projeto em mãos, entre em contato com a Regional do Estado para desligar os equipamentos de gás do seu apartamento. Não se esqueça de levar um certificado confirmando esse fato.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Por que você não precisa trocar os aparelhos a gás pode ser encontrado no vídeo a seguir:
Substituir um fogão a gás por um novo ou elétrico é bastante fácil. Este procedimento não levará muito tempo. O principal é entrar em contato com antecedência com a administradora ou cartório estadual para fornecer a lista completa dos documentos que você precisa coletar de forma geral ou individual e acertar um projeto de substituição do aparelho.
E em hipótese alguma tente realizar o procedimento sem autorização - já discutimos detalhadamente se é possível substituir você mesmo um fogão a gás antigo - isso é uma multa e uma grande responsabilidade.
Você já teve que substituir o fogão a gás do seu apartamento? Compartilhe sua experiência nos comentários, tire dúvidas sobre o tema e participe da discussão do material. O bloco de comunicação está localizado abaixo do artigo.
Puramente arrecadar dinheiro da população e aumentar preços para quem não sabe e não quer manusear chave 24 horas