Vidro para cabine de duche: como escolher e instalar você mesmo

A necessidade de instalar vidro pode surgir ao instalar um novo box de chuveiro ou se uma cerca antiga precisar ser substituída.Para economizar dinheiro, você pode fazer todo o trabalho sozinho. Porém, primeiro não custa nada decidir o tipo de vidro novo e aprender todos os meandros do processo de instalação, não concorda?

Você encontrará todas as informações necessárias neste artigo. Preparamos uma visão geral dos diferentes tipos de divisórias de chuveiro, descrevemos suas vantagens e desvantagens e também fornecemos recomendações para a escolha da melhor opção.

Além disso, descrevemos como instalar o vidro de um box de chuveiro ao usar um mecanismo sobre rolos ou ao substituir uma divisória estacionária.

Vantagens do vidro sobre o plástico

Como muitos proprietários agora preferem um pequeno e prático chuveiro em vez de banheira, então o design do cubículo e suas divisórias desempenham um papel importante no interior do banheiro.

Além da beleza, devem corresponder à sua finalidade funcional, a saber:

  • separe o banheiro do resto do banheiro;
  • não permitir a entrada de água na área externa do chuveiro durante o banho;
  • esconder a pessoa no chuveiro, e isso é muito importante com banheiro compartilhado.

As divisórias do chuveiro podem ter moldura de plástico ou metal, ou podem ser sem moldura, ou seja, compostas apenas por painéis de vidro ou plástico.

Design moderno de chuveiro
Uma cabine de duche espetacular pode servir como uma decoração chique para uma casa de banho; os verdadeiros mestres do design são frequentemente procurados pelo seu design.

Existe uma variante de uma divisória cilíndrica, para isso é usado vidro de raio especial ou plástico dobrado.

Ao comparar materiais de cerca, você precisa considerar todos os seus prós e contras.

Assim, o plástico tem as seguintes vantagens:

  • preço baixo;
  • flexibilidade, a capacidade de dobrar para dar qualquer forma ao produto;
  • leveza e força.

Como você pode ver, este material é adequado para a instalação de cabine de chuveiro devido à sua alta praticidade. Muitas pessoas preferem produtos plásticos, o policarbonato é especialmente popular.

Cabine de vidro radial
Uma cabine de duche redonda na base tem uma vantagem clara - poupa muito espaço na casa de banho, que muitas vezes é apertada

Mas o plástico tem uma desvantagem significativa - com contato prolongado com a umidade e exposição a altas temperaturas, ele perde rapidamente sua aparência e pode rachar. Nas fissuras pode formar mofo preto. Por esta razão, as cercas de plástico têm vida muito curta.

As divisórias de vidro não apresentam esta desvantagem. Eles também têm outras vantagens inegáveis:

  • facilidade de instalação – são necessários apenas alguns fixadores especiais;
  • durabilidade – com os devidos cuidados, a cerca de vidro dura muito tempo;
  • resistência a todos os tipos de influências – o vidro, como material, não está sujeito à influência de umidade e temperatura elevadas, nem aos efeitos de produtos químicos, nem à ocorrência de fungos e mofo;
  • estética – uma tela de chuveiro de vidro parece muito impressionante.A superfície dos painéis pode ser pintada em várias cores, coberta com padrões, decorada com jato de areia e também coberta com uma película decorativa especial.

Além das vantagens acima, o vidro também apresenta algumas desvantagens:

  • fragilidade – quebrar acidentalmente a divisória enquanto nada pode causar ferimentos graves;
  • Preço Alto – portas e grades de vidro são muito mais caras do que as de plástico;
  • cuidado diário – sempre após o banho, o box do chuveiro precisa ser limpo.

Mas, apesar destas desvantagens, as divisórias de vidro estão se tornando cada vez mais populares. Não é difícil explicar.

Para conseguir maior resistência, é preciso escolher uma cerca de vidro temperado - não é um prazer barato, mas depois de gastar uma vez, o proprietário receberá um magnífico banho por muitos anos.

Vidro triplo
Se você cobrir o vidro com um filme especial, ou comprar vidro triplex, mesmo com um forte impacto ele não se desintegrará, mas apenas ficará coberto por uma rede de rachaduras

Se você ainda não tem dinheiro suficiente para comprar vidro temperado, existem opções mais simples - cubra o vidro com um filme especial, várias camadas de acrílico para aumentar a resistência ou compre vidro triplex. Após o impacto, ele não se quebra em pedaços pontiagudos, mas fica apenas coberto por pequenas rachaduras.

Visão geral do vidro para cabines de chuveiro

Depois de analisar o exposto, chegamos à conclusão de que a opção mais racional e eficaz é escolher uma cerca de vidro temperado. Vamos considerar quais tipos de vidro existem para organizar um box de chuveiro.

Opção nº 1 - dobrado

Trata-se de um vidro curvo obtido por aquecimento a temperaturas superiores a 600°C.Após este procedimento, a superfície do vidro pode ser dobrada de acordo com o gabarito ou até que o painel adquira o formato desejado. Depois, há um processo de resfriamento muito lento.

Vidro torto para cabine
Graças a uma tecnologia de produção especial, o vidro curvo pode ser usado para construir chuveiros de qualquer formato; além disso, é muito durável

Após dobrar, o vidro não só adquire uma forma complexa, mas também se torna muito mais resistente.

É claro que custa mais do que o vidro comum, mas dadas as suas vantagens e beleza, designers e proprietários muitas vezes o preferem.

Opção nº 2 - chanfrado

Neste caso, uma borda chanfrada especial é criada ao longo do perímetro da folha de vidro - um chanfro. Depois é polido e com o processamento torna-se transparente ou fosco.

Vidro facetado
Aconselhamos que escolha vidros com bordas processadas para a cabine de duche, de preferência chanfrados, graças a isso você pode evitar ferimentos e cortes.

Parece muito bom, pois a borda polida cria um jogo de luz adicional. A faceta pode ser encaracolada ou reta. Recomendamos a escolha de vidro chanfrado para sua cabine de chuveiro - isso melhorará muito o interior do banheiro e criará segurança adicional durante a operação.

Opção nº 3 - fosco

A aparência opaca do vidro é dada por um tratamento especial de jato de areia. Para evitar manchas que ficam muito feias em uma superfície fosca, esse vidro é tratado com um composto especial.

Vidro fosco
O vidro fosco estampado é um toque luminoso e eficaz em qualquer interior, e no design de banheiros também ajuda a esconder o banhista no caso de um banheiro combinado

Há uma característica: é necessário evitar o contato com óleos ou outros produtos que contenham gordura, bem como com líquidos que contenham acetona, na superfície. Você precisa pensar cuidadosamente sobre a instalação de vidro fosco no box do chuveiro.

Opção #4 – vitral

Este tipo de vidro é criado colando-se à mão pedaços coloridos de vidro para criar algum tipo de padrão ou imagem. Parece incrivelmente impressionante em qualquer interior, inclusive no banheiro, mas é mais frágil. O custo do vitral pode ser muito alto, por isso muitas vezes é feito sob encomenda.

Vitral
O próprio vitral parece um magnífico e precioso detalhe de interior, por isso artistas reais estão frequentemente envolvidos em sua produção.

Os vitrais podem decorar qualquer interior, mas se o design do seu banheiro for de estilo lacônico, os vitrais parecerão muito pomposos. Se você precisa apenas de um box de chuveiro, e não de uma obra de arte, é melhor evitar o uso de vitrais.

Opção nº 5 - estampado ou com padrão

O desenho necessário é aplicado por jato de areia ou impressão de fotos. O primeiro método é bastante simples: em qualquer grande loja você pode encontrar uma grande variedade desses óculos. Mas os óculos com impressão de fotos precisam ser encomendados especialmente ou, se você tiver as habilidades necessárias, faça você mesmo.

Jateamento de vidro
O vidro jateado parece muito decorativo e pode servir como uma decoração interior brilhante para qualquer banheiro e muito mais.

Se você não é adepto de opções muito complexas ou coloridas, recomendamos dar preferência ao vidro temperado ou triplex.

Você pode escolher a tonalidade de acordo com o esquema de cores do banheiro, ou adquirir uma versão totalmente transparente de acordo com seu gosto. O principal conselho é comprar vidro com espessura não superior a 8-10 mm.

Como instalar você mesmo o vidro no chuveiro

Mais frequentemente cabines de duche são vendidos em conjunto, sendo a instalação das divisórias e portas de vidro realizada por um mestre montador junto com o restante das peças. Nossas instruções de instalação do vidro do chuveiro abrangerão casos em que o vidro quebrou por algum motivo e precisa ser substituído.

Para não chamar um especialista, você mesmo pode tentar instalar uma nova divisória ou porta no chuveiro, felizmente não é uma tarefa difícil. Então, você já selecionou o vidro. No que você deve prestar atenção a seguir? Claro, para fixações. Às vezes eles precisam ser substituídos, especialmente se você quiser recolocar a porta ou alterar o mecanismo de abertura.

Fixadores de vidro
Os fechos das partes de vidro da cabine de duche devem ser feitos de metal de alta qualidade e também ter uma aparência elegante

As ferragens devem durar muito tempo, por isso é necessário escolher modelos de alta qualidade feitos de metais que não estejam sujeitos à corrosão e desgaste prematuro, ou seja, aço inoxidável, alumínio ou latão.

Fique atento ao fabricante: é sempre melhor adquirir acessórios de uma empresa consolidada, apesar da diferença de preço.

Quais ferramentas você precisará?

Aqui está uma lista das ferramentas e suprimentos necessários para você mesmo instalar o vidro em seu box de chuveiro.

Kit de ferramentas
Com estas ferramentas em mãos, você poderá realizar de forma independente todos os trabalhos de substituição da divisória de vidro do chuveiro (+)

Você precisará de:

  • furar;
  • conjunto de chaves;
  • hexágono;
  • nível;
  • encanamento;
  • selante de encanamento ou fita impermeabilizante;
  • tira magnética ou de silicone;
  • parafusos auto-roscantes;
  • fita de construção.

Esta lista de ferramentas é ideal não só para a instalação de um painel de vidro fixo ou porta de chuveiro, mas também para outros trabalhos de instalação de um box de chuveiro. Mas primeiro você precisa entender o design da porta.

Tipos de portas de box de vidro

Vejamos quais mecanismos de abertura e fechamento de box de chuveiro são mais comuns.

Balanço. A opção mais fácil e popular, mas requer uma moldura de porta especial, bem como algum espaço para garantir que a porta abra livremente. Muitas pessoas preferem este design devido ao seu relativo baixo custo.

Pêndulo. Este tipo é uma interpretação única do tipo swing. Mas aqui não há moldura de porta e a porta pode abrir livremente tanto para fora quanto para dentro.

Também é barato e parece muito impressionante com caixas de vidro absolutamente transparentes - uma espécie de estande “sem peso”. Não há necessidade de instalar uma cúpula ou bandeja especial. A única desvantagem é que às vezes a porta pode abrir espontaneamente.

Deslizando. Isto é análogo à porta deslizante de um guarda-roupa normal; a porta se move ao longo de rolos-guia. Essa opção é escolhida por quem precisa economizar espaço no banheiro. Também é uma solução muito popular.

Dobrando. Uma reminiscência de portas de tela. Certamente parece muito elegante. Mas requer mais trabalho para instalar. Usado com menos frequência do que outros.

Mecanismo de substituição do vidro da porta em rolos

Se for o vidro móvel que está rachado, não será difícil substituí-lo. Você precisa pressionar levemente a borda inferior da porta usando o botão nos rolos inferiores, então a porta será fácil de remover do perfil da guia inferior.

Parte inferior da porta deslizante
É assim que você precisa remover a porta de vidro deslizante do estande do perfil guia inferior - pressione os roletes inferiores para baixo e solte a parte inferior da porta

Em seguida, retiramos do perfil o vidro a ser substituído junto com os roletes superiores, primeiro levantando-o levemente. Em seguida, remova os rolos superiores e fixe-os no novo vidro.

E fazemos o oposto. Primeiro, instale os rolos superiores da porta no perfil guia.

Instalando a parte superior de uma porta deslizante
A figura mostra como é instalada a parte superior da porta de vidro do box: os roletes superiores são instalados no perfil guia

Colocamos a porta, então, colocando sua borda inferior contra o perfil por baixo, montamos os vídeos nas ranhuras inferiores. Ajustamos as rodas para garantir um movimento suave da porta. Não se esqueça de colocar elásticos e ímãs nas pontas do vidro.

Tecnicamente esta operação não é difícil, mas neste modelo a escolha de rolos de alta qualidade é muito importante, caso contrário durante a instalação você pode danificar o novo vidro se os rolos adquiridos não “encaixarem” corretamente no lugar. A expressão “o avarento paga duas vezes” seria mais apropriada aqui.

Substituindo uma partição fixa

Se o vidro de um box fixo de chuveiro estiver danificado ou se você precisar substituí-lo por algum motivo, provavelmente precisará da ajuda de alguém.

Segurando cuidadosamente o vidro a ser substituído e a porta, use um hexágono para desparafusar a dobradiça de fixação vidro-vidro que conecta a divisória estacionária à porta, primeiro remova a porta e, em seguida, desparafuse as dobradiças vidro-parede e remova o vidro das ranhuras.

Às vezes, parafusos especiais com cabeça decorativa são usados ​​​​para beleza; eles exigem chaves especiais.

Desparafusando a dobradiça com uma chave
Usando um hexágono, desparafuse cuidadosamente as dobradiças que prendem a divisória de vidro; para isso, alguém deve apoiar o painel para que ele não caia

Em seguida, fixamos o novo vidro com lacres usando rolhas e depois penduramos a porta. Garantimos que o selo não esteja quebrado.

Será melhor se os vãos entre a parede, a divisória de vidro e o piso forem vedados com tiras de silicone. Esta medida, no entanto, não interromperá o fluxo direcionado de água, mas resistirá aos respingos.

O vidro precisa ser selado
Após a instalação do novo vidro, ele deve ser vedado. Isso pode ser feito com selante ou com tiras de silicone ou magnéticas, que são vendidas na loja.

Para garantir uma melhor aderência da cerca fixa ao chão, é aconselhável utilizar um perfil de fixação para fixá-la.

Às vezes, na troca do vidro, pode ser necessário desmontar a cúpula da cabine de duche, o que complica muito o trabalho. Antes de desmontar, é necessário certificar-se de que todos os dispositivos estão desconectados das redes elétrica, de gás e de água.

Ao desmontar, certifique-se de verificar com instruções de montagem da cabine, uma vez que diferentes modelos podem ter diferentes nuances de instalação. Não se esqueça que você precisará comprar um selante e também um removedor.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Neste vídeo você pode ver claramente todo o processo de instalação de um box de chuveiro, incluindo a instalação do vidro.

Todos esses métodos são adequados não apenas quando você mesmo precisa substituir o vidro de um box de chuveiro, mas também se você precisa montar uma hidrobox com suas próprias mãos, quando algumas habilidades são necessárias.

Se você pretende seriamente projetar um banheiro, ainda recomendamos escolher o modelo mais simples. Caso contrário, é melhor entrar em contato com montadores profissionais – representantes de uma empresa que vende equipamentos hidráulicos.

Compartilhe com os leitores sua experiência na escolha e instalação de divisórias de vidro para seu chuveiro. Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Encomendamos vidro para o box do chuveiro em uma oficina. Fizemos exatamente de acordo com nossas especificações, selecionamos o padrão de acordo com nosso gosto. Acho que esta é a melhor opção, principalmente se quiser destacar o design do banheiro. Pode ser difícil encontrar vidro fabricado em fábrica para atender às suas necessidades. Eles abandonaram imediatamente o plástico - não parece tão esteticamente agradável e me parece mais difícil de manter do que uma divisória de vidro.

  2. Igor Igorevich

    O que você pode fazer com suas próprias mãos, estou sempre inclinado a tentar fazer exatamente isso, sozinho. Mas não me preocupei em substituir as portas do chuveiro sozinho. Razão: não vejo sentido. O tipo de cabine que tenho em casa é de vidro com portas de correr. Remover uma porta quebrada e pendurar uma nova leva de 10 a 15 minutos. Considerando que você ainda paga por todo o resto (a visita do vistoriador, a porta nova em si, a sua entrega), o serviço de substituição da porta custa objetivamente muito pouco.Dois caras desligaram tudo rapidamente, eu teria demorado mais para fazer isso sozinho.

    E por falar nisso, de acordo com minhas observações, qualquer vidro quebra. Absolutamente qualquer coisa. A questão é em que condições um ou outro tipo desistirá mais rapidamente. Tenho muitos amigos e conhecidos que, como eu, foram obrigados a substituir uma porta quebrada, mais cedo ou mais tarde. Tudo foi substituído por vidro mais caro do que era originalmente (inclusive eu). O ditado “o avarento paga duas vezes” funciona perfeitamente.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica