Como esconder uma caldeira a gás na cozinha: as melhores opções de design e dicas de camuflagem

Se você não é um defensor fervoroso do estilo loft ou techno, é improvável que a aparência da unidade de aquecimento seja agradável.Afinal, ele é produzido com foco no grande consumidor, e não no seu gosto pessoal. Naturalmente, você vai pensar em como esconder uma caldeira a gás na cozinha para que ela se encaixe perfeitamente na imagem do interior.

Porém, quando se trata de camuflar equipamentos de gás, as coisas não são tão simples. Além de encontrar a opção de design mais adequada, também é preciso levar em consideração os padrões. O cumprimento das normas que garantem o normal funcionamento garante a segurança na utilização de um fornecedor de água quente a gás.

Diremos-lhe a melhor forma de ocultar a presença de um objeto pouco atraente na cozinha, tendo em conta as exigências dos serviços de gás e dos bombeiros. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente as normas para localização de equipamentos a gás. Aqui encontrará soluções interessantes e práticas para decorar cozinhas com caldeiras a gás.

Normas para instalações e equipamentos

Antes de começar a desenvolver um projeto único para equipar uma cozinha com caldeira a gás ou escolher uma solução pronta para seu projeto, você deve saber como a sala deve ser equipada para o funcionamento de equipamentos a gás.

É importante decidir com antecedência o tipo de caldeira que pode ser utilizada num edifício privado ou de vários pisos.Você deve descobrir o que precisa ser feito para garantir segurança total. Só então será possível selecionar um método de camuflagem que não viole os requisitos regulamentares.

Requisitos para organizar o fornecimento de gás

Os regulamentos estabelecem que:

  • A instalação de caldeira que processa gás para preparação de refrigerante ou água sanitária só é permitida em edifícios com até cinco pisos inclusive.
  • Na cozinha de um apartamento separado de um prédio alto, estão instaladas caldeiras com capacidade de até 35 kW. Trata-se principalmente de geradores de calor de fluxo contínuo (colunas) montados na parede que fornecem água quente sanitária.
  • Nas cozinhas de residências particulares, na impossibilidade de instalação de sala de caldeira separada, é permitida a instalação de caldeira com capacidade superior a 35 kW, observadas todas as medidas de segurança e medidas regulamentadas por regulamento.

Em habitações privadas com comunicações autónomas, recomenda-se organizar salas de caldeiras com um par de caldeiras separadas da cozinha. É melhor preparar o refrigerante caldeira de chão. Mas é aconselhável confiar o aquecimento da água para fins sanitários e higiénicos a gêiser ou uma unidade capacitiva de aquecimento de água (caldeira).

Recorde-se que a potência calorífica total das duas caldeiras envolvidas, situadas na mesma cuba, não deve ultrapassar o limite técnico de 100 kW. Observe que a instalação de caldeiras a gás é permitida nos corredores desde que possuam travessas para ventilação. Já não é possível instalar caldeiras a gás nas casas de banho.

Regras para organizar um espaço de cozinha

A instalação e posterior funcionamento de equipamentos de aquecimento de água a gás são permitidas em cozinhas com pé-direito não inferior ao limite de 2,0 m especificado nas normas de construção.Se a altura da divisão for reduzida devido à instalação de um tecto falso/extenso, esta é desmontada ou ligada ao tipo eléctrico de preparação de água quente.

Se, além da caldeira a gás, houver também um fogão a gás na cozinha, a altura mínima do teto deve ser de 2,2 m. A distância do piso ao teto na área de instalação da caldeira deve ser a mesma se o teto for a cozinha é construída em declive.

A instalação de caldeira a gás pode ser realizada nas seguintes instalações:

  • volume 7,5 m³, caso seja operada apenas uma unidade;
  • volume de 13,5 m³, caso sejam utilizados dois geradores de calor na preparação do refrigerante e no aquecimento da água.

A capacidade cúbica das cozinhas equipadas com caldeiras e fogões a gás é calculada como a soma de 6,3 m³ mais 8, 12 ou 15 m³ dependendo do número de queimadores (2, 3 ou 4 peças).

Diagrama de fiação do aquecedor de água a gás
Os gêiseres montados na parede são pendurados em ganchos pré-instalados na parede.Deve haver espaço livre nas laterais e na frente do dispositivo, necessário para inspeção regular e manutenção programada e não programada.

A sala para localização de equipamentos de gás de qualquer tipo deve possuir fonte própria de luz natural, ou seja, janela. A janela deve ter uma janela que se abra livremente. É necessária ventilação com impulso natural para movimentar a massa de ar.

Diagrama de ventilação de uma sala com caldeira
A sala onde está instalado o aparelho de aquecimento de água a gás deve possuir fonte própria de luz natural, equipada com travessa. Deve haver uma porta separando a cozinha/sala da caldeira da área de estar e uma abertura de ventilação ou grade na porta

Certamente deve haver uma porta limitando o espaço da cozinha. No entanto, não deve interferir no fluxo de ar.

Portanto, é necessário prever uma grade de ventilação na parte inferior da folha da porta ou deixar um espaço entre a folha da porta e o chão. A área total do vão de ventilação é de pelo menos 0,2 m².

Ventilação na folha da porta
Se não houver vão de ventilação entre o piso e a folha da porta, é necessário prever uma grade de ventilação

Nas cozinhas com aquecimento de água a gás, especialmente aquelas equipadas com queimadores a gás atmosférico, só pode haver ventilação natural. Opções forçadas com estimulação mecânica e adição de ar aquecido são permitidas apenas nas regiões norte.

Características de seleção de caldeira

Geradores de calor individuais - unidades de aquecimento de água fabricadas na fábrica - são adequados para instalação na cozinha. São aplicáveis ​​​​tanto os modelos de fluxo montado na parede quanto os de piso combinados com caldeiras.

Você deve adquirir equipamentos automatizados que possam funcionar sem manutenção constante por parte do operador/proprietário.

As seguintes unidades de aquecimento de água podem ser utilizadas na disposição de edifícios de apartamentos:

  • turboalimentado, ou seja, equipado com câmara selada (fechada) para processamento de combustível azul;
  • capaz de aquecer o ambiente tratado a 95º;
  • operando sob pressão de 1 MPa;
  • equipado segurança automática.

A automação de segurança é necessária para interromper o fornecimento de gás ao queimador em caso de situação ameaçadora. As ameaças incluem mau funcionamento dos circuitos de proteção, queda na pressão da água aquecida ou do líquido refrigerante, extinção de chamas e mau funcionamento no sistema de remoção de fumaça.

Dispositivos de segurança automáticos
A automação do aparelho a gás desligará o fornecimento de gás ao queimador em caso de queda de pressão na linha de abastecimento de gás ou água, interromperá o funcionamento do aparelho se a chama se apagar, etc. O acesso aos botões de controle do sistema de segurança deve ser sempre gratuito

Da mesma forma, o dispositivo automático irá parar o funcionamento da caldeira se o meio aquecido atingir a temperatura definida pelo proprietário ou a temperatura máxima permitida.

Nas cozinhas dos prédios de apartamentos do nosso país, são tradicionalmente instalados geradores de calor com câmara de combustão atmosférica (aberta). Aquecem água aos proprietários de apartamentos em antigos conjuntos habitacionais, onde anteriormente não existia abastecimento centralizado de água quente.

Padrões de prevenção de incêndio

Antes de decidir como e qual a melhor forma de fechar uma caldeira a gás instalada na cozinha, veremos as regras para prevenir incêndios acidentais em superfícies e estruturas adjacentes ou próximas.

Para prevenir e prevenir o perigo, você precisa:

  • Deixe um espaço de 2 cm entre as paredes da caldeira de parede e todas as superfícies adjacentes ao redor do perímetro.
  • Crie uma distância de 10 cm da caldeira de chão e do esquentador até às superfícies.
  • Proteja as paredes de um edifício de material inflamável com gesso ou revestimento de acabamento incombustível/duro combustível. Neste caso, deve haver pelo menos 3 cm entre a caldeira e a parede.

Na utilização de ladrilhos na decoração de paredes, é permitido reduzir a distância das paredes na colocação de equipamentos de piso. O gêiser pode ser pendurado rente a uma parede de azulejos.

A função de isolamento de paredes inflamáveis ​​​​pode ser desempenhada com sucesso por telhados de lata sobre chapa de amianto com espessura de pelo menos 3 mm. Um conjunto semelhante de estanho e amianto é colocado no chão antes de instalar o modelo de piso. O acabamento protetor deve ser pelo menos 10 cm maior que o contorno do equipamento isolado.

Todos os tipos de lacunas e reentrâncias listados são necessários para o resfriamento contínuo de equipamentos de aquecimento de água.

Especificações da localização da unidade de gás

O equipamento de aquecimento a gás é instalado de acordo com o projeto, que leva em consideração o tipo de fiação, a posição do tanque de expansão e Bomba de circulação. Se um aparelho de parede, por exemplo, prepara apenas água quente para uso higiênico, coloque-o o mais próximo possível do ponto de coleta de água.

De acordo com os requisitos regulamentares:

  • A distância entre a coluna e a pia da cozinha pode ser de no mínimo 30 cm.
  • A distância entre o esquentador de parede e a placa a gás pode ser de pelo menos 10 cm.
  • A distância entre o gerador de calor de piso e o frigorífico é especificada pelo fabricante da caldeira. Normalmente são indicados pelo menos 30 cm, o mesmo tamanho é aceitável para outros eletrodomésticos.
  • A distância da borda superior da caldeira de parapeito ao teto é de pelo menos 80 cm.
  • A distância até a saída necessária para alimentar sistemas de caldeiras a gás volátil deve ser de pelo menos 100 cm.

A regra mais importante que deve ser seguida na instalação de qualquer tipo de caldeira é garantir o acesso desobstruído tanto diretamente à própria unidade como aos componentes mais importantes que requerem inspeção e manutenção regulares.

É terminantemente proibido colocar em ranhuras os tubos por onde o combustível azul é transportado até os dispositivos ou cobri-los com caixas não desmontáveis. Permitido usar estruturas de camuflagem com portas de batente ou de correr, persianas, persianas.

Conquistas de design no campo da camuflagem

Em todos os casos e opções de camuflagem, é necessário observar os recuos tecnológicos e garantir a ventilação total da caldeira. Isso significa que quem deseja ocultar equipamentos de aquecimento precisa considerar opções de formação de fluxos convectivos que resfriam o corpo.

Os móveis de gabinete padrão para instalação na cozinha geralmente não são projetados para ocultar um modelo de caldeira de chão ou de parede em um de seus armários. É verdade que existem headsets com um módulo projetado especificamente para essa tarefa. No entanto, estamos interessados ​​em outros casos.

Vamos ver se é possível esconder idealmente uma caldeira a gás em um armário de cozinha caseiro, e considere as melhores opções que sugerem como fazer esse trabalho melhor e mais corretamente.   

Como esconder uma caldeira de parede?

E se você precisar combinar um armário de cozinha que não foi projetado para esconder uma caldeira? A resposta mais simples envolve desmontá-lo e fazer furos na parte inferior para conectar as comunicações e na parte superior para a saída da chaminé. No entanto, estas medidas geralmente não são suficientes.

Antes de atualizar um módulo de cozinha, vale a pena decidir se ele é geralmente adequado para abrigar um aquecedor a gás ou um aquecedor de água em seu interior. Para fazer isso, você deve estudar e realmente medir as dimensões gerais.

Entre todas as paredes do armário da cozinha previsto para remodelação e aparelho a gás de parede deve ter no mínimo 2 cm. Se o móvel for pendurado em ganchos próximo a uma parede de azulejos ou gesso, será necessário retirar o painel traseiro do gabinete.

A melhor solução seria uma moldura confeccionada especificamente para o aparelho a gás, levando em consideração as folgas tecnológicas necessárias e as dimensões do equipamento. É melhor fazer essa base de metal soldado, embora seja mais fácil e acessível para o artesão doméstico trabalhar com madeira.

Basta fixar as portas do armário da cozinha à moldura. Mas é melhor fazer ou encomendar venezianas com grades ou ripas instaladas como persianas. Como resultado, a caixa sempre será soprada por correntes de ar, resfriada e o dispositivo funcionará sem interrupção.

Como esconder equipamentos de chão?

Muitas vezes não é possível melhorar os móveis da cozinha para disfarçar uma unidade de chão. As dimensões do módulo móvel geralmente estão muito longe do ideal necessário para acomodar o gerador de calor com um conjunto completo de vãos e reentrâncias necessárias. Na versão caseira você terá que construir uma moldura.

A estrutura de suporte indicada deve ter em conta que ao longo do perímetro em planta deve ser tomada uma distância de 10 cm do corpo da caldeira de chão, devendo haver pelo menos 30 cm entre o painel superior do corpo e o painel superior borda do caixilho. É aconselhável fixar apenas as portas ao caixilho.

É expressamente proibido cobrir uma caldeira de chão com painéis herméticos. Para o funcionamento normal do queimador deve haver um fluxo contínuo de ar. Portanto, portas de madeira maciça ou aglomerado devem ser dotadas de orifícios de ventilação.

O ideal é que as portas de um armário camuflado sejam treliçadas ou em formato de persiana com ripas de madeira instaladas em ângulo. O painel superior instalado na moldura também deve possuir orifícios de ventilação. Eles são necessários para a saída de correntes de ar convectivas.

Se forem utilizados materiais inflamáveis ​​​​na fabricação de uma caixa de camuflagem para caldeira, devem ser tomadas medidas para eliminar a menor ameaça. Recomenda-se cobrir as paredes laterais da estrutura com amianto e telhas. As áreas desprotegidas devem ser tratadas com retardadores de fogo.

Projeto de gabinete para caldeira de piso
Se você não tem espaço para construir uma divisória ou nicho pronto na cozinha, pense em montar um estojo de aglomerado com forro interno não inflamável

Além das opções listadas, que reconhecidamente não são as mais fáceis de implementar, existem métodos disponíveis para a maioria. Trata-se de colar e pintar o corpo da caldeira de acordo com o esquema de cores do interior da cozinha. É possível utilizar técnicas de decupagem no design.

O que fazer com comunicações e chaminé?

Não se esqueça da água, do gás, canos de chaminé e fiação elétrica. As comunicações listadas necessárias para a operação de equipamentos para aquecimento de água ou refrigerante parecem pouco atraentes. Especialmente se foram construídos por um artista inexperiente e descuidado.

Caixa para conexões e tubulações
Se você está bastante satisfeito com a aparência do aquecedor de água, mas a área da linha de abastecimento com válvulas e torneiras incomoda, basta cobri-lo com uma tela rígida

Na maioria das vezes, as comunicações para operação de equipamentos de gás não podem ser mascaradas devido à necessidade de inspeção e manutenção regulares. O método mais simples é pintá-lo com uma tinta de cor adequada ou transformá-lo em um objeto de arte original.

Decoração original para tubos e caldeira
Os adeptos de soluções de design fora do padrão provavelmente criarão sua própria versão, mas para um design não trivial, sugerimos considerar a opção na foto

Se a cozinha está a ser montada de raiz num edifício novo, pode pensar com antecedência na localização da caldeira e dos móveis. Neste caso, você pode fazer uma alteração parcial na rota de comunicação. E a linha de fiação elétrica, em qualquer caso, deverá ser instalada separadamente.

Numa cozinha que cumpriu o seu propósito, os canos de abastecimento de água e gás são decorados de uma forma diferente.Somente caixas que fornecem acesso desobstruído diretamente às tubulações são aplicáveis ​​aqui. O acesso às válvulas de corte não deve causar dificuldades. A melhor escolha para isso é uma moldura cega.

Uma chaminé coaxial para uma caldeira com queimador fechado pode ser escondida atrás de uma conduta estacionária. Um exemplo de montagem de uma caixa de duas camadas será demonstrado na seguinte galeria de fotos:

Não esqueça que mesmo um sistema tão confiável como duto de fumaça tipo coaxial o acesso deve ser garantido em caso de substituição ou reparação. Ou seja, é necessário deixar a oportunidade de desmontar a estrutura de camuflagem se necessário. É aconselhável utilizar no acabamento materiais dos quais você não se importará em se desfazer antes de uma substituição completa.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Uma demonstração visual do processo de mascaramento de uma caldeira e tubos de circuito duplo ajudará você a entender a essência do trabalho:

O vídeo a seguir apresentará uma opção de decoração elegante e moderna:

Utilizar a fachada de um móvel para esconder uma caldeira a gás é uma excelente dica para quem gostaria de “encaixar” o equipamento em um armário:

Você pode disfarçar uma caldeira localizada na cozinha usando qualquer um dos seguintes métodos. O principal é não esquecer as aberturas de ventilação e o fornecimento regular de ar ao queimador atmosférico. E é importante criar condições para o funcionamento seguro do aparelho a gás para terceiros.

É possível que você tenha em seu arsenal um método mais interessante ou mais simples de mascarar equipamentos de gás. Compartilhe informações úteis no bloco abaixo. Deixe comentários aí, tire dúvidas, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Svetlana

    O armário com portas de treliça parece muito bonito. O principal é que os trabalhadores do gás não cheguem ao fundo da questão.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica