Como esconder tubos de aquecimento: analisamos os tipos de caixas e guarnições decorativas

É difícil imaginar um espaço residencial sem comunicações de aquecimento que permitam manter uma temperatura do ar confortável.Ao mesmo tempo, a aparência desses elementos dificilmente pode ser chamada de estética, pois muitas vezes discordam do interior sofisticado, rompendo com o estilo geral.

Mostraremos como ocultar tubos de aquecimento de uma forma original, simples e acessível. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente as opções de camuflagem por meio de caixas e sobreposições decorativas. Levando em consideração nossas dicas, você poderá facilmente dar ao ambiente um visual harmonioso e aconchegante.

Vários tipos de camuflagem de tubos

Existem várias maneiras de ocultar elementos, permitindo que os moradores dos apartamentos mostrem criatividade e imaginação.

Os mais populares incluem:

  • criação de sistemas de aquecimento fechados;
  • mascarar elementos de aquecimento com móveis;
  • disposição de caixas nas quais as comunicações podem ser ocultadas;
  • decorar tubos usando sobreposições e outros elementos de design.

Para criar sistemas fechados, todos os tubos que passam pelo apartamento são retirados em canais especialmente feitos nas paredes, após os quais os contornos são selados com gesso.

Este método requer a qualidade ideal dos elementos de comunicação: mesmo pequenos defeitos ao longo do tempo podem causar vazamentos e rupturas difíceis de reparar. Particularmente perigosos a este respeito são tubos de metal-plástico, para os quais são utilizadas conexões, mas também são possíveis vazamentos em aço ou dutos de cobre em caso de não conformidade com a tecnologia de soldagem.

Ao camuflar, as redes de comunicação são cobertas por eletrodomésticos e móveis, localizados atrás de um armário, embaixo de uma pia ou pia. Tal solução é fácil de implementar na cozinha, mas em salas de estar, especialmente aquelas projetadas no espírito do minimalismo, isso muitas vezes é difícil.

Caixa de cachimbo como elemento decorativo
Caixas decorativas são uma forma confiável de disfarçar elementos de comunicação. Eles permitem não apenas disfarçar os canos, mas também adicionar um “entusiasmo” ao design de interiores

Os métodos mais populares de esconder cachimbos são caixas feitas de diversos materiais, bem como a utilização de elementos decorativos, por exemplo, anéis, cordas ou cordas, vitrais.

Consideraremos as nuances da decoração dos elementos de aquecimento a seguir.

Características de produtos de fábrica e produtos caseiros

Todas as estruturas destinadas a ocultar sistemas de aquecimento podem ser divididas em duas grandes categorias: dispositivos prontos e caixas especialmente fabricadas.

Opção nº 1: dispositivos prontos para fábrica

Esses aparelhos são adquiridos em lojas especializadas, onde é apresentado um grande sortimento de produtos de diversas cores, tamanhos e designs. A forma de tais estruturas pode ser angular, arredondada ou retangular.

A primeira opção é especialmente conveniente nos cantos da sala para mascarar os degraus e também se o sistema de aquecimento estiver localizado próximo ao teto ou ao chão. Outras modificações são perfeitas para tubos colocados ao redor do perímetro das paredes e um riser independente.

Várias soluções estão sendo praticadas. Peças adequadas para decorar tubos dutos de ar de polímero feito de fábrica. Na hora de escolher essas opções, é aconselhável prestar atenção especial à qualidade do material, pois os polímeros de baixa qualidade sob a influência do calor podem amarelar, inchar e perder a aparência.

Caixas metálicas
As caixas de metal podem ser pintadas com tintas duráveis ​​​​que resistem ao aquecimento prolongado. Esses elementos evitam que a poeira se acumule nas tubulações, facilitando a limpeza

Caixas feitas de metal normal ou perfurado parecem muito impressionantes. Se se busca um objetivo prático, é melhor dar preferência à segunda opção, pois graças aos furos, os elementos metálicos proporcionam melhor transferência de calor.

Outra opção são os designs econômicos feitos em MDF, que apresentam aparência atraente e bom desempenho. As desvantagens incluem uma pequena gama de modelos, dominada por dispositivos “cegos” sem furos, o que reduz a transferência de calor.

Opção nº 2: estruturas feitas por você mesmo

Apesar da seleção significativa de caixas prontas, os designs feitos à mão são muito populares. Eles não só permitem que você economize dinheiro, mas também resolvam de maneira ideal o problema de como ocultar de maneira ideal os tubos de aquecimento no interior, levando em consideração as dimensões exatas e o estilo da sala.

Caixa decorativa no interior
Caixas e forros para comunicações de aquecimento desempenham não apenas um papel decorativo, mas também desempenham uma função protetora, eliminando o contato direto do corpo com um tubo quente, que pode causar queimaduras

Os materiais mais populares incluem:

  • Alvenaria. Um método de camuflagem eficaz, mas bastante complexo, que exigirá muito trabalho. Além disso, tal caixa dificilmente pode ser desmontada, se necessário.
  • Parede de gesso. De longe o material mais comum.
  • Forro de plástico, montado em uma estrutura de metal ou madeira.
  • Caixas em madeira natural. Designs ecológicos que decoram qualquer interior; geralmente feito sob encomenda.

Os mais comuns incluem caixas de gesso cartonado, que são facilmente instalados em torno de tubos em uma estrutura de perfil metálico. A escolha do material para fabricação depende tanto do projeto de design da sala, quanto das preferências pessoais e capacidades financeiras.

Caixa de gesso faça você mesmo

A forma mais fácil de ocultar o sistema de aquecimento é em estruturas de gesso cartonado. Este material é atraente devido à sua combinação de facilidade de processamento, excelentes propriedades de desempenho e custo relativamente baixo.

Você encontrará instruções para montagem de estruturas de proteção e decorativas em banheiros no artigo, cujo conteúdo recomendamos que você se familiarize.

Outra vantagem importante é a compatibilidade das caixas de gesso cartonado com diversos métodos de acabamento, o que permite que a estrutura se adapte perfeitamente a qualquer interior.

Para fazer uma caixa de gesso cartonado você precisará dos seguintes materiais e ferramentas:

  • Chave de fenda;
  • tesoura (cortador, serra) e plaina para drywall;
  • placas de gesso cartonado (para casa de banho e cozinha é preferível levar resistentes à humidade, para outras divisões - standard);
  • vigas de madeira (perfil metálico);
  • cavilhas, parafusos auto-roscantes para fixação da estrutura;
  • materiais de construção para enchimento, aplicação de primário, acabamento;
  • rodapés.

Os acessórios decorativos também ajudam a melhorar o aspecto da estrutura, com os quais é possível disfarçar as juntas da caixa com as paredes/piso (tomadas, sobreposições, argolas, tampões). O trabalho é realizado em várias etapas.

Etapa 1: preparação para o trabalho

Em primeiro lugar, é necessário determinar as dimensões da estrutura, para as quais são realizadas medições precisas dos tubos de aquecimento. Ao calcular os parâmetros do dispositivo fabricado, é importante adicionar alguns centímetros aos indicadores de profundidade e largura para um ajuste livre: os tubos de aquecimento não devem tocar nas paredes e nos componentes da estrutura.

De acordo com determinadas dimensões, são cortadas tábuas de madeira ou perfis metálicos para a moldura, bem como cortadas placas de drywall (neste caso, deve ser permitido um número mínimo de costuras).

Etapa 2: montagem da estrutura

O perfil inicial, que servirá de base para a montagem da moldura, é fixado ao chão. Outras partes da estrutura são fixadas a ela, criando um revestimento.

Fazendo uma moldura de caixa
Caso a estrutura da caixa de gesso cartonado seja muito maciça, recomenda-se reforçá-la com guias, o que permitirá uma fixação mais confiável do revestimento da laje

As bordas das peças cortadas de gesso cartonado são processadas com uma plaina especial para este material, após o que são aplicadas na base da moldura e fixadas com parafusos auto-roscantes.Para proteger as bordas das lajes contra danos, os cantos do dispositivo podem ser colados com sobreposições especiais, feitas de metal perfurado.

Etapa 3: desligamento

Por fim, são realizados os trabalhos de acabamento. As juntas entre as lajes da estrutura, assim como a entrada, são revestidas com massa.

Em seguida, aplica-se o primer na superfície da caixa e em seguida é feito o acabamento (pintura, papel de parede, revestimento decorativo de gesso). O toque final para um visual caprichado é a instalação de rodapés na junção das caixas com a parede e/ou piso.

Construção em painéis de plástico

Em locais onde há um grande número de pessoas (por exemplo, em edifícios públicos), bem como em corredores e casas de banho, parecem adequadas estruturas feitas de painéis de plástico duráveis ​​​​onde os sistemas de aquecimento ficam ocultos.

É aconselhável instalar tais dispositivos paralelamente ao revestimento da sala, pois neste caso é possível prever o consumo racional de material de acabamento. A instalação das caixas é feita em etapas.

Etapa 1: proteger a moldura

Em primeiro lugar, é fixado ao teto e às paredes um revestimento feito de vigas de madeira com seção transversal de aproximadamente 40x40 milímetros. Esses elementos são fixados às paredes e ao teto por meio de buchas equipadas com manga de polímero. Após a fixação das vigas, elas são alinhadas nas direções horizontal e vertical.

Corte de placa de gesso cartonado
Depois de instalar todos os elementos da moldura, você pode começar a cortar as placas de gesso cartonado. O processo deve ser realizado de forma a reduzi-lo a um número mínimo de juntas

Nos locais (no chão e nas paredes) onde estão localizadas as comunicações de aquecimento, são instaladas vigas de suporte adicionais, às quais serão fixadas estantes localizadas longitudinalmente e transversalmente.

Etapa 2: revestir a moldura

Depois de instalada a moldura, pode-se proceder ao revestimento com painéis, o que se faz da seguinte forma. Os painéis cortados na altura da caixa são instalados no plano lateral para que fiquem na posição vertical. Você pode fixar peças de polímero usando pregos pequenos, misturas adesivas especiais ou um grampeador de construção.

Painéis de plástico
O plano superior da estrutura pode ser revestido de diferentes maneiras, utilizando painéis longitudinais longos ou seções curtas localizadas transversalmente.

A última etapa é a instalação de elementos especiais nos cantos destinados a ocultar as arestas cortadas, graças aos quais as caixas plásticas para tubos de aquecimento adquirem um aspecto elegante.

Aplicação de madeira natural

Estruturas feitas de material natural ficam bem em qualquer interior, mas é preciso levar em consideração que a madeira é um mau condutor de energia térmica. Para melhorar o aquecimento, recomenda-se a utilização de unidades superiores abertas ou grelhas de malha grande.

Também é importante levar em consideração que as altas temperaturas têm um impacto negativo nos materiais de madeira. Sob sua influência, a caixa de madeira pode secar e deformar gradualmente, e a tinta pode inchar.

Para evitar isto, deve-se garantir que o dispositivo não fique adjacente aos elementos do sistema de aquecimento: as ripas de madeira devem estar afastadas de 3 a 4 cm.

Capas decorativas para tubos de aquecimento

A zona mais problemática na colocação de comunicações é considerada a zona junto à entrada e saída do tubo de aquecimento: neste local é extremamente difícil fazer um corte preciso e colocar o pavimento de forma uniforme.

Vantagens dos elementos decorativos

Você pode evitar uma aparência inestética decorando a junta com sobreposições decorativas especialmente projetadas para tubos de aquecimento.

Junta de tubos de aquecimento revestidos
Na instalação correta do piso laminado, recomenda-se deixar um pequeno espaço de material ao redor dos tubos, caso o piso fique deformado. Sobreposições decorativas na área da junta ajudarão a ocultá-la.

Esses detalhes não só conferem ao ambiente um visual elegante e decoram o interior, mas sua ampla variedade permite encontrar um modelo que combine com o estilo do ambiente - do clássico ao art nouveau e vanguardista.

Além disso, as almofadas são extremamente práticas. Na realização de limpeza geral, reparos estéticos ou troca de revestimento, as peças podem ser retiradas, e após a conclusão do trabalho podem ser lavadas e reinstaladas.

Materiais para fazer sobreposições

Os produtos decorativos podem ser feitos de diferentes tipos de materiais.

Os elementos mais comuns para a fabricação dos quais são utilizados:

  • plástico;
  • MDF;
  • vários tipos de madeira.

Dependendo do design, os produtos decorativos podem ter superfície ondulada, lisa ou polida; ser lisos, com motivos ou imitações de materiais diversos (pedra, madrepérola, cortiça).

Os mais caros são as sobreposições de madeira. Para substituí-los, pode-se utilizar peças de MDF que imitam a estrutura da madeira, mas é preciso ter em mente que a vida útil desta última é bem menor (5 anos contra 10 da madeira natural).

Sobreposições decorativas
Os elementos decorativos têm uma variedade de designs.Podem ser simples ou duplos, projetados para serem fixados em dois elementos de aquecimento ao mesmo tempo

Ao escolher tampas decorativas para tubos de aquecimento, deve-se selecionar cuidadosamente o seu tamanho, que deve corresponder ao diâmetro dos tubos, e também prestar atenção à consistência de cor e textura com o design do ambiente.

Dicas para instalar decoração

Os elementos em forma de anéis (também chamados de rosetas) possuem um design dobrável. Via de regra, consistem em duas partes conectadas por meio de travas internas. A estrutura é desconectada, colocada na circunferência, após o que a folga é fechada e o elemento se encaixa em uma posição fixa.

Forros decorativos sob o teto
Embora as sobreposições decorativas tenham um sistema de fixação confiável, ainda é recomendável colar as juntas, principalmente na instalação de peças sob o teto

A instalação de tais produtos leva um tempo mínimo (não mais que um minuto) e não é difícil. Pode ser realizado até mesmo por iniciantes que nunca fizeram reparos. Se necessário, o elemento pode ser facilmente removido abrindo a fechadura.

Além dos anéis, também podem ser utilizados outros tipos de mascaramento de juntas, por exemplo, encadernações decorativas em corda de juta ou peças em tecidos especiais resistentes ao calor. Essas opções de design têm uma aparência original e também se caracterizam por boas propriedades de isolamento térmico, o que ajuda a reduzir a perda de calor.

Opções para mascarar canos antigos

Não é recomendado emparedar tubos metálicos há muito tempo colocados em paredes ou colocá-los em caixas devido ao alto risco de possíveis vazamentos. Nesse caso, você pode usar sua imaginação para decorar essas estruturas de forma criativa.

Coloração de tubo contrastante
O cachimbo pode ser pintado com uma cor viva, transformando-o em um elemento decorativo que pode se tornar o centro visual do ambiente

A maneira mais simples é pintura de aparelhos de aquecimento e tubos para combinar com a cor das paredes circundantes, o que permite que a estrutura se misture ao fundo e não seja visível. Para fazer isso você deve escolha tinta não tóxico, resistente ao calor, resistente ao estresse mecânico. Esmaltes acrílicos e alquídicos, bem como revestimentos de dispersão aquosa, são adequados.

Os cachimbos podem ser decorados com cordas ou cordas, ou podem ser acrescentados ramos e/ou flores artificiais lindamente trabalhados para animar as coisas (é importante que suportem altas temperaturas). Deve-se levar em conta, porém, que tal acabamento reduz a transferência de calor do sistema.

Decorando um cachimbo com vitral
Para disfarçar o tubo de aquecimento, você pode usar uma divisória decorada com vitrais decorativos. Para maior efeito, tal elemento pode ser complementado com iluminação interna.

Você também pode decorar cachimbos com bambu dividido ao longo do comprimento, que é preso ao cachimbo e decorado com elementos adicionais dependendo da imaginação dos proprietários.

Os tubos colocados horizontalmente sob o teto podem ser disfarçados pendurando cortinas um pouco mais altas do que o normal.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os vídeos abaixo demonstram o processo de fabricação das caixas mais utilizadas para mascaramento de sistemas de aquecimento: plástico e gesso cartonado.

Vídeo nº 1. Instruções para mascarar tubos atrás de painéis de plástico:

Vídeo nº 2. Caixa compacta em gesso cartonado impermeável:

Para ocultar os tubos de aquecimento, é importante escolher o método de disfarce mais eficaz. Isso não apenas removerá as linhas de serviços públicos, mas também decorará o apartamento.Ao investir gosto, imaginação e criatividade, você pode escolher um acabamento único para decorar tubos, mesmo sem habilidades especiais na execução de trabalhos de reparação e construção.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos como você escondeu os canos do sistema de aquecimento em seu apartamento na cidade ou casa de campo. É possível que suas valiosas recomendações sejam úteis para os visitantes do site.

Comentários dos visitantes
  1. Natália

    Sim, muitas vezes, se o interior não for em estilo loft, os tubos se destacam do estilo geral do interior. Raramente conseguem decorar uma sala abertamente. É bom que muitas ideias tenham sido inventadas para ocultar todo o conjunto de comunicações. As sobreposições de gesso cartonado ficam muito bonitas. Mas, por alguma razão, o design dos painéis de plástico me lembra o interior dos hospitais.

  2. Yegor

    Ideias interessantes, mas temos todos os canos escondidos no chão. Claro que no futuro, se mudarmos os tubos de aquecimento, simplesmente instalaremos novos, mas acima do chão. Então você pode pensar na melhor forma de ocultá-los. Nossas baterias ficam escondidas em uma caixa com grade, de modo que nem os tubos nem as baterias ficam visíveis. O banho é um pouco diferente. Colocamos uma caixa onde fica escondido todo o sistema de ajuste de alimentação e retorno, para chegar até ela basta abrir a porta.

  3. Não entendo em que ano é este artigo. Por que tal absurdo foi escrito logo no início? Eu nem li. Os tubos de plástico são perigosos devido aos acessórios? E o fato de um tubo de polietileno reticulado poder ter 1 km de comprimento sem necessidade de acessórios? Que outro tubo pode fazer isso?

    • Zhenya

      O que especificamente você achou errado com o material? Sim, os tubos de polietileno reticulado são um material bom e moderno, mas como fazer uma cruz ou um T sem ferragem?

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Se você ler o artigo com atenção, e não na diagonal, a ênfase aqui está no fato de que os tubos ficam escondidos atrás de caixas decorativas. Na verdade, é isso que diz o próprio título do artigo. O que isso tem a ver com tubos de 1 km de comprimento sem conexões, explique? Estamos a falar das tubagens do sistema de aquecimento de uma casa ou apartamento. Onde você simplesmente não pode viver sem adaptadores e acessórios.

      Embora não, desculpe, você pode instalar um sistema de aquecimento sem adaptadores e acessórios: perfuramos as paredes quando necessário e conectamos diretamente. Você já viu isso em algum lugar? Posso compartilhar com vocês um exemplo de “trabalho” quando os “mestres” economizam em acessórios e adaptadores.

      Se os tubos estiverem localizados atrás da caixa, o vazamento será difícil de eliminar e se formará em locais onde os adaptadores ou conexões estão mal conectados.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica