Como pintar um radiador: tecnologia passo a passo para pintar radiadores
Com o tempo, as baterias velhas perdem a aparência estética, aparece ferrugem, aparecem rachaduras no revestimento e a tinta descasca.Concordo, trocar o radiador neste caso não é a melhor ideia. É muito mais fácil, rápido e econômico repintar a bateria. Além disso, é muito fácil atualizar a aparência do dispositivo de aquecimento.
Ajudaremos você a escolher a composição de esmalte adequada, explicaremos como preparar e como pintar corretamente o radiador de aquecimento. Também descreveremos as nuances que devem ser levadas em consideração ao trabalhar com diferentes tipos de radiadores.
As ideias fotográficas propostas irão inspirá-lo a escolher uma solução interessante e implementar sua ideia de design.
O conteúdo do artigo:
Requisitos para pintura
Nem sempre é possível financeiramente e, em muitos casos, até tecnicamente, instalar um novo radiador. É mais fácil refrescar a parte externa do aquecedor se ele ainda puder servir. Se a bateria já teve que ser consertada ou não aquece bem, é melhor substitua por um novo.
O processo de pintura como tal não é particularmente difícil, mas isso não significa que você possa comprar qualquer composição e começar imediatamente a restaurar a atratividade do radiador.
A tinta deve ser selecionada de acordo com determinados parâmetros e a bateria deve ser cuidadosamente preparada.Caso contrário, o novo revestimento não durará muito e em breve você terá que repetir o processo novamente.
Ao escolher uma composição, é melhor focar em opções projetadas especificamente para dispositivos de aquecimento. Mas se não houver tal inscrição no rótulo, você deve estudar cuidadosamente as instruções e encontrar dados sobre sua resistência ao calor.
Requisitos para pintura:
- Resistência ao calor. A composição aplicada no corpo do radiador deve suportar temperaturas de até 80-90 graus e estar impecável pelo tempo prometido pelo fabricante.
- Adesão. É necessário que a composição tenha boa aderência à superfície a ser pintada. Não descascou quando aquecido e alternando aquecimento/resfriamento.
- Proteção contra corrosão. A composição deve conter substâncias anticorrosivas para que o revestimento em contato direto com o corpo não provoque sua destruição.
- Solidez da cor. Condição incondicional, porque Os radiadores são pintados para fins estéticos, entre outros motivos.
- Resistência à abrasão. Do contato direto com diversos móveis, itens de secagem, etc. o revestimento não deve ficar fino.
- Segurança. É muito importante que a composição não contenha componentes prejudiciais à saúde.
bom tinta para radiadores deve atender a todos os requisitos, e não a pontos individuais.
Variedades de composições para colorir baterias
Ao pintar uma bateria, antes de mais nada é preciso prestar atenção ao componente técnico da tinta. Mas as características estéticas também desempenham um papel importante.
Vantagens dos corantes acrílicos
As tintas acrílicas, que pertencem ao grupo dos corantes à base de água, permitem matar dois coelhos com uma cajadada só.Sua vantagem indiscutível é que não emitem substâncias nocivas, são inodoros e seguros para os seres humanos.
Eles secam rapidamente (cerca de 30 minutos a uma temperatura de 18 a 23 graus), possuem propriedades repelentes à água e formam um revestimento muito durável e resistente ao estresse mecânico.
E, talvez, o mais importante é que suportam perfeitamente altas temperaturas, mantendo suas qualidades e sem alterar sua aparência original por sete a oito anos.
Durante esse período, eles não amarelarão, racharão ou descascarão. O coeficiente de brancura do corante acrílico é de 96%, a cor é muito rica e brilhante e a superfície parece um revestimento plástico com leve brilho.
Características de composições alquídicas
As tintas alquídicas possuem alta resistência ao calor e também são adequadas para pintar baterias. São superiores em resistência aos compostos acrílicos, possuem propriedades anticorrosivas, aderem bem à superfície, formando um revestimento uniforme e bonito.
No entanto, elas não são tão seguras quanto as tintas à base de água. O solvente incluído em sua composição provoca um odor desagradável que permanece no ambiente por pelo menos um dia.
As tintas secam lentamente e um cheiro específico pode persistir mesmo após a secagem. Os corantes alquídicos só podem ser utilizados em locais bem ventilados, sendo aconselhável deixá-los completamente até que o cheiro evapore completamente.
Outra desvantagem significativa é que as tintas retêm a cor por um tempo relativamente curto e começam a amarelar com o tempo. Se ainda decidir pintar a bateria com tinta alquídica, é melhor escolher uma composição que forme um acabamento brilhante.
Neste caso, o período durante o qual o radiador permanecerá branco aumenta cerca de 20%, em comparação com tintas foscas e semifoscas.
Outros tipos de tinta para dispositivos de aquecimento
Para a pintura de radiadores de aquecimento, são indicadas tintas à base de alumínio e resinas de silicato, formando uma camada densa e elástica na superfície onde não aparecem fissuras mesmo com as mudanças de temperatura.
As tintas de silicato caracterizam-se pela elevada aderência e não necessitam de primário prévio da superfície, sendo concebidas para trabalhar a temperaturas muito elevadas. Sua desvantagem é um odor forte e desagradável.
Outro tipo de tinta que vale a pena focar é a tinta de martelo, que é um tipo de composição alquídica. Eles formam um revestimento bastante interessante, mas muito específico. Após a aplicação, a superfície não fica lisa, mas como se fosse batida com martelo (daí o nome) ou com efeito martelado.
Uma vantagem significativa dos corantes de martelo é que a textura não uniforme tornará invisíveis várias rugosidades, irregularidades e outros pequenos defeitos dos radiadores.
Esta propriedade é especialmente valiosa quando se trata de pintar antigos baterias de ferro fundido Era soviética, cuja superfície áspera ficará completamente escondida atrás do revestimento original.
Muitas vezes, para pintar radiadores, usa-se tinta prateada, que é uma mistura de verniz e pó de alumínio. Suporta perfeitamente altas temperaturas e pode ser aplicado tanto no primer quanto no revestimento antigo. Porém, a tinta apresenta odor persistente, por isso o ambiente deve ser bem ventilado durante e após sua aplicação.
O pó de alumínio é uma substância explosiva. O processo de cozinhar é bastante arriscado. Não se deve recorrer a ele se houver estruturas facilmente inflamáveis na casa, principalmente crianças pequenas.
Procedimento de preparação para pintura
Preparar a superfície para pintar é uma etapa não menos importante que a própria pintura. Trate-o com responsabilidade, pois todas as falhas e falhas que você cometer durante o preparo certamente afetarão a qualidade da tinta e o aspecto da bateria. Observemos imediatamente que todos os trabalhos devem começar somente após o final da estação de aquecimento.
Métodos para remover poeira e graxa
Em primeiro lugar, a bateria deve ser limpa de sujeira e poeira acumulada nela. Isso pode ser feito a seco com aspirador de pó ou escova e úmido com água e detergentes. Se houver camadas de graxa no radiador, lave-as com detergente comum. Depois disso, deixe a bateria secar e prossiga para a próxima etapa.
Agora você precisa remover a ferrugem e a tinta velha e rachada do dispositivo de aquecimento.
Como fazer isso? Existem dois métodos: mecânico, mas bastante longo e trabalhoso, e químico - mais simples, mas possui algumas nuances que serão descritas a seguir.
Remoção mecânica de revestimentos antigos
Para remover a tinta mecanicamente, você precisará de uma escova de aço. Tudo é simples aqui - pegue-o nas mãos e esfregue-o até ficar cansado, e você se cansa rapidamente, por isso é melhor usar um método mais produtivo. Uma rebarbadora com acessórios especiais – uma escova ou um rebolo – irá ajudá-lo no seu trabalho.
Com esta ferramenta elétrica você pode remover tinta velha em poucas horas. Mas atenção, não trabalhe em altas velocidades, principalmente para radiadores de metais não ferrosos, pois junto com a tinta você pode danificar a superfície da própria bateria sem ser notado.
Não é necessário remover completamente a tinta. Um novo revestimento pode ser aplicado em áreas lisas e sem rachaduras.
Como se livrar da tinta com produtos químicos?
Agora vamos dar uma olhada no método químico. Consiste na lavagem da tinta com compostos especiais, que se apresentam na forma de gel, pasta ou aerossol. Ao usar produtos em gel ou pasta, aplique-os em toda a superfície da bateria com um pincel de cerdas naturais e cubra com filme plástico para obter melhores resultados.
O tempo de exposição depende do produto utilizado e pode variar de quinze minutos a várias horas. A hora exata está indicada no rótulo.Depois que a tinta amolecer, remova-a com uma espátula e remova o restante da tinta com uma escova de aço.
As lavagens em aerossol são fáceis de aplicar e podem ser usadas para tratar facilmente até mesmo áreas do radiador de difícil acesso. O princípio de funcionamento é o mesmo das composições em gel - após um certo tempo (15-40 minutos dependendo do produto), a tinta amolece e pode ser facilmente removida com pincel.
Antes de aplicar, certifique-se de cobrir móveis, pisos e paredes ao redor.
No entanto, os produtos químicos não são tão inofensivos como parecem à primeira vista. Em primeiro lugar, têm um odor forte e desagradável e só devem ser utilizados em locais bem ventilados. É aconselhável usar respirador e luvas de proteção antes do trabalho.
Em segundo lugar, não se sabe como o metal se comportará ao interagir com uma composição química agressiva. Pode reagir com ele e, após a lavagem, você encontrará uma superfície danificada.
As velhas baterias de ferro fundido não têm medo dos produtos químicos modernos. Mas aqui você precisa ter cuidado com outra coisa: anteriormente, o cânhamo (um material natural feito de linho ou cânhamo) era usado para vedar radiadores, mas pode ser facilmente corroído por produtos químicos.
Como resultado, quando chega a estação de aquecimento, a água pode salpicar de todas as ligações. Portanto, decida por si mesmo qual método de limpeza de pintura antiga é melhor para você.
Regras de preparação de superfície
Após a remoção da tinta antiga, antes de começar a pintar diretamente o radiador, você deve passar por uma série de outros procedimentos.Para remover rachaduras, arranhões e outras pequenas imperfeições, as superfícies lisas de aço ou cobre devem ser lixadas. É melhor tratar as baterias de ferro fundido com uma escova de aço.
Agora o radiador precisa ser desengraxado e preparado. Na hora de escolher um primer, é necessário escolher um produto desenvolvido para metal, que tenha propriedades anticorrosivas e seja compatível com tintas.
Por exemplo, o primer GF-021 combina bem com composições de tintas e vernizes domésticos. Se um corante importado for usado para pintar um radiador de aquecimento, podemos recomendar o primer Dulux ou Sigma.
Pintura do radiador de aquecimento
Agora chegamos ao estágio principal - coloração direta. Aqui é aconselhável seguir a seguinte regra: é melhor aplicar duas camadas finas de tinta do que uma espessa.
É improvável que você consiga obter uma superfície ideal na primeira vez e, se aplicar uma camada espessa de tinta, o efeito será o oposto: manchas espessas e feias se formarão na bateria.
Tecnologia geral de tingimento
Para pintar, adquira pelo menos dois pincéis: um normal e outro para locais de difícil acesso com cabo longo e curvo. Com sua ajuda, é conveniente aplicar tinta nas paredes traseiras e nas superfícies internas da bateria. Antes de trabalhar, afofe as cerdas para que os cabelos soltos caiam.
Primeiro são pintadas as partes superiores do interior da bateria, depois as inferiores. Depois disso, prossiga para a superfície externa. Também é pintado de cima para baixo. Se você começar de baixo, gotas cairão na superfície pintada.A segunda demão de tinta é aplicada somente após a secagem completa da anterior.
Quanto tempo isso vai demorar depende da tinta, esse parâmetro geralmente está indicado no rótulo. Se a primeira camada ficar irregular, quando secar lixe a superfície, removendo todos os desníveis e manchas.
As nuances da pintura de radiadores de alumínio
Todas as dicas anteriores relacionadas à pintura de ferro fundido, cobre e baterias de aço. Como pintar um radiador de aquecimento de alumínio? Mas primeiro, é melhor responder à pergunta: vale a pena fazer isso?
Moderno aparelhos de alumínio são pintados na fábrica a nível profissional com tinta em pó especial. A pintura doméstica não será capaz de fornecer um acabamento liso de alta qualidade.
Além disso, se o radiador ainda estiver na garantia, após a pintura em casa, as obrigações de garantia do fabricante serão encerradas.
Mas muito provavelmente, dificilmente ocorrerá a alguém pintar um novo radiador. Se o aparelho foi danificado durante o transporte ou instalação, surgiram lascas e rachaduras que prejudicam muito a aparência, pode-se usar esmalte automotivo.
Deve-se levar em consideração que o esmalte automotivo pinta com mais eficácia e seca rapidamente apenas com baterias quentes. O tempo de secagem a 130°C é de 20 minutos e a 20°C – até dois dias. É necessário trabalhar com respirador e com as janelas abertas, deve-se pulverizar a uma distância de 20-30 cm da superfície. Não mantenha o fluxo no mesmo lugar por muito tempo, caso contrário aparecerão manchas.
Você também pode remover lascas e amassados de um radiador de alumínio usando massa automotiva. Pré-desengordure a superfície e trate com primer. Em seguida, aplique a massa da tonalidade desejada com um pincel.
Se você decidir repintar completamente a bateria, não será necessário remover a tinta antiga. Desengordure e aplique primário na superfície e aplique duas camadas de tinta alquídica ou à base de água com pistola.
Uma opção alternativa de decoração de radiador de aquecimento - instalação tela decorativa.
Idéias interessantes para colorir
O radiador branco é um clássico ao qual nos habituamos desde os tempos soviéticos, quando quase todas as casas eram equipadas com o mesmo tipo de radiadores de ferro fundido.
A cor do dispositivo de aquecimento, se afecta a transferência de calor, é apenas muito pequena, pelo que nada impede que pinte o radiador de acordo com o interior da divisão.
Hoje pode encontrar muitas soluções de design interessantes onde o radiador é um dos elementos de decoração que se enquadra harmoniosamente no espaço envolvente.
Pelo contrário, você pode construir uma composição usando contraste, e fazer da bateria um destaque que atraia a atenção, pintando-a com uma cor rica e brilhante.
Hoje está na moda pintar objetos na técnica ombre. A sua essência reside no facto de as primeiras secções da bateria serem pintadas em tons claros e subtis, todas as subsequentes serem um ou dois tons mais escuros e para as últimas secções são utilizadas cores saturadas muito brilhantes.
As ideias de design mais criativas podem ser implementadas no quarto das crianças.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Para facilitar o aprendizado de como pintar uma bateria, sugerimos que você se familiarize com materiais de vídeo sobre esse assunto.
O processo de remoção de tinta velha de uma bateria de ferro fundido é muito bem apresentado neste vídeo:
Você aprenderá como pintar corretamente um radiador de aquecimento assistindo ao vídeo:
Você pode obter ideias originais para pintura criativa de radiadores de ferro fundido no vídeo a seguir:
Para pintar uma bateria, você não precisa ter nenhuma habilidade especial. E embora neste, como em qualquer outro trabalho, existam certas dificuldades, são bastante simples de aprender. Seguindo a tecnologia de pintura e conhecendo todas as nuances da obra, você terá a garantia de um excelente resultado.
Você tem habilidades práticas na pintura de baterias? Talvez você tenha encontrado alguma dificuldade durante o trabalho ou queira fazer uma pergunta? Por favor, deixe comentários na publicação. O formulário de feedback está abaixo.
Em geral, ainda é necessário monitorar o estado dos radiadores dos circuitos de aquecimento. Foi na União Soviética que eles foram pintados em dezenas de camadas e não prestaram muita atenção à estética da aparência. A propósito, você não deve tentar limpar radiadores antigos de ferro fundido que funcionam há décadas. Muito provavelmente, após essa limpeza, as costuras vazarão.
É melhor fechá-los completamente do que pintá-los ou, pior ainda, decorá-los, como no vídeo e na foto. Isto não é nada esteticamente agradável em termos de interior. Não importa como você pinte, haverá irregularidades e rugosidade neles. Além disso, a tinta pode não aderir bem, tudo fica horrível.Mas se você realmente tiver vontade, remova e limpe com cuidado a camada antiga para que tudo se encaixe bem e tenha uma aparência ideal.
Na nossa cidade existem casas construídas na década de 70 do século passado que aguardam relocalização. E os moradores não têm pressa em consertar nada ali. Portanto, existem radiadores terríveis lá. Se estiverem tecnicamente em bom estado de funcionamento, podem ser pintados com uma tinta especial para radiadores, alquídica resistente ao calor. Primeiro lixe, desengordure com aguarrás e depois pinte. É aconselhável fazer isso com luvas e respirador. A tinta tem um odor pungente.
O que você diz sobre desengorduramento está correto. Mas a tinta para radiadores também não tem cheiro. Ano passado pintei, até a criança estava em casa e estava tudo bem. Depois de duas horas estava seco e sem cheiro. E aguenta bem.
Moramos em um apartamento antigo, que remonta aos tempos da União Soviética, baterias de ferro fundido foram instaladas aqui desde o início. Se antes pareciam mais ou menos normais, agora enferrujaram e perderam o aspecto estético. Pensamos primeiro em limpá-los e pintá-los. Mas ainda assim decidiram instalar novos, de alumínio, mais modernos. Aliás, sua aparência é muito mais bonita que a do ferro fundido. Mas se você não tem dinheiro para comprar novos, pode simplesmente pintar os antigos.
Recentemente pintei baterias velhas de ferro fundido com esmalte de radiador Belinka e nem ficou decente...