Qual recipiente para fossa séptica é melhor escolher + como fazer você mesmo
A ideia de construir uma fossa séptica, mais cedo ou mais tarde, surge em qualquer proprietário de uma casa de veraneio ou de campo.O esgoto local, juntamente com o abastecimento de água e o aquecimento, permitem-lhe passar momentos fora da cidade sem abrir mão do conforto habitual.
Concordo, nem todo residente de verão está disposto a gastar uma quantia considerável de dinheiro na compra de uma fossa séptica. Muitos proprietários econômicos resolvem o problema construindo de forma independente um tanque de armazenamento de resíduos.
Na fase de projeto de um sistema de esgoto autônomo, será necessário selecionar um recipiente para a fossa séptica, calcular seu volume e estudar os requisitos para a colocação e instalação da fossa. Todas essas questões são descritas em detalhes no artigo.
O conteúdo do artigo:
Tipos de fossas sépticas e suas características
A fossa séptica é o principal elemento de um sistema de esgoto individual, que permite aos moradores de uma casa de campo usufruir de todos os benefícios da civilização (banheiro aquecido, chuveiro, lava-louças e máquina de lavar, etc.) sem envenenar o meio ambiente.
Com sua ajuda, a água de esgoto é efetivamente purificada e descartada.
Todo o conjunto dessas estruturas está dividido nos seguintes tipos:
- Dispositivo de armazenamento. Isso pode ser chamado de um simples tanque de plástico cavado no solo. Uma fossa comum, cujas paredes e fundo são isolados do solo por meio de tijolos, anéis de concreto ou concretagem contínua, também é considerada tanque de armazenamento.Em essência, estamos falando de uma fossa na qual os resíduos se acumulam e são posteriormente bombeados e removidos.
- Transbordar fossa séptica. Essa estrutura geralmente consiste em dois ou três poços. Neles, os resíduos de esgoto não são apenas coletados, mas também purificados por meio do processo de decantação e separação gradativa na movimentação da massa de resíduos de uma câmara para outra. A limpeza adicional é realizada por bactérias anaeróbicas.
- VOC (estações de tratamento locais). São os edifícios mais modernos, muito confortáveis, embora muito caros. Além de anaeróbios e aeróbios, o processo de purificação envolve sistemas de filtração em vários estágios, dispositivos UV, etc. Existem muitos modelos dessas estações, mas seu funcionamento requer eletricidade, o que dificulta sua ampla distribuição.
A primeira dessas opções requer bombeamento regular de toda a massa de resíduos. No segundo, a água clarificada e purificada deve passar por um sistema de purificação subterrânea antes de ser descartada. As frações restantes são removidas utilizando máquinas de esgoto para este trabalho.
O terceiro tipo permite descarregar águas residuais tratadas no solo, reservatório ou vala sem realizar operações de tratamento adicionais.
Independentemente da complexidade técnica, do grau de limpeza realizada e da dependência do fornecimento de energia em instalação de fossa séptica são utilizados os mesmos tipos de recipientes, feitos de compostos poliméricos, concreto ou tijolo.
A escolha final do recipiente para fossa séptica é influenciada por:
- volume esperado de resíduos;
- tipo de solo da área onde será instalada a futura estrutura;
- proximidade das águas subterrâneas com a superfície terrestre;
- condições de funcionamento da instalação - sazonalidade, intensidade, etc.;
- complexidade dos futuros trabalhos de instalação;
- custo de materiais e serviços.
É possível que, ao escolher um contêiner, você chegue à conclusão de que é mais fácil e conveniente construir você mesmo uma fossa séptica. Ótimo, vamos considerar este cenário.
Tecnologia para fazer fossas sépticas caseiras
Como qualquer outra coisa, uma fossa séptica também pode ser feita com as próprias mãos. Os requisitos para este produto permanecerão inalterados. Este elemento mais importante do esgoto local deve ser funcional, durável e seguro para uso.
Para fazer um recipiente para fossa séptica com as próprias mãos, eles usam uma variedade de materiais: anéis de concreto, tijolos, eurocubos e assim por diante. Até tanques usados para diversos fins e pneus de automóveis servem. Vejamos as maneiras mais populares de fazer de forma independente os contêineres de que precisamos.
Anéis de concreto são o material mais popular
Acredita-se que sejam os recipientes feitos de anéis de concreto Fácil de instalar e manter. Portanto, são mais frequentemente utilizados para a construção de fossas sépticas. Um esgoto transbordante feito desse material pode, por exemplo, incluir dois ou três poços, cada um com sua finalidade.
No primeiro poço feito de anéis de concreto, o fundo também é concretado. A ele está conectada uma tubulação de drenagem, por onde passará o esgoto. A inclinação em direção ao poço ao colocar tubos de drenagem deve ser de 2 cm por metro.
Dentro do poço, as frações pesadas são separadas das leves. Os primeiros ficam no fundo e os segundos vão para o próximo recipiente.
Via de regra, o segundo tanque difere do primeiro apenas no tamanho: pode ser menor. É aqui que as águas residuais são filtradas. Para tanto, são utilizados materiais filtrantes: argila expandida, brita e outros. O efluente tratado é encaminhado para o terceiro poço. Deste terceiro recipiente, o líquido deve ser absorvido pelo solo.
Este design tem uma série de vantagens:
- Simplicidade. O design é muito simples. Sua construção não requer conhecimentos profundos. Você precisa de força física e informações mínimas sobre as regras básicas de funcionamento do esgoto.
- Custo relativamente baixo. Se compararmos os custos de construção de uma fossa séptica a partir de anéis de concreto armado e de concretagem da fossa com as próprias mãos, os anéis custarão menos.
- Velocidade de construção. Se os prazos para comissionamento de um sistema de esgoto local estão se esgotando, então uma estrutura de concreto é o que você precisa. Pode ser construído rapidamente.
Além disso, esta estrutura é caracterizada por maior resistência a danos mecânicos e possui um volume útil significativo.
O edifício também tem desvantagens:
- Características de design. Um poço constituído por enormes anéis de concreto pode não ser pesado o suficiente para suportar o movimento do solo em áreas onde tal perigo existe em princípio. É melhor soldar os anéis da fossa séptica entre si usando grampos ou placas de metal.
- Dificuldades durante o processo de instalação. Muita atenção deve ser dada à vedação das juntas. Este é um processo bastante trabalhoso que requer atenção e concentração. Se as juntas não estiverem devidamente vedadas, águas residuais não tratadas podem entrar no solo.
- Despesas com equipamentos especiais. É claro que é necessário entregar os anéis no local onde a fossa séptica é montada por meio de transporte especial. Porém, durante o próprio processo de instalação, pode ser necessário um guindaste, o que aumentará o custo total.
Existem duas opções instalação de fossa séptica a partir de anéis.
Opção 1. Você pode usar uma escavadeira para cavar um buraco comum.Todos os anéis são instalados nele por meio de um guindaste, após o qual são colocados os tubos de transbordamento e todas as fissuras e juntas são seladas.
Os poços são selados e isolados, depois cobertos com terra e compactados.
Opção nº 2. Com ele, os anéis inferiores dos poços são primeiro instalados no solo, e o solo é escavado dentro deles e sob a parede. Os anéis afundam no solo sob a influência do próprio peso. Neste caso, inicialmente os poços não terão fundo. É despejado posteriormente em cada um dos poços de armazenamento, o que reduz um pouco a confiabilidade da estrutura.
Isolar uma fossa séptica com o segundo método torna-se mais difícil. Para instalar tubos de transbordamento, você também precisará cavar trincheiras. Este é um método mais trabalhoso e relativamente demorado, mas pode ser usado por quem deseja fazer todo o trabalho sozinho.
Nossa tarefa é descobrir como fazer você mesmo uma fossa séptica. E o método de criação de um poço não muda dependendo do método de instalação. Portanto, examinaremos mais de perto o primeiro método de instalação com a escavação de um poço comum.
O processo de construção inclui uma série de etapas padrão:
Para poços de armazenamento, optamos por anéis com travas: seu grau de vedação é maior, são mais fáceis de instalar e têm menor probabilidade de se moverem em caso de congelamento do solo.
Antes mesmo da instalação, recomenda-se tratá-los com impregnação tipo Penetron ou mástique betuminoso para efeito de impermeabilização.
Cobrimos o fundo da cova com brita de 20 cm de espessura. Deve ser bem compactado, conseguindo uma superfície estritamente horizontal. A qualidade do trabalho pode ser verificada com um nível de construção de 2 m.
Anéis com fundo são colocados sobre a brita. Deixamos um vão de 0,5 m entre os poços de armazenamento, que será preenchido com terra e, caso se mova, funcionará como amortecedor. As paredes dos anéis iniciais devem ser posicionadas estritamente verticalmente para tornar o poço mais estável.
Se for tomada a decisão de colocar uma laje de concreto monolítico sob os poços de armazenamento, então sua espessura deve ser de pelo menos 30 cm, e a base deve ser 20 cm maior em todos os lados do que a área ocupada pelos poços. A laje deve estar nivelada e estritamente horizontal.
Neste caso, os primeiros anéis só poderão ser instalados após a maturação do concreto, o que levará 28 dias.
A junção dos anéis iniciais com a laje é vedada. Para isso, é colocado sob o anel um rolo de Aquacement - uma argamassa de concreto com altas propriedades impermeabilizantes.
O restante do Aquacement espremido por baixo da base é utilizado para juntas de anéis. Os anéis são colocados uns sobre os outros, formando um poço. Todas as juntas e fissuras entre elas são revestidas com argamassa de concreto Aquacement e tratado com um composto impermeabilizante.
Os compostos tóxicos não devem entrar no poço, caso contrário, perturbarão os processos de decomposição das bioinclusões de águas residuais.
As conexões por meio de suportes metálicos instalados externamente servem como fixação adicional dos anéis entre si. As “entradas” dos consoles são concretadas e protegidas com impermeabilizantes. A parte da fossa séptica, localizada acima da profundidade de congelamento, é isolada com poliestireno expandido.
Os pescoços são frequentemente instalados acima do topo dos poços. Eles são feitos para economizar o volume da parte vazia da fossa séptica, que fica acima do tubo de transbordamento.
Esses gargalos são construídos a partir de tijolos revestidos com cimento e impermeabilizantes, produtos prontos de concreto armado ou concreto armado monolítico feito à mão com fôrmas.
Existem recursos para instalar o terceiro filtrar bem ou coluna de absorção. Para isso, a cova deve ser aprofundada em solos arenosos que possam drenar água. O fundo do poço é coberto com 20-25 cm de brita e depois 30-40 cm com areia.O anel inferior deste poço não deve ter fundo.
Se as propriedades de filtração das rochas expostas pela coluna são insuficientes para o descarte desimpedido de águas residuais purificadas, por exemplo, há camadas e lentes de argila arenosa na camada de areia, então instalo filtros laterais.
Neste caso, anéis perfurados são adicionados à coluna. Os furos neles têm pelo menos 30-50 mm de diâmetro para que não fiquem obstruídos com terra.
Também seria bom substituir o solo ao redor da coluna de filtração por brita. Neste caso, será mais fácil a absorção dos resíduos tratados.
Eurocubos são uma excelente base para uma fossa séptica
O plástico é a escolha ideal, pois este material não rebenta mesmo em caso de geadas severas. Além disso, fossas sépticas construídas com recipientes plásticos duram muito tempo, porque... não reage a ambientes agressivos.
Os Eurocubos são leves, o que proporciona vantagens adicionais durante a instalação. Nenhum equipamento especial é necessário para instalá-los. As molduras externas permitem preencher Eurocubos com terra: não se deformam.
Serão necessárias 72 horas para um tratamento de águas residuais de alta qualidade. A capacidade total necessária da fossa séptica dependerá da quantidade total de água utilizada por todos os moradores da dacha em três dias.
Tendo em conta que uma pessoa gasta em média 200 litros de água por dia, uma família de três consumidores necessita de uma fossa séptica composta por três fossas e com capacidade para mais de 1800 litros de líquido.
Antes de começar a cavar uma cova, é necessário medir os tanques, após o que se iniciam os trabalhos de escavação. Uma almofada de areia (30 cm) é colocada no fundo do poço e, em seguida, concreto (20 cm) é derramado.
Isto significa que a profundidade da cava deve ultrapassar a altura do Eurocubo em 50 cm e pela camada superior do aterro. Um eurocubo colocado numa cova deve afastar-se 30 cm das suas paredes em todo o perímetro.
Se a água subterrânea em sua área estiver localizada perto da superfície e houver ameaça de uma fossa séptica de plástico leve flutuando, ela precisa ser pesada, prendendo-a com tiras de plástico a uma base de concreto ou pelo menos a pedras de meio-fio padrão, colocando eles em ambos os lados da estrutura.
Recomendações adicionais para a escolha de uma fossa séptica para águas subterrâneas altas são fornecidas em Este artigo.
Os cubos devem ser dispostos em cascata para que os drenos fluam sozinhos de cima para baixo. Uma tubulação que sai da casa entra no primeiro tanque e tem saída para o tanque adjacente. Este, por sua vez, está conectado a um terceiro cubo, cuja saída vai para o campo de filtração.
Além dos Eurocubos, serão necessários 6 tees e tubos de plástico com diâmetro de 150 mm para transições entre cubos e criação de orifícios de ventilação.
Para preparar Eurocubos para instalação, você precisa fazer furos:
- ao redor do gargalo do cubo para que um tee fique dentro do recipiente;
- na lateral do cubo a 20 cm de seu topo para o tubo de entrada, que é conectado dentro do compartimento a um tee;
- na superfície lateral oposta a 40 cm do topo para um tubo de saída que vai para o cubo adjacente;
- na tampa para montagem do tubo de ventilação.
A fossa séptica é montada sequencialmente da primeira fossa para a segunda e desta para a terceira. Cada cubo subsequente deve ser 20 cm menor que o anterior. Você pode sobreviver com apenas dois cubos, o que reduzirá significativamente o custo da obra. Todas as conexões da estrutura são cuidadosamente vedadas.
Para preencher um poço, você precisa de uma mistura de cinco partes de areia para uma parte de cimento. Os componentes secos dessa mistura são misturados, cobertos com uma camada de 30 cm e depois compactados.
Faça o mesmo com as camadas subsequentes. As câmaras dos cubos são preenchidas com água para que o solo preenchido não as deforme. A parte superior dos cubos é protegida do congelamento com folhas de espuma plástica ou preenchida com espuma isolante.
Tanque de tijolos - longo, mas confiável
O proprietário que levou construir uma fossa séptica de tijolo, tem reservas decentes de tempo, sabe manejar não só uma pá, mas também uma espátula e está pronto para um trabalho árduo na esperança da longevidade da estrutura.
Feitos os cálculos preliminares e decidido o volume da futura cava, pode-se iniciar sua construção.
As vantagens desta escolha incluem:
- disponibilidade de material de origem;
- o produto de tijolo é projetado para uso a longo prazo;
- a alvenaria requer certas habilidades, mas sua ausência pode ser compensada pela capacidade do artesão doméstico de se adaptar a qualquer trabalho;
- Todos os modelos de fossas sépticas podem ser feitos de tijolos;
- um tanque de tijolos pode ser de qualquer tamanho, o que facilita correlacioná-lo com os parâmetros do local.
As desvantagens incluem a necessidade de isolamento adicional do tijolo, uma vez que inicialmente não possui propriedades isolantes especiais. Além disso, muito tempo e esforço terão que ser gastos na construção desta instalação.
Para a obra serão necessários tijolos, dos quais é preferível o clínquer completo 240x115x71. As paredes serão construídas em alvenaria de fileira única e a divisória será em dois tijolos.
Você precisa se preparar:
- areia;
- cimento ShPTs400 (não inferior);
- material impermeabilizante, como mástique betuminoso;
- ferragens com 10 mm de espessura em aço inoxidável;
- para cada uma das câmaras uma tampa com portinhola;
- ferramentas para trabalhos de escavação e construção.
A cava acabada deve ser 10-15 cm maior que as dimensões correspondentes da futura estrutura. A instalação de cofragens temporárias evitará o desmoronamento do solo.No fundo plano do poço são despejados 20-30 cm de pedra britada e, em seguida, 40-50 cm de areia.
A almofada resultante é umedecida com água e bem compactada. Sobre ela é colocada uma malha de reforço, que é preenchida com concreto (30 cm) e deixada endurecer por 10 dias.
As paredes são dispostas conforme o diagrama, deixando vãos para as tubulações. Recomenda-se adicionar vidro líquido à solução de cimento para aumentar a resistência. A impermeabilização é realizada com mastique betuminoso, aplicando uma camada de 3 mm. O tanque acabado é equipado com ventilação, é instalada uma placa superior, na qual há um orifício para escotilha.
A estrutura de tijolo é preenchida com argila, tendo-se previamente ligado a fossa séptica à rede de esgotos. O funcionamento da estrutura acabada é verificado enchendo-a com água limpa. Um castelo de barro com 1 metro de largura e meio metro de profundidade pode ser utilizado como isolamento externo da estrutura.
Pneus velhos também são uma opção
O material mais barato com o qual são feitos os recipientes para uma fossa séptica rural são pneus de carros velhos. As vantagens desta opção são óbvias - acessibilidade e instalação simples.
No entanto, as desvantagens do método também são óbvias:
- com a ajuda de tal fossa séptica, apenas uma pequena quantidade de águas residuais pode ser processada;
- A fossa séptica de pneus é cumulativa, ou seja, envolve bombeamento periódico do conteúdo acumulado;
- É problemático vedar as juntas e os próprios pneus, por isso existe um alto risco de contaminação do solo com esgoto.
Volume fossa séptica de pneus depende da taxa de consumo de água de um morador da casa e do número total de moradores. Como regra, 5 a 7 pneus por poço são suficientes. No entanto, os pneus também são diferentes.
A instalação da estação de tratamento é simples. Antes de cavar uma fossa para uma fossa séptica de dois poços, é necessário marcar a área. As dimensões dos poços são marcadas com pneus dispostos no solo.
O pneu do segundo tanque é colocado não muito longe do primeiro. Pode ser maior: é melhor fazer o segundo bem maior que o primeiro. Após a marcação, cavamos um buraco para ambos os recipientes.
O fundo do poço deve ser protegido da penetração de águas residuais no solo. Para isso, é concretado ou sobre ele é feito um tampão de argila com 20-25 cm de espessura.O próprio poço é feito de pneus, cuja parte superior é retirada com um quebra-cabeças.
A resistência da ligação entre os pneus é garantida pela ligação aos pares: o pneu superior é amarrado com arame ao inferior. Todas as costuras, perfurações e juntas são vedadas de forma confiável.
O tubo de transição é inserido em um furo cortado a uma altura de 2/3 do fundo do poço. Para o tubo de entrada na parte superior do primeiro poço, você também precisa fazer um furo semelhante.
Tubos de plástico são usados para transportar águas residuais. A cova deve ser preenchida com areia e terra que foi removida durante o processo de escavação. Para cada um dos poços você precisa de uma tampa feita de um material que não apodreça - você pode escolher bueiro de polímero.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Uma representação visual de qualquer processo é melhor percebida do que uma palavra impressa. É por isso que reunimos todos esses vídeos.
Veja como você pode construir de forma independente uma fossa séptica composta por três poços, usando anéis de concreto feitos de fábrica para contêineres:
Os felizes proprietários de Eurocubos têm material quase ideal para a construção de sistemas de esgoto individuais. Só é importante não esquecer que o peso relativamente baixo dos próprios cubos pode ser um problema quando o solo incha.
Como usar Eurocubos, assista ao vídeo:
Os tijolos são frequentemente utilizados na construção de vários objetos. Eles também podem ser um bom material para uma fossa séptica. O vídeo mostrará as nuances dessa estrutura:
Escolher o material para uma fossa séptica rural não é uma tarefa fácil. Você precisa não apenas avaliar sua capacidade financeira, mas também conhecer as características da área onde essa estrutura funcionará. Depois de coletar todas as informações necessárias e munido de informações, você fará uma escolha da qual não se arrependerá mais tarde.
Você tem experiência em resolver problemas semelhantes? Ou ainda tem dúvidas sobre o tema? Compartilhe sua opinião e diga-nos que tipo de fossa séptica você usa. Você pode deixar comentários no bloco abaixo.
Mais uma vez estou convencido de que nem tudo pode ser feito com as próprias mãos. Bem, por que inventar uma bicicleta? É melhor encomendar um recipiente para fossa séptica, não vai custar tanto, do que tentar consertar um vazamento ou algum outro problema depois. Para mim, esta já é uma fase ultrapassada. Temos um depósito em nossa dacha para 3 anéis, o que é suficiente. É conveniente, vamos lá todo fim de semana.
Este processo será individual para todos. É importante ressaltar que os recipientes de plástico são mais baratos e mais leves que os anéis de concreto.Isto permite transportá-los sem força física adicional e, consequentemente, sem custos adicionais. Pessoalmente, comprei um recipiente de plástico e instalei-o na dacha sem nenhum esforço. Já 2 anos em operação. Aconselho aqueles que desejam comprar esses recipientes que primeiro descubram quais tipos são melhores para eles.