Com que tinta pintar radiadores de aquecimento: uma revisão comparativa dos tipos de tinta para baterias + os melhores fabricantes
Graças à pintura, as baterias de aquecimento ficam mais apresentáveis e recebem proteção adicional contra a corrosão. Mas a tinta para radiadores de aquecimento deve ser escolhida corretamente para que o revestimento renovado dure o máximo possível.
Nós iremos ajudá-lo neste assunto. O artigo lista os requisitos para esmaltes e descreve as vantagens e desvantagens de diferentes tintas. Há também uma visão geral de empresas cujas tintas e vernizes comprovaram na prática resistência ao desgaste.
O conteúdo do artigo:
É possível pintar baterias?
Com a pintura dos bons e velhos baterias de ferro fundido Não deve haver nenhum problema. Você só precisa escolher a tinta certa para eles. Mas com radiadores de alumínio ou aço inoxidável a situação é completamente diferente.
Inicialmente são pintados em fábrica pelo método do pó com tratamento térmico. É problemático aplicar uma nova camada de pintura sobre esta pintura em casa com as próprias mãos.
A grande maioria dos fabricantes de aparelhos de aquecimento não em ferro fundido considera a pintura não autorizada da superfície da bateria um motivo para anular a garantia de fábrica.
Qualquer dano ou descascamento da camada de tinta de um radiador recém-adquirido é um defeito de fabricação. Esses equipamentos estão sujeitos a substituição obrigatória. Ninguém ainda cancelou o período de garantia do serviço.
Após a secagem, as tintas esmalte criam uma camada durável e monolítica na superfície, através da qual o ar, por definição, não pode passar.
Se o oxigênio permanecer com uma pequena chance de infiltrar-se na pintura, você pode esquecer imediatamente de proteger o metal da corrosão. E as funções de proteção costumam ser o principal motivo para pintar radiadores.
Ao mesmo tempo, nos passaportes de todas as baterias de aquecimento existe uma proibição categórica de pintar a saída de ar do respiradouro automático. Se você aplicar tinta, será impossível sangrar o ar do sistema de aquecimento, se necessário. Este ponto deve ser monitorado durante os trabalhos de pintura.
Tanto o alumínio quanto o aço inox são pintados em fábricas com tintas em pó, que, após a aplicação, são “cozidas” em caixas especiais em altas temperaturas. É impossível criar sozinho as condições necessárias em casa.
Mas o óleo comum e outras tintas não duram muito nesses radiadores. Devido à sua baixa adesão, inevitavelmente descascarão as superfícies de alumínio e aço.
A pintura confiável do alumínio requer equipamento de pintura especializado, bem como primers e esmaltes epóxi. Tudo isso custa muito dinheiro.
Além disso, o menor descumprimento da tecnologia leva inevitavelmente ao descascamento do revestimento aplicado.Existe também uma opção com oxidação anódica, mas esta é novamente tecnologicamente complexa e requer certos conhecimentos.
Se você tem experiência bem-sucedida na pintura de carrocerias de automóveis e nos materiais de pintura e verniz correspondentes, então para pintura bateria de alumínio você pode assumir, caso contrário não vale a pena fazer. É melhor comprar um novo aquecedor ou simplesmente cobrir o descascado com uma tela decorativa.
Um tópico separado são os convectores com aletas privadas feitas de placas de aço (“pente”) amarradas em um par de tubos. Essas baterias eram frequentemente instaladas em edifícios altos com painéis nas décadas de 1970-80. As próprias costelas lamelares não podem ser pintadas. Isso levará a uma diminuição acentuada na transferência de calor.
Ao mesmo tempo, também não será possível chegar aos canos do meio, mesmo com a ajuda de uma escova muito estreita. É melhor deixar essas superfícies sozinhas.
Esses radiadores geralmente possuem amortecedores e telas decorativas feito de ferro. Podem e devem ser pintados para lhes conferir um aspecto estético. Tintas normais resistentes ao calor servirão aqui.
Requisitos para esmalte
O principal na escolha da tinta para um radiador de aquecimento doméstico é a sua resistência ao calor. Se a rotulagem da lata indicar que a composição tem uma temperatura de operação inferior a +80°C, então não deve utilizar tal pintura para pintar a bateria.
As tintas e vernizes convencionais não se destinam inicialmente à pintura de elementos aquecidos do sistema de aquecimento. Depois de ligar o aquecimento, eles começarão a descascar ou amarelar.
A tinta para pintar você mesmo o dispositivo de aquecimento deve ser ao mesmo tempo:
- resistente ao calor - pelo menos +80°C, e preferencialmente +100°C;
- resistente à umidade e à abrasão;
- não tóxico;
- com alta condutividade térmica;
- secagem rápida.
Devido à inexperiência, alguns escolhem tinta comum não resistente ao calor para interiores de baterias. Como resultado, quando o calor é aplicado, ele fica amarelo ou muda sua tonalidade original.
Isso se deve à presença de giz ou polímeros em sua composição, que não são projetados para altas temperaturas. Portanto, tanto o material aglutinante quanto o pigmento devem ser resistentes ao calor.
A tinta da bateria geralmente é aplicada em duas camadas. Quanto mais rápido cada um deles secar, mais rápido o radiador estará pronto para uso. Além disso, muitas vezes quanto mais rápido a pintura seca, mais pungente é o odor da composição.
Para que a família não seja obrigada a inalar esses âmbares, muitas vezes é mais fácil retirar o aquecedor dos canos e pintá-lo em algum lugar da garagem ou da rua.
Ao escolher entre uma opção brilhante e fosca, lembre-se que as menores irregularidades são perceptíveis em uma superfície brilhante. Para baterias de ferro fundido ásperas e irregulares, é melhor escolher uma tinta com um tom fosco que não produza brilho devido à iluminação.
O ferro fundido do radiador geralmente apresenta riscos e lascas de metal. Ao usar esmalte brilhante, todos eles ficarão definitivamente visíveis.
Ao mesmo tempo, você não deve ser excessivamente zeloso ao nivelar a superfície de ferro fundido da bateria com uma lixa antes de pintar. Isso pode levar ao adelgaçamento da aleta do radiador e ao subsequente aparecimento de uma fístula.
Seleção de materiais de pintura para um radiador de aquecimento
Tudo parece claro com os parâmetros de seleção.Agora resta entender que tipo de tinta é melhor para pintar radiadores de aquecimento em um apartamento ou casa particular.
Existem muitas variedades de tintas e vernizes. Além disso, há um grande número de fabricantes de diversos esmaltes no mercado. Escolher o material certo para tinta e verniz costuma ser difícil.
As tintas resistentes ao calor para radiadores de aquecimento em ferro fundido são:
- óleo à base de óleos vegetais e óleos secantes;
- à base de água (acrílico);
- alquídico.
Além disso, há tinta “prata” e martelo. Cada uma dessas opções tem seu próprio conjunto de vantagens. Você deve escolher com cuidado.
Opção nº 1: óleo
Anteriormente, tintas a óleo eram usadas em todos os lugares para pintar baterias. Geralmente são feitos com óleos secantes orgânicos e são baratos. Depois de aplicados e secos, forma-se no radiador um revestimento suficientemente resistente a temperaturas elevadas, esforços mecânicos e umidade.
Entre os aspectos negativos do uso de tintas à base de óleo estão:
- Cheiro desagradável — um “aroma” acentuado ao pintar e secar.
- Fragilidade do revestimento - A bateria deverá ser repintada a cada dois ou três anos.
- Grande espessura da camada de tinta — como resultado, uma diminuição na transferência de calor do radiador.
- Tempo de secagem — dependendo da temperatura ambiente, o tempo de secagem pode demorar até 2 dias.
- Possibilidade de formação de gotejamento, principalmente se a tecnologia de aplicação não for seguida.
Se você usar tinta a óleo comum em vez de tinta resistente ao calor, é improvável que sobreviva a uma única estação de aquecimento. O revestimento da bateria começará a rachar imediatamente à medida que a temperatura subir.
É melhor usar revestimentos à base de óleos secantes apenas como último recurso, quando simplesmente não há mais nada à venda ou quando um radiador de aquecimento precisa ser pintado de forma barata por apenas uma estação.
Opção nº 2: disperso em água (à base de água)
Essas tintas são à base de PVA ou poliacrilatos. Você não deve escolher os primeiros para pintar radiadores. Eles têm baixa resistência à umidade. Destinam-se exclusivamente à pintura interior de paredes e tectos.
Em metal, sobre o qual pode ser necessário colocar luvas molhadas para secar, essas tintas e vernizes não são absolutamente adequadas. Eles serão imediatamente apagados da superfície do dispositivo de aquecimento.
Os esmaltes acrílicos resistentes ao calor para radiadores apresentam as seguintes vantagens:
- seque rapidamente;
- formar um revestimento durável;
- não tenha odor pungente;
- resistente à abrasão.
A maioria das tintas à base de água à venda são brancas. Para dar-lhes a tonalidade desejada, é necessário adicionar a cor adequada à composição. O revestimento formado com a ajuda deles lembra plástico com leve brilho. É fácil de limpar e não racha.
Opção nº 3: alquídica
As tintas à base de resina alquídica são superiores às duas primeiras opções em termos de resistência ao calor e resistência à água e detergentes. Esta é a escolha mais prática e ideal para pintura de baterias.
Mas a maioria dos esmaltes semelhantes apresentados nas lojas não são adequados para radiadores. Aqui você deve escolher uma composição resistente ao calor com o máximo cuidado possível.
Dependendo dos solventes e aditivos modificadores contidos na composição, este esmalte é dividido em diversas variedades. De todas, vale destacar as espécies orgânicas e de organossilício. A primeira tinta tem um odor pungente e a segunda tem maior resistência ao calor.
A tinta alquídica de organossilício à base de polímeros de poliorganossiloxano é utilizada para pintar não só baterias, mas também fogões, chaminés, caldeiras e lareiras. Não contém sais, que começam a cristalizar quando aquecidos, reduzindo assim a resistência da camada de tinta.
Este esmalte pode suportar facilmente temperaturas até +600°C. Porém, ao utilizá-lo, é necessário cuidar da ventilação adequada do ambiente. Ao secar emite vapores tóxicos, por isso é melhor realizar os trabalhos de pintura ao ar livre.
Opção nº 4: prata
Se o branco não for obrigatório, você também pode usar a boa e velha prata. Trata-se de pó de alumínio misturado com solvente e verniz betuminoso. Ao mesmo tempo, não se deve levar tintas prontas (por exemplo, BT-177), que por definição não diferem na resistência ao calor.
É melhor preparar você mesmo talheres com pó PAP-1 e verniz BT-577. Quando misturada nas proporções corretas, você pode obter tinta projetada para temperaturas de 300 a 400°C.
Basta seguir a proporção dos componentes prescrita nas instruções de preparo desta composição. Este revestimento em um radiador de aquecimento durará muitos anos.
Breve visão geral dos fabricantes
Estão disponíveis para venda tintas e vernizes resistentes ao calor para pintura de sistemas de aquecimento, importados e nacionais. Ambos são bastante adequados para pintar baterias em uma casa de campo ou apartamento.
Entre as principais empresas fabricantes podemos citar:
- escandinavo TIKKURILA com a série Termal.
- Alemão DUFA séries "Thermo" e "Aqua-Heizkorperlack".
- russo TEXTO com “esmalte especial para radiadores”.
- polonês SNIEZKA.
- esloveno BELINKA.
- russo LAKRA.
São muitas opções com preços e composições diferentes, há muito por onde escolher. Além disso, na hora de escolher um primer para tinta, o melhor é optar por produtos do mesmo fabricante. Não adianta experimentar misturar o que é mais barato.
Uma visão geral das tintas térmicas populares usadas para pintar radiadores, fogões de metal e outros elementos do circuito de aquecimento é fornecida em Este artigo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Escolher o esmalte para pintar um radiador de ferro fundido não é difícil, basta olhar atentamente o rótulo. E a seleção de materiais de vídeo abaixo certamente o ajudará a navegar pelas variedades existentes de tintas para radiadores resistentes ao calor.
Regras para escolha de esmalte para radiadores:
Como pintar corretamente um radiador de ferro fundido:
Qual esmalte deve ser usado para pintar baterias:
Não se deve pintar o radiador de aquecimento com a primeira tinta que chamar a sua atenção. Para isso, você deve escolher esmaltes especiais resistentes ao calor.
Se você usar tinta e verniz comum, o revestimento dele ficará rapidamente inutilizável quando a bateria aquecer. Além disso, na hora de escolher, é preciso ter certeza de que entre os componentes não há giz que amarelece ao ser aquecido.
Você está procurando tinta de alta qualidade para radiadores de aquecimento? Ou você tem experiência no uso de esmaltes resistentes ao calor? Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe da discussão do material.
Se você vem de longe, não entendo o sentido de pintar radiadores de alumínio e aço. Mas, em essência, nesse caso, eu não recomendaria pintar você mesmo radiadores de alumínio e aço. Isto levanta uma série de problemas, incluindo questões de saúde e segurança. Acredito que só baterias de ferro fundido podem ser pintadas, e a tinta deve ser adequada, não apenas algo de hipermercado. Pessoalmente usamos duas marcas, não vou divulgá-las, mas estão no corpo do texto.
Estávamos cansados da cor branca do radiador de ferro fundido da sala, decidimos atualizá-lo e pintá-lo no tom principal do ambiente. Para isso usamos tinta spray dourada metálica. Também pintamos parte da parede onde está instalado o radiador. Ficou muito legal, estiloso, a desvantagem foi o cheiro persistente que demorou vários dias para se dissipar. Mas o resultado valeu a pena.
No antigo apartamento, velhos radiadores de ferro fundido eram pintados com tinta branca comum, e então havia um cheiro desagradável constante. Mas depois de alguns meses, o revestimento que aplicamos ficou amarelo e começou a rachar. Uma vez tentaram pintar as baterias com tinta spray de carro. Durou muito mais e nem mudou de cor.Mas no final instalaram os de alumínio e agora não se pensa em maneiras de restaurar a camada externa.
Na sua foto, onde parece que um radiador está sendo pintado a partir de uma lata de spray, está escrito “desengraxante universal” na lata, o que significa “desengraxante universal”...
Bem, isso mesmo - primeiro desengordure e depois pinte =D
Gostaria de acrescentar que normalmente os especialistas não recomendam pintar radiadores no primeiro ano de operação, pois a tinta pode esconder um defeito de fábrica na carcaça do radiador, imperceptível durante a execução experimental, e piorar a situação.