Instalação de aquecimento em tubos de polipropileno: como fazer um sistema de aquecimento em polipropileno
Os tubos de polipropileno estão se tornando cada vez mais um substituto bem-sucedido para análogos de aço e ferro fundido que antes eram usados em encanamentos.Muitas casas particulares em construção estão agora equipadas com sistemas de aquecimento, abastecimento de água quente e abastecimento de água quente, montados na base de polipropileno.
Além disso, a instalação de aquecimento a partir de tubos de polipropileno é fácil de fazer por conta própria. Em qualquer caso, é muito mais fácil construir um sistema de plástico do que de metal.
O conteúdo do artigo:
Aquecimento à base de polipropileno
Se você decidir fazer um sistema de aquecimento ou qualquer outro sistema a partir de tubos de polipropileno, o mestre precisará de equipamentos adicionais além de mangueiras plásticas.
Em particular, você precisará dos seguintes materiais, equipamentos e ferramentas:
- tesoura para tubos ou cortador de tubos;
- máquina de encanamento de solda;
- removedor de folha;
- fita de vedação (fluoroplástica);
- faca afiada;
- desengraxante (por exemplo, lenços Tangit);
- gama necessária de acessórios;
- fita métrica e marcador;
- fixadores, parafusos e buchas.
Deve-se prestar atenção ao material principal - tubos PP, a partir dos quais se pretende criar um sistema de aquecimento. Porque um sistema de aquecimento feito de tubos de polipropileno pode ser montado com materiais de diferentes classes.
A escolha específica da montagem depende das condições operacionais planejadas.
Parâmetros de classificação e projeto
Os padrões GOST existentes (ISO10508) estabelecem uma classificação de mangueiras de polipropileno, com base na qual este material pode ser usado sob certas condições de operação.
Os produtos longos de polipropileno são divididos em 4 classes (1,2, 4,5) de acordo com áreas típicas de aplicação e valores de pressão operacional (4,6,8,10 ATI):
- classe 1 (sistemas de água quente até 60°);
- classe 2 (sistemas de água quente até 70°C);
- classe 4 (sistemas de piso radiante e radiadores até 70°C);
- classe 5 (sistemas de radiadores até 90°C).
Por exemplo, tubos de polipropileno são necessários para fazer um sistema de aquecimento de baixa temperatura. Então, pela designação na superfície externa dos tubos, você pode determinar o material apropriado.
Para este caso, são bastante adequadas mangueiras com a designação Classe 4/10, que corresponde ao parâmetro de temperatura limite de 70ºС e ao limite de pressão de operação admissível de 10 ATI.
A indústria, via de regra, produz produtos de uso universal. Os produtos fabricados suportam uma extensa classificação. Na documentação desse material Marcação de tubo PP indicado por uma lista padrão de parâmetros aceitáveis (Classe 1/10, 2/10, 4/10, 5/8 bar).
Assim, ao planejar fazer o aquecimento de uma casa de polipropileno com as próprias mãos, o material principal costuma ser escolhido pelo mestre em proporção direta a:
- dos parâmetros operacionais planejados;
- sobre métodos de aquecimento do refrigerante;
- sobre o sistema regulatório aplicado.
Também é aconselhável calcular a vida útil do futuro sistema de aquecimento usando os seguintes parâmetros:
- valores superiores Trab e Prab;
- espessura da parede do tubo;
- diâmetro externo;
- factor de segurança;
- duração da estação de aquecimento.
Em média, a vida útil do polipropileno deve ser de pelo menos 40 anos.
Etapas de montagem de um sistema a partir de tubos PP
Vamos ver como fazer gasoduto de polipropileno tendo em conta as normas e regulamentos de instalação. O início da produção da rede deve ser precedido de uma inspeção cuidadosa de todas as peças do futuro kit do sistema. Os componentes (tubos, conexões) devem estar em boas condições - limpos e sem danos.
Recomenda-se a utilização de peças de apenas um fabricante. A temperatura ambiente do local de trabalho é de pelo menos + 5°C.
As peças de polipropileno do sistema podem ser conectadas entre si usando um dos três tipos de soldagem:
- Polifuso.
- Eletrofusão.
- Bunda.
Para a montagem de sistemas de aquecimento e canalização, produzem não só tubos e conexões de polipropileno para soldagem. Eles também produzem conexões roscadas especiais necessárias para a instalação de válvulas de corte e controle com corpos metálicos.
Nos próprios tubos de polipropileno, o corte da rosca não é feito na fábrica nem em casa. Eles são conectados apenas por soldagem a quente, menos frequentemente por soldagem a frio.
Características do trabalho de instalação
Todos os componentes utilizados na instalação, nos casos de ajuste ao tamanho, corte com um cortador de tubos ou tesouras especialmente concebidas para este fim.
O trabalho com esta ferramenta é acompanhado de um corte uniforme e limpo, ponto importante para fazer uma ligação de qualidade.
Caso seja necessário fazer uma transição “plástico-metal”, nas tubulações de abastecimento de água quente e aquecimento é necessário utilizar exclusivamente transições de encaixe equipadas com bucha de latão prensado (niquelada) com roscas (internas ou externas ). O aperto dessas conexões é realizado com chaves de cinta, caso não haja perfil para uma chave padrão.
Tradicionalmente, uma tubulação de aquecimento feita de polipropileno, inclusive com as próprias mãos, é montada pelo método de liga máquina de solda por polifusão. O conjunto de trabalho de dispositivos para dispositivos deste tipo contém um grupo de bicos feitos para diferentes diâmetros de tubos de plástico.
É necessário selecionar bicos adequados, instalá-los na placa de aquecimento e fixá-los com parafusos.
O regulador de corrente da máquina de solda por polifusão está definido Temperatura de trabalho, via de regra, 250-270°C. Você deve esperar até que o dispositivo aqueça completamente. A obtenção do modo de operação é indicada por um LED de controle.
Alguns aparelhos são equipados com termômetro de contato, que determina a temperatura de aquecimento com precisão de um grau.
Procedimento de soldagem de polipropileno
Passo a passo, todas as ações geralmente se desenrolam da seguinte forma:
- Meça e corte o pedaço de manga necessário.
- Usando uma faca afiada, chanfrar a extremidade de trabalho em um ângulo de 30-40°.
- Meça a área onde a manga entra no encaixe e marque o limite com um marcador.
- Deixe também marcas axiais nas peças para evitar deslocamento rotacional.
- Usando um dispositivo de corte, remova as camadas de plástico (superior) e alumínio (intermediário) da seção do tubo da junta.
- Desengordure as superfícies de trabalho (soldadas) com um produto especial.
- Proceda ao procedimento de aquecimento das peças.
O encaixe é colocado primeiro na placa com o bico, dado o tamanho mais grosso das paredes desta peça em relação ao tubo. A conexão deve se encaixar perfeitamente no corpo do bico da máquina de solda. Se houver movimento livre (folga, folga), a conexão deverá ser rejeitada.
A seguir, a extremidade tratada do tubo de polipropileno é inserida em outro bico. A densidade de ajuste aqui também deve atender ao critério de contato uniforme em toda a circunferência. Ambas as partes são mantidas na placa de aquecimento durante o tempo indicado na tabela:
Diâmetro da peça, milímetros | Tempo de aquecimento, segundo |
16 | 5 |
20 | 5 |
25 | 7 |
32 | 8 |
40 | 12 |
50 | 18 |
Diâmetro da peça, milímetros | Tempo de fixação, segundo |
16 | 6 |
20 | 6 |
25 | 10 |
32 | 10 |
40 | 20 |
50 | 20 |
Depois de decorridos os segundos de controle, as peças são removidas dos bicos e conectadas por uma entrada suave e uniforme do tubo na conexão (excluindo deslocamento axial).
O tubo entra na cavidade da conexão até a marca marcada. Porém, a conexão não é feita até o fim. É necessário deixar uma folga interna de cerca de 1 mm.
Depois conexões de tubos PP por soldagem o local de união das peças deve permanecer imóvel (fixo) por pelo menos 20 segundos. Durante este período de tempo, o plástico fundido endurece, formando uma junta forte e selada.
Para atingir resistência total, o conjunto soldado deve ser mantido sem carga por pelo menos 1 hora. Esta técnica é utilizada para montar todo o sistema de aquecimento, fazendo pequenos trechos e depois combinando-os em nós e linhas principais.
Contabilização da expansão linear (compressão)
As flutuações nas temperaturas externas e internas levam inevitavelmente à expansão ou contração linear do polipropileno. Esses recursos devem ser levados em consideração no processo instalação de dutos PP. Se as alterações lineares características na tubagem do sistema de aquecimento não forem adequadamente compensadas, esta condição resultará numa vida útil reduzida de todo o conjunto.
A compensação da expansão linear dos produtos de polipropileno é obtida devido às propriedades flexíveis do próprio material. Você só precisa definir as linhas principais corretamente. A instalação correta significa garantir a liberdade de movimento da tubulação dentro dos limites da expansão linear.
Como garantir tal instalação? Muito simples. O kit de instalação deve incluir compensadores especiais e pinças de fixação padrão compostas por elementos fixos e móveis.
A expansão linear também pode ser compensada pela protensão da tubulação. Esta abordagem reduz o comprimento da extensão. Neste caso, a direção do pré-esforço é diretamente oposta à expansão linear.
Recursos de instalação principal
Colocação de linhas de polipropileno em dispositivo de aquecimento por gravidade é realizado de acordo com as normas (GOST 21.602-79; GOST 21.602-2003), que determinam a inclinação mínima da linha em direção ao ponto mais baixo em 0,5%. Neste caso, deve ser colocada uma unidade de drenagem com torneira de drenagem no ponto mais baixo.
As tubulações devem ser divididas em trechos com possibilidade de fechamento desses trechos por meio de válvulas de corte, por exemplo, em caso de acidente. Antes de instalá-las no local, as válvulas de controle e as torneiras devem ser verificadas quanto à funcionalidade e qualidade do fechamento/abertura.
Na instalação de risers, atenção especial deve ser dada aos suportes fixos e à construção de um correto esquema de compensação de expansão linear.
O parâmetro de compensação do riser necessário pode ser alcançado de duas maneiras:
- Suportes móveis.
- Ciclo de compensação.
Para a opção de instalação de aquecimento em imóveis residenciais comuns, via de regra, apenas o primeiro método é utilizado. Os suportes fixos são colocados no riser na área abaixo e acima do tee ou nos locais de acoplamento dos tubos. Esta fixação evita o afundamento do riser.
As linhas do sistema de aquecimento devem ser isoladas, incluindo conexões e válvulas de corte. A exceção são as seções de tubos colocadas diretamente na área residencial, que são essencialmente uma continuação dos radiadores de aquecimento. É conveniente usar tubos isolantes de espuma de poliuretano como isolamento.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Usando o exemplo da tubulação de um radiador de aquecimento, é mostrado o processo de processamento e soldagem de produtos de polipropileno usando ferramentas especiais.
O aparecimento de tubos feitos à base de polipropileno e a sua utilização nas empresas podem reduzir significativamente a complexidade da instalação de sistemas de aquecimento, inclusive com as próprias mãos. Este material moderno abre mais oportunidades para proprietários de casas particulares, onde os sistemas de aquecimento são alimentados por fontes internas - caldeiras a gás, elétricas, a lenha.
Conte-nos sobre sua própria experiência adquirida durante a montagem de uma tubulação a partir de tubos de polipropileno. Compartilhe com os visitantes do site nuances tecnológicas úteis não abordadas no artigo. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.
Gostaria de instalar de forma independente um sistema semelhante de tubos de polipropileno em casa para ter total confiança na qualidade das conexões e me proteger do trabalho hackeado dos artistas. Mas o que me confunde é o seguinte: quanto custará adquirir os equipamentos necessários para soldar tubos? Considero uma desvantagem significativa de um tubo de polipropileno que ele não pode ser dobrado: ao contrário de um tubo de metal-plástico, ele não dobra de forma alguma.
Eu também estraguei tudo no começo e depois soldei tudo na minha casa - e nada vazou! O ferro de soldar é barato - 2-3 mil. Todo o equipamento está lá - leia as instruções e você terá sucesso! Boa sorte!
Esta é a primeira vez que ouço falar de desengorduramento de tubos antes da soldagem. Há tantos movimentos desnecessários que precisam ser feitos e o ferro de solda vai queimar. Na minha opinião ninguém faz isso, isso foi há cerca de 20 anos, quando o plástico era adesivo.
E a expansão linear no polipropileno pode ser minimizada usando juntas de dilatação. É claro que isso aumentará ligeiramente o custo de instalação, mas não haverá tubos tortos.
O que são compensadores, você pode ser mais específico?
Você aquece com um secador de cabelo e dobra. Fiz em casa com um ferro de soldar por 700 rublos. Está funcionando há 3 anos sem problemas. O principal é comprar tubos de qualidade.