Ventilação de coberturas de chapa ondulada: recomendações para projeto e instalação
Se a sua casa está em construção, é hora de pensar em uma cobertura de qualidade.Talvez você esteja planejando escolher uma superfície dura como folhas perfiladas? Para que a ventilação de uma cobertura de chapa ondulada seja bem organizada, deve-se seguir as recomendações e evitar erros. Refazer qualquer coisa será tecnicamente problemático.
A cobertura do telhado pode deteriorar-se ou até desabar devido a fatores externos. Seria bom pensar em proteção contra temperaturas desconfortáveis, acúmulo de umidade, penetração e outras coisas desagradáveis que ameaçam seu telhado. Se você não tomar as decisões corretas sobre a troca de ar no telhado, na pior das hipóteses, o sistema de suporte do sótão será prejudicado. Em geral, não há nada complicado.
Em nosso artigo você poderá se familiarizar com o desenho de uma torta para coberturas em chapas onduladas. Você receberá conselhos com os quais criará um conjunto de soluções ideais.
O conteúdo do artigo:
Ventilação em coberturas de chapa ondulada
A ventilação do telhado é uma etapa significativa do trabalho de cobertura, juntamente com o isolamento e a impermeabilização. A cobertura não corre perigo de destruição apenas se as condições no sótão e na própria cobertura forem normais.
As casas precisam de saídas de ventilação, que são feitas no telhado. A condição do telhado depende da ventilação local. A crescente procura de habitações com sótão tem feito com que as trocas de ar locais sob a cobertura e dentro dela sejam organizadas de forma mais cuidadosa.
A chapa perfilada (chapa ondulada, chapa ondulada) é um material de revestimento para telhados e paredes, feito de aço galvanizado por laminação a frio. No processo, os blanks das folhas são ondulados: com formatos quadrados, trapezoidais e outros. O material eventualmente se torna mais forte.
As coberturas onduladas devem ser protegidas de:
- umidade;
- glacê;
- temperaturas elevadas.
O gelo se forma devido ao ar aquecido no telhado. As camadas inferiores derretem, mas endurecem rapidamente se estiver frio lá fora. Para chapas corrugadas, o gelo do lado de fora não é um problema, mas o gelo irá gradualmente encher as calhas.
A cobertura também se forma no interior - de condensado. O ar quente escapa pela torta, entra no fluxo frio da abertura de ventilação do telhado e se transforma em umidade. No verão, a chapa ondulada protege bem da chuva, mas superaquece se houver pouca ventilação por baixo dela.
Troca de ar adequada em coberturas corrugadas
Ventilar o telhado é fácil. O ar entra pelas saliências do beiral e sobe até o topo - a crista (crista). Ele sai por rachaduras próximas à crista ou por removedores especiais.
O entreferro é feito por torneamento: separa a chapa ondulada e a impermeabilização (impermeabilização). O revestimento deixa vãos entre a impermeabilização e as ripas transversais - devido às ripas orientadas verticalmente - contra-ripas.
Essas lacunas tornam-se canais para ventilação natural. Também existe um vão entre o isolamento e a impermeabilização, mas nem sempre.Na cumeeira, a proteção contra umidade é fornecida apenas por meio de compactação, não sendo feita impermeabilização.
Às vezes o revestimento é contínuo, e não desbastado, ou seja, sem ripas cruzadas. Em seguida, pegam placas de compensado resistente à umidade com cerca de 1 cm de espessura e colocam-nas nas vigas, mas com a adição de tiras transversais entre elas. Estas ripas são selecionadas até 10 cm de altura se colocadas na borda. Isso fornece proteção adicional contra umidade.
Se falamos apenas das camadas isolantes, lembre-se que a impermeabilização é a de cima, abaixo dela está o isolamento térmico e o isolamento, e abaixo dela está a barreira de vapor.
Diagrama completo de uma torta de telhado padrão feita de chapas onduladas:
- Na parte inferior há uma bainha contínua.
- Acima está a base do telhado - as vigas. Entre suas vigas colocar seções de isolamento. Abaixo deles há uma fina camada de barreira de vapor. Instale uma barreira de vapor antes de colocar o isolamento térmico e antes de conectar o revestimento às vigas.
- Ainda mais alta é a primeira camada de ar ou impermeabilização imediata.
- Em seguida vem o revestimento e a abertura de ventilação principal.
- A chapa ondulada está localizada acima deste entreferro.
Colocar lâminas impermeabilizantes perpendiculares à encosta. Faça várias tiras adjacentes com sobreposição de 10-15 cm e cubra com fita adesiva.
Mova-se das saliências para o cume. Colocar lâminas impermeabilizantes com pequenas ondas suspensas entre as tábuas. Deixe 1-2 cm verticalmente para cada um.
Às vezes, a impermeabilização é organizada em duas camadas: sob uma fileira de contra-ripas e acima dela, ou no topo de todo o revestimento. A ventilação não piorará e a umidade representará menos ameaça ao telhado e ao sótão. A impermeabilização é então colocada no isolamento.
Coberturas e seções de telhado acima de terraços/varandas não requerem troca de ar organizada. Para um telhado com inclinação muito acentuada, basta ventilação mínima, mas para grandes áreas feitas de chapas corrugadas são necessárias saídas de ventilação - arejadores.
Quando as folhas perfiladas são colocadas, resta espaço livre no lugar da cumeeira. É assim que a ventilação natural é estabelecida. Esse método também reduz a temperatura, pois em dias quentes o metal aquece rapidamente.
A chapa ondulada possui ranhuras que, em combinação com cumeeiras ventiladas, tornam mais eficiente a troca de ar na parte superior da cobertura. As ranhuras deixam espaços entre a chapa e a cumeeira e também na parte inferior das saliências. Os buracos ao nível das ondas devem ser selados e os que estão abaixo devem ser cobertos com uma rede para que entre menos neve. Será pior se as lacunas estiverem preenchidas com folhas e sujeira: a troca de ar pode então parar.
Anteriormente, os furos eram reduzidos com selantes, em cerca de 2/3 da altura. Tive que ir de um lugar para outro e esperar a próxima camada polimerizar. Agora as lacunas das ondas do material são fechadas com selos de relevo para chapas onduladas. Eles são feitos de materiais de espuma.
Não se preocupe com a ventilação - graças à estrutura das vedações, mesmo a parte fechada permite a passagem de um pouco de ar. Além dos uniformes, a fita universal é indicada para vedação. Você pode protegê-lo nos lugares certos.
Nas moradias com sótão, a ventilação da cobertura é efectuada em função da segurança da estrutura, da troca de ar da divisão e das suas condições de temperatura. No nível do sótão, o próprio ar se move ativamente; o ar frio desloca o ar quente acima.
A ventilação também foi projetada para proteger contra umidade. A condensação não entrará na parte inferior do telhado se houver membranas impermeabilizantes e de barreira de vapor em seu caminho. Muitas ranhuras de ventilação são adicionadas ao design para permitir a evaporação dos líquidos.
Instalação de arejadores de telhado
Os arejadores também são chamados de fungos. Eles são usados para melhorar a troca de ar e remover umidade/vapor. Os dispositivos são conectados diretamente às aberturas de ventilação ou através do telhado. Os aeradores podem ser sólidos ou pontuais.
Dispositivos do tipo contínuo melhoram a ventilação em toda a estrutura do telhado. Possuem filtros de esponja e cobrem toda a extensão da crista. Os dispositivos são frequentemente chamados de dispositivos de crista, assim como a variedade pontual. Devido às suas características estruturais, os arejadores sólidos não podem ser combinados com chapas onduladas.
Os arejadores pontuais são instalados em partes individuais dos telhados: inclinados e cumeeiros.
Dispositivos de inclinação pontual são instalados:
- em áreas do telhado que ficam muito quentes - em tantas quantidades quanto possível, se todo o telhado for assim;
- nas encostas de uma grande área;
- em áreas de telhados com padrões e curvas complexas.
Idealmente, os arejadores inclinados são instalados nos locais mais altos do telhado, logo abaixo da cumeeira. Se houver um vale no telhado, os dispositivos serão montados não abaixo das linhas imaginárias entre os topos desses funis.
Coloque pelo menos um arejador pontual por 60-100 m² de telhado. Monte as duas unidades relativamente próximas em partes do telhado onde é esperada mais umidade. Como guia, use a rosa dos ventos para a área. As encostas receberão mais chuva do lado onde o vento sopra com mais frequência.
Se possível, instale arejadores ao mesmo tempo que o telhado. Ao instalá-los, selecione as linhas de junção entre o isolamento térmico: as esteiras isolantes absorvem parcialmente os líquidos. Se a camada de barreira de vapor estiver danificada, a umidade entra no isolamento vindo da casa. Prenda com buchas ou âncoras. O espaço ventilado sob a cumeeira deve ser protegido de vazamentos, e para isso será necessária fita de vedação ou selante.
Encontre elementos adequados para o seu arejador. Comece com a área de instalação sob a onda da chapa ondulada. Não o substitua pelo Master Flash, pois será difícil dobrá-lo ao terreno. Insira a cápsula na base de montagem e coloque o adaptador nela. Em seguida, coloque o tubo corrugado, mas não use o de alumínio.
Se você tiver que desviar de obstáculos no sótão, o canal precisará ser dobrado. O alumínio não é bom para isso. Esta parte ficará sob o telhado. Equipe o externo com um defletor.
Os aeradores de ponta de crista têm formato achatado e são montados na própria crista ou logo abaixo.Em geral, as encostas trazem mais benefícios e, em alguns casos, são insubstituíveis. Um arejador de cumeeira não suporta a troca de ar em uma encosta com altura alongada.
A situação será a mesma se todo o telhado consistir em muitas curvas e transições. O ar fica estagnado nessas formas por muito tempo. Aeradores para telhados estruturalmente complexos são planejados simultaneamente com o telhado. Então você precisará monitorar se o local de instalação está em colapso.
Ventilação entre impermeabilização e isolamento
Faça um vão de ventilação entre o isolamento e a impermeabilização. É assim que o respiradouro se expande nos beirais da encosta - ao nível da parte inferior do revestimento, se observarmos a espessura da torta. Faça um espaço desde a ventilação até a borda superior da impermeabilização.
Depois de retirar a impermeabilização do isolamento, ele também protegerá dos líquidos de cima, e a umidade do isolamento térmico começará a sair mais rápido. A película impermeabilizante também deve absorver a umidade, mas uma camada de ar faz o trabalho melhor. O ar da lacuna escapará através ventilação de cumeeira.
O espaço entre o isolamento e a película/membrana impermeabilizante é separado por linhas de pesca esticadas. A proteção hidráulica é elevada em pelo menos 5 cm e as linhas de pesca são fixadas na madeira por meio de um grampeador de construção.
Deve ser feita uma lacuna se um filme atuar como barreira impermeabilizante. No caso da membrana, tudo é quase igual: a maioria dos produtos não é adequada para instalação direta no isolamento. Você pode criar um vão, mesmo que não seja necessário, mas lembre-se que a ventilação entre a chapa ondulada e a membrana é mais importante.
Outras nuances no arranjo da ventilação
A troca de ar depende em grande parte do desenho das bordas superior e inferior do telhado. Estamos falando de uma crista bem no topo e de uma abertura na borda da encosta. Para um telhado ondulado, é importante uma forte ventilação natural no canal, onde o ar externo sobe, interage com o ar interno e sai.
Organize a ventilação abaixo:
- Pegue a fita de malha de ventilação e cubra a ventilação. Prenda com parafusos auto-roscantes. Se desejar, faça furos nos intradorsos para um fluxo de ar mais ativo. A malha é uma medida necessária para proteção contra objetos estranhos, pássaros e insetos.
- Instale o varão da cortina e mantenha um intervalo de pelo menos 3 cm de largura em relação ao respiradouro, não desça a sua extremidade inferior mais de 10 cm do respiradouro. A ventilação em si pode estar oculta.
- Corte tubos de polipropileno em toda a largura do intervalo livre. Prenda a tira da cornija com parafusos auto-roscantes grandes.
Então coloque calha - em suportes especiais e abaixo do nível da faixa da cornija.
O principal elemento de exaustão do ar é a cumeeira no topo do telhado. A forma da crista pode ser muito diferente, muitas vezes tem ramos, mas o ramo principal cai no meio metro superior.
Uma vedação ou fita de ventilação mais respirável é fixada no espaço entre os topos das encostas.
As barras são fixadas no topo das telhas e, em seguida, a cumeeira é instalada no topo. As tábuas são retiradas com 5 cm de espessura e colocadas duas lado a lado, em incrementos de 40 cm ou mais. Forme triângulos para cima. Em ambas as encostas, tábuas compridas e largas são pregadas perpendicularmente às barras.
Eles se tornarão a base para a cumeeira.Este último é feito com nervuras de reforço, mas relativamente flexível no centro. Os reforços evitarão que as bordas da cumeeira se movam e se deformem.
Em ambos os lados da cumeeira são deixadas aberturas entre as barras, que são protegidas por uma malha de ventilação. Para evitar que a madeira seja perceptível, são aparafusadas nela tiras de metal cortadas para combinar com a cor da malha.
As extremidades abertas da crista são fechadas com tampões. Os planos são adequados para patins retos, e os inclinados nos quadris são cobertos por patins cônicos.
Os telhados dos galpões com chapas onduladas são equipados para que o ar se mova sem obstáculos e passe. As saliências também são equipadas com intradorsos ventilados.
Se não vai aquecer o sótão, pode instalar lá janelas do sótão para ventilação. Neste caso, o excesso de umidade não aparecerá no telhado. Em um sótão aquecido, você pode manter uma leve corrente de ar nas janelas ligeiramente abertas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Nuances de ventilação do telhado e montagem experimental da torta:
Vedação do cume para proteção contra neve e frio:
Estado do sótão frio seis anos após a instalação das telhas onduladas, sendo possível instalar impermeabilizantes sem contra-ripas:
Você aprendeu o que é um sistema de troca de ar sob um telhado de chapa ondulada. Agora considere o clima na sua área, a carga esperada no telhado e o tipo de telhado que você planeja usar. Adicione arejadores para melhorar a remoção de umidade. Faça o entreferro o mais amplo possível.
Cuide da passagem dos arejadores e da ventilação geral pela cobertura, e somente depois planeje a cobertura em chapa ondulada. Não se esqueça da troca de ar no cume. Controle a construção do seu telhado para que tudo saia perfeito na primeira vez.
Escreva comentários e tire dúvidas sobre a ventilação do telhado feita com chapas perfiladas. Compartilhe sua experiência com outros leitores se você teve que fazer ventilação no telhado de sua casa. O formulário de contato está localizado abaixo do artigo.