Como fazer prateleiras de gesso cartonado com as próprias mãos: opções, instruções passo a passo

As prateleiras são aquela parte do móvel que não só organiza o espaço de arrumação, mas também é um acessório de interior. Portanto, a variedade de suas formas e tamanhos é enorme.

Na maioria das vezes eles são feitos de madeira e materiais metálicos. Hoje, os fabricantes oferecem modelos de plástico, e você mesmo pode fazer prateleiras de gesso cartonado. A última opção está se tornando cada vez mais popular devido ao seu baixo custo e à capacidade de alterar rapidamente o interior de uma sala.

Parede de prateleiras

Prós e contras do drywall

O surgimento do drywall no mercado da construção levou ao início de uma nova era no negócio da construção. Surgiu um material barato que não era inferior aos materiais de construção idênticos em muitas características técnicas e operacionais.

Os construtores usaram com prazer, as vendas cresceram. A razão para isso não é apenas o preço baixo. Existem outros fatores que influenciaram a popularidade do drywall:

  • baixa gravidade específica, o que facilita estruturas em gesso cartonado;
  • facilidade de processamento - qualquer configuração pode ser cortada da placa de gesso, pode até ser enrolada se você conhecer a tecnologia de conversão;
  • tem uma superfície lisa e sem alterações, pelo que é um excelente material de nivelamento que se utiliza a seco, daí a sua enorme competitividade face às soluções de gesso e massa;
  • o drywall pode ser acabado com qualquer método e material, conferindo-lhe uma aparência incomum ou padrão;
  • a estrutura de gesso cartonado não se deforma com o tempo;
  • Não é necessário para a fabricação e construção de quaisquer estruturas, estantes, por exemplo, utilizar chapas inteiras, peças servem.

Drywall também tem desvantagens:

  • o material é relativamente frágil;
  • medo de cargas de choque, sob a influência das quais quebra;
  • dobra sob cargas pesadas;
  • a instalação requer moldura, o que aumenta o custo da estrutura.

Há mais uma desvantagem, que hoje não vale mais a pena atribuir a deficiências - a baixa resistência à umidade. O drywall padrão é destruído pela alta umidade.

Por isso, os fabricantes produzem placas de gesso resistentes à umidade, cujo papelão é de cor esverdeada. Tolera facilmente alta umidade, razão pela qual hoje em dia as prateleiras feitas com ele são frequentemente encontradas em ambientes úmidos. Mas até ele tem medo da água, em contato com a qual incha e perde a aparência original.

Opções de implementação de prateleira

Existe uma pequena classificação de estantes, inclusive de gesso cartonado, que auxilia na escolha. Porque qualquer acessório interior deve primeiro caber nele. Assim, utilizando estantes de uma das categorias, você poderá resolver as tarefas atribuídas para a decoração de um ambiente.

O primeiro tipo é por tipo. Existem 2 posições aqui - prateleiras abertas e fechadas. Os primeiros destinam-se principalmente à exposição de algumas peças e acessórios de grife. Por exemplo, exibindo lembranças, fotografias, copas esportivas e outras coisas. Prateleiras fechadas são mais funcionais. O trabalho deles é espaço de armazenamento. É por isso que eles são aumentados em tamanho. Especialmente em profundidade.

A próxima divisão é por tipo de posicionamento. Existem também 2 posições aqui:

  • prateleiras centrais, também são retilíneas;
  • canto.

Os primeiros, como elemento único, raramente são utilizados. Normalmente são várias prateleiras conectadas em uma estrutura comum e formando um grande espaço de armazenamento. Muitas vezes esta estrutura, por exemplo, em forma de estante. Essas prateleiras são instaladas em salas ou escritórios.

Mas ninguém proíbe construir estantes independentes em gesso cartonado, ou seja, há espaço entre elas. Esta opção é adequada para espaços pequenos.

Os designs de canto são populares hoje em dia. Afinal, com a ajuda deles você pode utilizar áreas praticamente não funcionais. Isto é especialmente verdadeiro em apartamentos pequenos. Eles não servirão apenas como locais de armazenamento, mas também se tornarão uma decoração incomum para o ambiente. Prateleiras de canto geralmente são usadas para livros.

O terceiro tipo de divisão é em decorativo e funcional. As primeiras são estruturas leves não destinadas a cargas pesadas. Estes últimos, pelo contrário, estão prontos para suportar cargas até pesadas. Por exemplo, sob livros colocados em várias linhas.

Você pode incluir na classificação o grau de decoratividade das prateleiras de gesso cartonado. Eles podem ser decorados de diferentes maneiras. Porém, mais frequentemente, os modelos são simplesmente pintados. Mas a decoratividade é alcançada de outra forma - com a ajuda da iluminação. Se antes usavam diferentes tipos de lâmpadas para isso, hoje são utilizadas tiras de LED.

Prateleiras iluminadas

Onde você pode colocar prateleiras de gesso cartonado?

Como as estantes de gesso cartonado são estruturas universais, não há restrições quanto ao local de instalação. Portanto, podem ser instalados em qualquer ambiente:

  1. No berçário. As prateleiras aqui podem desempenhar 2 funções ao mesmo tempo - espaço de armazenamento e elemento divisório com o qual você pode realizar o zoneamento.Se o espaço for grande, eles podem separar a área de dormir da área de lazer. Se houver 2 crianças partilhando o mesmo quarto, podem ser utilizadas prateleiras divisórias para separar o espaço de uma criança do outro.
  2. As prateleiras da sala são montadas nas paredes. Idealmente - ao longo da sala. Eles geralmente abrigam eletrodomésticos.
  3. Na cozinha, as prateleiras de gesso cartonado também estão frequentemente presentes. Você pode colocar pratos sobre eles, então um design reforçado é usado aqui. Modelos de tipo aberto são frequentemente instalados.
  4. Prateleiras também seriam adequadas no quarto. Mas aqui temos que levar em conta o uso específico da sala. Grandes estruturas não são adequadas aqui. Melhor do que tamanhos pequenos, tipo aberto e retroiluminado.
  5. No corredor, é preferível montar mezaninos em gesso cartonado, que também são considerados um dos tipos de estantes fechadas. Mas existem várias opções que serão convenientes nesta sala específica. Por exemplo, várias prateleiras localizadas em toda a altura da parede.
  6. No banheiro. Sempre há falta de espaço de armazenamento aqui. Mas a pequena área permite a instalação apenas de estruturas articuladas. É melhor que sejam angulares.

Chamamos sua atenção para o artigo - Cozinha DIY de gesso cartonado.

Instruções passo a passo

Antes de fazer prateleiras em gesso cartonado, é necessário realizar uma série de medidas preliminares:

  1. Determine o local de instalação.
  2. Crie um projeto.
  3. Prepare o local de instalação.
  4. Prepare os materiais e ferramentas necessários.

E então é montada a moldura, que é revestida com placas de gesso cartonado.

Criando um Projeto

A maneira mais fácil é à moda antiga. Em uma folha de papel em branco, faça um esboço da prateleira, indicando as dimensões exatas. Estes últimos são determinados tendo em conta o local de instalação.Por exemplo, se este for o canto de uma sala, você precisará determinar exatamente quanto espaço a estrutura ocupará. Será equilátero ou um lado será maior que o outro?

É determinada a distância entre as prateleiras, seja essa distância igual ou não. Antes de começar a criar um projeto, você precisa resolver muitos problemas.

A segunda maneira é baixar um programa especial para o seu computador. E já desenvolvemos projetos sobre ele. A maioria desses programas é paga, mas também existem aplicativos gratuitos que você pode usar diretamente na Internet.

Recomenda-se levar em consideração todos os detalhes durante o desenvolvimento. Mostre mais do que apenas tamanho e forma. Por exemplo, um parâmetro como a espessura do drywall usado ou o local de instalação da luz de fundo será importante.

Preparação de ferramentas e materiais

As ferramentas serão as mesmas da construção de qualquer estrutura de gesso cartonado:

  • furadeira ou furadeira;
  • Chave de fenda;
  • tesouras para cortar metal;
  • faca de construção;
  • nível de construção;
  • fita métrica e lápis;
  • grampo;
  • pincel ou rolo;
  • lixa.

Dos materiais:

  • gesso cartonado, cuja espessura é selecionada tendo em conta as cargas que atuam na prateleira, mas não inferior a 12,5 mm;
  • perfis metálicos;
  • parafusos auto-roscantes com buchas para fixação da moldura;
  • parafusos auto-roscantes para conectar perfis metálicos entre si;
  • parafusos auto-roscantes para fixação de drywall à estrutura do quadro;
  • massa;
  • cartilha.

Preparando a superfície

Qualquer estrutura que for pendurada na parede repetirá todas as suas irregularidades. Você precisa se livrar deles antes de instalar as prateleiras. Existe apenas uma tecnologia que é melhor de usar. Use gesso se a superfície da parede apresentar grandes diferenças. E massa se o desnível for pequeno.Como isso é feito:

  • é realizada uma inspeção para detectar defeitos e falhas - são rachaduras, lascas e ranhuras;
  • são selados com composto de reparo ou mistura de gesso;
  • uma seção da parede é preparada;
  • o nivelamento é feito com gesso ou massa;
  • se o processo de nivelamento for realizado em várias camadas, cada uma deverá ser preparada.

A próxima camada deve ser aplicada após a secagem completa da anterior.

Como a parede será coberta por prateleiras, não há necessidade de deixar sua superfície com a máxima lisura. Não há necessidade de usar lixa nesta fase.

Montagem da estrutura

As prateleiras de gesso cartonado "faça você mesmo" não são feitas como uma peça de mobiliário separada. Eles não são montados separadamente da parede. Todo o processo é realizado na superfície da parede. Portanto, a primeira coisa a fazer é transferir as dimensões da futura estrutura para a superfície da parede, estritamente de acordo com o projeto criado.

Como o local de instalação já foi determinado, resta traçar nele linhas ao longo das quais serão montados os perfis metálicos das prateleiras. Para definir o nível horizontal, você precisa usar um nível de construção:

  1. Uma linha horizontal é desenhada na parede, definindo a borda superior das futuras prateleiras. Nele é colocado um segmento que determina a largura da estrutura.
  2. As linhas que definem a altura das prateleiras são traçadas verticalmente a partir das bordas do segmento. Aqui você pode usar um canto de construção ou um fio de prumo. Mas com a ajuda de níveis de construção modernos, linhas verticais também podem ser desenhadas.
  3. A última linha é a borda inferior da estrutura.
  4. Um retângulo é desenhado na parede. Nele são montados perfis metálicos na parede, que são pré-cortados nas dimensões exigidas.
  5. A sua instalação é efectuada da seguinte forma: fixaram um troço do perfil à parede exactamente ao longo da linha, fizeram um furo para a cavilha nele e na parede ao mesmo tempo com um martelo perfurador, inseriram este aí e aparafusaram o perfil à parede com um parafuso auto-roscante.
  6. Exatamente o mesmo com todos os outros segmentos.
  7. Agora, 4 seções do mesmo perfil são instaladas perpendicularmente à parede nos cantos de um retângulo de perfis de aço. Fixação - com bugs.
  8. Nas extremidades dos perfis salientes é feito exatamente o mesmo retângulo que está fixado na superfície da parede.
  9. Se a estrutura precisar ser reforçada ou for grande, será necessário instalar elementos adicionais entre os perfis salientes. Se a profundidade da estrutura for grande, será necessário instalar travessas adicionais. Quanto maior a prateleira, maiores serão as cargas aplicadas sobre ela, mais elementos serão necessários para sua fabricação.

E alguns pontos que não devem ser esquecidos. Eles permitem formar corretamente uma estrutura de prateleira, levando em consideração a forma e o tamanho:

  1. Os perfis guia são montados na parede. Os restantes elementos são feitos de perfis de parede ou de rack.
  2. As guias permitem criar qualquer configuração na parede. Basta recortá-lo corretamente, principalmente em todo o comprimento, levando em consideração a curvatura da estrutura. Isso é feito cortando entalhes. E quanto mais deste último, maior será a curvatura do quadro. Os perfis são cortados com tesouras de metal.
  3. Marcações precisas na parede garantem uma montagem precisa da moldura. Mas sempre há a oportunidade de mudar alguma coisa nesta fase.

Montando uma prateleira na parede, sua complexidade depende muito das dimensões da estrutura.Por exemplo, se ocupar toda a parede, será necessário construir uma moldura, cujos elementos sejam fixados não só na parede, mas também no chão e no teto. Na verdade, este já é um armário completo. Embora se esta for uma estrutura aberta, então são apenas prateleiras.

Se a estrutura for montada de parede a parede, a fixação dos perfis é feita principalmente nessas paredes opostas. Se uma prateleira de canto for erguida em toda a altura da sala, a moldura também será fixada nas paredes, no teto e no chão.

Por exemplo, a foto abaixo mostra uma moldura de canto composta por um grande número de elementos. Existem 3 perfis verticais que são fixados em paredes adjacentes, 2 racks verticais no teto e no chão ao mesmo tempo. E também para aqueles que ficam presos às paredes. E são conectados por jumpers, que formam a resistência e a rigidez de toda a estrutura.

E as prateleiras já estão sendo montadas entre eles. Neste caso, a parte superior é preparada como elemento decorativo, onde será montada a iluminação. Ele está localizado bem abaixo do teto, por isso tem pouca funcionalidade.

Montagem da estrutura

Às vezes, as prateleiras de gesso cartonado são um modelo embutido para o qual é alocado um nicho na casa. Acredita-se que esta seja uma opção mais racional que aumenta a funcionalidade do ambiente. Neste caso, perfis para drywall são instalados nas bordas deste nicho. E as prateleiras já estão fixadas na moldura, bem como nas paredes traseira e lateral. As economias são óbvias.

Se as prateleiras de gesso cartonado forem planejadas para serem muito carregadas, por exemplo, estão sendo construídas para uma TV, então os perfis da moldura devem ser fixados frequentemente com parafusos auto-roscantes. Quanto mais, melhor, mas sem zelo desnecessário. Aqui a distância entre os fixadores deve estar dentro de 20 cm.

Revestimento

Não é difícil calcular quanto material será necessário.É por isso que um projeto é criado. Mas uma pequena margem de 5 a 10% é bem-vinda. Isso ocorre apenas no caso de algumas alterações serem feitas repentinamente durante o processo de construção. E durante o processo de poda vão aparecendo resíduos. E isso deve ser levado em conta.

A primeira coisa é aplicar marcações nas placas de gesso cartonado. Você pode transferir as dimensões das prateleiras retiradas do projeto e medir a moldura. A segunda opção é melhor porque são parâmetros reais mais precisos, levando em consideração erros de instalação.

De acordo com as marcações aplicadas, as partes do revestimento são cortadas. Cortar drywall é fácil, aqui estão as instruções:

  • De acordo com as marcações, o papelão e parte da camada de gesso são cortados com faca;
  • Um bloco de madeira é colocado sob a folha no local do corte, mas pode-se colocar o drywall sobre a mesa para que a parte a ser cortada fique pendurada;
  • você precisa pressionar esta parte, ela quebrará ao longo da linha de corte;
  • corte a camada inferior do papelão.

Todas as partes do revestimento podem ser cortadas. Você pode usar alguns deles e após a instalação o restante.

Agora o próprio invólucro. Essencialmente, trata-se de uma simples aplicação de pedaços cortados de drywall na moldura com o local exato de sua instalação e fixação em perfis metálicos com parafusos auto-roscantes. Algumas recomendações:

  • a distância entre os parafusos é de 10 a 12 cm;
  • a distância da borda do drywall até o local onde o fixador é aparafusado é de 1,5-2 cm;
  • a cabeça do fixador deve ser embutida no drywall até uma profundidade de 0,5 cm;
  • as partes adjacentes do drywall devem ser unidas no meio de um perfil;
  • se for usada uma grande folha de gesso cartonado para o revestimento, vários perfis de moldura devem ser colocados sob ela para evitar flacidez ou recuo;
  • se estiver sendo construída uma prateleira com iluminação, a fiação deve ser feita antes do invólucro;
  • Ao mesmo tempo, são feitos furos na placa de gesso nos locais certos para fiação e lâmpadas.

Montagem da estrutura

Acabamento

A moldura é revestida com gesso cartonado, faltando realizar algumas operações de construção:

  • selar as juntas entre as placas de gesso cartonado colocadas na moldura;
  • nivelar as superfícies da estrutura de gesso cartonado com massa;
  • terminar toda a estrutura;
  • instale lâmpadas.

O primeiro é simples. Aqui é necessário preencher as juntas entre as partes do drywall com massa, aplicar fita falciforme por cima e mais uma vez cobrir tudo com solução de massa. Após a secagem completa, todas as superfícies da prateleira são preparadas. Após a secagem, o nivelamento é realizado ao máximo. Acontece que ao fixar o drywall na moldura, o gesso plano fica distorcido nos locais de instalação dos fixadores. Esta curvatura deve ser removida.

Agora sobre o acabamento. Qualquer estrutura da sala deve estar em harmonia com os demais itens e acessórios. Isso é chamado de design. Portanto, a cor da prateleira é escolhida levando em consideração as tonalidades dos demais elementos. Eles podem estar na mesma paleta de cores ou podem ser muito diferentes.

A única coisa que se pode dizer com certeza sobre o acabamento é o material de acabamento. Deve ser pintado e de preferência à base de água. É fácil de usar, barato e com uma grande seleção em termos de paleta de cores. Neste caso, a emulsão aquosa deve ser aplicada em várias camadas, sem esperar a secagem da camada anterior antes de aplicar a seguinte. Essa tecnologia é chamada de pintura úmida.

Ferramentas – pincel e rolo de pintura. A tinta deve ser aplicada de forma que as camadas fiquem em planos transversais. Um junto, outro transversalmente.

Pintar drywall requer uma superfície lisa.Não deveria haver a menor falha nisso. Portanto, antes da pintura, os planos de gesso cartonado da estrutura são tratados com lixa, e sempre com lixa de grão fino. Ele removerá as menores partículas de massa não dissolvida e marcas da espátula. Recomenda-se também cobrir as superfícies do drywall com outra camada de primer após o lixamento.

Existem outras opções de acabamento. Por exemplo, revestimento com gesso decorativo. Desenhando, você pode até usar estênceis para isso. Todos os tipos de adesivos - este método seria especialmente apropriado em quartos infantis. Mas a pintura é usada com mais frequência.

As instruções passo a passo para a montagem de prateleiras de gesso cartonado não são tão simples. É mais fácil montar uma divisória do que uma prateleira.

Muitos pequenos detalhes e vários elementos. É claro que as prateleiras comuns comuns na forma de estruturas retangulares não são levadas em consideração. Mas mesmo com eles você pode criar algo original e funcional na parede.

Se algum dos leitores tem experiência na construção de estantes de gesso cartonado com as próprias mãos, escreva nos comentários sobre sua experiência. Talvez alguém compartilhe algumas dicas úteis. Salve o artigo nos seus favoritos para não perder nossas recomendações úteis.

Comentários dos visitantes
  1. Pedro Maslov

    Comecei a montar várias estruturas de gesso cartonado com minhas próprias mãos há cerca de 10 anos. E a primeira coisa que fiz foi apenas uma prateleira. Não sou um artesão profissional, esse é meu hobby. Portanto, não pretendo ser um grande especialista. Então, sobre minha primeira estante, que durou 2 anos - não mais. O problema é que fiz tudo a olho nu. Nenhum projeto, nenhuma visão do resultado final. Isso não pode ser feito, porque, em primeiro lugar, você acabará com um consumo excessivo de materiais.Em segundo lugar, muito terá que ser aparado ou aumentado o tempo todo. Ou seja, você gastará muito tempo, esforço e nervosismo. Portanto, meu conselho é esboçar pelo menos um esboço no papel e decidir as dimensões da estrutura.

  2. Na verdade, uma prateleira de gesso cartonado tem um design simples. Tudo depende da pretensão. Quanto mais elevado for este critério, mais difícil será, maiores serão os custos de tempo e financeiros. Principalmente se a conversa for sobre fazer todo o trabalho sozinho. Se você tem pouca ou nenhuma experiência, é melhor começar com designs simples. Se você já entendeu isso, passe para estruturas mais complexas. Não há necessidade de ir direto para a selva, você acabará em apuros.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica