Como instalar vaso sanitário sobre ladrilho: uma revisão dos melhores métodos e nuances técnicas

A variedade de materiais de construção de acabamento existentes no mercado abre amplos horizontes para os proprietários.Este fator tem sido a razão da crescente popularidade dos revestimentos cerâmicos. As cerâmicas de paredes e pisos são utilizadas no acabamento de sanitários e banheiros.

O resultado desse acabamento impressiona, mas neste caso, cada proprietário inevitavelmente terá que decidir como instalar o vaso sanitário no ladrilho e fixar o aparelho sem danificar o interior criado.

O que há de especial em instalar um banheiro sobre azulejos?

O procedimento de instalação do encanamento em si não difere das opções padrão. A única dificuldade é que instalar qualquer vaso sanitário sobre um ladrilho cria automaticamente um problema de fixação.

Um ponto natural é que não é nada fácil fixar “firmemente” um eletrodoméstico pesando mais de dez quilos em uma superfície lisa e escorregadia.

Banheiro em azulejos
Um vaso sanitário devidamente instalado sobre piso de cerâmica completa o interior do banheiro. Uma abordagem magistral ao processo de instalação, tendo em conta tudo - até os mais pequenos detalhes - permite-nos fazer o trabalho com elevada qualidade. E não é necessário ter experiência profissional, você mesmo pode fazer

Mas junto com as tecnologias de produção de revestimentos cerâmicos, as tecnologias de fabricação de fixadores também estão melhorando.Portanto, a tarefa aparentemente difícil de instalar um vaso sanitário sobre ladrilhos pode ser resolvida em qualquer caso. O principal é familiarizar-se com a técnica de instalação e aplicá-la corretamente na prática.

Existem vários métodos para instalar acessórios de encanamento em um piso de cerâmica com posterior fixação confiável:

  • por meio de amarração com parafusos de montagem;
  • usando pastas adesivas especializadas;
  • pela cimentação tradicional da base.

Independentemente da forma de instalação do vaso sanitário sobre piso de cerâmica, a regra principal permanece sempre relevante - cautela e precisão no trabalho. As telhas cerâmicas não toleram rugosidade. Qualquer movimento descuidado ameaça resultar em problemas.

Método #1: fixação com parafuso

Projeto todos os tipos de banheiros (exceto modelos exclusivos) prevê a produção de furos para fixadores. Esses furos estão localizados na parte inferior do aparelho, logo acima do plano da sola.

Fixação do vaso sanitário aos azulejos com parafusos
Quase todos os banheiros possuem orifícios de montagem especiais no corpo. A maioria dos produtos contém um furo de cada lado

Mas há também uma proporção considerável de vasos sanitários, cujo design foi projetado para fixação com quatro parafusos (2 de cada lado). Normalmente são modelos de grande porte com peso significativo.

Para fixar o vaso sanitário ao piso de cerâmica com parafusos de montagem, siga estes passos:

Marcação e centralização em ladrilhos

Se a tarefa é instalar um vaso sanitário de qualquer uma das configurações marcadas em um ladrilho, a parte principal da solução é preparar furos para buchas (tampões). Mas como fazer furos em revestimentos cerâmicos sem danificar esse frágil material?

Uma furadeira especial para cerâmica e um pouco de experiência com furadeira vão ajudar aqui. Mas primeiro o mestre precisa marcar o local de instalação e marcar os pontos de fixação.

Marcação em ladrilhos
A melhor maneira de marcar com precisão é mover temporariamente os acessórios de encanamento para o local de instalação. Já no local, o dispositivo fica centralizado em todas as direções, levando em consideração todas as conexões

Em seguida, diretamente no ladrilho, desenhe a borda da sola com um marcador ao longo de seu contorno. A seguir, marque os pontos centrais dos furos de montagem. Concluída a marcação, o vaso sanitário é retirado.

Núcleo e telhas de perfuração

O próximo passo é um pequeno núcleo em pontos que indicam os centros dos furos futuros. O núcleo é executado com um punção central bem afiado. A ponta do punção é direcionada para a ponta e vários golpes muito fracos são aplicados na placa de fundo da ferramenta com um martelo leve.

O objetivo é descascar a camada de polimento do ladrilho e obter pequenos furos com raio não superior a 2 mm. Este trabalho deve ser feito com extremo cuidado.

Broca tubular para azulejos
Uma opção de fazer furos para montagem de vaso sanitário em ladrilhos usando a chamada broca tubular. Em essência, esta é uma broca diamantada de pequeno diâmetro, graças à qual os furos de montagem são feitos em poucos minutos. Existem também brocas especiais para trabalhar ladrilhos

Tendo obtido pequenos furos na cerâmica, pegue uma broca e insira uma broca especial para azulejos no mandril. É necessário utilizar uma furadeira com função de controle de velocidade do motor.

A perfuração dos ladrilhos só deve ser feita em baixas velocidades. Durante o processo, recomenda-se regar periodicamente a área de perfuração com um pouco de água. Ao mesmo tempo, não devemos esquecer as regras de segurança elétrica.

A perfuração dos ladrilhos é efectuada até ao limite da betonilha de cimento. Em seguida, a furadeira para azulejos é substituída por uma furadeira para concreto e a furadeira elétrica por uma furadeira de impacto.

O diâmetro da broca não deve exceder o diâmetro da broca para ladrilhos.Com esta ferramenta, são feitos furos no concreto até a profundidade de inserção dos parafusos de fixação e os bujões de encosto (buchas) são pressionados em seu interior.

Vedação e aparafusamento

Na fase final da instalação, execute as seguintes ações:

  1. A base do vaso sanitário é tratada com uma fina camada de selante.
  2. Coloque o vaso sanitário exatamente na marca previamente marcada.
  3. Os parafusos de montagem estão equipados com juntas.
  4. Insira os parafusos nos orifícios de montagem.
  5. Aparafuse até parar, apertando 1-2 voltas.

Não aperte demasiado os parafusos. Isso pode danificar a faiança do encanamento.

Método #2: instalação de cola

O método de colagem de vasos sanitários costuma ser utilizado quando não é possível o uso de fixadores com parafusos. Por exemplo, a configuração do encanamento não permite isso, ou o proprietário simplesmente não quer violar a integridade da cerâmica do piso.

Existem diferentes marcas técnicas de cola e pasta que podem fornecer uma fixação bastante confiável:

  • selante de silicone;
  • unhas líquidas;
  • Pastas da série “Fix All”;
  • resina epóxi.

Como realizar o procedimento? O método de instalação adesiva é muito mais simples em termos de complexidade do que o método de montagem com parafuso. Porém, a sequência do procedimento na verdade repete a técnica com parafusos.

O principal fator aqui é a preparação da base de montagem diretamente nos ladrilhos e na base do vaso sanitário.

Vaso sanitário colado no chão com as próprias mãos
Resultado de um trabalho DIY pouco profissional, quando o vaso sanitário foi instalado com cola epóxi. Sob a camada de cola são visíveis vestígios de processamento grosseiro do assento e limpeza de má qualidade da superfície do ladrilho. É extremamente difícil eliminar tal defeito, então inicialmente é preciso abordar o trabalho levando em consideração todas as nuances

Preparação e tratamento de superfície

A marcação dos limites da instalação é realizada da mesma forma que no diagrama de instalação anterior. As instalações sanitárias são instaladas no local onde se destinam consertar o banheiro no chãoe delineie a área de acasalamento.

É aconselhável tornar áspera a superfície da área do ladrilho onde ficará a base do vaso sanitário. Para fazer isso, você pode usar uma lixa grossa. Certifique-se de desengordurar as superfícies com álcool branco ou substâncias semelhantes.

Preparando ladrilhos
Para obter uma conexão confiável e de alta qualidade, as superfícies de trabalho devem ser niveladas e limpas. É aconselhável lixar os ladrilhos com lixa grossa e tratá-los minuciosamente com desengordurante. As mesmas ações devem ser realizadas em relação à sola do vaso sanitário.

Ao longo da parte externa da borda marcada, cole os ladrilhos com fita adesiva (protegendo os ladrilhos de cola).

Colando um encanamento

Depois que as superfícies de trabalho dos azulejos e do vaso sanitário estiverem prontas, você deve executar as seguintes etapas:

  1. Aplique cola em uma camada uniforme e uniforme na base do aparelho.
  2. Coloque cuidadosamente o banheiro em seu lugar “nativo”.
  3. Usando uma pequena força periódica (10-15 segundos), pressione os acessórios de encanamento no chão.
  4. Remova o material adesivo residual ao longo das bordas da sola.

O encanamento instalado deve permanecer em pé por pelo menos um dia sem que qualquer ação seja aplicada a ele. Este tempo é suficiente para que o adesivo se torne um acessório sólido e confiável.

Então, tudo o que resta é remover a fita adesiva protetora e após 3-5 dias você pode começar a operar totalmente o encanamento.

Instalando um banheiro em piso frio
Resultado positivo da colagem de um vaso sanitário em piso de cerâmica. Neste caso, foi utilizado selante de silicone como componente adesivo. Existem pequenas lacunas em alguns locais onde cabem, mas podem ser facilmente escondidas se você “andar” ao longo do contorno com uma pistola e cobri-las cuidadosamente com o mesmo selante que combina com a cor do vaso sanitário

O uso de tecnologia com adesivos não é recomendado caso seja possível utilizar a opção padrão fixando o banheiro no chão – instalação aparafusada. Com todas as vantagens dos adesivos, é extremamente difícil escolher a composição ideal para superfícies brilhantes.

Mas se este método já tiver sido escolhido, vale a pena prestar especial atenção à preparação das superfícies a serem coladas. Além disso, é recomendado selecionar o adesivo ideal por meio de colagem experimental de materiais de teste.

Método #3: clipe de cimento

Você também pode instalar um encanamento em um banheiro em ladrilhos usando argamassa de cimento.Esta técnica é praticada em alguns casos e tem mostrado resultados bastante aceitáveis.

A tecnologia de “plantio” sobre cimento, porém, exige um preparo cuidadoso da superfície de trabalho do ladrilho. Em particular, é necessário fazer entalhes, entalhes e rebarbas (para criar uma superfície ondulada) na área de trabalho (área onde fica a sola do vaso sanitário).

Entalhes em azulejos
A adesão confiável à argamassa de cimento é garantida pela preparação preliminar da superfície do piso de cerâmica no local onde “deitará” a sola do vaso sanitário. Mas fazer cortes nos ladrilhos deve ser feito com cuidado. Com tais ações existe o risco de danificar (rachar) os ladrilhos

Este trabalho é realizado com ferramentas manuais (cinzel, punção) ou elétricas (esmeril, esmeril). A opção de fazer furos rasos nos ladrilhos em toda a área de trabalho não pode ser descartada.

A criação de uma superfície ranhurada onde o vaso sanitário é fixado ao piso de cerâmica garantirá um melhor contato da argamassa de cimento com o ladrilho. Sustentabilidade louças sanitárias montadas em azulejos, assim, é alcançado o nível de fixação com adesivos especiais.

Preparação de uma solução regular

A argamassa de cimento é normalmente preparada a partir de uma mistura de cimento e areia de pedreira na proporção de 1:2. Inicialmente, estando na forma seca, ambos os componentes são bem misturados.

Em seguida, adiciona-se água ao recipiente com a mistura resultante em pequenas porções, com agitação constante. No total, o volume de água despejada não deve ultrapassar um terço da massa de cimento na solução.

É assim que se obtém uma argamassa de cimento para fixar o vaso sanitário ao piso de cerâmica.

Argamassa de cimento para instalação de vaso sanitário
A argamassa de cimento devidamente preparada garantirá uma fixação confiável dos acessórios hidráulicos ao chão. É necessário manter as proporções dos componentes e diluí-los com uma quantidade de água estritamente definida

Etapas finais de instalação:

  1. Umedeça as superfícies de trabalho (pisos e solas dos vasos sanitários) com água.
  2. Cubra a área de trabalho do piso dentro da sola do aparelho com argamassa de cimento (espessura da camada 7-10 mm).
  3. Coloque o vaso sanitário em seu local e pressione-o brevemente contra o chão com um pouco de força.
  4. Use uma espátula para remover o excesso de argamassa ao longo dos limites do plantio.
  5. Mantenha o dispositivo instalado em estado calmo por pelo menos 24 horas.

O uso total do banheiro não deve começar antes de 3-5 dias.

Argamassa de cimento com vidro líquido

A prática de cimentar vasos sanitários em pisos cerâmicos não exclui o uso de argamassas de cimento modernizadas.

Assim, durante uma instalação de encanamento, uma solução contendo vidro líquido junto com cimento e areia foi testada e apresentou bons resultados. Mas várias opções para a obtenção de tais soluções têm mostrado que somente com uma proporção de cimento e vidro líquido de 1:10 é permitida a utilização da solução para instalação de vasos sanitários em ladrilhos.

Vidro líquido para instalação de vaso sanitário em ladrilho
O vidro líquido pode ser usado como componente adicional à argamassa de cimento para instalação de vaso sanitário em ladrilhos. Este aditivo melhora as propriedades de adesão da solução e torna a ligação mais resistente. No entanto, estas propriedades são alcançadas apenas se o vidro líquido for adicionado à solução sem excesso

Enquanto isso, a tecnologia de preparação de argamassa de cimento contendo vidro líquido possui características próprias. Por exemplo, não se pode misturar vidro líquido com argamassa de cimento e areia já preparada.

A mistura é pré-diluída com água e o componente cimento-areia seco é diluído com o líquido já obtido. Ao trabalhar com vidro líquido, devem ser tomadas precauções.

As instruções para instalar e conectar um vaso sanitário com saída oblíqua são fornecidas em próximo artigo, cujo conteúdo recomendamos que você se familiarize.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Aqui você encontra tudo sobre instalação de vasos sanitários, inclusive em piso frio:

É possível instalar encanamentos no banheiro com piso de cerâmica. Este facto é confirmado por vários métodos de instalação, cada um dos quais foi testado na prática e aplicado com sucesso.

Outra questão é que a escolha de uma ou outra tecnologia de instalação em ladrilhos deve ser comparada com os parâmetros de carga que são presumivelmente possíveis durante o funcionamento das instalações hidráulicas.

Gostaria de compartilhar sua própria experiência na instalação e conexão de um banheiro? Você tem informações úteis sobre tecnologia de instalação de encanamento disponíveis para os visitantes do site? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, publique fotografias temáticas.

Comentários dos visitantes
  1. Manjericão

    Teve experiência na instalação de vaso sanitário em azulejos. Obviamente, a fixação com parafusos é o método mais confiável. Julgue por si mesmo: o peso do vaso sanitário + o peso da caixa d'água + o peso de uma pessoa. A carga é severa e distribuída de forma desigual. É duvidoso que a junta adesiva aguente. E certamente plantar em argamassa de cimento não vai ajudar. Não tolera vibração e umidade. E no banheiro ambos serão necessários.

    • Nikita

      O método mais confiável pode ser parafusado, mas os adesivos modernos também não devem ser subestimados. Meu banheiro é protegido com selante de silicone e não há problemas com isso.

  2. Andrei

    Tento fazer sozinho todo o trabalho de encanamento da casa, pelo menos na medida em que tenho as ferramentas e habilidades. Eu mesmo instalei o vaso sanitário, temos piso de cerâmica, resolvi montá-lo com pregos líquidos e, para dar força, fixei-o com 2 parafusos e selei em todo o perímetro para isolamento e resistência adicionais. O banheiro está parado. Então, tudo é possível.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica