Estrutura de banho: como fazer e instalar uma estrutura de suporte

O desejo dos desenvolvedores de novos tipos de instalações hidráulicas de reduzir ao máximo seu peso é plenamente justificado pelo desejo de facilitar a instalação e reduzir a carga na base. Os mercados especializados oferecem uma ampla gama de produtos cuja instalação você mesmo pode realizar facilmente.

Porém, a leveza privou o recipiente de uma qualidade importante - a estabilidade. Uma estrutura de banheira que você pode construir com suas próprias mãos o ajudará a evitar tombamento.

Diremos em quais casos você não pode prescindir de suporte adicional, indicaremos os materiais adequados para a montagem da moldura e daremos dicas na escolha do tipo de estrutura. Instruções passo a passo com acompanhamento de fotos ajudarão você a criar uma moldura confiável para qualquer banheira.

Pré-requisitos para a construção da moldura

Quadros são estruturas que fornecem estabilidade a tipos leves de instalações hidráulicas. Em escala industrial, são produzidos propositadamente para a instalação de banheiras de acrílico, fibra de vidro multicamadas, pedreira e, se necessário, instalados de forma independente para cubas de ligas de aço e ferro fundido.

Estruturalmente, a moldura é um sistema de uma ou duas molduras horizontais e suportes verticais. Os produtos fabricados em fábrica geralmente são claramente projetados para o peso humano médio e a massa de água coletada no recipiente.

No entanto, muitos proprietários de instalações sanitárias leves sentem-se inseguros ao entrar e sair da banheira, especialmente porque o peso real dos usuários muitas vezes está longe da média.

Os recipientes de banho de dimensões tradicionais, de 150 a 170 cm de comprimento, têm capacidade aproximada de 140 a 200 litros.Vamos igualar o peso de um litro a um quilograma, somar o peso do corpo imerso no banho e o resultado será uma carga igual a aproximadamente 250-300 kg.

O peso total, é claro, carrega significativamente a tigela, mas não dá total confiança em sua inabalabilidade, principalmente se a banheira tiver uma configuração sofisticada. As pernas de apoio, sobre as quais está distribuída toda a massa considerável, são questionáveis.

A área plantada é de aproximadamente 10 cm², o que nos faz pensar em reforçar e aumentar a área de apoio.

Moldura para uma tigela incomum
As armações para tigelas de configuração não padronizada desempenham diversas funções simultaneamente: complementam o design das louças sanitárias, garantem estabilidade da tigela e conforto durante os procedimentos.

Além do desejo de garantir a segurança dos procedimentos, garantindo a estabilidade da estrutura, há uma série de outras razões convincentes. Eles constroem se planejarem organizar uma tela de banho, cobrindo comunicações e acessórios. Neste caso, o peso da tigela não importa, a moldura é montada sob a tela e ao redor dos produtos de ferro fundido.

Organize a estrutura se houver necessidade de levantá-la altura do banho para formar uma drenagem normal de água ou para criar um pódio em torno de um luxuoso jacuzzi.

Naturalmente, para resolver problemas diferentes, as estruturas são construídas de acordo com esquemas diferentes, mas o princípio e a tecnologia são os mesmos. Não há diferenças significativas nos materiais utilizados.

Arranjo de moldura para drenagem
Em alguns casos, é necessária a instalação de uma moldura para elevar a banheira em relação ao nível do chão e garantir o escoamento normal da água do encanamento para o esgoto.

Materiais para molduras caseiras

Ao selecionar o material para a construção de uma estrutura planejada, você deve focar em suas próprias habilidades, conhecimentos na área de construção e capacidades.A capacidade de carga da opção escolhida e a resistência ao ambiente húmido tradicional das casas de banho também são importantes.

Na construção de esquadrias caseiras são utilizados:

  • Madeira serrada. Basicamente um bloco de madeira com dimensões de borda de 40 a 60 mm. O corte e a união da madeira em uma estrutura de suporte são feitos rapidamente, a fixação e a formação de nós não causam dificuldades mesmo para um artesão inexperiente.
  • Tubos perfilados. A resistência e capacidade de carga do laminado de seção quadrada ou retangular permite reduzir significativamente as dimensões da estrutura de suporte, é mais elegante e “mais elegante” que a de madeira. No entanto, a fabricação de estruturas metálicas está disponível para um empreiteiro com habilidades em soldagem.
  • Perfil metálico para placa de fibra de gesso. É usado principalmente não para reforçar molduras, mas para criar uma base para uma tela decorativa. Para trabalhar com o perfil são necessárias as ferramentas usuais à disposição de cada proprietário, não sendo necessária experiência nesse tipo de trabalho.

A madeira serrada é a menos adequada de todas as opções propostas para trabalhar em um banheiro, mas a montagem de uma moldura a partir dela pode ser feita sem problemas.

Erros e falhas são mais fáceis de refazer do que falhas em estruturas metálicas, e não prejudicam tanto o seu bolso caso você precise adquirir material adicional para retrabalho.

É importante lembrar inicialmente os caprichos característicos da madeira, antes de iniciar o trabalho trate o bloco com impregnação anti-séptica. Durante a montagem, é aconselhável utilizar ferragens e cantos galvanizados caso não haja experiência na disposição de nós de conexão com entalhes.

Os produtos metálicos perfilados também não são muito resistentes à umidade. Para construir uma moldura, é melhor comprá-la galvanizada ou mandar galvanizá-la após a compra.

Se for instalada uma estrutura metálica sem revestimento com painéis decorativos, é preferível revestir os tubos perfilados com tinta em pó. O resultado parece decente e protege contra a ferrugem.

Vantagens de um dispositivo com estrutura metálica
A moldura em perfil metálico utilizada para fixação de drywall é resistente à umidade e não requer tratamento adicional com composto hidrorrepelente

Um perfil de alumínio ou equivalente feito de fita de aço galvanizado não tem medo de água. Uma moldura feita com este material revestida com gesso cartonado durará décadas.

É verdade que não se deve confiar muito no fato de que ela será capaz de compensar o balanço da banheira de acrílico, embora o impeça diligentemente, mas na medida do possível.

O perfil é simples e fácil de usar, pode ser cortado e conectado sem dificuldade. Ladrilhos cerâmicos, mosaicos e painéis de plástico podem ser perfeitamente colados em drywall fixados em uma estrutura de alumínio ou aço.Se for dada preferência aos produtos de aço, então para instalação no banheiro é necessário adquirir um perfil galvanizado.

Acontece que dois ou três materiais combinados são utilizados na construção da moldura. Por exemplo, a tubulação é feita de uma barra e os racks são feitos de um tubo de metal. Se for necessário elevar a banheira acima do nível do chão, são colocados suportes de tijolos, blocos de espuma de concreto ou madeira grande sob a tigela.

Uso de materiais em combinação
Se vários problemas forem resolvidos durante a construção de uma moldura, vários tipos de materiais de construção serão utilizados. Deve-se lembrar que o contato direto de metal, tijolo, madeira deve ser excluído colocando-se material impermeabilizante entre eles

Dependência da complexidade de uma estrutura em sua forma

É claro que quanto mais complexo for o formato da tigela em planta, mais trabalho um artesão independente terá que realizar.

De acordo com o grau de complexidade, os métodos de arranjo podem ser divididos nas seguintes opções:

  • Retângulo regular. A sua construção não causará dificuldades, principalmente se a moldura for instalada num nicho ou num canto formado por duas paredes adjacentes.
  • Triângulo com lado externo encaracolado. Projetos semelhantes são adequados para banheiras de canto. Os lados convergindo em ângulos retos geralmente estão localizados no canto da sala, a moldura é construída ao longo do exterior e inclui várias molduras interligadas.
  • oval. É organizado ao longo do contorno através da instalação de um grande número de molduras ou cintas quebradas. Embora exista um método mais simples.

Para facilitar o esforço na instalação de banheiras ovais e de formato extravagante, é construída uma estrutura retangular com revestimento de fibra de gesso.

Um furo é feito no painel de revestimento superior colocado horizontalmente para a tigela, de modo que suas laterais fiquem completamente apoiadas na estrutura.

A maioria dos produtos caseiros não requer montagem/desmontagem repetida. Estão dispostos de forma não desmontável, embora por vezes a possibilidade de desmontagem e posterior construção num novo local seja muito útil para quem gosta de se deslocar com frequência.

As molduras fornecidas com o kit podem ser facilmente desmontadas e remontadas diversas vezes. banheiras de acrílico. Incluem, de série, uma estrutura soldada e suportes ajustáveis ​​em forma de hastes roscadas de aço com fixações de plástico. Eles vêm com fixadores e instruções com uma descrição detalhada passo a passo das ações.

Métodos para construir estruturas de suporte

Qualquer trabalho deve ser precedido de um projeto, seja a elaboração de uma planta em grande escala com cálculos precisos ou um diagrama com dimensões e croquis aproximados. Vale a pena considerar com antecedência a opção de projeto e os métodos de sua montagem, tomando as dimensões exatas e traçando uma planta, pelo menos à mão.

Recorde-se que, independentemente da fase da reparação, devem ser reparados os troços de paredes e pisos que serão revestidos por moldura estacionária, as superfícies niveladas e tratadas com impermeabilizantes.

Construção de moldura para banheira de hidromassagem
Antes de instalar a estrutura de suporte, a própria tigela é instalada e nivelada em direção ao horizonte. É aconselhável que o equipamento hidráulico esteja ligado às comunicações, e que a posição do equipamento no jacuzzi seja determinada com precisão

Você deve pensar imediatamente sobre onde eles estarão localizados escotilhas de inspeção para monitorar sistemas e componentes técnicos. Devem ser tomadas providências para a remoção de equipamentos e acessórios para reparo ou substituição.

Se você vai construir uma moldura em torno de um encanamento antigo já instalado, é necessário verificar os pontos de conexão com o esgoto e o abastecimento de água. Se possível, é necessário reparar o piso sob a tigela, substituir seções duvidosas de tubos e conexões.

Montando o kit de suporte acabado

Vejamos o método primeiro instalações de banho de acrílico à estrutura pré-fabricada incluída no pacote. O trabalho é executado em uma sequência estritamente definida.

Primeiro, a moldura é fixada na tigela virada de cabeça para baixo, depois são viradas juntas, colocadas no lugar, niveladas e fixadas.

Após uma etapa preparatória concluída com sucesso, iniciamos a montagem da moldura, seguindo rigorosamente as instruções do fabricante do encanamento.

Dependendo da marca e configuração do produto, poderão ocorrer alguns desvios nas etapas realizadas.

A estrutura é montada e fixada com a tigela apoiada nela. Resta conectar a banheira às comunicações, instale um sifão e pendure a tela.

Se não houver intenção de organizar uma estrutura de suporte adicional, as ações serão executadas na seguinte ordem.

Se for tomada a decisão de fazer uma moldura de reforço adicional, uma moldura feita de uma barra ou perfil é disposta ao redor do perímetro da tigela.

Dispositivo de construção de perfil

Vejamos um exemplo de construção de uma estrutura para uma banheira de ferro fundido, cujos dois lados são adjacentes a paredes adjacentes. Para evitar que respingos de água do chuveiro respingem no chão durante os procedimentos, preencheremos o vão entre as laterais e as paredes com espuma de poliuretano ou tratamento selante de encanamento.

Para maior comodidade, anotamos a projeção da tigela no chão e nas paredes, levamos em consideração a espessura do acabamento, neste caso, os ladrilhos cerâmicos e a cola necessária para fixá-los.

Como resultado, recebemos uma caixa instalada sobre uma estrutura metálica, que ainda precisa ser revestida com ladrilhos, tijolos de clínquer, grés porcelanato, painéis plásticos ou mosaicos. No ponto de ligação do encanamento às comunicações, foi instalada uma escotilha, necessária para inspeção e reparo.

Construção de uma estrutura de madeira

O algoritmo para construir uma estrutura de madeira não é muito diferente do método descrito acima.

O trabalho é realizado na seguinte ordem:

  1. Marcação. Isso é feito usando um nível de edifício e um fio de prumo. As linhas da futura moldura são marcadas tendo em conta o acabamento.
  2. Dispositivo de acabamento inferior. De acordo com o perímetro delineado, cortamos e conectamos uma viga, cuja borda interna “passa” sob as laterais da tigela em 2–3 cm. Não esqueça que a banheira deve ficar apoiada na estrutura.
  3. Fixando a moldura inferior ao chão. É realizado com fixadores correspondentes ao material do piso.
  4. Montagem da guarnição superior. As dimensões desta parte da estrutura devem repetir exatamente as dimensões do acabamento inferior.
  5. Instalação de suportes de canto duplo. Nos cantos instalamos suportes para cada uma das paredes adjacentes da moldura. Nós os conectamos com o acabamento inferior e superior com cantos.
  6. Instalação de suportes comuns. Isso é feito em intervalos de aproximadamente 50 cm, mas em geral o espaçamento das estantes depende da carga futura e da localização das escotilhas.
  7. Instalação de folhas de revestimento. Antes da instalação, os painéis de gesso cartonado ou compensado são cortados de forma que fique um vão de 3 mm entre eles, necessário para a expansão linear. Use fixadores que correspondam ao tipo de material de revestimento.

A ordem de trabalho que demos pode ter todo tipo de variações. A ordem de montagem da moldura também é opcional. Para taças com alturas diferentes, podem existir três ou mais rebordos horizontais.

É importante que a estrutura, feita com as próprias mãos, suporte com segurança o peso da banheira com o seu dono, não balance e esteja firmemente fixada à base ou às paredes.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo demonstrando o processo de montagem de uma banheira de acrílico:

Características de fabricação de estruturas metálicas soldadas:

Guia de vídeo para instalação de banheira e montagem de moldura em perfis metálicos:

As opções de construção de estrutura que demos como exemplos irão ajudá-lo a construir uma estrutura confiável com suas próprias mãos. Uma moldura feita de acordo com as regras durará muito tempo. O resultado dos esforços pessoais pode ser vangloriado por amigos e vizinhos.

Você tem experiência na construção de uma estrutura de banheira? Por favor, conte aos leitores sobre o seu método de montagem da estrutura de suporte. Comente a postagem, participe de discussões e adicione fotos de seus produtos caseiros. O bloco de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Constantino

    Seguindo as informações fornecidas, conseguimos montar uma moldura para uma banheira de acrílico em casa. Tudo foi instalado corretamente.As instruções são bastante detalhadas, por isso não tivemos problemas de montagem e instalação) nós três fizemos isso em uma semana, sem nos esforçarmos muito. Mas agora com o banheiro novo o banheiro ficou muito legal! Eles não usavam madeira; uma estrutura de metal funcionava melhor, embora fosse mais cara.

  2. Sergei

    Mesmo se você estiver fazendo uma moldura para fins decorativos (para uma tela), você ainda deve escolher materiais que sejam tão resistentes à umidade quanto possível. Fiz uma moldura com barras, mas depois de um mês a umidade do banheiro fez com que elas “cedessem” tanto que a tela começou a se projetar para frente. Tivemos que desmontar tudo e fazer em perfil de alumínio. Nem sei qual opção escolheria se também precisasse fazer uma moldura como suporte. Madeira - não, exceto talvez um canto de ferro, mas então precisa ser pintada com algo parecido com esmalte automotivo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica