Instalando uma banheira de acrílico com suas próprias mãos: instruções detalhadas de instalação passo a passo

A vantagem das banheiras de acrílico é a leveza, mas esse ponto também é sua desvantagem, pois uma estrutura bastante frágil e fina pode não resistir e estourar com o impacto ou ser danificada pela queda de um objeto pesado.

Concordo, eu não gostaria de estragar o novo encanamento durante a instalação. No geral, instalar uma banheira de acrílico DIY não é uma tarefa difícil. O principal é entender o princípio de funcionamento e aderir à tecnologia.

Abaixo estão vários métodos de instalação de uma banheira, descrevendo o procedimento de conexão do sifão e da rede de esgoto. Todas as instruções são acompanhadas de fotografias visuais e materiais de vídeo.

Vantagens e desvantagens das banheiras de acrílico

As banheiras de acrílico são muito bonitas, têm um design original e uma variedade de cores. Ao mesmo tempo, eles têm as suas próprias fraquezas e vulnerabilidades.

Portanto, seria uma boa ideia descobrir quais problemas você pode encontrar durante a instalação e operação subsequente e como evitá-los.

Banheira de acrílico colorida
Uma banheira de acrílico colorido de formato incomum se tornará um elemento luminoso e original que pode decorar o interior de qualquer banheiro.

Entre as vantagens estão:

  • Plástico. O acrílico se adapta bem à moldagem e processamento subsequente. Esta propriedade do material determina a presença de uma grande variedade de formatos de tigelas de acrílico.
  • Leveza. A banheira de acrílico é leve (15-25 kg), portanto sua instalação pode ser facilmente realizada por um adulto.
  • Tecnologia de aquecimento prioritária. O próprio acrílico é um material quente. Além disso, possui baixa condutividade térmica; as banheiras de acrílico podem reter o calor por muito tempo; a água nelas esfria muito mais lentamente do que nas estruturas de ferro fundido.
  • Capacidade de manutenção. Os encanamentos e os produtos acrílicos em geral são adequados para reparos e restaurações. Se o dano for significativo, pode-se restaurar a banheira com um forro de acrílico, que é feito para um desenho específico e simplesmente inserido no recipiente antigo.

Quanto às desvantagens, elas também estão presentes. Sobre as desvantagens produtos acrílicos não deve ser esquecido. Seguir as recomendações abaixo irá ajudá-lo a evitar possíveis problemas e prolongar a vida útil da sua banheira de acrílico.

As desvantagens do encanamento de acrílico incluem:

  • Sensibilidade a alta tº. O acrílico não suporta temperaturas muito altas. Quando aquecido acima de 60 graus, pode ficar deformado, por isso não coloque água muito quente na banheira.
  • Fragilidade. Se você deixar cair acidentalmente um objeto de metal pesado, um degrau ou uma superfície irregular semelhante na banheira, seu fundo poderá ser perfurado.
  • Vulnerabilidade. Banho acrílico caprichoso em Cuidado — não pode ser esfregado com escovas duras nem lavado com pós contendo abrasivos, pois o esmalte é muito sensível e pode ser facilmente riscado pela exposição a partículas duras.

E é preciso destacar também, senão uma desvantagem, pelo menos o incômodo enfrentado por quem mergulhou pela primeira vez em uma banheira de acrílico. Devido à espessura do material, o fundo pode dobrar ligeiramente sob o peso de uma pessoa.No entanto, você se acostuma rapidamente com esse recurso de uma banheira de acrílico.

Métodos para instalar uma banheira de acrílico

Existem várias opções para instalação de banheira de acrílico.A maneira mais fácil é instalá-lo sobre pés, que são pré-instalados nas ripas e depois fixados no fundo do banheiro por meio de três ou quatro parafusos auto-roscantes.

O processo de instalação inclui várias etapas padrão:

Porém, esta opção não pode ser chamada de confiável, pois a banheira é sustentada apenas por quatro racks, enquanto suas laterais ficam sem apoio. Além disso, ao dar banho em uma pessoa obesa, o bumbum cederá muito, o que também não é muito agradável.

Banheiras de acrílico com paredes finas requerem um suporte mais durável, que normalmente é utilizado:

  1. Estrutura metálica maciça feita de tubo de perfil grosso, fabricada em fábrica.
  2. Alvenaria construída sob o fundo da banheira.
  3. Apoie pernas e tijolos ao mesmo tempo.

Freqüentemente, a escolha da opção de instalação depende da configuração.O método de instalação ideal é montá-lo em uma estrutura de fábrica, mas nem todos os fabricantes completam a banheira com uma estrutura de metal.

Banheira com pernas
Uma banheira instalada apenas nas pernas não é uma estrutura durável. Este tipo de instalação pode reduzir significativamente a sua vida útil

Via de regra, produtos baratos são vendidos com pernas ou sem kit de montagem. A moldura pode ser adquirida adicionalmente. Você pode instalar a banheira em tijolos, que também é um tipo de fixação confiável.

Uma maneira fácil de consertar uma banheira de acrílico
A maneira mais fácil de consertar uma velha banheira de acrílico é instalar um forro que duplique as paredes danificadas do tanque

#1: Instalando a tigela nas pernas

A instalação de uma banheira de acrílico sobre pernas só é permitida para estruturas retangulares padrão. Em outros casos, você deverá escolher um método de instalação diferente.

Virando a banheira de cabeça para baixo, recue 4 cm da borda da placa de reforço e marque o meio. Encontre o centro das tiras de montagem e alinhe-o com o meio da banheira. Marque os pontos de fixação, faça furos no fundo e fixe as tiras com parafusos auto-roscantes.

Kit de montagem
O kit de instalação inclui duas tiras de metal, quatro pernas com pinos, suporte de parede, parafusos auto-roscantes e porcas. Na instalação da banheira, deve-se utilizar apenas os parafusos auto-roscantes incluídos no kit, de tamanhos especialmente selecionados. Fixadores mais longos podem danificar a parte inferior da carroceria

Para fixar as pernas, uma haste com uma contraporca é inserida no orifício da barra e fixada com outra porca. Em seguida, pernas de plástico ajustáveis ​​​​com rolamentos axiais são parafusadas no pino.

Agora é preciso virar a banheira, colocá-la sobre as pernas e ajustar a altura para que a estrutura fique nivelada e sem distorções.Realizamos esta operação a partir de um nível de edifício.

Marcando a banheira sob os pés
Para que a banheira fique nivelada é necessário fazer as marcações corretamente e marcar com um lápis os locais de fixação das tiras, onde são previstos furos de instalação

Para fixar a estrutura, a lateral da banheira é colocada sobre placas de montagem especiais incluídas no kit de entrega, que são aparafusadas à parede. Para determinar onde ficarão os fechos, coloque a banheira contra a parede e marque a borda lateral com uma linha.

A borda superior da placa deve ficar aproximadamente 4 mm abaixo da marca. Para banheiras padrão, geralmente existem quatro fixadores ao longo do comprimento e dois ao longo da largura. Aparafuse as placas nas marcações.

Montando a banheira na parede
As placas são aparafusadas de forma que haja espaço entre elas e a parede para as laterais. Para instalar a banheira, é necessário levantá-la acima dos fechos e, em seguida, deslizar as laterais nas placas

#2: Montagem em estrutura metálica

Este método de instalação de uma banheira de acrílico é um pouco mais complicado e levará mais tempo, mas também é mais confiável. As armações são desenvolvidas pelos fabricantes para um modelo específico e, via de regra, são vendidas em conjunto.

Para estruturas retangulares padrão, você pode adquirir a moldura separadamente ou faça uma estrutura de suporte por conta própria.

Estruturas de banheira em acrílico
Cada banheira possui uma estrutura própria, que leva em consideração a forma, o tamanho, a geometria do produto e a distribuição da carga. A montagem de cada estrutura possui nuances próprias, que são descritas detalhadamente nas instruções anexas.

O elemento principal da moldura é a moldura, à qual são fixadas as restantes peças estruturais. Freqüentemente, o pacote inclui uma estrutura soldada de fábrica, mas nem sempre.Em alguns casos, você mesmo deverá montá-lo de acordo com o manual que acompanha o produto.

A moldura é colocada sobre uma banheira invertida, e nesta posição começam a montar toda a moldura, fixando sequencialmente as demais peças. O kit inclui suportes, pinos, pés de plástico com rolamentos axiais, porcas, parafusos auto-roscantes e suportes de parede.

A quantidade de peças depende do tamanho e formato da banheira, quanto mais complexo o desenho, mais elementos.

Para fixar o poste vertical, um pino com uma porca aparafusada é enfiado no orifício do canto da estrutura e, em seguida, inserido no poste e aparafusado nele. A parte superior do pino é fixada com outra porca. Todos os postes da estrutura são instalados desta forma.

Fixando os postes da estrutura
Ao aparafusar os pinos, deixe uma pequena distância entre a moldura e o suporte para ajustar a altura da moldura

Depois de aparafusadas todas as estantes, é necessário nivelar a moldura ajustando a sua altura e verificando a precisão da instalação com um nível de edifício. A seguir, a moldura é aparafusada à banheira com parafusos auto-roscantes. Primeiramente, a moldura é fixada na placa inferior reforçada e, em seguida, os racks são fixados nos cantos da banheira nos locais onde estão localizadas as placas de montagem.

Agora só falta aparafusar as pernas à moldura. Nos locais onde deveriam estar, são feitos furos, nos quais os pinos são primeiro aparafusados ​​​​e fixados na altura desejada com porcas. Em seguida, pernas de plástico com rolamentos axiais são parafusadas neles.

Se você comprou uma banheira de acrílico com tela, placas metálicas em forma de L serão inseridas adicionalmente nas pernas, que ficarão localizadas na parte externa, para fixar a tela.

Fixando as pernas na estrutura
A placa em forma de L é fixada com porcas no centro da perna.Se necessário, a altura pode ser ajustada apertando as porcas em uma direção ou outra

Vire a banheira, coloque a tela sobre ela e ajuste a altura da estrutura usando as porcas nas pernas. Encoste-o na parede e marque os locais onde serão colocados os suportes de parede. Aparafuse-os e fixe as laterais da banheira nas placas conforme descrito acima.

Mais uma vez, fixe a tela na banheira, marque os locais de fixação da tela nas bordas e no centro da banheira e aparafuse as placas que acompanham o kit com parafusos auto-roscantes. Prenda a tela em todas as placas, inclusive aquelas que foram previamente aparafusadas nas pernas.

Sele as juntas entre a banheira de acrílico e a parede com selante de silicone. Para fazer isso, primeiro limpe a poeira de ambas as superfícies e depois desengordure com álcool. Aplique fita adesiva na parede e nas laterais da banheira, aplique uma camada uniforme de silicone e, em seguida, molhe o dedo com água e sabão e alise-o.

Vedação de juntas entre banheira e parede
As juntas podem ser seladas com espuma de poliuretano impermeável e, após a secagem, cortar a camada saliente com uma faca de papelaria

#3: Opção com suporte de tijolo

Se você comprou uma banheira de acrílico que não tem moldura nem pés e ao mesmo tempo não quer se sobrecarregar com custos adicionais, tudo bem. É possível resolver este problema, se não de forma totalmente gratuita, pelo menos de forma muito barata.

Para fazer isso, você precisará de alguns tijolos, um pouco de cimento, um canto de metal (de preferência alumínio) para fixar a banheira na parede e silicone de encanamento para selar as costuras. Sua tarefa é criar dois suportes de tijolos nos quais a banheira será instalada.

A alvenaria é feita em ambos os lados da banheira de acrílico de forma que a placa de reforço inferior fique firmemente apoiada em dois suportes de tijolo. Dependendo da altura necessária do banho e da localização da entrada de esgoto, são dispostas duas ou três fileiras de tijolos.

A solução deve consistir apenas de cimento (1 parte) e areia (3 partes), ou você pode comprar um adesivo para alvenaria barato.

Fazendo alvenaria
Os tijolos são assentados sobre uma fina camada de argamassa. Durante a operação, é necessário monitorar constantemente o nível horizontal de ambos os suportes para evitar enviesamento da banheira

Após o assentamento de duas fileiras de tijolos, espere até que o cimento endureça e coloque uma banheira de acrílico sobre eles. Se a altura for adequada para você, marque o nível das laterais da banheira na parede e, em seguida, fixe um canto de metal de acordo com a marcação e aplique composto de silicone nele.

Coloque uma camada de cimento sobre a base de tijolo e instale a banheira por cima, baixando as laterais até o canto e empurrando-a firmemente contra a parede. Não se esqueça de retirar o silicone que tenha escapado das laterais e retirar o excesso de solução debaixo da banheira no máximo meia hora após a instalação da banheira.

Existe outra forma de instalar uma banheira de acrílico sobre tijolos, que envolve a criação de uma espécie de pedestal sobre o qual ficará a tigela. Neste caso, você pode instalar o fundo da banheira diretamente sobre os tijolos ou pode pré-fixar as pernas e construir uma base de tijolos sob elas.

A alvenaria é pré-fabricada conforme descrito acima, com a única diferença de que não fica espaço entre os tijolos, mas sim uma base contínua. A seguir, se for instalada uma banheira sem pés no pedestal, é necessário colocar duas tiras de metal sobre os tijolos e colocar a tigela sobre elas.

Isso é feito para que entre a alvenaria e o banho de acrílico haja um vão de cerca de 1 cm, onde então, após o endurecimento total da solução, a espuma será soprada para fixar a tigela.

Se as pernas são pré-parafusadas na banheira, neste caso tudo é simples: é instalado acima da fundação, as pernas são ajustadas na altura desejada e depois a espuma é soprada.

Instalando uma banheira em tijolos
Uma banheira de acrílico é instalada sobre um perfil de metal, apoiada livremente sobre uma base de tijolo, e fixada na parede por meio de cantos de alumínio ou ganchos de metal

O espaço entre a banheira e os tijolos é preenchido com espuma de construção. Para garantir uma pressão ideal sobre a espuma, é aconselhável encher a banheira com água.

Vedação de juntas entre a parede e a lateral da banheira

O selante de silicone que você usou para selar as juntas entre a parede e a banheira de acrílico é bom, mas não suficiente. Não importa o quão firmemente a estrutura se encaixe na parede, ainda permanecem lacunas. Você pode comprar fitas especiais em lojas de ferragens.

É montado em silicone e fixado na parede e nas laterais da banheira. Além da estanqueidade total, confere à estrutura um aspecto estético e completo.

Você também pode selar as juntas usando cantos de plástico. Suas bordas são equipadas com inserções de borracha que impedem a entrada de água. Existem muitos rodapés de vários formatos, cores e designs, o que permite escolher um produto que se adapta a qualquer interior de casa de banho.

Finalizando o banho com rodapés
O canto de plástico garante total estanqueidade das juntas e permite ocultar pequenos defeitos e irregularidades. Para fazer um ângulo uniforme, você precisa cortar as partes inferiores do rodapé em um ângulo de 45 graus.

Os cantos são fixados na banheira e nas paredes com silicone, que é aplicado em superfícies previamente desengorduradas com álcool. Recomenda-se encher a banheira com água antes de aplicá-la e deixá-la cheia até que o selante esteja completamente seco. Se isso não for feito, poderão aparecer microfissuras no futuro.

Montagem do sifão e ligação à rede de esgotos

Movemos este ponto para o final do artigo para descrever em detalhes o processo e as nuances da conexão do equipamento de sifão a uma banheira de acrílico. Porém, este trabalho deve ser feito imediatamente após a instalação das pernas ou moldura, antes da instalação da tela e antes de finalmente fixar a banheira na parede e alvenaria.

Via de regra, o sifão é fornecido desmontado. Um grande número de peças localizadas de forma caótica pode, à primeira vista, até assustar uma pessoa que se depara com a conexão de uma banheira pela primeira vez. No entanto, as instruções anexas descrevem tudo detalhadamente e mostram como o sifão é montado, para que a montagem não cause dificuldades particulares.

Equipamento de sifão
Quando desmontado, o sifão é um conjunto de várias peças. A figura mostra o diagrama geral de montagem e a sequência de fixação dos elementos do sifão (+)

Instalação sifão começa por ligar o tubo de entrada (4) e a grelha de proteção (2) à saída inferior da banheira. Antes disso, as juntas devem ser tratadas com selante e colocada em seu interior uma junta de borracha (3), sobre a qual também é aplicada uma camada de selante.

A seguir, sem esperar que seque, o tubo de saída é inserido na parte inferior da banheira.

A seguir, uma mangueira flexível já montada (16) é inserida na saída de transbordamento (13), e sua outra extremidade com uma gaxeta pré-instalada (18) é conectada ao orifício superior do banho e fixada com uma grade protetora de transbordamento ( 19).

Sifão de banho montado
Esta é a aparência de um sifão totalmente montado. Para evitar vazamentos durante a operação, é muito importante instalar corretamente as gaxetas, que mesmo com um leve desalinhamento podem sair do lugar e ficar deformadas.

Em seguida, é montada a parte do sifão que está conectada à tubulação de esgoto. Todas as juntas são tratadas com selante. Ao montar o sifão, procure não apertar demais as conexões roscadas, pois isso pode causar deformação e quebra das peças plásticas.

Nesta fase do trabalho vale a pena cuidar instalação de misturador.

Métodos de acabamento externo de banheira de acrílico

Se você comprou uma banheira de acrílico sem tela decorativa, você mesmo pode fazer essa peça.

Ao realizar trabalhos de acabamento, você deve seguir algumas regras:

  • use apenas materiais resistentes à umidade, resistentes às mudanças de temperatura e não suscetíveis à formação de mofo e bolor;
  • fornecer acesso rápido e fácil às comunicações localizadas sob a estrutura.

Se a banheira for instalada sobre tijolos, você também pode colocar uma parede de tijolos grossos de meio tijolo na parte frontal e depois folheá-la telhas de cerâmica ou mosaico. A fileira superior de tijolos é feita 2 a 3 cm abaixo da lateral da banheira e depois soprada com espuma para selar.

Também é necessário deixar um buraco tecnológico e depois usar coberturas para fazer uma porta.

Estrutura de tijolo para banheira
Ao construir uma parede de tijolos, você não pode usá-la como suporte para uma banheira. Certifique-se de deixar pelo menos 2 cm de espaço vazio entre a lateral e o topo da alvenaria

O acabamento de uma banheira de acrílico com plástico, MDF ou gesso cartonado resistente à umidade é muito popular. A solução original é criar tela de espelho. Painéis de plástico permitem finalizar o acabamento da banheira de forma rápida e econômica. Além disso, se o painel ficar inutilizável, pode ser facilmente substituído.

Já o drywall, após a instalação, pode ser acabado com diversos materiais: azulejos, papel de parede impermeável, revestido com filme ou aplicado com gesso decorativo.

Em ambos os casos, é necessário primeiro fazer uma moldura a partir de um perfil metálico ou viga de madeira. Neste caso, o metal deve ser tratado com um composto anticorrosivo e a madeira com um primer resistente à umidade.

Estrutura de banho de madeira
Painéis de plástico ou MDF podem ser colocados sobre uma moldura de madeira, bem como placas de gesso cartonado e posteriormente revestidas com diversos materiais de acabamento.

Para fazer uma moldura de madeira, instale tábuas em todo o perímetro da banheira que servirão de base e aparafuse-as ao chão com parafusos auto-roscantes. Faça postes verticais nos cantos, prenda a placa horizontal superior a eles usando cantos de metal e instale postes verticais adicionais em incrementos de 50-60 cm.

Opções interessantes para criar uma tela para banheira são oferecidas neste artigo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

A montagem da moldura e instalação de uma banheira com tela plástica é descrita no vídeo a seguir:

Instruções em vídeo sobre como montar corretamente uma estrutura metálica de fábrica para uma banheira de acrílico:

Banheiras de acrílico de formato angular, redondo ou assimétrico são instaladas apenas em uma estrutura metálica de fábrica. Os fabricantes incluem instruções detalhadas segundo as quais qualquer homem pode realizar esse trabalho sozinho. Porém, é preferível confiar a instalação de uma banheira de hidromassagem a especialistas, pois requer a ligação de equipamentos elétricos complexos.

Tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a instalação de uma banheira? Compartilhe sua experiência pessoal na instalação de encanamentos e deixe comentários na publicação.

Comentários dos visitantes
  1. Andrei Vadimovich

    Esta foi a primeira experiência de instalação de uma banheira desse tipo, que foi mais triste do que bem-sucedida. Decidi instalá-lo sozinho e em vão. A banheira veio com ferragens, pés e acessórios de instalação gratuitos. Fiquei meio dia mexendo, fiz tudo conforme as instruções, no final parecia tudo pronto, mas por desatenção, ou por pressa na hora de me deslocar, não levei em consideração uma coisa - o piso irregular do banheiro, a banheira estava tremendo. Eu tive que refazer isso. Portanto, meu conselho para os iniciantes do futuro é verificar tudo minuciosamente, por dentro e por fora.

  2. Xênia

    Também temos banheira de acrílico em casa, mas não concordo com as desvantagens listadas acima. Não é tão frágil, eles deixaram cair algumas coisas bem pesadas. E não só o fundo não caiu, como também não houve arranhões. Claro, você não pode limpá-lo com pós, mas não é nada sofisticado. Não foram eles mesmos que instalaram, mas sim um mestre que fez os reparos, mas, segundo ele, o processo é simples. A banheira vinha com uma estrutura com pernas, por isso era bastante estável. A única coisa é que, após a instalação, o mestre encheu nossa banheira de água e nos proibiu de escoá-la por três dias, aparentemente para que as juntas endurecessem bem.

  3. Tatiana

    Por que é necessário deixar 4 mm ao instalar a tigela nas pernas? para subsidência se já estiver de pé? As pernas não permitem que ela ceda 4 mm.

    Se for sobre tijolos com espuma, tudo bem. E se pernas, então por quê? Então as pernas precisam ser alinhadas posteriormente. Eu não entendo.

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Olá. É levado em consideração o afundamento da banheira sob carga na ausência de fixações nas paredes.

      Vamos fazer as contas. O peso médio da banheira é de 25 kg (acrílico), água 200-250 kg, peso corporal humano. A banheira tem flacidez, a carga em cada perna é de 25%, o que não é pequena.

  4. Ruslan

    Você pode me dizer se as placas de montagem aparafusadas na parede estão localizadas no mesmo nível?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica