Instalando você mesmo uma banheira de ferro fundido: um guia passo a passo detalhado

Para evitar que a instalação de uma banheira de ferro fundido pareça uma etapa de reparo cansativa e muito complicada, é necessário estudar o processo em si com mais detalhes.Examinamos isso detalhadamente em nosso artigo, destacando as principais etapas da instalação e prestando atenção especial a cada etapa.

Depois de se familiarizar com as nuances da instalação, é perfeitamente possível realizar esse trabalho sozinho. O principal é fazer tudo de maneira correta e consistente, seguindo as recomendações de instalação.

Ao mesmo tempo, é importante evitar erros comuns, alguns dos quais também discutimos no nosso artigo. Isso permitirá que você economize significativamente nos serviços de especialistas relevantes.

O que procurar na hora de comprar uma banheira?

Escolher uma banheira de ferro fundido é bastante difícil - os fabricantes oferecem tantos modelos bonitos que você não entenderá imediatamente qual escolher.

São banheiras de design originais com lindas pernas, e algumas comuns, são de canto, redondas, de formato retangular simples, com função de hidromassagem e acompanhamento musical do banho - para qualquer consumidor.

É importante não se perder em toda essa diversidade e estudar as características técnicas. Consideremos os principais critérios que são importantes na escolha de uma banheira de ferro fundido.

Dimensões declaradas e reais do produto

A primeira e mais importante coisa é escolher o tamanho ideal do equipamento de encanamento, com base nos parâmetros individuais da sua sala.

A escolha de banheiras de ferro fundido no mercado é muito diversificada. Aqui é importante levar em consideração não só os seus desejos, mas também o tamanho real da sala, o piso e a resistência dos pisos do edifício.

Não se esqueça do tamanho das portas, da presença e tamanho do elevador de carga na casa e da largura dos lances de escada para que a banheira adquirida possa ser entregue fisicamente no local de instalação.

Peso da banheira com equipamento adicional

O peso do produto é importante. Se se trata de uma casa antiga com piso de madeira, a instalação de uma grande banheira de ferro fundido com hidromassagem pode acabar muito mal - a certa altura as divisórias não aguentam e tudo desabará para os vizinhos de baixo.

É bom que ninguém se machuque neste outono. Portanto, é importante adotar uma abordagem razoável na escolha do modelo a ser instalado.

Banho de ferro fundido
Ao focar em banheiras de design em ferro fundido, você deve estar preparado para um preço bastante alto - afinal, você precisa pagar a mais pela ideia

Para casas particulares e apartamentos com pisos duráveis, haverá mais opções - de fabricantes nacionais e estrangeiros. A forma dos produtos, a variedade de funções e capacidades adicionais, dimensões gerais - escolha o que deseja.

O proprietário de um pequeno apartamento com casa de banho combinada tem significativamente menos modelos - o principal aqui é que o equipamento caiba na divisão.

Banheira em ferro fundido com hidromassagem
Depois de estudar a estrutura de uma banheira de hidromassagem de ferro fundido, você pode tentar instalá-la sozinho

Espessura e qualidade do esmalte

Outra característica importante é a qualidade do esmalte que reveste a superfície de trabalho. Pelas normas, sua espessura deve ser de no mínimo 1 mm nas paredes e no mínimo 1,5 mm no fundo da banheira.

Como mostra a prática, as banheiras de ferro fundido de fabricantes estrangeiros são significativamente superiores neste indicador. Seu revestimento é mais resistente e durável.

Banho de canto
As banheiras de hidromassagem de ferro fundido vêm em vários tamanhos. Se o contêiner for projetado para o banho simultâneo de um grande número de pessoas, seu peso será significativo. Será difícil lidar com tal modelo sem a ajuda de especialistas

Além disso, são as tecnologias estrangeiras que permitem produzir banheiras de ferro fundido mais resistentes e leves. A principal vantagem dos produtos nacionais é o baixo custo.

Para reparos orçamentários, esta opção será mais aceitável, e uma vida útil de até 100 anos será um bônus agradável. Você só precisa cuidar adequada e prontamente de sua banheira de ferro fundido para que ela mantenha sua atratividade.

Banheira de ferro fundido danificada
O cuidado inadequado de uma banheira de ferro fundido fará com que ela perca rapidamente sua atratividade. Nadar em tal recipiente é muito desagradável

Equipamento e documentação que o acompanha

Depois de escolher a sua banheira ideal, não hesite em consultar o vendedor sobre a documentação que a acompanha. Os fabricantes geralmente fornecem instruções de instalação, uso e cuidados.

Além disso, o produto geralmente inclui pernas para instalar uma banheira de ferro fundido, fixadores para conectá-las, acessórios de drenagem e um equalizador de potencial elétrico.

Esquema de instalação de banheira de ferro fundido com as próprias mãos
Antes de instalar você mesmo uma banheira de ferro fundido, é útil familiarizar-se com sua estrutura e elementos de conexão do encanamento. Então a instalação não trará problemas inesperados

Primeiro você precisa inspecionar cuidadosamente a banheira em busca de lascas, rachaduras e arranhões. Se tudo estiver em ordem, todos os componentes deverão ser verificados cuidadosamente para garantir que sejam adequados para uso. Às vezes faltam algumas peças no kit - você terá que comprá-las separadamente.

Atenção especial deve ser dada aos suportes (pernas) da banheira. Eles devem suportar o peso do produto que acompanham. Se as pernas forem frágeis e pouco confiáveis, é melhor recusar esse banho. Afinal, um fabricante zeloso não economizará em suportes.

Também temos um guia detalhado em nosso site. escolhendo uma banheira de ferro fundido, com o qual recomendamos que você se familiarize.

Processo de instalação passo a passo

Tendo decidido instalar uma banheira de ferro fundido sem envolver especialistas, você terá que fazer tudo sozinho. É útil primeiro entender detalhadamente a teoria da instalação para tornar seu trabalho mais fácil e tranquilo.

Para levar a banheira até o piso desejado e entregá-la no ambiente sem danos, você pode contratar transportadores. Mas esta opção obviamente custará um bom dinheiro. É melhor convidar alguém que você conhece e cuidar de um ou dois assistentes - não há como você mesmo aguentar o peso de um produto de ferro fundido.

Etapa 1 - nivelamento do piso do banheiro

Antes de começar a instalar uma banheira de ferro fundido, é necessário concluir o trabalho preparatório na sala apropriada, tanto quanto possível. Isso ajudará a proteger o produto contra danos acidentais e lascas durante os reparos.

Dimensões do banho de ferro fundido
Antes de comprar é importante medir corretamente o tamanho do cômodo e compará-lo com as dimensões reais do modelo que você gosta. Afinal, uma discrepância de alguns centímetros corre o risco de a banheira simplesmente não caber no ambiente

Dependendo da forma do produto, do seu futuro local de instalação e do desenho geral da sala, recomenda-se o nivelamento das paredes e do piso. Se houver ladrilhos no ambiente, eles serão colocados antes da instalação da banheira. Às vezes, os ladrilhos são colocados ao nível da banheira.

Isso permite que as bordas do produto fiquem firmemente embutidas nas paredes adjacentes, o que garante maior estabilidade. Quando as paredes e o piso estiverem revestidos nos lugares certos, você poderá começar a instalar o equipamento de encanamento.

Etapa 2 – conectando componentes

Tudo deve ser feito com muito cuidado para não riscar os azulejos nem a camada superior do esmalte da banheira. Você pode usar um pano macio para que, ao conectar os componentes e virar o produto de um lado para o outro, não quebre acidentalmente as bordas.

O primeiro passo é virar cuidadosamente a banheira de ferro fundido de lado para que seja conveniente conectar o sifão e outras peças de escoamento da água.

Para isso, será necessário levar a embalagem com os componentes fornecida junto com o recipiente sanitário. Se não estiver disponível, você precisará comprar um sifão com antecedência em uma loja de encanamento para conectar a banheira à rede de esgoto.

Dispositivo sifão
Tendo compreendido a estrutura do sifão, os orifícios de drenagem e transbordamento, não será difícil juntar tudo. Afinal, se você abrir uma embalagem com peças pela primeira vez sem preparação prévia, poderá ficar confuso

Primeiro você precisa montar o sifão preso ao orifício no fundo da banheira.

A montagem é bastante simples, o principal é instalar corretamente as gaxetas de borracha e colocar as vedações antes de aparafusar as porcas:

  • o sifão montado é fixado no orifício inferior localizado no fundo da banheira e destinado ao escoamento da água;
  • uma almofada de borracha de tamanho apropriado é instalada;
  • em seguida, o sifão é parafusado por fora e a malha do sifão por dentro.

Em seguida, é necessário montar o transbordamento superior - o orifício que evita que o recipiente transborde de água fica na parede da banheira. Serve para drenar o excesso de água. Para montá-lo corretamente, é necessário conectar a peça correspondente - a saída de transbordamento.

Fixe o transbordamento correspondente no furo lateral, após colocar uma vedação entre ele e a parede do produto. A saída é ampliada no lado da entrada de água.

Esta parte é fixada no interior da banheira com um parafuso especial que passa pelo orifício de transbordamento. Ele fixa simultaneamente a tampa com furos de água no interior da banheira.

Resta conectar esse transbordamento ao sifão principal. Isso pode ser feito usando um tubo especial incluído no kit. O tubo pode ser corrugado, de plástico ou de outro tipo.

A saída de transbordamento superior é fixada ao tubo com uma porca especial, que é então conectada ao sifão. Certifique-se de colocar um elástico sob a porca - a vedação que acompanha o kit.

Isso irá protegê-lo contra vazamentos no futuro. Além disso, do outro lado do sifão há um orifício no qual deve ser aparafusado um tubo - o tubo de saída - para entrar no cano de esgoto.

Conexão Sifão
Para conectar o sifão à tubulação de esgoto, é melhor usar tubos rígidos em vez de corrugados. É bom quando esses tubos não têm cantos afiados

O problema com a diferença nos diâmetros do sifão e da tubulação de esgoto pode ser resolvido com sucesso com um manguito especial. É cônico. É lubrificado com graxa de vedação, colocado em um tubo sifão, cujo diâmetro costuma ser de 40 mm, e inserido no encaixe de um cano de esgoto com diâmetro de 50 mm.

Essa conexão geralmente não vaza, mas se aparecer um vazamento repentinamente, o conjunto deve ser preenchido com selante sanitário.

O material para fazer o sifão e o transbordamento do banho pode ser plástico, liga de alumínio ou latão. Independentemente do tipo de material, é importante conectar cuidadosamente os componentes por meio de gaxetas e vedações, e não apertar demais as porcas para que nada quebre.

O sifão de piso para banho vem com ou sem revisão. O primeiro é muito mais cômodo, pois se entupir você pode desparafusar a tampa de inspeção e limpar tudo.

Quanto ao tamanho, o sifão geralmente não é alto. É conveniente instalá-lo sob o fundo, desde que a regra básica de instalação não seja violada - a distância do fundo do contêiner ao chão deve ser de pelo menos 145 mm.

Em nosso outro artigo, fornecemos recomendações para escolher o melhor design de sifão e instruções passo a passo para montagem e instalação de sifão para um banho.

Se o projeto da banheira exige a instalação de uma batedeira, agora é a hora de instalá-la. Então usando mangueiras flexíveis, conecte a tomadas de água.

Não se esqueça da eletricidade estática, que pode prejudicar os seres humanos. Ocorre quando um jato de água atinge a borda da banheira. Para evitar choque elétrico, você precisará instalar um equalizador de potencial elétrico - um fio ou placa metálica incluída no kit.

Se tal peça não estiver disponível, você pode usar fio de aço comum com diâmetro de pelo menos 5 mm. Uma extremidade está conectada ao segundo transbordamento e a segunda deve ser conectada a uma tubulação de água ou aterrada.

Equipamento para banheira de hidromassagem
Os equipamentos elétricos para banheiras de hidromassagem em ferro fundido devem ser aterrados. Caso contrário, a tragédia não pode ser evitada

É importante que, ao aterrar o banho, todos os pontos de conexão sejam cuidadosamente limpos até brilharem e depois isolados. Para fazer isso, você pode usar massa para janelas ou fita adesiva.

Discutimos o processo de aterramento do banho com mais detalhes em outro artigo.

Etapa 3 - instalação de pernas e nivelamento da banheira

O segundo passo para instalar você mesmo uma banheira é aparafusar as pernas. Sua altura na maioria dos modelos de ferro fundido é ajustável.

O principal é aderir à norma geralmente aceita:

  • a distância da borda superior da banheira ao chão deve ser de no mínimo 60 cm, padrões e normas mais detalhadas para a altura da banheira ao chão revisado aqui;
  • pelo menos 50 cm se este recipiente for utilizado por uma criança no jardim de infância ou por uma pessoa com deficiência;
  • a altura na instalação de uma banheira pode ultrapassar o normal, mas em hipótese alguma deve ser menor.

É conveniente aparafusar as pernas com a banheira na posição deitada.Aparafusando-os cuidadosamente com os parafusos e porcas especiais incluídos no kit nas fixações, você pode virar o produto.

Antes de fazer isso, você deve considerar em que tipo de superfície ele ficará. Se houver perigo de riscar os ladrilhos com os pés, pode colocá-los sobre almofadas de plástico especiais.

Às vezes, em casas com piso fraco, as pernas de uma banheira de ferro fundido são colocadas sobre tábuas de madeira, o que permite que a carga seja distribuída uniformemente por toda a área do piso. Esta opção não é adequada para ambientes onde, segundo o designer, se pretende uma banheira com pés abertos, sem utilização de biombos.

Suportes de tijolo
O uso de borracha e outros materiais elásticos sob as pernas da banheira é indesejável. Isso pode causar a formação de rachaduras onde as bordas da banheira encontram a parede. É melhor escolher tijolo ou madeira

A banheira com suportes aparafusados ​​​​é virada e colocada sobre pernas. Aqui, atenção especial é dada à estabilidade da estrutura. É necessário, por meio de um nível de construção, conseguir uma posição horizontal das bordas superiores do contêiner.

Além disso, não se esqueça da ligeira inclinação em direção ao orifício de drenagem. Pelas normas, seu valor é de 2 cm por 1 metro de comprimento do produto.

Resta apenas fixar bem a banheira em seu local permanente. Mas, antes de uma etapa tão importante, é preciso verificar se as conexões estão vazando e se toda a água sumiu completamente.

Para isso, coloque papel ou pano branco seco embaixo da banheira, adicione água e observe o resultado. Se houver o menor vazamento em algum lugar, ele ficará claramente visível no papel.

Além das pernas de fábrica, incluídas no kit ou adquiridas separadamente, pode surgir uma situação em que seja necessário fixar a banheira com um suporte resistente.Nesses casos, utiliza-se alvenaria. Para descobrir como instalar corretamente a tigela em tijolos, vá através deste link.

Etapa 4 - instalação da tigela e vedação das juntas

Quando todos os componentes estiverem instalados, os componentes estiverem selados e as pernas segurarem a banheira na posição horizontal, pode-se prosseguir para a etapa final - instalação do recipiente e vedação de todas as juntas e costuras. Isto é verdade para modelos que ficarão próximos às paredes.

Para banheiras autônomas com pés abertos, basta fixar firmemente os suportes com cola polimérica impermeável para que o recipiente cheio não vá a lugar nenhum com seu dono durante o processo de ablução.

Garras de banho de design
Se o projetista propôs a instalação de um tanque de banho afastado das paredes, no momento da sua instalação os trabalhos de acabamento interior deverão estar concluídos. Para evitar que as pernas arranhem alguma coisa, elas precisam ser cobertas com almofadas plásticas

Se os ladrilhos forem colocados ao nível da banheira, é feito um recesso na parede - uma calha, na qual é inserida a borda do recipiente. É importante que a lateral não penetre profundamente na parede, caso contrário será inconveniente durante a operação e prejudicará muito a aparência.

Além disso, não se esqueça de retirar imediatamente todo o excesso, enxugando cuidadosamente a superfície da banheira. É aconselhável proteger totalmente o esmalte dos equipamentos hidráulicos envolvendo a superfície com filme.

Instalação de banheiro de design
Às vezes, o design do banheiro não exige um encaixe perfeito da banheira nas paredes. Em tal situação, é suficiente fixar com segurança as pernas para uma operação segura do equipamento.

Todas as juntas e pequenas fissuras são tratadas com cimento ou espuma e cobertas com selante de silicone.

Às vezes, um canto de plástico especial é usado para acabamento.Adere facilmente e fica bem, mas rapidamente perde a atratividade e começa a vazar água. É mais prático fazer uma junção firme dos ladrilhos por cima e usar rejunte.

Temos material em nosso site que detalha o melhor métodos de vedação de juntas entre a banheira e a parede. Recomendamos que você se familiarize com eles.

Depois de processar todas as juntas, você pode começar instalação de telas e azulejos. Nesta fase, é importante proporcionar livre acesso à inspeção do sifão. Afinal, ninguém está a salvo de canos entupidos ou vazamentos.

Para tais situações, é fornecida uma porta ou tampa removível livremente disfarçada de ladrilho. Ou um ladrilho separado é colocado em 4 ímãs - como você quiser. Revisamos as regras para selecionar e instalar uma escotilha de inspeção Neste artigo.

Forro de banho faça você mesmo
Uma opção mais barata é instalar uma porta de plástico. Mas isso não é muito bonito e pode atrapalhar o design do banheiro. Em qualquer caso, não se pode prescindir do acesso ao sifão. Portanto, ao instalar uma banheira com as próprias mãos, não se esqueça deste ponto.

Erros durante a instalação

Muitas vezes, até a equipe contratada para instalar uma banheira de ferro fundido faz um péssimo trabalho. O mais desagradável é que todos os erros só se tornam perceptíveis durante a operação.

À primeira vista parece que tudo foi feito corretamente, mas na realidade acontece o contrário. Você deve prestar atenção aos erros mais comuns cometidos por artesãos que se deparam com a auto-instalação pela primeira vez.

Em primeiro lugar, não existe nivelamento horizontal da banheira ao nível do edifício. Isto pode resultar num fluxo de água fraco ou lento ou numa posição instável do recipiente.Tal erro deve ser corrigido imediatamente - afinal, o equipamento instalado não é adequado para uso.

Em segundo lugar, ao instalar as pernas, os parafusos podem ser apertados demais. Como resultado, podem aparecer rachaduras ou lascas. Este problema aparentemente imperceptível levará num futuro próximo à necessidade de substituir a banheira por uma nova.

Se, por negligência durante o processo de instalação, você tocou na tigela e apareceram lascas ou arranhões em sua superfície interna, então você pode realizar um conjunto de trabalhos em restauração de esmalte.

Suportes de banho em ferro fundido
Ao fixar os suportes ao corpo do recipiente, deve-se apertar as porcas com muito cuidado para que nada se quebre.

Em terceiro lugar, é extremamente indesejável colocar almofadas de borracha grossas sob as pernas. Afinal, durante o banho a banheira saltará para trás e depois de alguns meses as laterais se afastarão das paredes do ambiente. A água começará a entrar nessas lacunas, fluindo por baixo da banheira. Você terá que gastar tempo, esforço e dinheiro para resolver esse problema.

Em quarto lugar, um erro bastante perigoso é não aterrar a banheira. Ao instalar um equalizador de potencial elétrico, você precisa prestar atenção especial ao seu encaixe perfeito para garantir um contato confiável.

Aterramento da banheira
É especialmente importante aterrar adequadamente o equipamento elétrico de uma banheira de hidromassagem de ferro fundido.

Em quinto lugar, quando, para poupar dinheiro, foi utilizado um sifão sem fiscalização ou o acesso à fiscalização foi murado. Em caso de bloqueio ou avaria, será necessário fazer um grande esforço para eliminar o problema.

Em sexto lugar, é muito inconveniente quando as laterais da banheira penetram profundamente na parede. Isso torna visualmente o procedimento de banho extremamente desagradável e interfere na fixação de prateleiras ou na instalação de assentos. É importante lembrar disso ainda na fase de corte de uma reentrância na parede, para não exagerar.

Conectando a banheira à parede
Para manter a distância ideal para aprofundar as laterais do contêiner na parede, você deve primeiro calcular tudo. Se as paredes não estiverem suficientemente niveladas e a ligação estiver incompleta, a água irá vazar.

Sétimo, você não deve fazer uma prateleira de azulejos na lateral das pernas. Afinal, durante a operação, a água cairá sobre ele e escorrerá para o chão. Se você deixar a prateleira mais inclinada, não será possível colocar frascos de xampu nela - eles escorregarão.

Existem outros problemas que surgem durante a instalação de uma banheira que podem estragar a aparência. Por exemplo, se o silicone ou o cimento não forem removidos da superfície a tempo, eles poderão permanecer lá para sempre.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instruções em vídeo com demonstração detalhada do processo de instalação da banheira:

Um vídeo visual sobre a montagem e instalação de um sifão de polímero:

Um guia sobre como consertar você mesmo um vazamento entre uma parede e um banheiro:

Depois de conhecer as características e resolver os principais problemas que surgem no processo, você mesmo poderá instalar uma banheira de ferro fundido. Será possível administrar sem brigada, mas não sem auxiliares. Todo o problema é o peso do produto, que uma pessoa não consegue segurar fisicamente.

Você tem experiência na instalação de uma banheira de ferro fundido? Conte-nos o quão difícil essa tarefa foi para você.

Talvez você queira dar recomendações úteis aos artesãos domésticos que se deparam com o problema de instalar equipamentos de encanamento tão pesados ​​​​pela primeira vez? Escreva suas dicas no bloco de comentários deste artigo e adicione a foto de uma banheira de ferro fundido que você mesmo instalou.

Comentários dos visitantes
  1. Após a conclusão da reforma, foi necessário encontrar uma banheira adequada.O de ferro fundido foi notado de imediato, pois com os devidos cuidados sua vida útil é bastante longa. Eu só queria apresentar algum tipo de novidade. Decidimos tomar uma banheira de hidromassagem. Relemos uma grande quantidade de literatura, buscamos informações na Internet e nos preparamos para a instalação independente. Tudo acabou de forma rápida e eficiente. O banho ficou lindo. Então, se quiser, você pode fazer tudo sozinho.

  2. Quando estávamos reformando o banheiro, jogamos fora a velha banheira de ferro fundido. Instalaram um acrílico barato, mas é o céu e a terra! Não gosto do formato, não há sensação de confiabilidade. Novamente pensamos em ferro fundido. Mas tenho uma pergunta - como calcular o peso máximo permitido de uma banheira em uma casa antiga? Existem esses dados em algum lugar? A velha banheira de ferro fundido era grande, mas depois de ler o artigo ficou um tanto assustadora. Outra dúvida sobre o equalizador de potencial elétrico - é a primeira vez que ouço falar disso, é só para banheiras de hidromassagem? Isso não é necessário para pessoas comuns?

    • Alexei

      Olga, um equalizador de potencial elétrico é uma espécie de aterramento. Para que serve? Em qualquer casa pode haver correntes parasitas, por exemplo, se alguém aterrar um cano ou uma bateria, digamos, uma máquina de lavar. Isso não pode ser feito; o aterramento deve ser feito na blindagem. Mas nem todos querem viver honestamente e fazem o que é mais fácil, mais próximo e mais barato para eles. Mas o equalizador é exatamente o que você precisa para não ser eletrocutado ao sair água da torneira. Ele se conecta diretamente ao cano de onde vem a água. Se a banheira estiver conectada ao cano, haverá ZERO volts entre a banheira e o cano. Mas se houver aterramentos desonestos na casa, na ausência de aterramento, você poderá medir até 30 volts de diferença. Eu pessoalmente medi 5 volts. Não é muito agradável.Cada vez que você derramar ou quando a água já tiver sido despejada no ralo, você será beliscado por correntes parasitas entre a batedeira, especialmente ao drenar a água do banheiro. Não só não é agradável, mas talvez... e perigoso. Aqueles. você precisa conectar o fio ao parafuso da banheira de ferro fundido ao tubo. É necessário fazer um contato de crimpagem no tubo, como uma braçadeira com parafusos. Não me lembro exatamente como se chama, mas a questão é que o tubo principal no ponto de contato futuro também deve ser desengraxado com solvente, depois deve ser aplicado o mesmo contato de crimpagem.

  3. Por que a banheira não foi fundada na época soviética? Tenho uma banheira sem parafusos/pés reguláveis, como faço para nivelá-la? Como posso aterrar uma banheira se o riser é feito de cobre, então há uma seção de tubos feitos de tubos corrugados e novamente feitos de cobre?

    • Masha

      Mb, quem te disse que nos tempos soviéticos ninguém aterrava a banheira??? De onde vem essa informação estranha?))

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      O aterramento dos banheiros dos apartamentos soviéticos era feito, mas nem sempre e nem em todos os lugares. Além disso, depois de mais de uma dezena de anos, o sistema poderá parar de funcionar. Para uma banheira de ferro fundido antiga, o aterramento deve ser feito da seguinte forma:

      1. Faça um furo na perna da banheira;
      2. Fixe o jumper de aterramento;
      3. O fio trançado é conectado à perna da banheira;
      4. Em seguida, o fio trançado é conectado a um distribuidor especial.

      Por sua vez, fios de outros objetos metálicos são conectados ao distribuidor. O distribuidor deve estar conectado ao barramento de aterramento comum do painel (localizado na entrada). E nivelar a banheira não é difícil - suportes de madeira ajudam.

      Fotos anexadas:
  4. Então, como você propõe levantar, virar e mover uma banheira de ferro fundido de 150 kg? Jacks, um monte de amigos, algum tipo de guindaste? Tanta água, mas o mais importante não foi dito...

    • Masha

      Ivan, onde você conseguiu 150 kg?))) 1,70 pesava aproximadamente 119-120 kg. Isto foi durante a época soviética. E agora ainda menos. Em relação ao macaco, um monte de amigos, estou rindo há meia hora, lembrando como eu e meu marido, de 18 anos, levamos juntos a banheira de casa para a rua e trocamos. Então tiramos com cuidado, viramos para que a chuva não caísse lá dentro, e alguns dias depois colocamos no CARRO e levamos para minha sogra. Ela era menor, pouco mais de cem quilos, mas eu sou mulher. Se você acha que sou um transportador de bombas, não. Eu peso 45 e tenho 1,59 de altura. Lembro-me também de como a geladeira Polyus foi arrastada por 5 km no mesmo carrinho de mão (pesada por ela mesma) e passada por uma ponte flutuante. Sim, agora não levanto, mas só porque devido à doença do meu filho, em meio ao estresse, agora estou com um problema cardíaco e fazer exercícios é contraindicado para mim... mas 2 pessoas saudáveis ​​vão conseguir levantar uma banheira, é até engraçado.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica