Qual banheira é melhor - acrílica ou aço? Revisão comparativa

Os felizes proprietários de apartamentos novos, bem como aqueles que iniciaram reformas no banheiro, se deparam com uma escolha difícil.As lojas possuem um grande número de encanamentos atraentes tanto na aparência quanto no preço, muitos dos quais são feitos de materiais desconhecidos do comprador.

Qual banheira é melhor: acrílica ou aço? Esta é a pergunta que a maioria dos visitantes da loja se fazem. No artigo que apresentamos, são analisadas detalhadamente as características técnicas, são considerados os aspectos positivos e negativos dos tipos de canalização populares, com base nos quais poderá fazer a escolha certa.

O banho ideal: como deveria ser

Ao imaginar um “banho dos sonhos”, todos, é claro, dotam-no de certas qualidades. Neste caso, a aparência do objeto pode ser qualquer, é importante que o produto tenha determinadas características de desempenho.

Um bom banho deve ter baixa capacidade térmica. Somente neste caso a água despejada na tigela esfriará o mais lentamente possível, o que dará à pessoa a oportunidade de passar bastante tempo em um ambiente agradável para o corpo.

É aconselhável que a superfície interna da tigela não escorregue, para que os procedimentos de água sejam totalmente seguros. Isto é especialmente importante para familiares mais velhos e crianças.

O revestimento da banheira deve ser durável e resistente a diversos tipos de danos. O ideal é que a banheira não tenha medo de produtos químicos agressivos, quedas de objetos pesados ​​ou impactos, ou agentes de limpeza abrasivos.

A cobertura interna deve ser fácil de lavar. É desejável que seja o mais difícil possível para os contaminantes se estabelecerem nele. Então os meios mais simples serão suficientes para cuidar da superfície da tigela. É importante que a banheira seja durável.

Se as paredes forem muito finas, a tigela irá deformar-se e “brincar” com o peso de quem a lava. Neste caso, é desejável que equipamentos adicionais, por exemplo, dispositivos de hidromassagem, sejam instalados sem problemas.

O peso do encanamento não deve ser muito grande, caso contrário haverá problemas com seu transporte e instalação. A forma e o tamanho podem ser absolutamente quaisquer. É importante que, de acordo com estes parâmetros, a banheira seja adequada a uma determinada divisão e se adapte perfeitamente ao seu interior.

Banheira acrílica
O banho “ideal” deve ser bonito, confiável, confortável e multifuncional. Uma qualidade importante do encanamento é a capacidade de manter a temperatura da água por muito tempo.

Tudo sobre o banho de aço

Seria um erro pensar que todas as tigelas de aço são iguais. Eles são feitos de dois materiais fundamentalmente diferentes. O primeiro é o aço estrutural. As banheiras deste material são produzidas por estampagem.

Uma folha de metal é colocada sob uma prensa aquecida, que com força dá à tigela o formato desejado. Depois disso, a peça é enviada para esmaltação. O aço estrutural não é resistente à corrosão e, portanto, necessita de proteção.

Na fábrica, uma camada de esmalte é aplicada na base. Ao contrário do ferro fundido, no qual são aplicadas várias camadas, uma ou no máximo duas camadas são aplicadas ao aço. Como resultado, o esmalte tem propriedades completamente diferentes.

Não possui poros onde a sujeira possa se acumular.Mas, ao mesmo tempo, o esmalte adere menos à base e descasca facilmente como resultado de danos mecânicos ou outros impactos.

Banho de aço
Uma banheira exclusiva de aço inoxidável é uma opção elegante e durável, mas também mais cara. Ele se encaixará perfeitamente em qualquer interior e não decepcionará o proprietário com suas características de desempenho.

Como camada protetora, não só o esmalte pode ser aplicado à base, mas também um polímero que melhora a adesão. Este revestimento adere melhor ao metal. Em geral, as banheiras esmaltadas feitas de ligas de aço são baratas.

São muito fáceis de limpar porque não retêm sujeira nas paredes e as gotas e manchas de água com sabão não são muito perceptíveis. No entanto, a vida útil de tal revestimento protetor é curta, podendo ser prolongada utilizando produtos desenvolvidos especificamente para este fim.

Além disso, o aço inoxidável é utilizado na fabricação de banheiras. Este é um material absolutamente seguro e ecológico. A verdade é significativamente mais cara que o aço estrutural.

As banheiras são feitas de aço inoxidável por estampagem e não requerem nenhum processamento adicional. A superfície de tais produtos é extremamente resistente a vários tipos de danos, mas é difícil de manter porque a água com sabão e os depósitos de calcário são muito visíveis.

Banho de aço
Banheiras de aço com revestimento protetor de esmalte são menos duráveis. O esmalte não adere muito firmemente à base e pode quebrar se for atingido ou derrubado por algum objeto.

Em ambos os casos, a espessura das paredes metálicas da banheira é considerada um aspecto importante. Pode variar de 0,15 a 0,35 cm, sendo a melhor opção uma chapa mais grossa.Esta tigela mantém bem a sua forma e não cede durante o uso. Banheiras de paredes finas deformam-se facilmente, o que é desagradável. E se for um modelo esmaltado, então nas áreas de deflexão o esmalte começa a descascar e eventualmente lascar.

Com pontos de referência escolhendo um banho de aço Leia este artigo, que você deve ler antes de comprar acessórios metálicos para encanamento.

Características dos produtos siderúrgicos

Como qualquer outro produto, as banheiras de aço possuem algumas características que afetam suas propriedades de desempenho. Vamos dar uma olhada neles.

A tendência do metal de se deformar

Quase todas as banheiras de aço são ligeiramente propensas a flacidez e leve deformação da tigela. Isto é especialmente verdadeiro para modelos de paredes finas que literalmente “andam” sob o peso da pessoa que está neles.

O fabricante está ciente deste problema e pode oferecer uma estrutura de reforço especial completa com o produto. Esta é uma estrutura de vários suportes sobre os quais deve instalar encanamento de aço. A estrutura de suporte proporcionará estabilidade e posição estável, eliminando vibrações da tigela durante os procedimentos de higiene.

Instalação de banho de aço
Para garantir uma instalação de alta qualidade da banheira “sobre espuma”, imediatamente antes da formação de espuma, a tigela deve ser enchida com água

Essas armações são especialmente relevantes para banheiras de tamanhos grandes ou formatos não padronizados. O design ajuda a remover o excesso de carga das paredes e distribuí-lo de maneira mais uniforme. Como resultado, a tigela fica mais estável e não deforma.

Se tal moldura não estiver incluída na banheira, é aconselhável fazer você mesmo uma semelhante. Como opção, você pode considerar instalar a tigela em blocos de espuma ou tijolos e soprar espuma no espaço livre sob a banheira.

Isolamento mínimo de som e calor

O metal possui características de baixo isolamento acústico. Praticamente não absorve som. Por esse motivo, o processo de enchimento de uma tigela de aço é acompanhado de muito barulho. Esta não é a pior desvantagem, mas para alguns é importante.

O mesmo vale para o isolamento térmico. O metal tem uma alta capacidade térmica. Ele retira muito rapidamente o calor da água aquecida, que, conseqüentemente, esfria com a mesma rapidez.

Isso é muito desagradável para quem gosta de ficar muito tempo deitado em um banho quente e causa alguns transtornos para todos os demais. Portanto, o fabricante recomenda o uso de um isolador adicional na instalação de uma banheira de aço.

É produzido em forma de pratos, todos os produtos de marcas famosas são obrigatoriamente equipados com eles. Se o seu modelo não estiver equipado com essas placas, você mesmo poderá fazer isso.

Isolamento para banho de aço
A maneira mais fácil de fazer isolamento térmico e acústico para uma banheira de aço é espumar sua superfície externa

Para fazer uma camada isolante caseira, você precisará de espuma de polietileno, cortiça técnica ou materiais semelhantes. Se não estiverem disponíveis, a espuma de poliuretano normal servirá perfeitamente.

O isolamento é aplicado na parte externa da banheira e aí fixado. Após a secagem, a tigela é colocada no local escolhido. Esta camada isolante absorve bem o som e reduz significativamente a condutividade térmica do metal.

Vantagens e desvantagens do uso de banheiras de aço

Os produtos siderúrgicos apresentam uma série de vantagens, listamos as mais significativas delas:

  • Vida útil suficiente para o preço. Com muito cuidado, uma banheira de aço estrutural durará de 10 a 15 anos e um produto de aço inoxidável durará ainda mais.
  • Peso relativamente leve.O banho médio de aço pesa cerca de 20 kg, o que é várias vezes menor que o de ferro fundido. Graças a isso, o produto é fácil de transportar e instalar.
  • Fácil de cuidar. A porosidade do revestimento da tigela é mínima. Isso evita o acúmulo de sujeira e facilita muito a limpeza da banheira.
  • Conforto de usar. As tigelas de aço aquecem muito rapidamente. Para isso, basta enxaguá-los com água quente.

As desvantagens dos produtos siderúrgicos já foram mencionadas. Estes são isolamento acústico insuficiente, tendência à deformação e alta transferência de calor. No entanto, todos esses problemas podem ser facilmente corrigidos, se desejado. Considerando isso, além do fato de o custo dessas banheiras ser bem inferior ao do ferro fundido ou do acrílico, é fácil explicar a demanda por produtos siderúrgicos.

Segredos para escolher os melhores encanamentos de aço

Ao escolher uma banheira de aço para sua casa, você precisa saber exatamente no que prestar atenção especial. Em primeiro lugar, você deve examinar cuidadosamente o modelo de sua preferência quanto à espessura das paredes.

Deve ter 3 mm ou mais. Infelizmente, nem sempre é possível determinar isso a olho nu, por isso é necessário estimar o peso do produto. Se uma tigela de tamanho impressionante puder ser facilmente levantada com uma mão, evite comprá-la.

Banho de aço
Você pode encontrar banheiras de aço à venda em diversos tamanhos e formatos. Se desejar, é fácil escolher um modelo original e funcional para a sua casa de banho

Uma banheira de alta qualidade não pode pesar menos de 18 a 20 kg. Se não for esse o caso, o fabricante estava simplesmente tentando economizar em metal. A geometria da tigela deve ser perfeitamente plana, assim como sua superfície.

Os banhos de aço são estampados, portanto, todas as depressões, protuberâncias e curvas são defeitos que não deveriam existir.Atenção especial deve ser dada à qualidade do revestimento de esmalte, se houver.

Deve ser liso, uniforme, sem a menor flacidez ou gotejamento. Não deve haver lascas ou rachaduras, mesmo as menores. Posteriormente, eles se tornarão um local onde aparece a ferrugem.

Se o revestimento da banheira for autolimpante, mesmo uma pequena fissura poderá levar à perda das propriedades declaradas pelo fabricante. E por fim, vale avaliar a tigela “de ouvido”. Você deve bater na superfície da banheira com os dedos. Um produto de alta qualidade parece homogêneo, sem chocalhos ou ruídos estranhos.

O que você precisa saber sobre uma banheira de acrílico

O nome geral de banheiras de acrílico esconde produtos com diferentes propriedades de desempenho. Eles estão unidos pelo fato de que na produção são utilizados compostos poliméricos: plástico ABS, substância PMMA ou um complexo que inclui ambos os compostos artificiais.

Mais precisamente, a partir desses compostos são produzidas folhas de acrílico, que ganham a forma desejada sob a influência do vácuo. As tigelas da mais alta qualidade são feitas de polimetilmetacrilato ou PMMA.

De acordo com o método de fabricação, essas chapas acrílicas são divididas em:

  • Moldado. A fabricação envolve despejar o polímero fundido entre dois painéis rígidos e depois curar a folha enquanto está fixada. Trata-se de acrílico sanitário, que possui máxima resistência ao impacto, espessura uniforme da chapa e encolhimento mínimo quando aquecido.
  • Extrusão. A fabricação envolve espremer o polímero fundido através de um bico de fenda em uma planta de produção. O resultado são chapas acrílicas com maior porosidade, menor densidade em todas as direções e resistência ao impacto do que as opções moldadas por injeção.

Os banhos feitos de chapas moldadas por injeção são mais caros, mas também estão significativamente à frente dos produtos de extrusão em termos de indicadores práticos e técnicos. Infelizmente, as banheiras de acrílico feitas de folhas moldadas por injeção e extrudadas são praticamente indistinguíveis na aparência. Portanto, na hora de escolher é preciso ter muito cuidado.

O processo de produção de louças sanitárias a partir dos dois tipos de chapas acrílicas de PMMA é realizado com a mesma tecnologia. Uma tigela é formada a partir deles sob pressão de vácuo. Em seguida, a parte traseira da louça sanitária de acrílico é reforçada com fibra de vidro, após o que são feitos furos tecnológicos e recortadas as laterais da banheira.

Banho acrílico
As banheiras de acrílico da melhor qualidade são feitas de chapas feitas com tecnologia de moldagem por injeção de um polímero com a abreviatura PMMA

Folhas de acrílico feitas de plástico com a abreviatura ABS, chamadas de acrilonitrila butadieno estireno entre os químicos, são a variedade mais barata e pouco prática. Os encanamentos feitos com eles são, na verdade, descartáveis ​​​​e não resistem ao lixamento, mas devido à sua porosidade podem ser facilmente pintados em diversas cores.

Banheira acrílica
A parte externa da tigela é reforçada com fibra de vidro. É assim que se parece uma camada de reforço, composta de fios longos e resistentes

O ABS é um material poroso e muito higroscópico; ele se decompõe rapidamente ao entrar em contato com a umidade. Portanto, a vida útil desses produtos é curta. A camada superior de acrílico pode ter diferentes espessuras. Quanto menor for, mais vulnerável será a superfície. Uma fina camada de polímero pode ser facilmente perfurada por um objeto pontiagudo, lascada ou simplesmente apagada durante o uso intensivo.

Em sortimento banheiras de acrílico Existem também produtos feitos por coextrusão a partir do complexo polimérico ABS/PMMA.Durante a produção, ambos os tipos de materiais passam pelo bocal de extrusão, resultando em um painel de duas camadas.

Esta folha sanduíche para moldagem a vácuo é colocada de forma que o ABS fique localizado na parte inferior. A opção é mais resistente que a extrusão padrão e mais barata que o PMMA moldado por injeção, mas é inferior a este último em termos de parâmetros técnicos.

Características das tigelas de acrílico

As banheiras de acrílico possuem diversas características que as diferenciam da gama de equipamentos sanitários. Vamos examiná-los com atenção.

Variedade de tamanhos e formas

A tecnologia de fabricação de tigelas de acrílico nos permite produzir produtos de diversos formatos e tamanhos. Talvez nenhum outro material abra o maior espaço para a criatividade dos designers.

Absolutamente qualquer configuração e dimensões do produto são possíveis. Além disso, durante o processo de fabricação, são feitos de forma bastante simples os furos necessários à instalação de equipamentos especiais.

Banheira de hidromassagem acrílica
As banheiras de acrílico podem ser equipadas com uma variedade de equipamentos adicionais para massagem, cromoterapia e iluminação

Portanto, as banheiras de acrílico podem ser equipadas com quaisquer dispositivos de hidromassagem, cromoterapia, iluminação, etc. Além disso, o pigmento pode ser adicionado à matéria-prima para fundição na fase de seu preparo, dando a tonalidade desejada. Assim, as banheiras de acrílico apresentam uma grande variedade de designs, facilitando a escolha da melhor opção para o seu banheiro.

Presença de uma moldura de reforço

As tigelas de acrílico são de plástico. Sob o peso da água e de uma pessoa na banheira, as paredes e o fundo podem ceder e ficar ligeiramente deformados.Para evitar esse efeito, cada tigela é equipada com uma estrutura metálica especial, que deve aliviar o estresse excessivo e distribuir a força uniformemente por toda a superfície.

Dada a variedade de designs de banheiras de acrílico, é preciso saber que um fabricante responsável desenvolve uma moldura para cada um dos modelos que produz. Normalmente o projeto vem completo com instalações hidráulicas, pois é utilizado em instalando uma banheira de acrílico sem falhar.

Trata-se de uma moldura revestida com proteção anticorrosiva, feita de tubo quadrado de aço. A estrutura deve ter pernas ajustáveis ​​em altura, suportes de canto e reforços intermediários.

Estrutura de banheira em acrílico
As banheiras de acrílico devem ser equipadas com moldura de reforço sobre pés reguláveis ​​em altura. Uma estrutura estabilizadora de encanamento é desenvolvida para cada modelo

Olhando para a moldura, podemos concluir sobre a resistência da tigela de acrílico. Quanto menor for, mais pontos de apoio terá a estrutura de aço. As tigelas mais duráveis ​​são equipadas com armações com quatro pontos de apoio.

A estrutura de reforço pode ser totalmente soldada ou pré-fabricada. A última opção é mais conveniente. Além disso, sua presença é um sinal da resistência da tigela de acrílico. Uma estrutura soldada geralmente é fixada em uma banheira de baixa resistência.

Capacidade de manutenção e durabilidade de acessórios hidráulicos de acrílico

É preciso entender que a vida útil de um produto depende de sua qualidade. As tigelas mais duráveis ​​feitas de PMMA moldado por injeção. Se usados ​​corretamente, durarão 20 anos ou mais. Além disso, os produtos são reparáveis.

Isso significa que, se necessário, você pode remover lascas e rachaduras que aparecem na superfície da banheira. Especialmente para esse fim, são produzidas composições reparadoras, que são acrílicas líquidas ou pastosas.

Composição para consertar banheira de acrílico
Para a reparação de banheiras são produzidos kits de reparação, cuja utilização garante a eliminação de defeitos superficiais com elevada qualidade. O produto vem com lixa para todos os tipos de louças sanitárias, para acrílico é cinza

O líquido é aplicado na falha da superfície e a preenche completamente. Depois que a composição endurece, nem mesmo vestígio do defeito permanece. A durabilidade das banheiras feitas de placas sanduíche depende da espessura da camada acrílica fundida. Pode ser diferente.

A prática mostra que as tigelas revestidas com uma camada de acrílico de 2 a 3 mm duram cerca de três a quatro anos. Produtos com camada de acrílico de 4 mm podem durar cerca de sete anos e, por fim, banheiras com camada de acrílico de 5 a 6 mm duram de 10 a 12 anos.

Critérios e regras escolhendo uma boa banheira de acrílico são fornecidos no artigo a seguir, que recomendamos que você leia.

Prós e contras dos produtos acrílicos

Como qualquer outra, as banheiras de acrílico têm vantagens e algumas desvantagens:

  • Baixa transferência de calor. As tigelas de acrílico retêm muito bem o calor, perdendo cerca de meio grau em 30 minutos. Além disso, o revestimento é agradavelmente quente ao toque. Os fãs de longos procedimentos de banho irão apreciar isso.
  • Peso leve. O peso de uma banheira de acrílico de tamanho médio é de cerca de 15 a 20 kg. Isso facilita muito seu transporte e instalação.
  • Altas propriedades de absorção de ruído. Encher a tigela com água ocorre de forma totalmente silenciosa.
  • Higiene e segurança. O acrílico é muito liso, por isso a sujeira não permanece na superfície. Para limpar a tigela, basta usar água com sabão ou produtos especiais. Além disso, o material possui propriedades antibacterianas pronunciadas. A superfície dessas tigelas não escorrega.

Entre as desvantagens significativas, vale destacar a baixa resistência a produtos químicos agressivos e altas temperaturas. Cuidando de louças sanitárias de acrílico Também não é fácil, mas agora existem produtos de limpeza especializados à venda.

Líquidos excessivamente quentes, um secador de cabelo em funcionamento, vernizes, incluindo lacas para cabelo, solventes, adesivos, etc. são perigosos para uma tigela de acrílico. O uso de abrasivos para limpar a superfície também é inaceitável. Eles vão arranhar o revestimento, estragando-o irremediavelmente.

Impactos mecânicos bruscos também são extremamente indesejáveis ​​para tigelas de acrílico. A queda de um objeto pesado, mesmo de pequena altura, certamente causará rachaduras ou lascas. A formação de um furo passante também é possível. No entanto, se a banheira for fundida, a maioria dos defeitos poderá ser reparada sem deixar vestígios.

Segredos para escolher produtos acrílicos

Como já mencionado, as características de desempenho de uma banheira de acrílico dependem da sua qualidade. Portanto, a primeira coisa que gostaria de recomendar a quem escolhe esse tipo de equipamento hidráulico é comprar um produto apenas de uma marca conhecida.

Neste caso, você poderá ver um certificado confirmando a qualidade do produto e, em caso de problemas, fazer uma reclamação. Infelizmente, é muito difícil identificar o acrílico de baixa qualidade a olho nu.

Banho acrílico
Um fabricante responsável completa seus produtos com telas especiais que cobrem o espaço sob a banheira de acrílico. É quase impossível fazer você mesmo essa tela.

Para quem decide adquirir um produto de fabricante desconhecido, podemos aconselhar o seguinte. Primeiro você precisa examinar cuidadosamente o final da tigela. Aqui você pode ver as camadas. O de cima é acrílico, o resto é de reforço. Você precisa avaliar sua espessura e quantidade.

É desejável que haja pelo menos 4 camadas de reforço, vale a pena considerar a superfície da banheira. Não deve haver irregularidades ou asperezas na vida.

A seguir é aconselhável pressionar levemente as paredes e o fundo da tigela. Eles não devem dobrar muito como os painéis de plástico. E o último teste é para luz. Você precisa pegar uma lanterna ou apontador laser e aplicá-lo alternadamente no fundo e nas paredes.

Ao mesmo tempo, você deve colocar as palmas das mãos na mesma área do lado de fora do produto e olhar para a luz pela janela resultante. Se for visível com muito brilho, a espessura do produto é insuficiente.

Com uma análise comparativa das características técnicas e práticas banheiras de acrílico e ferro fundido Você pode encontrá-lo aqui. Recomendamos a leitura da resenha dedicada a este assunto.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Segredos para escolher uma banheira de aço:

Vídeo nº 2. Escolhendo uma banheira de acrílico:

Vídeo nº 3. Análise comparativa de todos os tipos de banhos populares:

É impossível determinar claramente se o acrílico ou o aço são melhores. Cada usuário escolhe a melhor opção para si, levando em consideração todas as características de funcionamento do encanamento, suas vantagens e desvantagens significativas e as condições individuais de operação.

Não se esqueça do lado financeiro da escolha. É melhor comprar equipamentos de alta qualidade do segmento econômico do que um produto barato de classe superior.

Qual banho você acha que é o melhor e por quê? Compartilhe seus próprios motivos para escolher. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, publique fotos temáticas.

Comentários dos visitantes
  1. Marina

    Em um apartamento novo com acabamento e encanamento da incorporadora, recebemos uma banheira de aço.Mas acabou tendo paredes muito finas. Quando eu, uma senhora sem muito peso, fico de pé nele, a parte inferior cai visivelmente. Se o marido estiver presente, geralmente é assustador. Ainda não há como trocar a banheira, talvez possamos de alguma forma resolver temporariamente esse problema - sem desmontar a banheira, colocar uma moldura embaixo dela ou algo mais?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      A coisa mais fácil é comprar pernas autoadesivas adicionais em uma loja de encanamento e instalá-las. Todo o resto exigirá desmontagem. Eu recomendaria uma maneira mais completa - construir um pódio para a banheira.

  2. Não sei, nunca me ocorreu a ideia de comprar uma banheira de aço. Para mim, a escolha sempre foi apenas entre ferro fundido e acrílico, mas o ferro fundido é muito volumoso e pesado para um apartamento comum. Portanto, é claro, escolho o acrílico. É barato e leve o suficiente para que, quando sua vida útil terminar, você possa facilmente comprar uma banheira nova. E o de aço até parece desconfortável para o meu gosto.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica