Instalação de dutos de ventilação de plástico: um guia para a construção de um sistema feito de tubos de polímero
Com o desenvolvimento da indústria química, muitas estruturas metálicas foram substituídas por suas contrapartes poliméricas. Na construção de edifícios baixos individuais, a instalação de dutos de ventilação de plástico torna-se uma prioridade. Suas qualidades técnicas e vantagens tecnológicas proporcionam superioridade em relação às opções anteriormente utilizadas.
Uma pessoa não treinada dirá que o plástico libera substâncias tóxicas no ar e, portanto, é prejudicial à saúde. Este artigo irá ajudá-lo a garantir que este não é o caso e que os materiais poliméricos modernos possuem certificados europeus de qualidade e segurança.
Falaremos sobre as especificidades do projeto de um sistema de ventilação feito de tubos de polímero. Apresentaremos o sortimento e daremos recomendações sobre a seleção. Os que gostam de fazer você mesmo encontrarão informações sobre opções de fiação e métodos de conexão aqui.
O conteúdo do artigo:
Materiais para produção de tubos plásticos
O mercado da construção oferece tubos de ventilação feitos de diversos tipos de materiais poliméricos.
É oferecido ao consumidor:
- Tubos de cloreto de polivinila (PVC) pode operar em uma faixa de temperatura de -30Ó até +70Ó Celsius. Eles são usados principalmente na construção doméstica e residencial para salas aquecidas e frias. O PVC é um material termoplástico não inflamável, com ponto de fusão de 165-200 graus. Bom dielétrico. O interior tem uma superfície lisa. Não tolera bem geadas, a uma temperatura de 15Ó abaixo de zero ele perde suas propriedades.
- Dutos de ventilação fluoroplásticos (PTFE) têm alta resistência ao calor, suportam aquecimento de até 260Ó Celsius. Os dutos de ar são utilizados para transportar misturas de ar com alto teor de ingredientes ácidos e alcalinos. O fluoroplástico é utilizado na indústria para a fabricação de redes de ventilação de alta resistência.
- Dutos de ar em polipropileno (PP) Distinguem-se pelo preço acessível e são resistentes aos componentes agressivos do ar ambiente: ácidos, álcalis.
- Tubos de polietileno (PE ou LDPE, HDPE) Distinguem-se pela leveza, flexibilidade, elasticidade, mas não suportam bem temperaturas negativas. O material é neutro e não interage nem mesmo com ácidos. O polietileno não emite substâncias nocivas e é considerado absolutamente inofensivo.
Os tubos de polietileno são projetados para uma longa vida útil. As superfícies internas lisas praticamente não oferecem resistência aos fluxos de ar que se movem ao longo delas.
Os países europeus reconheceram o PP como um material tecnicamente obsoleto. Você ainda pode comprar dutos de ar feitos de polipropileno na rede varejista russa.
A compra de produtos feitos com este material para um edifício residencial será justificada para uso em despensas ou quando houver falta de recursos orçamentários.
Sortimento por tamanhos padrão e formatos de seção
Mais popular na construção residencial Dutos de ar em PVC estão disponíveis em duas versões:
- redondo com diâmetros transversais de 100 mm, 125 mm, 150 mm, 200 mm;
- retangular com dimensões de seção transversal 55 × 110 mm, 60 × 122 mm, 60 × 204 mm.
A capacidade de rendimento dos dutos de ventilação redondos aumenta com o aumento do diâmetro. A eficiência de um tubo com diâmetro de 125 mm é 1,5 vezes maior que a de um tubo com diâmetro de 100 mm, e a eficiência de um tubo com diâmetro de 150 mm já é três vezes maior que cem metros quadrados.
Um duto redondo de 100 mm funciona com o mesmo desempenho que um duto de 55 × 110 mm. Um duto redondo de 125 mm e um retângulo de 60 × 204 mm são quase equivalentes em termos de vazão de ar.
O tubo redondo de 200 mm é produzido sem uma ampla gama de peças de conexão. Um duto de ar com seção retangular de 90 × 220 mm corresponde a um tubo redondo com diâmetro de 150 mm, mas raramente é utilizado na prática devido ao seu alto custo.
Os tubos de plástico ganharam credibilidade entre os incorporadores de residências particulares devido a características notáveis como:
- capacidade de absorver ruído e calor;
- superfície perfeitamente lisa permitindo que o ar passe pelo canal em alta velocidade;
- ausência de corrosão, possibilitando a colocação de tubos em ambientes com alta umidade;
- indiferença às influências agressivas, garantindo operação de longo prazo;
- paredes tratadas com agentes antiestáticos, evitando o acúmulo de cargas elétricas e o acúmulo de poeira no interior do canal;
- resistência suficiente e baixo peso;
- processo simples e compreensível para montagem de grandes unidades e sistemas espaciais;
- fabricação de peças de acordo com GOST e TU com obtenção de certificados de atendimento aos requisitos sanitários e higiênicos;
- preço relativamente acessível.
As desvantagens dos tubos de PVC incluem baixa resistência ao fogo, medo de temperaturas negativas e necessidade de tratamento antiestático.
A cor branca do plástico harmoniza-se perfeitamente com os elementos de decoração dos quartos, muitas vezes os dutos de ar ficam escondidos atrás do drywall e depois finalizados.
Altura baixa caixas de polímero ajuda a reduzir o espaço entre a laje e o teto falso. Mantendo assim uma altura aceitável da sala e sua capacidade cúbica.
Dispositivo de ventilação feito de tubos de polímero
Sujeito a certas regras, a instalação de dutos de ar em PVC é rápida e fácil. Um papel significativo nisso pertence aos métodos de união de peças individuais. Oferecemos uma grande variedade de peças de conexão: cantos, curvas, tês, plugues. Se uma peça falhar, ela pode ser facilmente desmontada e substituída por um novo elemento.
O uso de abrigos de isolamento térmico
Em salas sem aquecimento, os canais de polímero são envoltos em materiais isolantes de calor.Caso contrário, os tubos ficarão cobertos de neve no inverno.
Os seguintes são usados como isolamento:
- polietileno espumado, coberto com papel alumínio de um lado e revestido com adesivo do outro;
- uma camada de borracha com os mesmos revestimentos, esse material é bem mais caro que o primeiro.
Antes do isolamento térmico, a superfície do duto de ar é limpa de depósitos de poeira e sujeira. As costuras são seladas com uma fita especial.
O isolador térmico de polietileno reticulado é feito com uma tecnologia especial que cria ligações moleculares lineares e transversais. O material é muito durável, elástico e não perde a forma após ser comprimido.
O isolamento térmico em espuma de borracha possui estrutura microporosa. O material é resistente a ambientes agressivos e retém bem o calor. Possui uma camada metálica que evita a perda de calor e proporciona isolamento acústico. Graças à sua elevada temperatura de ignição, protege materiais inflamáveis do fogo.
Para o isolamento térmico de dutos de ar volumétricos, principalmente no assentamento de vias viárias, são utilizadas placas de lã mineral.
Projeto e trabalho preparatório
Antes de iniciar o trabalho de projeto, você deve decidir sobre a escolha do sistema de ventilação.
Ele vem em três tipos:
- alimentação e exaustão com circulação de ar por gravidade natural;
- fornecimento e exaustão com estimulação mecânica do fluxo de ar;
- combinados usando o primeiro e o segundo tipos.
A circulação natural do ar depende das condições climáticas.Na estação quente, quando a temperatura dentro e fora da casa se equaliza, é necessário ligar a força de sucção instalando ventiladores elétricos nos dutos. Existem à venda dispositivos projetados para instalação em um sistema de ventilação de plástico polimérico.
A instalação é realizada de acordo com um projeto de ventilação pré-elaborado. A complexa estrutura do complexo de ventilação exigirá o contato com designers profissionais que lhe dirão como montar um sistema de ventilação de plástico.
Para precisão cálculo da área do duto de ar e sua localização você precisa ter um certo conjunto de conhecimentos. Leve em consideração os padrões estabelecidos e faça cálculos usando um algoritmo específico.
É possível que uma pessoa que seja capaz de estudar de forma independente as normas e regras básicas de projeto conclua por conta própria os desenhos de trabalho de uma instalação de ventilação simples.
Cálculo da seção transversal de dutos de ar
Para calcular os parâmetros dos elementos do sistema de ventilação, deve-se seguir as instruções de SP 54.13330, SP 60.13330, SanPiN 2.1.2.2645.
Existem três métodos de cálculo disponíveis:
- de acordo com o número de rotações completas de ar na sala em 1 hora;
- de acordo com as exigências sanitárias;
- por área total dos quartos.
A taxa de troca de ar para salas de estar é de 1 vez/hora.
Cozinha com fogão a gás 4 bocas – 90 m3/hora mais 100 m adicionais3/hora.
Cozinha com fogão elétrico – 90 m3/hora.
Banheiro, lavabo – 25 m3/hora.
Sala com caldeira a combustível sólido – 1 + 100 m3/hora.
Sala de caldeiras com unidade de gás – 3 + volume de ar para combustão de combustível.
Algoritmo de cálculo baseado na taxa de circulação de ar
Para determinar os diâmetros dos dutos de ar, encontre o fluxo de ar horário padrão para cada sala e para a entrada e saída do sistema como um todo:
- O volume de ar em cada sala será igual à sua capacidade cúbica. Para determiná-lo, multiplique o comprimento da sala pela largura e altura.
- Os valores padrão de circulação de ar para cada sala são levados em consideração e o fluxo de ar horário é determinado.
- Os resultados obtidos são arredondados e resumidos separadamente para entrada e remoção de ar.
- Manter um equilíbrio entre entrada e saída de ar é a base do cálculo.
- As taxas totais de fluxo de ar por hora resultantes são usadas para determinar o tamanho do fornecimento principal e dutos de exaustão.
- Definido pela velocidade do ar necessária - 3-4 m/seg.
- Usando diagramas em livros de referência regulamentares, encontre o diâmetro de tubo necessário.
- Usando tabelas especiais você também pode encontrar uma caixa de seção transversal equivalente.
Os desenhos de trabalho e o diagrama mostrarão como montar um sistema de ventilação de plástico de acordo com a capacidade projetada. Eles realizam isso de forma independente de acordo com os dados do cálculo.
Os locais específicos dos dutos de ventilação são marcados, as linhas centrais são desenhadas e os pontos de fixação dos dutos de ar são marcados. A presença de desenhos garante marcação precisa da passagem dos dutos de ventilação, fazendo furos em paredes e tetos.
Conectando acessórios e equipamentos instalados
Para conectar peças retas em uma rede espacialmente ramificada, são usados acessórios padrão:
- válvulas de retenção;
- tees - um encaixe com três furos, conecta duas partes do canal principal, um ramal lateral é conectado à terceira saída;
- travessas - para conectar dois ramos laterais;
- adaptadores de tubo redondo para retangular, de um tamanho para outro;
- curvas para girar o duto de ventilação;
- acoplamentos;
- plugues e grades.
Uma válvula de retenção nos dutos de ventilação controla o movimento do ar na direção desejada. Não permite que o impulso reverso apareça. Projeto válvula de retenção é muito simples: a lâmina abre quando o fluxo de ar se move na direção estabelecida pelo projeto e, ao se mover na direção oposta, fecha a passagem do canal.
Filtros são instalados nos dutos de ar fornecido para remover poeira e pequenos detritos.Se houver falta de fluxo natural de ar fresco pelas janelas e aberturas de ventilação nas paredes do edifício, instale válvulas de abastecimento.
Devido à diferença de pressão dentro e fora do edifício, o ar externo entrará na sala pelas redes de ventilação por gravidade. Porém, seu funcionamento pode ser interrompido no verão, quando a pressão fora da janela e na sala se equaliza. Para criar um sistema de ventilação estável e independente das condições climáticas, ventiladores de alimentação ou exaustão são instalados no sistema de dutos de ventilação.
Para aquecer o ar fornecido durante a estação fria, instale recuperadores. O princípio de sua operação é transferir o calor do fluxo de ar removido para o volume de ar recém-recebido.
Um duto de exaustão separado é instalado para a exaustão do fogão da cozinha. As grelhas de ventilação dos quartos estão equipadas com válvulas de retenção. O processo tecnológico realizado por uma equipe de instaladores profissionais não difere muito da instalação de ventilação plástica com as próprias mãos.
O procedimento descrito a seguir para a criação de um sistema de ventilação para uma residência particular pode ser considerado um guia de ação para quem gosta de fazer tudo sozinho.
Instalação de complexo de ventilação em tubos poliméricos
Na fase preparatória, toda a gama de peças é preparada de acordo com as especificações do projeto.Para seguros, o fornecimento de acessórios e fixadores aumenta em 10%.
Você precisará de um conjunto simples de ferramentas:
- para cortar tubos e caixas de plástico, uma serra para metal ou madeira; para agilizar o trabalho, uma pequena serra retificadora;
- furadeira para fazer furos em paredes e tetos;
- lixa, cola, selante, fita de montagem;
- fita métrica, marcador;
- Chave de fenda
Eles começam o trabalho montando unidades maiores, utilizando todo o arsenal de peças moldadas. O elemento principal dos módulos e dutos de ar montados é um duto ou tubo reto com dimensões padrão. Tubos redondos e caixas retangulares de PVC têm comprimento que varia de 0,35 a 2,5 metros.
Para um corte uniforme, uma linha de corte exata é desenhada na superfície da caixa ou tubo. Você pode usar uma ferramenta laser. Eles cortam estritamente ao longo da linha pretendida. Após o corte, as pontas lisas permanecem sem rebarbas ou rugosidade.
Uma grande seção é aplicada na parede ou teto, os pontos de conexão e fixação são especificados e fixados na posição projetada.
Ao rotear tubos, deve-se levar em consideração que cada ângulo de rotação reduz a eficiência do sistema. Quanto menor for o comprimento total dos dutos de ar, maior será o seu desempenho. Para instalar dutos de ar em uma casa particular, é preferível utilizar peças retas de 2,5 metros de comprimento para não fazer ligações desnecessárias.
A velocidade do ar em canais com seção transversal redonda é maior do que em caixas retangulares. Mas para economizar espaço, caixas planas são usadas com mais frequência.
Para proteção contra condensação, são feitos furos de drenagem nos tubos. Para remover gotas de orvalho, os canais horizontais recebem uma inclinação de 0,01-0,015.
O exaustor está ligado a duto de exaustão usando um adaptador de seção transversal redonda para retangular. O ponto de conexão é selado com mastique de silicone.
Para passar pela parede, o duto é colocado em um acoplamento. As saídas dos canais são cobertas por grades decorativas. A curvatura do duto de ar não deve ser superior a 50 mm.
Layout de dutos de ventilação em um prédio baixo
Usando o exemplo de um edifício residencial típico, você aprenderá a montar um sistema de ventilação feito de plástico PVC.
Em uma casa de dois andares com conjunto padrão de cômodos, é necessária a instalação de um duto de exaustão vertical com tês para ligação das saídas laterais às salas. Este duto de plástico transportará o ar abafado dos quartos e da sala para o sótão.
Perto dali, a mesma conduta de alimentação desce do sótão ao primeiro andar com distribuição de ramais laterais pelas zonas de alimentação de ar fresco para substituição do ar remoto.
Existem dois dutos de ar para a cozinha:
- conduta de exaustão separada para exaustão por cima do recuperador, que vai do primeiro andar ao sótão;
- duto de exaustão normal.
Dutos de exaustão autônomos são estendidos aos banheiros para remover a fumaça do banheiro e o ar do vaso sanitário.
A linha de peças de conexão para dutos de ar de plástico inclui suportes de plástico redondos para fixar tubos em uma superfície plana.
Para caixas, são fornecidas fixações retangulares de tamanhos apropriados.
Processo de instalação:
- Um furo é feito na parede ou no teto usando um martelo perfurador:
- os suportes ou suportes são fixados com buchas e parafusos auto-roscantes.
Os fixadores de plástico funcionam como travas, prendendo firmemente o elemento que está sendo fixado. Cabides de metal para gesso cartonado podem ser usados como suportes de teto.
Nos dutos de ar que passam sob o teto, também são instalados tees e saídas para fornecer ou retirar o ar de diferentes áreas do edifício residencial.
Todas as condutas são conduzidas para o sótão e aí, através de condutas de ar redondas flexíveis, são ligadas à unidade interna do sistema. Adaptadores para conexão de tubos redondos do sótão são colocados sob o teto do último andar.
Dependendo do método de ventilação escolhido, um potente dispositivo é colocado no sótão, proporcionando exaustão e fluxo de ar por toda a casa, ou ventiladores são colocados em cada duto de ar.
Em um sótão frio, os tubos devem ser isolados. A altura dos dutos de ventilação em relação à cumeeira é determinada da seguinte forma: no desenho, uma linha reta horizontal é traçada a partir da cumeeira e outra viga é traçada a partir dela 10 graus para cima.Esta será a altura de referência para a retirada dos tubos de ventilação. Se a distância da cumeeira ao tubo de ventilação for inferior a 150 cm, ela sobe 50 cm acima da cumeeira.
O selante de silicone para vedação de costuras é branco e mantém a elasticidade quando seco. Para uma vedação mais confiável, é usada fita metalizada.
Para melhor circulação de ar, deixa-se espaço livre abaixo nas portas dos quartos.
Métodos para conectar tubos de plástico
Os tubos de polímero são conectados entre si de várias maneiras:
- usando um acoplamento colocado ou inserido no tubo;
- acessórios termistores em polietileno especial com espiral metálica;
- soldagem de topo usando equipamento de soldagem.
Os termistores são aquecidos por corrente elétrica, o polímero derrete e é obtida uma junta soldada com alto grau de estanqueidade e resistência.
Durante a soldagem de topo, as superfícies plásticas são pressionadas firmemente contra o elemento de aquecimento e, em seguida, conectadas com um movimento confiante. O resultado é uma costura soldada que não é inferior em resistência ao material de base.
Na automontagem, recomenda-se utilizar a opção mais simples de conexões - acoplamentos. Para instalá-los você precisará ferro de solda para tubos de polímero, o chamado “ferro”. Para trabalhos pontuais, é mais prático alugá-lo.
Requisitos regulamentares para colocação de tubos de ventilação
O cumprimento dos requisitos regulamentares para a conexão de dutos de ar a paredes e tetos, entre si e às redes de utilidades permitirá a instalação sem problemas e incômodos durante a aceitação especializada da obra.
A distância entre as fixações não é superior a um metro. O contato com as partes metálicas do teto falso é evitado para que ruídos e vibrações não sejam transmitidos ao mesmo.
O desvio vertical do canal não é permitido mais de 2 mm por 1 metro de tubo.
A distância mínima às redes de serviços públicos é de 250 mm. Para a fiação elétrica - pelo menos 300 mm.
A menor distância entre dois dutos de ar redondos é de 250 mm. As conexões destacáveis são colocadas a uma distância de pelo menos 100 mm dos locais de passagem pelas paredes e tetos.
É permitida a combinação dos canais do banheiro, lavabo e salas técnicas com a instalação de válvulas de retenção.
É proibida a utilização de tubos plásticos para aquecimento de caldeiras e lareiras.
Mesmo um artesão inexperiente com um conjunto mínimo de ferramentas pode montar elementos plásticos em grandes blocos e estruturas espaciais. Isso se aplica a sistemas de ventilação com circulação natural de ar sem a instalação de equipamentos complexos especiais e unidades de automação.
Para construir um sistema complexo com instalação de equipamentos de ventilação, unidades de recuperação, unidades de controle, poderá ser necessário procurar ajuda de instaladores de uma organização especializada na montagem de sistemas de ventilação e aquecimento.
Em qualquer sistema, mesmo o mais simples, são importantes o cálculo preciso dos parâmetros, a disponibilidade de desenhos ou diagramas de trabalho para colocação e fixação de dutos de ar e instalação de equipamentos de ventilação.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo demonstra claramente como são instalados os dutos de exaustão e alimentação na cozinha e nos banheiros. Os locais de instalação das válvulas de retenção e ventiladores elétricos são mostrados. A necessidade de sua instalação é explicada:
Resumindo, podemos dizer que a lista de vantagens dos tubos de polímero supera em muito as suas desvantagens. Este é um ponto decisivo na escolha do material para instalação do sistema de ventilação.
A leveza das estruturas, a unificação das peças e a instalação simples colocaram os dutos de ar plásticos em primeiro plano nos equipamentos de edifícios residenciais baixos, instalações domésticas e técnicas e edifícios públicos baixos.
Conte-nos como você instalou dutos de ar de plástico em sua dacha ou em uma casa de campo, como montou um duto para conectar um exaustor na cozinha. Compartilhe recursos tecnológicos que possam ser úteis aos visitantes do site. Por favor, deixe comentários no formulário de bloco abaixo.