Tocha a gás para soldagem de tubos de cobre: ​​principais tipos de tochas + dicas para potenciais compradores

Nas prateleiras das lojas de ferragens existe uma grande variedade de queimadores a gás destinados ao uso doméstico. Além disso, o sortimento inclui diversos designs em miniatura equipados com cilindros de pequena capacidade, o que garante a comodidade na execução de diversos tipos de trabalho.

Sugerimos que você descubra qual tocha a gás para soldar tubos de cobre e outros fins pode ser a melhor ferramenta entre a gama de equipamentos existente. No artigo examinamos detalhadamente a estrutura e os tipos de tais dispositivos. Além disso, aconselharam sobre a escolha de queimadores a gás e sua utilização na soldagem de produtos de cobre.

Projeto de um queimador de gás moderno

Comecemos analisando os aspectos de design característicos dos modelos modernos de queimadores a gás.

Equipamentos de design moderno, projetados para uso econômico, distinguem-se principalmente pelo seu fator de mini design. Este equipamento é fácil de usar, leve e, via de regra, pode ser desmontado em componentes individuais.

Queimador de gás incluído
Portátil, desmontado em peças individuais - esse equipamento para soldar tubos de cobre é realmente conveniente e preferível para o trabalho

Tais dispositivos são fáceis de transportar, colocando-os, por exemplo, em uma caixa de encanamento padrão ou em uma bolsa de encanamento.

Os dispositivos são tradicionalmente equipados com minicilindros removíveis preenchidos com uma mistura de gás especial, que garante uma alta temperatura de operação e uma saída de chama uniforme (estável).

A maioria dos designs é equipada com um elemento de ignição, que garante a ignição do dispositivo com um movimento da mão.

Para ajustar a chama, é utilizado um design para alterar suavemente a pressão do gás (redutor), graças ao qual você pode definir o modo de soldagem ideal.

Existe uma versão dos queimadores com conexão direta do cilindro ao bico, e existe uma versão onde é fornecida uma transição de mangueira.

Ignição Piezo e redutor de queimador de gás
O sistema de ignição piezo e o mecanismo de ajuste suave permitem definir o formato da chama necessária para realizar trabalhos de soldagem, levando em consideração a obtenção de um resultado de alta qualidade

Deve-se notar a versatilidade da economia queimadores com cartuchos de gás. Em outras palavras, tais dispositivos podem ser usados ​​não apenas especificamente para soldar tubos, mas também para realizar outras tarefas. Por exemplo, é bastante aceitável usar um queimador como acessório turístico.

Tipos de aparelhos a gás

Existe uma gama bastante ampla de dispositivos de solda a gás, que são logicamente divididos em tipos, dependendo da temperatura operacional.

De acordo com este critério, os dispositivos podem ser domésticos, onde a taxa de aquecimento atinge no máximo 1500°C, e profissionais - com temperatura de funcionamento superior a 1500°C.

Queimador portátil
De acordo com o projeto, os queimadores podem ter bico alongado ou mais curto. Alguns modelos também são equipados com uma mangueira flexível para conexão ao cilindro

O tipo de conexão também varia.

Os cilindros são diferenciados:

  • rosqueado;
  • pinça;
  • perfurado.

O recipiente de combustível pode ser recarregável ou descartável.

Quanto ao combustível, dependendo da fonte de energia, os queimadores utilizam gás propano, gás MAPP, gás oxigênio, multicombustível. A última opção não é utilizada para soldar tubos de cobre, mas é muito conveniente no dia a dia, principalmente em caminhadas. Embora os especialistas considerem esses queimadores menos confiáveis.

A seguir consideraremos com mais detalhes cada um dos tipos de equipamentos a gás mencionados que utilizam diferentes tipos de combustível.

Tipo #1 – queimadores de propano

As ferramentas de propano garantem o desempenho eficiente de trabalhos destinados a aquecer, derreter e soldar metais de massa relativamente pequena. A espessura do metal de trabalho é geralmente de 2 a 9 mm.

Normalmente, a base de uma tocha de propano é feita de latão. A estrutura do bico é feita de metal de alta temperatura, geralmente aço inoxidável.

Tocha de propano para solda
Os queimadores de propano são equipamentos para soldagem, bem como outros trabalhos relacionados ao aquecimento em alta temperatura. Este tipo de equipamento de soldagem, bastante popular, é ativamente utilizado na prática.

Em sua maioria, são dispositivos com ajuste manual da chama por meio de um “redutor” de controle - regulador localizado no tubo que vai até o bico. Os queimadores de propano produzem uma temperatura de chama de 1300°C.

Tipo #2 – dispositivos para gás MAPP

Os queimadores a gás, projetados para alimentar o MAPP com gás, são utilizados com sucesso para diversos fins relacionados ao processamento de metais, em particular cobre.

Possíveis operações com metal:

  • aquecimento;
  • anelamento;
  • fusível;
  • de solda.

A mistura de gases utilizada “Metilacetileno-Propadieno-Propano” contém diversos ingredientes, o que proporciona aumento de potência térmica.

Queimador para gás MAPP
Ferramenta para soldar cobre e outros metais.O projeto, neste caso, é baseado na formação de uma chama de alta temperatura através do fornecimento e combustão de uma mistura MAPP

Este tipo de queimador caracteriza-se por um bom formato de chama e alta intensidade de fluxo de calor.

A temperatura máxima da chama é de 2.400°C, demonstrando maior eficiência de temperatura em comparação com unidades de propano.

Tipo #3 – dispositivos de gás oxigênio

Outro tipo de aparelho para soldagem, fusão, soldagem, aquecimento, onde a fonte de energia de trabalho é uma mistura de gás e oxigênio.

Uma característica do projeto é o fornecimento de componentes individuais da mistura com a mesma pressão (0,5-1 ATI). Portanto, tais queimadores são equipados com uma caixa de engrenagens especial.

Projeto de queimador de gás oxigênio
A versão gás-oxigênio do queimador é um design com o qual você pode atingir temperaturas de aquecimento muito altas, o que significa soldar nos casos em que outros dispositivos não sejam adequados

Os dispositivos de gás oxigênio suportam o uso de várias misturas de gás oxigênio.

Este fator permite obter uma ampla faixa de temperaturas de chama:

  • acetileno — 3260°C,
  • hidrogênio — 2680°C,
  • propano — 2640°C,
  • butano — 2760°C.

Projeto queimador de gás-ar fornece uma chama estável e direcionada uniformemente, o que tem um efeito positivo na qualidade da soldagem.

Tipo #4 – queimadores a gás multicombustíveis

Os projetos multicombustíveis são compactos, pequenos e equipados com dispositivos adicionais, por exemplo, um refletor de calor ou proteção contra vento.

Queimador de gás multicombustível
Os projetos de queimadores a gás, que utilizam os chamados multicombustíveis, excluem tecnologicamente a produção de solda de cobre. No entanto, é uma ferramenta conveniente para as necessidades domésticas.

Tipo de queimadores a gás que se diferenciam estruturalmente por serem projetados para a utilização de diferentes tipos de combustível:

  • gasolina;
  • combustível diesel;
  • querosene;,
  • álcool, etc

Os aparelhos são maioritariamente representados por utensílios domésticos, convenientes para fins turísticos, bem como para a realização de diversos trabalhos domésticos relacionados com o aquecimento.

Uma potência térmica bastante elevada de até 3.000 W garante o aquecimento de 1 litro de água em literalmente 3 minutos, o parâmetro nas especificações é 3,0-4,5 minutos.

Métodos populares de soldagem de cobre

Com base no tamanho (peso, volume) da junta, bem como dependendo das condições de uso e operação, os métodos de soldagem podem ser divididos em duas opções populares.

Na prática, eles usam com mais frequência:

  • solda macia — Fusão = 250°C máximo;
  • solda dura — Derretimento = 900°C máximo.

Assim, com base nas condições apresentadas, é selecionado um queimador de gás adequado para soldagem.

Solda macia para solda de cobre
A solda macia em bobinas, feita na forma de fio com diâmetro de 1-3 mm, é adequada para soldagem por artesãos novatos. Existem dois tipos de soldas suaves - 1S e 3S

A técnica de conexão de tocha tradicionalmente usada para soldagem de cobre é baseado em uma tecnologia especificamente especificada.

Sequenciamento:

  1. Áreas conectadas Tubos de cobre cuidadosamente limpo (com lixa, pincel) e desengraxado com solventes químicos.
  2. Caso seja necessária uma conexão precisa, as peças articuladas são fixadas na posição desejada por meio de fixadores temporários. É melhor usar grampos.
  3. Em seguida, é utilizado um fluxo especial - solução que serve para tratar a área da junta - geralmente com uma escova incluída no kit do fluxo.
  4. O próximo passo é utilizar um queimador de gás e aquecer uniformemente a área de solda até que o fluxo aplicado na superfície adquira uma cor escura.
  5. A solda (macia ou dura, dependendo da escolha) é introduzida no ponto de solda até que toda a área de solda esteja completamente coberta com solda derretida.

O método de soldagem de cobre, quando se utiliza solda de baixa temperatura (suave), é considerado mais prático, principalmente para trabalhos realizados por mãos não profissionais (faça você mesmo).

A preferência se explica pelo fato de que graças à utilização de um queimador com baixa temperatura de chama, o não profissional tem menos risco de queimar o metal.

Solda de brasagem para solda de cobre
As ligas de brasagem para soldagem de cobre são adequadas para soldagem de ranhura capilar, um método frequentemente usado na instalação de tubos de cobre em equipamentos de refrigeração.

As soldas de baixa temperatura, é claro, fornecem uma conexão menos confiável do ponto de vista mecânico, mas realizar essa soldagem é muito mais fácil e simples do que soldar com soldas de alta temperatura. A última opção requer vasta experiência profissional e bons equipamentos.

Dicas para escolher o melhor queimador

A escolha de uma tocha é uma questão complexa, dada a quantidade de ferramentas disponíveis no mercado comercial e a moderna tecnologia de tochas a gás.

Portanto, o termo “melhor”, neste caso, talvez deva ser atribuído não tanto diretamente à ferramenta - uma tocha para soldagem caseira de tubos de cobre, mas sim às condições de trabalho que são esperadas.

No entanto, se você selecionar um dispositivo específico para cada condição individual, não demorará muito para quebrar, literalmente. Portanto, é lógico considerar um design universal como o melhor queimador.Um exemplo marcante de versatilidade é, por exemplo, o aparelho da empresa Castelinho - modelo ST27.

Queimador de gás manual
A máquina de soldar da Bernzomatic, popular entre artesãos de vários níveis, é uma das boas escolhas que garante a produção de trabalhos de complexidade variada.

Entre as empresas populares que fornecem equipamentos de gás de alta qualidade para soldagem de cobre, além de Bernzomático E Castelinho como deve ser mencionado DesbravadorDAYREXArma Flamejante, Energia, REXANTE, Rothenberger. Aliás, os produtos da última marca citada têm um preço bastante elevado.

Além do fabricante, na hora de escolher o dispositivo ideal para soldagem, é aconselhável que os iniciantes observem as características. Se o queimador puder ser usado em quase qualquer tipo de trabalho, incluindo conexão de tubos de cobre e outras ações, um modelo semelhante poderá ser adotado.

Outro critério é o tipo de alimentação e ajuste da chama. É bom se o design portátil que você gosta para soldagem de cobre for projetado para ser alimentado por cilindros “SAS/Pro” ou “MAPP/Pro” e puder fornecer ajuste fino e fixação da chama.

Arma de fogo barata
Um papel igualmente importante é desempenhado pelo peso do aparelho - por exemplo, uma boa opção é uma tocha pesando cerca de 400 gramas, que, além disso, é especialmente adaptada para soldar em qualquer posição

Quanto à configuração, uma tocha para iniciante na soldagem de cobre deve ser equipada com pelo menos três pontas diferentes:

  • padrão;
  • ciclone;
  • super ciclônico.

Este conjunto de dicas permitirá processar pontos de juntas de solda de uma ampla variedade de configurações e formar costuras bonitas e discretas.

Na verdade, aproximadamente de acordo com este princípio, você deve selecionar um dispositivo para soldar.O mercado moderno abre amplas oportunidades para a escolha de um queimador adequado.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Material de vídeo sobre vários tipos de ferramentas de solda para uso manual, móvel, universal, etc. Um vídeo bastante informativo, recomendado para visualização:

Uma ferramenta para soldar cobre - um queimador de gás - é um equipamento bastante específico, uma das ferramentas necessárias apenas em alguns casos, sem contar as atividades profissionais.

A sua aquisição para realizar trabalho pontual dificilmente deve ser considerada uma questão racional. É mais prático pegar o aparelho emprestado por um tempo, por exemplo, para alugar, mas isso exige saber o que é um queimador de gás e como usá-lo corretamente.

Você está procurando uma tocha a gás de alta qualidade para soldar tubos de cobre? Ou você tem experiência no uso desse equipamento? Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Artem

    O queimador de gás é posicionado no artigo como uma ferramenta doméstica de uso diário acessível a todos. Mas a mesma soldagem de cobre requer habilidades profissionais consideráveis. Para se tornar um soldador gás-elétrico, a pessoa passa por treinamento teórico e treinamento prático durante vários meses e só depois passa de nota. Soldar não requer menos habilidade.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica