Queimadores a gás-ar: sete melhores ofertas + critérios de seleção e dicas de operação
Muitas operações realizadas durante trabalhos de reparação, construção e cobertura requerem exposição a altas temperaturas.Estamos falando de aquecimento, secagem, soldagem, torrefação e fusão de vários elementos. Para isso, você precisa de uma ferramenta útil multifuncional - um queimador a gás-ar.
Existem muitas opções de equipamentos de processamento de chama no mercado. Contaremos sobre sua estrutura, os prós e os contras da ferramenta. Daremos recomendações úteis sobre a escolha e uso de queimadores e consideraremos os modelos mais populares e populares.
O conteúdo do artigo:
TOP 7 melhores modificações
Os queimadores de água quente que operam com base no princípio de queimar uma mistura de ar e propano-butano são chamados de tochas portáteis. Funcionam a partir de botijão de gás, são acessíveis, possuem design simples, dimensões compactas e peso leve, além de não causarem dificuldades de operação.
Devido à sua confiabilidade, segurança e eficiência bastante elevada, os queimadores móveis são amplamente utilizados não apenas na construção. Eles são usados para resolver todos os tipos de problemas domésticos, econômicos e industriais.
Apesar da semelhança geral, os queimadores diferem em certos recursos, características técnicas, podem ser equipados com funções adicionais e têm uma finalidade mais restrita ou mais ampla.
Um dos tipos compactos de equipamento é queimadores de gás em uma lata, atraente devido ao seu pequeno tamanho e mobilidade. Para resolver problemas únicos, os fabricantes propuseram uma série de mini queimadores, que encontram uma ampla gama de aplicações na vida cotidiana.
Cada modelo tem suas próprias vantagens e desvantagens. Os produtos são utilizados em quase todos os tipos de trabalhos onde há necessidade de aquecimento do material.
Com base em avaliações de usuários reais e opiniões de especialistas do setor, selecionamos as sete melhores modificações produzidas por diversos fabricantes nacionais e estrangeiros.
1º lugar - DONMET GV 231
Um dos modelos universais de fábrica de equipamentos autógenos, destinados ao trabalho doméstico e doméstico. O custo de um produto posicionado como classe econômica varia entre 800-900 rublos.
Características de desempenho:
- peso do dispositivo – 0,3 kg;
- comprimento do produto – 40 cm;
- substância inflamável – metano/propano;
- consumo de gás – 1-1,3 m³/h;
- pressão de trabalho – 0,07-0,2 MPa;
- conexão de entrada – 0,6 cm;
- diâmetro do vidro – 3,5 cm.
Graças ao design aprimorado do bocal, o queimador tem maior resistência ao vento, é leve e garante a combustão completa do combustível. O princípio de seu funcionamento não difere de modelos semelhantes.Baseia-se na sucção de ar externo e no fornecimento forçado de gás.
Usando uma chama aberta gerada por um queimador, os elementos metálicos são aquecidos, os painéis de concreto armado e a alvenaria são secos e dobrados tubos de polímero, derreter materiais betuminosos.
Temperatura máxima de aquecimento – até 700 °C. A potência do fluxo de calor no dispositivo é de 9,6/23,2 kW, que depende do tipo de gás utilizado.
Entre as desvantagens do queimador, destaca-se um raio de trabalho limitado devido ao curto comprimento do tubo de alimentação do gás. No entanto, vale a pena considerar que as dimensões compactas proporcionam vantagens adicionais no processamento de áreas de difícil acesso.
2º lugar - KRASS GV-100-R
O queimador da marca russa é produzido com sistema de abastecimento de combustível por alavanca, graças ao qual é possível operar em modo econômico “standby”. O custo médio de um produto no mercado é de cerca de 700 rublos.
Características de desempenho:
- peso do dispositivo – 0,37 kg;
- comprimento do produto – 51 cm;
- substância inflamável – mistura de propano-butano;
- consumo de gás – 0,57 m³/h;
- pressão de trabalho – 0,15 MPa;
- conexão de entrada – 0,63-0,9 cm;
- diâmetro do vidro – 3,5 cm.
Um queimador do tipo injeção é usado para aquecer e soldar peças feitas de metais ferrosos/não ferrosos, secar moldes de fundição e queimar pinturas antigas em casa ou na produção.
O dispositivo é frequentemente usado para fins indiretos. Por exemplo, aquecer motores de automóveis a baixas temperaturas externas, chamuscar peles de animais na agricultura.
Em geral, os usuários caracterizam o queimador como um dispositivo durável, resistente ao desgaste e fácil de usar. Fornece aquecimento instantâneo, tem peso e dimensões ideais e é feito de aço e latão de alta qualidade. Nenhuma desvantagem significativa foi observada neste modelo.
3º lugar - Sievert Turboroofer 60
O modelo turboroofer SIEVERT é um queimador profissional de água quente fabricado na Estônia. Seu preço é muito mais alto do que outros dispositivos participantes da classificação e é de cerca de 4.000 rublos.
Esse valor se justifica pela absoluta segurança, alta potência e confiabilidade dos equipamentos, que podem ser utilizados para garantir o funcionamento ininterrupto de diversos processos na construção e na indústria.
Características de desempenho:
- peso do dispositivo – 0,92 kg;
- comprimento do produto – 80 cm;
- substância inflamável - propano;
- consumo de gás – 8,25 m³/h;
- pressão de trabalho – 0,4 MPa;
- conexão de entrada – 0,6-0,9 cm;
- diâmetro do vidro – 6 cm.
Uma característica especial do dispositivo é um sistema aprimorado de proteção contra vento, que oferece vantagens significativas ao realizar trabalhos de soldagem em condições climáticas difíceis. O queimador cria um poderoso fluxo de chama, controlado por duas válvulas e um gatilho que alterna os modos de operação. A potência do fluxo de calor no equipamento chega a 140 kW.
O corpo é feito de aço inoxidável e materiais especiais com revestimento de zinco. O peso reduzido das pontas de titânio ajuda a reduzir a carga no corpo durante trabalhos minuciosos e demorados.
A tocha SIEVERT é considerada uma das ferramentas mais ergonômicas da sua categoria.
O modelo foi projetado para aquecer materiais de cobertura antes de derreter, secar superfícies, estradas diversas, impermeabilizações e outras obras de grande porte que requerem uma chama poderosa. A única desvantagem é o alto custo.
4º lugar - Svarog GV-111
Um queimador de injeção tipo válvula manual da Svarog ajuda a lidar com quase todos os tipos de trabalho que exigem processamento com chama de gás - aquecimento e soldagem de superfícies, secagem de telhados, fusão de materiais, reparo de juntas e pontos de apoio do telhado, remoção de tinta velha.
O preço aproximado do produto é de 500 a 600 rublos.
Características de desempenho:
- peso do dispositivo – 0,42 kg;
- comprimento do produto – 93 cm;
- substância inflamável - propano;
- consumo de gás – 2,2 m³/h;
- pressão de trabalho – 0,25 MPa;
- conexão de entrada – 0,6-0,9 cm;
- diâmetro do vidro – 5 cm.
O queimador está equipado com um prático cabo feito de materiais poliméricos compósitos, que se caracterizam por alta resistência e resistência ao fogo. Um bom poder de combustão é alcançado devido ao design bem pensado do dispositivo.
As desvantagens do produto incluem um consumo bastante elevado de gás e a falta de ignição piezoelétrica.
5º lugar - Foxweld Corindo GVP-1000R
O modelo de queimador de água quente da marca italiana é um exemplo de excelente qualidade e boa funcionalidade. Custa cerca de 800-1000 rublos.
Características de desempenho:
- peso do dispositivo – 0,66 kg;
- comprimento do produto – 100 cm;
- substância inflamável – propano-butano;
- consumo de gás – 4,5 kg/h;
- pressão de trabalho – 0,1-0,2 MPa;
- conexão de entrada – 0,6-0,9 cm;
- diâmetro do vidro – 6 cm.
O dispositivo está equipado com um bocal grande, que permite trabalhos de cobertura em grande escala. A ferramenta é indispensável na reparação e construção de telhados e estruturas suspensas, sendo utilizada para soldagem, aquecimento, secagem e fusão de materiais.
Também é usado para obras rodoviárias e queima de grama. Devido ao comprimento suficiente da mangueira, ela cobre um raio bastante amplo. As principais partes estruturais do dispositivo são feitas de metal e aço inoxidável. É conveniente trabalhar com este queimador em pé, em plena altura.
Sujeito a todas as condições de funcionamento regulamentadas pelo fabricante, o equipamento durará muito tempo mesmo com uso regular. Ele vem com garantia de 12 meses. Nenhuma desvantagem significativa foi identificada com o queimador de água quente Foxweld.
6º lugar - REDIUS GV-211-R
O queimador da marca russa Redius é caracterizado pelos usuários como um dispositivo eficaz, confiável e seguro para o tratamento a fogo de diversos materiais. O produto custa cerca de 800 rublos.
Características de desempenho:
- peso do dispositivo – 0,59 kg;
- comprimento do produto – 90 cm;
- substância inflamável - propano;
- consumo de gás – 5 m³/h;
- pressão de trabalho – 0,02 MPa;
- conexão de entrada – 0,6-0,9 cm;
- diâmetro do vidro – 5 cm.
O modelo pertence à linha de queimadores para telhados de alta potência, apresentados em versão alavanca. É equipado com um design durável, adaptado para uso em condições adversas, um prático formato curvo e um copo removível de fácil manutenção.
Além dos equipamentos, você pode adquirir componentes para uma operação mais confortável e segura. Por exemplo, o fabricante Redius produz suportes especiais para queimadores de água quente. Entre as desvantagens do queimador GV-211-R está o consumo significativo de materiais combustíveis.
7º lugar - BAMZ GVM-1
O queimador de injeção de água quente da marca russa é fácil de manter e operar. O dispositivo universal é usado em trabalhos de estradas e telhados, para derreter gelo e remover ervas daninhas, reparar linhas de cabos e aquecer costuras antes da soldagem. O preço médio de um produto no mercado é de cerca de 1.200 rublos.
Características de desempenho:
- peso do dispositivo – 0,8 kg;
- comprimento do produto – 90 cm;
- substância inflamável – propano/metano;
- consumo de gás – 0,7-1,5 m³/h;
- pressão de trabalho – 0,1-0,3 MPa;
- conexão de entrada – 0,6-0,9 cm;
- diâmetro do vidro – 5 cm.
O queimador garante a combustão completa do gás e permite operar com metano. O design alongado permite trabalhar confortavelmente em altura total, sem movimentos desnecessários.A intensidade da chama é regulada por uma conveniente alavanca adjacente à alça do dispositivo. Temperatura de aquecimento – até 500 °C.
A lista de desvantagens do queimador inclui dificuldades de acendimento e ajuste da chama, espessamento da mistura de combustível em climas muito gelados. No entanto, esta desvantagem é inerente a quase todos os dispositivos desta categoria.
Recomendações para a escolha de queimadores de água quente
Para escolher um queimador confiável e funcional que atenda bem às tarefas atribuídas, você precisa entender as características de seu design e levar em consideração vários critérios importantes. A escolha correta desse produto depende disso.
Destacamos vários critérios principais para a escolha de queimadores de água quente:
- Comprimento e peso do dispositivo.
- Gás de trabalho.
- Potência de fluxo de calor.
- Diâmetro do bocal.
- Um método para regular a força do fluxo de gás.
- Método de ignição.
- Temperatura de aquecimento.
A seguir, vamos dar uma olhada nos principais parâmetros que você deve observar antes de comprar.
Diâmetro do vidro e comprimento do queimador
A primeira coisa que você deve prestar atenção é o bocal ou vidro instalado na ponta. Deve ser feito de materiais resistentes ao calor de alta qualidade que localizem a chama acesa e a protejam de rajadas de vento.
O diâmetro do vidro pode ser de 30 a 80 mm e é selecionado em função da resistência ao fogo necessária. Quanto mais largo o vidro, mais poderosa e abundante é a chama produzida.
Uma nuance funcional importante é o comprimento do queimador.Dispositivos curtos de até 50 cm de comprimento são adequados para reparos parciais, aquecimento local e fusão de seções individuais de material. Para trabalhos maiores é mais aconselhável escolher queimadores a partir de 80 cm.
Potência da chama e peso do equipamento
O próximo ponto é a potência do fluxo de gás para o bico, que determina a força e o comprimento da chama. Muitas vezes este parâmetro é regulado por uma válvula. Alguns modelos possuem uma válvula de alavanca que permite utilizar o dispositivo nos modos operacional e standby (standby).
A maioria dos dispositivos é acesa com um fósforo normal ou isqueiro. Versões modernizadas de queimadores são equipadas com elemento piezoelétrico, proporcionando ignição mais conveniente.
A temperatura da chama produzida pode atingir 1500 °C ou mais. Os parâmetros máximos possíveis são selecionados levando em consideração o tipo de trabalho pretendido e as condições específicas de funcionamento do queimador.
Os equipamentos para coberturas estão equipados com diversas instalações gás-ar - bicos. Alguns produtos estão equipados com acessórios adicionais para diferentes tipos de operações.
O peso aproximado dos aparelhos, dependendo do modelo, é de 0,5-1,5 kg. Este parâmetro é influenciado pelo design e características funcionais do dispositivo. O peso deve facilitar o manuseio do aparelho nas mãos e não causar cansaço físico excessivo, o que limita muito a duração do trabalho.
Material de fabricação e equipamento
Você também precisa observar os materiais com os quais o queimador é feito. Como o dispositivo atinge altas temperaturas durante a operação, eles devem ser de alta qualidade e resistentes.
Para evitar queimaduras durante várias operações, você deve selecionar cuidadosamente a alça. É importante que o cabo esteja equipado com um suporte de plástico resistente ao calor ou madeira durável.
Antes de adquirir um dispositivo, você deve sempre verificar a confiabilidade da mangueira de conexão, o aperto das juntas e conexões e a integridade do vidro. Qualquer defeito não detectado pode levar a consequências graves.
Precauções para uso
Um queimador de água quente, como qualquer ferramenta que produza chama durante a operação, é uma ferramenta de alto risco.
Portanto, ao utilizá-lo, você deve seguir uma série de regras que ajudarão a proteger você e outras pessoas, bem como realizar os processos planejados com eficiência:
- realizar regularmente uma inspeção preliminar da estrutura, certificar-se de que o equipamento está em boas condições e que não há risco de vazamento de gás devido a mangueira ou conexões danificadas;
- ao acender o gás, não fique na frente do bico, não direcione o fogo para o botijão de gás, mangueiras ou pessoas;
- no processo de fusão de diversos materiais, controle cuidadosamente a chama, evite aquecimento excessivo e incêndios acidentais;
- não ultrapasse a área de trabalho com o dispositivo;
- não trabalhe perto cilindros de gás ou gasodutos — a distância segura é de pelo menos 10 metros.
Extintores de incêndio e caixas de areia devem estar presentes no local de trabalho para ajudar a suprimir um incêndio em caso de incêndio. Se a mangueira de ligação ou o vidro estiverem obstruídos, o dispositivo não pode ser utilizado. Isso pode ser indicado por ruídos de estalo, contragolpes ou superaquecimento do equipamento.
Tendo identificado tais problemas, você deve desligar o dispositivo fechando o fornecimento de combustível. Não use arame ou outros objetos pontiagudos para limpar o bocal.
Além disso, o dispositivo deve ser extinto corretamente. Em primeiro lugar, o fornecimento de combustível é interrompido e depois a alavanca é liberada.
Não é recomendável deixar a ferramenta ligada durante os intervalos do trabalho: é melhor apagar a chama. Se for planejada uma ruptura significativa, é necessário desligar o fornecimento de gás ao cilindro apertando a válvula redutora.
Como escolher uma tocha para conectar tubos de cobre é descrito em detalhes em próximo artigo. Recomendamos que você leia o material informativo útil. Tecnologia de soldagem com tocha é dado aqui, o processo é descrito detalhadamente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Explicação dos princípios de funcionamento, projeto e regras de utilização de queimador de água quente a partir do exemplo de um dos modelos:
Os queimadores de água quente são equipamentos eficientes, móveis e fáceis de usar, projetados para uma ampla gama de trabalhos em diversos campos que envolvem o uso de fogo ou ar quente..
Ao escolher tais equipamentos, leve em consideração todos os critérios e parâmetros que afetam a qualidade, comodidade e segurança na execução das tarefas alvo.
Gostaria de falar sobre como escolheu um queimador a gás-ar ou como o utilizou na prática? Compartilhe orientações para a escolha de uma ferramenta e os detalhes tecnológicos de seu uso. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas sobre o tema do artigo e poste fotos.
Tenho o Sievert TURBOROOFER 50, um aparelho muito bom e altamente funcional. Eu uso há mais de três anos, até agora estou completamente satisfeito. Este é o terceiro queimador, o melhor que já tivemos, e fui aconselhado a comprá-lo. Aqui na análise, é verdade que o modelo 60 é provavelmente mais potente, mas para uma instalação de teto flexível de alta qualidade, o 50 é bom. Em primeiro lugar, é conveniente, isso é um facto. O aquecimento é muito impressionante e fácil de acostumar. O consumo da mistura está em perfeita ordem do ponto de vista econômico. O ajuste da alimentação e configurações da tocha é implementado perfeitamente. Em geral não há reclamação, até o comprimento do cano é muito confortável, trabalho em altura total, o que é bom para as costas.