Como instalar uma torneira para bidê: guia de instalação e conexão
A falta de espaço livre no banheiro não é motivo para recusar comodidades adicionais.Mesmo uma pequena casa de banho pode proporcionar o máximo conforto aos seus utilizadores, colocando um bidé nas suas profundezas.
Além disso, você mesmo pode fazer a instalação instalando um misturador de bidê ou conectando uma tampa especial com funções semelhantes. Você duvida de suas habilidades?
Diremos como escolher o modelo de torneira adequado, quais características de um encanamento considerar na compra e também forneceremos instruções passo a passo para sua instalação e conexão. As informações fornecidas irão ajudá-lo a concluir o trabalho de instalação sozinho, sem envolver um encanador.
O conteúdo do artigo:
Você precisa de um misturador para bidê?
Um bidê é uma banheira especial que se parece visualmente com um vaso sanitário, mas funciona como uma pia. Este encanamento é usado para fins higiênicos e não funciona sem água morna. Não é confortável usar apenas água fria ou quente.
É por isso que um bidê precisa de um misturador. Além disso, muitos modelos deste tipo de encanamento possuem furos apropriados para instalação. É o misturador que consegue fornecer um regime de temperatura aceitável para a lavagem de certas partes do corpo.
Se você não instalar uma torneira especial no bidê, mas usar o aparelho como banho, despejando água se necessário, toda a ideia de uma maneira conveniente de realizar procedimentos de higiene perderá o sentido. Afinal, o usuário deve estar confortável.
Quando não há espaço no banheiro, mas há vontade de instalar um bidê, o problema se resolve com a aquisição de uma tampa de vaso sanitário especial que possui funções de bidê. Não requer instalação de misturador - todo o sistema é fornecido montado. Tal dispositivo só precisa ser instalado corretamente no vaso sanitário e conectado ao abastecimento de água.
Outra opção é instalar uma torneira com regador. Este é um produto sanitário especial projetado para lavar partes individuais do corpo, quando um vaso sanitário pode ser usado em vez de um bidê. E é instalado não muito longe do banheiro, para que seja conveniente pegar o regador.
O regador, projetado para um banho higiênico, está equipado com um prático botão liga/desliga de água. Seu tamanho é bem menor e a localização dos bicos também é excelente se comparada a um chuveiro.
Há também uma opção de bidê que não requer instalação de misturador - esta é WC com função de bidé. Aqui você só precisa instalá-lo e conectá-lo corretamente, e todas as funções de mistura e liberação de água são executadas automaticamente.
Uma desvantagem é que o custo do dispositivo é alto. Embora os usuários afirmem por unanimidade que esta unidade vale totalmente o dinheiro gasto.
Características detalhadas dos misturadores
As torneiras projetadas para servir bidês são muito semelhantes às pias. É fácil para um artesão inexperiente se confundir com a variedade de acessórios de encanamento e comprar por engano algo que não é o necessário. Para evitar que isso aconteça, é necessário observar mais de perto as características desses guindastes.
Características das torneiras para bidê
Qualquer que seja o modelo de bidê que você comprar, ele tem uma desvantagem significativa - você precisa comprar adicionalmente um sifão e um misturador especiais. E então instale e conecte esses dispositivos.
Faça tudo sozinho ou confie em encanadores experientes - depende da vontade do proprietário.
A torneira é um pouco diferente da habitual instalada na pia ou banheira.
Suas principais diferenças:
- é um pouco menor em tamanho;
- sabe como regular a temperatura com mais precisão;
- possui um bico arejador especial para pulverização de alta qualidade;
- o bico pode girar em todas as direções;
- possui termostato, bicos substituíveis e funções adicionais.
Esta torneira especial, que pode regular claramente a pressão e a temperatura do fluxo, permite tornar o procedimento de ablução o mais útil e agradável possível.
Tipos de design de dispositivos
Os misturadores projetados para instalação em bidê diferem na aparência, em termos de método de instalação, princípio de funcionamento, material de fabricação, configuração, funções e outras características.
Assim, de acordo com o tipo de controle, os guindastes são:
- válvula;
- alavanca;
- sem contato.
Misturadores de válvula pressupõe a presença de 2 válvulas - para regular o abastecimento de água fria e quente.
Misturador de alavanca — o controle do abastecimento e mistura da água ocorre por meio de um mecanismo especial - uma alavanca. Este ajuste é mais suave e conveniente.
Torneiras sem toque (sensoriais) também estão em alta demanda. Principalmente quando possuem elemento termostático.Esta é a opção mais aceitável, permitindo definir a temperatura desejada para a água utilizada no bidê.
Posteriormente, você não precisará perder tempo e energia ajustando a temperatura confortável - o aparelho executará o comando dado.
Dependendo do método de instalação, existem torneiras para instalação aberta e oculta. Os primeiros são instalados na lateral do bidê ou na parede, e todos os componentes, inclusive o delineador flexível/rígido, ficam escondidos atrás do aparelho.
Os mixers vêm nas seguintes configurações:
- um dispositivo simples projetado para instalação em um bidê;
- com acessórios adicionais especiais;
- com bica de bidê para enchimento interno;
- com regador/ducha higiênica;
- tampa de bidé sem misturador.
Nesta última versão, a tampa do bidê necessita apenas de abastecimento de água fria. Possui funções programáveis que permitem definir a temperatura desejada da água.
Modelo torneira com ducha higiênica frequentemente instalado em uma pia, quando o próprio regador é montado na parede ao lado do bidê / vaso sanitário normal. A água é fornecida pressionando um botão especial no próprio regador. Isso é muito conveniente - se a água não for necessária, basta pressionar um toque para desligá-la.
Como escolher o modelo certo?
Para escolher o misturador certo e ideal para o bidê adquirido, você precisa levar em consideração uma série de recursos do seu dispositivo.
Primeiramente, o local de instalação e as características de design do bidê são importantes - ele possui enchimento interno ou externo. No enchimento externo, a escolha do misturador não é limitada por restrições. Ao preencher internamente, você deverá selecionar uma opção voltada para este tipo de bidê.
O enchimento interno significa que a água será fornecida através de orifícios na borda do próprio aparelho. As torneiras para todos os bidês com enchimento interno são compostas por 2 torneiras e um interruptor localizado entre elas.
Quanto ao local de instalação, pode ser uma parede, a lateral de um bidê ou a lateral de uma pia. Tudo depende da disponibilidade de espaço livre na sala, do modelo do encanamento e das preferências dos futuros usuários.
Em segundo lugar, é importante atentar para que o modelo selecionado seja adequado em tamanho para o bidê. E você deve prestar atenção ao design - a torneira não deve se destacar na composição geral do banheiro.
Terceiro, escolha o modelo certo que seja adequado ao método de instalação. Afinal, cada cômodo tem características próprias - algumas tubulação no banheiro já foi projetado para instalação de bidê; outros usuários potenciais ainda não possuem nada semelhante.
Quarto, o misturador deve ser de alta qualidade e possuir conjunto completo do fabricante.A caixa com o dispositivo inclui um kit para sua instalação e mangueiras especiais flexíveis ou rígidas para conexão à rede de abastecimento de água.
Em quinto lugar, você deve adquirir imediatamente um sifão especial para conectar o bidê à rede de esgoto.
Na sexta, é melhor evitar modelos de torneiras com peças plásticas. É melhor escolher um pacote mais confiável e não se esqueça de verificar a disponibilidade do cartão de garantia do fabricante.
Instalação e conexão do misturador
Quando o misturador estiver selecionado corretamente para o bidê e o sifão tiver sido adquirido, é hora de resolver o problema de instalação. Você pode fazer isso sozinho ou contratar um encanador ou artesão de uma empresa confiável. Tudo depende do modelo de torneira selecionado e das características de uma determinada casa de banho/WC.
Instruções fotográficas para instalação de uma batedeira com chuveiro
A instalação de uma torneira com ducha higiênica que funciona como bidê inclui um ciclo de ações padrão. Uma seleção de fotografias irá familiarizá-lo com sua sequência.
Seguindo o guia apresentado, um executor completamente inexperiente pode montar e conectar o dispositivo:
Assumiremos que os primeiros passos foram concluídos com sucesso: o misturador está fixado a uma tira de metal. Agora você precisa conectá-lo:
Como instalar torneira em bidê?
Se o misturador for instalado por especialistas, o proprietário só terá que verificar a qualidade do trabalho após a conclusão da instalação. Caso contrário, você terá que lidar com o processo sozinho.
Todo o trabalho de instalação consistirá nas seguintes etapas:
- preparação de instrumentos;
- montagem de misturador;
- instalação e fixação no local de trabalho (lado do bidê, parede);
- fixação final do misturador;
- vedação;
- montagem de sifão;
- instalação do sifão e fixação no local de trabalho.
Depois de preparadas as ferramentas e lidas as instruções do misturador, deve-se considerar cuidadosamente todos os componentes que acompanham o aparelho. Aqui você pode ver juntas de borracha, porcas, outros fixadores e peças necessárias para instalação.
Então você tem que montar o mixer. Quando montado, pode ser colocado em um orifício especial previsto no bidê.
Se você usar mangueiras rígidas para abastecimento de água, será um pouco mais difícil. Ao instalar você mesmo, é mais conveniente usar uma opção de conexão flexível. É melhor confiar o delineador rígido a artesãos experientes.
Agora você pode colocar a porca e apertar. A seguir, é importante verificar se a torneira está nivelada com as laterais do bidê. Se tudo estiver em ordem, você pode apertar as porcas manualmente ou com uma chave adequada para esse fim.
A próxima etapa é a selagem. Para isso, é necessário pegar o selante de silicone e tratar com cuidado os locais onde os elementos da batedeira entram em contato com o bidê. Deixe o material secar.
Resta retirar o sifão do bidê, adquirido anteriormente, em embalagem separada. Além disso, o diâmetro do produto deve corresponder ao diâmetro do furo correspondente no bidê.
O sifão consiste em uma parte rígida e flexível. Flexível é, na maioria das vezes, corrugado de plástico. Para instalar um sifão em um bidê, é necessário colocar uma gaxeta e uma grade protetora no orifício de drenagem e apertar cuidadosamente a porca de travamento. Aqui você não deve puxar com toda a força - você pode quebrar acidentalmente o fio.Agora você precisa prender a corrugação ao sifão com uma porca de plástico.
Quando requisitado instalação de misturador com regador, então geralmente é colocado em uma pia próxima. O kit inclui uma fonte flexível que será conectada ao sistema de abastecimento de água, bem como um regador com uma mangueira de comprimento razoável.
Alguns modelos de torneiras com ducha higiênica são montados na parede quando não há pia próxima ao bidê ou ele está instalado muito distante.
Conectando o misturador ao abastecimento de água
Depois de instalar a batedeira com sifão no seu local de trabalho no bidê, resta conectá-la para verificar a qualidade do trabalho executado. Para isso, é necessário conectar as mangueiras flexíveis que saem do misturador com os tubos correspondentes que fornecem água fria e quente à casa/apartamento.
Depois de conectar o equipamento de encanamento à rede de abastecimento de água, resta conectá-lo à rede de esgoto.
Isso é feito assim:
- primeiro você precisa pegar o anel de borracha e tratá-lo com selante;
- em seguida, prenda firmemente na tomada de esgoto;
- Agora você pode colocar a segunda extremidade da ondulação no anel.
É isso aí - a misturadora está instalada e o bidê está conectado às redes de esgoto e abastecimento de água.
Instalação de capa especial
Se o banheiro for conjugado e não houver espaço para bidê, não se preocupe. À venda está uma tampa de vaso sanitário especial para a realização de procedimentos de higiene.Pode ser condicionalmente chamado de descendente do bidê clássico, que está ganhando popularidade rapidamente.
Esta capa é chamada de capa de bidê. Pode ser semiautomático ou totalmente automático. Muitos fabricantes equipam seus modelos de tampas com diversas funções adicionais - secagem, desodorante, autolimpeza e outras.
Para instalar a tampa do bidê, primeiro você deve remover a antiga do vaso sanitário. Em seguida, depois de estudar as instruções de instalação, fixe-o no vaso sanitário usando as porcas e parafusos incluídos no kit. Se o modelo for volátil, conecte o plugue.
Resta conectá-lo à rede de abastecimento de água. Tudo aqui é extremamente simples - o kit inclui um tee especial, que é colocado no cano que fornece água ao tanque de drenagem.
A conexão do tanque de drenagem é aparafusada em um dos furos do tee, e no segundo furo deve-se instalar primeiro um filtro e depois uma mangueira flexível que abastecerá o aparelho com água.
A ligação ao sistema de abastecimento de água está concluída. O principal é que todas as conexões sejam feitas de forma segura. Não há necessidade de conexão à rede de esgoto - o banheiro já está conectado.
Informações adicionais sobre a seleção e instalação de tampas de bidê são fornecidas nos artigos:
- Capas para bidê eletrônico: tipos, dispositivo, como escolher um bom modelo
- Tampa do bidê sanitário: como escolher um assento confortável
- Acessório para bidê para vaso sanitário: visão geral dos tipos de acessórios para bidê e métodos de instalação
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um vídeo detalhado sobre a montagem da batedeira e instalação na lateral do bidê, bem como sobre a instalação do sifão:
Vídeo sobre como conectar um bidê localizado em um banheiro e instalar uma torneira:
A tampa do bidé é uma versão simplificada do bidé clássico. Sua instalação não é difícil - detalhes da conexão na análise do vídeo:
Características de design do misturador e demonstração do funcionamento do regador de bidê no videoclipe:
Vídeo sobre como conectar um bidê ao abastecimento de água quente e fria e ao esgoto:
A instalação de uma torneira e a conexão de um bidê aos sistemas de abastecimento de água e esgoto podem ser feitas por qualquer DIYer. O principal é fazer tudo com cuidado, focando nas recomendações do fabricante para um determinado produto hidráulico.
Ao final do processo de instalação, lembre-se de verificar a qualidade do seu trabalho abrindo a torneira e inspecionando cuidadosamente todas as juntas em busca de vazamentos.
Tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a escolha e instalação de uma misturadora para bidé? Deixe comentários sobre a publicação e participe da discussão do material. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.
O bidê, claro, não é uma necessidade no banheiro, mas é muito mais prático e confortável. Agora, claro, você pode comprar uma capa especial para o vaso sanitário, mas não gosto muito dessa ideia, não é muito conveniente. Peguei um mixer oculto e coloquei todos os componentes em uma caixa. Fica melhor assim quando apenas a torneira sai da parede. Não há nada complicado no processo de instalação. Eu também conectei a pia, o principal é não confundir a mangueira quente com a fria.
A água parou de fluir da própria torneira. Ele sai direto do leka se você pressionar um botão nele.Não é possível lavar na pia, por favor informe o que fazer.