Como escolher um termoventilador: quais parâmetros focar na escolha do equipamento
A melhor opção para aquecer rapidamente câmaras frigoríficas fora da temporada é usar termoventiladores. O design simples e o baixo custo desses dispositivos os tornaram megapopulares entre os cidadãos.Mas escolher o certo não é tão fácil - é fácil ficar confuso com a enorme variedade de diferentes fabricantes.
Ajudaremos você a descobrir como escolher um termoventilador para aquecimento, para o qual estudaremos as opções de design e características de uso nas diversas condições.
Apresentaremos também os principais critérios que influenciam a escolha do aparelho e daremos recomendações práticas aos futuros compradores.
O conteúdo do artigo:
Classificação de aquecedores com ventilador
Os termoventiladores são classificados de acordo com o método de instalação, escopo de aplicação e elemento de aquecimento. De acordo com o tipo de regulação, podem ser divididos em remotos e mecânicos.
Os aquecedores com ventilador com controle remoto são mais caros, mas você pode controlar seu funcionamento sem se levantar da cadeira ou retirar um cobertor quente.
A seguir, serão analisadas as características dos dispositivos no contexto de sua classificação.
Por área de aplicação
De acordo com o escopo de aplicação, os termoventiladores são divididos em:
- industrial;
- doméstico
Os modelos industriais, ao contrário dos domésticos, são projetados para uso 24 horas por dia, sem comprometer a durabilidade.
A potência de cada categoria também difere devido às capacidades das redes elétricas domésticas.
A automação dos medidores de eletricidade dos apartamentos já é acionada com cargas de longo prazo de 3,5 a 4 kW, de modo que a potência dos aquecedores com ventilador doméstico raramente excede 2,5 kW.
Os aquecedores para uso industrial não são limitados no consumo de energia e geralmente têm a capacidade de se conectar a uma rede de 380 V.
Os sistemas de aquecimento ambiente de alto desempenho são às vezes chamados de pistolas de calor.
Pela natureza da instalação
Com base no método de instalação, os termoventiladores são classificados nos seguintes tipos: estacionários e móveis.
Os estacionários, por sua vez, são divididos em:
- chão;
- parede;
- teto;
- combinado.
Os dispositivos móveis podem ser instalados em qualquer lugar da sala e até pendurados em ganchos. Isso inclui sistemas de aquecimento de mesa.
Os termoventiladores móveis são compactos, leves e sua potência é geralmente limitada a 2-2,5 kW.
Os aquecedores com ventilador de chão geralmente têm a forma de uma coluna vertical. Comparados aos dispositivos móveis, eles produzem menos ruído e são mais produtivos.
Alguns modelos de piso possuem um corpo giratório móvel que permite direcionar o fluxo de ar quente em várias direções. No verão podem ser usados como simples leques.
Os aquecedores com ventilador montados na parede se assemelham à unidade interna de um ar condicionado, mas fornecem o fluxo de ar para baixo e não para os lados. Eles são frequentemente usados como cortina térmica nas portas de entrada de uma sala. Os modelos montados na parede são controlados por meio de painel de controle e mecanicamente.
Os termoventiladores de teto direcionam os fluxos de ar quente em todas as direções simultaneamente, por isso são recomendados para aquecer ambientes grandes com paredes altas.
Os termoventiladores estacionários são relevantes em ambientes com necessidade constante de aquecimento. E se precisar de calor por algumas semanas ou apenas para aquecer os pés, a opção móvel é a melhor escolha.
Por elemento de aquecimento
O elemento de aquecimento no aquecedor com ventilador pode ser assim:
- elemento de aquecimento;
- espiral;
- aquecedor cerâmico;
- trocador de calor de água.
Dispositivos com trocador de calor de água são geralmente pendurados nas paredes e integrados ao sistema de aquecimento ambiente.Seu ventilador serve para acelerar a circulação do ar no ambiente quando é necessário um aquecimento rápido.
A espiral de fio de nicromo é o elemento de aquecimento mais antigo e barato, usado há mais de 100 anos. Sua superfície aquece até 800 °C, o que provoca a queima do pó contido no ar e o aparecimento de um leve cheiro de queimado.
A queima da espiral pode causar incêndio no dispositivo, portanto, este tipo de aquecedor com ventilador é o mais perigoso.
Os aquecedores de elementos de aquecimento têm a forma de um tubo que contém um fio de nicromo em seu interior e é preenchido com uma substância condutora de calor. A temperatura de sua superfície raramente excede 450 °C, portanto a poeira não queima ao entrar em contato com o tubo.
Isto torna o elemento de aquecimento mais confortável e seguro em comparação com uma espiral; não surgem odores durante o seu funcionamento. O custo dos termoventiladores com elementos de aquecimento é ligeiramente superior ao dos aquecedores em espiral.
Os aquecedores de cerâmica possuem grades de radiador feitas de material semicondutor, cuja superfície é feita de cerâmica de vidro resistente ao calor.Esses produtos são obtidos por pulverização de pó sobre uma estrutura metálica, seguida de sinterização em forno.
A temperatura da superfície dos aquecedores cerâmicos não excede 100-150 °C, e a alta transferência de calor é garantida devido à grande área de contato do ar com o revestimento quente. Esses aquecedores são seguros de usar, mas exigem limpeza manual regular e são mais caros.
Design e princípio de operação
Um termoventilador, por definição, deve gerar calor que é distribuído por todo o ambiente por um ventilador.
Portanto, qualquer dispositivo desse tipo consiste em três componentes obrigatórios:
- Quadro.
- Um elemento de aquecimento.
- Fã.
O corpo dos modelos econômicos é feito de plástico barato, que pode ficar deformado e até derreter durante o uso prolongado. É aconselhável adquirir termoventiladores com carcaça metálica, que podem limitar o incêndio se os elementos internos superaquecerem.
O ventilador pode ter potência diferente. Quanto mais alto, mais rápido o ar é soprado através do elemento de aquecimento, reduzindo a temperatura da superfície. A velocidade de rotação do impulsor é frequentemente alterada usando um botão de controle.
Os ventiladores podem ser de dois tipos:
- axial (lâmina);
- tangencial.
Os ventiladores axiais possuem de 3 a 8 pás do tipo usual, feitas de plástico ou metal. Esses impulsores são instalados em modelos portáteis. Os ventiladores axiais são barulhentos, mas fáceis de manter. Eles precisam ser lubrificados periodicamente com óleo de máquina.
Os ventiladores tangenciais têm a forma de um cilindro com 20-30 pás em forma de tiras longitudinais. Eles estão localizados principalmente em modelos verticais e de parede.
O design cilíndrico garante operação silenciosa e alto desempenho. A desvantagem dos ventiladores tangenciais é a necessidade de limpeza periódica.
Os elementos de aquecimento estão localizados na frente dos impulsores, o que permite que sejam resfriados uniformemente. A posição traseira do ventilador também ajuda a capturar mais ar.
Além dos componentes principais, os aquecedores podem possuir equipamentos adicionais que ampliam sua funcionalidade.
Critérios para escolher um aquecedor com ventilador
Escolher um termoventilador não é uma tarefa fácil. A gama de produtos é grande e os preços de modelos semelhantes podem diferir significativamente.
A seguir, consideraremos quais características de um aquecedor devemos prestar atenção na hora de comprar para escolher o modelo mais útil e não pagar a mais por funções desnecessárias.
Os principais fatores que determinam a escolha do termoventilador são:
- consumo de energia;
- tipo de elemento de aquecimento;
- disponibilidade de funções adicionais;
- modos de operação.
Vale a pena considerar com mais detalhes a influência de cada um dos fatores listados na escolha do aquecedor.
Critério nº 1 – consumo de energia do dispositivo
Apenas 10-12% dos termoventiladores oferecidos no mercado têm potência inferior a 2 kW, mas também têm seus compradores.
Recomenda-se adquirir aquecedores com potência de 1-1,5 kW nos seguintes casos:
- A casa tem fiação de alumínio antiga que pode pegar fogo sob cargas elevadas.
- É necessária a inclusão simultânea de 2 a 3 termoventiladores em um quarto ou apartamento.
- O tamanho da sala aquecida não excede 10 m².
- O dispositivo será utilizado para aquecimento adicional com o sistema de aquecimento existente.
A potência mínima do termoventilador é calculada com base na norma de 1 kW por 25 metros cúbicos. instalações.
É importante lembrar que as tomadas convencionais são projetadas para uma corrente máxima de 16A, o que corresponde a uma potência do equipamento de 3,5 kW. Portanto, é impossível usar aquecedores com consumo superior a 3 kW em casa por muito tempo.
Critério #2 – tipo de elemento de aquecimento
Os mais comuns são os termoventiladores com elementos de aquecimento em forma de elementos de aquecimento, espirais e grades de cerâmica. Os modelos de aquecedores econômicos são equipados com uma espiral de nicromo.
Você pode escolher esse aquecedor nos seguintes casos:
- Não há oportunidade financeira para comprar um modelo mais caro.
- O dispositivo estará constantemente à vista.
- O aquecedor não será usado 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- O ruído do ventilador não é importante.
Aquecedores com ventilador baratos com espiral de nicromo são bastante perigosos, portanto, você deve comprá-los somente nas condições listadas.
A opção ideal de aquecedor é um dispositivo com elemento de aquecimento de cerâmica.
Eles são 20-50% mais caros que os espirais, mas têm uma série de vantagens:
- Eles têm alta segurança contra incêndio.
- Pode ser usado 24 horas por dia.
- Durável.
- Eles não queimam poeira transportada pelo ar.
Os termoventiladores com aquecedor de elemento de aquecimento estão em termos de praticidade entre os helicoidais e os cerâmicos.Você pode escolhê-los se tiverem boas funcionalidades adicionais e um preço acessível.
Critério nº 3 - modos de operação do ventilador e do aquecedor
O número de modos de operação de um termoventilador afeta diretamente sua vida útil e eficiência.
Normalmente, os aquecedores possuem três esquemas para regular sua operação:
- alterando a velocidade do ventilador;
- controle de temperatura do elemento de aquecimento;
- manutenção automática da temperatura definida no ambiente ligando e desligando periodicamente o aparelho.
A alteração destes parâmetros pode ocorrer por movimento discreto ou suave do botão de ajuste. Configurações mais precisas permitem criar a temperatura desejada no ambiente sem desperdiçar energia extra.
Para alterar a velocidade de rotação do ventilador, você pode usar um dispositivo especial - um regulador, cujo design e regras de conexão nós revisado aqui. O regulador também pode ser utilizado na montagem de um aquecedor caseiro.
Alguns modelos de aquecedores com ventilador possuem um temporizador integrado que permite aquecer o ambiente imediatamente antes da chegada de uma pessoa.
Critério nº 4 – funcionalidade adicional dos dispositivos
A funcionalidade básica dos termoventiladores geralmente envolve a presença de botões para regular a potência do elemento de aquecimento e a velocidade de rotação do impulsor. Mas os fabricantes equipam os aquecedores com outros dispositivos para que seus produtos tenham vantagens sobre os concorrentes.
A presença de funções adicionais em um termoventilador é uma vantagem inegável, portanto, dentro do orçamento existente, recomenda-se comprar um aquecedor com o número máximo delas.Mas primeiro é preciso avaliar a real necessidade de equipamentos adicionais.
Esse equipamento adicional inclui:
- Um mecanismo rotativo permite direcionar o ar quente em diferentes direções.
- Rolamentos de baixo ruído.
- Sensores de proteção que desligam o aparelho quando ele tomba ou superaquece. Eles são relevantes para famílias com crianças pequenas e animais de estimação.
- Termostato.
- Caixa à prova de respingos.
- Umidificador.
- Ionizador.
- Controle remoto
- Filtros de ar.
O modo frio também é usado ativamente (sem ligar o elemento de aquecimento).
Quanto a uma função como a ionização, os especialistas recomendam a aquisição de um dispositivo separado para essa finalidade, projetado para realizar o processo de ionização. Argumentando que dispositivos especiais projetados para ionizar o ar realizam melhor essa tarefa.
Fornecemos recomendações para a escolha de um ionizador doméstico Neste artigo.
Cada equipamento adicional adiciona uma certa quantia ao custo do aquecedor com ventilador, de modo que a funcionalidade do aquecedor é limitada apenas pelo orçamento de compra planejado.
Você duvida da conveniência de adquirir este tipo específico de aquecedor? Recomendamos que você se familiarize com o material no qual fornecemos detalhes comparação de aquecedor com ventilador e convector.
Fabricantes populares de aquecedores com ventilador
Para se proteger da compra de um termoventilador de baixa qualidade, é aconselhável adquirir produtos de fabricantes confiáveis que se preocupam com sua imagem.
Abaixo está uma lista das marcas mais famosas de aquecedores com ventilador que se mostraram bem entre os consumidores:
- Calor. A empresa possui modelos de piso e mesa com design compacto e bom desempenho. Eles estão equipados com proteção contra superaquecimento, portanto são seguros para uso.
- Ballu. Os aquecedores desta empresa são representados principalmente por modelos pequenos mas potentes, equipados com botões de controle de potência.
- Eletrolux. Os termoventiladores da empresa são famosos por seu design incomum. As caixas dos dispositivos são feitas de materiais ecologicamente corretos e resistentes ao calor que fornecem proteção adicional.
- madeira. A empresa produz termoventiladores com resistências espirais e cerâmicas. A maioria dos modelos vem com recursos adicionais. Opções de montagem na parede disponíveis.
- Polaris. Os aquecedores estão disponíveis em modelos montados na parede, no chão e móveis. As vantagens são uma ampla gama e designs variados.
- Formulário Stadler. Uma característica especial desta empresa é a produção de aquecedores de formato retangular e perfeitamente redondo. O design original é combinado com aquecedores cerâmicos de alta qualidade.
- Mistério. Esta empresa oferece muitos modelos verticais baratos de piso, equipados com temporizadores e termostatos.
Algumas empresas lançam até 10 novas modificações por ano.
A lista de empresas dignas não se limita às opções propostas e é constantemente atualizada com novos fabricantes de produtos de qualidade.
O custo de um aquecedor com ventilador de um fabricante conhecido parece muito alto para você? Para aquecer uma garagem ou outra despensa, você pode fazer um aquecedor caseiro baseado em um ventilador, semelhante a uma pistola de ar quente. Para montar dispositivos, você pode usar materiais improvisados.
Você encontrará instruções detalhadas para fazer produtos caseiros populares nos seguintes artigos:
- Como fazer um aquecedor com as próprias mãos: instruções para fazer um aparelho caseiro
- Pistola de ar quente faça você mesmo: opções de fabricação para diferentes tipos de combustível
- Pistola de calor elétrica DIY: prós e contras caseiros + guia de montagem
- Aquecedores de garagem: dicas baseadas em evidências para escolher o melhor aquecedor
Recomendações para usar o dispositivo
Antes de comprar um aquecedor com ventilador, você deve se familiarizar com as dicas de operação dos aquecedores com ventilador.
Uma lista de conhecimentos úteis é fornecida abaixo.
- Se você precisar aquecer os pés no escritório, um aquecedor barato de 1 a 1,5 kW com aquecedor em espiral é adequado.
- Os aquecedores de uso permanente devem ser dotados de desligamento automático em caso de superaquecimento ou capotamento. Também é desejável ter um termostato.
- Para aquecer várias divisões, é necessário um termoventilador em cada divisão.
- Não coloque o dispositivo sobre cobertores, travesseiros ou outras superfícies que impeçam seu resfriamento.
- Os termoventiladores convencionais são proibidos de serem usados em chuveiros e ambientes com alta umidade.
- Não direcione ar quente para itens internos de plástico.
Seguir estas recomendações economizará dinheiro, manterá a funcionalidade do equipamento e evitará possíveis acidentes.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Os vídeos oferecidos apresentam análises comparativas de aquecedores com ventilador de seus vendedores. Eles mostrarão o funcionamento dos aquecedores usando exemplos reais e permitirão avaliar sua aparência em um ambiente doméstico.
Linha Stadler Form de aquecedores de design:
Características operacionais de termoventiladores compactos:
Visão geral de vários aquecedores de ar:
Escolher um termoventilador não é uma tarefa fácil, principalmente quando se compra um aparelho na categoria de preço médio e premium. Se você der preferência a modelos mais baratos e com ampla funcionalidade, poderá se deparar com sua baixa qualidade.
Seguir as dicas sugeridas ajudará você a descobrir qual tipo de aquecedor com ventilador é melhor comprar para tarefas específicas, sem desperdiçar seu dinheiro.
Você usa um aquecedor com ventilador para aquecimento? Diga-nos qual modelo você comprou e quais parâmetros foram importantes para você na hora da compra? Adicione uma foto do seu termoventilador, escreva suas recomendações no bloco de comentários - sua experiência será útil para quem está agora escolhendo um termoventilador para sua casa.
Escolher um aquecedor com ventilador não é uma tarefa fácil. Você não vai se safar com base no princípio do barato, porque um modelo econômico simplesmente não consegue lidar com a metragem quadrada da sala. Eles também não são particularmente seguros. Principalmente se houver crianças pequenas no apartamento. Meu marido e eu procuramos por muito tempo o caminho certo. No final, acabamos de comprar um sistema split montado na parede. No inverno, nossos radiadores fazem um excelente trabalho de manutenção do calor e, fora da temporada, são substituídos por um sistema split.
Em nossa casa, um termoventilador de cerâmica econômico com controle de potência, termostato e mecanismo rotativo nos salva do frio. Não há funções suficientes, mas elas executam a tarefa principal, e isso é o suficiente para mim. Anteriormente, eu realmente não gostava de usar aquecedores por causa de sua desvantagem significativa - a capacidade de “queimar oxigênio”. Mas penso que estas são relíquias do passado, e agora existem muitos modelos modernos a um preço acessível.
A cerâmica funciona bem e os aquecedores com esse elemento são leves e compactos. Mas a espiral provavelmente é coisa do passado - eu não recomendaria comprá-la.
Nossos trabalhadores de serviços públicos gostam de adiar o acendimento do aquecimento no outono e, inversamente, desligá-lo antes do previsto na primavera. Talvez a temperatura esteja dentro de alguns dos seus indicadores e padrões, mas é desconfortável – frio. Estou planejando comprar um aquecedor, enquanto estou inclinado para um aquecedor com ventilador com elemento de aquecimento de cerâmica. Eu me pergunto com que rapidez eles aquecem a sala e quanto secam o ar?