TOP 10 aquecedores com ventilador - melhores modelos, critérios de seleção
Não é fácil fazer uma classificação de aquecedores com ventilador hoje. Um grande número de ofertas de fabricantes é o que confunde. Mas entre a diversidade você pode escolher esses 10 tipos, modelos e marcas que atenderão às necessidades do consumidor.
O conteúdo do artigo:
Tipos e tipos de aquecedores com ventilador
Existem 3 tipos de aquecedores com ventilador na classificação:
- Área de Trabalho;
- parede;
- montados no chão, alguns deles são chamados de montados em coluna.
Estes últimos são lindos, elegantes e sólidos. Mas é caro. Esses dispositivos são grandes e pouco móveis.
Mas ao comprar um aquecedor com ventilador, você não deve gastar muito dinheiro. O efeito da obtenção de calor rápido, é claro, depende do tamanho. Mas você pode obter esse calor na quantidade certa, mesmo com um pequeno ventilador de calor da melhor classificação.
Os modelos de parede existentes no mercado são apresentados em uma pequena variedade. Existem poucos dispositivos eficientes e de alta qualidade. Eles têm aparência semelhante aos aparelhos de ar condicionado, por isso são frequentemente confundidos. As estatísticas podem dizer o quanto eles são procurados em apartamentos e casas. E ela afirma que a procura é baixa.
Portanto, os modelos mais populares nas classificações ainda são os de desktop. Os compradores gostam especialmente do preço baixo.
O segundo tipo de classificação baseia-se na instalação de um elemento de aquecimento no termoventilador. Existem 3 posições aqui:
- espiral metálica;
- elementos de aquecimento;
- cerâmica.
No primeiro caso, é um fio de nicromo, que aquece rapidamente até ficar vermelho (+800 ℃), liberando uma grande quantidade de energia térmica. Atrás dele é instalado um ventilador que sopra na bobina, aquecendo o ar que se espalha pela sala.
No segundo caso, trata-se de um aquecedor elétrico tubular convencional.A mesma espiral de nicromo, encerrada em um tubo de aço ou quartzo, preenchida com enchimento - areia de quartzo ou óxido de manganês. O preenchimento executa 2 funções:
- isolante;
- distribuidor de calor.
Este design aumenta as qualidades de resistência ao fogo. O próprio elemento de aquecimento dura mais do que uma bobina aberta. A temperatura máxima de aquecimento é de +500 ℃, o que é mais que suficiente para aquecer ambientes. A poeira nos elementos de aquecimento também queima, mas não tão pronunciada quanto no fio de nicromo aberto.
Alguns fabricantes oferecem modelos de termoventiladores nos quais os elementos de aquecimento são incorporados em uma caixa de troca de calor com aletas. Isso aumenta a transferência de calor aumentando a área de aquecimento. Esses dispositivos estão entre os líderes nas melhores classificações.
No terceiro caso, trata-se de elementos de aquecimento semelhantes a um radiador de carro. Possui uma estrutura celular composta por várias camadas:
- o primeiro por dentro é um posistor semicondutor;
- concha cerâmica;
- grade de alumínio para aumentar a área de transferência de calor.
E embora o nome cerâmica seja apenas uma designação da presença deste material, há pouca cerâmica no elemento de aquecimento. A temperatura máxima de aquecimento é de +150 ℃, o que garante total segurança durante o funcionamento do termoventilador. Além disso, esses aquecedores são os mais econômicos, por isso estão incluídos nas classificações.
O resultado final é que os posistores aumentam sua resistência à medida que a temperatura aumenta. Ao atingir o valor máximo da primeira característica, a segunda simplesmente bloqueia a passagem da corrente elétrica. Este é um tipo de processo de autorregulação.
Comparando essas variedades entre si, pode-se notar que a cerâmica supera os elementos espirais e de aquecimento. Aqui estão os critérios:
- Se compararmos 3 tipos de termoventiladores do mesmo tamanho, a área de aquecimento cerâmico é 2 ou 3 vezes maior. Portanto a eficiência é maior.
- A superfície do aquecedor cerâmico aquece até +150 ℃.
- O conforto é maior ao usar ventilador de cerâmica.
Sobre o último critério. Acredita-se que todos os aquecedores de convecção - óleo, espiral e outros - queimam oxigênio. Mas eles simplesmente secam o ar, fazendo com que a umidade dos ambientes diminua. Instalar recipientes de água na frente dos aparelhos não resolve o problema. Até os umidificadores têm dificuldade em lidar com isso.
O conforto reduzido se deve ao fato de que a poeira presente no ar, ao atingir um fio de nicromo aberto, começa a queimar, emitindo o odor correspondente. Ele e o ar seco criam condições desconfortáveis.
A resistência cerâmica, com sua baixa temperatura, também seca o ar, mas não com tanta intensidade. Uma vez na superfície, a poeira queima lentamente, liberando uma quantidade mínima de odor. Portanto, ao utilizá-los, não há dor de cabeça ou sensação de desconforto. Daí a conclusão - os aquecedores com ventilador de cerâmica terão classificação mais alta, embora custem mais. Mas um pequeno pagamento a maior não é motivo para abrir mão da boa saúde e do bem-estar, especialmente quando se trata de crianças.
A terceira classificação é baseada no tipo de ventilador, ou mais precisamente no impulsor. Os mais comuns são axiais. Estruturalmente, esta é uma hélice comum, cujas pás são instaladas em um ângulo para que o fluxo de ar resultante se mova apenas para frente, exatamente ao longo do eixo do impulsor. A desvantagem do design é que ele faz muito barulho durante a operação. É preferível dar preferência aos modelos cujas lâminas são de metal. Eles duram mais.
A segunda posição são ventiladores radiais.É uma estrutura cilíndrica composta por placas paralelas que funcionam como lâminas. Eles estão localizados ao redor do círculo. Se o impulsor estiver bem balanceado e os mancais sempre lubrificados, o ventilador funciona praticamente sem ruído. Além disso, o fluxo de ar é muito mais concentrado e suave.
O terceiro tipo são os tangenciais, que praticamente não emitem ruído durante a operação. Seu impulsor é uma turbina. Os mesmos são instalados em aparelhos de ar condicionado e cortinas térmicas. Estes são os ventiladores mais eficientes. Geralmente são instalados em termoventiladores de piso, que estão sempre em primeiro lugar no ranking de sua categoria.
O que procurar ao escolher
Existem várias características técnicas que você precisa prestar atenção na hora de escolher um termoventilador, até mesmo pela classificação.
Poder
Aqui a faixa é ampla: 800-2.000 W. Acima de 2 kW ocorrem, mas raramente. A escolha depende das tarefas:
- se precisar aquecer uma pequena área: uma mesa, cadeira ou sofá, deve-se adquirir um termoventilador com potência inferior a 1 kW;
- se você precisar aquecer uma sala, pelo menos 1,5 kW.
Mas todos os aparelhos elétricos dependem da tensão da rede elétrica. Se estiver abaixo da norma - 220-230 V - você não pode exigir potência nominal de um aparelho elétrico. O aquecimento ocorrerá, mas não de forma tão eficiente e intensa como indicado nos documentos anexos.
Consumo elétrico
Não existem aquecedores com ventilador que economizam energia. E você não os encontrará nas classificações de aquecedores economizadores de energia. Você pode usar um relé para reduzir ou aumentar o consumo de energia. Mas quanto mais baixo, mais fraco é o aquecimento.
Portanto, deve-se imaginar que se um termoventilador de 1 kW circula ar quente todas as noites durante 4 horas, então a quantidade de corrente elétrica consumida por mês será de 120 kW.Resta multiplicar pela tarifa e você receberá o valor que deverá ser pago pelo funcionamento apenas do ventilador de calor.
Segurança
Uma das causas dos incêndios é o mau funcionamento dos termoventiladores utilizados. Portanto, para evitar que isso aconteça, é necessário observar as classificações e escolher o dispositivo no qual os fabricantes incluíram 3 tipos de sistemas de proteção:
- fusível;
- termostato;
- relé de temperatura para o motor do ventilador.
É impossível entender pela aparência se todas essas peças estão incluídas no design do aquecedor com ventilador. Portanto, os fabricantes fornecem ao aparelho um certificado de segurança contra incêndio, que deve conter uma cláusula - está de acordo com as normas PNB.
O documento confirma não só a presença de proteção, mas também garante que o próprio aparelho elétrico é feito de materiais não inflamáveis. Isto também se aplica ao plástico. Esses dispositivos geralmente estão no topo das classificações dos melhores.
E algumas palavras sobre sistemas de proteção. O primeiro é o termostato. Na verdade, trata-se de uma placa bimetálica comum que, quando a bobina superaquece, dobra, desconecta os contatos e corta o fornecimento de energia elétrica ao elemento de aquecimento. A mesma coisa acontece se por algum motivo o ventilador parar.
O termostato de segurança não é um termostato responsável por definir a temperatura. Não há necessidade de ficar confuso. Este último desliga a energia se a temperatura de aquecimento da bobina for superior à configurada.
A segunda peça importante de proteção é o fusível térmico. Quando superaquece, ele simplesmente queima, desconectando o aparelho da fonte de alimentação.
O terceiro é um relé localizado dentro do motor do ventilador. É acionado quando o motor superaquece. Protege este último de queimar os enrolamentos.
E mais 2 pontos:
- Os termoventiladores de piso e de mesa devem ser equipados com sensor de posição. Ele desliga a energia se o dispositivo tombar ou cair.Muitas vezes a presença de um sensor determina a posição no ranking.
- Se um termoventilador for adquirido para uma sala úmida onde há possibilidade de respingos, então você precisa escolher modelos cuja caixa tenha um grau de proteção IP44. Não menos.
O que você não precisa pagar a mais
Os fabricantes, para aumentar o preço, complementam os geradores de calor com funções úteis. Por exemplo, um umidificador, ionizador ou filtro. Nenhum desses dispositivos está incluído nas melhores classificações. Todos os nós e blocos adicionais são inúteis. Apenas o preço aumenta. É melhor comprar um umidificador ou ionizador separado.
Alguns anúncios falam sobre o funcionamento silencioso dos termoventiladores. Não existe tal. Todos eles fazem barulho durante o trabalho.
Critérios de escolha
O que prestar atenção:
- Um aquecedor com ventilador de cerâmica é melhor do que um ventilador em espiral feito de fio cromado ou um elemento de aquecimento.
- Três sistemas de proteção ou certificado de segurança contra incêndio.
- A potência para aquecer um cômodo de uma casa ou apartamento é de 1.500 a 2.000 W.
- Preço baixo.
- O primeiro no ranking dos melhores.
Classificação do aquecedor com ventilador
Há um grande número de aquecedores com ventilador no mercado hoje. É difícil escolher um entre milhares. Portanto, são criadas classificações que levam em consideração avaliações de consumidores e análises de especialistas.
Um grande número de fabricantes de marcas conhecidas, principalmente marcas europeias, têm as suas instalações de produção localizadas na China. E os dispositivos relatam isso. Mas isso não significa que o produto oferecido seja de baixa qualidade.
Nessas fábricas, eles monitoram rigorosamente o processo de produção, monitoram a qualidade diversas vezes em diferentes etapas e utilizam matérias-primas de alta qualidade. Eles levam a marca a sério. Esses dispositivos estão sempre nas classificações.
Você deve ficar longe de nomes desconhecidos. Principalmente daqueles que estão em consonância com as marcas.Esta é uma falsificação óbvia com falta de qualidade. Eles definitivamente não entram nas classificações. Mas existem aquecedores com ventilador nas lojas, as pessoas os compram. O vendedor geralmente não oferece garantia. Portanto, tudo corre por conta e risco do consumidor.
Abaixo está uma classificação dos 10 melhores modelos de aquecedores com ventilador. Mas não é possível misturar dispositivos de classificações diferentes. Portanto, cada grupo terá sua própria classificação separada.
TOP 10 aquecedores com ventilador
A classificação será compilada em 5 grupos (classes), cada um dos quais incluirá 2 dos melhores termoventiladores. Todos eles são de marcas conhecidas, vendidas em grandes quantidades e ouvidas por todos.
Classificação de dispositivos com aquecedor espiral
O primeiro na classificação é Ballu BFH/S 10. Este é um potente dispositivo de piso (2 kW) para aquecer uma sala de até 25 m². A potência pode ser reduzida para 1 kW se o aquecedor for instalado em ambientes com área menor. Existe um switch para esse fim. Não é o modelo mais caro em comparação com outros aquecedores com ventilador semelhantes.
O case é de plástico. Dois reguladores do tipo rotativo:
- Para ligar duas posições: com aquecimento e sem aquecimento. Neste último caso, o dispositivo funciona como um ventilador normal que conduz ar frio.
- Controle do termostato.
Na parte inferior do aparelho existe um botão responsável por desligar o termoventilador caso ele caia ou tombe. Este é um sistema de segurança.
O fabricante alerta que é proibido o uso do termoventilador em ambientes úmidos e ao ar livre. Não atende aos altos requisitos de resistência à umidade.
As vantagens do dispositivo incluem:
- 2 anos de garantia;
- 3 cores de carroceria: branco, cinza e preto;
- 2 indicadores de potência;
- termostato para superaquecimento;
- termostato para ajuste de temperatura;
- aquecimento instantâneo.
De acordo com avaliações de consumidores, há apenas uma desvantagem - um cheiro específico ao aquecer a bobina.Mas isso desaparece depois de alguns dias. A marca é fabricada na China. Mas a qualidade é excelente, daí o primeiro lugar no ranking.
Em segundo lugar no ranking está Zanussi ZFH/S-204. Famosa marca italiana com acabamento de alta qualidade. Embora também produzido na China. Duas potências - 2 e 1 kW. O aparelho pode ser utilizado, como no caso anterior, em salas de diversos tamanhos. Ou se precisar reduzir custos quando há temperaturas positivas no exterior.
Vantagens:
- 2 anos de garantia;
- o fabricante indica no passaporte que o termoventilador funcionará por pelo menos 10 anos;
- o ventilador pode funcionar quando o elemento de aquecimento está desligado;
- um sensor de proteção contra superaquecimento está instalado;
- sem cheiro durante a operação;
- compacto, dimensões: 27x22x13,5 cm;
- É usado plástico de alta densidade e alta qualidade;
- a montagem foi realizada perfeitamente - sem folgas ou rangidos;
- o controle de dois reguladores rotativos é mecânico.
Alguns compradores estão insatisfeitos com diversas posições, daí o 2º lugar na classificação:
- a aparência não tem sucesso;
- quando inclinado ou caído, o aquecedor com ventilador continua a funcionar;
- É impossível ligar o dispositivo durante a operação no modo automático.
Classificação de aquecedores com ventilador de cerâmica
O primeiro no ranking é o absurdo sueco, também fabricado na China. Este é o Electrolux EFH/C-5120. Seu conjunto de funções é quase igual ao de outras marcas e modelos:
- duas potências – 1 e 2 kW;
- pode funcionar como um ventilador normal;
- configuração de temperatura.
Qualidades positivas do aquecedor com ventilador:
- 2 anos de garantia;
- um bom sistema de segurança - existem 2 tipos de proteção: contra incêndio e superaquecimento;
- pequenas dimensões gerais: 18x20x25 cm;
- excelente design;
- Na parte superior há uma alça com a qual você pode transportar o aquecedor - muito conveniente.
Qualidades negativas:
- preço alto em comparação com outros modelos;
- a grade decorativa externa fica muito quente, principalmente quando o termoventilador funciona com potência de 2 kW;
- odor desagradável nos primeiros 2-3 dias;
- O barulho do ventilador não é forte, mas desagradável.
Em segundo lugar no ranking está o Hyundai H-FH1.5-F11MC, com potência de 1,5 kW, portanto o tamanho da área aquecida não passa de 20 m². O que o distingue de outros termoventiladores é o seu design externo. Há uma grade decorativa de aço e nervuras arredondadas. Este último é feito de plástico durável.
A funcionalidade é clássica:
- dois níveis de potência: 1,5 e 1 kW;
- funcionamento do ventilador sem aquecimento;
- termostato;
- sistema de proteção contra superaquecimento.
O fabricante oferece apenas um ano de garantia. Mas este pequeno dispositivo (dimensões: 22x9x11 cm) cumpre bem as suas responsabilidades. Não à toa ele ocupa posição de destaque no ranking. Portanto, as avaliações dos consumidores são extremamente positivas.
Os especialistas observam que a ausência de algumas funções úteis, especialmente as de proteção, põe em causa as características de alto desempenho. Por exemplo, um termoventilador não possui um sensor que monitore a queda ou inclinação do dispositivo. Nessas situações, continua funcionando, o que pode causar incêndio.
A falta de cronômetro também não favorece o modelo. O corpo não pode girar e isso também é um sinal de menos. Mas os consumidores pensaram de forma diferente. Foram as suas críticas que fizeram com que este termoventilador ocupasse o 2º lugar na classificação, à frente de todos os outros.
Classificação dos melhores termoventiladores com elementos de aquecimento tubulares (elementos de aquecimento)
Os modelos desta classe são aquecedores com ventilador de grande porte. Portanto, são resistentes a quedas e são feitos de metal e plástico durável.
Aquecedores de elemento de aquecimento não são usados em apartamentos. Mas para casas particulares, chalés, garagens esta é uma excelente opção.
O primeiro na classificação é o PATRIOT PT-R 2 com potência de 2,3 kW, que aquece facilmente ambientes de no máximo 20 m². Existe um termostato, mas apenas um modo de aquecimento com aproveitamento total da energia.
Funciona silenciosamente. Pesa 4 kg - é fácil de transportar Tipo de controle - mecânico. Os usuários não encontraram uma única falha no funcionamento do aquecedor com ventilador. Um excelente aparelho pelo seu preço.
Em segundo lugar na classificação está o Quattro Elementi QE-3000 ETN, com potência de 3 kW, que permite aquecer ambientes de até 47 m².
Vantagens:
- 2 modos de operação;
- instalação de piso;
- há proteção contra superaquecimento;
- controle de modo mecânico;
- alça de transporte;
- peso 3kg;
- design moderno;
- funciona silenciosamente;
- alta estabilidade;
- pode funcionar como ventilador;
- preço aceitável;
- controle de intensidade de aquecimento.
Mas não há informações sobre as desvantagens. Todos são unânimes na opinião - não é à toa que o aparelho ocupa o 2º lugar na classificação.
Classificação dos melhores termoventiladores de parede
O primeiro lugar na classificação vai para o termoventilador alemão Stiebel Eltron CK 20 Trend, 2 kW. Esta unidade de tamanho decente (27,5x40x13 cm) aquece facilmente o ar em uma sala de até 25 m². O dispositivo vem com vários tipos de funções. Por exemplo:
- um controlador que regula a temperatura de aquecimento ao longo da semana;
- 2 modos de operação, enquanto o controlador os monitorará de forma independente;
- um temporizador com o qual você pode ajustar as configurações de temperatura a cada 2 horas;
- filtro embutido que purifica o ar quente vindo do ventilador;
- transformador embutido, que garante o funcionamento de alta qualidade do termoventilador quando a tensão na rede de alimentação muda: de 150 a 240 volts;
- 3 tipos de proteção: superaquecimento, congelamento, alta umidade.
Outras vantagens:
- o ajuste de temperatura pode ser feito com muita precisão com um intervalo de apenas 0,5 ℃;
- Modo fã;
- autodiagnóstico, com o qual o próprio dispositivo detecta avarias;
- o design possui um display LCD integrado que mostra a temperatura;
- existe um sistema de proteção infantil;
- garantia – 3 anos.
E as desvantagens identificadas pelos consumidores:
- Preço Alto;
- sem controle remoto.
O termoventilador desta marca é produzido apenas na Alemanha. Daí a alta qualidade do produto.
O segundo lugar no ranking vai para o Oasis NTD-20. Um termoventilador é semelhante a uma cortina térmica, mas não é. Não tanto poder. A entrada de ar ocorre pelo plano superior onde a grade está instalada. O ar aquecido é liberado na parte inferior onde estão montados os canais.
Duas potências: 1 e 2 kW. Modo fã. O fabricante recomenda escolher um local de instalação mais alto - não inferior a 2 m do nível do chão. Portanto, o aparelho elétrico está equipado com um controle remoto.
Configuração precisa de temperatura – 1 ℃. Existe um temporizador e um display que mostra a temperatura do ar na sala. Dimensões: 58x20x11 cm, no interior estão instalados um elemento de aquecimento cerâmico e um ventilador tangencial. A proteção contra superaquecimento também está presente.
Desvantagens:
- não há pás que alterem a direção do fluxo de ar no projeto - o ar sai do aquecedor apenas perpendicularmente ao seu corpo;
- Não existe um relé com o qual você possa alterar a velocidade de rotação do impulsor do ventilador.
Classificação dos melhores termoventiladores montados no chão
O primeiro do ranking é o Tefal HE7152F0, com potência de 2,6 kW. Aquece ambientes de até 45 m². Este é um aquecedor com ventilador tipo espiral.
A funcionalidade é ampla, onde é necessário destacar a capacidade do aparelho em controlar e ajustar o próprio modo de aquecimento em função da temperatura do ar no interior da divisão. Por exemplo, se você precisar manter +22 ℃, o próprio aquecedor com ventilador aumentará ou diminuirá o aquecimento da bobina de acordo com as mudanças de temperatura. Ao mesmo tempo, a velocidade de rotação do ventilador também é ajustada automaticamente.
O sistema de controle possui um modo de espera. É quando o aparelho não está desconectado da rede elétrica, mas também não funciona. A tarefa deste sistema é ligar o aquecedor com ventilador quando a temperatura do ar na sala cair para +7 ℃.
O design possui um temporizador integrado. Ele pode ser configurado para desabilitar ou habilitar. Faixa de configuração de 1 a 24 horas. Ao mesmo tempo, você pode ajustar o modo de temperatura.
Por exemplo, o aquecedor deve ligar às 7h, operar na potência máxima e quando a temperatura atingir +22 ℃ entrar no modo de espera. Às 22h00 a unidade deverá desligar. E neste modo o aquecedor com ventilador pode funcionar por uma semana. Depois ele pode ser reconfigurado.
As configurações são feitas no painel ou no controle remoto. Este último controla processos a uma distância de 5 M. Fabricado na China.
Vantagens:
- 3 modos de temperatura;
- 3 velocidades de ventilador;
- baixo nível de ruído;
- sistema de proteção contra capotamento e superaquecimento;
- o corpo pode ser girado 45, 60 ou 90 graus;
- você pode inclinar o corpo em relação ao meio bastão;
- bom design;
- garantia – 2 anos.
Há apenas uma desvantagem - o preço alto. A relação entre prós e contras a favor do primeiro é significativa, por isso ocupa o primeiro lugar no ranking.
Em segundo lugar no ranking dos melhores está a marca letã Resanta TVK-3. Este é um modelo clássico do tipo vertical (coluna). O elemento de aquecimento é cerâmico. 2 ventiladores localizados um acima do outro. Há um filtro instalado na parte traseira.
Controle eletrônico de processos. Dois modos de potência – 1,2 e 2 kW. O termostato permite definir a temperatura de 15 a 35 graus. Existe um temporizador que permite configurar o dispositivo para desligar dentro de 1 a 12 horas. O corpo pode ser girado em relação ao suporte. É plástico. O aquecedor com ventilador é fabricado na China. Período de garantia – 1 ano.
As vantagens incluem a presença de controle remoto e aquecimento rápido de ambientes com área não superior a 20 m².
Contras: Barulhento durante a execução. Como um ventilador, ou seja, sem aquecimento não funciona.
A classificação TOP 10 foi formada. Mas ainda existem modelos que podem entrar nisso. É simplesmente difícil reunir todos os melhores dispositivos em uma classificação. E essa lista depende de quais termoventiladores são mais adquiridos, ou seja, de publicidade, avaliações, opiniões de especialistas, preços e características técnicas.
Gostaria de ouvir a opinião dos nossos leitores nos comentários - provavelmente todo mundo tem esse eletrodoméstico em casa. Vamos reabastecer a classificação, aumentá-la.
Tínhamos um pequeno aquecedor com ventilador em nosso apartamento. Era utilizado no outono ou na primavera, quando o aquecimento central era ligado. Eles colocaram isso sob meus pés. Foi conveniente. Mas queimou depois de trabalhar por quase sete anos. Decidimos comprar um novo. E que surpresa ficamos quando vimos uma enorme variedade de aparelhos na loja.Compramos imediatamente um grande - 2 kW. Agora aquecemos dois quartos ao mesmo tempo.
Você vem para uma dacha fria no inverno. Demora várias horas até acender o fogão a lenha, que é a nossa principal fonte de calor. Cansados de congelar, compramos um aquecedor para aquecer rapidamente os quartos. O que ainda estamos felizes. Funciona muito bem, aliás a marca é Ballu. Potência de 2.000 W. Deixamos ligado à noite, porque não queremos jogar lenha no fogão.