Pistola de calor elétrica DIY: prós e contras caseiros + guia de montagem

O escopo de aplicação das pistolas termoelétricas é bastante amplo.As unidades industriais são utilizadas para aquecer produção, armazéns e até instalações residenciais. E em áreas pequenas, você pode conviver com um projeto de gerador de calor caseiro, que é perfeitamente capaz de aquecer uma garagem ou casa de campo.

Se você fizer uma pistola de ar quente elétrica com suas próprias mãos, ela custará literalmente alguns centavos. No entanto, ao fazer produtos caseiros úteis, você deve seguir as regras. Somente neste caso o dispositivo não funcionará pior que o produto de fábrica.

Nós lhe diremos como fazer uma pistola elétrica corretamente. A partir do artigo que propomos, você aprenderá quais materiais e componentes serão necessários para montar a unidade. Nossa assessoria ajudará na fabricação de equipamentos eficientes e econômicos.

O que você precisa saber sobre a pistola elétrica?

Ao contrário de outros tipos de pistolas de ar quente, um dispositivo elétrico pode ser fabricado por quase qualquer artesão doméstico familiarizado com os fundamentos da eletrônica.

Embora a eficiência de uma pistola elétrica seja muito menor que a diesel ou dispositivos de gás, mas não emite produtos de combustão prejudiciais à saúde e pode ser instalado em qualquer ambiente - edifício residencial, estufa, anexos.

Dispositivo de arma elétrica
A potência das armas industriais varia de 2 a 45 kW, e o número de elementos de aquecimento nelas pode chegar a 15 peças.

Vejamos como funciona uma unidade elétrica.

Projeto e princípio de funcionamento do gerador de calor

Qualquer pistola elétrica consiste em três componentes principais: uma carcaça, um motor elétrico com ventilador e um elemento de aquecimento. As variedades deste tipo de dispositivos são descritas em detalhes no artigo, dedicado à classificação e princípios de funcionamento de pistolas de ar quente.

Além disso, o aparelho pode ser equipado com quaisquer “bônus” das unidades de fábrica - interruptor de velocidade, regulador de calor, termostato ambiente, sensor de aquecimento da carcaça, proteção do motor e outros elementos, mas aumentam não só o conforto e a segurança durante a operação, mas também o custo do produto caseiro.

Princípio de funcionamento de uma pistola elétrica
A taxa de aquecimento do ar em todo o volume da sala depende do número e da potência dos elementos de aquecimento - quanto maior a área, mais ativa ocorrerá a transferência de calor

Uma arma elétrica funciona assim:

  • quando conectado à rede, o elemento de aquecimento converte a corrente elétrica em energia térmica, com a qual se aquece;
  • o motor elétrico aciona as pás do impulsor;
  • o ventilador força o ar da sala dentro do gabinete;
  • o fluxo de ar frio entra em contato com a superfície do elemento de aquecimento, aquece e, forçado pelo ventilador, é retirado do “cano” da pistola.

Se o aparelho estiver equipado com elemento termostático, este irá parar o aquecedor quando a temperatura programada for atingida. Em dispositivos primitivos, você mesmo terá que controlar o aquecimento.

Vantagens e desvantagens das armas caseiras

A principal vantagem de um gerador termoelétrico é a possibilidade de utilizá-lo em qualquer ambiente onde exista uma rede de pelo menos 220 W.

Esses aparelhos, mesmo em versões caseiras, são móveis, pesam pouco e são capazes de aquecer uma área de até 50 m.2 (teoricamente, é possível mais, mas é melhor não experimentar dispositivos de alta potência e comprar uma unidade pronta, e uma pistola de 5 kW já exigirá conexão a uma rede trifásica).

Fórmula para calcular a potência necessária
As características de desempenho do dispositivo devem corresponder à área aquecida. Em média, para cada 10 m2 será necessário 1 kW, mas muito depende da própria divisão - materiais de construção, qualidade dos vidros e presença de isolamento

Prós de uma pistola elétrica caseira:

  • Economizando dinheiro – as unidades de fábrica não são baratas e um aquecedor pode ser montado com um mínimo de peças adquiridas ou mesmo inteiramente a partir de meios improvisados, retirando os elementos que faltam em aparelhos antigos.
  • Segurança – de todos os geradores de calor caseiros, o aparelho elétrico é o mais fácil de operar, pois não requer ligação a gás ou reabastecimento com combustível inflamável. Com a montagem adequada do circuito elétrico, o risco de combustão espontânea dessas armas é mínimo.
  • Aquecimento ambiente rápido – o funcionamento de uma pistola de ar quente é muito mais eficiente do que outras opções de aquecedores elétricos caseiros, por exemplo, lareiras ou radiadores a óleo.

Uma das desvantagens é o alto consumo de energia (a quantidade depende da potência do motor e do elemento de aquecimento). Além disso, o funcionamento do ventilador é bastante barulhento e quanto maior a envergadura e a velocidade de rotação, mais forte será o ruído produzido.

Pois bem, qualquer desvantagem de um aparelho elétrico caseiro é a probabilidade de erro durante a montagem ou conexão, que pode causar curto-circuito na rede, choque elétrico e combustão espontânea do aparelho.

Opções de fabricação de armas elétricas

A etapa mais difícil na montagem de um dispositivo é traçar o diagrama de circuito elétrico correto para conectar o dispositivo à rede.Portanto, sugerimos usar um exemplo pronto, tomando-o como base para uma futura pistola de ar quente. Como pode ser visto no diagrama, a chave seletora e os termostatos devem ser conectados em série, e o circuito deve ser fechado na resistência e no motor elétrico com o ventilador.

Diagrama do circuito elétrico
O termostato é responsável pelo nível de aquecimento da resistência e desligando automaticamente o circuito quando a temperatura desejada no ambiente for atingida, e caso você exclua do circuito terá que monitorar de forma independente o equipamento para evitar superaquecimento

Vejamos os recursos de fabricação de duas opções simples.

Um aquecedor com ventilador simples com um elemento de aquecimento pronto

Para o corpo da futura arma, você pode selecionar um pedaço de metal ou tubo de cimento-amianto de diâmetro adequado. O melhor é ajustar o tamanho de acordo com a envergadura das “asas” do ventilador, pois ela deve se sobrepor a uma das extremidades do aparelho.

Se desejar, o gerador de calor pode ser feito a partir de um pequeno tanque de metal, um balde galvanizado, uma panela velha ou um cilindro de gás residual, o principal é que as paredes do “invólucro” não sejam finas.

Ventilador para canhão caseiro
A potência do ventilador de uma pistola de ar quente não é decisiva, pois a velocidade de aquecimento do ar depende unicamente do elemento de aquecimento, e o impulsor apenas dispersa o fluxo de calor por toda a sala, para que você possa retirar com segurança um fragmento de um exaustor doméstico ou aspirador de pó

Quanto ao elemento de aquecimento, você pode retirá-lo de um ladrilho ou caldeira usada, ou comprá-lo em uma loja - agora não é problema encontrar um aquecedor de qualquer formato. Se você comprar pronto, a melhor opção seria uma peça aletada, projetada especificamente para aquecer rapidamente o fluxo de ar em movimento.

Fórmula para determinar a resistência
A potência do elemento de aquecimento deve estar estampada em seu corpo ou indicada na documentação que o acompanha, mas se for um dispositivo antigo, você pode medir sua resistência com um multímetro e determinar a potência usando a fórmula acima

Além dos três elementos principais (carcaça, motor e elemento de aquecimento), para o trabalho será necessário um cabo de três núcleos, parafusos, dispositivos de segurança E dispositivos de corrente residual (RCD), desconectando a rede em situação perigosa.

Plano de trabalho passo a passo:

  1. Determinando a potência necessária para uma futura pistola elétrica. Como ponto de partida, pode-se tomar a fórmula comum, segundo a qual a 10 m2 É necessário 1 kW (com altura de teto de 2,5-3 m). E se a sala não for isolada, estiver localizada em subsolo ou tiver uma grande área envidraçada, fique à vontade para adicionar mais 20-30% aos dados obtidos. Mas se a potência necessária exceder 2,5-3 kW, pense se sua fiação pode suportar tal carga.
  2. Fabricação de caixas. Se for uma chapa de metal, ela precisa ser dobrada e fixada por soldagem, aros ou rebites. Para um balde, cilindro ou panela, corte o fundo e a tampa. Resumindo, o resultado deve ser uma moldura cilíndrica ou retangular com dois furos abertos nas extremidades.
  3. Verificando a resistência do elemento de aquecimento e comparando-a com a calculada. Se necessário, você pode adicionar mais 1-2 elementos conectando-os em série ou aumentar a potência encurtando o elemento.
  4. Montagem do motor elétrico com ventilador (você pode usar fixadores padrão). O impulsor deve fechar a folga o mais firmemente possível, mas ao mesmo tempo girar livremente. Os fios são conectados à rede através de um fusível de 6A e equipados com interruptor.
  5. Fixando o elemento de aquecimento dentro do tubo (aproximadamente no centro) usando rebites ou placas de materiais refratários. A distância deve ser suficiente do ventilador para não superaquecer o motor elétrico. Os fios saem da caixa e também são conectados à rede, mas por meio de um fusível de 25A.

Depois de verificar o isolamento de todas as conexões, você pode testar o dispositivo. Se tudo estiver montado corretamente, ao conectar o plugue na tomada, um ventilador começará a girar em uma extremidade da pistola e o ar quente sairá da outra, aumentando gradativamente a temperatura.

Dispositivo com aquecedor de nicromo

Se você não tem um eletrodoméstico antigo em seu arsenal de artesão, do qual possa remover o elemento de aquecimento, mas por algum motivo não deseja comprar um aquecedor pronto, você pode fazer você mesmo com uma espiral de nicromo .

Além do baixo custo, tal elemento tem uma vantagem importante sobre as cópias de fábrica - a capacidade de ajustar de forma independente o tamanho desejado ao formato do corpo e aumentar a taxa de aquecimento para um máximo seguro.

Arma caseira
Dispositivos com espiral aberta são considerados um risco de incêndio por padrão, portanto, fazer você mesmo um elemento de aquecimento requer boas habilidades elétricas

Para produtos caseiros, você precisará comprar fio de nicromo com diâmetro e parâmetro de resistência adequados. E isso depende da potência planejada do seu aparelho (para aparelhos domésticos e rede 220 V, é aconselhável não ultrapassar 5 kW).

Por exemplo, para uma arma de até 2 kW, você precisará de um fio com resistência de 27 a 30 ohms, que deve ser enrolado em uma haste de cerâmica ou outro material resistente ao calor (em casos extremos, você pode quebrar uma placa de refratário tijolo).

Cálculo do comprimento de uma espiral de nicromo
O tamanho da espiral pode ser determinado experimentalmente selecionando o número de voltas de acordo com o grau de aquecimento do fio, mas é muito mais fácil usar a tabela, onde D é o diâmetro da haste na qual o fio de comprimento L está preso. vai ficar ferido

Outra opção é fazer um elemento de aquecimento caseiro a partir de um pequeno pedaço de tubo de cimento-amianto, colocando em seu interior uma espiral enrolada do mesmo fio de nicromo. As bobinas podem ser dispostas horizontal e verticalmente para cobrir uma área maior.

Elemento de aquecimento feito de espiral de nicromo
Elemento de aquecimento caseiro de 1,6 kW a partir de seis fragmentos espirais que bloqueiam quase completamente o lúmen do tubo, o que garante rápido aquecimento do fluxo de ar

A montagem da estrutura é feita por analogia com as instruções descritas acima, portanto não repetiremos os mesmos pontos, mas apenas consideraremos as nuances da conexão de uma resistência caseira:

  • Para manter a espiral no formato correto, faça entalhes especiais na haste para cada volta. O fio deve ser enrolado com bastante força, mas sempre em uma camada.
  • As extremidades do fio devem ser conectadas aos fios elétricos por meio de conexões aparafusadas e isoladas.
  • Os fios que saem pelos furos na caixa devem ser conectados à rede através de um fusível de 25A.

Uma desvantagem significativa desse produto caseiro, além do consumo de energia e outras desvantagens das pistolas elétricas, é o desagradável cheiro de queimado que surge da combustão do pó em uma bobina aberta.

Muitas pessoas recomendam a instalação de uma grade nas extremidades - tal barreira, é claro, não suporta pequenos detritos, mas protege contra contato acidental com o elemento de aquecimento ou com o impulsor em operação.

Algumas dicas importantes para montagem e operação

As regras para o funcionamento seguro de uma pistola artesanal praticamente não diferem do funcionamento de outros aparelhos elétricos: deve-se evitar tombar o aparelho e deixar entrar umidade em seu interior, não tocar no corpo aquecido e não deixar o aparelho funcionando sem vigilância.

Uma das características importantes é que antes de desligá-lo é necessário primeiro interromper o funcionamento da resistência, deixar o ventilador funcionar por alguns minutos e só depois retirar o plugue da fonte de alimentação.

Pistola de calor na garagem
As pistolas de calor caseiras sem termostatos não se destinam ao funcionamento a longo prazo - podem causar curto-circuito na rede ou acender a partir de uma espiral quente, além disso, os aparelhos elétricos secam muito o ar, por isso é recomendável ventilar o ambiente mais frequentemente

Dicas para montar produtos caseiros:

  1. O corpo de qualquer tipo de pistola elétrica é melhor feito de metal com espessura de parede de pelo menos 1 mm ou cimento-amianto. Embora você possa comprar um recipiente termoplástico de tamanho adequado, tal “invólucro” pode emitir odores desagradáveis ​​​​quando aquecido e exigirá um controle rigoroso da temperatura da bobina.
  2. O ruído irritante da operação do impulsor pode ser reduzido se ventiladores de carro relativamente silenciosos forem usados ​​no projeto.
  3. Para evitar que a superfície quente da caixa provoque incêndio, ela pode ser instalada sobre uma moldura de reforço, um suporte de cimento-amianto ou pode ser aplicado um revestimento absorvente de calor.
  4. A alimentação do ventilador e da resistência é sempre realizada separadamente.
  5. Monitore a qualidade do isolamento de todos os fios que se projetam além do corpo da pistola.

O aterramento do corpo metálico do dispositivo ajudará a evitar choques elétricos acidentais.

E o último conselho - se o seu conhecimento de eletricidade é do nível de um iniciante amador, antes de conectar seu aparelho caseiro à rede, consulte um especialista que avaliará o desempenho e a segurança de sua criação com um olhar profissional.

Ele apresentará os critérios para a escolha de um aquecedor elétrico com ventilador fabricado na fábrica. próximo artigo. Se você duvida de suas próprias habilidades ou não tem tempo para montar um produto caseiro, leia o material que recomendamos.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para melhor imaginar o processo de montagem de toda a estrutura, bem como as possíveis opções de habitação e elementos de aquecimento, sugerimos estudar uma seleção de vídeos com obras acabadas de artesãos caseiros.

Vídeo nº 1. Como fazer um gerador de calor para aquecer uma garagem a partir de elementos de aquecimento de um fogão elétrico:

Vídeo nº 2. Arma elétrica feita de tubo de cimento-amianto e espiral de nicromo:

Vídeo nº 3. Pistola de calor de 2 kW de um extintor de incêndio antigo:

Como você pode ver, fazer uma arma elétrica com as próprias mãos não é realmente difícil. Mas se você não está confiante em suas habilidades para trabalhar com a parte elétrica, é melhor consultar um eletricista experiente ou comprar um aparelho pronto.

Se você tiver recomendações ou tiver alguma dúvida durante a leitura do material, deixe postagens no bloco abaixo. Comente o material que apresentamos e poste fotos sobre o tema. Talvez o seu conselho seja útil para os visitantes do site.

Comentários dos visitantes
  1. É uma coisa útil e é perfeitamente possível montá-lo sozinho. Acho que não há nada de complicado nisso, o principal é fazer tudo com sabedoria e segurança. O mesmo foi montado no trabalho, pois a sala é grande e mal aquecida.Todos os materiais e peças que faltam são vendidos nas lojas. Se você juntar tudo de acordo com as regras, o aquecimento será muito eficiente, barato e alegre.

  2. Alexei Egorych

    Montei essa arma aproximadamente de acordo com o mesmo esquema descrito aqui. Já fiz acabamentos interiores no outono. A coisa é, claro, necessária e necessária. Mas aqui está a minha opinião: você não deve montar essas coisas sozinho; por exemplo, não consegui. Aqueceu tanto que foi impossível encontrar alguém em sua área de atuação. A eletricidade era tão ruim que teria sido melhor não tê-la ligado. Ao comentário acima da minha experiência pessoal - por que inventar uma roda? Este equipamento está à venda e, para mim, é melhor comprar um equipamento de qualidade do que montá-lo sozinho e sofrer, e até pagar a mais (foi o que aconteceu no meu caso).

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Olá, Alexei. Concordo parcialmente com você. Se você planeja usar uma pistola de ar quente constantemente, é melhor comprar equipamentos de fábrica. Mas muitas pessoas podem precisar de uma pistola de ar quente apenas uma ou duas vezes e, nesse caso, as recomendações de montagem são bastante relevantes.

      Quanto ao calor excessivo da sua pistola de ar quente caseira, neste caso pode ser controlado através da velocidade do ventilador. Existe uma solução mais radical - substituir a espiral por outra com menor potência.

      Posso compartilhar minha automontagem. Não tem nada complicado, coletei de meios improvisados ​​sem gastar um centavo.

      Fotos anexadas:
  3. Dmitry

    Pesquisei em muitos fóruns sobre esse assunto - faltam as informações MAIS importantes - quando a espiral queima, ela quebra e o restante da espiral cai no corpo. TODAS as opções sugeridas NÃO levam este fato em consideração.Este é um choque elétrico/incêndio/etc. DEFINIDO, etc.
    Queridas pessoas, comprem um aparelho NORMAL de produção em massa na loja!
    Cuide da sua vida e da vida dos outros!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica