Tipos de pistolas de ar quente + análise de ofertas dos principais fabricantes

Uma pistola de ar quente é um auxiliar indispensável para os proprietários particulares, bem como uma ferramenta para resolver muitos problemas de reparo, construção e produção.A unidade aumenta a temperatura em questão de minutos e ajuda a diminuir a umidade.

Para que o gerador de calor dê conta das tarefas e não cause problemas, é necessário entender quais tipos de pistolas de calor são aconselháveis ​​​​para uso nas diferentes situações. O principal critério de seleção é o método de aquecimento e transferência de calor.

Propomos compreender como se estruturam e funcionam os diferentes tipos de aquecedores, quais os seus pontos fortes e fracos. Compreender as características operacionais das pistolas de ar quente ajudará você a decidir sobre o modelo e a não se decepcionar com a compra. Para facilitar a escolha, preparamos uma análise dos melhores geradores de calor de fabricantes confiáveis.

Dispositivo básico e princípio de operação

Uma pistola de ar quente é um aquecedor de ar móvel para instalações para diversos fins. A unidade é usada principalmente para dois propósitos. A primeira tarefa é organizar o aquecimento local de salas de exposições, pregões, armazéns, garagens e pavilhões.

A segunda finalidade é secar rapidamente elementos individuais durante operações tecnológicas, por exemplo, fixação de tetos franceses ou decoração de interiores no inverno.

Pistolas de calor
O termoventilador possui um dispositivo simples. As principais partes estruturais do dispositivo: um ventilador, um elemento de aquecimento, um termostato para operação off-line e um termostato que evita o superaquecimento da pistola

Todos os componentes são montados em uma caixa metálica durável, equipada com grades para entrada de ar frio e exaustão de ar quente. Um elemento de aquecimento, uma espiral aberta ou um tanque de combustível com trocador de calor é usado como unidade geradora de calor.

Princípio de funcionamento do aquecedor com ventilador:

  1. A “arma” capta as correntes de ar e as passa pelo aquecedor.
  2. As massas quentes são expelidas pelo bico e distribuídas por toda a sala.

A operação do mecanismo é semelhante a um ventilador normal. A única diferença é a conexão paralela dos elementos de aquecimento que fornecem ar quente.

Classificação das unidades por tipo de portador de energia

Como qualquer dispositivo, as pistolas de ar quente possuem uma série de critérios para diferenciar a gama de produtos. De acordo com o escopo de aplicação, os termoventiladores domésticos e industriais são diferenciados.

Uma característica distintiva é a potência e a temperatura limite de aquecimento da unidade geradora de calor. É claro que estes parâmetros para modelos industriais excedem os das armas domésticas.

Uma classificação mais extensa é baseada no tipo de fonte de energia. É o portador de energia que determina em grande parte o design e as características funcionais da unidade, bem como as especificidades de sua aplicação.

Armas elétricas – versatilidade de uso

O grupo elétrico de ventiladores de calor é aceitável para uso em instalações residenciais, comerciais e de escritórios como fonte adicional de aquecimento. Os modelos elétricos muitas vezes acabam sendo indispensáveis ​​​​na realização de trabalhos de reparo e acabamento para reduzir rapidamente a umidade.

Dispositivo de pistola de calor
As pistolas elétricas utilizam dois tipos de aquecedores: espirais feitas de metais refratários e elementos de aquecimento (tubos selados preenchidos com areia de quartzo) (+)

Os elementos de aquecimento distinguem-se pela sua eficiência e grau de segurança:

  1. Espiral. Aquece rapidamente e mantém bem a temperatura definida. Desvantagem: risco de incêndio.
  2. elemento de aquecimento. Os tubos acumulam e queimam menos poeira em comparação com uma espiral aberta. No entanto, o elemento de aquecimento é mais inercial - aquece mais lentamente e proporciona uma temperatura de saída mais baixa. Vantagens significativas: segurança e durabilidade.

As “pistolas de calor” elétricas são equipadas com um limitador térmico - o elemento evita o superaquecimento da unidade e ajuda a economizar energia. Quando a temperatura especificada pelo usuário é atingida, o termostato desliga o elemento de aquecimento.

Dependendo da potência, o aparelho elétrico está conectado a uma rede bifásica ou trifásica. Ao escolher um gerador de calor, é necessário levar em consideração as capacidades da fiação elétrica.

Pistola de calor elétrica
A faixa de potência dos aquecedores elétricos com ventilador varia de 1,5 a 50 kW. A operação de unidades de até 5 kW é permitida a partir de uma fonte de alimentação doméstica

Condições operacionais ideais modelos elétricos: temperatura de -10°С a +35°С, umidade – até 70%.

As principais vantagens das “armas elétricas” incluem:

  • Amizade ambiental – nenhum resíduo nocivo é lançado na atmosfera durante a operação;
  • compacidade e mobilidade – o peso de um modelo doméstico é de cerca de 4 a 8 kg, as pequenas dimensões permitem que o termoventilador seja utilizado em ambientes pequenos;
  • continuidade de operação – não há necessidade de reabastecer a unidade;
  • versatilidade formulários.

Apesar do corpo durável e da presença de grades, as partes funcionais do aparelho são mal protegidas contra sujeira e umidade.Uma desvantagem adicional é o aumento do consumo de energia no aquecimento de edifícios sem aquecimento.

Modificações de gás - alto desempenho

As pistolas de calor a gás são caracterizadas por alto desempenho com custos operacionais moderados. Opções de combustível consumido: gás liquefeito de botija (butano/propano) ou gás natural da linha central.

Dispositivo de pistola de gás
Projeto da pistola de gás: 1 – ventilador de pás, 2 – queimador, 3 – tanque de combustão de combustível, 4 – botão de partida e indicador de operação, 5 – válvula de retenção, 6 – gasoduto, 7 – válvula, 8 – redutor, 9 – motor elétrico ( +)

Para evitar a evaporação excessiva do gás e possível explosão, é fornecido um redutor entre o queimador e o cilindro de gás. Sua finalidade é garantir a conversão do combustível liquefeito em estado gasoso e controlar o fornecimento de gás combustível ao bocal do queimador.

A operação do gerador de calor requer eletricidade para alimentar o ventilador. A potência do dispositivo determina o volume de ar bombeado. O indicador é 30-200 W.

A unidade de gás opera segundo um princípio semelhante aos seus análogos:

  1. O gás é fornecido através do redutor.
  2. Passando pelos orifícios do queimador, o combustível gasoso entra na câmara de combustão - aqui é acionado um sistema de ignição piezo mecânica ou automática.
  3. Ao queimar, o gás libera calor para o trocador de calor.
  4. Os fluxos de ar forçados pelo ventilador passam pelas paredes quentes do trocador de calor e aquecem.

As modificações do gás são divididas em dois grupos: estacionários e móveis. Os primeiros estão ligados a um gasoduto comum, os segundos são alimentados por um cilindro.

Âmbito de aplicação de uma pistola de ar quente
As armas estacionárias são mais poderosas do que as suas equivalentes móveis. Eles podem ser montados no chão, na parede ou montados. A última opção é frequentemente usada para aquecer estufas.Os dispositivos móveis são fáceis de transportar e transportar - as armas são equipadas com rodas ou alça

Vantagens dos aquecedores com ventilador a gás:

  • alta eficiência – combustão de gás sem resíduos;
  • aquecimento econômico instalações espaçosas - produtividade de armas de até 250-300 m²;
  • capacidade de trabalhar em alta umidade - os elementos do mecanismo são protegidos por uma caixa de metal anticorrosivo;
  • liberação de resíduos menores durante a combustão - é permitida a utilização em locais públicos desde que haja boa ventilação;
  • disponibilidade de combustível — a compra de gás natural será relativamente barata.

Apesar da presença de proteção contra superaquecimento e sistema de controle de chama integrado, armas térmicas a gás pertencem à categoria de unidades potencialmente perigosas. Além disso, o oxigênio queima durante a operação do aquecedor com ventilador. As razões listadas explicam o uso limitado de modelos a gás em instalações residenciais.

As armas movidas a gás são populares no setor agrícola, em canteiros de obras e em áreas de produção semiabertas e abertas.

Pistolas diesel de aquecimento direto e indireto

O escopo dos geradores de calor a diesel é semelhante ao escopo das modificações a gás. No entanto, as pistolas de diesel não são adequadas para aquecimento de instalações residenciais. As limitações devem-se ao excesso de potência e à necessidade de instalação de chaminé.

Arma diesel
O princípio de funcionamento baseia-se na produção de fluxo de ar aquecido devido à combustão do óleo diesel. As pistolas de ar quente deste tipo são divididas em dois grupos: ação direta e indireta

Aquecimento direto. Uma unidade simples com câmara de combustão aberta. O centro do gerador de calor é uma bomba com bico que sustenta a combustão da tocha. Atrás dele está um ventilador poderoso.

O ar aquecido atravessa a câmara de combustão e é fornecido à atmosfera. Junto com ele, os demais produtos da combustão do óleo diesel entram na sala. Estar perto de tal unidade equivale a ficar perto do escapamento de um carro. Mesmo com ventilação ativa, permanece um cheiro de queimado, causando tonturas e intoxicações.

Aquecimento indireto. O projeto inclui um tubo para emissão de produtos de combustão. O bico está localizado em uma “câmara de combustão” fechada com chaminé.

Nas pistolas de calor aquecidas indiretamente, as massas de ar injetadas não se cruzam com a tocha acesa - a chama sopra ao redor da câmara de combustão. Por sua vez, a fuligem e os fumos são descarregados para o exterior através da chaminé, contornando a divisão.

Pistolas de aquecimento diretas e indiretas
Na Fig. 1 - pistola de aquecimento indireto, fig. 2 - gerador de aquecimento direto. Projeto de pistolas diesel: 1 – câmara de combustão fechada/aberta, 2 – exaustão de fumaça, 3, 4 – queimador e bocal, 5 – válvula elétrica, 6 – acionamento de combustível, 7 – ventilador, 8 – motor elétrico, 9 – bomba de abastecimento de combustível , 10 – suporte para enrolamento do cabo, 11 – tanque de diesel, 12 – painel de trabalho (+)

Os fabricantes de armas de combustível líquido recomendam o uso de óleo diesel e querosene para reabastecimento. Para evitar avarias e situações explosivas é proibido o uso de: gasolina, nafta, álcool e outras substâncias inflamáveis.

Pontos fortes das pistolas de calor a diesel:

  • alta eficiência – eficiência até 100%;
  • eficiência — consumo mínimo de energia;
  • compacidade — pequenas dimensões de instalação e facilidade de uso;
  • consumo moderado de combustível – um modelo de 10 kW queima 1 litro de diesel por hora;
  • tempo de operação contínua – cerca de 10-12 horas;
  • ampla seleção de unidades diferentes capacidades - desde unidades compactas de 10-30 kW até pistolas de calor altamente produtivas de 200 kW;
  • velocidade de aquecimento — a arma aquece rapidamente a sala.

Como qualquer tipo de pistola de ar quente, pistolas de calor a diesel não estão isentos de deficiências.

Principais desvantagens:

  • dependência energética;
  • trabalho barulhento;
  • liberação de substâncias tóxicas perigosas para os seres humanos;
  • espalhando o cheiro de óleo diesel.

As unidades a diesel são mais caras do que as elétricas e a gás.

Armas multicombustíveis - reciclagem de óleo usado

Estruturalmente, as unidades combinadas são semelhantes às armas a diesel. Mas os dispositivos multicombustíveis são capazes de operar com diferentes materiais de combustível: óleo diesel, querosene, gás liquefeito/natural, gases residuais (motor, óleo hidráulico).

A variada “absorção” de combustível torna as armas combinadas muito populares para aquecimento de oficinas mecânicas, cooperativas de garagem e estações técnicas. Ao mesmo tempo, dois problemas são resolvidos: eliminação de resíduos e aquecimento ambiente.

As unidades multicombustível atuam direta e indiretamente com nuances técnicas e operacionais semelhantes às de suas contrapartes a diesel.

Pistola de calor multicombustível
O dispositivo de uma pistola de calor combinada de aquecimento indireto usando o exemplo do Master WA33: 1 – queimador embutido, 2 – tanque de abastecimento de combustível, 3 – grelha, 4 – sistema de ignição manual, 5 – ajuste de potência, 6 – tanque para trabalho diário reserva

A pistola térmica muda de um combustível para outro manualmente - o equipamento é equipado com diversos queimadores de diferentes características.

Características de funcionamento dos geradores de calor no retorno:

  • a combustão dos vapores de óleo é acompanhada pela liberação de calor com formação de escória e fuligem;
  • as armas têm dimensões significativas e requerem instalação estacionária no piso;
  • A operação da arma é possível com a instalação de um sistema de exaustão de gases para remover o dióxido de carbono.

O nível de eficiência atinge 98-100%, o período de operação sem reabastecimento é de 15 a 24 horas.

Pistola de calor estacionária
Apesar da instalação estacionária, a direção dos jatos de ar quente pode ser ajustada, garantindo o aquecimento de todas as áreas da sala a partir de um local remoto

Recursos de “aquecedores com ventilador” infravermelho

As armas IR diferem de seus antecessores em seu princípio de operação. O calor gerado atinge os objetos circundantes não através de fluxos de ar direcionados, mas através de radiação. Para funcionar, o equipamento é conectado a um circuito elétrico ou a um cilindro de gás.

Pistola de calor infravermelha
Os raios de calor são distribuídos em um plano reto e não são absorvidos pelas massas de ar. Objetos aquecidos liberam gradualmente energia térmica para o ar e para as pessoas - o aquecimento local reduz os custos de eletricidade e combustível (+)

Não há ventilador no projeto, a transferência de calor ocorre graças ao emissor – flamentina. O elemento de aquecimento é uma espiral feita de uma liga de diferentes metais, encerrada em um tubo de vidro de quartzo. Quando aquecidos, os elementos de aquecimento tubulares geram radiação infravermelha.

Atrás do elemento de aquecimento há um refletor - um refletor espelhado concentra os raios infravermelhos na direção desejada e evita o aquecimento dos mecanismos internos e do corpo da arma.

Aquecimento infravermelho
Devido à capacidade da radiação de aquecer superfícies na área afetada, a pistola IR é utilizada para secagem eficaz de produtos pintados, paredes rebocadas, descongelamento imediato de objetos e aquecimento do local de trabalho

Os prós e contras do dispositivo dependem em grande parte do tipo de gerador de energia térmica - um elemento de aquecimento elétrico ou um queimador de combustível líquido.Cada modelo possui características distintas de uma arma elétrica ou diesel, respectivamente.

Comparados aos modelos com “ventilador”, os aquecedores infravermelhos não criam correntes de ar e operam de forma muito silenciosa. A desvantagem é a baixa taxa de aquecimento de toda a sala.

Aparelhos de água – segurança operacional

Em um termoventilador de água, a função de elemento de aquecimento é atribuída a um trocador de calor com um líquido aquecido. O casco da arma é feito de aço inoxidável e coberto com uma camada de polímero. Este “sanduíche” fornece grau de proteção caixas – IP44.

Dispositivo de pistola de calor de água
Componentes de uma pistola de água: conjunto aquecedor indissociável (trocador de calor feito de tubos de cobre e placas de alumínio), ventilador, carcaça metálica e tubos de drenagem (+)

A “pistola hidráulica” está ligada a tubagens de aquecimento ou de água quente. O modelo lembra um radiador tradicional para aquecimento de água, a única diferença é a presença de um ventilador elétrico.

O diagrama operacional do dispositivo é bastante simples:

  1. O ar frio é aspirado pela grade traseira.
  2. No trocador de calor, as massas de ar são aquecidas e devolvidas à sala através da malha frontal.

Para regular a velocidade do ventilador e a intensidade do aquecimento, válvulas de três ou duas vias são instaladas na linha de alimentação. A transferência de calor do aparelho depende do número de aletas da grade externa - quanto mais, melhor será a transferência de calor.

Princípio de funcionamento de uma pistola de ar quente
Condições de funcionamento recomendadas: temperatura limite – não inferior a -10°C, humidade relativa – até 80%, grau de poeira na divisão – não superior a 10 mg/m³.

As principais vantagens da pistola hidráulica: respeito pelo meio ambiente, segurança, consumo econômico de recursos energéticos. A desvantagem é a duração do aquecimento da sala.A unidade de água é utilizada principalmente como meio adicional de aquecimento em edifícios residenciais e de escritórios, bem como em estufas e estufas.

Avaliando as capacidades dos melhores geradores de calor

O mercado de armas de calor está estável. Os líderes no segmento de modificações elétricas são os produtos das empresas Ballu, Ataque, Quatro elementos, Romance. Entre as armas a diesel e a gás, as marcas provaram-se bem Mestre, Elite E Prorab.

Na hora da compra, atenção especial deve ser dada à potência, grau de segurança, condições de uso e custo do aparelho.

Armas elétricas dos principais fabricantes

O ranking dos melhores termoventiladores elétricos inclui Ballu BKX5, QE-2000C da Quattro Elementi e KEV-24 da marca nacional Novel.

Ballu BKX5. O dispositivo está equipado com um elemento de aquecimento metalocerâmico, uma caixa de aço resistente a impactos e um interruptor à prova de poeira e umidade para selecionar o modo.

Características do Ballu BKX5
Tensão - 220 V, potência - 3 kW, máx. corrente - 13,6 A, consumo de ar - 250 metros cúbicos. m/h. Características adicionais: área de projeto - 35 m², faixa de operação do termostato 0...+40°C, sistema de segurança de três estágios, termostato e ventilação sem aquecimento são fornecidos

Desvantagens: cabo curto, ruído irritante, cheiro desagradável na primeira inicialização. Preço BKX5 – 50-60 USD

QE-2000C. Mini-arma doméstica para manutenção de instalações de até 20 m². Pode operar em 2 modos, a potência máxima é de 2 kW.

Características do QE-2000C
Parâmetros da modificação em miniatura: aquecedor cerâmico, controle mecânico, instalação - piso, peso - 1,7 kg, termostato embutido, velocidade de aquecimento rápida, troca de ar - 130 metros cúbicos. m/h, elemento de aquecimento cerâmico

Graças ao termostato QE-2000C, mantém automaticamente os parâmetros do microclima.Custo estimado – 30 USD

KEV-24. Pistola elétrica com maior potência de aquecimento e intensidade do fluxo de ar. Campo de atuação: industriais, canteiros de obras e edifícios industriais.

Características do KEV-24
Características do KEV-24: potência - 24 kW, troca de ar - 2.200 metros cúbicos. m/h, tensão padrão – 400 V, volume de aquecimento – 600 metros cúbicos, efeito acústico – 65 dB, potência térmica – 12-24 kW, peso – 30 kg, dimensões – 35,5*81*38 cm

Modelos de gás de várias capacidades

Armas de gás populares: Elitech TP/30GB e Master BLP/53M.

TP/30GB da Elitech. Uma opção rentável para aquecimento de grandes áreas até 200 m2. A unidade só é adequada para uso em edifícios bem ventilados. Condições de funcionamento: instalação no piso, operação supervisionada. A pistola é equipada com ignição eletrônica e grade no bico para proteger o mecanismo interno.

Características do TP/30GB da Elitech
Parâmetros do gerador de calor: combustível - propano/butano, potência de aquecimento - 30 kW, tipo de ignição - piezo, saída de fluxo de ar - 1000 m3/h, peso unitário - 7,6 kg, dimensões totais - 59,7 * 31,5 * 24 cm

Mestre BLP. Dispositivo premium para uso industrial. Carcaça com maior isolamento térmico e revestimento anticorrosivo. Um alto grau de proteção permite que a arma seja usada em ambientes úmidos. Se não houver incêndio ou superaquecimento, o sistema eletrônico irá parar de fornecer combustível.

Características do Mestre BLP
Vantagens do modelo: eficiência - 98-100%, eficiência energética, controle suave de potência, combustão de combustível praticamente sem fumaça, manutenção simples, presença de relé térmico. Características: potência de aquecimento - 30 kW, consumo de gás - 2,3 kg/h

Pistolas diesel para fins industriais

Modelos potentes para aquecimento rápido de grandes volumes de estruturas.A classificação inclui armas de ação direta da Prorab e Resanta.

Prorab DP50. Modelo de alto desempenho de uma empresa popular. Área de aquecimento recomendada – até 500 m². A arma funciona com querosene e óleo diesel.

Características do Prorab DP50
Características técnicas: potência de aquecimento - 50 kW, troca de ar - 1100 metros cúbicos. m/h, volume do tanque de combustível – 50 l, operação sem reabastecimento – 10 horas, consumo de combustível – 4,8 l/h, peso – 37 kg, rodas de transporte e proteção contra superaquecimento

TDP-2000 da Resant. Ideal para aquecimento de edifícios – 100-150 m². O modelo multicombustível funciona com diesel ou querosene. A arma está equipada com um grande tanque que garante um longo ciclo operacional.

Características do TDP-2000 da Resant
Parâmetros técnicos: consumo de combustível - 1,85 kg/h, potência térmica - 20 kW. O gerador de calor possui proteção contra ignição/extinção de chama. Para maior estabilidade, a unidade está equipada com uma ampla base de apoio. O custo estimado do TDP-2000 é de 250 USD.

Se quiser economizar dinheiro, você mesmo pode tentar montar uma pistola de ar quente. Em nosso site existe um bloco de artigos com descrição detalhada da tecnologia de fabricação de diferentes tipos de geradores de calor.

Aconselhamos você a ler:

  1. Pistola de calor a diesel DIY: instruções para fazer um produto caseiro
  2. Pistola de gás térmico faça você mesmo: instruções de montagem passo a passo
  3. Pistola de calor elétrica DIY: prós e contras caseiros + guia de montagem
  4. Pistola de calor de óleo residual DIY: instruções de fabricação passo a passo

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instruções detalhadas em vídeo para escolher um gerador de calor. Características de funcionamento de diferentes tipos de armas, comparação dos principais parâmetros técnicos:

O principal critério para a escolha de uma pistola de ar quente é o tipo de portador de energia. A potência do dispositivo e as especificidades da sua aplicação dependem do método de aquecimento.

Na vida cotidiana é melhor usar modelos elétricos seguros, para fins de produção - unidades a diesel, gás e multicombustíveis. Os canhões de água podem atuar como fonte secundária de calor.

Compartilhe com os leitores sua experiência no uso de pistolas de ar quente. Conte-nos em que se baseou a escolha do aparelho e se você está satisfeito com a compra. Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.

 

Comentários dos visitantes
  1. Eu recomendo fortemente esta opção de aquecimento apenas para uma casa de campo, onde as pessoas raramente visitam, mas precisa ser aquecida rapidamente. Mas com o uso constante, essas armas não apenas sobrecarregam a rede elétrica, mas também secam significativamente o ar. Portanto, tal opção de aquecimento de uma casa beira algum momento extremo em que surge a necessidade de uma arma.

  2. Denis

    Às vezes, principalmente no inverno, há muita umidade na casa, isso se deve ao fato de que a ventilação natural não consegue lidar com a remoção da condensação. O mofo se forma nos cantos a favor do vento. Para secar bem, uso uma velha pistola de gás. Leva apenas 15 minutos para aquecer completamente o ambiente e eliminar a umidade. Eu não diria que se gasta muito gás nisso. Então é uma coisa necessária.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica