Climatização para casa e apartamento: desenho e vantagens do sistema + sutilezas de seleção e instalação
A maioria das pessoas tenta fazer da sua casa uma zona de conforto, prestando especial atenção à regulação do microclima.E isso não é por acaso, porque o ar limpo, com umidade moderada, aquecido ou resfriado até a temperatura ideal, que não contém partículas nocivas ou patogênicas, é capaz de muito.
Mas você não deve correr até a loja e comprar o primeiro sistema de controle climático que encontrar para sua casa ou apartamento - os eletrônicos responsáveis pela qualidade do ar são caros. Esse equipamento não é uma solução universal, por isso não é adequado para todos. Como resultado, um erro de escolha resultará em despesas financeiras excessivas.
Para evitar tais consequências, é necessário entender como o equipamento é projetado e funciona, avaliar as vantagens e desvantagens de sua utilização, e também compreender os meandros da escolha e instalação de um sistema climático. Nosso artigo é dedicado a resolver todos os problemas identificados.
O conteúdo do artigo:
Projeto e princípio de funcionamento do equipamento
Você pode não apenas tornar a vida mais confortável, mas também proteger o corpo humano dos efeitos de fatores negativos.
E tudo isso pode ser proporcionado por modernos equipamentos de climatização, que, além disso, realizarão seu trabalho atendendo aos requisitos de eficiência.
De forma breve e simples, esse conjunto de componentes eletrônicos fornece controle centralizado de todos os sistemas climáticos de uma casa e de seus elementos individuais.
Tem como base uma unidade inteligente que regula os parâmetros de funcionamento do equipamento de forma a alterar as características do ar, tendo em conta as preferências dos proprietários das instalações.
Ao mesmo tempo, um sistema denominado climatização, otimizado para um apartamento ou casa, é capaz de controlar todos os dispositivos que afetam o microclima.
Esses incluem:
- condicionadores de ar e sistemas split;
- radiadores;
- sistemas de "piso quente";
- caldeiras e outras unidades de aquecimento semelhantes;
- dispositivos que fornecem ventilação;
- filtros;
- ionizadores, ozonizadores;
- qualquer sistema embarcado.
Os sistemas integrados incluem aquecimento e resfriamento, ventilação forçada. Os dois últimos costumam ser opções comuns para moradias de luxo.
Além disso, qualquer outro equipamento de climatização pode ser controlado centralmente. Por exemplo, guarda-sóis automáticos, persianas.
Como funcionam os sistemas climáticos?
A eletrônica de controle tornou-se muito procurada devido ao fato de ser capaz de executar suas funções automaticamente e praticamente sem intervenção humana.
Sua função é apenas definir os parâmetros necessários e monitorar periodicamente a situação, a correção dos modos de operação e a operacionalidade do sistema.
Ou seja, qualquer sistema climático moderno é capaz de fazer, de forma independente, o seguinte:
- Meça a composição química do ar, determine a presença de dióxido de carbono.
- Meça a temperatura ambiente.
- Examine a umidade.
Depois disso, a unidade de controle climático inteligente compara as leituras recebidas com as especificadas pelo usuário. E, se necessário, envia um comando a um ou mais elementos do sistema para alterá-los.
Por exemplo, se a temperatura cair abaixo da norma definida, o processador enviará um sinal para a unidade de controle:
- ar condicionado parar de funcionar;
- dispositivo de aquecimento para aumentar a produtividade.
Ou seja, os proprietários do apartamento/casa, após definirem os parâmetros necessários, nem precisarão pensar em manter um microclima ideal. Além disso, esta afirmação é relevante para qualquer situação, independentemente da composição do sistema e da complexidade dos processos.
Por exemplo, em um apartamento com vários cômodos, a eletrônica é capaz de fornecer diferentes modos de operação de equipamentos de controle climático em diferentes cômodos, banheiros e corredores. Isso permitirá que você mantenha um clima ideal para qualquer uma das instalações listadas.
Assim, você pode adormecer com uma temperatura mais baixa e acordar com uma temperatura mais alta, o que é útil e simplesmente agradável.
E também um sistema denominado climatização de um apartamento e demais dependências é capaz de realizar, e simultaneamente, o seguinte:
- manter a temperatura mais baixa no corredor, o que garante eficiência;
- leve em consideração o microclima da cozinha, onde muitas vezes estão localizadas fontes adicionais de calor e o ar é o mais seco e poluído;
- combater a alta umidade no banheiro;
- elimine prontamente o problema do ar seco no berçário.
Além disso, vários outros processos podem ser realizados em paralelo. Seu número e sequência são determinados apenas pelas prioridades dos proprietários.
Composição do sistema de controle
O pacote de equipamentos pode incluir os seguintes componentes:
- uma unidade de controle equipada com um processador;
- termostato responsável por manter a temperatura definida do ar nas instalações;
- termostato que controla o termostato via sinais de rádio;
- sensores de controle de temperatura ar e outros parâmetros;
- servoacionamentos, que, ao receber um comando, controlam reguladores e válvulas de equipamentos de aquecimento;
E também em todos os casos são utilizados controles, que podem ser painéis de parede ou painéis de controle. Eles têm uma coisa em comum: uma interface gráfica conveniente que facilita o gerenciamento de todo o sistema.
Uma vantagem importante é que existem muitas opções de design, de modo que partes visíveis do controle climático cabem na decoração de quase todos os apartamentos.
Se necessário, o kit poderá incluir outros equipamentos, por exemplo, conjuntos de dutos de ar, defletores de ventilação, outro.
Benefícios do controle automático
Com base no que precede, pode argumentar-se que os sistemas climáticos modernos podem proporcionar uma série de benefícios.
Esses incluem:
- autonomia completa - os usuários deverão principalmente se divertir e desfrutar do conforto, e não se preocupar com nada relacionado ao funcionamento do equipamento;
- variedade de regimes climáticos — a maioria dos blocos inteligentes suporta um número suficiente de programas pré-instalados;
- modos de configuração para cada sala individual;
- configurando modos para salas especiais - esta opção será indispensável para quem tem em casa uma adega, possui um acervo de pinturas, cujo armazenamento devem ser observados determinados parâmetros, ou uma despensa regular onde se guarda a conservação, que exige uma temperatura mais baixa do que na sala de estar. quartos.
A gama de modos é muito rica. Por exemplo, um que se destaca entre eles é o popular modo "Convidados", que, após a ativação, contribui para uma purificação do ar mais eficaz, mas ao mesmo tempo aquece menos.
E após o excesso de pessoas sair da sala, você pode ativar o "Conforto". Isso permitirá que você mantenha o microclima desejado enquanto consome uma quantidade mínima de eletricidade.
Os usuários mais econômicos, se desejarem, poderão utilizar o programa "Economia" - isto trará benefícios tangíveis sob a forma de poupanças de energia.
Um ponto importante é a presença de um programa que garanta um trabalho econômico quando as pessoas saem do local por muito tempo, por exemplo, para trabalhar ou de férias. O controle climático é capaz de detectar isso e entrar no modo de espera, o que ajuda a economizar até 40% de energia. Todos os parâmetros necessários serão observados.
Um programa que proporcione preparação aos utilizadores que regressam a casa melhorará significativamente o conforto da sua estadia. Assim, se por muito tempo não houver ninguém na sala, o sistema passa para um modo de operação econômico, do qual sairá após o retorno.
Mas, quando precisar fazer ajustes, você pode entrar remotamente na interface gráfica ou enviar uma mensagem especial com o comando apropriado.
Como resultado, o controle climático mudará para o modo ativo. Além disso, imediatamente ou em determinado momento, mas em qualquer caso, antes da chegada dos proprietários. Esta funcionalidade garantirá as condições mais confortáveis quando os utilizadores regressarem.
Uma característica importante é a capacidade de monitorar o ar condicionado remotamente e em todas as salas disponíveis.
Portanto, o usuário pode exibir indicadores atuais de temperatura, umidade e quantidade de dióxido de carbono na tela de seu tablet ou telefone a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo.
Além disso, quando por algum motivo ocorre uma falha ou o sistema simplesmente não consegue manter os parâmetros definidos, a unidade de controle enviará o sinal correspondente da maneira prescrita. Por exemplo, para o número de telefone do proprietário na forma de SMS.
E o mais importante, o controlo climático é capaz de desempenhar as suas funções de forma eficaz. Portanto, mesmo com um grande número de diversos equipamentos de climatização, fica excluída a possibilidade de seu funcionamento no modo “reunião”. Isto é, quando as operações de resfriamento e aquecimento do ar são realizadas simultaneamente.
Ao utilizar sistemas de controle inteligentes, a segurança residencial também aumenta. Já a sua presença reduz significativamente o número de fios e controles na casa.
Também reduz a probabilidade de sobrecarga da rede por vários dispositivos independentes em funcionamento ativo, por exemplo, no modo “reunião”.
Principais desvantagens do equipamento
Apesar das muitas vantagens e da elevada funcionalidade, a essência da climatização pode ser descrita em poucas palavras, a saber: foi criada para maior comodidade. Ou seja, o proprietário pode realizar quase todas as funções disponibilizadas manualmente, nomeadamente através dos comandos de dispositivos individuais.
Mas para isso você terá que gastar muito tempo, usar um grande número de controles remotos e outros controles espalhados por diferentes salas. Além disso, neste caso, a eficiência é prejudicada.
Deve-se ter em mente que os sistemas de controle climático trazem o máximo benefício se o apartamento/casa tiver um grande número de vários dispositivos de controle climático.
A principal desvantagem é o custo bastante elevado do kit de climatização, mesmo na versão econômica.
Recomendações para escolher um sistema
Deve-se entender que não existem soluções integrais prontas no mercado, pois cada caso individual é único. E o sistema de controle é equipado levando em consideração as características de cada ambiente separadamente.
Com isso, a decisão acertada não será a busca por equipamentos, mas sim a escolha de uma empresa performática.
Os especialistas serão capazes de:
- criar um projeto, de acordo com as normas vigentes;
- selecione o equipamento apropriado, combinando até mesmo com o estilo do design;
- instalar o sistemae de alta qualidade.
A solução ideal é adquirir e instalar o controle climático juntamente com aquecimento, ventilação e quaisquer outros equipamentos com os quais será utilizado para fornecer o microclima desejado.
A razão é que nem todos os dispositivos e unidades são compatíveis e possuem unidades de controle internas para as quais um sinal de comando pode ser enviado.
E em alguns casos, nem sequer é prevista a possibilidade de instalação de servoválvulas e outros equipamentos, o que garante evitar a integração de elementos individuais num sistema climático integral.
Este é mais um motivo para iniciar o processo de seleção procurando especialistas qualificados que possam entender a situação e traçar um projeto que lhe permita adquirir tudo o que precisa sem perder dinheiro.
O que dificulta a seleção independente dos componentes do sistema climático é o fato de que entre os fabricantes, mesmo aqueles pertencentes ao grupo de líderes na área, existem muitas incógnitas.
E também, os funcionários de uma organização que lida com sistemas de climatização são as únicas pessoas que podem determinar o custo do equipamento necessário num determinado caso e a sua instalação, que também não é barata.
Em qualquer caso, o controle climático será caro, então a unidade de controle necessária pode custar dezenas de milhares de rublos.
Por exemplo, um sensor que mede a temperatura custará de 15 a 25 mil rublos, mas você pode precisar de várias a várias dezenas deles se a área do apartamento for impressionante e houver muitos quartos.
Como instalar tudo corretamente?
A instalação de equipamentos de climatização também é um momento crucial.
A qualidade do trabalho executado depende de:
- Eficiência, operação correta de componentes individuais e do sistema como um todo.
- Segurança. A unidade de controle, sensores e outros componentes operam a partir da rede elétrica, que, se instalada incorretamente, pode levar a consequências terríveis na forma de equipamentos caros quebrados, choque elétrico e até incêndio.
- Propriedades estéticas das instalações. Se os controles e outros elementos estruturais parecerem objetos estranhos na sala, isso significa que o trabalho foi mal executado.
Inicialmente, é necessário determinar como resolver o problema de criação de conforto.
Neste caso, a criação de um sistema de controle climático pode ser alcançada de várias maneiras:
- Conectando radiadores, pisos aquecidos, ar condicionado para um controlador. Este método de controle do microclima é o mais simples, conveniente e eficaz - basta o usuário indicar suas preferências e usufruir dos benefícios. Mas esta opção de criação de um sistema é a mais cara, pois são utilizados muitos componentes.
- Conectando os dispositivos de aquecimento listados a um controlador e o ar condicionado a outro. Esta opção é mais confiável que a descrita acima, pois se um controlador falhar, o segundo poderá cumprir suas funções. Ao mesmo tempo, conectar um ar condicionado só pode ser a solução ideal quando o uso de uma unidade de controle externa permite expandir sua funcionalidade.
- Conectar radiadores e condicionadores de ar a um controlador, enquanto o ar condicionado não está conectado a nenhum sistema de controle. Este método de instalação é tão confiável quanto o anterior e também o mais acessível. É considerado ideal quando o ar condicionado está equipado com uma unidade de controle interno eficaz.
Além disso, o último método mais barato é frequentemente escolhido; como resultado, o usuário terá apenas que instalar equipamento de aquecimento.
Por que você precisará adquirir um conjunto de equipamentos, incluindo:
- controlador;
- sensores de temperatura - um para cada ambiente;
- bloco de relé;
- servoacionamentos - um para cada radiador, e para pisos aquecidos o mesmo número para cada ambiente, circuito;
- quadro elétrico com trilho DIN, que pode ser DR-30-12.
Além disso, você precisará fios de energia, pares trançados.
Em seguida, você pode prosseguir para a instalação propriamente dita, que envolve a execução das seguintes etapas:
- Instalação do quadro elétrico onde estão localizados o controlador e a unidade de relé.
- Instalação de servoacionamentos. Eles estão localizados nos pentes de controle do líquido refrigerante ou em cada radiador.
- Todos os servos são conectados a um cabo de alimentação e, por sua vez, ao controlador.
- Um sensor de temperatura é instalado em cada sala (no centro) e depois conectado ao relé por meio de um par trançado. Se forem utilizados produtos sem fio, será necessário instalar um gateway de recepção de dados.
Depois de tudo isso, os procedimentos de teste e ajuste são realizados.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo abaixo ajudará você a entender como os sistemas climáticos modernos são usados.
O controle climático moderno instalado em um apartamento pode fornecer não apenas ótimas condições de vida, mas também proteger contra bactérias patogênicas e outros elementos nocivos que o ar possa conter, especialmente vindo de fora do ambiente.
Mas para um conjunto de equipamentos necessários, sua instalação e configuração, o comprador terá que pagar uma quantia impressionante de dinheiro. Portanto, pode-se argumentar que os equipamentos de climatização hoje, infelizmente, são uma solução que não está ao alcance de todos.
Compartilhe com os leitores sua experiência com o uso do controle climático em sua casa. Conte-nos em que se baseou a escolha do sistema e se você está satisfeito com a compra. Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.
Tenho uma casa pequena, o aquecimento é fraco por motivos técnicos, por isso tenho um móvel split e piso aquecido. Tudo é controlado através do painel de controle climático. Peguei o mais simples, custou dinheiro normal, não foi desperdício. O mais cômodo é que você pode ajustar a potência do split em outro cômodo, ligar o piso aquecido do banheiro enquanto estiver no quarto, etc.
Temos controle climático em um apartamento de quatro quartos. A família é grande (5 pessoas), há um quarto infantil com necessidades especiais, e minha esposa e eu temos um quarto (gostamos que seja mais fresco). Não considero o sistema de climatização um desperdício, porque... tudo o que salva nossa vida definitivamente vale o dinheiro gasto. Tornou-se muito conveniente. E a possibilidade de alguém se esquecer de ligar/desligar algo foi imediatamente eliminada. A única coisa que direi é: certifique-se de garantir o fornecimento ininterrupto de energia, instale proteção na entrada da casa. Se a parte eletrônica deste sistema queimar, os reparos custarão pelo menos metade do seu custo.