Quais pisos aquecidos são melhores: água ou elétrico? Revisão comparativa

Quem tem certeza de que o piso aquecido é uma invenção moderna está muito enganado.Esta ideia veio à mente dos antigos romanos, que aqueceram com sucesso os seus banhos termais - os antigos banhos. Séculos se passaram desde então, o design sofreu mudanças significativas e novas tecnologias surgiram.

Hoje, o usuário pode escolher entre diversas opções, a principal diferença entre os sistemas é o tipo de refrigerante. Para entender quais pisos aquecidos são melhores - água ou elétrico, você precisa conhecer as características de projeto, instalação e operação de sistemas de aquecimento.

A decisão final sobre a organização do piso radiante é tomada com base no orçamento da próxima renovação, bem como no tipo de divisão e nas condições de funcionamento. Você encontrará respostas para todas as perguntas acima em nosso artigo.

Tudo sobre sistemas de água

Antes de escolher um dos dois sistemas populares, você deve se familiarizar com os recursos de cada um.

Princípio operacional e recursos de design

Um piso aquecido tipo água é muito fácil de instalar. Sob o revestimento de acabamento do piso, os tubos são colocados em forma de circuito fechado, por onde passa o refrigerante. Dependendo do tipo de sistema de aquecimento, pode ser uma solução anticongelante ou água, etc.

Considerando que o comprimento desse circuito costuma ser bastante grande, deve estar presente uma bomba de circulação.

Fornecerá ao líquido a taxa de circulação necessária. Dois métodos podem ser usados ​​para aquecer o refrigerante.

Opção 1. Recebendo água quente de sistema centralizado. É necessário compreender que isso só pode ser feito mediante autorização da empresa fornecedora de calor, com instalação de equipamentos adicionais. Para ligações ilegais são aplicadas multas pesadas e é realizado o desmantelamento.

Piso de água quente
Um sistema de piso de água quente é um circuito de aquecimento líquido instalado sob o revestimento do piso. É preferível escolher tubos de plástico para instalação

Na prática, esta opção raramente é usada. Além disso, só é permitido nos primeiros andares de edifícios de vários andares devido ao peso impressionante do piso com betonilha, para o qual os pisos não foram projetados, e devido à probabilidade de vazamentos e a uma resposta de emergência complexa e excessivamente cara. plano.

Opção nº 2. Ligação do sistema à caldeira de aquecimento. Há sutilezas aqui também. Os SNiPs proíbem o aquecimento de pisos acima de 30ºС, portanto a temperatura do líquido refrigerante não pode ser superior a 35ºС.

As caldeiras padrão aquecem o líquido a temperaturas mais altas, em média até 65-95ºС. Portanto, será necessário equipamento adicional para reduzir a temperatura do líquido refrigerante.

Para estes fins, os chamados unidade de mistura, em que o líquido quente é misturado com o líquido frio proveniente do tubo de retorno.

Uma exceção são as caldeiras do tipo condensação. Esses dispositivos são capazes de aquecer o refrigerante em valores baixos, o que é ideal para pisos aquecidos. Neste caso, não é necessária a instalação de uma unidade misturadora.

Piso aquecido a água
O refrigerante para um piso de água é geralmente aquecido por uma caldeira.Neste caso, é necessária a instalação de equipamento adicional - uma unidade de mistura. Aqui o líquido aquecido se misturará com o “retorno” frio, caso contrário o piso superaquecerá (+)

Para uma operação confortável do piso d'água, é fornecido controlador de temperatura, trabalhando em conjunto com sensores de temperatura. Estes últimos são colocados numa sala aquecida a uma certa altura. As informações recebidas deles são analisadas por um termostato, que por sua vez controla o grau de aquecimento do refrigerante.

Uma opção mais conveniente é equipar cada uma das entradas do coletor com reguladores termostáticos.

Nuances da instalação do sistema

Um piso tipo água pode ser organizado de várias maneiras. Cada um deles é bastante complexo e caro.

Opção 1. O método mais comum é usando uma mesa. Neste caso, presume-se que o isolamento térmico seja instalado primeiro sobre uma base nivelada. Este é um ponto obrigatório; se for ignorado, parte do calor diminuirá, aquecendo o porão.

Assim, a taxa de aquecimento será superior ao necessário. A espessura do isolamento é calculada individualmente para cada ambiente.

Certifique-se de usar isolamento adicional em todo o perímetro da sala. Fita amortecedora ou fita isolante é colocada aqui. Isto é necessário para evitar a perda de calor pelas paredes e evitar o aparecimento de fissuras devido à dilatação térmica.

torta de chão aquecido
A tecnologia tradicional de instalação de piso d'água envolve a colocação em uma betonilha pelo método denominado “úmido”. A “torta” de piso aquecido resultante deve ser parecida com esta (+)

Os tubos são colocados diretamente sobre o isolamento térmico.Existem várias opções de montagem: em betonilha de reforço de malha, em fitas de fixação, em substrato especial. Em seguida, a solução é derramada. Trata-se de concreto ao qual foram adicionados aditivos para aumentar a condutividade térmica.

A espessura da betonilha deve ser tal que haja pelo menos 3 cm de composto acima dos tubos. Em seguida, leva tempo para o concreto secar e ganhar resistência. Em média, isso é pelo menos 28 dias. Durante este período, é proibido o uso de piso aquecido.

Entre as desvantagens deste método de organização do sistema, podem ser identificadas as mais significativas:

  • grande massa, o que coloca uma carga significativa nas transportadoras;
  • baixa manutenção — em caso de vazamento será necessário desmontar o revestimento do piso e quebrar a betonilha;
  • altura significativa - em média, tendo em conta o isolamento, o piso de água tem uma altura de cerca de 9 a 10 cm, o que reduz significativamente a altura da divisão.

Opção nº 2. O chamado sistema de piso. Neste caso, os tubos são colocados sem utilização de betonilha. Placas especiais são utilizadas para formar a estrutura. Podem ser feitos de poliestireno ou madeira.

Nas folhas são formadas ranhuras nas quais é conveniente colocar tubos. Considerando que o material possui baixa condutividade térmica, as placas devem ser complementadas com elementos metálicos.

Piso de água
Um piso de água plano é mais fácil de instalar, especialmente se você usar esteiras de polímero para colocar tubos. Devem ser dotados de elementos metálicos para aumentar a condutividade térmica da base

O acabamento pode ser aplicado diretamente em chapas de madeira. No caso do poliestireno, será necessária uma base sólida adicional para acabamento.

Este método de instalação é menos trabalhoso e caro.Uma vantagem adicional é que o sistema de piso pode deitar em pisos de madeiraporque seu peso é pequeno. Em geral, a instalação do aquecimento de água é bastante complicada.

Por que escolher um piso de água

Em geral, os pisos aquecidos são uma forma muito eficaz de aquecer uma casa. A distribuição de temperatura com esse aquecimento é muito favorável para os seres humanos. O ar aquece uniformemente, sendo a zona mais quente formada na parte inferior da sala e um pouco mais fria ao nível da cabeça.

Não existem correntes convectivas características do uso de dispositivos de aquecimento pontual que transportam poeira e microorganismos.

Pisos de água podem ser usados ​​​​como fonte adicional ou principal de calor. Para regiões relativamente quentes, a segunda opção é preferível. Para áreas com climas adversos, a primeira escolha é a melhor escolha. O principal é pré- calcular o sistema, determine corretamente o diâmetro dos tubos e o passo de assentamento.

Além da alta eficiência, permite economizar significativamente no aquecimento. Se forem instalados dois circuitos de aquecimento a partir da caldeira, o líquido aquecido irá primeiro para os radiadores.

Piso quente tipo água
Uma das melhores opções para a utilização do piso radiante é quando existem radiadores e circuito de água por baixo do piso. Esta é a melhor opção para aquecimento em regiões frias

Depois de esfriar um pouco, é servido em piso aquecido, onde esfriará ainda mais. Depois disso, o refrigerante é enviado para a caldeira. Como resultado, o usuário recebe a produção máxima de calor em uma sessão de aquecimento. A sala será aquecida da maneira mais rápida e eficiente possível.

Além das vantagens inegáveis, o piso d'água também apresenta desvantagens.O mais significativo são os altos custos de configuração do sistema.

O custo dos componentes é elevado e o custo da instalação, dada toda a sua complexidade, também é elevado. No entanto, esses custos são totalmente recuperados durante a sua utilização. Os pisos de água são eficazes e a sua eficiência é bastante elevada. Tudo isso torna mínimo o custo de sua operação.

Para ser justo, é importante destacar que o custo de aquecimento do refrigerante depende do tipo de caldeira utilizada. Os custos mínimos serão para um dispositivo movido a gás.

Caso surja a necessidade de reparos, será mais fácil trabalhar com sistemas de decks. Bastará desmontar o revestimento do piso, após o que aparecerá o acesso às tubulações. Neste caso, podemos falar de um trabalho relativamente barato e simples.

No caso de uma mesa, o reparo provavelmente será impossível. Para implementá-lo será necessário desmontar a própria mesa, que é muito cara e trabalhosa. Será mais fácil instalar um novo sistema.

O que você precisa saber sobre sistemas elétricos

Sob o nome geral de “piso elétrico”, existem vários sistemas ocultos ao mesmo tempo. Eles diferem significativamente no princípio operacional, características de desempenho, custo, etc.

Princípio de funcionamento de pisos elétricos aquecidos

Existem dois tipos principais de sistemas, ambos os quais utilizam eletricidade para funcionar.

Opção 1. Aquecimento infravermelho. Neste caso, os ambientes são aquecidos por ondas infravermelhas, que são emitidas por um radiador colocado sob o piso. Poderia ser filme IR flexível com revestimento de carbono ou hastes de carbono montadas em forma de esteiras. Em ambos os casos o princípio de funcionamento é o mesmo.

Aquecedor infravermelho de filme
O aquecedor tipo filme é muito conveniente de instalar e usar.Se necessário, pode ser desmontado e colocado em outro local. O filme pode ser usado não só no chão, mas também nas paredes e até no teto

Quando a corrente passa pelo emissor de carbono, ela gera ondas infravermelhas de longo alcance. Eles são absolutamente seguros para os seres vivos e são sentidos por eles como calor.

As ondas atingem uma barreira densa, neste caso será o revestimento do piso, e nela se acumulam. O piso aquece sozinho, após o que começa a liberar calor para o ar circundante. Este processo ocorre muito rapidamente - literalmente em poucos minutos.

Para regular o grau de aquecimento, são instalados termostatos com controle mecânico ou automático.

Tipos de sistemas infravermelhos quentes:

  1. Aquecedores de filme — extremamente conveniente de usar e fácil de instalar. São tiras de carbono laminadas em um filme polimérico. A espessura desse aquecedor é de cerca de 3-5 mm. Uma vantagem é que pode ser instalado a seco, diretamente sob o revestimento do piso.
  2. Hastes de carbono parece um fio grosso preso a uma esteira de plástico. Só podem ser assentados de forma “úmida”, ou seja, em betonilha. Mas o custo desses aquecedores é 15-20% menor que o dos aquecedores de filme.

Deve-se lembrar que existe a possibilidade de danos ao filme, sendo necessário um revestimento duro.

Cabo para piso aquecido
As diferenças entre sistemas resistivos feitos de cabos unipolares e bipolares são explicadas pela sua estrutura. A presença de um segundo núcleo reduz significativamente a radiação eletromagnética e evita o loop do sistema, o que simplifica muito a instalação (+)

Opção nº 2. Sistemas de cabos. Eles também são diversos. Em primeiro lugar, a diferença está no tipo de cabo de aquecimento.Em todos os casos, este é um fio resistivo. Sua principal característica é a geração da quantidade máxima de calor quando a eletricidade passa por ele.

Para organizar o piso, é usado um dos dois tipos de cabo:

  1. Único nucleo. Esta é a opção mais barata, mas seu uso é um tanto incômodo. Possuem apenas um núcleo de aquecimento, o que requer a conexão do início e do fim do fio durante a instalação. Além disso, durante a operação, o dispositivo “emite” uma dose bastante grande de radiação eletromagnética, que pode afetar negativamente o bem-estar das pessoas próximas.
  2. Núcleo duplo. O cabo se distingue pela presença de um segundo núcleo de alimentação. Isso permite instalá-lo com maior conforto. Não há necessidade de conectar as duas extremidades do segmento de aquecimento, o que pode reduzir significativamente o consumo do cabo. Além disso, emite muito menos, o que é uma vantagem significativa.

Ambos os tipos de aquecedores estão disponíveis na forma de cabo ou de esteiras. Neste último caso, é uma folha de malha na qual é fixado um fio resistivo.

Piso aquecido elétrico
A opção mais econômica para instalação de piso aquecido é um cabo resistivo. No entanto, você terá que mexer nele durante o processo de instalação. O fio é disposto de acordo com o padrão escolhido e preso à base em pequenos intervalos. É muito longo e trabalhoso

Os tapetes são muito mais fáceis de instalar, portanto esta opção deve ser preferida. Em termos de custo, um cabo single-core é aproximadamente 15-20% mais barato.

Um “problema” comum dos aquecedores resistivos é a dependência do comprimento da quantidade de calor gerada. É importante calcular corretamente o comprimento do filamento de aquecimento, caso contrário ele queimará. Um tipo mais avançado de aquecedor resistivo é um cabo autorregulável.

Seu design contém uma matriz de filme sensível especial. Está colocado entre dois núcleos. À medida que a temperatura diminui, a permeabilidade elétrica do filme começa a aumentar e, à medida que aumenta, diminui.

Como resultado, o cabo só aquece quando esfria e desliga quando fica muito quente. Esses aquecedores podem funcionar sem conectar um termostato, pois eles próprios determinam a necessidade e a duração do aquecimento.

Uma característica vantajosa dos sistemas autorregulados é a sua eficiência. Além disso, a sua utilização permite deslocar os móveis após a instalação do piso aquecido. Os sistemas resistivos não permitem isso, pois o cabo não pode ser colocado sob objetos grandes.

Caso contrário, ocorrerá superaquecimento e falha do equipamento. Desvantagens significativas de um cabo autorregulável são a perda gradual de suas propriedades pela matriz e o alto custo.

Informações adicionais sobre a escolha de um piso aquecido elétrico são apresentadas em Este artigo.

Características do arranjo de sistemas elétricos

Como já mencionado, apenas o piso de filme é instalado pelo método “seco”, os demais tipos são aplicados em betonilha. Vejamos os principais elementos de uma “torta” de aquecimento.

Em primeiro lugar, trata-se de uma base nivelada - as diferenças de altura devem ser mínimas. O isolamento deve ser colocado no topo da base. É aconselhável utilizar um material metalizado para refletir a radiação térmica.

Piso aquecido elétrico
O cabo resistivo tem medo de superaquecimento, portanto, todos os sistemas montados com base nele devem ser protegidos contra ele. O diagrama mostra que o sistema de cabos não cabe sob grandes móveis e eletrodomésticos (+)

Você não deve pegar um papel alumínio, ele entrará em colapso muito rapidamente.Certifique-se de instalar fita isolante ao longo das paredes. Em seguida, os aquecedores são instalados.

A opção mais difícil de instalar é o cabo em bobinas. Ele precisará ser colocado a uma distância bastante curta um do outro e cada fio bem preso, o que exige muito trabalho. É mais fácil espalhar filmes ou tapetes.

Você precisa saber que cabos e filmes resistivos têm medo de superaquecimento, por isso são colocados apenas em locais onde não serão instalados móveis ou encanamentos volumosos. Os aquecedores são instalados estritamente de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante.

As pontas dos fios são conectadas ao termostato, conduzindo à caixa de instalação. Você pode usar pisos aquecidos sem instalar um termostato, mas ele funcionará de forma ineficaz, causará consumo excessivo de energia e uma temperatura ambiente desconfortável.

Após o teste, certificando-se do bom funcionamento do sistema, inicia-se o assentamento da betonilha. Geralmente é colocado sobre uma malha de reforço. Após a secagem da betonilha, iniciam-se os trabalhos de acabamento.

Os aquecedores de filme são tratados de forma diferente. Aqui você pode colocar ladrilhos, aplicar cola diretamente sobre o filme ou montar uma base de compensado ou materiais semelhantes para o acabamento.

Prós e contras dos pisos elétricos

Tal como os seus homólogos de água, os pavimentos eléctricos proporcionam um aquecimento rápido e muito uniforme da divisão com a melhor distribuição de temperatura do ponto de vista médico. As correntes convectivas que transportam poeira também estão ausentes aqui. O ar não perde umidade devido à ausência de radiadores.

Os sistemas eléctricos são muito ajustáveis, pelo que se pode obter a máxima eficiência na sua utilização e conseguir uma temperatura ambiente confortável.

Cabo autorregulável
O cabo autorregulável altera a resistência dependendo da temperatura ambiente. Isto protege-o completamente do sobreaquecimento e permite manter de forma independente uma temperatura confortável (+)

Os pisos eléctricos podem ser utilizados como aquecimento adicional ou principal. A potência dos aquecedores em ambos os casos será diferente, mas farão bem o seu trabalho.

A operação do sistema elétrico não requer nenhuma manutenção. Com cálculos, instalação e uso adequados, a vida útil desses equipamentos é de pelo menos 30 anos.

Nenhum equipamento adicional é necessário para operar pisos elétricos. Já os de água, por exemplo, necessitam de instalação de caldeira de aquecimento.

O único requisito é a presença de fiação elétrica suficiente, caso contrário o sistema não poderá funcionar normalmente. Entre as desvantagens significativas, é necessário destacar o alto custo operacional.

Tapete de aquecimento
As esteiras com cabo resistivo são muito fáceis de instalar. Eles são simplesmente espalhados no local destinado a eles, após o que são fixados e conectados ao circuito geral

Apesar de sua eficiência, os aquecedores funcionam com eletricidade, o que só aumenta seu custo a cada ano. Outra desvantagem é a necessidade de garantir a segurança elétrica. Isto é especialmente verdadeiro para ambientes onde a umidade é alta.

É altamente desejável criar um aterramento eficaz e usar um RCD. Pelo mesmo motivo, é melhor confiar a instalação a especialistas.

Avaliação comparativa de ambos os sistemas

É impossível responder de forma inequívoca qual tipo de piso aquecido é melhor.

Só podemos tirar algumas conclusões gerais:

  1. Custo do arranjo — os componentes e a instalação dos sistemas são aproximadamente iguais. Tudo depende do tipo e das características operacionais do sistema. Em alguns casos, um piso elétrico pode se beneficiar de custos mais baixos de componentes.
  2. Custo de operação para sistemas de água é muito menor do que para os elétricos. Principalmente quando o refrigerante é aquecido por uma caldeira a gás.
  3. Restrições de projeto. Os sistemas de água não são utilizados na construção de edifícios de vários andares.
  4. Dependência de energia — os sistemas eléctricos dependem da presença/ausência de electricidade, os sistemas de água funcionarão independentemente disso.
  5. Capacidade de manutenção. É mais barato e fácil reparar sistemas elétricos. Os à base de água, com exceção das opções de piso, são difíceis e caros de reparar.

Em geral, ambos os tipos de piso radiante provaram-se bem. Eles aquecem ambientes de maneira uniforme e rápida, são confiáveis ​​​​e, com uso adequado, podem durar décadas.

Ao calcular os custos de instalação de um determinado sistema, é preciso lembrar que antes de instalar um piso d'água no primeiro andar de um prédio de apartamentos, será necessário obter autorização. Isto significa custos adicionais para a recolha de documentos.

A escolha do tipo de sistema de aquecimento também é influenciada pelo tipo de piso, mais detalhes podem ser encontrados nos artigos:

  1. Qual piso aquecido escolher para laminado: uma análise comparativa das melhores opções
  2. Qual piso quente é melhor para ladrilhos: prós e contras de várias soluções + análise dos melhores fabricantes

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Que tipo de piso elétrico você prefere:

Sistema de piso de água - como funciona:

Comparando pisos hidráulicos e elétricos:

Pisos aquecidos, tanto do tipo elétrico quanto de água, aquecem igualmente bem os ambientes. A questão da escolha é na maioria das vezes puramente econômica, qual é o mais barato.

Para prédios de apartamentos, é mais fácil e barato instalar uma das variedades elétricas. É verdade que a operação custará mais. Para particulares, a melhor opção é o piso d'água. A instalação custará muito, mas a operação subsequente recuperará rapidamente esse investimento.

Você tem experiência na instalação de pisos aquecidos? Por favor, diga aos leitores qual opção de sistema você escolheu e por quê. Comente a postagem, participe de discussões e tire dúvidas. O bloco de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. namorados

    Instalamos um sistema elétrico de “piso quente” em nossa casa. Calculamos que mesmo levando em conta o custo da eletricidade, tal sistema nos custaria mais lucrativamente do que um sistema de água. Ficamos satisfeitos com a escolha, a casa é sempre confortável, mesmo quando o aquecimento ainda não está ligado. Este sistema não necessita de nenhuma manutenção especial, basta definir a temperatura desejada e desfrutar do calor!

  2. Alexei

    Quando estávamos fazendo reformas, nossa escolha recaiu sobre pisos aquecidos elétricos. Eles são a principal fonte de aquecimento da nossa casa. Entendemos que os pisos hidráulicos tinham mais vantagens, mas confiamos em especialistas de confiança que nos convenceram de que, com uma instalação adequada, os pisos elétricos seriam muito mais eficazes. Claro que não foi barato, mas ficamos satisfeitos com o resultado.

  3. O apartamento tem piso aquecido. A princípio pensamos e calculamos quais eram mais rentáveis, mas decidimos pelos elétricos. Além disso, para instalar um circuito de água são necessários muitos acordos, apesar de termos o primeiro andar.Agora as nossas tarifas de electricidade são inferiores ao custo da água. Claro que a instalação nos custou muito dinheiro, mas agora a casa está sempre quentinha e aconchegante. Os pisos são especialmente úteis no outono, quando o apartamento está frio e o início da estação de aquecimento ainda está longe.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica