Qual piso aquecido escolher para laminado: uma análise comparativa das melhores opções
O revestimento laminado possui boas características de desempenho, design impressionante e variado.Em combinação com o piso radiante, é uma excelente opção para zonas residenciais.
Para decidir qual piso aquecido escolher para laminado, é necessário comparar os métodos de instalação e as nuances do uso de água e opções elétricas. Vamos dar uma olhada em todos esses pontos.
O conteúdo do artigo:
Regras gerais para pisos
O aquecimento das lamelas ao longo da espessura quando se utiliza um piso aquecido ocorre muito mais do que com o aquecimento “a ar” normal. Portanto, requisitos adicionais para suas propriedades físicas e químicas são aplicados ao laminado.
Requisitos técnicos para laminado
Devido aos efeitos térmicos, as lamelas podem ficar distorcidas. O coeficiente de dilatação térmica das placas é pequeno, mas mesmo levando em consideração esse fato, é necessário utilizar apenas modelos com conexão tipo trava. Ao contrário do laminado colado, esta junta tem efeito flutuante e não permite inchaço quando aquecida.
Para pisos aquecidos, use um especial suporte perfurado. É mais rígido, tem espessura reduzida e baixa resistência térmica (térmica) (0,04 - 0,06 m2*K/W). De acordo com as normas especificadas na norma EN 4725, o valor total da resistência do substrato e do laminado não deve exceder 0,15 m2*K/W.
Portanto, por exemplo, não pode ser utilizada uma base de cortiça amiga do ambiente, uma vez que apresenta boas propriedades de isolamento térmico.
A superfície do piso deve liberar calor sem impedimentos, por isso é necessário fornecer acesso de ar a ela. Tapetes e armários sem pernas não devem ser colocados sobre o piso laminado sob o qual estão localizados os elementos de aquecimento. Caso contrário, ocorrerá superaquecimento da área fechada do piso.
A zona de aquecimento do piso estende-se para além dos limites das tubagens de água, cabos eléctricos ou sistemas eléctricos construídos a partir de filme infravermelho. Portanto, é aconselhável recuar alguma distância das paredes para evitar o aquecimento da sua parte inferior. Isso seca a cola que mantém o papel de parede e o rodapé juntos.
Você também precisa calcular a distância de radiadores de aquecimento, fogões e outras fontes de calor. Isso deve ser feito para evitar que a temperatura do laminado ultrapasse a faixa permitida.
Após a instalação do piso, é necessário traçar um diagrama da posição dos tubos, cabos ou painéis infravermelhos. Como resultado da remodelação, pode ser necessário fixar rigidamente vários objetos ao chão, como um balcão de bar ou uma parede desportiva infantil. Neste caso, será necessário furar o piso até a base. Ter um plano ajudará a evitar a deformação dos elementos de aquecimento.
O problema da liberação de substâncias nocivas
Na fabricação de laminados são utilizadas resinas de fenol-formaldeído que contêm ligantes de metanal (formaldeído). Este gás pertence às substâncias tóxicas da primeira classe de perigo. A intensidade da sua evaporação depende da quantidade de aquecimento das placas impregnadas.
O fabricante do lote indica a temperatura de contato permitida, acima da qual o processo de evaporação pode começar (normalmente 27-30 °C).
Por esse motivo, as seguintes regras devem ser seguidas:
- Não ultrapassar os limites de aquecimento das lamelas estabelecidos pelo fabricante. Para controlar a temperatura basta usar sensores de temperatura.
- Cumprir os requisitos de ventilação para instalações residenciais. A concentração de metanal, bem como de outros gases nocivos (fenol, estireno, benzeno, etc.), pode ser facilmente reduzida através da ventilação.
- Escolha produtos com classe E0 (sem emissões de formaldeído) ou E1 (emissões mínimas). O laminado de segurança custa um pouco mais do que o laminado normal, mas garantirá que não haja problemas de saúde se o sistema de controle de temperatura falhar.
Após a instalação, para verificar o funcionamento do aquecimento e definir os parâmetros ideais, é realizado um teste. É melhor fazer isso sem a presença permanente de moradores nas instalações. Caso apareça um cheiro de formaldeído, semelhante ao cheiro de móveis novos, é necessário verificar as características de temperatura do piso e ventilá-lo.
Sistemas de piso aquecido
No total, existem três formas geralmente aceites de organizar o aquecimento do pavimento: através de circuito de água, cabo eléctrico e placas infravermelhas.Para entender qual piso quente é melhor para instalar sob o laminado, é necessário considerar suas diferenças em tecnologia, complexidade e custo de instalação, bem como características operacionais.
Opção nº 1 - usando aquecimento de água
Para este tipo de aquecimento é utilizado um circuito localizado sob o revestimento do piso, constituído por tubos de pequeno diâmetro por onde circula água quente ou outro refrigerante.
A utilização deste método para aquecimento de apartamentos só é permitida nos primeiros pisos, mas mesmo aí é inadequada, uma vez que a ligação ao sistema comum necessita de aprovação e surgirão dificuldades com o controlo da temperatura.
Este método de aquecimento é usado com frequência e com sucesso em residências particulares. Com cálculo adequado de transferência de calor e instalação de alta qualidade, é bastante eficaz. A principal vantagem dos pisos aquecidos a água é o baixo custo de aquecimento do refrigerante em comparação com os elétricos.
Porém, ao escolher uma solução em favor de um piso aquecido que funcione com base na circulação de líquido quente, você terá que enfrentar algumas dificuldades. A instalação correta obedecendo a todas as normas é bastante complexa, mas necessária para o bom funcionamento do sistema. Dado que as reparações em caso de avaria são muito trabalhosas e demoradas, é preferível efectuar imediatamente a instalação de acordo com todas as normas.
Para divisões grandes, como uma sala de estar ou uma cozinha conjugada com um hall, o esquema de piso aquecido está dividido em várias áreas.Também é necessário selecionar uma bomba de circulação separada, uma vez que o movimento natural do refrigerante é impossível na presença de uma longa seção horizontal de tubos de pequena seção transversal.
Para um banheiro ou vaso sanitário, você pode usar um sistema de tubulação especialmente projetado que garante o movimento da água sem o uso de bomba.
Para fornecimento uniforme de refrigerante, é utilizado um coletor de distribuição com unidade de mistura. Deve ser colocado em gabinete separado para livre acesso aos sistemas de ajuste. Também será necessário compreender o funcionamento dos seus numerosos elementos para poder regular de forma independente a temperatura e a pressão.
O sistema de tubulação colocado na base é preenchido com uma betonilha composta por três partes de areia e uma parte de cimento, que servirá como acumulador e distribuidor de calor. Não é recomendado o uso de preenchimento de anidrita (gesso) ou magnesita, pois são sensíveis à umidade e mesmo pequenos defeitos nas tubulações podem causar problemas.
Após o assentamento dos tubos, é necessário aguardar cerca de 28 dias para que a mistura vazada endureça. Então você precisa fornecer refrigerante frio, aumentando gradualmente sua temperatura em 3-5 graus durante o dia. Isto ajudará a adaptar a base às realidades operacionais, evitando a sua fissuração devido à temperatura dos tubos.
O valor máximo da temperatura à entrada do piso radiante depende da espessura da betonilha e varia entre 40 e 55 graus.
Assim, todo o processo de lançamento do sistema levará cerca de um mês.O procedimento final - o assentamento do substrato e do laminado deve ser realizado sobre uma betonilha completamente resfriada.
Pisos aquecidos a água podem ser instalados usando tecnologia “seca”. Neste caso, os tubos são colocados em ranhuras criadas por isolamento de espuma de poliestireno ou formadas pelos painéis do sistema de deck.
Nos pisos de madeira é instalado um piso com tubulações de água assentadas em placas metálicas de troca de calor, que contribuem para o aquecimento uniforme do laminado. A eficácia deste método é inferior à da versão clássica com betonilha.
Instruções detalhadas para conectar um piso aquecido a água podem ser encontradas em Este artigo.
Opção nº 2 - aquecimento com cabo elétrico
O método de aquecimento por cabo elétrico é semelhante ao método de aquecimento de água em termos de método de transferência de calor. Os fios também são envoltos em uma mesa, que acumula calor e o distribui uniformemente sob a base do revestimento.
Pode-se usar betonilha de anidrita ou magnesita, pois não há risco de vazamento de água. A sua utilização reduzirá o tempo de endurecimento da base de concreto, o que reduzirá o período entre o início da colocação dos cabos e a colocação do laminado para 10-12 dias.
Um total de três tipos de cabo são usados:
- Resistivo de núcleo único. Possui transferência de calor constante ao longo de todo o comprimento. A conexão de ambas as extremidades do cabo à fiação elétrica ocorre em um ponto.
- Resistivo de dois fios. Possui as mesmas características de um cabo unipolar, mas não há necessidade de conectar as pontas em um só lugar.
- Auto-regulador.Altera a potência do seu próprio aquecimento em função da temperatura ambiente. Ajuda a estabelecer a mesma temperatura com diferentes coeficientes de condutividade térmica de seções individuais do piso.
O piso elétrico também pode ser adquirido na forma de esteiras - uma malha especial na qual o cabo é fixado. Será um pouco mais caro do que os fios comuns, mas a instalação será mais rápida e não há risco de deslocamento dos cabos. As regras de assentamento, a transferência total de calor e a espessura recomendada da betonilha estão descritas nas instruções do produto. Você pode ler sobre os meandros de escolher um piso aquecido elétrico Aqui.
A instalação de cabos elétricos ou esteiras em si é um pouco mais simples e custa menos do que trabalhos semelhantes de colocação de tubos de aquecimento de água. Ajustamento poder O sistema elétrico também é mais fácil, mas os custos constantes de aquecimento são muito mais elevados.
Um obstáculo tecnológico ao aquecimento predominante de uma casa com eletricidade pode ser o excesso da carga total em relação à carga máxima conectada. Neste caso, é necessário abandonar tal ideia ou apresentar um pedido ao fornecedor para aumentar o limite de energia eléctrica retirada do sistema energético geral.
Opção número 3 - uso de filme infravermelho
O sistema de aquecimento do filme é uma fita flexível enrolada em rolo. A energia elétrica é convertida em radiação infravermelha que, ao atingir a superfície de um objeto, o aquece.
Como a radiação vai em ambas as direções, um material reflexivo não condutor é colocado na parte inferior do rolo para evitar perda de calor. Normalmente, materiais isolantes com folha de alumínio no lado de trabalho são usados para esses fins.
A principal vantagem do método infravermelho é que não há necessidade de instalação de aquecimento na mesa de concreto. Isso reduz significativamente o tempo entre o início dos trabalhos e a colocação do sistema em operação.
Mas, por outro lado, a ausência de betonilha cria um dos principais problemas de aquecimento do filme. O filme não deve ser colocado embaixo de armários, sofás e outros objetos pesados. Caso contrário, como resultado da operação de parte dos painéis em estado comprimido, ocorrerá um superaquecimento fragmentário do sistema com sua falha total.
A eficiência energética do aquecimento infravermelho é superior à do aquecimento por cabo devido à ausência da necessidade de aquecimento da betonilha. A resposta do filme ao aquecimento também é mais rápida. Porém, as opções de água e cabo retêm o calor por mais tempo, pois possuem maior inércia.
Ao instalar cabos ou filme infravermelho, são necessários conhecimentos de eletricista. Durante o processo de instalação, você deverá realizar trabalhos como fiação, isolamento de contatos, conexão de sensores e termostato.
Também recomendamos a leitura de instruções detalhadas sobre a instalação de um sistema de piso aquecido sob laminado em vários revestimentos de piso:
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Enchimento do circuito de água com betonilha:
Colocação de esteiras com cabo elétrico:
Instruções passo a passo para instalar um piso infravermelho:
Em primeiro lugar, a escolha de um piso aquecido depende da possibilidade de ligação a água quente à temperatura pretendida ou à electricidade da potência pretendida, bem como da viabilidade económica de uma ou outra opção. O cumprimento dos requisitos para a instalação de elementos de aquecimento e a escolha correta do laminado de acordo com os parâmetros técnicos contribuem para o funcionamento a longo prazo e sem problemas de todo o sistema.
Ainda não consegue decidir sobre a escolha do piso aquecido para laminado? Quer fazer uma pergunta sobre o tema do artigo? Deixe seus comentários e compartilhe sua experiência no bloco abaixo.
Estou construindo uma casa para meu filho. Eu quero fazer um piso quente. Em uma casa onde há crianças pequenas, isso é uma dádiva de Deus, deixe-os engatinhar. É uma pena que quando meus filhos estavam crescendo não houvesse esse prazer. Agora estou estudando a parte teórica da questão. Há muitas informações úteis aqui. Farei um piso aquecido baseado na circulação de água quente por canos. Laminado por cima. Fiquei interessado em saber como meus amigos organizaram isso. Acho que posso fazer o que me propus fazer, se a primavera chegar.
Também para mim o tema do piso radiante logo abaixo do laminado é relevante. Agora estamos planejando trocar o revestimento do piso e equipar a base com sistema de aquecimento. Sim, concordo, não existia tal conveniência antes. É bom que agora você possa instalar esse prazer com muita facilidade. Agora a escolha de “pisos quentes” é muito mais ampla. Portanto, por enquanto estou abordando esta questão do ponto de vista de estudo e comparação.
Meu marido e eu temos filhos pequenos, por isso instalamos piso aquecido não só nos quartos, mas também no banheiro.Agora você pode dar banho em seus filhos com segurança e não se preocupar com a possibilidade de eles ficarem doentes. E se durante o trabalho de reparo você não violar a tecnologia de instalação, o problema da formação de mofo estará resolvido. Andar sobre piso aquecido é um prazer, mesmo descalço. As vantagens dessa cobertura são óbvias.