Substrato para piso aquecido a água: tipos, características de escolha, regras de instalação

A instalação adequada de um piso aquecido requer o uso mais eficiente da energia térmica. Para aumentar a eficiência do sistema de aquecimento, são utilizadas várias técnicas de economia de calor.

Um dos principais aspectos é o substrato isolante sob o piso aquecido a água, que redireciona os fluxos de calor do circuito de água para o revestimento final. Vejamos detalhadamente as características de cada tipo de amortecedor de isolamento térmico, os meandros da escolha e instalação do material de cama.

O valor do substrato de isolamento térmico

O material isolante é uma camada intermediária entre o contrapiso e a tubulação de água com o refrigerante. O principal objetivo do substrato é preservar e redirecionar os fluxos de calor para cima, ou seja, para a área de estar do ambiente.

Além da tarefa de preservar o calor, a camada intermediária desempenha uma série de funções igualmente significativas:

  1. Impermeabilização. Em situações de emergência, um substrato impermeável irá reter a água, proteger as camadas inferiores da “torta” subterrânea e evitar que a água vaze para o piso do porão. Além disso, impedirá o fluxo de vapor de umidade da betonilha para o revestimento de acabamento do piso.
  2. Isolamento térmico. A camada atua como uma espécie de barreira entre elementos com diferentes temperaturas. Caso contrário, o contato com um piso frio contribuirá para a condensação e diminuição das qualidades características do isolamento.
  3. Distribuição uniforme de calor. O substrato minimiza a probabilidade de mudanças óbvias de temperatura - não há zonas excessivamente quentes ou frias.Esta característica reduz o impacto térmico negativo no piso final, eletrodomésticos e móveis.
  4. Barreira do som. A maioria dos materiais de base absorve o ruído do piso e melhora o isolamento acústico geral do ambiente.

O substrato suaviza as cargas de choque na base, distribuindo a pressão pontual - isso ajuda a manter a integridade da mesa.

Substrato para piso de água
A camada isolante, devido à baixa condutividade térmica do material, proporciona um efeito refletor de calor - o fluxo principal de energia térmica sobe. Na ausência de substrato, a eficiência do circuito de aquecimento diminui drasticamente e as contas de energia aumentam (+)

No arranjo de um fundo de água, o substrato é geralmente colocado sobre o isolamento para maximizar a retenção de calor - um “efeito térmico” é realizado, reduzindo a perda de calor.

Substrato com miçangas
O forro com contas facilita a instalação - você pode usar diferentes opções para colocar o circuito de aquecimento, escolhendo os locais ideais para conectar o sistema e instalar sensores de controle

Requisitos para material de cama

As características do substrato são selecionadas em função do tipo de base de desbaste, do revestimento de acabamento e das características operacionais do piso d'água. No entanto, existe uma lista básica de propriedades que qualquer tipo de material de cama deve atender.

Força e elasticidade. Regra geral, o circuito de aquecimento é embutido numa betonilha de cimento-areia. O tubulações do sistema de água, especialmente aqueles feitos de metal.

Requisitos de substrato
O material de revestimento não deve ser irrevogavelmente deformado, ceder ou alterar sua espessura.É importante que o substrato tenha a capacidade de restaurar sua forma original após a remoção da carga

Baixa condutividade térmica. É ideal se a capacidade térmica do material for combinada com sua espessura insignificante. O sistema de piso d'água reduz a altura da sala, dependendo do tipo de substrato, o tamanho da “torta” pode ser de 5 a 15 cm.

Um efeito positivo é proporcionado pela capacidade do substrato de refletir o calor, o que garante a presença de uma película metálica com propriedades reflexivas.

Altas propriedades de impermeabilização. Uma característica importante é a porcentagem de absorção máxima de água. O material não deve absorver ou transmitir umidade.

Propriedades de impermeabilização
O coeficiente de absorção de água permitido não é superior a 2-4%. A utilização de tal substrato é permitida se o material for capaz de secar completamente sem desmontar o piso - unicamente devido à ventilação natural

Resistência a mudanças de temperatura. As propriedades declaradas do substrato devem ser mantidas em diferentes condições de temperatura. Ao escolher, é importante avaliar esse indicador como as temperaturas operacionais permitidas. O valor limite não é inferior a +70°С.

Além dos requisitos indicados, o substrato não deve emitir substâncias tóxicas ou nocivas. Uma vantagem definitiva é o preço baixo e a facilidade de instalação.

Praticidade do substrato
As bases dos quebra-cabeças são práticas de usar. Os tapetes são montados num único tecido, semelhante a um conjunto de construção - o que permite ajustar facilmente o circuito de aquecimento à configuração da divisão

Tipos de substratos: avaliação de propriedades e características

Vários materiais de isolamento térmico atendem aos requisitos listados em vários graus. O poliestireno em placas está mais próximo do ideal do que outros.No entanto, em algumas situações é razoável utilizar opções alternativas: folha de espuma de polietileno, suporte de cortiça ou aglomerado resistente à humidade.

Placas de poliestireno expandido - uma solução universal

O poliestireno expandido é o resultado da formação industrial de espuma de poliestireno. O produto acabado contém 2% do componente principal com aditivos auxiliares e 98% de gás. O ar é encerrado em células hermeticamente fechadas, o que permite que o material mantenha bem a temperatura.

A condutividade térmica do poliestireno expandido com espessura de 10 cm equivale a uma camada de madeira de 0,35 m, concreto armado e paredes de tijolo - 4,8 me 1,5 m, respectivamente.

Placas de poliestireno expandido
A produção de placas de espuma pelo método de extrusão permite obter um substrato de alta resistência física e densidade. Células fechadas e volume mínimo de poros garantem que o material seja resistente à água

Características técnicas e operacionais da espuma de poliestireno:

  1. Condutividade térmica é 0,028-0,034 W/m*K. O valor do indicador é diretamente proporcional à densidade do isolamento.
  2. Permeabilidade à água varia entre 0,019-0,015 mg/m*h*Pa. O material extrudado é formado espremendo o polímero fundido através de um bocal em forma de fenda.
  3. Absorção de umidade a espuma de poliestireno densa é de 0,4%, o que é 10 vezes menos em comparação com a espuma de poliestireno convencional. A condutividade térmica do substrato é mantida mesmo com exposição constante à umidade.

Força poliestireno extrudado para compressão a uma deformação linear de 10% é 0,25-0,50 MPa, dependendo do tipo de material.

Formas de placas de espuma de poliestireno
Os tapetes de espuma de poliestireno são produzidos em uma forma fácil de montar. É possível ter um revestimento liso e com espinhas para fixar a serpentina de aquecimento

Pontos fracos do poliestireno expandido: capacidade de isolamento acústico e inflamabilidade relativamente baixas. O substrato tem medo de solventes, acetona, terebintina e querosene - sob sua influência o material se deforma.

Para isolamento térmico, não se deve escolher espuma de poliestireno não prensada ou autoclavada. Estas variedades são mais frágeis.

Tapetes de espuma plástica extrudados ou prensados ​​​​são adequados como substrato para piso aquecido a água - sua condutividade térmica é aproximadamente igual. Popular entre os consumidores Isolamento térmico Penoplex.

Material de cortiça - utilização amiga do ambiente

O forro de cortiça é feito de pellets de casca de árvore triturados e comprimidos usando vários ligantes. O principal argumento a favor de tal substrato é a naturalidade e o respeito absoluto ao meio ambiente. O material é hipoalergênico e inofensivo à saúde.

Benefícios adicionais da cortiça:

  • resistência à deformação - após cargas de choque de curto prazo, retorna à sua forma original;
  • a porosidade fornece altas propriedades de absorção de ruído;
  • boas características de isolamento térmico;
  • facilidade de corte e colocação.

O amortecedor de cortiça é comercializado em rolos e painéis de folhas individuais. Os produtos diferem na espessura do forro: material laminado – 2-4 mm, esteiras de cortiça – 4-10 mm.

Fundo de cortiça
Características do substrato: resistência à compressão sob pressão de 7 kg/cm², deformação até 10%, umidade do material - cerca de 7%, coeficiente de absorção sonora em escala de dez pontos - 8,5

Desvantagens do substrato de cortiça:

  • vulnerabilidade à umidade;
  • Requisitos exigentes para impermeabilização do contrapiso;
  • sensibilidade a grandes cargas estáticas.

É preferível não utilizar a versão clássica do substrato de cortiça sob um sistema de piso de água. Para estes fins, é adequado um revestimento borracha-cortiça, onde a borracha atua como aglutinante. Além da resistência à água, o amortecedor melhorou as características de isolamento acústico e vibratório, mas não pode mais ser chamado de totalmente natural.

Fundo de cortiça
O substrato betume-cortiça (2), ao contrário do substrato borracha-cortiça (1), não é adequado para instalações residenciais. O material é caracterizado por excessiva toxicidade e inflamabilidade

Características do amortecedor de espuma de polietileno

A solução mais simples e acessível é um suporte de espuma de polietileno. O material é produzido por extrusão de grânulos de polietileno seguido de tratamento térmico e prensagem. A saída é um tecido elástico preenchido com muitos poros de ar.

Os substratos de espuma de polietileno, dependendo das características da estrutura, são classificados em dois grupos: não reticulados e reticulados.

Espuma de polietileno não reticulada consiste em células cheias de gás de até 3 mm de tamanho. A espessura do substrato varia de 0,8 a 6 mm, a largura do rolo é de 1 a 1,5 m.

As principais vantagens de tal substrato incluem:

  • alta resistência à umidade – absorção de água não superior a 1%;
  • pequena espessura;
  • baixo custo.

No entanto, a espuma de polietileno não reticulada apresenta mais desvantagens. O material tem vida curta, desgasta-se rapidamente, é pressionado pelo peso e perde flexibilidade com o tempo. O coeficiente de condutividade térmica é de 0,55 W/(m°C), o que indica retenção de calor insuficiente.

Tipos de espuma de polietileno
A espuma de polietileno reticulado (2) possui uma estrutura molecular muito mais densa que a do tecido não reticulado (1). Durante o processo de fabricação, são formadas ligações cruzadas, reduzindo o tamanho dos poros de ar

Espuma de polietileno reticulado tem os seguintes recursos:

  • força fenomenal;
  • densidade aumentada – 33 kg/m³, mesmo indicador para o polietileno não reticulado – 25 kg/m³;
  • alto nível de absorção de ruído - até 18 dB;
  • baixo nível de condutividade térmica – 0,031 W/(m°C);
  • formato de liberação em rolos e esteiras, a espessura do produto acabado é de 1 a 20 mm.

A vida útil do substrato chega a 15 anos.

Espuma de polietileno reticulado
Desvantagem das modificações “costuradas”: alto custo. As marcas mais populares de suporte de espuma de polietileno: Polyfom, Tatfoum, Penolon-R, PPE-Izolon, Izolon-500

Substratos metalizados reflexivos térmicos

Substratos de folha são amplamente utilizados. Além disso, vários materiais podem ser utilizados como base: espuma de poliestireno extrudido em placa, a sua contraparte não extrudida, espuma de cortiça ou espuma de polietileno.

Em cada caso, o filme metalizado melhora as características técnicas originais da base e complementa-a com qualidades reflexivas.

A cobertura externa reflexiva é feita de alumínio e lavsan. A espessura da camada metálica determina o grau de reflexão térmica do isolamento.

Suporte de folha
Lavsan ou filme metalizado aumenta a eficiência do “piso de água” para 94-98% e garante redistribuição uniforme do calor. O revestimento é resistente à deformação e pode suportar facilmente cargas elevadas

Lavsan é resistente a ambientes agressivos - o material mantém sua refletividade e funciona como barreira contra água durante o contato prolongado com uma mesa de concreto.

Representantes dignos de um substrato refletor de calor à base de espuma de polietileno: Penofol, Isoflex, Ecofol. Isolamento de folha à base de espuma de poliestireno – SunPol.

OSB e aglomerado - tecnologia de assentamento “seco”

Os materiais à base de madeira atuam como substrato na instalação de pisos aquecidos com tecnologia finlandesa. O método permite abandonar a necessidade de uma mesa de concreto monolítica.

Substrato de aglomerado
A essência do método: o circuito de água é colocado em canais preparados. A rigidez da base é proporcionada por aglomerados maciços ou sistema de ripas fixadas em toras de madeira

Um piso sobre base de madeira possui vários recursos:

  • facilidade de montagem;
  • características de alta resistência;
  • segurança ambiental;
  • versatilidade - adequada para acabamento com diversos revestimentos de piso.

O lado fraco do substrato à base de madeira é a sua suscetibilidade à umidade. Para aumentar as propriedades de isolamento hídrico e térmico entre os tubos e a base de madeira, recomenda-se a colocação de um forro fino, a melhor opção é o polietileno revestido com folha.

Selecionando um substrato por tipo de base

As características físicas do revestimento decorativo para pisos influenciam significativamente a escolha dos parâmetros lineares e das qualidades físicas do substrato. Quanto maior o peso do acabamento, mais forte e confiável deve ser o amortecedor.

Azulejo de cerâmica. Água piso de cerâmica é organizado com tecnologia de concreto - o contorno é montado sob uma mesa monolítica. Este método envolve cargas significativas no material de revestimento.

Piso de água sob azulejos
Substratos com alta capacidade de carga, como espuma de poliestireno extrudado, são adequados. Tanto tapetes lisos quanto tapetes estriados podem ser usados

Laminado. O principal critério para a escolha de um substrato para um piso de água quente com revestimento laminado é a maior taxa de economia de calor possível, uma vez que os próprios painéis não transmitem bem o calor.

Piso de água sob laminado
O peso leve do laminado não exerce pressão significativa sobre o “sistema de água”.Isso possibilita a utilização de diversos tipos de forro, inclusive macios

A solução ideal é o isolamento refletor de calor com baixo grau de condutividade térmica.

Linóleo. A instalação do revestimento laminado é realizada em gesso cartonado, OSB ou contraplacado. Os painéis têm um peso impressionante, o que significa que os requisitos de resistência do substrato são cada vez mais rigorosos. Recomenda-se dar preferência ao poliestireno expandido, às opções de cortiça ou ao forro em espuma de polietileno reticulado.

Mais informações sobre a instalação de piso aquecido a água sob linóleo estão escritas em Este artigo.

Tecnologia de assentamento: um conjunto de regras básicas

A instalação do substrato não é difícil, você mesmo pode fazer o trabalho. O principal é seguir regras simples e claras.

Colocando o substrato
A ordem de instalação depende da forma do forro: isolamento laminado, módulos individuais ou placas de quebra-cabeça, fixadas entre si por uma conexão de travamento

Requisitos gerais para instalação do substrato:

  1. Cálculo exato. É necessário determinar antecipadamente a quantidade de material levando em consideração os tamanhos padrão do forro. É ideal que o isolamento seja colocado com um número mínimo de juntas.
  2. Preparando o contrapiso. A base deve estar nivelada. Você não deve confiar muito na capacidade do material denso de mascarar irregularidades - qualquer produto assumirá a forma da base com o tempo.
  3. Impermeabilização. Os substratos constituídos por componentes naturais (cortiça, aglomerado, OSB) requerem a instalação prévia de uma barreira à água. Basta colocar polietileno grosso.
  4. Deitado. O material laminado em folha é desenrolado sem esticar; é necessária sobreposição nas paredes. As lajes são colocadas próximas a superfícies verticais, protegidas por 10 cm de fita amortecedora.
  5. Ancoragem. Folhas de isolamento laminadas são sobrepostas e fixadas com fita adesiva. Pratos e esteiras são agrupados de ponta a ponta.

Ao instalar um piso aquecido sob um laminado, é necessário levar em consideração a direção dos painéis - eles são colocados mutuamente perpendiculares ao suporte do rolo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Na hora de escolher um substrato, é preferível dar preferência a produtos de marcas conhecidas. Entre as marcas populares, empresas nacionais e estrangeiras têm se mostrado bem.

Instalação de piso aquecido com espuma de poliestireno extrudado "Penoplex":

Colocação de base de espuma de polietileno Izolon-500 sob piso flutuante aquecido:

Recomendações gerais para a escolha do isolamento para a instalação de um circuito de água:

A importância do isolamento do piso radiante é difícil de superestimar. A eficiência e rentabilidade do sistema de aquecimento dependem em grande medida da sua qualidade, bem como da sua conformidade com o revestimento do piso e a tecnologia de colocação da “serpentina de água”.

Você está procurando um substrato para um piso aquecido a água? Ou você tem experiência na instalação e utilização de um determinado tipo de tapete de isolamento térmico? Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Máximo

    Para instalar meu piso aquecido usei espuma de poliestireno extrudado marcado com 35. Tem uma grande margem de resistência à compressão. Quanto mais alta a classe, mais caro, mas qual o sentido de jogar fora dinheiro extra?
    Quanto à inflamabilidade e suas outras “desvantagens” aqui mencionadas, não se trata de piso aquecido, pois todo o bolo está na betonilha, e aí não é ameaçado por fogo ou solventes.

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Muitos geralmente se contentam com espuma de polietileno não reticulada, que possui alta resistência à umidade e baixo custo. A combinação dessas duas qualidades torna este material popular para uso como substrato para pisos aquecidos a água. Mas é melhor adicionar um pouco de dinheiro e levar espuma de polietileno reticulado, que tem maior resistência.

      No seu caso, usar espuma de poliestireno extrudado marcado com 35 como substrato é uma solução totalmente prática. Você não precisa se preocupar com a inflamabilidade do material, simplesmente não haverá nada para queimar sob a mesa devido à falta de oxigênio. Mas esse material, em relação à espuma de polietileno reticulado, tem um índice de isolamento acústico muito baixo. Portanto, tenha isso em mente.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica