Pistola de calor diesel de aquecimento direto e indireto: dispositivo, princípio de funcionamento + revisão dos fabricantes

Com o início do frio, o problema do aquecimento tem de ser resolvido não só em casas e apartamentos, mas também em diversas instalações industriais, estaleiros de construção, garagens, armazéns, hangares e outras instalações não residenciais.

E uma das opções de aquecedores que atrai o consumidor pelo preço acessível e portabilidade é a pistola de ar quente a diesel. Portanto, consideremos mais detalhadamente o princípio de funcionamento deste dispositivo, seu âmbito de aplicação e os principais critérios de seleção.

Diferenças de design entre armas a diesel

O principal objetivo das pistolas de ar quente é aquecer grandes áreas de forma rápida e econômica. Funcionam com óleo diesel, cuja combustão libera calor, que é distribuído por todo o objeto por um fluxo de ar direcionado.

De acordo com o princípio do projeto, todas as armas a diesel podem ser divididas em dispositivos de aquecimento direto e indireto.

Geradores de calor com aquecimento direto

Os principais elementos estruturais de uma pistola a diesel são: motor elétrico com ventilador, bomba com filtros de limpeza, câmara de combustão, gerador de faísca (vela incandescente ou sistema de alta tensão), injetor e tanque de combustível.

Para que o dispositivo funcione de forma autônoma, ele é equipado com temporizador, controlador de nível de chama, termostato e outros elementos eletrônicos que podem ser incorporados imediatamente ou instalados mediante pagamento adicional.

Pistola diesel de aquecimento direto
Durante o aquecimento direto, os produtos da combustão do diesel também entram no fluxo de ar quente, portanto este aquecedor só pode ser usado em instalações não residenciais com boa ventilação

A unidade de aquecimento direto funciona assim:

  • Quando o dispositivo é ligado, o combustível é bombeado do tanque para o filtro de combustível por meio de uma bomba.
  • O combustível então flui para o injetor, que o injeta na câmara de combustão.
  • O sistema de ignição fornece uma faísca que acende o diesel.
  • Uma malha protetora instalada no “cano” da arma retém o fogo, evitando que ele saia da câmara de combustão.
  • O ventilador conduz o ar frio para dentro da câmara, onde é aquecido pela queima do combustível e expelido para fora como um fluxo quente.

As pistolas de aquecimento direto têm um alto nível de eficiência - quase 100%, a temperatura do ar de saída pode chegar a 400 °C.

Esses geradores de calor podem ter potência de 10 a 220 kW (dependendo do modelo), que é toda utilizada para aquecimento.

Comparação de pistolas de aquecimento direto e indireto
Para trabalhos ao ar livre ou em uma sala grande sem isolamento térmico, são escolhidas pistolas de calor de aquecimento direto, e para edifícios isolados onde há pessoas, unidades indiretas são mais adequadas

Mas como o odor desagradável, a fuligem e outros produtos da combustão do gasóleo penetram no ar juntamente com o calor, o âmbito de aplicação de um dispositivo sem chaminé limita-se a instalações industriais desertas, áreas abertas e vários armazéns.

Também são amplamente utilizados na construção, por exemplo, para secar fachadas e betonilhas durante trabalhos de reboco ou revestimento.

Dispositivos aquecidos indiretamente

O desenho das pistolas com aquecimento indireto prevê a presença de uma câmara de combustão fechada e de uma chaminé, com a qual os gases de escape contendo combustível são descarregados para fora da sala aquecida.

Embora a potência máxima de tais dispositivos atinja no máximo 85 kW, também existem unidades modulares complexas com vários “canos” de armas que podem “alcançar” até 220 kW.

Princípio de funcionamento de uma pistola de aquecimento indireto
Apesar da presença de chaminé, as pistolas de aquecimento indireto também requerem uma boa ventilação e ventilação, pois o oxigênio queima durante o seu funcionamento

Embora a eficiência de tais unidades seja muito inferior (aproximadamente 60%), elas não são apenas adequadas para todos os casos em que podem ser utilizados dispositivos de fluxo direto, mas também são amplamente utilizadas para aquecimento de explorações pecuárias, estufas, edifícios não residenciais, exposições pavilhões, instalações industriais e outros locais com presença prolongada de pessoas ou animais.

Vantagens e desvantagens do equipamento diesel

Embora o mercado moderno ofereça uma seleção bastante ampla de dispositivos de aquecimento, as armas a diesel não perdem popularidade entre os consumidores.

Na verdade, apesar de o custo de produtos semelhantes gás E elétrico as unidades são significativamente mais baixas, a operação de dispositivos a diesel é muito mais barata devido ao preço acessível do diesel.

Pistola diesel para aquecimento de armazém
Em muitas armas você pode usar não apenas óleo diesel, mas também outros combustíveis, por exemplo, óleo diesel, querosene ou óleo usado filtrado, mas este ponto precisa ser esclarecido na hora da compra

As vantagens de um gerador de calor a diesel incluem:

  • Alta taxa de eficiência - mesmo tendo em conta a ventilação e fornecer ventilação O aparelho aquece rapidamente o ar e o distribui por toda a sala.
  • Fácil de usar – para iniciar o sistema, basta apontar o “cano” da arma para o centro da sala ou elemento do edifício e pressionar o botão liga / desliga.
  • Segurança – os aparelhos modernos estão equipados com vários sensores e termostatos, graças aos quais o próprio aparelho não superaquece. A extinção acidental da chama também está excluída e, quando o ar é aquecido a uma determinada temperatura, a arma para de funcionar temporariamente.
  • Baixo custo de combustível – mesmo os dispositivos que exigem a qualidade do combustível diesel serão muito mais rentáveis ​​de operar do que os aparelhos eléctricos ou a gás.
  • Facilidade de transporte – o gerador de calor é compacto e leve o suficiente (um dispositivo simples com uma potência de 10-22 kW pesa cerca de 11-13 kg), por isso não será um problema trazê-lo para o local ou movê-lo de uma sala para outra .
  • Econômico – uma pequena quantidade é necessária para aquecer a sala combustível, e o dispositivo pode funcionar por muito tempo sem reabastecer. Por exemplo, uma unidade de aquecimento direto de 22 kW com um volume de tanque de 20 litros consome em média cerca de 2,5 litros por hora de operação.
  • Longa vida útil fornecem materiais resistentes ao desgaste, componentes substituíveis padrão e simplicidade do próprio design.

Claro, não foi isento de desvantagens. Além dos vapores do diesel prejudiciais à saúde, o problema pode ser resolvido com o auxílio de uma chaminé ou de um sistema de ventilação que funcione bem, as desvantagens do aparelho incluem a necessidade de conexão à rede elétrica, ruído quando o ventilador é funcionando e monitorando o nível de combustível.

Além disso, o custo da arma em si e de seu reparo será maior do que o de dispositivos similares movidos a gás ou eletricidade.

Noções básicas de escolha de geradores de calor a diesel

Como outros dispositivos de aquecimento, a taxa de aquecimento e o tamanho da área que uma pistola de ar quente pode cobrir dependem de sua potência.Mas além dessa importante característica, existem outras nuances, cujo conhecimento o ajudará a fazer a melhor escolha na hora de adquirir um aparelho.

Determinando a potência necessária do dispositivo

Não apenas o consumo de combustível, mas também a taxa de aquecimento depende da potência da pistola de ar quente. E embora todas as características técnicas estejam indicadas na documentação que acompanha o aparelho, antes de adquirir vale a pena estimar o volume e a presença de isolamento térmico na divisão que se pretende aquecer com gerador de calor a gasóleo.

Cálculo da energia térmica
Em média, uma pequena pistola de 10 kW pode aquecer até 100 m2 com uma altura de teto não superior a 2,5 metros, mas para cálculos mais precisos você pode usar uma fórmula especial

Você pode descobrir a potência térmica do dispositivo usando o seguinte algoritmo:

  1. Calcule o volume da sala em m3 multiplicando os valores de sua largura, comprimento e altura em metros.
  2. Determine a diferença entre a temperatura externa e a temperatura interna necessária.
  3. Multiplique o volume pela diferença de temperatura e pelo coeficiente de perda de calor.
  4. E a última etapa é converter o valor de kcal/hora para o kW habitual. Para fazer isso, divida o número resultante por 860.

O valor do coeficiente dependerá dos materiais com os quais o edifício é construído e do nível de seu isolamento térmico:

  • estruturas “frias” de madeira ou metal terão um indicador de 3 a 4;
  • edifícios com isolamento mínimo, alvenaria de tijolo único e estrutura de cobertura primitiva - de 2 a 2,9;
  • edifícios com isolamento térmico médio com alvenaria dupla, cobertura standard e pequena área envidraçada - de 1 a 1,9;
  • quartos com vidros duplos, alvenaria dupla, paredes e telhado isolados - 0,6-0,9.

Vamos verificar o funcionamento do algoritmo na prática.Por exemplo, é necessário aquecer a +18 °C um hangar metálico, com área de 150 metros quadrados e altura de 4 metros. A temperatura externa média no inverno é de 10 graus abaixo de zero.

Cálculos:

(150 m2 * 4 m) * 28 °C * 4 = 67.200 kcal/hora: 860 = 78,14 kW

Ou seja, ao escolher um modelo de pistola de ar quente, você deve focar em dispositivos com potência igual ou superior a 80 kW.

A proporção entre a área da sala e a potência do aquecedor
Para estimar a potência do aparelho, pode-se utilizar os dados da tabela, que mostra a relação entre as características dos geradores de calor e os diversos volumes dos edifícios, levando em consideração uma diferença de temperatura de 30 ° C

Mas o indicador de consumo de combustível, embora pareça um parâmetro importante, na verdade é muito condicional. Afinal, independentemente das suas capacidades técnicas, o dispositivo necessitará de tanto combustível quanto for necessário para aquecer um determinado edifício, em função da temperatura que definir, do volume da divisão e da qualidade do isolamento térmico.

Outras nuances importantes

Depois de decidir os parâmetros mais importantes (potência e método de aquecimento), você deve prestar atenção a outras características.

Por exemplo, uma nuance como a forma à primeira vista parece apenas uma “questão de gosto”, especialmente porque quase todas as armas têm a aparência de um cilindro alongado. Mas entre os dispositivos de alta potência, é melhor escolher unidades retangulares - elas possuem uma área maior de distribuição do fluxo de ar aquecido.

Módulo térmico diesel
Uma pistola retangular com vários bicos permite processar rapidamente um grande volume de ar, por isso é muito utilizada para secar materiais na construção e organizar o aquecimento de vários ambientes ao mesmo tempo.

Outras características técnicas:

  1. Isolamento térmico do corpo – a temperatura da superfície do próprio dispositivo durante a operação não deve exceder 40 graus.
  2. Mobilidade – é conveniente quando o dispositivo está equipado com uma distância entre eixos, mas armas leves com potência de até 22 kW podem simplesmente ser montadas em uma base estável. Neste caso, deve-se prestar atenção ao peso do kit, ao material e à resistência do palete.
  3. Barulho – quanto mais potente for o ventilador do aparelho, mais alto será o “acompanhamento musical” durante o seu funcionamento.
  4. Possibilidade de ajuste de temperatura – o dispositivo deve estar equipado com uma alça ou botão com o qual você possa programar de forma independente os parâmetros do termostato.
  5. Operação da bateria – se o objeto não estiver conectado à rede elétrica, você pode selecionar uma arma alimentada por um dispositivo de armazenamento. O consumo de eletricidade do dispositivo é baixo (é necessária principalmente energia para o ventilador), variando entre 100-500 Wh, portanto, mesmo uma bateria de carro é suficiente para operação ininterrupta por várias horas em campo.

Além disso, no momento da compra, você deve perguntar sobre a presença de um sistema de proteção contra superaquecimento (alguns fabricantes o oferecem como um dispositivo separado). Para um funcionamento seguro, é desejável que a pistola seja equipada com controle automático do nível de aquecimento e desligamento quando houver combustível insuficiente.

Operação de pistola diesel de aquecimento direto
Para pistolas de aquecimento direto, é proibido o uso de combustíveis como óleo combustível, álcool, acetona e gasolina, que podem danificar a unidade, causar incêndio ou explosão de vapores de combustível

O tipo e parâmetros do combustível recomendado é outra nuance importante que deve ser esclarecida com o vendedor do equipamento. Para a maioria das armas a diesel, é recomendado o uso de querosene clarificado (de aviação) ou combustível automotivo de “inverno” que atenda ao GOST 305-82.

Se não for possível comprar uma pistola de ar quente, você mesmo poderá fazê-la. Leia o que você precisará para isso Avançar.

Regras de inicialização e operação segura

Normalmente, os dispositivos são fornecidos parcialmente desmontados. Ou seja, você precisará fixar o “cano” da arma em um carrinho com rodas e instalar uma alça (ou arcos metálicos). Se se trata de uma pistola de aquecimento direto, basta encher o tanque de combustível, conectar o aparelho à rede elétrica, definir a temperatura de aquecimento e pressionar o botão liga / desliga.

Projeto de arma diesel
Graças ao termostato embutido, a pistola para de funcionar automaticamente quando o ar esquenta e liga novamente quando a temperatura cai - assim o aparelho economiza combustível e elimina a possibilidade de superaquecimento

Para colocar o equipamento em funcionamento, certifique-se de que sejam observadas as seguintes regras de segurança:

  1. A arma é instalada sobre uma superfície horizontal estável e nivelada feita de materiais incombustíveis, como concreto. Se o piso for de madeira, você pode colocar chapas metálicas sob a unidade.
  2. A distância do bocal de onde fluirá o fluxo de ar quente até o objeto mais próximo é de pelo menos 2 metros (é aconselhável manter uma distância de 80-100 cm à direita e à esquerda).
  3. Antes da primeira colocação em funcionamento ou após armazenamento prolongado, recomenda-se abrir a caixa e girar manualmente o impulsor do ventilador para garantir que ele gire livremente.
  4. O aparelho “sinalizará” a necessidade de reabastecimento por meio de combustão intermitente ou liberação de fumaça branca. Para adicionar combustível, certifique-se de desconectar a pistola da fonte de alimentação.
  5. Sempre desligue a pistola com a chave seletora e espere até que o ventilador pare completamente. Para dispositivos de aquecimento indireto, esse processo pode levar de 2 a 5 minutos, mas é necessário resfriar a câmara de combustão. Somente depois disso você poderá desconectar o dispositivo da rede.

Para iniciar uma pistola de aquecimento indireto a diesel, é necessário primeiro instalar uma chaminé - um tubo redondo feito de material incombustível com comprimento máximo de 3 metros. Se você precisar de saída para longas distâncias, é conveniente usar corrugado flexível de alumínio para esse fim, mas terá que ser trocado várias vezes durante a estação de aquecimento.

Para removê-lo para uma ventilação próxima, você pode encontrar um pedaço de tubo de aço que durará muito mais tempo.

Chaminé para pistola de aquecimento indireto
O caminho da chaminé para uma pistola de aquecimento indireto deve ser colocado em linha reta, sendo permitida no máximo uma curva de até 90 graus.

Quanto à manutenção, para um funcionamento sem problemas dos geradores de calor a diesel, será necessário lavar periodicamente os filtros de ar e limpar a fuligem/poeira da câmara de combustão. Também é importante manter limpas as paredes internas da unidade na área do injetor e do motor.

Revisão dos fabricantes de pistolas de calor

O mercado de aquecedores industriais oferece uma ampla gama de pistolas de aquecimento diretas e indiretas movidas a óleo diesel. Mas para comprar um gerador de calor confiável e posteriormente não ter problemas com sua manutenção e substituição de peças desgastadas, você deve focar não apenas no preço e nos parâmetros técnicos, mas também em marcas testadas pelo tempo.

Por exemplo, a Master Climate Solutions é um dos líderes reconhecidos no mercado de equipamentos climáticos. Graças a uma ampla rede de produção e revendedores, você pode encontrar pistolas de calor a diesel de aquecimento indireto e direto da Master em quase todas as cidades e grandes lojas de ferragens.

Pistola diesel Master B 35
O dispositivo de fluxo direto Master B 35 com potência de 20 kW e tanque de combustível de 15 litros é uma excelente opção para manutenção de pequenos armazéns, hangares e estufas

As unidades térmicas Master operam com óleo diesel, óleo diesel ou querosene purificado e se diferenciam pela montagem de alta qualidade e dimensões compactas.

A potência varia de 10 kW para pistolas simples de aquecimento direto a 220 kW para instalações térmicas com múltiplos bicos.

Unidade de aquecimento a diesel Master BV 460 E
Para aquecer rapidamente salas grandes, é conveniente usar potentes geradores de calor a diesel que podem direcionar vários fluxos de ar quente ao mesmo tempo, por exemplo, a unidade de aquecimento Master BV 460 E

As armas diesel Ballu da marca italiana Biemmedue também se mostraram bem (embora na linha do fabricante você possa ver frequentemente a China tradicional). As suas unidades estão bem protegidas do frio e, graças ao pré-aquecimento do combustível, podem ser utilizadas mesmo em temperaturas até -30 °C.

Os projetistas deram atenção especial ao sistema de proteção - o corpo do aparelho é feito de aço inoxidável e praticamente não esquenta mesmo nas instalações mais potentes.

Pistola de aquecimento direto Ballu BHDP-20
Um dos principais modelos da linha de pistolas de aquecimento direto é o Ballu BHDP-20, que é muito elogiado pelos consumidores por sua boa potência, controle automático de temperatura de aquecimento e sistema de segurança multinível

Unidades sul-coreanas de Tiger King e Kerona também são populares. Suas pistolas a diesel são equipadas com “enchimento” eletrônico de alta qualidade - termostatos que garantem proteção contra superaquecimento e consumo econômico de combustível, display informativo, sensor fotoeletrônico que controla o funcionamento da ignição e outros acréscimos agradáveis.

Pistola diesel TK-70000
As pistolas de calor a diesel de fabricantes coreanos estão perfeitamente adaptadas à realidade russa - baixas temperaturas e quedas de energia, e alguns modelos também podem operar com bateria, por exemplo, como o TK-70000 com potência de 65 kW

Unidades de aquecimento de outras marcas estrangeiras - Elitech, Firman, Kroll, Oklima, Daewoo, HYUNDAI, Patriot - também receberam boas críticas dos consumidores.

Se você preferir produtos de produção nacional, preste atenção nas pistolas a diesel ProfTeplo, Interskol e Zubr.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para ter uma ideia clara da estrutura do próprio dispositivo, suas capacidades operacionais e regras de seleção, sugerimos que você assista aos vídeos a seguir.

O vídeo fornece uma visão geral detalhada da pistola de aquecimento indireto Master BV 77 E com características técnicas e medições da temperatura do ar na saída do aparelho:

Dicas e uma fórmula para calcular a potência necessária de uma pistola de ar quente para aquecer vários tipos de instalações são apresentadas no vídeo:

O vídeo explica detalhadamente o funcionamento das pistolas de calor a diesel, suas variedades são apresentadas de forma acessível e são indicadas as características de aplicação para diversas salas:

Graças à sua alta potência e eficiência, as pistolas de calor a diesel ocupam uma posição de liderança entre os geradores de calor industriais. E embora o aparelho não seja barato, seu preço será compensado durante a operação.

Portanto, se você precisa organizar um aquecimento ambiente rápido e econômico, uma pistola a diesel é uma boa escolha. No entanto, você sempre pode consultar especialistas que aconselharão tanto o método de aquecimento quanto o modelo ideal de aquecedor.

Se você tiver alguma dúvida durante a leitura das informações ou tiver recomendações para nossos leitores, deixe seus comentários no bloco abaixo. Lá você também pode compartilhar sua experiência no uso de armas a diesel.

 

Comentários dos visitantes
  1. Sanek

    É bom que haja comentários aqui. Podemos precisar deles em breve. Existe um tal “bebê” em nosso armazém.Servido honestamente por vários anos. Fabricante Daewoo. Ótima marca. Aqueceu rapidamente, econômico. Recentemente o ventilador parou de funcionar quando ligado. Está tudo bem com o termostato. Tentamos ajustá-lo - sem resultado. Quem teve isso? O que poderia ser?

  2. Nikolai

    Bom negócio. Colocam 2 destes no armazém, e no inverno normalmente aquecem todo o ambiente, a mercadoria não se deteriora com a umidade e o frio. Ao mesmo tempo, deixamos as janelas ventilar, não temos medo de fogo, um vigia verifica a cada duas horas e está tudo em ordem. Em termos de dinheiro funciona bem, menos do que se os aquecedores elétricos estivessem funcionando, o que podemos dizer do nosso próprio gerador.

  3. Paulo

    Em relação à arma Ballu BHDP-20. China datado de 08.2019. O corpo NÃO é feito de aço inoxidável, apenas pintado e galvanizado. Câmara de combustão com rebites. Não há pré-aquecimento do combustível.

    Não há função declarada e anunciada de RESFRIAR a câmara de combustão após desligar a pistola. Desmontei detalhadamente a arma e não encontrei nenhum elemento estrutural ou eletrônico para implementar a muito útil função COOLING após o desligamento.
    Caso contrário, esta é uma arma REGULAR com peças da China e fabricada na China. Não recomendo pagar a mais pela marca BALLU!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica