Pistolas de gás térmico: dispositivo, parâmetros de seleção, revisão de fabricantes populares

De forma rápida e eficiente - trata-se de aquecimento com pistolas de ar quente.Existem situações em que uma instalação residencial ou industrial precisa ser aquecida muito rapidamente e depois mantida a uma temperatura ideal com custos mínimos de manutenção.

Uma pistola de calor a gás dá conta dessas tarefas com sucesso - a unidade é especialmente procurada quando é necessário acelerar a secagem de materiais de construção e acabamento no inverno, aquecer garagens, estufas, pontos de venda, etc. Ainda duvida da necessidade e conveniência de adquirir uma pistola de ar quente?

Sugerimos que você conheça as características de funcionamento e utilização dos geradores de calor a gás, quais parâmetros devem ser levados em consideração na hora de escolher uma pistola para que a compra corresponda às suas expectativas. Além disso, preparamos uma análise dos melhores fabricantes, cujos produtos conquistaram reputação de qualidade e confiabilidade.

O que é uma pistola de ar quente?

Este é um dispositivo portátil ou estacionário para aquecimento de ar. As pistolas de calor são usadas para aquecer instalações espaçosas - casas, hangares, oficinas e salas de produção.

Os dispositivos são fáceis de usar e acessíveis. Uma vantagem adicional: eles são energeticamente eficientes.

Pistola de calor portátil
Os dispositivos de aquecimento receberam esse nome devido à sua semelhança externa com canhões. Este design se deve às características de design das pistolas de ar quente e à sua finalidade funcional.

As pistolas de calor são classificadas de acordo com a fonte de energia em que operam: gás, eletricidade, óleo diesel, óleo usado. Dado que o gasóleo e os resíduos têm um odor específico, pistolas de calor a diesel frequentemente instalado em edifícios não residenciais.

Modelo popular da marca Aurora
Pistolas de calor operando com diferentes fontes de energia podem ser comparadas quando se trata de instalações para finalidades semelhantes. Apesar de todas as suas vantagens, os aquecedores que utilizam óleo diesel ou óleo usado têm limitações significativas de uso.

Escopo de aplicação de gás e dispositivos de aquecimento elétrico muito mais amplo. Inclui edifícios residenciais, de escritórios e locais de varejo. Quando instalados e usados ​​corretamente, esses aquecedores são seguros.

As pistolas de calor funcionam da mesma maneira que os aquecedores com ventilador. O ar entra pelos orifícios de entrada da carcaça, aquece, passando pelo elemento de aquecimento, após o que é bombeado com força para o ambiente, misturando-se com massas de ar mais frias.

Diagrama de uma pistola de gás
O dispositivo funciona com gás liquefeito ou natural. No entanto, o motor do ventilador e o sistema de controle requerem eletricidade para funcionar, então a pistola de calor depende, na verdade, de duas fontes de energia (+)

Para evitar o superaquecimento dos componentes estruturais e garantir a operação de alta qualidade dos dispositivos, os fabricantes instalam sistemas de controle. Se a temperatura ultrapassar os valores permitidos, a pistola de ar quente desliga automaticamente.

Pistola de calor com cilindro de gás
O próprio comprador decide como o dispositivo funcionará - a partir do gás principal ou de um cilindro. Se você precisar obter mobilidade do aquecedor, você deve estocar cilindros de propano-butano

O sistema de proteção é acionado quando o aquecedor tomba. Graças a essas medidas, o aparelho é seguro para os consumidores. Se usado corretamente, queimaduras e incêndios são excluídos.

Uma visão geral detalhada dos diferentes tipos de pistolas de ar quente é fornecida em Este artigo.

O que distingue as pistolas de ar quente de outros aquecedores?

Uma pistola de calor a gás possui vários recursos que a distinguem de outros tipos de aquecedores:

  1. Poder. Este é o principal critério que os compradores focam na escolha de qualquer aquecedor. As pistolas de calor a gás são capazes de aquecer áreas muito grandes com consumo mínimo de recursos. O principal é não se enganar com o modelo.
  2. Possibilidade de criação de zonas de conforto. Uma pistola de ar quente pode ser instalada para bombear o ar aquecido localmente - em uma área específica. Isto é conveniente para criar condições de trabalho confortáveis ​​em oficinas, aquecimento de garagem e assim por diante.
  3. Mobilidade. Os fabricantes produzem modelos portáteis e estacionários. Se o comprador planeja transportar frequentemente uma pistola de ar quente (por exemplo, para instalar tetos falsos), então é melhor escolher um dispositivo compacto e leve sobre suporte e rodas de borracha.
  4. Econômico. Em termos de eficiência, os modelos a gás são comparáveis ​​aos elétricos. Eles são um pouco inferiores em facilidade de uso, mas se beneficiam muito em eficiência: o aquecimento é várias vezes mais barato.

As pistolas de calor a gás têm mais uma vantagem, que praticamente independe da potência e demais indicadores técnicos dos modelos.

Eles aquecem efetivamente o ar, mesmo em ambientes mal isolados. Nessas condições, o calor desaparece rapidamente, mas durante o funcionamento do aparelho, é sempre mantida uma temperatura confortável na zona selecionada.

Características de aquecimento direto e indireto

Ao selecionar um equipamento de aquecimento, você precisa saber claramente em que condições ele funcionará. Dependendo das características da sala, da presença/ausência de ventilação na mesma, pode-se escolher uma pistola de calor a gás de aquecimento direto ou indireto.

Diagramas de diferentes tipos de armas
Os designs dos dispositivos de aquecimento direto e indireto são diferentes. No primeiro, o ar da resistência é fornecido diretamente ao ambiente e, no segundo, é pré-limpo (+)

Armas de tiro direto. O ventilador fornece ar para o queimador e depois para a sala. Junto com as massas de ar quente, também são liberados produtos de combustão de gases. Não são tão perigosos quanto as substâncias produzidas pela combustão de combustível líquido, mas ainda podem causar envenenamento.

As vantagens das pistolas de aquecimento direto incluem acessibilidade e alta eficiência. São significativamente mais baratos que os modelos de aquecimento indireto e sua eficiência chega a quase 100%.

Armas de tiro direto
Dispositivos com este design são adquiridos apenas para ambientes com boa ventilação. Isto é necessário para garantir o fluxo normal de ar para os queimadores e evitar que as pessoas sejam envenenadas por impurezas de gás (+)

Pistolas de aquecimento indireto. Os produtos tóxicos da combustão entram em uma saída especial e o ar já purificado entra na sala.

Esses dispositivos são seguros para a saúde, mas em termos de indicadores técnicos são muito inferiores aos aquecedores do primeiro tipo. Sua eficiência é menor (82%) e parte do calor evapora junto com os produtos da combustão.

Aplicação de pistola de aquecimento direto
Devido ao seu preço razoável, praticidade e eficiência, as pistolas de aquecimento direto são especialmente populares entre equipes de construtores e finalizadores. Alguns empresários até oferecem serviços de aluguel desses aquecedores

Qual arma é melhor escolher - aquecimento direto ou indireto? Depende das prioridades e necessidades do próprio comprador. É importante avaliar com sobriedade as condições de funcionamento do aparelho.

Se for organizada ventilação forçada, a escolha pelo aquecimento direto é óbvia.No entanto, aqui há um problema: quanto melhor funcionar o sistema de ventilação, maior será a perda de calor.

Parâmetros de seleção do dispositivo de aquecimento

Existem vários pontos principais a serem considerados ao comprar um modelo:

  1. Escopo de aplicação pretendido. É necessário decidir com antecedência se o aquecedor funcionará para aquecer o ambiente ou se será utilizado de forma irregular para determinados fins (secagem de gesso, etc.). Dependendo disso, é escolhido um modelo estacionário ou móvel.
  2. Local de instalação. Leve em consideração a localização do dispositivo e a conformidade das condições de operação com as normas de segurança contra incêndio.
  3. Poder. Para aquecer 10 m². salas (com pé-direito de até 3 m), é necessário aproximadamente 1 kW de calor. Este é um valor muito aproximado, porque... dependendo do isolamento térmico, os indicadores podem variar de 0,8 a 1,4 kW. O aquecedor deve ter uma boa reserva de energia.
  4. Tipo de construção. Se sempre há pessoas em uma sala aquecida, é melhor não arriscar e comprar um aquecedor indireto. Para outros fins, um modelo de aquecimento direto é adequado.

O preço também importa. Economizar no aquecimento a gás pode resultar, na melhor das hipóteses, em custos adicionais e, na pior, em danos à saúde humana. Por outro lado, também não há necessidade de pagar a mais. A melhor opção é escolher um modelo adequado de uma boa marca e com preço acessível.

TOP 6 fabricantes e melhores modelos

Ao determinar os melhores fabricantes e modelos de aquecedores, os usuários focam não apenas nos indicadores técnicos, mas também no preço, qualidade de construção, frequência e motivos para entrar em contato com os centros de serviço.

Aquecedor a gás popular Ballu
Os eletrodomésticos Ballu são produzidos em vários países, incl. na Rússia, China e Coreia.Este é o caso quando os compradores não reclamam da qualidade dos produtos chineses

A lista das melhores marcas inclui o seguinte:

  1. Mestre. São produtos da Master Climate Solutions, líder no mercado de equipamentos de aquecimento. O fabricante controla a qualidade em todas as etapas da fabricação do equipamento, de modo que os compradores praticamente não têm reclamações.
  2. Ballu. Os eletrodomésticos do grupo industrial Ballu são de alta tecnologia, convenientes e práticos. A empresa aprimora constantemente seus modelos, alcançando desempenho ideal e, ao mesmo tempo, atenta às tecnologias de produção “verdes”.
  3. Møller. As pistolas de calor Moller são de verdadeira qualidade alemã, carcaças feitas de aço de alta resistência com revestimento resistente ao desgaste e 100% de segurança.
  4. «ESPECIAL IGE" Esta marca não é tão famosa quanto as marcas mundialmente famosas, mas representa produtos bastante valiosos. O fabricante se preocupa com a qualidade de construção, facilidade de design, presta atenção ao peso dos modelos e tenta de todas as formas torná-los mais leves.
  5. «Calibre" A marca Kalibr sempre agrada os clientes pela alta qualidade de seus equipamentos. As armas de calor não são exceção. O fabricante oferece modelos de diversas capacidades e finalidades.
  6. «Interskol" A empresa produz pistolas de calor elétricas e a gás. A escolha é extensa. Cada comprador encontrará um modelo que atenda 100% às suas necessidades.

Os produtos destas seis marcas são considerados os melhores, mas a escolha final cabe sempre ao comprador.

É importante compreender que uma marca “promovida” não é apenas um nome, mas também a confiança do consumidor, que foi conquistada ao longo dos anos.

Embora todas as pistolas de calor a gás dos 6 principais fabricantes sejam de boa qualidade, existem líderes de vendas. Os compradores “votam com rublos” em seus modelos favoritos. Esse Mestre BLP 17 M, Mestre BLP 33 M, Moller GH15H, Ballu BHG-10, "ESPECIAL IGE-15", "Interskol TPG-10", "Calibre TPG-10".

Alguns artesãos montam uma pistola de ar quente a gás com as próprias mãos.Instruções detalhadas para fabricação e lançamento da unidade estão no artigo - Pistola de gás térmico faça você mesmo: instruções de montagem passo a passo

As avarias mais comuns dos equipamentos

Qualquer equipamento pode quebrar, mesmo o mais caro, de alta qualidade e confiável. Equipamentos de gás defeituosos são perigosos, por isso a manutenção preventiva deve ser realizada duas vezes por ano e, se necessário, pequenos reparos.

Conserto de aquecedor a gás
Em caso de avarias complexas, você não deve diagnosticar e reparar o dispositivo sozinho. Este trabalho deve ser realizado por especialistas do centro de serviços.

Consideremos as causas do mau funcionamento do equipamento:

  1. Mau funcionamento do botão de fornecimento de gás. Se o gás flui enquanto o botão é pressionado, mas desaparece quando ele é liberado, pode haver problemas com o sensor de segurança.
  2. O gás não acende. Isso acontece se o elemento piezoelétrico quebrar. Deve ser ajustado ou substituído. Se você precisar urgentemente de uma pistola de ar quente, poderá acender o gás usando um isqueiro de cozinha com cabo longo.
  3. Nenhum gás flui quando o ventilador está funcionando. O problema geralmente ocorre quando a válvula solenóide quebra.
  4. É impossível ajustar o fornecimento de gás. Isso acontece quando a linha de gás está entupida.
  5. Havia um cheiro de gás. A causa do problema pode estar no bloqueio ou mau funcionamento do gasoduto. Você deve desligar a pistola de ar quente e entrar em contato com um centro de serviço.

Ao operar uma pistola de ar quente, você deve seguir as recomendações do fabricante. O equipamento deve ser limpo e lavado na hora certa, os rolamentos devem ser lubrificados e, se necessário, as peças desgastadas devem ser substituídas.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Oferecemos diversos vídeos que o ajudarão a escolher a pistola de ar quente certa para sua casa, chalé, loja ou escritório.

Instruções em vídeo para escolher um dispositivo de aquecimento a gás:

Revisão em vídeo de uma pistola de ar quente da marca Ballu:

Características da pistola de calor a gás Master:

Avaliações de usuários sobre "Calibre TPG-10":

Existem muitos tipos de aquecedores. Antes de fazer sua escolha final, você precisa pensar cuidadosamente sobre todas as suas opções. Se a decisão for a favor de uma pistola de calor a gás, você deve ler atentamente a documentação técnica de cada modelo de sua preferência.

Sinta-se à vontade para perguntar aos vendedores e verificar os certificados de conformidade. Escolha a melhor opção em termos de preço e qualidade.

Você está procurando uma arma de gás eficaz? Ou você tem experiência no uso desse equipamento? Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Há três anos que uso uma arma do fabricante que é o número 6 da sua lista. Levei para 10 kW, na garagem, onde o aquecimento é apertado. Só tive que comprar um cilindro adicional, o redutor estava incluído. Escolhi com base no consumo e no preço do gás. Descobriu-se que come cerca de 0,8 kg por hora e normalmente aquece uma garagem de 20 m2. Às vezes ela tem problemas com a ignição piezoelétrica, é preciso apertar o botão algumas vezes até que ele acenda uma faísca.
    Quanto a mim, esta é uma opção melhor do que sopradores elétricos e todos os tipos de aquecedores a óleo. Deixo na garagem, tem revestimento anticorrosivo e não apodrece.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica