Forno faça você mesmo para garagem: um guia de design passo a passo

Em garagens ou oficinas, para economizar dinheiro, muitas vezes instalam um forno funcional em vez de uma caldeira cara: processam peças de metal com as próprias mãos, soldam-nas e conseguem um modelo que lembra um “fogão”. Porém, ao escolher um projeto para fabricação, você pode encontrar dificuldades. Você concorda?

Diremos como escolher o esquema ideal e montar você mesmo um dispositivo de aquecimento econômico, mas muito eficaz. O artigo que propomos examina detalhadamente opções populares, cujos efeitos foram testados na prática. É dado aconselhamento sobre a construção e posterior funcionamento da estufa.

O que são resíduos de petróleo?

Óleo usado ou óleo usado é o produto que resta do funcionamento do motor de um automóvel. Motor, transmissão ou outros óleos industriais acumulam-se em grandes quantidades nas estações de serviço, nas oficinas de automóveis, bem como entre os proprietários de automóveis comuns.

Durante o uso, o óleo perde suas qualidades benéficas, acumula sais, escórias, resinas e minúsculas partículas de metal, mas as pessoas encontraram utilidade para um produto tão ilíquido.

Drenando resíduos em um barril
É proibido despejar resíduos no solo, pois o produto mais perigoso para a natureza destrói completamente todos os seres vivos. Uma alternativa é entregar os resíduos em pontos de coleta especiais para processamento posterior.

Em pequenas quantidades é utilizado para necessidades domésticas:

  • lubrificar ferramentas de trabalho (por exemplo, motosserras);
  • impregnar madeira (travessas para linhas ferroviárias);
  • lubrificar peças de atrito de veículos leves (scooters, bicicletas);
  • usado como iniciador de fogo;
  • cobrir superfícies preenchidas com betume.

Tal como no final do século passado, os resíduos são utilizados como combustível para fornos instalados em instalações semi-residenciais - garagens, despensas, oficinas. Se você mesmo construir um fogão, com suprimentos constantemente reabastecidos de óleo usado, o aquecimento do ambiente será praticamente gratuito.

Outras maneiras eficazes de organizar aquecimento econômico de garagem apresentado em um artigo inteiramente dedicado a esta questão.

Por que os fornos de óleo residual são populares?

O principal motivo do amor das pessoas pelos fogões caseiros é o baixo (ou zero) custo do próprio aparelho e do combustível para ele. Alguns artesãos locais fazem esses dispositivos de aquecimento como um experimento e, ao mesmo tempo, como um dispositivo útil.

Com o advento do fogão caseiro a óleo residual, a questão de “fixar” materiais recicláveis ​​​​não existe mais.

Amostra de um forno em produção
Para artesãos especialmente avançados, a produção de fornos de garagem para malhar tornou-se outra opção de negócio. Eles constroem modelos personalizados e os vendem para proprietários de oficinas interessados, mas menos qualificados.

Como a unidade opera durante o teste? O processo consiste na divisão do combustível pesado com impurezas, que possui uma composição bastante complexa. Por outro lado, o processo em que há falta de oxigênio e combustão não do combustível em si, mas de seu vapor, é chamado de pirólise. Princípio de funcionamento equipamento de pirólise descrito em nosso artigo recomendado.

Para iniciar o processo, é necessário evaporar o combustível e, em seguida, aquecer o vapor resultante a uma temperatura em torno de +300-400 ºС, após o que a combustão ocorrerá espontaneamente. Tudo o que você precisa fazer é esperar que o combustível queime completamente.

Existem 2 esquemas que são usados ​​​​na fabricação independente de fogões:

  • encher o tanque com óleo e atear fogo, fazendo com que os vapores evaporem e comecem a queimar;
  • a utilização de um queimador no qual três zonas (pirólise, ignição e pós-combustão) se combinam e tornam o processo de combustão mais eficiente, controlável e seguro.

O segundo esquema é mais complexo, exigindo sérias modificações no combustível e precisão de fabricação, por isso consideraremos modelos mais simples do primeiro grupo.

Diagrama do projeto de um modelo simples de forno em produção
Diagrama do projeto de um modelo simples de forno em produção. O ar necessário para sustentar o processo de combustão entra pelo gargalo com amortecedor. O mesmo amortecedor pode regular parcialmente a força de combustão

Vantagens de usar um fogão de garagem à base de óleo:

  • facilidade de projeto e manutenção do dispositivo;
  • economia de combustível - cerca de 1,5-2 litros por hora;
  • ausência de fuligem e fuligem;
  • segurança de armazenamento de reservas mineiras;
  • é possível conectar um circuito de aquecimento de ar ou água;

A compactação da unidade também é extremamente importante para espaços pequenos.

Também existem desvantagens:

  • a necessidade de limpeza regular do fogão e da chaminé;
  • elemento obrigatório é uma chaminé vertical com altura mínima de 4 m;
  • para fornos com bicos, deve-se usar apenas óleo purificado (o custo aproximado de um produto filtrado é de 8 a 12 rublos/l);
  • Uma das condições para armazenar a mineração é a temperatura acima de zero, ou seja, é necessário um ambiente aquecido no inverno ou um tanque enterrado no solo.

Antes de fabricar/comprar um fogão pronto ou caldeira em funcionamento é necessário considerar todos os prós e contras dos dispositivos caseiros e então tomar uma decisão final.

Projetos faça você mesmo

Existem muitas opções de fabricação de fornos para mineração. São confeccionados a partir de blanks metálicos ou recipientes usados ​​(cilindros), com pirólise e queimadores turbo, com alimentação por gotejamento ou sopro. Vamos nos concentrar em dois modelos populares que são mais adequados para design e montagem independentes.

Modelo de chapa metálica

Em garagens e áreas próximas, muitas vezes você pode encontrar peças metálicas desnecessárias, placas de ferro fundido, chapas de aço e tubos. Entre eles provavelmente haverá vários itens adequados para soldar um fogão.

Por exemplo, para fazer um modelo simples você precisará do seguinte material:

  • chapa de aço velha com 3,5 mm de espessura;
  • um pedaço de tubo de aço com espessura de parede de 4,5 mm;
  • tubo de estanho para chaminé com diâmetro de 110 mm.

Além disso, você precisará de uma ferramenta que qualquer mecânico costuma ter à disposição: uma máquina de soldar com eletrodos, uma serra circular com discos de corte e desbaste, um martelo e um alicate. É necessário um conjunto de roupas de proteção de trabalho para trabalhos de soldagem com óculos e luvas.

Antes do processo de soldagem, preparamos algumas peças.

Quando algumas peças estão preparadas, iniciamos o trabalho de soldagem, mas não colocamos a serra circular longe - ela pode ser útil para cortar ou cortar fragmentos individuais.

Para evitar que precipitações e detritos entrem na chaminé, fixamos a tampa na extremidade com parafusos auto-roscantes. A altura segura da chaminé é de cerca de 4 M. Os produtos da combustão descarregados acima do telhado dissipam-se rapidamente na atmosfera e não prejudicam pessoas ou plantas.

Após a conclusão dos trabalhos de montagem e instalação, é necessário realizar testes e, caso sejam encontradas falhas na obra, tentar corrigi-las. Verificamos a qualidade da combustão na seguinte ordem.

Durante o processo de projeto e soldagem, os seguintes erros podem ser identificados:

  • paredes muito finas de câmaras e tubos (desgaste rápido, incapacidade de reter calor por muito tempo);
  • o orifício não é grande o suficiente para encher o óleo e ajustar a força de combustão;
  • local mal escolhido para instalação do recuperador;
  • diferentes diâmetros do tubo do fogão e da chaminé (será necessário usar um adaptador para conexão);
  • dimensões incorretamente ajustadas das peças para soldagem (as costuras ficarão soltas e não durarão muito);
  • ignição com gasolina - é possível uma explosão, é melhor usar solventes (aguarrás e similares).

Se soldar o recuperador de acordo com as normas, ele durará muito tempo e aquecerá facilmente uma divisão de 20-30 m². Com opções de organização aquecimento durante o teste Um artigo dedicado a esta difícil questão irá apresentá-lo.

Como fazer um fogão com botija de gás?

A segunda opção, que se popularizou graças a um esquema de montagem bem-sucedido, é um fogão feito a partir de uma botija de gás normal, sem conteúdo.

Fogão a gás
Você pode conectar um trocador de calor com um redemoinho de ar caseiro e um ventilador ao corpo do cilindro e usar um cilindro de freon como recipiente para óleo

Primeiro traçamos um diagrama do forno.

Esquema de um fogão cilíndrico
Detalhes construtivos: 1 – base do corpo; 2 – tubo perfurado; 3 – tubo trocador de calor; 4 – partição; 5 – viseira; 6 – evaporador para óleo; 7 – acoplamento; 8 e 10 – tubo para alimentação de resíduos; 9 – válvula esfera; 11 – tanque de mineração; 12 – agitador; 13 – fã

Volume do cilindro – 50 l. A espessura da parede dos tubos metálicos é de 4-5 mm, a seção transversal interna é de 100 mm. Para criar uma divisória entre as duas câmaras e fazer uma viseira, é preferível utilizar pedaços de chapa com espessura de pelo menos 4 mm. Um disco de freio é usado como reservatório de óleo do qual ocorre a evaporação.

O óleo entra no evaporador através de um tubo de ½ polegada. A parte da tubulação acima da válvula esférica pode ser flexível para garantir facilidade de instalação. Uma válvula esférica é instalada para que seja sempre possível desligar o fornecimento de combustível em caso de emergência. Para fabricar o redemoinho, foi selecionado um par de cantos de metal soldados entre si.

A seguir, veremos como fazer um fogão compacto a óleo usado para uma despensa ou garagem.

Para que o ar aquecido circule pela sala, é necessário instalar um trocador de calor. Este é um tubo de aço com diâmetro de 100 mm. O local mais adequado é no interior da caixa, entre o queimador e a chaminé. Para segurar a chama, soldamos uma plataforma metálica cortada de uma folha de 4 mm no topo do trocador de calor.

Organizamos o fornecimento de ar forçado por meio de um ventilador de duto. Pode ser automatizado usando um relé térmico. Para melhor preservar o calor, colocamos um redemoinho dentro do tubo - uma estrutura de dois cantos metálicos soldados, cujas prateleiras são cortadas e desdobradas em forma de lâminas.

Tanque de processamento
Depois, a partir de um cilindro de freon, fazemos um tanque para armazenamento e abastecimento de resíduos. A vantagem de um tanque com este design é uma válvula de agulha, conveniente para ajustar o fornecimento de combustível

Resta fazer duas portas, cada uma com nuances. A parte superior obrigatória é uma trava forte que garante um fechamento confiável durante o funcionamento do forno. Fazemos uma abertura na parte inferior da segunda porta para que o ar possa fluir livremente dentro da carcaça e apoiar a combustão do óleo.

Após a fabricação do forno, realizamos testes. Despeje um pouco de óleo na panela e coloque ali um pequeno pedaço de esponja embebida em solvente. Coloque fogo na esponja. O óleo esquenta, começa a evaporar e surge uma chama no queimador.

Gradualmente alimentamos o óleo no evaporador através do tubo. Caso seja necessário interromper a combustão, interrompa o fluxo de exaustão (feche ambas as válvulas). Assim que os resíduos da panela forem queimados, o processo de combustão será interrompido.

Esquemas e regras para fazer um fogão para mineração a partir de um cano são dados aqui. Recomendamos que você leia as informações úteis.

Regras de operação e segurança

Por mais que falem sobre a segurança dos fogões caseiros, eles continuam sendo dispositivos cujo manuseio inadequado pode causar queimaduras ou incêndio nos objetos ao redor. Como resultado, existem várias proibições.

As seguintes ações não podem ser executadas:

  • utilizar outros tipos de combustível em vez de óleo usado;
  • usar equipamento defeituoso;
  • instalar um dispositivo de aquecimento em uma sala sem ventilação bem estabelecida;
  • acender fogo se o recuperador não estiver equipado com conduta de exaustão de fumos;
  • bloqueie o buraco no queimador;
  • sair da sala com o fogão ligado por muito tempo;
  • coloque líquidos ou objetos inflamáveis ​​próximos ao corpo aquecido;
  • Borrife óleo ou água na superfície quente.

Apenas os adultos têm direito ao uso do fogão, não sendo permitidas crianças ou animais perto dele durante o funcionamento do aparelho.

Como exemplo interessante e original de fogão em desenvolvimento, sugerimos considerar tecnologia de fabricação de fogão potbelly. Este também é um modelo muito eficaz, disponível para autoprodução.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O processo de criação e lançamento de um dispositivo de aquecimento é muito mais fácil se todas as medidas de segurança forem tomadas e as nuances de fabricação e instalação forem levadas em consideração. Oferecemos vídeos com recomendações úteis.

Vídeo nº 1. Como ligar o forno corretamente:

Vídeo nº 2. Revisão de um forno em funcionamento. Dicas de uso:

Vídeo nº 3. Dicas sobre dispositivo e uso:

A questão da eliminação de resíduos pode ser facilmente resolvida com a construção de um forno metálico na garagem. Um dispositivo de aquecimento caseiro que funciona com combustível barato não funciona pior do que modelos comprados caros.

Mas se você não está confiante em suas habilidades, é melhor procurar ajuda de artesãos experientes que estejam familiarizados com as nuances da fabricação e instalação de fornos a óleo.

Aqueles que desejam compartilhar sua própria experiência na construção de um fogão para mineração podem deixar comentários no bloco abaixo. Talvez você tenha informações sobre um tópico que possa ser útil para os visitantes do site? Escreva no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos temáticas.

Comentários dos visitantes
  1. Peter

    Uma ideia interessante, mas duvido da segurança deste desenho: as folhas são velhas, o cilindro não é a primeira frescura. Às vezes, com esses conselhos, você pode fazer algo que não demorará muito para sufocar. Gente, confie a instalação de tal sistema apenas a profissionais. Não poupe um centavo e pague por um trabalho de qualidade realizado por especialistas experientes.
    Esse tipo de fogão também é prejudicial ao meio ambiente.

    • Alexandre

      Pois bem, a segurança só depende da retidão das suas mãos e dos materiais que você escolher. Não é tão difícil fazer um fogão confiável durante a mineração. Mas mesmo os materiais de alta qualidade não conseguem eliminar o seu respeito ao meio ambiente. É verdade que está tudo bem para uma garagem, mas você não pode colocar uma assim em uma dacha - ela polui as águas subterrâneas e o jardim. Apenas um sinal de menos. Na minha opinião, ela ainda tem mais desvantagens do que vantagens.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica